Pub SAPO pushdown

A nossa praia

sábado, julho 05, 2014
Sempre passei férias na Manta Rota. Desde a barriga da minha mãe (há fotos que o comprovam). É a minha praia, aquela onde me sinto em casa e onde parece que conheço toda a gente. Era miúda e contava os dias até ir de férias. Contava mesmo, riscava tracinhos num papel. Depois entrei na adolescência, fiquei estúpida como ficam todos os adolescentes, e passei a odiar ir de férias com os meus pais. Era a seca da vida. Nada para fazer, ninguém com quem estar, nenhum sítio giro para ir, ainda nem havia telemóveis aos quais me pudesse agarrar e ficar vidrada. Depois passou-me, claro. Passa sempre. Nunca passei um Verão sem ir à Manta Rota. Deixou de ser um mês inteiro, como era em tempos, mas uma semana ninguém me tira. Passo a vida a sonhar com isso, com aquela semaninha de casa-praia-casa em que não faço rigorosamente nada para além disso. Calções, biquínis e chinelos é tudo o que preciso. Nunca levo saltos altos, nem maquilhagem, nem nada para grandes produções. São férias a sério. O ano passado, grávida e enorme, lá andava eu a saltitar nas ondas da Manta Rota, qual orca. A minha mãe à beira da água, em pânico, com medo que me desse para lá um treco. E já nessa altura eu explicava ao Mateus que aquela era a nossa praia, que eu tinha sido muito feliz ali e que ele também ia ser. E que uma dia também haveria de lá levar os filhos, os netos, etc e tal. Hoje levei-o lá pela primeira vez em modo "fora da barriga". E ele foi realmente feliz. Foi a primeira ida oficial à praia, com direito a baldes, pás, ancinhos e bóia. Com direito a comer areia (percebi que é impossível impedir SEMPRE) e a ida à água. Estava gelada para o meu nível de exigência, mas ele não se queixou. Todo feliz, a dar aos pés, tive de o arrancar de lá ou ainda lá estaríamos. Nos últimos 33 anos mudou muita coisa. Já não há o restaurante Stable onde parávamos para tirar a areia dos pés. Também já não há os escorregas que me faziam ir a correr à frente dos meus pais só para poder ficar lá um bocadinho. Nem o quiosque de revistas a meio da passadeira. Nem o senhor que vendia sandálias e chapéus de sol. Mas continua a haver aquele areal imenso (anda-se uma dúzia de metros e temos a praia só para nós) e aquele mar que às vezes tem água meio morna. E as bolas de Berlim, as melhores do mundo e que só sabem mesmo bem ali. Será sempre a minha praia. E agora - espero - também a do Mati.


31 comentários:

  1. Gostei muito de ler este bocadinho Ana :) subscrevo, alterando apenas para a praia de Altura, que como fica ao lado, torna ainda mais próximo o teu texto. Sabes uma coisa que gostava que escrevesses mais sobre...é como é a tua profissão atual no seio da tua família. Se os teus pais lêem, etc.

    ResponderEliminar
  2. Que rosetas boas, cores de saúde e felicidade :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei este Post, este resumo da sua infãncia feliz ;) Muitas felicidade para si e para os seus :)

    http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. O lado sentimental fala sempre mais alto! :) Lindo!
    bom fim de semana!

    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
  5. Escreves tão bem, Ana! Um dia gostava de ler um livro teu! Um livro de histórias. Imaginadas por ti ou até mesmo a tua história. Acho que seria bem giro! :)

    ResponderEliminar
  6. a minha praia dos 5 aos 11 anos, até que os meus pais deixaram de ser capazes de pagar férias (escola, universidade da irmã e manuela ferreira leite aconteceram entretanto).
    lembro-me que tinha um areal enorme e edificios vazios e aquela entrada cheia de ninhos de andorinha - a última vez que a vi estes tinham sido completamente destruídos. que saudades!
    grande praia. grande texto!

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que escreveste diz-me muito.Vivi tudo o que dizes através das palavras do meu marido (que conheço ha mais de 16 anos) porque foram as primeiras conversas que tivemos, sobre a Manta Rota dele...a mãe era de lá e ele ía para lá desde que tinha nascido (ele vai para la ha 41 anos...eina)...Eu vou para la apenas ha 16 mas tenho uma ternura maior que o Mundo por esse cantinho que chamo "nosso canto a Sul". è a minha praia e apesar de quase todos os anos para outras praias invejadas por tanta gente (o ano passado Ilhas Virgens e Bahamas, este ano Fort Lauderdale...and so on...)...apesar de parecer estranho ....a MR é que a minha praia para sempre e anseio tanto, tanto por cada fim de semana que posso ir la abaixo, pelas nossas duas semanas magicas em setembro e pelos 16 dias e 23 horas que faltam para la ir passar 6 dias :)

    ResponderEliminar
  8. Pipoca, subscrevo o que diz o anónimo de cima, a praia de Altura!!! onde estive na semana passada e onde ia quando era pequena com a família assim como a Manta rota, Tavira, Olhão! e sinto o mesmo!
    Agora passo férias em altura com o meu gajo, cujo melhor amigo tem la casa e nos aluga por preço simpático... e é mesmo isso, sandaleca, biquíni, bolas de berlinnn huuum vim de lá ontem e já estou aqui doida para la voltar a passar fim-de-semana com os nossos amigos, visto que a semana de férias só para o ano!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor amigo aluga-lhe casa ou empresta-lhe a casa???Melhor amigo empresta, não aluga :(

      Eliminar
    2. Nâo aluga, arrenda! Arrendam-se casas, alugam-se carros!

      Eliminar
    3. Sim, a "minha" praia também é a de Altura! E também ia a Manta Rota, Praia de Cabanas (Tavira) e Monte Gordo.

      Eliminar
  9. E aquela água morna? para uma pessoa nadar e nadar que as vezes parece lago? aiiiiii.... e o peixinho grelhado naqueles restaurantes deliciosos e que felizmente o preço é bem mais baixo se comparado com outros sítios mais turísticos? adoro...

    ResponderEliminar
  10. Ana, gostei imenso! Está um texto lindissimo! :) Muitos beijinhos ao Matii

    ResponderEliminar
  11. A minha praia é Moledo desde que nasci. Não há praia igual, beleza igual, cheiro igual, bronzeado igual, que dura até ao outono. Mas desde que conheci o meu namorado tenho ido à Manta Rota com todo esse espírito, e já sinto essa magia. Ambas diferentes, mas dois paraísos do nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  12. Fiquei com curiosidade de saber como acaba a frase da t-shirt do Mateus... de certeza que é uma piada qualquer e ficamos sem saber :( lol
    alguém sabe?

    Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a certeza, mas acho que é: "Yes, she is my mom, I'm sorry, she is taken". (Ou também pode ser, I'm sorry, I'm taken).

      Eliminar
  13. Andar 4 quilometrozinhos para a esquerda e tomar um banho praticamente só junto a Cacela Velha! Num lado a Ria, no outro o mar! Jantar uma ou duas noites no Chá com Água Salgada... Já gostei mais da Manta Rota, quando tinha muito menos turistas. Mas quando lá chego, sinto-me em casa! Boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses banhos valem tantooo a pena....costumamos caminhar quase 40 min a pé só para chegar a esse lado quase deserto da praia...que a meio de setembro é mesmo deserto.Paradise.

      Eliminar
  14. pela ultima frase que me parece "Taken" acho que a frase total é: "Yes, she is my mum. I'm sorry but she's taken" :) fofo.

    ResponderEliminar
  15. Adorei o texto!
    Fizeste-me recuar aos tempos em que as vacas não era anorécticas, e as férias de Verão eram sempre no Algarve (sou da zona do Porto), com amigos dos meus pais e a petizada de todos. Divertíamos-nos tanto=))))))))))))

    Agora nem sei o que é feito daquelas pessoas, daqueles petizes, perdi o meu pai....enfim!Pelo meio as vacas ficaram anorécticas!

    ResponderEliminar
  16. Altura *.* os meus amigos gozam comigo e dizem que tenho praia no quintal :)

    ResponderEliminar
  17. oh que saudades de Altura...fui tão feliz lá durante mais de dez anos seguidos. Eram tempos maravilhosos,sem problemas,sem responsabilidades,era só brincar e ser feliz. Andávamos todo o ano a contar os dias até ser 31 de Julho e nem dormíamos bem só de pensar que íamos para o Algarve quinze dias.E assim que passávamos o restaurante Andorinha era a histeria total!!!!A praia,aquela água onde ficávamos até os dedos engelharem todos e à noite irmos dar umas voltas naqueles buggys a pedais,não me lembro do nome!!!!era tão feliz e não sabia.

    ResponderEliminar
  18. Tb estive lá ontem. Há um parque infantil, muito giro em madeira, do lado dto. E tem escorrega!! ;)

    ResponderEliminar
  19. desde de sempre que vou para monte gordo que é mesmo lá ao pé, é a melhor praia do mundo :) bjs para ti pipoquinha*

    ResponderEliminar
  20. Pipoca, sinto o mesmo em relação a Sesimbra. É a minha segunda terra, o sítio onde me sinto bem quando quero escapar à rotina. Vou para lá desde os meus 4 anos...Também ali, já tenho a minha gente. Que saudades!

    ResponderEliminar
  21. Também é a minha. :) A Praia onde as meninas bonitas não pagam bolas de berlim, mas também não comem. ahaha

    ResponderEliminar
  22. A tua praia e a minha também! Amo a MANTA ROTA! Adoro caminhar pela beira da água até Cacela... AMOOOO!

    ResponderEliminar
  23. Gostei do post mas, gostei muito mais da foto... O Mateus está lindo. Tantos caracóis. Que amor!
    E a t-shirt é simplesmente o máximo. Pipoca, pode partilhar onde posso encontrar uma igual para o meu bebé?

    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  24. Ó Pipoquinha, podias era fazer um "Hoje deu-me para isto", mas versão Mateus! Começaste isso no Pipoca Mais Dois e depois paraste, e o teu filho tem roupa tão gira...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis