Pub SAPO pushdown

Os 50 são os novos 30

segunda-feira, julho 14, 2014
A minha tia ficou viúva há uns meses. Ontem, num almoço de família, ficámos a saber que se inscreveu nas danças de salão e que anda agora a dançar salsa e samba com um jovem de 20 anos. Rebolámos a rir, claro. Disse-lhe que esperava vê-la no próximo Carnaval de Ovar, com uma daquelas mini-mini-mini saia de franjinhas e o resto do corpo em body painting, enquanto abanava o rabo debaixo de uma chuva torrencial. E aproveitámos a festa de encerramento do Mundial para lhe dizer "tia, põe os olhos na Shakira, não queremos menos do que isto!". De relembrar que a minha tia tem 50 e tal anos, o que torna a coisa toda ainda mais divertida. Muitas e muitas piadas à parte (que nesta família são o prato forte), acho óptimo que alguém se dedique a retomar a vida e que vá fazer coisas. Dançar, aprender a andar de bicicleta, estudar uma nova língua, fazer um curso de culinária, o que for. Aos 50 anos uma pessoa está longe de ser idosa e acho admirável que encontre curiosidade dentro de si para se dedicar a coisas novas. Sobretudo quando a vida lhe foi um bocado madrasta. Daqui a 20 anos espero querer continuar a ter interesse pelo que me rodeia. Tenho medo de ficar parada no tempo, de me transformar numa velha do Restelo que acha tudo demasiado moderno e desnecessário, de passar a vida a dizer coisas começadas por "no meu tempo". Tenho medo de ficar amarga, acho que é isso. Enfim, vou imprimir este texto e guardá-lo bem guardadinho, para me lembrar dele daqui a duas décadas, quando tiver uma amiga a querer arrancar-me para as aulas de kuduro e eu lhe disser que já estou velha para isso. Até lá... bem, até lá vou acompanhado a nova carreira de dançarina da minha tia, que ainda nos arrancará muitas e boas gargalhadas (e incentivos também, pois claro!).

38 comentários:

  1. Quem me dera que a minha mãe encarasse a vida dessa forma :( nem de casa a consigo arrastar!!! Ah e a tua tia é benvinda ao Carnaval de Ovar. Só não usamos muito o body painting, mas as mini -mini-mini saias estarão disponíveis para ela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sabes que a tia da pipoca é benvinda, por acaso foi referido o nome da senhora?

      Eliminar
    2. Anónimo das 14:59...Mas que comentário taoooooooooooo palerma!

      Eliminar
    3. E ires-te encher de moscas, não? É com cada uma!!!! Não me lembro de ter pedido opinião

      Eliminar
    4. Bem o anônimo das 14:59 supera tudo com o seu sentido de humor!

      Ou é isso ou algo bem pior!

      Eliminar
    5. Isto são comentários típicos do humor do pessoal nortenho!!!!acertei,anônimo das 14h59?????looool!não vale mentir;))

      Eliminar
    6. mas o que é que tu queres ao pessoal nortenho? snobes ...

      Eliminar
    7. Anónimo das 00:54.... pessoal nortenho?? WTF...

      Parabéns, conseguiu ser um comentário tão pateta como o das 14h59....LOL

      Eliminar
  2. Acho muito bem! os 50 são mesmos os novos 30! :)
    Beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
  3. Também tenho uma tia assim. Danças de salão e viagens é com ela. É solteira e sem filhos e aproveita bem a vida. É assim mesmo!

    ResponderEliminar
  4. É um excelente exemplo. Aos 50 anos ainda existe muito para viver. Sou daqueles que acredita que a idade não passa de um número que temos de colocar em documentos. Nada mais do que isso. De resto, a velhice está na forma como encaramos a vida e a tua tia dá lições a muitos jovens que são mais "velhos" do que ela.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Faz ela muito bem. A idade que temos é aquela da nossa mentalidade e não do nosso cartão de cidadão!

    ResponderEliminar
  6. E que idosa fosse? Nunca é tarde para vivermos a vida e projetarmos o futuro. Até porque para se morrer basta estar vivo, logo, todos temos a possibilidade do amanhã.

    ResponderEliminar
  7. pois agora fiz 60 anos e nunca paro!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana, nada receie. Já passei dos 50 e não me sinto velha para continuar a ter interesse em fazer longas caminhadas quase diárias, muito cuidado com a alimentação etc. Não me deu para dançar, porque fui sempre um "pé de chumbo", mas acho isso muito bonito. Ainda ontem vi no youtube uma cena bem gira de uma senhora a dançar. Britain's Got Talent
    https://www.youtube.com/watch?v=hjHnWz3EyHs . Perca um pouco do seu tempo a vêr isto, pois é um bom exemplo para todos nós.
    Abraço

    PS: A Ana está maravilhosa

    ResponderEliminar
  9. Pipoca, a sua tia é uma mulher sensata. Ficou viúva, não ficou paralisada e a dança é um óptimo exercício físico e proporciona uma boa coordenação motora o que é excelente. Concordo também em pleno com o homem sem blogue.

    As mulheres balzaquianas terão muitos melhores anos pela frente, vai ver ;)

    ResponderEliminar
  10. Acho muito bem. A minha mãe ficou viúva quando eu era bebé (agora tenho 21), nunca voltou a casar nem a ter outro homem, passou por muito mas agora finalmente recomeçou a viver. Tem aulas de aeróbica, viaja e nunca a vi tão feliz. Os 50 fizeram-lhe mesmo bem =)

    ResponderEliminar
  11. Quando vejo colegas de 60 anos a ir ao ginásio ou a fazer as mesmas aulas de zumba que eu, espero mesmo chegar a essa idade e ser como elas. Como diz o meu pai, a idade está na cabeça, se acharmos que estamos velhos, deixamos de fazer muitas coisas. Espírito jovem, é o que se quer.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. A minha mãe aos 50 aprendeu o que era a internet e adoro o sr.Youtube.
    É tão engraçado :)

    (My Pretty Mess ♥)

    ResponderEliminar
  13. Adorava poder dizer o mesmo da minha mãe. Aliás, podia há 2 ou 3 anos atrás. Agora vejo só uma sombra da mulher de armas que sempre conheci e me orgulhou.
    Ficou viúva do segundo marido depois do 1º a deixar por outra. A vida foi-lhe muito muito madrasta. Mesmo assim conseguiu dar a volta. Recuperou a alegria, saía que se fartava, sozinha ou acompanhada. Neste último ano não sei bem o que se passou...não a consigo ver entusiasmada com quase nada. Acho que se cansou de ter que ser sempre tão forte. Eu bem tento puxar por ela, mas não conseguimos ajudar quem não quer ser ajudado. Os filhos podiam estar mais presentes, visitá-las mais vezes. Podiam! Mas parece que entre fins-de-semana curtos e a escravatura do trabalho semanal (sim, porque agora não basta ser-se bom e trabalhar bem, é preciso mostrar é que se trabalha MUITO MAIS HORAS que o gajo do lado) cada um perde-se na sua própria vida e fica sem tempo para olhar para as pessoas à volta. Ninguém tem tempo para a vida dos outros!

    E, entre mortes prematuras de boas pessoas e vidas madrastas de pessoas que não merecem, perdi a certeza que tinha em relação ao Deus que tantas vezes falas por aqui.

    ResponderEliminar
  14. MUITOS PARABÉNS à Tia da Pipoca por essa alegria e força de viver! Não é só bom para ela, é também para todos os que a rodeiam.

    ResponderEliminar
  15. Para mim falta menos de uma década e não me sinto nem velha, nem sem interesse pela vida, antes pelo contrário!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  16. A minha avó vai a caminho dos 70 e tem mais redes sociais do que eu... Quando a oiço falar que fez "retweet" de uma noticia do Obama fico a pensar que quem tem 70 sou eu :)

    ResponderEliminar
  17. Eu acho estranho é a necessidade de salientar o facto de a sua tia participar nessas actividades. Nunca me passaria pela cabeça que uma pessoa com 50 e tal anos pudesse ser considerada velha para se inscrever nas danças de salão. Se calhar estou é mal habituada com os meus pais e amigos deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do meio em que vive, muitas vezes as viúvas são censuradas por "continuar a viver", é triste mas é a realidade. Se não veste preto é porque não respeita o marido, é porque não sente a sua falta... e tantos mais exemplos que poderia dar.

      Eliminar
  18. carnaval de Ovar?! não. CARNAVAL DE TORRES VEDRAS o melhor do mundooo <3

    ResponderEliminar
  19. A minha tia tem 57 e está com o mesmo espírito, se chegarmos a essa idade assim ninguem nos para !

    http://thepinkisthenewblack.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Sou visita regular do blog e nunca tinha comentado, mas este tema da idade é motivador. Acabei de fazer 61 anos, sou bióloga marinha e trabalho cerca de 12 h por dia. A minha vida tem a mesma dinâmica de quando tinha 30 ou 40 anos, tanto no trabalho, como a nivel pessoal. Posso garantir que não sou excepção, pois conheço muita gente da minha idade e mais velha que tem exactamente o mesmo tipo de vida. Nunca me passou pela cabeça dizer "no meu tempo", nem percebo a utilidade. O meu tempo é aquele em que vivo. O que fica para trás é passado, que todos temos desde o segundo dia da nossa vida...
    Faço referência a tudo isto porque me parece haver em vários comentários (e no post da Pipoca) uma atitude perante o passar dos anos que revela um certo preconceito.
    É certo que há pessoas a quem a idade parece pesar muito, seja porque a vida lhes foi madrasta, seja por circunstâncias depressivas, etc.
    Mas o que me parece mais importante é aprendermos a gostar de nós, apreciar o convivio com todas as gerações, sejam mais novos ou mais velhos, e seguir em frente sem considerar a idade como um estigma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 60 anos e trabalho de manhã à noite, incluindo o trabalho de casa, claro, e só ouço as pessoas de 20 e tal anos e trinta e tal que estão cansadas que se deitam com as galinhas. Com essa idade virava o mundo do avesso. Só quero ter saúde para continuar assim mas também não sou daquelas que quer parecer que tem 30. 60 e bem vividos.

      Eliminar
  21. Comportar-se como um adolescente depois dos cinquenta apenas prova que houve uma adolescência frustrada,que houve algo que não pôde ser feito na altura certa.É como um adulto que sente necessidade de fazer jogos e brincadeiras próprios para crianças.
    Por outro lado,não há necessidade de manter-se inactivo,pois há uma infinidade de actividades que podem, e devem ser praticadas em qualquer idade.

    ResponderEliminar
  22. sem dúvida, CARNAVAL DE OVAR é um dos melhores do país!
    vale a pena :)

    ResponderEliminar
  23. Eu quando tinha 10 anos dizia que so queria viver ate aos 60, depois disso ja nada valia a pena, agora com 33 anos penso que cada ano e sempre um novo comeco, e a minha mae tem 72 anos(aparencia de cinquentas e tais) ainda tem uma vida mais ativa que eu, bingo, excursoes, almocos, so consigo ve la uma vez por semana e la me diz "a mae tem compromissos, depois da proxima vez estamos mais tempo", com uma atitude de quem vai estar cá mais 72 anos!

    ResponderEliminar
  24. O importante é que seja FELIZ!

    ResponderEliminar
  25. A minha tia com 72 anos, igualmente Viuva, para alem de Dancas de salão ainda pratica Ioga, hidroginástica, step e ZUMBA! Conclusao, só tem folga um dia por semana :)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis