Pub SAPO pushdown

A Chanel da Pepa

quinta-feira, janeiro 10, 2013
Há um ou dois anos, numa entrevista ao jornal i, a jornalista perguntou-me o que faria se enriquecesse. Na brincadeira, sem pensar muito, disse-lhe que comprava uns Louboutin. Claro que foi esse o título escolhido para a entrevista. Depois de a ler de uma ponta à outra, percebi que a jornalista em causa foi mal-intencionada. E mesquinha. Toda a gente que leu aquelas duas páginas me disse o mesmo, que parecia haver ali qualquer problema mal resolvido. Não faço ideia, não a conhecia de lado nenhum até àquele dia. Da escolha das fotografias à forma como editou a entrevista, deu para perceber que a jornalista moldou as minhas respostas de forma a encaixarem na imagem que já tinha de mim (má, obviamente). Acho normal que criemos antipatias com pessoas mesmo sem as conhecermos, só por aquilo que elas nos transparecem. Já não acho normal que depois de duas horas à conversa com uma pessoa, em que tanto é dito, se escolha deliberadamente aquilo que queremos só para a tentar lixar. Na altura enviei-lhe um mail, anotei-lhe algumas imprecisões e coisas que ela assumiu como se tivesse sido eu a dizer. Mas não, foi ela que "achou" que era assim, então pronto, escreveu e acabou-se. Fui jornalista quase dez anos, entrevistei algumas pessoas de quem não tinha boa impressão. Umas surpreenderam-me pela positiva, outras não, mas não foi por isso que editei a entrevista de forma a passar uma má imagem delas. E acreditem que é fácil fazê-lo. A forma como as coisas são ditas e a forma como as coisas são lidas muda tudo. E eu sempre fui muito descontraída em todas as entrevistas que dei. Não tenho nada a esconder nem quero passar uma imagem de alguém que não sou. Até ao dia, claro. Depois percebe-se que os jornalistas não são todos bons profissionais, perde-se a espontaneidade - o que acho que é mau -, mas também se faz uma triagem mais apurada daquilo que se diz. Mas pronto. A entrevista lá está, para sempre, algures no ciberespaço. Porque hoje em dia é assim, tudo o que dizemos fica documentado para sempre. Bom, isto tudo a propósito dos vídeos que a Samsung fez com alguns bloggers (Maria Guedes, Pepa Xavier, Susana Rodrigues, Tiago Miranda e Rudolfo Morgado), em que cada um falava dos seus desejos para 2013. Já tinha visto os vídeos da Maria e da Susana, mas hoje abri o Facebook e estava o caos instalado, tudo por causa do vídeo da Pepa. Estava toda a gente chocada, indignadíssima, toda a gente a dizer o pior deste mundo e do outro. Vi o vídeo e percebi a celeuma. Entre desejos de mais trabalho e outras coisas assim mais triviais, a Pepa dizia que gostava de ter uma Chanel. Não dizia que estava à espera que lha oferecessem, nem dizia que estava a pensar assaltar um banco para a ter. Dizia só que estava a juntar dinheiro para a comprar. Não acho escandaloso, cada um poupa para o que quer, mas também todos sabemos que estamos numa altura em que não se pode verbalizar qualquer desejo materialista sob pena de cair o Carmo e a Trindade. E depois é o tom. Não sou amiga da Pepa, conheço-a de me cruzar com ela por aqui e por ali, por isso não sei se é rica, se é pobre, se é boa ou má pessoa. Sempre foi simpática e cordial comigo, é tudo o que me interessa saber. Mas acredito que o tom de menina de boas famílias possa chatear quem vê (ter dinheiro é sempre meio caminho andado para chatear os outros). Mói, incomoda, fica ali a zumbir nos ouvidos. Como dizia um amigo meu "dá vontade de lhe dar tau tau para ver se lhe passam as manias". É queque e blasé, mas é o tom dela. Não me pareceu que estivesse ali a construir uma personagem só para o vídeo. Mas pronto, o caldo entornou, insurgiram-se muitas vozes contra a Samsung, como é que era possível a marca associar-se a estes bloggers (porque depois generaliza-se logo), que era inaceitável e mimimi. Solução da Samsung? Remover TODOS os vídeos. E é a isto que eu chamo um verdadeiro tiro no pé. Não tenho nem nunca tive nenhuma relação "comercial" com a Samsung, por isso não tenho que estar aqui a defender a dama. Nem defenderia mesmo que tivesse. Ora se foram estes os bloggers escolhidos, se os vídeos foram feitos, se os vídeos foram aprovados, porquê retirá-los quando começa a chover críticas? Foi esta a melhor forma que arranjaram para gerir a crise? Na minha humilde opinião, é pior a emenda do que o soneto. Primeiro, porque as pessoas agora sentem ainda mais vontade de ver os vídeos. Ai a Samsung retirou-os? Então é porque deviam ser mesmo bons (ou maus), por isso TENHO de arranjar maneira de os ver. E claro que se arranja sempre. Uma vez na net, para sempre na net. Depois, acho uma infantilidade que se tente resolver as coisas assim. Deixa-me aqui apagar os vídeos, pode ser que ninguém tope, fiu fiu fiu. E depois, acho que é um desrespeito para os bloggers (que já fizeram várias colaborações com a Samsung) e para todos os que estiveram envolvidos na realização dos filmes. Então a Samsung escolheu-os, aprovou-os, e depois quando a coisa dá para o torto demarca-se feiamente como se não os conhecesse de lado nenhum? Não é preciso ser nenhum génio do marketing para prever que, em tempos de crise e contenção, a coisa ia cair mal. De facto, os vídeos que vi parecem desfasados da vida real, mas os desejos não são isso mesmo? Pedir o que nos vem à cabeça? Se queriam exercer censura era antes, não depois de já toda a gente ter visto os vídeos. Se não queriam que falassem de viagens a Tóquio e de malas Chanel e que dissessem "treuze" em vez de "treze", que o tivessem dito no briefing. Não houve briefing? Pronto, então que não lançassem os vídeos depois de prontos. Que gravassem de novo, preferencialmente só com desejos humildes e frugais, tipo paz no mundo, fim do desemprego e muita saudinha para toda a gente. Sinceramente, e no meio disto tudo, acho que os menos culpados são os bloggers. Se houve alguém que não fez bem o seu trabalho, de certezinha que não foram eles. O mea culpa cabe à Samsung, que deixou os protagonistas parecerem mais tontos do que realmente são.




 

484 comentários:

1 – 200 de 484   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

Uiii... Isto é tortura! Tipo, sei lá. Não se aguenta a menina. Tão afectada. Mas continuo a gostar da Samsung. Tipo...

Maria disse...

Curioso, quando vi o vídeo e chegou a parte da 2.55 Chanel, a única coisa que apreendi foi "juntar dinheiro" e ser uma coisa comprada pela própria. Confesso que não vi mal nenhum no vídeo e achei que tem todo o mérito do mundo. Não está à espera que ninguém lha ofereça ou que lhe caia na sopa. Poupa com o trabalho dela para comprar a Chanel. O problema disso é?...
Quer uma coisa, seja ela qual for, e esforça-se por a ter, poupando. Espero que seja muitíssimo bem sucedida!
Se dissesse que ia assaltar os pais ou um Banco para comprar a malunfa, era uma coisa. Mas ela está a juntar dinheiro, fruto do trabalho dela, para comprar uma mala! Qual é o problema?

Eu adorei em 2012 ter conseguido comprar as minhas sabrinas Ferragamo com o dinheiro que EU POUPEI fruto do MEU trabalho. Não vejo qualquer problema nisso... A sério que não...

mariana disse...

Que a Samsung leia isto, que a verdade não merece castigo. Concordo plenamente! Mas andam todos loucos e bêbados. São jogos de interesse -.-

Imperatriz Sissi disse...

Soube há pouco da "polémica", estou a reflectir e eventualmente escreverei algo sobre o assunto, mas sendo também eu da área da comunicação, concordo que algo se passou a nível do planeamento, do briefing, da própria direcção dos vídeos. Houve alguém a entrevistar no verdadeiro sentido do termo, ou deixaram-nos, atrapalhados, a falar sozinhos? Tenho pena que alguns bloggers que respeito ficassem mal no retrato, e que a imagem dos bloggers em geral sofra com o assunto.

Mariana disse...

A verdade é que denegrir a imagem de uma pessoa é sempre mais fácil do que a fazer "parecer bem", mas isso são pessoas com mau carácter, Pipoca!
Quanto ao vídeo, eu acho que o problema está mesmo na voz e na atitude que a menina faz. Não conheço o blogue dela, não sei se é bom ou mau, mas ela tem aquela voz de típica menina-que-vive-à-conta-do-dinheiro-dos-papás. Ela fez desejos ditos normais e fez questão de dizer bem que era um desejo consumista e que andava, de facto, a POUPAR, que é algo que não se ouve em gente mais nova, mas é como digo, aquela voz deve ter dado cabo da cabeça a muita gente.

Pippa Coco disse...

Eu não acho que seja afectada. A pronúncia é aquela, mas de resto tem uma postura descontraída! Qual é o problema da pronúncia? E ela pediu imensas coisas: amor, conteúdos originais para o blog... e o único desejo consumista foi "ter dinheiro para comprar uma mala clássica", porque seria um bom sinal! Ou seja, pediu sucesso profissional para ter dinheiro. Fogo, detesto pessoas moralistas. Não gostamos todos de coisas boas? Não somos todos ambiciosos...??

Anónimo disse...

a carteira chanel é o menos...
2013 pode ser um ano de sorte ou de azar é TIPO... lindo!
acho que TIPO a menina precisa de umas aulas de dicção, tem alturas que não se percebe o que diz, adoro a forma como diz BLOG, no geral TIPO o que é isto???

Chicca Maria disse...

Mas se não conhece a blogger, como é que sabe se parece mais tonta do que é?

http://chicca-maria.blogspot.pt/

littlemiss disse...

Não vi mal nenhum no video, a própria disse que estava a juntar dinheiro para comprar a sua mala preferida uma Channel e que para ela seria uma conquista. Eu ando há mais de um ano a juntar dinheiro para comprar um iphone e não me sinto de todo consumista é um desejo que tenho. Cada um faz com o seu dinheiro aquilo que quer.

apipocamaisdoce disse...

Chicca Maria, falo, genericamente, de todos os blogs. E acho que o problema da Pepa foi muito mais a forma do que o conteúdo. Não é aquilo que diz, é a forma como o diz que pode chatear. Por mim, estou-me nas tintas que poupe para comprar uma Chanel. O dinheiro não é dela? Eu e o meu marido temos um porquinho mealheiro só para viagens. Não pedimos dinheiro a ninguém, não roubamos. É nosso. So what?

Ana disse...

Aprovadíssimo! Nem sequer percebo qual é a indignação...

Anónimo disse...

pois, é o conjunto.
não é a mala preta que é um clássico.
é aquele ar que não se aguenta, sinceramente.
não se pode falar assim sempre, todo o dia.
acho e digo eu.
eu vivi em cascais toda a vida e não me lembro deste exagero todo..
achava que este tom, postura e tiques era cena de sátira do herman e amigos.
mas pelos vistos não.
desejos de novo ano não se discutem, isso concordo inteiramente!

Anónimo disse...

Também não vejo motivo para celeuma, é apenas mais uma senhora fútil a quem deram 2 minutos de atenção...

homem sem blogue disse...

Que bela forma de pegar no assunto. Tens toda a razão no que diz respeito à marca. Se convidou tem de aceitar o que foi feito. Bem ou mal. Quanto muito, pediam para analisar os videos antes de se colocarem online.

Quanto ao cado específico da Pepa, compreendo o teu ponto de vista, tal como compreendo a indignação. Acho que, o mau nisto tudo é que a Pepa vai transformar-se no gozo de milhares de pessoas. E isso é algo que não volta atrás.

Se ela é fútil ou não? Não sei. Não a conheço para fazer esse julgamento. Porém, e aqui falo por mim, o meu maior sonho para 2013 está longe de uma mala clássica que vai bem com tudo. Mas, cada qual tem as suas prioridades.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Tal mãe, tal filha disse...

Até posso ser muito ignorante, mas muito sinceramente não vejo nada de mal no desejo da rapariga. É um bocadinho "queque" a falar e então? Cada um é como é, se falasse com calão era criticada na mesma ou falasse como falasse. Ninguém agrada a toda a gente.

Beijos/ A Mãe

Menina do Vestido Verde disse...

Já tinha visto os videos da Maria Guedes, da Susana e do Tiago. Confesso que adorei o da Maria Guedes.
Quanto ao da Pepa, não vejo mal no que disse, afinal todos nós juntamos dinheiro para comprarmos o que desejamos. Afinal quando comemos as passas às doze badaladas fazemos desejos na esfera pessoal e não penso que a maioria das pessoas se lembre de pedir desejos para a humanidade em geral. Não percebo a causa de tanta celeuma e até da razão para a samsung retirar os videos (que falta de profissionalismo e de respeito).

Ana A. disse...

A piquena é um pouco afactada, sei lá... mas o video é uma caturreira, tipo... sei lá... ai... não sejam maçadores... é só mais uma tia de Cascais... ai que aborrecidos!!!!

teresinha disse...

tudo verdade. por mais que não me tivesse identificado com as personagens, a culpa da tragédia de marketing não foi, de todo, delas.

LUIS disse...

Como profissional de marketing e CEO de uma empresa de tendências só posso ficar espantado com a falta de noção estratégica da Samsung em avançar com uma campanha destas. A Samsung não é uma marca de (ou da) moda e este posicionamento está totalmente errado. Não comento os vídeos porque obviamente estão desfasados do que deveriam e poderiam ser. Por outro lado reduzir a Samsung a uma marca de moda é algo que não se entende. Agora a marca tem muito trabalho a fazer para tentar rectificar a "cagada" que fez.

apipocamaisdoce disse...

Mas é fútil porquê? Por estar a poupar para uma Chanel? Se dissesse que queria paz no mundo era porque era uma cínica do pior armada em Miss Universo. Não há pachorra para falsos moralismos.

LUIS disse...

Sem comentar os vídeos (que me parecem completamente desfasados da realidade) o facto da Samsung se ter posicionado (erradamente) como marca de (ou da) moda é sinal de que quem faz o marketing da empresa não tem noção do que é uma marca, um mercado, uma tendência e pior, o negócio da empresa onde trabalha. A cagada é gigantesca, pois reduzir a marca a uma elite fashion, que nada tem a ver com Samsung, é excluir todos os outros targets e clientes. Lamento que continuemos a fazer estes erros em Portugal. Pior não é quem teve a ideia: pior é quem a aprovou e autorizou a sua divulgação. Vai levar tempo a resolver. Tempo e dinheiro - muito. Mas é algo que a marca está habituada a fazer, tantas são as asneiras que tem vindo a fazer nos últimos anos na sofrega ansia de ser a Apple...

marta disse...

Se eu estivesse por detrás da produção assim que a menina começasse a falar "à tia" parava tudo. Se ela é genuinamente assim, então se calhar deveriam ter previsto esta polémica, porque se há coisa + irritante do que tias, só mesmo as que se armam em tias (eu nem sei em qual grupo ela se insere nem me interessa). Concordo com quase tudo o que disseste Pipoca, mas de facto a forma como ela fala estragou tudo, depois pegaram no conteúdo, claro, mas acho que o principal foi a fala.

Marta

Zé disse...

O tom é absolutamente pindérico.
Ninguém fala assim. Pobrezinha.
Ma Mala é indiferente.

nel disse...

Em primeiro lugar, e como já aqui foi dito, não compreendi o porquê da Samsung se associar com estes bloggers em particular. Eu até sou seguidora assídua da Maria Guedes e gosto muito do blog dela, mas não entendi o porquê deste conjunto Maria Guedes + Samsung (o mesmo se aplica aos outros bloggers que eu nem conhecia até este caos se instalar).

Quanto à Pêpa, sim ela é uma "tia" (de Cascais, de Lisboa, da Foz, who cares?) e isso não é reprovável. A moça é assim e pagaram-lhe para ser ela própria... Cabia aos marketeers por detrás desta campanha perceberem que esta ideia brilhante só iria gerar buzz negativo. Quem segue o blog da Pêpa se calhar até gostou do vídeo. E porque não? Se a segue é porque gosta dela, do que ela veste e de quem ela mostra ser! A Samsung devia era perceber que a Pêpa e o seu vídeo (ou a Pipoca e o seu blog) não agradam a toda a gente. O público da Pêpa não é o público da Samsung.

Por último, estes senhores não sabem gerir uma crise de social media. Retirar os vídeos e fingir que nada aconteceu é meio caminho andado para um náufrago a la Titanic.

Pipoca, gostei muito deste teu texto. Bem dito!

Anónimo disse...

Na minha humilde opinião acho que não era necessário tanta afectação a falar...
Tudo se resume ao mesmo: ter dinheiro ou não ter dinheiro.
Quem tem gosta de falar que tem, quem não tem não gosta que lhe atirem à cara que não tem. MALDITO DINHEIRO QUE COLOCA AS PESSOAS UMAS CONTRA AS OUTRAS!! Triste...

Anónimo disse...

ai Pipoca és tao esperta p umas coisas e agora falhou-te o essencial: a samsung queria isto mesmo! a entrevista da pseudo-beta da pepa foi a cereja no topo do bolo!!!

mary disse...

Ai mas que estupidez, que mal é que tem o video da miúda? O que é que ela disse de errado? É porque quer comprar uma chanel? E então? Esta gente incomoda-se com tudo e mais alguma coisa, já não há pachorra. Mas é porque há uns a passar fome que outros não podem comprar um BMW? Isto faz algum sentido? Juro que não consigo compreender... Parece que só se andássemos todos mal e na penumbra, a morrer de pobres, é que toda a gente ia andar bem e feliz.
Quanto à estratégia da Samsung, realmente não sei o que tentaram fazer mas não me parece que tenha dado muito resultado positivo. Não pelos vídeos nem pela reacção palerma de algumas pessoas, mas realmente porque não vejo onde é que a marca está associada a moda e porque retirar os vídeos depois de já estarem feitos e a circular é, como disseste, um tiro no pé. Mas enfim, cada um sabe de si...

Anónimo disse...

O problema não é a mala,é o pacote todo...Todos já passámos por pessoas assim, que olham de cima e se julgam acima do resto do povão...Qual é a indignação com a nossa indignação?As pessoas têm o direito de se indignar tal como vocês têm o direito de defender o que pensam. A blogger em questão sempre deve ter sido assim e nunca se fez este espalhafato, o problema é uma marca ter lançado este video sem ter o minimo de noção do que as pessoas estão a passar. Há pessoas que têm como conquista pessoal pôr comida na mesa, há pessoas que têm como conquista pessoal ultrapassar um cancro,há pessoas que têm como conquista pessoal ser mais altruistas... Parece-me que há aqui falta de maturidade e de noção da realidade fora do "meio" onde a menina vive.

Simplesmente Ana disse...

Não conhecia o vídeo, só o da Maria Guedes porque gosto genuinamemte do blog dela (mesmo assim, nem achei grande graça ao vídeo). O problema do vídeo da Pepa, cujo blog nem conhecia, é estar muito focado na chanel. Desejo felicidade, (check), trabalho (check), tempo (check) e depois põe-na demasiado tempo a falar na mala... Agora, chocar? As pessoas que se chocam com isto, devem ter pouco com que se preocupar na vida.

O que realmente também não percebo é a Samsung estar associada a moda, como disse o LUIS. Não encaixa.

E também concordo que a reacção da Samsung foi pior a emenda que o soneto. Meteram o rabinho entre as pernas.

J. disse...

Não vejo nada de mal no que a pequena diz e muito menos na maneira como fala. Cada um é como cada qual. Caramba, que mentalidade fechadinhas!

Rita disse...

Ó pá, espremidinho, nada a apontar. O que ela diz é perfeitamente aceitável de uma ponta a outra. Quer ser feliz, quer ser original, quer tempo com as pessoas de que gosta, quer ganhar dinheiro. Tudo bem. Absolutamente irrepreensível. O problema é mesmo o ar...E não é só o sotaque, que lembra aquelas caricaturas das tias de Cascais. É toda a expressão facial e corporal que o acompanha. Não sei, desperta nas pessoas mais insuspeitas aquele desejo de lhe forrar a cara de chapadas!

amola-tesouras disse...

Bem, soube disto agora pela tua entrada e francamente, acho que disseste tudo o que precisava de ser dito.

Fica mais um exemplo infeliz de como as marcas e as agências de publicidade em Portugal pura e simplesmente ainda NÃO SABEM lidar com as redes sociais e os bloggers.

Anónimo disse...

Concordo contigo. Mais uma vez conseguiste dizer tudo e ir ao cerne da questão!

Anónimo disse...

A mim não me chocam os desejos dela, nada disso.
E acho que à maioria também não chocou, são mesmo isso, desejos , pessoais.
Agora a menina precisa é de terapia da fala, que ninguém fala assim. Aquilo mais parecia um sketch de humor do Estado de Graça ou assim.

amola-tesouras disse...

Disseste tudo o que precisava de ser dito!

É mais um exemplo infeliz de como as marcas e as agências de publicidade em Portugal pura e simplesmente ainda NÃO SABEM lidar com as redes sociais e os bloggers.

free at last disse...

Ela não diz nada de mal, de facto.
É apenas uma daquelas pessoas snobs e irritantes. Não sei porque a escolheram, ninguém se identifica com ela.

Mariana disse...

Não vejo problema nenhum no vídeo. Juntar dinheiro para comprar uma carteira ainda não é crime, que eu saiba.
O problema é que em Portugal se lida mal com o sucesso alheio! E com o "sotaque à beto"... Mas também com o "sotaque à parolo". No fundo, há sempre uma boa razão para criticar.
Quanto à Samsung, não me parece que tenha ido pelo caminho certo, estes vídeos não acrescentam grande coisa, mas foi realmente pior a emenda do que o soneto.

Anónimo disse...

"quando começa a chover críticas?" Começa? 10 anos de jornalismo? Tudo bem!

Alexandra disse...

Concordo em absoluto. Consegui ver dois vídeos, o da Pepa e o da Susana.

Acho que estão terrivelmente mal feitos e mal pensados mas a questão Chanel?

Naturalmente, nos tempos que correm é bom ter dois dedos de testa e saber o que se deve dizer, sobretudo com tanta gente a passar necessidades mas não posso esquecer que, como a Pepa refere, foi o seu primeiro ano de trabalho.

Alguma vez esquecerei o meu primeiro salário e o entusiasmo de juntar dinheiro para comprar algumas coisas? Não vejo mal nenhum nisso, pelo contrário. Mal veria se pedinchasse a carteira.

Também refiro que não sou amiga de nenhum deles. Olha tal como não sou tua e aqui há uns anos rodei a baiana para defender-te num assunto controverso na blogosfera, já nem sei qual. Se o discurso precisava de ser mais bem pensado e a pronuncia mais clara. Sem dúvida mas se a rapariga não é profissional da comunicação, esse é o dever da marca.

Tudo muito mal gerido pela marca sem dúvida. A Samsung nos últimos tempos não anda em alta graças ao desrespeito para com os bloggers. Ainda em Setembro foi o que se viu na Alemanha.

medusa disse...

já vi várias referências a esse vídeo, mas ainda não tive tempo para o ver...estou curiosa!

Textículos disse...

Estou a ver que o que não falta no burgo é maltinha com tempo livre e de faca afiada para espetar à mínima trivialidade.

Ide trabalhar malandros! :)

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que a Ana Garcia Martins escreveu. A Pepa deve ter 20 anos, e como todas as miúdas de 20 anos que gostam de moda gostava de ter uma Chanel. Não vejo problema nisso.
Se é afetada? Sim. Mas também não cai o Mundo por isso.

O que mais me impressiona são os responsáveis de Mkt e Comunicação da Samsung que aprovaram o lançamento dos filmes.. E briefings? Não há? Edições? Não conhecem?

Anónimo disse...

Não notarei alguma "dor de cotovelo" por nao ter sido convidada para participar.....?

Ana Campos disse...

"Gostava de conseguir juntar para comprar uma Channel com o MEU dinheiro"... As pessoas ficaram chocadas/ indignadas com isso?! A sério?! Dá dó saber que há gente assim...

Mak, o Mau disse...

O problema tem várias camadas e, embora a marca tenha obviamente muitas responsabilidades, quando tu aceitas participar em algo é bom que te prepares.

Para começar, isto parece-me uma parceria, já que o produtor é curiosamente um dos bloggers entrevistatods, possivelmente através da empresa associada (Tiago Miranda). Daí que a questão do briefing passe mais pela questão - havia um guião? É que, em acções de marca, consoante a desenvoltura dos entrevistados (que podem ser bons na sua área e mais fracos como "oradores") os guiões conduzem tanto as perguntas como as respostas para defender os entrevistados.

Depois, quem aceita participar numa coisa assim, seja mais ou menos descontraído, especialmente quando trabalha/actua num meio onde a imagem é fundamental, tem que se preparar minimamente. No caso mais focado, o da Pepa, a falta de preparação é óbvia, quer ao nível das ideias quer do discurso. Não é tanto o que diz, é mais a forma como o diz.

Em termos da montagem ser mais/menos maldosa, se isso pode ser um argumento válido numa relação com a imprensa, tenho sérias dúvidas que uma marca/empresa produza conteúdos em que se associa a pessoas para depois gozar com os seus entrevistados ou explorar ângulos que os denigram.

Finalmente, a reacção de retirar os vídeos é dez mil vezes pior do que a primeira decisão que seria "Se não acreditamos que esta campanha/parceria nos vai trazer valor acrescentado, então não a devemos pôr no ar". Porque, ao colocar, alguém teve que ver os conteúdos, alguém teve que aprovar e alguém teve que estar de acordo com o conceito da coisa. Ou então a marca sofre de problemas de gestão de comunicação.

As marcas querem estar presentes à bruta nas redes, querer gerar conteúdos, as pessoas querem aparecer, mas muitas vezes isto não é encadeado de forma lógica e coerente. E depois dá nisto.
Ao retirar a campanha, a marca mostra uma gestão frágil da sua vertente social, mas a médio prazo os danos podem ser para quem lá aparece e é ridicularizado. Uma gotinha no oceano da comunicação da Samsung pode ser um tsunami na carreira de algúem (ou então, no mundo em que vivemos, torná-la um sucesso).

Ainda assim, há culpas da Samsung sim senhor, mas quem se dispõe a andar à chuva seria aconselhável que levasse ou soubesse usar um chapéu de chuva.

I. disse...

Concordo com o que foi dito sobre a samsung.

Em relação ao video da Pepa... Acho que a maior indignação, pelo que tenho lido, é mesma pela falta de conteúdo do que diz, e a forma como diz, é que não se aproveita nada! E sim, é muito mais fácil julgar pela negativa.
Quando aceitamos este tipo de parcerias, pelo menos no meu caso, gostaria de passar a melhor imagem de mim, o que no caso da Pepa não se verificou.
Nem a censuro por querer ou deixar de querer uma carteira da Chanel, eu também quero uma kelly bag, mas isso não é objectivo pessoal.
Já li imensos posts do seu blog, e vi pequenas entrevistas no youtube, e nem por uma vez fiquei com a ideia que é desprovida de bom senso. Ás vezes pode ser mal interpretada, e quando se tem blog como o seu, está-se sempre mais susceptível, mas em si noto uma preocupação e discernimento que no caso da Pepa, passou-lhe tudo ao lado, e vou querer pensar que é por ser jovem.

Paula disse...

Mais uma vez dizes tudo o que precisa de ser dito.
Desejos são coisas que que queremos. Não têm de ser possíveis, exequíveis e muito menos politicamente correctas. Para isso temos a miss Universo a pedir pela paz no mundo.
A Samsung esteve mal a fazer o seu trabalho, não sei quem são os seus consultores de comunicação ou se têm alguns. Deviam contratar alguém que saiba gerir a crise!
vidademulheraos40.blogspot.com.

Marta disse...

Cada um deseja o que deseja e a Pipoca sabe bem o que é ser criticada pelos desejos que se têm. Ainda recentemente a sua caixa de comentários foi inundada de críticas, só porque publicou umas fotos de objectos que não estão ao alcance de todas as bolsas... É-me indiferente que a Pepa queira uma mala chanel. Cada um quer o que quer. A única coisa que me "incomodou", se é que se pode chamar incómodo ao que senti, é mesmo o tom de voz e a forma arrastada de falar. Não gosto. Lembra-me a forma de falar dos bêbados ou de alguém que teve um acidente vascular cerebral (não é piada de mau gosto, depois de ter um avc a minha avó falava assim). A Pepa terá o seu mérito, tem uma voz que importa no mundo em que se move (ou qualquer coisa semelhante, como ela disse), podia fazer um esforço para melhorar a sua dicção...

Anónimo disse...

É um tom forçado. Topa-se a léguas

Pedro disse...

Pipoca, achas mesmo que o "gozo" deste video é a mala "channel"? Isso são peanuts...

O mais engraçado disto tudo é ter quase a certeza da moça não perceber o pq de estar a ser tão gozada.

Arine disse...

Acabei de ver o vídeo, assim como já tinha visto os outros três, pertencentes aos outros blogs e não vi nada de especial.
Não percebo o que as pessoas querem...ela falou dos sonhos dela, se é ter uma mala chanel ou um castelo ninguém tem nada a ver com isso.
Será que já não se pode sonhar?
Penso que falta bom senso a muitas pessoas :)

A Leoa Citadina disse...

LOLOLOLOLOL tipo...

Anónimo disse...

Quanto a mim, não é o que ela diz mas a forma como o diz, que concordo com o irritante já lido anteriormente.
Depois, uma coisa é ler e ver fotos publicadas, tal como referes Pipoca (em que pode ser interpretado de diferentes formas por quem lê), outra é ouvir e ver, como o caso desta senhora, que nem me aquece nem me arrefece visto que não a conheço, nem nunca a vi nem falei com ela, logo os desejos são dela!

No fundo aqui, se tudo o que tivesse dito, tivesse sido de forma diferente, mais casual/normal, o burburinho não iria existir...a miúda pode ser um amor, uma inteligência, uma simpatia mas borrou a pintura com tanta vaidade! É daquelas miúdas giras que caladinhas estão no seu melhor, a não ser (e quero acreditar que sim), exagerou no tom e nos tiques para o video...como diz o Anónimo, para mim, é o conjunto, não é a mala que as pessoas fazem questão de focar!

Quanto à Samsung, pensando bem, conseguiu o que queria, pois muita gente hoje, amanhã e depois comentarão os vídeos e por parvinha passará a miúda e não a marca (mas isto sou eu que digo, que não passo por uma leiga)!

Ana Sofia

Brandão disse...

Foi-se aos limites, quer na defesa, quer na acusação. A Samsung é a única que fica mal nisto tudo e há bloggers que nunca deviam dar nem voz, nem corpo, nem cara aos nomes que ostentam. A Pêpa é tonta, fala mal, cheia de afectações e desejos parvos. parvos, porque não se coadunam com os tempos que se vivem. Claro que os desejos são isso tudo e muito mais, mas são também coerentes com uma aspiração de sociedade, como acabar com a fome, haver emprego para todos, querer poder por os filhos a estudar, ter dinheiro para uma casa. Todo o discurso da moça é de uma tontice extrema que dificilmente consigo ver alguém a rever-se nele. Uma mala de cerca de 1.500 euros e desejar poder ter uma dessas com o dinheiro dela?! Que constatou que desde que começou a trabalhar, deixou de ter tanto tempo para si mesma? Enfim. Preocupo-me mais com uma deputada a conduzir em coma alcoólico e manter-se em funções...

Unknown disse...

O que acho é td isto não pssa de uma infeliz estratégia de marketing p/ parte da Samsung. Estariam perfeitamente cientes da celeuma que os vídeos iriam provocar, tornando-se virais num curto espaço de tempo. E quem garante que os primeiros posts contestadores não serão posts a servirem de base de arranque à polémica? Caso esta polémica não tivesse existido quantos teriam tomado conhecimento dos vídeos?

Anónimo disse...

Se trabalha na área da moda, não sabe o que é uma 2.55?? Chama-lhe de "aquela Chanel preta clássica (que dá bem com tudo)"! Não é fútil, é oca mesmo!

Anónimo disse...

Sim sim porque as bloggers de moda são umas inocentes no meio disto tudo. O tom de voz, os desejos que pedem ...são inocentes. Coitadas, nem oportunidade tiveram para ver o resultado final do trabalho da campanha antes de sair para o ar. Umas inocente. Estas e as que publicam desejos de aniversários igualmente futeis. Caramba isto é uma campanha à Samsung de muito mau gosto. E as "meninas" sabiam bem o que ia para o ar. Nã se trata de uma entrevista mas sim de uma campanha publicitária. Mas de muito mau gosto mesmo. Como é possível terem deixado escapar isto? Não venham com conversas de que o jornalista aqui e a pobre da blogger acolá. O resultado é mau. Ponto. Culpa da Samsung, culpa dos criativos, culpa das bloggers que não tem a noção daquilo a que se expõem e desta gente toda que se esquece em que mundo vive.

Joana disse...

Já cá faltavam estas "postas de pescada"...

B disse...

Vicissitudes de se encontrar exposta a um meio público, submetido ao escrutínio de todos. O problema não está no facto de ela querer uma mala Chanel ou um bidé da Roca. O problema está que a Samsung a escolheu como exemplo... não sei bem do quê. Mas há coisinhas bem piores que ser comentada nas redes sociais, como passar fominha ou não ter emprego. Ou as pessoas pensam que vivem numa bolhinha Actimel em que só os da sua condição social estão conscientes dos seus actos e como tal, exaltam publicamente as suas virtudes e recriminam privadamente a sua pessoa? Esse tempo já lá vai, bem vindos à globalização. E sim, se houver uma vaquinha eu dou 10 tostões para que a Filipa Xavier tenha a mala que quer.
E o que é certo é que o tempo dirá se isto não vai correr a favor dela.

Anónimo disse...

Credo, não compreendo tanta coisa com o video. Esta gentinha queixa-se dela, mas quando vê um iPhone, quer logo -.-
Não há paciência.

Anónimo disse...

Apenas constato que se criaram demasiadas "profissoes" (areas profissionais) desnecessarias e com gente sem conhecimento.
E não me estou a referir à senhora do video.
Estou-me a referir ao pessoal da Samsung responsavel por isto.
Valia mais a Samsung pedir a um Engenheiro qualquer para fazer o serviço de Marketing nas horas vagas.

Anónimo disse...

A eliminação dos videos foi estratégica. Todos os querem ver, todos falam da Samsung...

revoltadinha lol disse...

fico triste, fico muito triste.. a samsung tem ajudado programas de investigação portugueses e o governo tem andado a bloquear as verbas para a investigação, dinheiro que não lhe pertence e é intocável.. fazia um apelo já que estão tão interessados na samsung que se revoltem contra isso porque está em causa o futuro de muitos investigadores que trabalham para desenvolver esses produtos todos catitas. Como jornalista Ana peço-te encarecidamente que investigues e exponhas isso, ou então peças ao teu marido que é o suposto expert em gadgets. Acho que o problema de Portugal passa por aí, darem mais importância a esta miúda que tem o desejo de ter uma channel e que não é nenhum crime, do que dar importância a algo que é efectivamente um crime. Os vossos impostos não estão a ser gastos na channel desta miúda, estão a ser gastos com este governo de maus gestores!

Anónimo disse...

Ninguém está chateado ou indignado (de forma séria, sem ironias). Antes pelo contrário, estamos todos a rir. Daí tudo neste post ser despropositado. Ninguém "alterou" a imagem da pessoa que está a falar. Ela é mesmo assim e nós, tipo, rimo-nos do super ridículo que isso é.

Anónimo disse...

PIOR que a mala da Pepa.
PIOR que a Pepa ser uma "wannabetia".
PIOR que o desfasamento à realidade.
É O 'TREUZE' DA MARIA GUEDES!!!
Ohh valha-me DEUS!!!

vadio disse...

Uma nota breve:

A campanha foi, segundo admissão dos próprios, concebida por um dos cinco participantes (http://www.andthisisreality.com/).

A ser assim, sai fragilizado o argumento principal deste post - 'os jornalistas, às vezes, deturpam o que dizemos'.

Uma vez mais, a ser assim, é mais provável que o trabalho tenha sido concebido, planeado e executado com o total acordo dos intervenientes e da própria empresa.

A ser assim, ninguém sai bem da fotografia e não é só por causa da malinha (um momento apenas caricato); é porque ninguém percebeu quão ridícula é a proposta, é porque ninguém se apercebeu de quão ridículo se tornou o produto final e é porque, mais tarde ainda, ninguém pensou sobre quão ridícula passaria a ser a imagem de uma marca generalista depois de se associar a tão vulgares (entenda-se 'absolutamente pobres') testemunhos.

É por isso que o caso é grave. Porque nos mostra como uma empresa mal aconselhada se pode espalhar por completo (a ideia de uma marca generalista se associar a um nicho muito bizarro que funciona em circuito fechado de auto-referenciação, seja ele qual for, é tão peregrina que até dói...).


R. disse...

Ahaah haja alguem que também tenha reparado no "dois mil e treuuuuuuuze" da Maria Guedes! #acheiquefoceeeemorrer!! LOL os videos estao todos pessimos sem excepcao! R.

Anónimo disse...

É fútil porque nasceu rica e não dá valor a isso!
Nós, os que não somos de "boas famílias" porque não nascemos ricos (e isto foste tu que disseste bem subentendido no teu texto), damos bom valor ao dinheiro e aprendemos a ter o bom tom de não gozar com os outros...

tiagodna disse...

Right on. Vivemos no mesmo planeta, as nossas preocupações devem (deveriam) ser com o bem-estar, condições de vida e acesso a bens e serviços de primeira necessidade por parte dos quem nos rodeia.

Este vídeo evidencia a falta de consciência social de que padece a sociedade. Há quem tenha posses e tenha consciência social, discordo dessa visão dos endinheirados vs pobres. Estou bem na vida, sem ser rico, e partilho da preocupação, fazendo o que posso (embora devesse fazer mais ainda) pelos que passam um momento menos feliz em termos financeiros.

A Pepa levou por tabela pois a sua opinião chegou a todos. De resto liberdade de expressão é um direito inalienável, tanto para a Pepa como para os visualizadores do vídeo.

Anónimo disse...

Depois destes comentários sobre uma senhora tontinha que padece que vários problemas, meus caros... temos o país que merecemos e ponto final. Passos, o reino é teu, força.

Bruno Leal disse...

Coitado do namorado da menina. Já viram o que é levar com a conversa da carteira preta todos os dias? Também não percebo porque é que a Samsung retirou os vídeos. A insensibilidade social, o snobismo e a prepotência, de quem em tempo de crise não profere, quando lhe é dado tempo de antena nem uma palavra sobre o assunto, devem ser vistas por toda a gente e assumidas pelos próprios. E no fundo as duas coisas aconteceram à mesma... Por isso onde está o escândalo? No fim de contas eu fartei-me de rir a ver este vídeo, assim como me rio com quase todas as declarações de quem orbita à volta do mundo da moda. Quem não anda na sua órbita, mas o constrói todos os dias e faz assim parte dele, felizmente são por norma pessoas um bocadinho diferentes...

tiagodna disse...

Right on. Vivemos no mesmo planeta, as nossas preocupações devem (deveriam) ser com o bem-estar, condições de vida e acesso a bens e serviços de primeira necessidade por parte dos quem nos rodeia.

Este vídeo evidencia a falta de consciência social de que padece a sociedade. Há quem tenha posses e tenha consciência social, discordo dessa visão dos endinheirados vs pobres. Estou bem na vida, sem ser rico, e partilho da preocupação, fazendo o que posso (embora devesse fazer mais ainda) pelos que passam um momento menos feliz em termos financeiros.

A Pepa levou por tabela pois a sua opinião chegou a todos. De resto liberdade de expressão é um direito inalienável, tanto para a Pepa como para os visualizadores do vídeo.

Anónimo disse...

Todas as miudas de 20 anos? Há miudas de 20 anos que gostam de moda, e o que desejam para 2013 é ter comida na mesa. só isso...

Anónimo disse...

PAREM DE ESCREVER 'CHANEL' COM 2 N's!!!
Parecem a Maria Guedes com o 'TREUZE'!

Eva Duarte disse...

A grande maioria de nós, não se identifica com pessoas assim...

Anónimo disse...

Só quero chamar a atenção que o facto de os vídeos terem sido retirados pela Samsung pode muito bem ser uma "jogada" muito interessante e inteligente, sendo que a procura dos mesmos vai aumentar.

Cumprimentos

P.S. Independente de tudo os vídeos em questão são ridículos.

Anónimo disse...

Cansei-me de ler tantos comentários em defesa de uma jovem menina que queria apenas uma "mala channel clássica preta" para 2013... No que me diz respeito o cerne da questão nem está ai. Pessoas pobres de espirito, palermas, tontas...há por ai "resmas", "paletes"... MAs quando se é figura publica, têm-se exposição...Por isso a Filipa foi escolhida (paga) para fazer este vídeo. E quando se é figura publica há também responsabilidades pela forma como se expressam e dão a sua opinião ao mundo. Quando as palavras são escritas, faladas publicamente...num fórum como um blog, um vídeo publicitário, jornal, revista, livro etc etc deixam de pertencer apenas aos próprios para ser do publico em geral. Há pessoas que simplesmente não deveriam ser deixadas "soltas" para emitirem opiniões, deveriam-se restringir a um guião. A Filipa provavelmente é uma dessas pessoas, mas aqui a grande responsabilidade é claramente da Samsung! Num momento tão difícil em que tantas famílias em Portugal atravessam sérias dificuldades é de facto completamente desinspirador ver um vídeo destes. Seria quase como ler no seu blog que a sua maior aspiração seria comprar uns louboutin com o dinheiro que guarda no seu porquinho mealheiro! Até o pode fazer e partilhar com as suas amigas, mas partilhar com o mundo??!!!Sinceramente haja muita paciência!!! Elsa M.

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Anónimo disse...

Cada um com os seus desejos :)

Unknown disse...

Não gosto de julgar as pessoas superficialmente... Espero que essa menina Pepa, apesar de tudo ainda ganhe alguma notoriedade e que isso até lhe traga algo de bom... Quiça a almejada mala Chanel. Na verdade não conheço a miuda, mas confesso que apesar do tom irritante (é verdade), tenho imensa curiosidade em ir conhecer o seu blog :)

B. disse...

Pipoca, antes de mais eu, que muitas vezes discordo de algumas opiniões suas, dou-lhe os meus parabéns pela maneira como colocou as coisas, sobretudo quando se vê a Pepa a ser enxovalhada pelo facebook de uma forma que dói e que é desnecessária. Da minha parte, o que vi foi uma miúda a falar sobre os seus desejos e referindo que UM deles seria ter dinheiro para poder comprar a dita mala. Quantos de nós não tivémos já desejos desses? E quantos de nós não comprámos efectivamente coisas fúteis, porque as queríamos muito? E se é com o nosso dinheiro e se não devemos nada a ninguém, qual é o problema? Quanto a gozarem com a maneira como ela fala...enfim, a verdade é que conheço pessoas, que pela sua educação, falam dessa forma e gozaria tanto com elas como com qualquer pessoa que tenha um sotaque diferente do meu...

Unknown disse...

Concordo que o tom de voz e dicção da Pepa sejam um tanto ou quanto irritantes, mas daí a condená-la...

Anónimo disse...

Isso é uma compra. Quem tem dinheiro, compra o que quer. Agora incluir tal futilidade na rúbrica "desejos para o ano novo" e sendo todos os outros desejos tão vagos e apenas este específico é simplesmente défice intelectual e delírio materialista.

Se quer a mala que peça saúde e emprego. Caso seja agraciada com esses desejos terá condições para comprar o que quer.

Marta disse...

Tipo, uma coisa é uma entrevista editada e em que o conteúdo pode efectivamente ser manipulado. Aqui ouviu-se perfeitamente e não foi apenas essa parte mas todo o tom, há bloggers que devem se facto ficar atrás dos teclados, porque se ganham voz metem muito medo!! Para além disso escusado será dizer que nos tempos que correm estas coisas sim, caem mal para além de serem de uma futilidade sem tamanho...
E depois, tipo sei lá, ainda se fosse uma Birkin!! mas a carteirinha pode ser Chanel mas é feia que dói!!!

Anónimo disse...

O problema não está no desejo expresso da "piquena" ter a sua chanel, está no conteúdo de toda a sua conversa. Como é possível, uma jovem moderna, com acesso à informação viver pejada de tiques...
Ter acesso a bens materias não é censurável, o que fica feio e bacoco é a forma obstinada de querer transmitir ao "mundo" que uma simples carteira é o seu desejo mais obstinado.

Anónimo disse...

sim fútil por querer a porra de uma Chanel!!! e por não dizer nada de jeito quando há tanta coisa interessante para se dizer neste mundo! coisas supérfluas, que duram pouco e são caras e não trazem qualquer benefício ao teu desenvolvimento intelectual são fúteis!
Susana

Anónimo disse...

Não sei o que é mais ridículo, a figurinha ou defender a figurinha?! Concordo com a Eva são pouquíssimas as pessoas que se identificam com este género de gente! E sinceramente a ideia que esta publicidade transmite é que os bloggers não passam de gente futil e vazia.

Progulka disse...

Eu tive alguma dificuldade em perceber certas palavras que ela dizia, devido à forma de falar. Esta dicção daria, sem dúvida, uma boa caricatura do Herman. Mas não vejo problema nenhum no facto de ela querer comprar uma mala Chanel com o dinheiro que ela própria está a juntar. Acho que se está a dar uma importância excessiva a este assunto...

Liliana Pereira disse...

Ia comentar mas depois de ler tamanhas barbaridades por aqui na caixa de comentários, fico-me por um "cada um diz o que quer mas que o vídeo é tonto lá isso é"!

Unknown disse...

O assunto da deputada dava um excelente post! Eu, espero pelo resultado! Uma pessoa que devia ser o exemplo para o comum cidadão... E se atropelasse uma pessoa mortalmente? Com certeza que iam inventar que a pessoa estava a atravessar a rua fora da passadeira. Enfim... Quanto à Pepa, de certeza que o seu blogue atingiu o pico de visitas! hehehehehe

MyNameIsTooWeird disse...

Há que compreender que a menina provavelmente nunca esteve exposta a situações económicas difíceis..portanto compreendo que a dita cuja seja um bocado "desfezadinha" a falar e na maneira de estar..Quanto à Chanel-rica-do-meu-coração, qual era a mulher que não gostaria de ter uma e ainda mais poder pagá-la com o nosso próprio dinheiro, hmm?

Anónimo disse...

Professor Luís R., um grande bem haja de um antigo aluno seu! Quem o conhece sabe bem que gosta da marca da maça! Deixe lá os Coreanos em paz :)

Um grande abraço!

Happy Trends ;)

G. disse...

É por isso que eu gosto tanto de te ler!!! Disseste tudo o que me apetecia dizer qd vi os videos! :)

Anónimo disse...

http://indecentementeinocente.blogspot.pt/2013/01/eu-gostava.html
Pipoca aconselho-a a ler o post desta blogger, para perceber que, as pessoas ficaram tocadas, pela negativa, com este vídeo não pela "fofa" da Pépa querer comprar a chanel com o dinherinho dela mas pelo facto de enquanto a querida Pépa poupa dinheiro para a sua chanel umas dezenas de pessoas poupam uns trocos nas ruas de Portugal para poderem comprar alguma coisa para comer.
Como a pipoca diz várias vezes, não podemos acabar com toda a fome que há no mundo e blá blá blá, é verdade, mas se todos pensarmos assim ninguém ajuda ninguém. Isto tudo para dizer SIM, estes desejos caem mal a muita gente, não pela razão que cita "ter dinheiro é sempre meio caminho andado para chatear os outros" mas porque quem tem dinheiro que o gaste nas futilidades que quiser, mas tenha um bocado de senso comum quando for abrir a boca. Porque é muito feio comer à frente de quem tem fome.

Secretária Encantada disse...

A mim o que me xateia mais, não foi o que ela disse ou o que disse... acho os videos muitos amadores e acho que isso não devia ser coisa da samsung... e o conteudo parece-me futil. apenas isso na minha modestia opinião

Anónimo disse...

Concordo. Realmente as reacções das pessoas que criticaram este video foram um exagero. Qual é o mal da rapariga estar a juntar dinheiro para comprar uma mala da Chanel? Cada um guarda dinheiro para o que quer - há realmente assim tanta diferença entre uma mala de luxo e os aparelhos tecnológicos XPTO que toda a gente quer comprar hoje em dia? É ridículo que as pessoas só se contentem em atacarem-se umas às outras.

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAH!! Estou para aqui a rebolar-me a rir!!


Ana Carmo

Anónimo disse...

Acho que toda a gente devia ter calma e perceber que ela é uma miúda. Afectada? Sim. Desfasada da realidade? Também. Mas isso não justifica o linchamento de que está a ser alvo. Com comentários no vídeo que vão desde o insulto mais "básico" ao "devia morrer". Ela estava a falar dos seus desejos pessoais para 2013, que foi aquilo que lhe foi pedido. Como blogger de moda, teria necessariamente que fazer alguma referência à mesma. Se fosse um homem a dizer que estava a juntar dinheiro para em 2013 comprar o seu carro de sonho, de certeza que ninguém daria importância. Enfim.

C.S disse...

A miúda pode desejar o que quiser, não ia pedir a paz no mundo se a realidade dela e os objetivos de vida não passam de ter uma "mala clássica Chanel". De facto, a culpa não é delas. É de quem não lhes deu um guião para lerem coisas de jeito com mais sentido (já que isto não era um vídeo para mostrar ao pai e à mãe, mas sim uma campanha publicitária viral que envolve algumas centenas de euros - não acredito que tenha custado mais que isso, tendo em conta o resultado deplorável), que ficassem "bem na fotografia", porque provavelmente queriam uma coisa que parecesse mais natural, que não fosse decorada. E assim elas foram exatamente aquilo que são na vida real, benzás Deus. E pronto, a mais não são obrigadas, quem quer come, quem não quer bota na borda do prato. Se a Samsung lhes quis dar este protagonismo por achar que tinham competência para representar a marca e, sem orientação nenhuma, elas não fizeram mais do que ser elas próprias, então meus filhos, agora aguentem-se à bronca... Não aprovaram? Então temos pena. É para aprenderem (e serve de lição para outras marcas) que nem toda a gente, só porque escreve meia dúzia de baboseiras numa página na internet e tem algumas dezenas de miúdas tontas como seguidoras, tem capacidade para mais do que isso mesmo: escrever meia dúzia de baboseiras...

Secretária Encantada disse...

Eu achei os videos futeis e amadores, não me parece uma coisa com qualidade, como já referiram (e não tou a falar do tema, estou a falar da imagem em si)...estão para ali a falar sozinhos, há qualquer coisa que não bate bem... Qto ao que foi dito, acho futil, mas ha gostos para td... como diz a ML o video é tonto e ponto... e qto á samsung... foi pior a emenda que o soneto...

Anónimo disse...

A Samsung fez a melhor campanha da vida deles, já dizia a outra..." falem bem ou mal de mim...mas falem"

Marta G.

Unknown disse...

Nem vou comentar as barbaridades de alguns comentários
Digam me só uma coisa, todos nos não desejamos algo nem que seja a maior futilidade possivel!!!
Eu desejo tanta coisa, algumas concretizo e outras vou sonhado.
Eu também sou criticada por ter feito uma viagem em 2012 por uma pessoa, mas nem liguei.

Concordo em pleno com as tuas palavras e esta aberta a discussão

Anónimo disse...

E "N's" quer dizer o quê? Desde quando o plural das letras é feita desta maneira?

FATIMA disse...

Acho que toda a gente pode desejar o que quiser...eu por mim queria 20 malas Chanel...mas tem de se ter atenção o timing em q se exprimem tais desejos....numa época em que grande parte dos Portugueses deseja é ter dinheiro para sobreviver....se calhar caiu um bocadinho mal o desejo da moça! E francamente não sei o que tais desejos e/ou videos contribuam para a publicidade e sucesso da marca Samsung...mas eles lá devem saber!

Duarte disse...

Percebo a sua indignação mas, caramba, aquilo é mesmo frívolo (e humorístico!). E acho que globalmente não é inveja: é gozar com uma parola "wannabe" armada aos cucos e desfasada da realidade (como, aliás, sublinhou).
Mas numa coisa concordamos, boa parte da culpa é mesmo da Samsung...

Miguel Esteves Cardoso disse...

Querida Pipoca,

Li com atenção o seu post (isto de termos sido os dois jornalistas acaba por, de alguma forma, nos unir) e parece-me que caiu numa em alguns lugares infelizes, porventura por azar, que passarei a destacar.

1 - "Mas acredito que o tom de menina de boas famílias possa chatear quem vê (ter dinheiro é sempre meio caminho andado para chatear os outros)".

Este é talvez o erro principal. Mal estamos se alguém com uma dicção errada das palavras e que tenta não mexer os lábios enquanto fala é sinónimo de "menina de boas famílias". Ser de boas famílias, ou ser bom, revela-se através de atitudes, gestos, valores, de honra e coerência. Não se revela, por muito que acredite nisso, através da pronúncia, do ângulo com que se cruza a perna, ou da inércia dos lábios.

Quando ao comentário sobre o dinheiro, parece-me revelar um preconceito bastante grande, talvez algo aristocrático, que em nada lhe fica bem.

2 - Deverá perceber que, para o comum dos mortais, ouvir alguém dizer que "comprar uma carteira" é uma "conquista pessoal" é terrível. Isso demonstra o quão baixas poderão ser as expectativas relativamente a essa pessoa. Bem sei que vivemos numa sociedade bastante tolerável, em que criticar o outro parece mal. A pipoca chega a dizer: "É queque e blasé, mas é o tom dela." Infelizmente, não é aceitável justificar alguma coisa com um simples "mas pronto, ela é assim mesmo". Ser "assim" não é característica nenhuma. Ser "assim" não tem valor. Todos, de uma maneira ou de outra, somos "assim", de alguma maneira, e isso não nos define como seres humanos. Dizer que se é "assim mesmo" é o princípio para aceitar tudo, e esse é o princípio do fim. Se ela é assim, e se pensa que uma conquista pessoal grande é comprar uma carteira, então estamos aqui todos para a ajudar a pensar mais alto, a ensiná-la que há algo de mais interessante, que por entre esta vida há palavras, para além das carteiras, que a poderão ajudar a abrir umas frinchas de luz por entre essa parede dura de tijolo que é a realidade. Eleger as carteiras como objectivo mais alto é, como tal, fútil. Querer justificar a futilidade apenas com o simples facto de que alguém é "assim mesmo" é preocupante.

Um cordial abraço,

MEC

SA disse...

não há qualquer hipótese de escamotear este vídeo e os outros: a futilidade é tão evidente, que ela podia estar a falar de filosofia quântica que a coisa não melhoraria. Como é evidente, as reacções só podiam ser as que se seguiram. A marca é que usou, abusou. E agora tira o tapete, retirando os vídeos, em total desrespeito para com os convidados... pior a emenda que o soneto.

Anónimo disse...

Não há nada de errado no video da menina Pepa, mas também não há nada de extraordinário...basicamente o video faz com que não me apeteca saber quem é, o que faz e o que vai fazer. Despertou-me o maior desinteresse possivel!! Uma pessoa desinteressante pode ser bonita, pode ter bom gosto e pode ter gente que a segue e que goste dela!! Mas que é, para mim, um video muito tonto, é!! Como um video de góticos e de heavy metal e de etc etc poderia ser para a mesma classe queque e blasé...

FATIMA disse...

FABULOUS!!!! tenho repetido isso mentalmente vezes sem conta!!!!

Unknown disse...

Oh e quem não sonha com algo material? Quem responde não é mentira. Todos nos desejamos, a um momento, algo material. Olha, eu queria uma Louis Vuitton! E depois?
Mesmo que deixasse de pagar todas as minhas facturas para a comprar, o que tinham todos a ver com o que eu fazia?
Acho muito facil criticar, especialmente num pais em crise como Portugal onde existe mais ciume de quem tem que de apoio e solidariedade entre o povo!

FR disse...

Porque será que a malta do "dor de cotovelo" é sempre anónima?

Anónimo disse...

"Treuze" é regionalismo. As pessoas de Lisboa pronunciam assim. E qual é o problema? Nenhum. Caso contrário, andaríamos todos a corrigir os alentejanos, os portuenses, os açorianos e por aí afora (sim, afora).

SA disse...

pelo que li, lá fora a samsung anda a fazer ainda mais cagada do que cá: http://www.pcworld.com/article/261860/samsung_allegedly_threatens_to_strand_bloggers_in_berlin.html
sinceramente, uma marca internacional meter-se nestes assados com bloggers? Ainda se fosse algum Cristiano Ronaldo ou alguém de sucesso do conhecimento do grande público, agora bloggers, com todo o respeito que me merecem, a maior parte deles não é conhecida do público em geral?!

Anónimo disse...

Já pensou que se calhar o que as pessoas queriam era que andássemos todos bem e não "todos na penumbra"? Num ano em que cada vez mais famílias portuguesas passam fome, uma marca aliar-se a futilidades é pouco inteligente.
"Esta gente incomoda-se com tudo e mais alguma coisa, já não há pachorra. Mas é porque há uns a passar fome que outros não podem comprar um BMW? Isto faz algum sentido? Juro que não consigo compreender..." - Não! É por uns passarem fome,que outros compram um BMW, e é por isso que as pessoas ficam indignadas perante claras demonstrações de falta de sensibilidade!

Anónimo disse...

Concordo a 100%!
Obrigada Pipoca por conseguires por por escrito tudo o que eu estava a sentir e não sabia como expressar!

revoltadinha lol disse...

pois acho que vou continuar sem resposta..

Anónimo disse...

Se não é profissional da comunicação não devia ser blogger e ganhar dinheiro a fazer comunicação.

O CASSULA. disse...

Sei Lá nao era para Samsung o para a Chanel sei lá...

SA disse...

o mal é que neste país tudo gira em torno dos conhecimentos... diz o criativo: opa vamos apostar em meia duzia de bloggers, eu ate sou amigo de uns quantos...

Anónimo disse...

Não é por um simples vídeo dito "fútil" que vou deixar de comprar produtos da marca Samsung. Tenho alguns objectos e não me arrependo, pelo contrário, são muito bons e fáceis de usar.
Mas voltando ao caso do vídeo, primeiro, a empresa decidiu retirar os vídeos porque não sabe lidar com críticas ou porque estava farta de ouvir a opinião do público? O que é que estavam à espera? Costuma-se dizer "Quem em cu tem medo"

Opinião pessoal para terminar: eu para 2013 peço saúde, amor, e boas notas! Good day everyone! :-)

Anónimo disse...

E eu que conheço resmas e resmas de miúdas assim? Passem pela ESAD ali em Matosinhos...

Anónimo disse...

nenhum país civilizado precisa das pepas e das coisas q elas dizem. a pepa é o reflexo do país, individado... no caso dela a divida é a inteligência.

a.girls.dream disse...

Confesso que não consigo perceber o alarido à volta do desejo de ela ter uma Chanel... Ela até disse que andava ou queria poupar dinheiro para uma... Então qual é o problema?...

http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/

apipocamaisdoce disse...

Caramba, só para ter o MEC a comentar este post já valeu a pena a Pepa querer uma Chanel. Obrigada, Pepa, obrigada, Samsung!

Concordo em alguns pontos, noutros nem tanto. Eu não disse que o tom com que ela fala justifica o conteúdo, ou que a desculpa, disse apenas que é por causa do tom que muita gente lhe aponta o dedo. E, quanto a isso, que vai ela fazer? Se sempre falou assim, vai agora começar a tentar falar de outra maneira, menos afectada? Ela tem é de trabalhar o conteúdo! Alguém deixou por aqui um comentário que explica mais ou menos o que eu quis dizer: ela podia estar a falar de física quântica, que dava igual. O que incomoda é o tom, incomoda assistir ao discurso de uma pessoa que mais parece uma personagem do Herman, uma personagem que achamos só existir em ficção, uma personagem que já se julgava arrumada. Acredito que a Pepa, da pior maneira, vai aprender a pensar duas vezes antes de falar ao mundo. Mas também acho que esta crucificação generalizada é um exagero e, em grande parte, fruto do falso moralismo em que vivemos todos.

Jorge Vaz Nande disse...

Nao se estará a levar isto um pouco longe demais? A miúda é meio parola. A gente ri-se. Amanhã já ninguém se lembra. E pronto.

Lótus Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ADEK disse...

Bemmmmm, fui lá espreitar a página de Facebook da Chanel, e tenho pena da rapariga se for ler aquilo. Todos dizemos que não ligamos ao que os outros pensam, mas há coisas que fazem impressão. O facto da Pêpa (é mesmo com o acento?) querer uma mala Chanel é apenas isso: um facto. O dinheiro é dela, e cada um faz o que quer com o seu. O vídeo em si é um pouquinho amorfo, e não o veria com muito bons olhos como publicidade da Samsung. Sou cliente dele, e de certa forma sinto-me um pouco "insultada", se acham que me vão convencer com vídeos tão totós. A protagonista não tem culpa nenhuma disso; parece-me que ela fez apenas aquilo que era suposto... Se me perguntassem os desejos para 2013 provavelmente também enfiaria um desejo materialista qualquer no meio da "saúde, felicidade e trabalho"...

Amanhã surge outra coisa qualquer e já ninguém se lembra disto. Vivam as redes sociais!

S. disse...

Muito bem escrito, cheia de razão. Videos e campanhas à parte e sabendo que a minha opinião vale o que vale (nada), gosto muito mais deste blog quando escreves textos assim. Tenho pena que já não o faças tanto.

Anónimo disse...

Genteee informem la a samsung q pode voltar a colocar os videos q a o desejo da pepa ja foi realizado e ngm tem q s chatear LOL
https://www.facebook.com/pages/PERSONALTIME/155544953917

haja paciencia pra esta gente! Sempre de mal com a vida...
façam o favor de ser felizes :)

zavi disse...

as pessoas de Lisboa? Regionalismo? Não, anónimo, treuze é mesmo ignorância.

Anónimo disse...

Eu nao percebo tanta revolta. Ok que o video é uma parvoice mas e depois?

Anónimo disse...

Se ela tivesse dito, paz no mundo? Seria menos fútil.
A mim se me perguntarem qual é o meu maior desejo material, à muitos anos que é uma nikon profissional e uma chanel. Sim, como a que a menina quer.
E não vejo mal nenhum nisso. Não sou fútil por querer algo. De momento não o posso ter, mas quando reunir condições para tal, terei. Sou fútil por isso? Ah pois, todos as vezes que colaboro com o banco alimentar, que não ignoro as meninas que tentam vender brinquedos a 5 euros para só uma minoria reverter a favor das instituições, ser capaz de dar do meu saco de compras comida a um sem-abrigo que me pede, não me serve de nada não é? Sou futil só porque gostaria de ter uma chanel...
Oh please, a moça é nova, trabalha com moda, SE o desejo dela fosse uma mala de 11 euros na primark, já soava melhor?
Apertem o juizo.

Raquel

Anónimo disse...

Apoiado Pipoca! Não conheço a Pépa nem sei se é afectada, fútil ou todas essas coisas que lhe têm chamado mas bolas... Fico feliz por ver que estamos rodeados de Misses Mundo, que só desejam paz, amor e emprego para 2013!

estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

Unknown disse...

ahahahahah Isto topa-se a léguas que, além de ser pessoal com dor de cotovelo, é pessoal pobre! Tipo ... não sabem escrever "Chanel". Vergonhoso! ahahahaha

Caturreiro que até já leu um livro disse...

Adoro, adoro, adoro ler aqui comentário de CEO de coisas.
Chiquérrimo!!!!
Um máximo o que encontramos por aqui... Votos que o trading de hoje seja fantástico e que os stockholders aqui consigam ler estes comentários para ver como o seu CEO é o máximo!!

Adorei

Parabéns ao Blog, viva a Samsung e votos que continue a haver lugar no mundo para todos...

Isa Machado disse...

Opá acho que ela não diz nada de mal, será uma conquista para ela, e ela fala em a comprar com o seu trabalho, ninguem tem nada haver com o que ela fará com o seu dinheiro. Portugal tá em crise, ok, está, nem toda a gente tem trabalho, mas a moça ao comprar uma mala vai fazer algo contra isso?! Não vai! Revoltem-se com os governantes, não com um video de uma moça que pode fazer o que bem lhe apetecer com o seu dinheiro! Que gente, e que filme com esta história!

Beijinhos

filipa disse...

tanto stress por causa disto? por causa de uma maneira de falar irritante e de uma mala? realmente as pessoas andam mesmo a indignar-se com as coisas certas --'

Anónimo disse...

tem calma. toma um comprimido que isso passa te!!

Anónimo disse...

Mas alguém me explica qual e o mal do video? Qual é sequer o mal de querer uma Chanel? Ou deve Pepa dar o dinheiro que juntou à sopa dos pobres para não parecer mal ? Não vejo qual é a diferença entre este video e o post da pipoca sobre o que gostava de receber nos anos! (bem, aí também havia muitos indignadinhos)

Eu AMAVA ter uma Chanel! - devo-me sentir culpada por este desejo ? ou como não sou famosa já posso querer?

Por amor de deus, isto está cheio de invejosos e falsos moralistas! Controlem-se gente!

disse...

Eu vi o vídeo do Tiago, da Susana e da Pepa. Na minha modesta opinião, acho que o único vídeo que se aproveita destes 3 é o do Tiago (não o conhecia a ele, nem ao blogue dele).
Os vídeos da Susana e da Pepa simplesmente não acrescentam nada... :S
Quanto à Pepa, nem sequer me chateia que ela queira uma mala chanel (também eu quero), mas uma pessoa que tem um blogue e que se expõe aos meios de comunicação deveria ter uma melhor noção do que é comunicar e do que as pessoas gostam de ouvir. Logo, dizer que o maior desejo para 2013 e ter uma mala chanel com um sotaque da linha de cascais, parece-me que se antevia como um motivo de gozo monumental.
Quanto à samsung, não percebi, enquanto marca, o que tentavam alcançar com esta campanha...

Anónimo disse...

inveja de pessoas frustradas que nao podem ver ninguem de bem com a vida...

Anónimo disse...

Um cordial abraço MEC...foi brilhante! :) Pipoca as vezes o silêncio é ouro! Elsa M.

Unknown disse...

Minha querida se algum dia deixares de pagar as tuas contas para comprares essa tua mala, de seguida enche-a com valiuns e janax´s e faz um favor à humanidade..Aquilo quye dizes é deveras ridiculo, há sempre alguém que tam a ver com o que fazes..ou vives sozinha e isolada?

Anónimo disse...

O pior nem foi a malinha chanel..."Sei lá"!
Não consigo imaginar que uma empresa como a samsung publique isto assim. Tinha de se fazer uma dobragem para eliminar o ar afectado da menina...

DM

Anónimo disse...

Epá... A grande cena é que depois disto tudo acho que Pepa nunca mais vai querer ver uma mala chanel à frente... Resta saber qual será o destino da poupança. Talvez a Pepa se lembre de o doar a instituição gerida pela Jonet, ficaríamos todos mais felizes?

Marabunta & Framboesa disse...

Faço das tuas as minhas palavras! E como profissional de marketing que sou, considero lamentável a atitude de retirarem os vídeos da Net. Não é assim que se faz gestão de crise. Não é passar uma borracha no assunto e pronto. Não há nada menos credível que uma marca ou empresa que não assume aquilo que faz.

Nia Queiroz disse...

Julgo que o problema nem foram os desejos, mas sim os tons de voz super queques e exagerados que não correspondem minimamente a ser-se de uma família com dinheiro ou não, correspondem a um snobismo desmesurado e desnecessário de quem, na realidade quer parecer "benzoca" mas não é...

Marabunta & Framboesa disse...

Pensei que o caso da Ensitel tivesse servido de exemplo aos "meus colegas" da área de marketing! Apagar não é resolver!

Anónimo disse...

É isso mesmo. Foi o que eu pensei. A mala Chanel não interessa, é um detalhe, é todo aquele ar afectado, a pronúncia esquisita... parece uma humorista a gozar. Eu nem sabia que existiam pessoas assim.

Anónimo disse...

Os vídeos estão online desde dia 7. Ninguém tinha dado por eles. Só hoje, depois da notícia da Samsung os ter retirado, é que toda a gente foi vê-los e falar deles.
Mau marketing da Samsung, a sério? Não querem pensar outra vez?

Maria Teresa

Anónimo disse...

o que eu gostei mais (quero lá saber se a aspiração da menina é ter uma mala Tipo Preta...AH!AH!AH! cada um é pr'ó que nasce!)piada, piada é quando lá pelo meio ela diz algo parecido com isto: "quero ter soooorrrrteeee e moorrrrttteeee" isso sim! vale a pena.Ri-me tanto que até me doeu a barriga! Haja alegria. Todo este assunto é uma parvoíce!

Anónimo disse...

Uma lobotomia por aqui é que era!

Anónimo disse...

Ia responder isso mesmo.

Anónimo disse...

Não enganei-me é: "desejo a felicidade, desejo a morte" é MUITO BOM! AH!AH!AH!

Anónimo disse...

Se já acabou o mestrado não pode ter 20 anos. Tem, no mínimo, 23. Parecendo que não... faz diferença.

Anónimo disse...

«Não é tanto o que diz mas a forma como diz». Concordo. Até porque ela não diz absolutamente nada. Só fala.

Fátima Inácio Gomes disse...

Para quem entende que até-nem-devem-bater-na-menina-que-até-quer-poupar para comprar a malinha... partilham do mesmo mundo alienado desta moça?!?!
Foi honesta, sim, afinal disse o que lhe ia na alma. Mas é isso o que escandaliza mais, pois demonstra um alheamento atroz da realidade. Pode ter os seus sonhos patetas, mas deve ter consciência, e mostrá-la, que o mundo real está cheio de gente que quer poupar para comer, para ter onde dormir, ter o que vestir. Num país em que 2013 se apresenta como um longo rosário de dias difíceis, ameaçadores, esta menina fala em comprar uma malinha que custa mais de 2.500 euros?!?!?! Quando o salário que entra na casa de muitas famílias (quando entra) é de 400 e poucos euros?!?!?
É profundamente imoral!
Valendo-me de uma frase muito repetida: estas moça vive claramente acima das suas possibilidades... morais e intelectuais.

Anónimo disse...

Acho que nunca comentei nenhum post de um blog mas não resisto a este. Trabalho como Brand Manager e esta estratégia não foi muito feliz (a de retirar os vídeos do canal YouTube). Contudo, poderá ter sido propositado ou não para tornar os vídeos virais.
Mas o que queria mesmo dizer .... Nasci numa família com "status social" (seja lá o que isso quer dizer, ou a importância que representa), com dinheiro, sou "4150" do Porto mas, acima de tudo, considero-me uma priveligiada porque trabalho, sou bem sucedida porque me "esfolo" todos os dias, esforço-me e esforcei-me nos cursos que tiro/tirei (sim, sou das poucas priveligiadas que tirou porque a % é baixa), mas a verdade é que soube aproveitar as janelas de oportunidades que a vida me deu, sejam elas quais forem. Tenho desejos? Muitos e tenho todo o direito de os ter e os adquirir, se for o caso. Futilidade é um termo abstracto e acho que cada um de nós tem um pouco dessa futilidade, não vivessemos nós numa sociedade de consumo. Uma carteira da Chanel é um artigo que é mais caro do que a carteira da Zara, mas é uma MARCA, que criou brand awareness, que criou relacionamento com as suas consumidoras, que se destacou, cresceu, e que se identifica com milhares de mulheres. Futilidade...."coisas supérfulas", todos temos isso diariamente, de uma forma ou outra.
Desenvolvimento intelectual? Fiquem sabendo que o QI não é o mais importante. Prova disso, se quiserem afirmar que a blogger não é inteligente conceptualmente, é que tem é Inteligência Emocional, principal razão do sucesso da maioria das pessoas e das suas carreiras.
Se há maiores preocupações no mundo? Há! E quem vos diz que ela não pensa nisso? Caso não pense, tem todo o direito em criar as suas próprias rotas, o seu caminho. Que eu saiba somos livres... mas acima de tudo uns desocupados, que nos preocupamos mais em dizer o que o outro fez/disse mal do que realmente fazer alguma coisa.

Estou intrigada na forma como expressão a futilidade de uma pessoa ... é de tal maneira abstracto que me faz confusão.

Acho que a questão é: como julgar uma pessoa através de um vídeo de alguns minutos?

Ui..não saia daqui se continuasse a escrever. De qualquer modo, Pipoca parabéns pelo seu Post porque acho que coloca muitas pessuroas no sítio (até a mim, que sou humana e tenho preconceitos naturais).

Obrigada
MF

Carla disse...

A Samsung tem definitivamente uma embirração com bloggers: http://news.cnet.com/8301-1023_3-57505050-93/samsung-to-bloggers-promote-our-products-at-ifa-or-walk-home/

Anónimo disse...

De acordo.

Fashion Faux Pas disse...

A verdade é que há muito engenheiro na fazer trabalho de marketeer e por isso há muito marketeer no desemprego... os da Samsung devem ser engenheiros. Fisicos. Técnológicos. Do Técnico.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

Anónimo disse...

simples e certeiro!!

teorias disse...

Os vídeos são o que são, os intervenientes não adiantaram nada que não se soubesse já. São eles! Para quem não se revê naquelas pessoas pode ter graça, e para mim tem.
Provavelmente o que está ali não reflecte toda a personalidade de cada um deles, mas a forma como falam ( e só vi o da Pêpa e da Maria) ridiculariza-os um pouco. E isso não foi culpa da marca, porque já as vi noutros vídeos e pensei o mesmo.
Quanto à marca, foi tudo muito bem planeado, ter retirado os ditos foi de uma estratégia irrepreensível.

Anónimo disse...

o problema é que todos os bloggers... que não fazem nennhum da vida ... tem todos malas prada, sapatos daqui e dacolá ...
não é pipoquinha???

apipocamaisdoce disse...

Problema? Problema para quem?? Só se for para si.

Anónimo disse...

que o vídeo está com um tom arrogante, lá isso está!! se cheira a fútil? cheira e muito.... mas pode ser o jeito da rapariga.... seria criticada se dissesse palavrões. seria criticada se dissesse que ao invés de comprar uma mala queria doar todo o dinheiro para uma instituição de caridade. cheirava a manipulação. podemos ser apontados de ambas as frentes. se a moça quer a mala? que compre a mala. que a compre numa loja em Portugal , assim estará a dar uma comissão de vendas a alguém. e essa pessoa poderá ir ao supermercado e comprar outras coisas e assim pode gerar riqueza (ainda que minima)., mas serve esta meu exemplo tantas outras coisas.

no entanto, a Samsung tem um anuncio absolutamente lindo, uma curta-metragem de Nuno Rocha. já vi muitas muitas vezes. fico sempre com o coração apertado.

fica a sugestão para acalmar os corações: http://www.youtube.com/watch?v=1sgd6NuBq8w

beijos e abraços.

Anónimo disse...

Acredito que tenha sido só pela piada do "quero uma mala".

O que se diz mais não faz grande sentido, a rapariga até quer comprar a mala com o dinheiro dela.

Claudia disse...

A ideia da Samsung era boa, aproveitar o buzz q os bloggers têm para aumentar a notoriedaee da marca. O problema foi realmente o briefing ou falta dele. Os desejos da Pepa são legitimos simplesmente não encontram espelho na maioria da população dada a conjuntura actual. Se ela deseja ter mais tempo para ela e nao passar tanto tempo no escritório, há quem simplesmente deseje ter um escritório onde trabalhar. Como tu dizes, a Samsung é que a fez parecer ridícula.

Andorinha disse...

Poderia começar o comentário com a frase clichet do "não costumo comentar", mas não vale a pena. Resta-me dizer, que não é por estarmos "entroikados" e por haver pessoas sem emprego, que eu me vou despedir também, porque "coitadinhas.. devem sentir-se mal a ver-me trabalhar!!" A rapariga trabalha, e usa o dinheiro como quiser. E sabem uma coisa? Não temos nada a ver com isso. Mas já que muita gente puxou a conversa do desemprego, tenho uma coisa para vos contar: há muito bom desempregado para aí, que recebe um subsidio porque, coitadinho, está desempregado, e depois toma todos os dias (por exemplo) o pequeno almoço no café da esquina. E isso sim, é um problema meu, e vosso. Porque, para essa pessoa, fazer isto, está acima das possibilidades dela. E sabem outra coisa? Essas pessoas fazem isso com o NOSSO dinheiro. Pensem nisso, em vez de se meterem na vida dos outros, demonstrando, na maioria das vezes, serem mais fúteis e informados, que a própria pessoa em questão. (Não estando a generalizar, e nem conhecendo a Pepa, mas o vídeo não tem nada de mais, por amor de Deus!)

Anónimo disse...

"é pessoal pobre! Tipo..."

esta ana rita deve ser uma versão 5.0 da pepa

Anónimo disse...

Não entendo qual o problema de alguém (seja a Pepa ou não) querer juntar dinheiro para comprar alguma coisa que a faça feliz.
Tipo estamos em crise, mas cada um sabe das suas prioridades. Olha eu gostava de ter um emprego para poder juntar dinheiro para viajar. Logo que cada um pague as suas contas ao fim do mês, não tenha dividas, acho que ninguém tem nada a ver com onde se gasta ou deixa de gastar o dinheiro.
Além de que queriam o quê? Que ela dissesse ahhh esfolo-me a trabalhar todos os dias e quero muito juntar dinheiro para dar ao nosso querido governo que leva tão pouquinho ao fim do mês!!
Não entendo a mentalidade do nosso povo, oh pah se quer comprar uma mala, uns sapatos, viajar, isso é da conta de alguém? Se não concordam, não acham bem, tipo é fácil, não juntam dinheiro para comprar uma mala.. não é preciso é criticar quem gostava de ter!

Anónimo disse...

O que me deixa sempre curioso neste mundo é que nunca percebo que valor especial têm "estas pessoas".
Pessoalmente não dou grande valor em geral "à malta da moda etc", mas pelo que sei até parece que temos em Portugal algumas figuras de relevo na area, e.g. Fatima Lopes etc etc, mas este pessoal das redes sociais supostamente peritos em moda é só mesmo para rir........não são peritos em nada !
Quando as pessoas são mesmo experts em algo, mesmo que seja uma area que eu abomine, ainda percebo, mas este mundo dos bloguers peritos nisto e naquilo é simplemente ridiculo. Metam lá na cabeçinha que o maior problema nem é serem futeis, o problema é serem regra geral perfeitamente medianos e muitas vezes mediocres. Por amor da Santa. Realmente o Relvas até tinha razão em pedir o canudo, tendo em conta a experiencia profissional na area.

Menos !

Carla disse...

As pessoas que criticam a rapariga por desejar ter uma mala chanel no facebook da Samsung são pessoas que têm produtos desta marca que não são propriamente baratinhos. "Amo o meu Samsung S III mas a beta não pode sonhar com uma Chanel" ugh

Diana disse...

Hm...a moça disse que desejava uma mala para 2013. Então e qual é o problema? O dinheiro é dela,logo ela faz o que quiser e bem entender com ele. Se quiser até o queima com um isqueiro. Estamos em crise? Sim estamos, mas lá está, uns mais do que outros. Se ela tem possibilidades para comprar a mala, ninguém tem nada haver com isso. Não vejo ninguém ir atrás de quem recebe balúrdios de RSI e tem BMW's parados à porta. Não vejo ninguém andar atrás de quem roubou o país para andar em jantaradas e passeios.
É o melhor desejo para 2013? Talvez não. Mas lá está, fizeram-lhe uma pergunta e ela foi sincera. A Chanel torna a moça feliz.
Ela tem um sotaque estranho que chateia que se farta? Tem...mas também o Ministro das Finanças tem. E quer-me parecer que ele chateia mais o país inteiro do que a Pepa e a mala dela.

Joana disse...

Não é por nada, todos sabemos que com a idade dela vir falar de que o sonho dela é comprar uma chanel é aceitável, possivelmente diria-o também, todavia, é o tom, a voz, ser afectada e parecer drunfada com qualquer pílula das manias. Honestamente, a maioria das pessoas de boas famílias (e bem queques) que conheço, fala direito, com boa pronuncia, clara e agradavelmente. Ter bom berço não implica falar à bebé misturado com overdose de xanax...

Ana disse...

Não há cu que aguente esta gente, a sério.

"ai, é tão afetada, olha a maneira como ela fala, apoto que é mesmo p*ta*"

É muito fácil estereotipar as pessoas, não é? Porque ela fala daquela maneira, porque diz "tipo" montes de vezes, porque quer uma mala Chanel. Ninguém se foca no importante... Começou por dizer que para desejo consumista, especificamente, queria uma mala Chanel... Para a qual anda a poupar dinheiro! Qual é o problema?

Irritam-me pessoas afetadas mas irritam-me mil vezes mais pessoas que estão apenas à espera de que algo aconteça, para poderem libertar as suas frustrações a criticar os outros.

(E não falo de barriga cheia, calma, eu sou classe média, muito média...)

Anónimo disse...

É "começa", mesmo!!! Começa a chover e não começam críticas.

;) kiss

Anónimo disse...

Maldito país onde até a maneira de falar de uma rapariga já é motivo de chacota. Parece que fala tudo da mesma maneira, com a mesma pronúncia, os mesmos tiques, e que são todos uns santinhos.
Em relação à menina querer uma mala Chanel: so what? Eu quero um Ipad, e daí? Se trabalha, ganha o dinheiro dela de forma honrada e sem prejudicar ninguém, poupa ainda por cima para ter as suas coisas qual é o mal? Por o meu vizinho do lado estar desempregado eu tenho de fazer um voto de pobreza e não comprar nada de que goste?
O mal deste país é que se preocupa tudo demasiado com as minhoquices: ai a voz daquela menina, ai que é queque, tia de Cascais, credo que horror a rapariga quer uma mala Chanel. Temos problemas mais graves e insurge-se tudo é contra o vídeo de uma menina dos blogs?

Unknown disse...

Digo-vos eu, que a Pepa nos animou o dia. De mais-um-dia-monótono, passou a ser um dia cheio de celeuma, de diz-que-disse, de animação. A Pepa está no youtube, no Facebook, nos blogs, em tudo quanto é sítio, hoje. Eu, que não conheço a Pepa, e portanto só posso falar do que vi, não achei nada que justifique esta confusão. Da voz, aos desejos, passando pela Chanel, achei tudo normal. Eu também desejo coisas, muitas, que se compram, que custam dinheiro, todos nós desejamos. Nada de novo. Nada de chocante. Nada de insultuoso. Até simpatizo com a Pepa.

Anónimo disse...

Pipoca, compreendo que queiras defender um par teu. Mas há uma grande diferença entre o teu blog e os textos que tu escreves - com pés e cabeça, engraçadas e com uma perspectiva diferente, mesmo que hajam alguns posts-publicidade - e outros blogs de fashionistas que só põem fotografias de produtos que lhes oferecem/querem que ofereçam. Vi o blog da Pepa e, na minha opinião, é um destes casos.

Este vídeo da Pepa é uma vergonha, na minha opinião. Não é por ela querer uma Chanel, OBVIAMENTE. É por se assumir como amante de moda e implicitamente comunicadora e não perceber nada de moda ou saber fazer-se comunicar. Conheço pessoas que falam "à queque" mas que se sabem expressar muito bem e falam apenas quando sabem do que estão a falar. Não se trata aqui de gozar com uma menina queque, chama-se valorizar a competência e a meritocracia... Pelo menos os outros bloggers da Samsung sabiam expressar-se um pouco melhor.

Anónimo disse...

Só para veres a diferença, estás a imaginar esta Pepa a lançar um desafio no blog dela para ler Tolstoi?

Epá, tipo um livro muitaaa giro... tipo com Anna Karenina, que é girissiiimaaaaa.

Tiago disse...

Gostei especialmente da utilização de termos como: "tipo", "tipo, sei lá", "coisas", "aquele alívio", "tipo o quê", e claro o tom em que o diálogo se realiza, é bastante irritante, e pouco "profissional" num tipo de vídeos desde, que está a promover uma marca da dimensão da Samsung.

Anónimo disse...

AHAHA Brutal!!!

Ana disse...

Se as pessoas querem é que andem todos bem então qual é o problema da miúda querer e juntar dinheiro para uma chanel?
A do "é por uns passarem fome que outros compram um bmw" foi muito bom! Eu ando de Mercedes e não foi por outros passarem fome, foi porque trabalhei para isso ou porque nasci numa família com posses mas certamente não foi por outros passarem fome.

Ana disse...

Ridículo é o que me ocorre. Agora para se ter um blogue tem de se ser profissional de comunicação?
O problema deve ser mesmo a dor de cotovelo por ela ganhar dinheiro.. É triste.

Free Fashion Lovers disse...

Sinceramente não achei nada de mais se quer uma chanel força que a compre se quer um ferrari que o compre também. O dinheiro é dela não está a roubar nada a ninguém, ai esta gente, enfim. Sim estamos em crise e!!! Vamos deixar de comprar o que gostamos por causa disso, ser julgadas, menos. E além disso mais especifica não podia ter sido "ESTOU A JUNTAR DINHEIRO...".
Se fosse eu a falar então era apedrejada, enfim que gente mesquinha.

Anónimo disse...

O que é que importa se ela está poupando para comprar uma mala?

O dinheiro é dela ela ganhou e juntou, gente uma mala Chanel tem tanto estatuto para a maioria das mulheres como um Maserati para os homens!

Não estou a dizer que ela esteja certa ou errada, são simplesmente suas escolhas.

Anónimo disse...

(agora à parte ) Porque é que ela fala naquele tom "estou quase a morrer e ressuscitei"

ehehehe

S disse...

Por favor!!! Qual é o problema da miúda querer juntar dinheiro para comprar uma Chanel!!! E "caí mal nesta altura que o país atravessa porquê"??!! Não entendem que o dinheiro tem que "rodar" a economia se pára é estamos todos tramados! É necessário comprar para gerar mais dinheiro!!! A única coisa que está realmente péssima é o tom de voz que é totalmente de parvinha, e fica muito mal em televisão, entrevistas etc.
Bj S

Anónimo disse...

concordo

Dias Cães disse...

Se a tal Pepa parecesse inteligente a coisa não teria ganho estas repercussões.
Mas não parece, desculpem-me a franqueza.
Honestamente, acho que ela podia estar a falar de pastéis de Belém, porque o que importou não foi o conteúdo. Não foi a mala Chanel, não foi ser riquinha (sei lá se é), não foi ser gira e nova e ter a vida facilitada. Pessoalmente, incomodou-me o tom ridículo como conduziu a conversa e aqui não me parece que lhe tenham descontextualizado as palavras. Todos vimos e ouvimos o que disse, independentemente das perguntas que estavam por trás. Parece tonta. Parece burra.
Mas alguém tem culpa disso?
Má opção da Samsung que, independentemente de a ter escolhido para o anúncio, podia ter decidido que o produto não estava capaz para ser mostrado ao público.
Não viram as coisas assim. Pelos vistos não viram a mesma palermice que nós vimos e que apenas prejudica a imagem da empresa.
É aguentar.
Entretanto a Pepa, que não fazia ideia (nem faço) de quem é, deve estar toda contente da vida porque, graças a este triste mas ruidoso episódio, já pode comprar a sua mala Chanel.

Marina Maia disse...

Tudo uma grande estupidez.Qual é o problema eu estou com vencimentos em atraso há dois meses, recebo vencimentos por tranches de 100 e 150€, e gostava muito de poder poupar durante este ano para comprar um Iphone, qual o problema? Porque o povo tem dificuldades, eu se tiver dinheiro tenho de esconder?Se eu fôr gaga não posso falar? A moça fala assim.Ninguem tem nada ver com isso, quem não gosta não vê.
E Porquê que os que dizem mal são anónimos?Há que se assumirem, gente maldizente, têm é dor de cotovelo, trabalhem e deixem os outros viver, WTF.....

Anónimo disse...

As pessoas de Lisboa?! Eu sou de Lisboa e digo treze e não treuze! Não é ser de Lisboa é ser ignorante;)
Benedita

Anónimo disse...

se calhar são pessoas que têm outros interesses na vida para além de marcas.. antes ser pobre do que pobre de espírito! e para já toda a gente dá erros.. erros de português é que são vergonhosos

Anónimo disse...

Talvez pudesses aprender a escrever "foSSe" antes de criticar o que quer que seja... ahahah

Margarida disse...

Para o vídeo de uma campanha para uma marca multinacional como a Samsung deveria, no mínimo, ser necessário ter uma dicção perceptível a toda a gente! Eu confesso ter tido dificuldade em perceber partes do que ela disse! Por pouco não se percebia que a pIquena queria a famigerada carteira! Acho infeliz, mais do que os desejos (?), que não se saiba falar, exprimir claramente e sem tiques de parvoíce...

joana disse...

Quando tem meio país a passar fome, desemprego a crescer e há quem perca tudo (emprego, casa e até saúde), torna-se mesmo desfazado todo este rol de comentários. A noção que se tem de "coisas boas" felizmente difere da maioria dos portugueses. Coisas boas é ter pão na mesa, é poder dar aos meus filhos aquele pequeno miminho que tanto queriam e que ando a negar há meses em troca de um sorriso, é poder comprar um livro sem pensar se terei que escolher entre ele (livro) ou bens alimentares. Não sou das pessoas que estão pior, mas choca-me tudo isto. Não o sotaque afectado, não o ter dinheiro e ser de boas famílias. Choca-me sim a realidade "bolha" em que estas pessoas vivem. O chamar "moralistas" a quem de facto não tem culpa de estar desempregado e não consegue arranjar emprego. Os Portugueses juntam dinheiro para poderem VIVER, não para comprar carteiras... Se faz parte dessa minoria que lucra com a crise, disfrute disso, mas NÃO esfregue na cara de quem passa dificuldades SÉRIAS que a maior conquista é comprar uma mala Channel... Ou como a outra blogger, dizer que o desejo para 2013 é "ter menos". Se a vossa massa encefálica não atinge o quão dolorosos e até ultrajantes de ouvir chegam a ser estes "desejos para 2013", tenho pena e vergonha por vocês. Mesmo. E tenho vergonha de partilhar este país convosco.

Anónimo disse...

ups: 2013 (força do habito eheheh)

Aquila disse...

os artigos de luxo são produzidos para as marcas caras que representam, pelo trabalho duro de muitos, mesmo muitos, que trabalham nessa mesma penumbra, mal pagos; o excedente dos seus fracos ordenados enriquece as grandes marcas e companhias que os contratam a termo incerto. assim se produzem produtos caros a preço barato para os chefes e altos cargos dessas companhias.

mais tarde, gente incauta como 99% de quem aqui responde, menciona as sabrinas Ferragamo ou a mala Chanel ou o BMW que comprou "com o seu trabalho". até aí tudo bem, mas o $ que deram por esses produtos não foi para pagar as crianças Vietnamitas ou operários mal pagos seja onde for que produziram esses produtos. foi para enriquecer ainda mais os CEO's dessas companhias!

enquanto houver luxo haverá miséria.
erradique-se o luxo e redistribua-se as posses de modo igualitário.

doutro modo, não esperem outra coisa senão sublevação de classes. e do modo que isto está, estamos a um fio de cabelo de uma guerra. e os primeiros a ir são os ricos, e ainda bem. não faz cá falta quem enriquece do trabalho alheio, escravo e mal pago.

quanto a isso de ser tão giro ter uns artigos de alta costura...que cegueira. santa ignorância.

Anónimo disse...

likes!

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 484   Mais recente› Mais recente»

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis