Pub SAPO pushdown

A Pipoca responde...ou tenta, vá #6

terça-feira, setembro 24, 2013
A Neuza está com um problema: "Comprei esta saia da Zara e agora não sei como a conjugar! Aiaiaiaiai!"



Calma, Neuza, muita calma nesta hora, que isto resolve-se. As saias compridas são peças relativamente fáceis de conjugar mas (mas, mas, mas, mas, mas), não ficam bem a toda a gente. Se têm para aí 1,50m esqueçam. A menos, claro, que queiram parecer a Maria Vieira. Se forem anafaditas ou pessoas de ancas largas, saias até aos pés também não são assim a ideia mais esperta. A Neuza não refere as suas medidas, por isso vamos acreditar que é assim um pedaço de mau caminho, uma Gisele Bundchen à portuguesa. Qual é o maior problema desta saia? A cor, sem dúvida. Amarelo é uma cor muito alegre, assim muito ramboieira, uma cor que dispõe bem, mas depois nem sempre é fácil fazer com que resulte. A cor é tão forte que domina tudo e neste caso em específico, por ser uma saia comprida, ocupa um espaço enorme no look. Mas pronto, vamos às sugestões:



Proposta 1: tirando a carteira 3.1 Phillip Lim, tudo o resto é Zara. A camisola é uma escolha mais arriscada. As peças crop começaram a aparecer de fininho este verão, mas vão dar cartas pelo resto do ano. São giras, sim senhora, mas mais difíceis de usar no inverno (não sei se há por aí muita gente com vontade de andar de barriga de fora quando o frio chegar) e mais difíceis de usar pela população em geral (não sei se há por aí muita gente com barrigas que mereçam ser mostradas). A única forma que eu gosto de as ver é com partes de baixo mais subidas, para só se ficar a ver uma risca muito fina de barriga (a melhor parte, mais afastada da zona crítica).


Proposta 2: um bocadinho mais descontraída. Os casacos estilo militar duram, e duram, e duram. E ainda bem, porque eu gosto muito e acho que são uma peça fácil de conjugar com uma data de estilos. Este em específico é da Delias (pode ser usado com uma t-shirt ou um top branco por baixo), as sabrinas são da Zara e a carteira étnica é da Blanco (e vai ser minha muito em breve, porque a adoro).


Proposta 3: Ora bem, aqui a ideia é ter um look outonal mais compostinho mas igualmente prático, daí eu sugerir dois tipos de bota: umas rasas básicas e umas over the knee (ambas da Zara). Este ano as botas vão usar-se beeeeeeeeeeeeem over the knee. Aliás, diria até que esta estação temos botas "near the pipi", de tão subidas que são. Gosto de ver, mas antevejo desgraças várias se usadas pelas pessoas erradas. É preciso ter pernas compridas e relativamente magras para poder usar botas tão altas e tão justas sem se parecer um presunto de Chaves (se ficarem ali carnes a sobrar é o terror). Adiante. O colete é da H&M (este também é o ano dos coletes) e as camisas são, de cima para baixo, da Balmain, The Raw e Rag & Bone. Porque é que escolhi estas e não outras? Porque são um bom exemplar de camisa branca (que toda a gente deve ter no armário) mas fogem aos cortes mais tradicionais, de gola e botões. A carteira é a Antigona, da Givenchy, com aplicações douradas, e o chapéu é só um apontamento ao qual acho graça. A ver se Portugal começa a ser mais amigo do uso de chapéus.


Proposta 4: por fim, a proposta mais casual de todas. As t-shirts são todas A Pipoca Mais Doce by The Blanc e o casaco é da Zara (Trafaluc). Para fugir ao preto, escolhi uma carteira Alexander Wang em cinza muito escuro que acho que faz um contraste giro com o amarelo. Atenção aos ténis, minhas amigas, que vão sair à rua em grande estilo e não só para ir dar umas corridinhas. Com vestidos, saias, calções, é vê-los por aí em produções mais elaboradas e inesperadas. Nestes dias que estive em Paris vi-os aos molhos e com muita, muita pinta.



41 comentários:

  1. Gostei imenso das propostas apresentadas!!

    ResponderEliminar
  2. Sou uma seguidora do seu blogger que muito gosto, antes de mais parabéns.
    Agora venho pedir a sua ajuda, sou uma mulher com 45 anos típica portuguesa de estatura media, com ancas largas, cintura estreita.
    Ultimamente tenho sido adepta das calcas tipo “pantalone” com bom cair, mas claro que são de verão.
    Agora que esta a chegar o Inverno estou com alguma dificuldade em arranjar este tipo de calça, que seja quente e tenha um cair fluido e leve.
    Consegue-me arranjar lojas que venda este tipo de calça em Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Massimo Dutti, Zara e Stefanel. Também andei à procura :)
      As da Zara são um bocado "volumosas".

      Eliminar
    2. A loja Be Gorgeous, em Telheiras, tem esse tipo de calças e outras que também vestem bem. Vale a pena ver

      Eliminar
  3. Adoro o terceiro look!
    Raquel

    ResponderEliminar
  4. Enganei-me, queria dizer quarto look! Adorei!

    ResponderEliminar
  5. Outra vez o mesmo post?

    ResponderEliminar
  6. A 1 e a 2, sem dúvida. E unzólhozisbugalhados para a carteira étnica... 8-)

    ResponderEliminar
  7. De onde são os ténis do 4º look ??

    ResponderEliminar
  8. Gosto da proposta 3!

    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. ó pipoca faça lá um post das modas que para aí andam que eu esta semana vou fazer as minhas comprinhas de inverno!!

    ResponderEliminar
  10. Sim sim queremos post do que se vai usar este inverno e as cores deste inverno. Já agora umas roupinhas de gravida também dava jeito os conselhos.

    ResponderEliminar
  11. Por este andar, as gordas nao podem sair de casa, porque nao tem roupa para vestir, valha-me Deus!
    Para que umas botas acima do joelho, se a saia e' ate aos pes??? E' para fazer volume por baixo da saia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só uma sugestão, não se enerve. Se alguém estiver a pensar comprar umas botas este ano, estas são tendência e dão para usar com várias coisas. Mas sim, óbvio que umas botas de cano mais curto também servem.

      Eliminar
    2. Porque assim pode usar a saia no inverno sem passar frio nas pernas!! E o colete também já é invernoso. Mas se tem pernas gordas não usar botas altas.

      Eliminar
  12. Que paciência de Jó, Ana. E ainda há quem a tome por "mau feito", até responde com delicadeza a gente mal disposta e mal educada, o que podem os fregueses pedir mais?

    Quanto aos looks apresentados só não simpatizo muito com o 3º, acho que o volume e tecido do colete brigam um pouco com a leveza da saia.

    Sofia

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Ana. Primeiro que tudo sou uma grande fã do seu blog! Também venho pedir um post com as tendências deste inverno! Tenho 17 anos e gosto de me vestir bem, mas por vezes tenho medo de arriscar em certas modas ou estilos mais arrojados. Que me sugere? :) beijinho

    ResponderEliminar
  14. Epa o ideal seria dizer... parem de comprar coisas feias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Não gosto de nenhum dos looks mas acho que tem mesmo a ver com a saia.
      E basta a Pipoca dizer para as rechonchas e para as baixotas ( como eu, falta- me um bocadinho assim) não usarem que não as favorece para aparecer logo uma ressabiada do género ' uso o que quero e não me interessa os outros' . Ao menos ouçam quem percebe da coisa mulheres!!!

      Eliminar
  15. Gosto principalmente da 3ª proposta, por se adequar ao tempinho que nos aguarda nos próximos meses e por ser mais "inesperada" :)

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
  16. E já agora Ana, com saltos altos por onde deve andar o comprimento da saia? Deve ver-se o sapato ou só o salto?? (é que mandei uma destas p fazer bainha...) obg

    ResponderEliminar
  17. Olá Pipoca,
    Os meus parabéns pelo post. Há muito tempo que não via um post sobre consultoria de moda à distância tão bom!! Tão bem escrito, tão bem estruturados e tão cativante.
    Escrito com muito humor, as palavras agarraram-me do principio ao fim.
    Reúne várias dicas de moda, o que me proporcionou aprender imensa coisa de forma ligeira e natural.
    As propostas revelam muita pesquisa e muito trabalho, até fiquei a gostar um bocadinho de amarelo.
    Muitos parabéns mais uma vez.
    Gostava de ver outros assim tão bons...
    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  18. Publicfidade à ZARA. MAs alguém acredita nestas tretas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro pessoas que vivem noutro mundo. Exacto, é publicidade à Zara.

      Eliminar
  19. Eu ia dizer que não gosto em especial de nenhum mas cheguei á conclusão que é por causa da saia:|

    ResponderEliminar
  20. Adoro estes post! Por favor continue com este ritmo de explicações de como bem vestir :P

    ResponderEliminar
  21. Olá Pipoca
    Gostei do post por ser muito util apesar de não gostar da saia. Porque não passa a fazer post deste género, com uma peça básica e varios loks para a mesma? dava um jeitão!

    ResponderEliminar
  22. Têm razão quando dizem que esta saia é uma peça difícil.
    Mas o desafio é exatamente esse!
    E uma boa "fashionista" devia saber conjugar qualquer peça.
    0 (zero) valores para todas estas sugestões. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então dê lá uma sugestão que considere boa. Faça lá esse esforço.

      Eliminar
    2. Uiiiiiii e vou ter mesmo que fazer um esforço, porque não me estava a apetecer nada agora entrar aqui em discussões, mas vá, vou dar uma sugestão, já que teve o trabalho de me responder (desafiar):
      http://www.vogue.xl.pt/estilo/o-alfaiate-lisboeta/8108-longa-metragem.html
      ou
      http://oalfaiatelisboeta.blogspot.pt/2013/06/o-desfocado-tambem-e-bonito.html
      Troque-se a cor da saia com a cor da bolsa.
      Ah, ok. Agora vem a parte mais cansativa que é explicar porque é que dou este exemplo.
      É que em todo o trabalho fotográfico do José Cabral encontramos uma coerência e uma estética verdadeiramente fascinante nas “propostas” que nos são apresentadas (à laia de casuais, nos seus encontros com os transeuntes).
      Não há uma linha, ou realmente uma coerência de estilos, mas é precisamente na atitude, na postura, no “estar” de cada pessoa/modelo, que podemos observar uma coerência estética transversal a todo o seu trabalho.
      A maior parte das conjugações são misturas de peças improváveis, de cores improváveis, de texturas e tecidos improváveis, mas de um interesse estético enorme, de uma criatividade riquíssima e de muito bom gosto, salvo raras exceções.
      O que nos atrai naquelas pessoas, não é a proposta fácil, o compostinho, o ton-sur-ton, o fashionisticamente correto, mas um olhar que vai para além da roupa e que procura um interesse na própria pessoa que a usa.
      Não sei se me consigo explicar, mas para mim, que de moda não sei nada, o interesse e o bom gosto de uma combinação de peças está na ATITUDE da pessoa que as veste. Por isso não acho graça à maioria das passagens de modelos, nem me atraem as peças penduradas em cabides, ou nas montras das lojas…
      Acho que tudo é permitido. (Por isso me lembrei logo do blog de O Alfaiate Lisboeta)
      Não basta dizer-se: Ah, se é baixa e gordinha, não deverá usar saias compridas.
      Não há receitas. Quantas vezes olhamos para um conjunto, cujas peças individualmente não têm graça nenhuma, mas conjugadas NAQUELA PESSOA lhe ficam a matar!
      E dizemos: Que pinta!
      E procuramos a “pinta” nas peças e até podemos ter o mesmo aspeto físico, mas depois vestimos o mesmo conjunto e ficamos “sem pinta nenhuma”!
      A postura, o gesto, para além do aspeto físico, são determinantes na maneira de vestir.
      Senão seríamos simples cabides a passear roupas pela rua…
      É certo que a Pipoca se esforçou para ajudar a Neuza. E também deu sugestões de conjugações mais improváveis, mais ousadas, outras mais compostas…
      Mas eu não sou a Neuza! E olho para os conjuntos e nenhum me atrai. Não me imagino dentro de nenhum. E também não vou reter nenhuma das receitas que dá, porque são limitativas e eu gosto de liberdades…
      Se a Neuza tiver 1.50 m, ancas largas, ou for gordinha está tramada! E suponhamos (é só um supônhamos) que a Neuza até gosta de uma das propostas. Será que lhe fica bem? Às vezes basta uma fralda da camisa a aparecer, como quem não quer a coisa, para lhe dar um ar mais blasé… Por vezes um casaco um número acima, que fica com um arzinho mais pingão, pode tornar todo um conjunto mais interessante. Outras é o dobrar das mangas, o apertar dos botões, o cair do vestido…
      Diz-se que a forma como vestimos representa muito do que somos e que o “hábito não faz o monge”, por isso me é difícil gostar da maioria das propostas que faz na sua rubrica (ou em outros blogues do género).
      Cada um se devia vestir como “é” e como “está”. Leia-se: como é fisicamente e por dentro (especialmente) e no mood em que está relativamente à ocasião.
      Mas eu também sou daquelas pessoas que acha que um certo estrabismo numa linda mulher, lhe dá um estranho encantamento… ;)

      Eliminar
    3. Oh, mas então assim não vale a pena ninguém dar sugestões. É só disso que se trata, sugestões que, obviamente, não agradarão a gregos e a troianos. Tentei ser o mais abrangente possível, para dar ideia da versatilidade da peça, mas é impossível saber se as sugestões vão resultar em quem quer que seja. Porque, lá está, depende sempre muito da pessoa, quase mais do que da roupa. Referiu a foto do Alfaiate e eu, pessoalmente, não gosto desse look. Não gosto de ver ali o casaco, nem a mala, nem os ténis. Mas a miúda que os usa gosta. As sugestões que faço nesta rubrica não são uma ciência exacta, servem apenas para as pessoas abrirem horizontes, tentarem outras combinações, pensarem em coisas que, se calhar, não tinham pensado, terem outras ideias a partir destas. Se me pedem ajuda é porque, acredito, não sabem mesmo como usar a peça y ou x. E eu acho graça dar sugestões. Sugestões, não imposições. E eu também acho graça a um certo estrabismo. =)

      Eliminar
  23. Eu gostei muito das sugestões especialmente da 3.

    R de Rita

    ResponderEliminar
  24. e a Neuza não disse nada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que neuza?
      Por acaso existe uma neusa?
      Olhe pipoca:
      Esta saia, um top tank preto, um cinto dourado e umas sandálias razas e voilá

      Eliminar
  25. Boa tarde Pipoca.. Adorei as sugestões! Assim como a Neusa, precisava da sua ajuda para compor looks. Chamo-me Jacqueline e comprei recentemente estes botins na Stradivarius mas não sei como usar. Tenho 1.76 e 55 Kg e as pernas fininhas..como conjugá.los?

    http://www.stradivarius.com/webapp/wcs/stores/servlet/product/stradivariuspt/pt/50109552/342003/2970029/Botim%2Braso%2Bem%2Bpele

    ResponderEliminar
  26. Olá Ana! Adorei todas as sugestões!!
    Ando para comprar uns ténis há imenso tempo, e adorei estes que publicou no ultimo look, será que me poderia dizer qual é o modelo? sei que são da new balance mas nao consigo encontrá-los :(
    obrigada

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis