Pub SAPO pushdown

Pôr a leitura em dia #2

sexta-feira, março 01, 2013
E pronto, desta vez ganhou o Memorial do Convento, e será esse o livro para ler até 15 de Março. Hoje deveria ser também o dia para debater o 1984, mas ainda não o consegui acabar, por isso voltamos a este assunto dentro de alguns dias. Aqui a pessoa vai de vacances e prometo despachar as leituras num instantinho.

46 comentários:

homem sem blogue disse...

Boas férias! E boas leituras.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Anónimo disse...

Já li o Memorial do Convento e achei-não querendo desmoralizar ninguém,muita gente adorou- uma valente seca. Acho que é um livro muito grande para contar a história de um padre,do Baltazar, da Blimunda e a Passarola. Há partes muito chatinhas,muito pormenor. Mas Saramago é mesmo isso :) beijoca

Filipa

Anónimo disse...

oh mas não leu já o Memorial no secundário?

Unknown disse...

Aiii não é desta que leio com vocês que o Memorial li uma vez e chegou!!!!

Anónimo disse...

Boas férias, eu fico por cá a roer-me de inveja....

Unknown disse...

Confesso que nunca gostei de Saramago, já tentei ler vários livros dele mas é pior do que Aquilino Ribeiro, é enfadonho e muitas vezes incompreensível! Pode ser Nobel e tudo mas não gosto.

Joana disse...

Nem toda a gente o leu. No meu caso, há cerca de 10 anos, a minha escola optou por "Aparição" de Vergílio Ferreira. As escolas podiam optar entre ambos para leccionar o programa. No caso da minha irmã mais nova, três anos depois e na mesma escola, já foi dado o Memorial.

Joana disse...

O primeiro que li dele foi o Ensaio sobre a Cegueira e posso dizer que de chato e pormenorizado tem pouco. Aliás, até fiquei surpreendida, de tanto dizerem mal do homem, li o livro num ápice e acheio muito cativante, daqueles em que temos diculdade em fechar por querer ler sempre mais umas páginas =)

Anónimo disse...

Bah, tanto livro bom dele e vem este.

Mariana disse...

Eu desta vez vou passar! Não sou grande fã de Saramago. Já tentei várias vezes ler o Memorial do Convento e nunca consegui acabar. Vou dedicar os próximos 15 dias a acabar de ler a 'Anna Karenina', que ainda me faltam umas 200 páginas, e o 1984, que vou a meio. Ah, e Boas Férias :)

E agora para algo con pateta mente diferencial disse...

Pode ser Nobel e tudo mas não é o Harry Potter, já 1984 é ver o filme.

Anónimo disse...

Detesto José Saramago e esse livro é intragável, nem as minhas filhas o conseguem ler, já que faz parte do programa de Português.

Boa sorte e não se esforçem se não o conseguirem ler, é natural:D

Unknown disse...

Nunca li Harry Potter... contudo tive de ir ver o 1º filme com os meus alunos e foi até interessante.
Os livros de Saramago simplesmente não me cativam.

Anónimo disse...

O memorial do convento é um livro lindo, super interessante e cheio de humor! O problema é que não entendem o que lêem, logo, o mal não está no autor...

carolina disse...

Não é assim tão mau acreditem lol eu também pensava assim, mas quando chegou a hor da "pressão" tive mesmo que ler. Não sei se foi da excelente explicação que tive da minha professora de 12º ano, ou se foi das apresentações bem feitas dos meus colegas (sim pq cada um apresentava um capítulo na aula, porque a professora já sabia que nem todos iam ler), só sei que adorei! É um romance muito puro, muito bonito, mas já se sabe que tem lá algumas histórias em torno que não interessam a ninguém. Sim é muito grande, torna-se um pouco chato por ter tanta descrição, mas no fim vale a pena, acreditem :) é muito giro! Mas isto é só a minha opinião, é claro lol! Boas leituras a todos :)

Anónimo disse...

Não é dos meus favoritos dele. Fica uma sugestão: o Homem Duplicado e o Todos os Nomes, também de Saramago. Não têm a componente de retrato de época que estamos habituados a ver no Saramago, mas são deliciosos - a história, a narrativa, as personagens... E são, a meu ver, ideais para quem quer começar a ler Saramago - pelo menos foi por estes que comecei.

estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

Chic Maria disse...

Acho que não vou alinhar neste. Preciso de ler algo mais simples para descomprimir *

Anónimo disse...

Sou aluna do ensino superior num curso de saúde e fiz o 11º ano há 3 anos. Nesse ano tiver de ler o "Memorial do Convento" do José Saramago e tenho a dizer que gostei imenso. Ao inicio confesso que custou, talvez pela ideia pré-concebida que já tinha do livro. Após ler os dois primeiros capítulos tive de parar de o ler por umas semanas (o livro não me estava a cativar de todo) e quando retomei a leitura optei por começar a lê-lo de novo. Parece que o li com outros olhos e de facto adorei. Para quem tiver dificuldades em compreender Saramago dado o tipo de pontuação por ele usado, uma dica: leiam em voz alta (: Votos de uma boa leitura!

Anónimo disse...

Já li mas nem sei como!! Detestei!

Anónimo disse...

Nunca tinhas lido o Memorial, o Karenina ou o 1984? Acho estranho, Ana. Ainda não vai ser desta que vou poder aderir ao clube de leitura. :) Mas vou andar atenta!

João disse...

Eu ando com vontade de ler Saramago, mas o Memorial é justamente o único livro que li dele. xD

Anjo-de-Mel disse...

Meninas, ñ vos gabo a sorte... Tentei ler esse livro para estar melhor preparada para preparar os alunos p o exame nacional de Português e fiquei-me pela 1ª 3a parte do livro... é demasiado denso... Pessoalmente, ñ gosto da escrita de Saramago, mas quem já o leu, há outros livros melhores q esse, tais como 'O Evangelho segundo Jesus Cristo' e 'Ensaio sobre a Cegueira'... Boas leituras!

cris disse...

O Memorial do Convento é um memorial. Regista a memória dos muitos portugueses que sofreram para levar a cabo a obra megalómana de um governante (sounds familiar?). Mas, e principalmente, é uma história de amor e amizade, que tem de se ler em voz alta, porque é Saramago. E é brilhante, e mordaz, e o melhor livro que já li. E quem diz "não gosto de Saramago" é porque não o sabe ler. É Nobel, é nosso. Orgulhem-se!

EstripaVadios Arrepia Cuecas disse...

Esta CANALHA ORGANIZADA "que se lixe a troika" (que nome pomposo!) está a extravasar todos os limites da decência...
Então não é que agora "exigem" a queda do GOVERNO DEMOCRATICAMENTE ELEITO pela MAIORIA DOS ELEITORES PORTUGUESES???
Mas quem é que esta CANALHA pensa que é, a não ser isso mesmo: CANALHA DE BAIXO NÍVEL, que estava habituada a MAMAR NA TETA DO ESTADO; felizmente este governo acabou com o regabofe, que durante anos e anos nos conduziu a esta situação a que chegámos.
No final da presente legislatura, nada será como dantes e os MAMADORES terão de habituar-se a produzir riqueza, TRABALHANDO e, não passarem a vida em "manifestações folclóricas", pois bem sabemos que aqueles que protestam não são os que mais sofrem com a crise, pois estão muito bem instalados na sua VIDINHA BURGUESA e não querem perder privilégios; coitadinhos, que pena temos deles!!!
Conheço muito bem a realidade do país e sei quem passa (realmente) dificuldades e vou ajudando como posso; sei, porém, que não ultrapassaremos as dificuldades se nos acomodarmos ao que é mais fácil: PROTESTAR: Assim não vamos lá!
Vão trabalhar PARASITAS e sejam verdadeiros patriotas! PORTUGAL agradece...
Se pensam que podem governar melhor o país nestes tempos difíceis que atravessamos, deixo um desafio: CANDIDATEM-SE E GANHEM ELEIÇÕES; desta forma mostrarão aquilo que valem; até lá sujeitem-se à vontade do POVO ELEITOR e deixem-se de arrogâncias!
Sabemos muito bem quem está por detrás disto...
É a ESQUERDALHA CANALHA ARROGANTE e PARASITA, QUE NÃO SABE FAZER OUTRA COISA NA VIDA A NÃO SER PROTESTAR CONTRA TUDO E CONTRA TODOS OS QUE NÃO SÃO DA SUA LAIA...!!!
Quem dera que fossem assim empenhados e persistentes nos vossos empregos!!!
É verdade que "O POVO é quem mais ordena!", mas vocês de modo nenhum representam esse POVO TRABALHADOR, HUMILDE e SÉRIO, QUE VIVE DO SEU TRABALHO
Tendes todo o direito de vos manifestardes, mas daí a "exigir" a queda de um GOVERNO ELEITO DEMOCRATICAMENTE vai uma enorme diferença; vede se percebeis isso, de uma vez por todas. Aliás: APRENDEI A VIVER EM DEMOCRACIA; não é difícil, basta respeitar os direitos dos outros e ideias diferentes!!!
Cuidado que esta CANALHA ESQUERDISTA (organizadora destes protestos) está a MANIPULAR as massas de gente honesta a revoltar-se contra o PODER LEGÍTIMO., Porque não protestaram quando o PINÓQUIO estava a levar o país ao fundo??? Este é um grande mistério!!!!


MARIA disse...

Também não aprecio José Saramago, mas este livro e mais dois que li deste autor são excelentes. Não fale sem primeiro avaliar.
O "Memorial do convento" é uma obra ímpar.
Espero que AGM a leia e aprecie.

leugimesoj disse...

Ler o livro e ver o filme , tem tudo a ver ...

leugimesoj disse...

Para quem ainda não conseguiu ler o 1984, como é que vai conseguir ler o memorial? E introduz debates à leitura, incrível ... Mas , talvez seja possível, o certo é que pôs aqui algumas pessoas que, pelos comentários, não sabem o que é ler, a opinar sobre Saramago. Por isso , parabéns.

Psique disse...

O problema de Saramago é que há quem simplesmente não consiga entrar no registo. Saramago não é para todos... Mas também, em última instância, nenhum autor é para todos.

Eu adoro Saramago. É hilariante.

Anónimo disse...

Era de esperar...
http://cortinaindiscreta.blogs.sapo.pt

Bolas Saramago tem tantos nem os contos? disse...

E tem as traduções traduziu Hans Helmut Kirst para a europa-américa em 1971?

Anónimo disse...

Este comentário deixou-me muito surpreendida: como é que preparaste os alunos para um exame sobre esse livro (e não só) se não o leste? Falta de profissionalismo e de decência.

pássaro viajeiro disse...

Também o Passos e o Gaspar, assim como o Isaltino e Fátima Felgueiras entre outros, são nossos e eu não gosto deles.
De Saramago então nem ouvir falar. Para lá se não tragar a sua escrita foi traidor e um vendedor da Pátria.
Tudo motivos para o detestar.

Anónimo disse...

Como é que uma pessoa que "precisa estar preparada para preparar alunos para o exame nacional" não consegue ler O Memorial?... Ele há cada coisa!...

Anónimo disse...

Considere-se lido. Bi-lido que já o li duas vezes e uma terceira não me escapa! Gostei muito! Obrigada a uma atenção que nos vai ajudar muito...

Anónimo disse...

O Saramago tem uma escrita muito distinta, que nem toda a gente gosta. Eu li este livro quando andava no secundário e detestei. Não gostei da história, não gostei das personagens, e definitivamente não gostei da forma de escrita dele. Odeio que ele tenha a sua própria forma de “pontuação”, parece-me um pouco egocêntrico da parte dele mudar as regras só porque sim. Mas tenho orgulho em que ele tenha ganho um Nobel, qualquer pessoa que trás um bocadinho de mais cultura para Portugal deve ser aplaudido.

Não percebo as pessoas que dizem que Saramago não é para toda a gente, como se os livros dele fossem uma espécie de entrada VIP para um clube muito prestigiado. Lol seriously? É verdade que há muita pessoa ignorante que critica o Saramago sem nunca ter pegado nos livros dele. Mas essas pessoas de certeza que também nunca leram Os Maias, ou um Harry Potter. Gostos são gostos. Eu não gosto da escrita dele, mas li o livro todo do início ao fim porque tinha que o ler. Percebi o que li. E tirei 17,8 no meu exame de português.

Anónimo disse...

Estou no 12º ano por isso tenho de o ler obrigatoriamente. Já o acabei e gostei muito! Confesso que no inicio é um pouco secante, mas ao fim de algum tempo torna-se interessante e giro. Fiquei muito surpreendida com o fim e triste até! Mas acho que é um bom livro, para nós alunos, lermos e termos conhecimento da literatura portuguesa

Silvéria disse...

A todos os que dizem não gostar de José Saramago, sugiro que comecem por ler o Caim...

Paulo Silva Couto disse...

Uma bela escolha!

http://noedegalochas.blogspot.pt

Anónimo disse...

Pipoca temos saudades tuas!!

Unknown disse...

Olá Pipoca.

Devias incluir na tua selecção de livros O Grande Amor da Minha Vida - O cavaleiro de Bronze de Paullina Simons.
É divinal. O livro tem perto de 700 páginas e devorei-o numa semana.
É uma trilogia, por isso agora estou super ansiosa que saia o primeiro livro.

Beijinho e boas leituras

Manganet disse...

Saramago pode ser difícil de ler, mas não é, de todo, impossível. O que custa é entrar nos espírito mas isso ao fim de três capítulos está feito. E a história desse livro é fantástica, é quase como um livro de ficção científica sem as engenharias modernas. Acho que há muita gente que o leu e não percebeu a história (ou começou a ler, não percebeu e desistiu) e isso ajuda a que haja tantas criticas negativas a este livro. Também é verdade que fazer uma visita guiada ao convento de Mafra ajuda bastante na compreensão da história e ajuda a ter uma imagem dos cenários o que, por sua vez, ajuda a ler a história com outros olhos e a compreendê-la mais facilmente. Fica a dica :)

Unknown disse...

Ena pá! Ler o Memorial do Convento em 15 dias ... é obra! :)

Anónimo disse...

Realmente fica muito bem a uma professora dizer isto... se bem que é possível estudar sem ler um livro. Eu fi-lo enquanto estudante. Na altura não me apeteceu ler Os Maias (li mais tarde sem ser obrigada) mas comprei umas sebentas com a história resumida e com a análise feita de todos os aspetos da história. E tive 18 num teste sobre os Maias. Mas eu era estudante. Acho que um professor tem de ler as obras que dá nas aulas!

Anónimo disse...

Já tentei ler por 2 vezes o Memorial e desisti. Pura e simplesmente não consegui. Mas isto há mais de 10 anos. Se calhar hoje já o conseguirei ler.Mas para já não me apetece, tenho outros prioritários para ler. Mas no entanto, nessa altura tentei experimentar um outro livro dele, mais pequeno, O Ensaio sobre a Cegueira, e li de rajada. Gostei muito. Já agora Pipoca, e que tal ir "buscar" o Eça de Queiróz? Definitivamente dos meus preferidos. Para além dos Maias, que li no secundário, acabei de ler O Primo Basílio e é o máximo! E A Cidade e as Serras? Hilariante!

Anjo-de-Mel disse...

Caros 'Anónimos', só ñ li o livro todo porque NÃO DEI NEM DOU aulas ao 12º ano na escola! Dou sim explicações particulares e com a ajuda de vários livros de apoio e análise da obra, fico a saber o suficiente para preparar os alunos. Além disso, sou sincera com eles, não minto a ninguém!

Anjo-de-Mel disse...

P.S. - ñ li a obra na íntegra, mas ñ deixei de ler as partes mais importantes para a análise da obra :) Ñ se assustem, q nenhum dos meus explicandos foi mal preparado p o exame :)

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis