Pub SAPO pushdown

Manolo, diga olá às pessoas

quarta-feira, setembro 19, 2012
O tema "cão" andava a ser debatido há muito tempo cá por casa. Eu queria, queria, queria, o marido (que sempre teve cães) dizia que era melhor pensarmos bem, que dava trabalho, que tínhamos de ter mais tempo, e mimimimi. Andávamos nisto há anos. Comigo sempre a dizer que queria um Jack Russel. E com ele sempre a dizer que o bulldog francês é que era. Pois. Cães com ar de terem sido esmurrados no focinho não me seduzem particularmente, mas já estava por tudo. Na segunda à meia-noite, na comemoração do nosso segundo aniversário de casamento, o homem apareceu-me à frente com uma caixa de guitarra. E eu já a temer o pior. Pensei "pronto, comprou-me uma daquela guitarras para a Playstation" e já estava pronta a armar escandaleira. Mas não. Era só mesmo para enganar. Lá dentro estava uma moldura com a foto do NOSSO cão! Um Jack Russel bebé de duas semanas absolutamente maravilhoso. Fiquei tão contente como em pânico, a fazer 352 mil perguntas ao mesmo tempo: onde é que vai dormir? E o que é que come? E nas férias, fica com quem? E se ele não gostar de nós? E a que horas vai à rua? E vai dar-nos cabo da casa? E não vai ter saudades dos irmãos? E achas que vai gostar mais de ti ou de mim? E se ele não me achar uma boa dona? E será que vai ser feliz connosco? Enfim. Caiu-me uma grande responsabilidade em cima, que isto de ter um cão é muito lindo, mas eu quero que o bicho seja o mais feliz do mundo. Vai ser um membro da família e tem de ter todas as condições e mais algumas. Claro que todas as dúvidas me passaram ontem, quando fomos ver o bicho. Apaixonei-me por aquela bolinha de pêlo assim que os meus olhos bateram nele. É o mais pequenino da ninhada, tenho a certeza que vai ser um terrorista e que me vou arrepender de não ter escolhido qualquer um dos outros irmãos, mas pronto. Foi a nossa primeira escolha e era incapaz de o trocar por outro. Pessoas, digam olá ao Manolo (uma homenagem ao tio Blahnik)!


Só chega daqui a três semanas, mas já estamos a preparar tudo para o receber. Confesso que estou um bocado perdida, porque nunca tive um cão, por isso venham daí essas dicas, que eu agradeço muito. Do que é que ele precisa? Amor temos que chegue, paciência vamos arranjar, mas falta-nos o resto. Isso e conselhos preciosos de outras pessoas que tenham Jack Russel (corri todas as livrarias, mas não encontrei bibliografia específica sobre a raça). Escusam de dizer que é um cão hiperactivo, que me vai roer todos os sapatos e malas, que vai desfazer os sofás e que dá uma trabalheira desgraçada. Essa parte eu já sei, por isso digam-me as coisas boas desta raça. E formas úteis de o educar. Já deu para perceber que isto cá em casa vai ser tipo polícia bom/polícia mau. Eu vou ser o bom, o que lhe faz as vontades todas e o estraga com mimos. E o homem vai ser o que impõe regras e lhe dá chineladas. Já lhe disse que não vou ser capaz de bater no pequeno Manolo. Ou então bato e a seguir estou eu a chorar, com ele ao colo e a pedir muitas desculpas. Estou feita ao bife. Mas é ou não é o cão mais fofinho do mundo? Eu acho.

234 comentários:

1 – 200 de 234   Mais recente›   Mais recente»
Beta disse...

Criar uma rotina para o cão ! Muito importante! Ir sempre à mesma hora com ele a rua, umas 3x por dia.. claro depois de ele ter vacinas e tudo organizado.

Meia Lua disse...

É muito fofinho! Amo esses cães :) Mas não sabes o que perdes em não ter um bulldog francês..não há cão como este :) Beijinhos e felicidades a vocês e ao Manolo! :)

PAGINA AO LADO disse...

Vais ver que no meio de tantas questões te vais safar na perfeição! Afinal o mais precioso e importante tu tens de sobra que e o amor por ele!!

Depois e saber das peripécias todas, egrégio! O meu em pequeno estragou tanta coisa!

http://paginaaolado.blogspot.com

Ana Tomaz disse...

É muito querido. Vai a-do-rar ter essa criaturinha em casa. =)
Beijinho

Princesa sem Reino disse...

Olá Manolo! Um cão precisa é de amor para ser feliz! Mas tenho a certeza que vai ser hiper fashion o canito :) E uma família com um cão, é bem mais completa!
Beijinho

Cláudia Barbosa disse...

Oh é maravilhoso mas o Bulldog francês era uma escolha muitooooo mais acertada! Claro que isto vindo de alguém que tem 3... Mas tenho 3 por algum motivo, são a raça mais maravilhosa do mundo! Tal como o teu vai ser para ti o mais maravilhoso do mundo :) boa sorte com o novo membro da família, que seja muito feliz.

Unknown disse...

Pipoca hoje também recebi um cão: um labrador como surpresa pelo meu namorado! Não sei nada da raça do teu mas a principal coisa é igual para todos: Educá-lo com miminhos :p

Angiefgm disse...

ahaha é uma bolinha de pêlo bem gira. Vais adorar, um animalzinho de estimação é mesmo a coisa mais fofa :)
Dicas é que não posso dar, porque o meu pet é um felino.

o stressado disse...

Nunca o levar para a cama! NUNCA! "Trela curta" e muito mimo. Parabéns pela escolha.

A Bomboca Mais Gostosa disse...

Que bom! parabéns! :D
Essencialmente o mais importante é educa-lo, dar-lhe as vacinas periódicas, comprar-lhe comida de qualidade, passea-lo...
Bjinhos :)

Anónimo disse...

Alo Pipoca...
É tão bom ter um amigo peludo, se bem que eu cá sou mais amiga de meninas, que são bixo mais limpinho e meiguinho! Cá em casa sou em a Policia Má, que dá as palmadas quando a Princesa Leia se porta mal... Se bem que ela não se porta assim tão mal, mas quando calha.... Posso dizer que sim vais ter que ter paciência, mas no caso da Leia:
- Não estragou sapatos nem malas.
- Não estragou moveis nem sofás.
-Não chorou de noite...
Mas um dia fez o número 2 no tapete fofinho da sala, o que me deixou completamente virada do avesso!
Não posso deixar de dizer que concordo com o Arrumadinho, Frenchies são os mais fixes, sendo que a princesa cá de casa tem o focinho achatado e perfeito do bairro!( E há por cá uma vizinha Jack Russel chamada Maria Eduarda bem gira)
Beijinhos
Helena

Anónimo disse...

5 semanas para sair do pé da mãe é pouco, deveria estar lá pelo menos até às 8. A mim ofereceram-me um bulldog francês (daqueles com o focinho esmurrado, cof cof) e saiu com 6,5 semanas e foi muito muito cedo. Claro que na altura não sabia. Eles aprendem uma série de coisas com a mãe e com os irmãos durante este período, inclusive morder nos donos. Acredita que este tempo vai fazer toda a diferença e ainda me vais agradecer pela dica. Beijinhos Tatiana PS: A ração é mais barata se comprares pela net

Gostos não se discutem disse...

So cute. No fundo seráo test drive para uma futura criança :)

Mary Jane disse...

Ó pipoca cuidado que um cão é um treino para a maternidade. Estarão os instintos a despertar? ;) Ainda vamos ter aqui aventuras estilo "Marley & Eu" e a seguir, logicamente, vem um bébé :D

S disse...

Amoroso!!!
Dica: ter muuuita paciência quando lhe começares a ensinar a parte dos xixis!!
Bj S

Anónimo disse...

O cão é parece ser adorável mas é pena que as pessoas raramente optem por adoptar canitos/gatinhos abandonados. Isto não é demagogia, nem criticar-te, mas com tanto cão abandonado podiam adoptar um e certamente vocês seriam tão bons donos quanto vão ser deste.

Anónimo disse...

E porque não adoptar um cão vadio??? Pois é! Pensem nisso.

Anónimo disse...

É muito giro o teu miudo pipoca :p Eu também tenho uma reguila canina com 6 meses (o marido fofinho ofereceu-me como prenda de anos). Uma dica, é muito importante os cachorros estarem com a mãe até aos 2 meses por razões comportamentais (pesquisa um pouco na net e vais ver imensa coisa sobre o tema), quando o forem buscar para a vossa casa tragam uma mantinha com o cheiro da mãe e dos irmãos vai ajudar bastante para ele não chorar nas primeiras noites (eu estive 2 semanas sem dormir), traz também alguma ração da que ele costuma comer ou mantém a mesma (mudanças bruscas de ração causam diarreia nos cachorros), depois de o ires buscar ao criador podes levá-lo ao vet para ele te dar a certeza de que está tudo bem e dar-te algumas regras para os primeiros tempos...
Espero ter ajudado e boa sorte
MS

Joana disse...

ohhh tao amoroso!
tem de educa-lo logo desde o inicio, para ele ficar logo a saber os limites dele. E nao dar abébias.. São como as crianças, quando começamos a abrir precedentes é um desastre lol

muito boa sorte!

Isabel disse...

Olá! Antes de mais, parabéns pelo novo membro da família! Não te vou dar nenhum conselho sobre a manutenção do cão, de certeza que muita gente se vai chegar à frente nesse sentido, além de que tens 3 semanas para ler um livrito ou outro sobre o assunto. A única coisa que me preocupou no teu post é a idade do cachorro! Não percebi se ele tem 2 semanas agora ou se tinha 2 semanas na foto que o marido te mostrou. Se é a primeira hipótese, daqui a 3 semanas a criatura não terá 8 semanas, que é a idade MÍNIMA para um cachorro sair da companhia da mãe e dos irmãos, sendo o ideal sair aos 3 meses, já com o reforço das vacinas feito. Muitos "criadores" deixam sair os cães com 6 semanas, com a desculpa de que já estão desmamados (true), mas não é esse facto que define a idade do afastamento da mãe e irmãos. As 2 semanas que vão entre o desmame aos 2 meses são essenciais para a sociabilização do cachorro, que aprende a comportar-se interagindo e brincando com os irmãos e levando umas reprimendas da mãe. Esse período é fulcral e pode marcar a diferença entre ter um cão equilibrado ou um animal dominante e difícil de controlar, especialmente para donos de 1ª viagem. Se não é o caso, parabéns! Se é, não optaria por esse criador, pois nitidamente não sabe o que está a fazer. Boa sorte!

jo disse...

Boa sorte! Tenho um cão há dois anos e o afecto dele é incondicional! Depois da vacina da parvovirose (existe mesmo!) já podem passear na rua com ele! As corridas são óptimas para gastar energia e transforma-lo num bombom bem calminho! Coragem!

Anónimo disse...

spray numa determinada área para eles fazerem o xixi sp no mm sitio, é uma maravilhaaa!! e desde pequenino ele aprende num instante!

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Bem o Manolo é lindo lindo!!!!
Quanto à raça não sei nada mas dou-te apenas um conselho de uma pessoa que já teve animais de estimação.
As vezes queremos fazer tanto bem que acabamos por fazer mal, como?? Aquelas comidinhas de saquetas/latas humidas que eles tantoooo adoram? não lhe dês isso todos dias, faz-lhe mal e adoece!!!!!! Isto foi-me dito por uma veterinária. Dá comida seca, e essa humida apenas como miminho de vez em quando.

Anónimo disse...

Com tanto abrigo a abarrotar de caes sem ter comida para lhe dar, com tanto cao abandonado, vai comprar um cao? Nunca compreendi isso. Querem um cao para mostrar ou para ter um companheiro e porque gostam de animais?

Sofia disse...

Cá eu também tenho um Jack Russel quase à um ano e sou apaixonadissima por ele. O meu Chester nao foi nada dificil de educar, visto que era muito "envergonhado" no que tocava a fazer as suas necessidades dentro de casa, e esperava sempre até chegar ao jardim (: É um reguila do pior, mas também é super esperto, e percebe perfeitamente quando estamos a ralhar com ele, e , regra geral, nao volta a repetir a gracinha quando vê que nao gostámos. Temos seeempre sempree os sapatos da casa todos fora do sitio, mas nunca estragou nenhuns, graças a deus, ahah. Um Jack Russel foi a melhor escolha que fez, eles são os bichinhos mais mimentos e amorosos que pode haver :D

disse...

É muitooooooo fofinho! Mas tenho de admitir que o bulldog francês seria mais giro :P

rosa_chiclet disse...

Vais te habituar com muita facilidade.. e se ao inicio perderes um bocadinho de tempo consegues que ele não te destrua a casa toda.. eu tenho um pastor alemão num apartamento e nunca me estragou nada :)

O teu Manolo é tão lindo :)

kisses***

http://rosa-xhiclet.blogspot.pt/2012/09/passatempo-rosa-chiclet-buhh.html

Anónimo disse...

Não posso dar dicas nenhumas porque nunca tive um cão, mas que o Manolo é dos cães mais fofinhos que já vi, lá isso é!

Conto de Fadas disse...

O mais importante é que se mentalizem que os fins-de-semana fora, férias longas e assim nunca mais vão acontecer... isto porque o cão deve ser criado por nós e não por quem nos rodeia, muito menos por hoteis de cães. Há 2 anos e meio optamos por ter a nossa Rosinha e acabou-se isso tudo. Só fui 3 vezes para longe dela, duas em passeio (apenas 3 dias) e uma em trabalho; tive de combinar com a minha família virem tratar dela de manhã, tarde e noite. Nunca foi possível deixá-la na casa de pessoas da família porque todos têm gatos (não habituados a cães) ou cães agressivos com outros cães. É complicado mas vale cada dia, cada cagalhoto e mija em casa (na minha casa, ainda acontece todos os dias, apesar de tudo), cada coisa estragada e cada passeio à chuva ou ao frio de rachar.
Amo a minha cadela como uma pessoa e não a trocava pelo cão mais obediente do mundo.

Lia disse...

Ora, não tenho um Jack Russel, mas tenho um labrador. Veio para a minha mui nobre casa com 4 semanas, e era o mais fraquinho da ninhada :)
Ora toda a gente me dizia que ele ia roer tudo e mais alguma coisa, que ia cagar e mijar por todo o lado, mas é uma questão de educação mesmo :) sempre que o via a ir com os dentinhos em direcção aos meus sapatos dizia-lhe NÂO!(sem berrar atenção, não é preciso berrar para eles perceberem que estão a fazer asneira. Basta um 'não' mais sério para que ele perceba quem é que manda aqui). Tudo o resto é uma questão de tempo. Eles não nascem ensinados, e é preciso ter paciência. E miminhos, é o que eles gostam mais :) o meu não rói as carteiras e os sapatos, mas destrói os brinquedos dele, por isso, também é muito importante investir nisso x)

São um membro da família, sem dúvida, com a diferença de durarem muito menos tempo, infelizmente.

Bem-vindo Manolo :)

Sandra disse...

O mais activo dos cães! 1 mês é muito bébé. Devia ficar mais tempo com a mamã. Muita disciplina!!!

Anónimo disse...

Espero que não tenha sido comprado...alimentar o comércio dos cães é desumano...principalmente, pela forma como as cadelas e os cães são lá tratados...aproveito para pedir aos seus milhares de leitores que adotem e não comprem.há tanto bichinho à espera de uma família... e NUNCA abandonem ....de resto, escolheu um amigo ... um amigo incondicional.que mais há a dizer? tal como os filhos os ensinamentos, a paciência, vem por acréscimo :))))
Gabriela

OnePlusTwo disse...

É mesmo lindo =)

http://www.oneplustwoblog.blogspot.pt/

apipocamaisdoce disse...

Claro que a adopção de bichos pode e deve ser considerada, mas no nosso caso queríamos mesmo um Jack Russel, e bebé.

Anónimo disse...

Muita disciplina que mimar é o contrário de educar...
Convém ler algo sobre psicologia canina. O veterinário dá umas dicas úteis.
Vai ser um companheirão!

Unknown disse...

Um conselho: vê o dog whisperer.
Ajuda imenso, principalmente a perceber que um cão é mesmo um cão e não uma pessoa que ladra e tem muito pêlo (que é o comportamento da maior parte dos donos de cães principalmente de raças/rafeiros pequenas (os)), os cães têm prioridades diferentes das nossas.

Anónimo disse...

Além de amor e paciência, boa alimentação, etc, os cães precisam de uma coisa muito importante que às vezes os donos se esquecem. Exercício fisíco! Sendo o Arrumadinho uma pessoa dada ao exercício penso que o Manolo será uma óptima companhia e motivação.
Como terrier que é, esperem a teimosia em forma de cão... :)

Boa sorte e muitas felicidades!
Inês

Inês disse...

Das coisas mais importantes que se pode dar a um cão nestes primeiros meses é sem dúvida a socialização. Coloquem-no no tipo de ambiente que querem que ele ache normal enquanto adulto. Por exemplo, se quiserem levá-lo para todo o lado, cafés, passeatas onde exista muita gente, muito barulho, muitos cães, comecem a fazê-lo já porque depois ele vai achar tudo muito estranho e terá medo. Façam muito exercício físico com ele, o que é óptimo pro desenvolvimento físico e mental dele e porque evita também as asneiras. Ele está tão cansado que nem pensa sequer em roer o sapatinho apetitoso...
Quanto à educação em si, eu não sou adepta do castigo nem da palmada, mas sim do reforço positivo. Sempre que ele faz algo mal, ignorem. Mas quando faz bem, reforcem com um biscoito por exemplo. E claro, comecem já a criar regras e impor limites, porque mais tarde não é tão fácil...
Boa sorte com o Manolo! É lindo...

NEXT STOP disse...

Sítios para ficar fins de semana e férias?! Este é perfeito! Deixo lá a minha criança e com toda a confiança!
www.montedosvendavais.com

E se ele roer, seeeja o que for, acabas por desculpa-lo assim que ele fizer aquele olhar de paixão :)

FASHION.chronics disse...

Como disseste, amor que chegue! Claro que vai precisar de tudo o resto, vacinas, rotinas, etc...mas especialmente e na fase de cachorro precisa de regras!!!e de gastar a pilha, para bem dos sapatos e de vocês mesmos! Precisa assim de tempo e dedicação, porque ter um cão é muito giro, mas é um compromisso...ele vai sempre depender de vocês! mas em troca vai dar-vos muitos momentos felizes e boas gargalhadas!! Aguardo as cenas dos próximas capítulos do Manolo (adorei o nome).

http://kat-maries.blogspot.pt/

Unknown disse...

Tens de o ensinar esta dinâmica "chichi na rua" diz-lhe isto ao pe da porta da rua e quando ele fizer chichi na rua dás-lhe uma recompensa e voltas a reforçar. Ele vai aprender =) O Jack Russel é terrível mas há-de ser também extremamente divertido. Têm uma personalidade muito forte tens de ter cuidado que o bicho impõem-se. Foi uma boa escolha, mas para mim não há nada como um dálmata. São a coisa mais fofa deste mundo e do outro. Boa sorte com o teu piqueno =)

Anónimo disse...

é lindo, fofinho e tudo isso mas... para marcas não bastam os sapatos e as malas? porque não adoptar um rafeiro? há tantos a precisar de uma casa...
felicidades na mesma, tenho a certeza que amor não lhe faltará nessa casa... e sapatos para roer!

flore disse...

ohhh é amoroso! Uma dica que posso dar, é nunca bater com a mão, pois também é essa mesma mão que depois lhe dá festinhas, cria uma confusão na cabeça deles e não ficam educados. Um jornal enrolado é sempre bom, porque ele acabam de nascer, não sabem o que é e já têm medo ahah nem é preciso lhes tocar coitadinhos! E depois da educação, imensoooo amor! Have Fun!

Anónimo disse...

Ai que amor! Coisa mais linda!

Bem, eu tenho duas cadelas e nenhuma é um jack russel, mas... acho que isto é como as criancinhas (não as tenho, mas suponho). Depende do feitio do bicho mas ha regras base: se não queres que suba pro sofa/cama, não podes deixar NUNCA. Eles são muito inteligentes e aprendem depressa.

O ideal seria ir a rua 3 vezes e numa das vezes (tipo fim de tarde) a um sítio amplo para correr e gastar as energias acumuladas num apartamento.

Ainda assim podes habituá-lo a fazer a xixoca num jornalinho em casa enquanto é uma piquena bola de pêlo. Assim pelo menos quando asneirasse em casa, asneirava no sítio certo.

Olha, os meus pais para aprenderem a lidar com uma das cadelas (pastor belga mallinois que tem muitaaaa energia e um feitizinho do caraças) recorreram a um treinador de cães que é só do mais fascinante que há. Parece que hipnotiza os cães. Ele adora os cães, não lhes bate e os cães adoram-no a ele, têm uma fixação por ele, tal é o amor á profissão. Ensina-os a andar a trela, responder a ordens e afins como ninguém. Permite-me a publicidade: http://caniroa.pt/pt/

De resto vais lá com o tempo. Ele vai-te ensinar mais a ti do que tu a ele :)

Vai postando fotos da piquena fofura, ok?

A.

Anónimo disse...

Olá!

Ter um cão na familia é realmente espectacular!! Também tenho uma cadela que é mais um membro em nossa casa há 9 anos!
Dos melhores conselhos que me deram foi educá-los desde pequenos, tal como queremos que eles sejam quando forem grandes! Por ex, um cachorro a saltar ou a morder as calças às pessoas quando entram em nossa casa não é assim tão mau, até é fofinho... mas quando isso se torna um hábito e o fazem sempre a toda a gente torna-se horrivel e chato...
Por isso, alguns conselhos que posso dar por experiência pessoal, são:
- nas primeiras noites em casa, podes pô-lo a dormir com um peluche e uma botija de água quente por baixo de um cobertor ( pq ele está habituado a dormir com a mãe e os irmãos e a sentir-se quentinho..deve ser horrivel passar a dormir sozinho subitamente...)
- desde pequenino, não o deves deixar fazer nada que não queiras que ele faça quando for mais velho...se por ex não queres que ele suba para o sofá não o deves deixar nenhuma vez subir ( ele vai tentar várias/muitas vezes:)) mas se nunca facilitares ele vai perceber...se queres que ele fique em casa sozinho sem ladrar, é melhor habitua-lo a estar periodos sozinho. Como estas, existem muitas outras situações...
Para evitar estas situações é mesmo necessário trabalhar desde pequeno...e muita paciência...na minha opinião o 1º ano dá bastante trabalho, mas compensa imenso no futuro!
Um cão adulto bem educado...é realmente do melhor que há, porque já podes facilitar algumas coisas, mas eles já perceberam os limites...
Claro, que vários factores podem interferir e depende da personalidade e raça de cada cão...
Mas espero ter ajudado alguma coisa! :)

MªJoão

Joana Marques disse...

Agora vendem-se uma espécie de fraldas para meter no chao, para habituar os cães bebés a fazer lá xixi, enquanto nao podem sair à rua por nao ter as vacinas todas.
No caso do meu cão, foi bastante útil.

Jasmine disse...

Eu tenho a cadela mais teimosa e irrequieta do mundo! Tem quatro anos e a mesma energia que tinhas aquando os 3 meses...

Sim, é complicado impor regras a um cão, ainda para mais se ele for daqueles independentes; é complicado, nunca impossível.

Podes começar restringir o espaço do Manolo a um sítio da casa onde não tenha muito para estragar, como a cozinha, por exemplo. Se não tiverem tempo para ir duas a três vezes à rua podem colocar uns jornais no chão e ensina-lo (com muita calma, porque vai demorar) a fazer as suas necessidades lá. Ah, não se esqueçam de o recompensar quando ele fizer alguma coisa bem.

Quando estiverem em casa podem deixa-lo andar pela casa para o cão se ir habituando. À medida que ele vai acalmando podem ir deixando uma ou outra divisão aberta. Ah e pipoca, fecha os sapatos a sete chaves porque quando os dentes começarem a romper... Uih, uih.

Espero ter ajudado :)

CAP CRÉUS disse...

Cara Ana, não vou dar dicas algumas. Isso é com cada um, mas uma coisa vou ter que dizer.
Então vais arranjar um cão vindo de uma ninhada de alguém que ganha a vida a vender cães e a dar cabo da cadela?
Já foste ao canil de Lx? OU a algum abrigo?
Não concordo nada com esta tua atitude. Má atitude.

ana disse...

ele é um sonhooo! vão-se divertir imenso!

amola-tesouras disse...

Ai que canito tão lindo, e olha que quem diz isto é mulher de gatos :D Fofinhooo! Se estiveres mesmo interessada num livro vai à Amazon.co.uk, os Jack Russell são muito populares em Inglaterra e facilmente encontras imensos livros sobre a raça, é só escolher.

sofia disse...

ohhhhhhhhh tao lindooooooo! quero ver o crescimento dele, adorava ter um cao!

Filipa disse...

Lindo lindo lindo de morrer:)))
Os caes dessa raça são muito inteligentes e aprendem com muita facilidade, portanto é começar a ensinar o pequeno logo de inicio embora seja necessário ter muita paciência :)))) e claro muito amor.
Ahh e queremos ver muitas fotos do Manolo aqui pelo blog:)

Http://styleloveandsushi.blogspot.com

Anónimo disse...

Eu tb tenho um jack russel. Veio cá para casa com 2 meses e desde então tem sido um fiel companheiro.

Defeitos:
- Não se dá com os outros cães. Ataca-os logo.
- Detesta crianças.
- Não gosta dos vizinhos.

Qualidades:
- Fiel.
- INTELIGENTE. Não se pode dizer nada a frente dele.
- Não se deixa ninguém aproximar. Uma vez quase atacou um Sr. que nos pediu indicações.
- Dorme perfeitamente até tarde.
- Come pouco.
- Cão muito meigo.
- Não destruiu rigorosamente nada em casa, a não ser roupa interior que rouba no quarto quando as gavetas estão abertas ou na lavandaria.

Optima escolha!!!

Maria disse...

50% de disciplina e 50% de amor e vais ver que o piqueno se tornará num excelente companheiro.

conselho para os primeiros meses:
arranja-lhe um peluche parecido com a "mae" ao toque e em tamanho... (tbm colocava um pequeno saco de água quente para ele se sentir aconchegado... pode parecer exagerado, mas resultava). ele vai fartar-se de chorar quando ficar sozinho (de noite, ou de dia se for o caso), mas é perfeitamente normal. NAO PODES CAIR NO ERRO DE IR TER COM ELE PARA O ACALMAR!!!
esta "tristeza" inicial é normal e faz parte do processo de ele se habituar à nova casa e desenvolver capacidades de independência em relação ao dono.
Se fores ter com ele, ele apercebe-se que cada vez que gane a dona ou dono aparecem e depois é uma bola de neve... cada vez gane mais.
CUSTA MUITO!!! mas é por uma excelente causa.

(No final da história.. passada uma semana o meu piqueno parou de "chorar"...)

BOA SORTE!!!!

Maria disse...

Olá Manolo!

Duas ou três dicas apenas:

- começar a educar imediatamente no dia em que entra em casa: é de que pequenino que se torçe o pepino - verdade maior para os cães!

- demonstrar (sem palmadas e sem perder o controlo - e às vezes é mto complicado!) quem manda lá casa e o lugar dele na família

- passear e brincar MUITO com ele, para o 'vencer' pelo cansaço (muito importante também para ele aprender a gerir a sua energia, que no caso do Jack Russell parece inesgotável!)

E por fim - passando a publicidade - explora as dicas do grande Cesar Millan (it works!), aqui http://www.cesarsway.com

Bos sorte e sejam felizes!

Ana Rita disse...

Nunca esquecer de o ensinar a fazer xixi na rua.. e quando ele fizer em casa, dar uma "nalgada" sem doer, na zona do rabiosque.

Ahh e não dar de comer depois de jantar, porque ele fazer cócó durante a noite é muito provável se comer depois das 20h :)

Maura Teixeira disse...

Ohhh, tão lindo *.*

Esconde os sapatos todos!!!! :p

Princesa disse...

Também sempre quis ter um cão, mas como vivo num apartamento isso impossibilita algumas coisitas...mas boa sorte para ti pipoca ;)

Beijinhos, AF

http://desabafos-deuma-princesa.blogspot.pt/

Tuli from PrettifyourNails disse...

Ai que o Manolito é tão fofinho! Se já tens toneladas de Amor para lhe dar já não precisas mais nada, o resto virá com resto e com o instinto!
Tuli

Sonia disse...

Coisa mais doce, parabens.

Miss C disse...

É lindo mas as minhas também são as mais lindas do mundo!!!! Um dia mando-te uma foto da minha Pipoca! :)

Teresa disse...

Pipoca, ja te deram varios conselhos e nao quero repetir, repetir... Mas algumas coisas sao mesmo importantes:
Eu adoptei a minha Maria ela devia ter dias pois tinha sido abandonada. Dei-lhe de biberão e tudo, mas na verdade nota-se nela algumas faltas de mãe. Por exemplo, no inicio ela mordiscava muito e quem os corrige disso mesmo é a mãe... que nao teve. Considerem seriamente o Manolo so ir para vossa casa com pelo menos 8 semanas. Truque: logo na 1ª noite ele devera dormir no sitio que será o dele e não ceder MESMO. Nem que chore, arranhe a porta.. enfim. E se possivel,colocar um relogio por debaixo de um cobertor que cheire à mae dele para que este imite o coração da mãe.
Mas o mais importante de tudo é mesmo ter uma rotina. Eles só se dão bem com rotinas e precisam de passear pelo menos 3x por dia.
Finalmente... tranquilos com as ferias e os fins de semana! Eu vou muitas vezes e a Maria fica com os meus pais, que são pessoas com quem ela se entende e fica lá lindamente!!!

Marisa R. εïз disse...

Tão fofinho :)

Anónimo disse...

Fico contente por realizar o seu desejo. Tenho a certeza que vão ter um Amigo para a vida e que vai estar ao vosso lado nos bons e nos momentos menos bons. Os animais são assim.
Não sei se o pequenito Manolo foi oferecido (à Pipoca já percebi que foi uma surpresa do marido), se terá sido adoptado ou comprado. Contudo, e respeitando os gostos e formas de pensar de cada ser humano, não quero com estas palavras ofender nem a Pipoca nem o seu Marido, caso o pequenote tenha sido comprado, tendo em conta o peso da vossa opinião na sociedade, a qual sabem ter bastante influência, porque não adoptaram um bébé que espera por uma família numa sociedade protectora dos animais ou num canil?
De qualquer forma, desejo a Todos muitas alegrias e que o pequeno Manolo seja muito feliz!

Sofia disse...

Oh pipoca, então não era o teu marido que queria correr? Então presta bem atenção no que eu te digo, encoraja-o a correr logo de manhãzinha... Assim como assim, leva logo o Manolo para respirar arzinho e gastar as energias todas logo de manhã! Depois à tardinha/ noite, mais um passeio! E pronto, tenta manter a rotina, porque senão os intestinos e bexiga do miúdo não se aguentam! Esconde os sapatos e objectos pessoais, e pronto! Vai escolhendo um novo sofá! De resto, tranquilo, muito muito muito amor!

Anónimo disse...

Antes de mais parabéns pelo novo membro da família.

Já dizem os britânciso que "A house is not a home without a dog" :)

Pessoalmente recomendo que lhe compre ração Eukanuba. É um pouco mais cara do que as outras marcas, mas vale bem a pena uma vez que a alimentação tem um efeito directo no comportamento do cão.

Maria* disse...

esconde os sapatos todos... se não bem que vais ter que tratar do pelo ao cão mai lindo!!!:)*

Maria disse...

eu sei que comprar cães de uma raça especifica é muito apelador mas é tambem estar a sustentar uma industria milionária. ja viu a reportagem de 2008 Pedigree Dogs Exposed da BBC? e algo assustador foi o que pos a pensar assim.

Sofia disse...

Nada como disciplina e carinho para criar um bom cão :) quanto à raça, na minha opinião, não há cão como o labrador retriever. Inteligente como tudo, LINDO, amoroso e companheiro. Dois problemas comuns a quase todos os cães: estragam o que estiver ao alcance e comem como alarves. Ah, é importante não criares maus hábitos nem ceder a todas as vontades do pequeno. Senão é ele que manda em ti, e não o contrário!

Marta disse...

Muitos parabéns pelo Manolo, Pipoca! É uma fofura cachorrinho! :)
Ter um cão é o melhor que há. Eu tenho duas rafeiras que, apesar de por vezes me fazerem desesperar, são a melhor coisinha que tenho. A alegria com que nos recebem todos os dias é uma ternura! Vale muito a pena todos os sapatos, malas, móveis, fios e telemóveis ruídos, todo o lixo espalhado pela casa, todos os disparates. O amor e carinho fazem-nos esquecer de todos os pontos menos positivos.
O único conselho que te posso dar é deixares tudo o que é de valor e que estimas bem guardadinho para que ele não afinfe o dente. Quanto aos móveis...podes sempre tentar distraí-lo com brinquedos, os dele, e nada de chinelos dos donos porque uma vez que se habituem a uns, roem todos (sapatos incluídos). E evita os brinquedos que chiam porque são suuuuper irritantes.
Boa sorte e muitas felicidades para os três :)
Beijinho

mary disse...

logo que comecei a ler o post previ logo os vários comentários que haviam de vir por não ter sido um cão adoptado. qualquer dia também vão dizer que as pessoas não devem mais engravidar, que o mundo está cheio de orfanatos com crianças a desejarem uma familia e afinal um filho é para mostrar e dizer que é seu ou é uma criança para amar? que má atitude, essa das pessoas que engravidam em vez de adoptar!
aiaiai. quando é que as pessoas vão entender que liberdade de escolha é um direito, quando...

e muito me admira não haver anonimos stressados com as "chineladas". pelo menos desta vez perceberam a brincadeira...

Vanessa disse...

Olá Pipoca! Eu sempre tive cães e sou apologista que apesar de todas as asneiras e mais algumas, não há nada como a alegria deles quando chegamos a casa! Todo o santo dia fazem a festa como se não nos vissem há um mês!
Dicas que são boas e que aprendi com outros ou por experiência que acho que lhe podem ser úteis:
- quando o forem buscar levarem a futura manta dele e deixá-la ao pé dos irmãos para ganhar cheiro, assim quando tiver em casa com a manta e um saquinho de água quente (se fizer muita fita durante a noite) julga que tem os irmãos e deixa dormir toda a gente;
- colocar num sítio oportuno (normalmente um cantinho na cozinha ou num sítio que depois ele fique e tenha acesso) vários jornais abertos para ele fazer xixi! Como as crianças quando acordam e acabam de comer ou beber também fazem logo as suas necessidades; são segundos ou minutos portanto assim que acorda e come é levá-lo ao colo muito rápido e deixá-lo em cima do jornal é a maneira mais fácil e rápida de se habituarem a fazer no mesmo sítio em vez de escolherem tapetes e tudo o que achem que seja absorvente!
- comer sempre e só ração apropriada é como fica mais saudável e facilita a todos não terem que cozinhar para o cão, porque quando se habituam às nossas comidinhas depois não comem a deles
- não o colocar no chão do carro, na rua ou em qualquer sítio onde haja sapatos que transportam o que há na rua enquanto não tiver as vacinas todas porque doenças como a 'parvovirose' são fáceis de apanhar e podem ser letais
- muito amor que vai ser o novo membro da família

:)

Espero que seja útil

Beijinhos

Anónimo disse...

Vê o Encantador de Cães.

macaca empiriquitada disse...

Pipocaaa andamos em sintonia !!! A minha princesa veio esta semana para casa.

A primeira coisa que estou a tentar ensinar é o xixizinho e cocó. Nos primeiros dias vamos três vezes à rua, mas depois vamos passar a ir só duas. Damos-lhe comer só antes de ir á rua. Assim faz logo o cocó e o xixi. Tem resultado! Ainda não fez cocó cá em casa. Apenas um ou outra vez xixi !! Nada de grave.
Aconselho a não fazer muitas festas nas orelhas ao inicio para não partir e tira a cólera em casa para não estragar o pelo.
Outra coisa, dá-lhe um blusa velha com o teu cheiro para dormir agora ao inicio é bom pra te reconhecer !!

beijinho e sejam muitos felizes.

Ps. Há coleiras, trelas e todo um mundo de acessórios lindos de morrer para os pequenotes !! Eu dediquei uma manha de compras a pensar na minha pequenina :)

Nk disse...

OS bichos são sem dúvida o melhor amigo dos homens. Dou lhe 3 conselhos: ração da royal canin sem dúvida (é a topo de gama e os bichos adoram-na), não o ir buscar antes dos 2 meses, só o levar á rua após os três meses (depois da terceira vacina p garantir que não apanha nenhuma doença) e enqto não sai À rua, compre ou os reguardos para cão ou mesmo o dos bébés no supermercado e habitue-o a ir lá fazer o chichi e afins. Qdo começar a ir à rua, vá sempre depois de lhe dar a dose de ração do dia pq eles costumam ir "à casa de banho" logo depois de comer.
E já não são 3, mas sim uma data deles!

Anónimo disse...

Olá pipoca,
Como já a leio há tanto tempo e hoje em dia temos de ser dinâmicos, aproveito o facto de ir ter um novo membro da familia, para a deixar à vontade para nos visitar na nossa clinica veterinaria. Eu e o meu marido abrimos uma clinica veterinária ha 5 anos, e tínhamos muito gosto em poder ajuda-vos e esclarecer-vos em relação ao pequeno Manolo. A nossa clinica foi o nosso projecto. Pode espreitar a nossa pagina em: www.pet-clinic@hotmail.com, ou, se quiserem entrar em contacto comigo: joanalmeida20@hotmail.com

Beij
Joana :)

SB disse...

Lindo e fofo!!!:)

Maria João disse...

Eu tenho uma labradora com 2 anos,e podes acreditar que a vida muda mesmo!!! mas nem tudo é mau, ela destroia tudo quando era mais pequena, e ainda agora é preciso ter muito cuidado. Cá em casa tb existe o policia mau, o homem, e eu a boazinha. Mas se estou em casa parece a minha sombra, anda sempre atrás de mim. Nós gostamos muito dela, vais-te afeiçoando e depois quando estás fora de casa, pensas sempre o que está a fazer. A minha já está habituada a estar sozinha, mas como estas férias resolvemos não a colocar em hotel, alugamos uma casa para onde ela pudesse ir connosco, resultado, ao fim de 2 semanas e meia, fomos trabalhar e ela sente muito, ficou a chorar toda a manhã , disse-me a vizinha que a ouviu! é de partir o coração, mas é assim! o ano passado ficou no hotel, e quando a fomos buscar fartou-se de fazer queixas a chorar e empoleirada em nós! mas é um amor terrivel, chama-se mel e amor tb tem de sobra, mas nada vale se não tiver educação e disciplina. o afecto vem depois, segundo os entendidos. treina os comandos básicos logo desde cedo, deita, senta, rebola, vai buscar o brinquedo, fica, etc.. Passeios longos para gastar energias, e três vezes á rua por dia! é dificil mas gratificante!

Anónimo disse...

Mas vai viver no apartamento? Oh :(

becas disse...

Para já, precisa a bem da saúde fisica e psicológica do cão saír da ninhada no minimo com 8 semanas. Tudo o que seja menos que isso é o primeiro erro que vai cometer.

Anónimo disse...

aiii que coisa tão linda :) se fosse a vocês assim que tivesse idade levava-o a uma escola de cães já que é um cão de um raça hiperativa.. ou então vai tirando umas dicas do programa do encantador de cães :)

DM disse...

Pipoca, faz como nós cá em casa: sempre a rever episódios do Encantador de Cães para aprender umas coisinhas novas sobre como manter a matilha serena, controlada e feliz =)

Tudo de bom!!

Anónimo disse...

Pipoca, enganei-me na pagina. Lol. Depois de finalmente se deitarem 3 crianças a nossa cabeça já n é a mesma. Ja se baralham mails com blogs, enfim...lol.
Então cá vai:
www.pet-clinic.blogspot.com

Obg:)
Joana

Inês disse...

allo! Compre uma trela de peito, é muito melhor e aleija menos o cão. Compre a comida consoante a idade e ir 3x a rua, sempre as mesmas horas para o cão ter uma rotina. Ensine o a sentar, parar, deitar desde muitoo cedo, não o fiz e estou arrependida. Um banhinho de 3 em 3 semanas, com limpeza de ouvidos incluinda! Não se vão arrepender, é das melhores coisas do mundo!

Anónimo disse...

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/jack_russell_terrier/279
Pode ser que ajude!
Ines B Dias

HOPE disse...

O cão nunca deve sair da mãe antes das 8 semanas. O ideal será entre as 10 e as 12.
Trazer do criador uma manta com o cheiro da mãe. Se ainda assim chorar, colocar uma botija de agua quente por baixo da manta para simular a presença da mãe. Um radio tambem costuma funcionar, especialmente quando estao habituados a barulho.
Dar, pelo menos de inicio, a ração que ele já come e depois ir substituindo pela que escolheres, sempre de qualidade, claro :)
Deixar brinquedos à disposição. Uma bola de ténis de qualidade, que tem o pelo ralo, é fantástica (nesta idade é importante que nao seja das baratas por causa do pelo que sai).
Depois, socializar ao máximo, desde que tenha as vacinas todas. Habituar a outras pessoas e animais, andar na rua, cafés esplanadas, praias...
Brincar muito, mimar muito e educar muito! O cão deve perceber quem manda, quem é o chefe da matilha. Palmadas nunca... Basta um (ou dois, vá) NÃO! vigoroso e recompensas pelo bom comportamento, que nao tem de ser guloseimas: festinhas, brincadeiras, elogios com uma voz "melada" fazem maravilhas! Os cães adoram agradar aos donos!!
Saídas à rua, umas 4 por dia. Elogiar sempre que ele faça a necessidades na rua. Neste capítulo precisas de paciência... Há um produto qq com cheiro para eles fazerem sempre no sítio que se borrifa... Nao sei o nome. Colocar jornais no chão no sítio em que ele pode fazer necessidades em casa. Sempre que o apanhares a fazer fora desse sítio, dizer NÃO e coloca-lo imediatamente no jornal. Ele vai perceber depressa a mensagem!

Chila Camomila disse...

Vai mudar a tua vida, para melhor! Se fores como eu, quando deres por ela estás a tratá-lo como se fosse um filhote, ou um irmão, ou alguém muito importante. As dicas sobre o que dar de comer etc, o Veterinário é sempre o melhor conselheiro. Para já, importa educá-lo no sentido de não destruir e sujar a casa. Aqui vão as dicas que funcionaram com o Buggy :

- Criar uma rotina. Eu desde sempre o levei à rua de manhã, no fim do almoço e no fim de jantar. É claro que há dias em que anda todo o dia na rua comigo, como há dias em que só posso levá-lo uma vez. Mas nos primeiros 6/8 meses a rotina deve manter-se.

- Quando fizer as necessidades dentro de casa, levá-lo até elas e fazer com que cheire e veja. Ao mesmo tempo dar-lhe com o jornal enrolado no focinho e dizer-lhe em tom zangado que não é ali que se faz. A técnica do jornal é antiga mas com o buggy funcionou. Não o magoa, e é eficaz como dizer a uma criança que "vem aí o monstro papão".

- A primeira vez que o Buggy tentou roer uma mesa de centro cá de casa, coloquei lá Piri-Piri. É uma partidinha má, e ele quase se afogou em água depois. Mas funcionou. Cheirava a mesa e fugia a sete pés!

O resto, é muito amor e uns raspanetes quando tem que ser... eles são cães mas percebem!

Anónimo disse...

Em relação ao comentário do/a NK das 22.41h:

Sinceramente não sou nada apologista da máxima 'o que é caro é bom'.
Nunca gostei da ração Royal Canin apesar de ser a mais cara. Os meus cães sempre comeram Hills até descobrir a Husse. Para mim, é a melhor ração em termos de qualidade/preço que existe no mercado.
Mas também acho que, havendo possibilidades financeiras, a ração de supermercado não deveria ser uma opção..

Inês

Anónimo disse...

Em relação ao anónimo das 22.47h:

Mais vale viver num T0 e ter exercício físico e amor, do que viver numa quinta com 10hectares e ficar sozinho e sem estímulos os dias inteiros porque 'tem muito espaço para correr'. Os cães precisam da presença dos donos e de serem estimulados, o espaço em casa é o menos importante desde que gastem energias na rua.

Inês

Ana Campos disse...

Eu tenho animais mais ou menos desde que nasci e só me ocorrem duas coisas para dizer:

1) Esquece todas as dicas que leste e arranja logo um veterinário. Leva o bloco de notas (ou um gravador)para a primeira consulta e coloca-lhe as tuas 300 e tal perguntas.

2) Il est trop mignon!!! :)

Key disse...

Olá,

Não querendo ser uma daquelas pessoas estúpidas que comentam nos blogs, acho que vou acabar por sê-lo. Eu não tenho nada a ver com isso, mas só gostava de referir que há milhares de cães abandonados à espera de serem adoptados. Milhares de cães dóceis, que já viveram numa casa com pessoas e que se sabem comportar, a custo zero.

Também gostava de acrescentar que percebo a atracção por esta ou aquela raça e por um animal bebé. A sério que percebo.

Mas, escolher um animal de estimação como se fosse uma mala Louis Vuitton ou uns sapatos Loubotin, é que já não entendo.

Acho que, tendo em conta a exposição pública que ambos já têm, que teria sido bem pensado darem um exemplo maior e irem buscar um animal à S.O.S animal, por exemplo, ou a outro canil/gatil da cidade de Lisboa ou arredores.

Era só isto que queria dizer. Poderiam ter dado um excelente exemplo... :/ pensem nisso.

Cumps,
Tânia

andreia disse...

tem energia que dá para dar e vender, mas são doces e sabe sempre bem chegar a casa e ter aqueles pequenas criaturas a pular de alegria pela nossa chegada :) tenho dois e não estou nada arrependida, ela é hiperativa já ele é um molengão, contudo são os dois muito amuados se algo não lhes corre como desejam são bem capazes de ir para o seu canto e não passar "cartão" nenhum aos donos. contudo eles são uns amores e mega engraçados! não te irás arrepender são a melhor coisinha do mundo! :D

HOPE disse...

Mais uma sugestão: quando sair à rua deve sempre levar coleira com nome e numero de telefone. Às vezes basta uma pequena distração para eles desaparecerem.

maria moura disse...

Tenho uma cadela desde os 2 meses:

. não te distraias, vai roer comandos de TV, telemoveis, roupas, móveis, etc

. tem que se passear o cão 2 x por dia, mesmo com frio e chuva

. tem que se educar, mas também mimar, pq são muito carentes

. nas férias se puderes deixar com alguém é bem melhor do que hoteis para cães, ficam neuróticos

. há a questão do pêlo, nunca mais vais ter uma casa limpa, mesmo com empregada diáriamente, haverá sempre pêlos no chão, sofás, roupas (para mim é mesmo o único senão, deteeeesto pêlos)

-são grandes amigos e companheiros, sempre prontos para brincar

. têm uma adoração por qualquer membro da familia

. são extra sensitivos, um cão pode avisar-te de situações desagradáveis que vão acontecer, fica atenta

Boa sorte

mundoameuspés disse...

Ai Manolo que tu és tão LINDO!!!

Sofia Oliveira disse...

Pipoca, o melhor conselho que posso dar: falar já a um sr. que se chama Fernando Silva e que tem uma escola em Cascais, a Educacão. Somos nós que damos as aulas aos nossos cães, sempre com a sua orientação. É o melhor que há para educar os donos, que fazem sempre muita asneira na educação dos seus cães, e sociabilizar e treinar os cães. Nós adoptámos um cão na UZ, um 'selvagem' sem regras e está quase um gentleman... É o treinador mais fabuloso deste país e arredores. Consulte o blog (educa-cao.blogspot.com) dele e fale à Cocó, já lhe enviei um resumo do percurso fantástico deste homem. Ah, e também importante, o preço das aulas é muito simpático. Se lhe falar diga que foi recomendada pela dona do Gelado, que ele sabe logo quem é... Aconselho vivamente.

Joana disse...

Como já foi referido, quem segue o programa do encantador de cães, Ceasar Millan, fica com óptimas noções de "educação" canina nos mais diversos aspectos e situações. Até é possível q ele tenha algum livro.
Já agora, se é macho, eu optaria por castrar, pq acho horrível quando lhes dá um "click" e resolvem acasalar com a perna duma pessoas ou com cadeiras. Para além das outras grandes (e principais) vantagens, como ficarem mais calmos, sociáveis, etc.
Bjinhos, muito boa sorte nesta nova aventura e cá estaremos à espera de todos os pormenos e histórias com que, de certeza, nos irás deliciar :D

at.home.ideas disse...

Parabéns pela nova/futura aquisição!! Vão adorar*

http://at-home-ideas.blogspot.pt

Sarinhas disse...

Se queres um cão feliz tens de ter um cão saudável e equilibrado. Nada de aplicar psicologia humana num animal, não são os miminhos e os beijinhos que vão fazer o bichinho feliz.

Começa a ver o Encantador de Cães - Cesar Millan e tenta arranjar um livro da raça para entenderes como a raça em questão vive em matilha.

Anónimo disse...

se ter um cão é assim tão complicado ainda bem que tenho gatos!!!!!!

apipocamaisdoce disse...

Se eu tivesse ido a uma instituição buscar o cão era porque tinha a mania que era boazinha, e que só estava a armar-me em samaritana, e que os gestos bonitos não precisam de ser publicados, e que só queria que todos dissessem que sou uma óptima pessoa, e mimimimi... presa por ter cão e presa por não ter. Literalmente. Mas nada de novo.

Anónimo disse...

aprendi uma coisa com o meu beagle , proteger todo o tipo de calçado do seu focinho .
Apesar de estragarem aqui e ali qualquer coisita, são a melhor companhia que se pode ter :)
e sim o manolo é fofinho , fofinho !!!

disse...

Olá,

O meu maridão fez-me a mesma surpresa e apareceu-me em casa com um jack baby numa caixa de cartão!!
A vet ainda hoje pergunta como é possível ser tão bem educado, não estraga NADA!! Nem um sapato!
É tudo uma questão de educação, firmeza e recompensa.
Quando fazia asneirada levava com o jornal ou então batíamos com o jornal na nossa mão só para o assustar.
Quando fazia alguma coisa bem feita ou cumpria as nossas ordens recebia um biscoito (existem biscoitos próprios para treino hipocalóricos!!).
Hoje consigo passear com ele na rua sem trela porque é super obediente!
Bjs

Anónimo disse...

Olá Pipoca

O conselho mais importante é não o ir buscar antes das 8 semanas.A mãe ainda tem muito para ensinar e precisam dessa aprendizagem. Ficam cães mais ansiosos, mais teimosos e mais difíceis de educar se forem retirados muito cedo de perto da mãe. O que acontece muitas vezes, infelizmente, é os criadores quererem ver-se livres dos pequenotes mais cedo... Claudia Vicente

Anónimo disse...

'Mais vale viver num T0 e ter exercício físico e amor, do que viver numa quinta com 10hectares e ficar sozinho e sem estímulos os dias inteiros porque 'tem muito espaço para correr'.'

Sim, Inês. Tem razão. Só existem essas duas opções.

Di disse...

Pipoca,

Essencial, essencial, na minha opinião de "mãe" de um labrador com 9 anos é que se comprometam a gastar MUITOOO tempo com brincadeiras que acabam no fundo por ser treinos. Perdi a conta às horas passadas com biscoitos partidos na mão a repetir "senta, senta, senta. Muitooooo bemmmmmm!!!!" Ele vai fazer o possivel e o impossivel para vos agradar. Usa isso em vosso proveito e sem ele dar conta, está educado!
Nove anos depois tenho um cão que ao fim de semana dorme até às 13h, tal como nós, não atravessa a estrada sozinho, senta e deita sem teres que repetir as coisas 20 mil vezes...
Vais adorar!!! E quando chegares a casa depois de um dia dos diabos e vires aquela criaturazinha abanar-se toda porque acabou de entrar em casa a pessoa mais importante da sua vida, esqueces num instantinho que já te roeu 2 pares de sapatos, o fio do carregador do computador, as molas da roupa...
Boa sorte.

Ah, e existe um livrinho chamado "Leva-me de férias - Guia de alojamentos que aceitam amigos de 4 patas" publicado todos os anos que já nos deu muito jeitinho cá em casa!!!

Anjo-de-Mel disse...

Olha, eu tenho um raçado de Jack Russell com 9 anitos :) É mt parecido c o cão do filme 'A Máscara', mas ele nunca foi cão p fazer truques :) Não dá trab nenhum, dorme dentro de casa, mas está limitado à cozinha e marquise, nunca fez as necessidades dentro de casa e nunca estragou nada :) Mas claro, nem tds os cães são assim... Agora é menos activo e mais gordito pq está mais velho, mas ñ imagino a mh vida sem ele :) Vou mandar-te um artigo q descobri no outro dia sobre esses cães p o teu mail, ok? Bjinhos e sem stress, dá mt menos trab q uma criança e tb os temos, ñ é? :) Bjinhos!

Unknown disse...

O manolo vai precisar para além de carinho e amor mimimi...vai precisar de um bom vet daqueles que nos da o telemóvel e esta sempre pronto a nos atender!! Pq os cães são como os filhos precisamos de um medico que nos ature SEmpreeee!! Precisa de uma boa ração e não se deve nunca mas nunca mudar a ração sem fazer o desmame (ir introduzindo a nova gradualmente misturada). Não falhar vacinas. Agua fresca sempre a disposição.e os snacks que eles amammmmmmm e que nos ajudam a manipular na sua educacao! São cães que ladram muitoooo e são refilões por natureza caso precise posso aconselhar vet e uma treinadora que treina em casa que e do Best! Entretanto e pq amooooooo cães incondicionalmente faço petsitting para ferias ou apenas para aqueles dias em que nao estamos em casa todo o dia e temos que ter alguém confiança a tomar conta dos nossos babies.. De resto lots of paciência pq quem tem cães já sabe que vai perder uns tapetes por outros.
Deixo-lhe meu email caso precise de contactos ou petsitting Sofiamonteromagalhaes@gmail.com

Unknown disse...

Bem, posso deixar a experiência pessoal...
É sim, um cão com energia. Precisa de bons e longos passeios. Quanto mais passear, menos energia tem para roer o que não deve!
Comprem-lhe vários brinquedos (sem ser dos de borracha que se desfazem :P) e não os deixem sempre disponíveis. Para ele manter sempre o interesse!
As chamadas à atenção tem de ser feitas desde pequeno! Quando for apanhado a fazer algo que não pode, deve receber um "não" alto e firme! Não é preciso dar palmada, um não forte tem mais poder! :D
Quanto à raça, já conheci alguns amorosos, mas também já conheci duas feras!
De resto, são SUPER inteligentes, como qualquer Terrier! Tem uma energia interminável, são super corajosos e ficam muito lindos com casaquinhos :DDD
Concluindo, é um cão com energia que tem de ter actividades onde a desgastar. Educar desde pequeno.

Quando me perguntam sobre raças, costumo mostrar os vídeos dos 101 Dogs, pois fazem resumos muito, muito porreiros!
Aqui vai :)
http://www.youtube.com/watch?v=dsutopW-6k8&feature=related

Unknown disse...

Ah, e sim...

O Manolo é LINDO! :)

Sunshine disse...

Vais-te surpreender com a experiência maravilhosa que é ter um amigo tão peludo!que saudades tenho eu do meu Cocker que me acompanhou desde os 10...ate aos 27...não duvides que se tornam parte da familia!

Anónimo disse...

Anónimo das 00.04h

Não sei se estava a ser irónico, mas se estava acho que não tem razão para isso. O que eu disse, bem explicadinho, foi uma forma de fazer as pessoas entender que um cão viver num apartamento não tem problema algum.

Inês

Gila disse...

Após ler todos estes comentários posso concluir que foram ditas algumas coisas certas e muitas asneiras também.

Apenas 3 aspectos:

- Não trazer o cão para casa antes das 8 semanas, como bem disseram, o tempo com a mãe e irmãos ajuda no desenvolvimento do cachorro, etc e tal ...

- Na educação do cão, se puder ter dicas de profissionais da área e frequentar aulas de socialização para cachorros melhor. Adestrar através do método do reforço positivo é a forma mais trabalhosa, mas que nos permite ter um cão educado, equilibrado e feliz.

- Esquecer o que se disse sobre o Cesar Milan (encantador de cães), qualquer pessoa que trabalhe com cães, mais concretamente em adestramento sabe perfeitamente que as técnicas usadas por este senhor não são adequadas, basta verificar com atenção o comportamento do cãe é quase sempre de medo e submissão ...

Adoptado ou comprado o que interessa é que se trate o cão com respeito e amor.

Gila

Anónimo disse...

Pipoca...
Realmente nos dias de hoje não vejo a necessidade de se comprar animais quando existem tantos para adoptar mas temos que respeitar as escolhas de cada um.
Neste caso só tenho uma coisa a aconselhar. Os bons criadores sabem que um cachorrinho não deve abandonar a mãe tão cedo. Talvez seja melhor verem bem qual será o caso. Muitos só buscam o lucro e os animais acabam por ficar com algum tipo de desequilíbrio quando são retirados muito cedo. Falem com o criador e vejam a reacção dele sobre o assunto. É uma delícia ter os cãezinhos muito pequenos em casa mas como sei que o vão amar com todas as forças sei também que vão querer o que for melhor para ele.
Desejo tudo de bom. Talvez venham a ter algumas coisas estragadas em casa mas o coração, esse vai ficar bem inteiro e maior que nunca :)

Sandra Teixeira disse...

Xiiii..tanto comentário..provavelmente vou estar a repetir coisas que já foram ditas a cima mas cá vai...

Antes de mais PARABÉNS pela chegada de um novo membro na família...com um bixinho em casa nunca mais estarás sozinha....eu tenho o meu inseparável gatinho mas tb já tive caesinhos e uma coisa te garanto desde logo: por mais incondicional que seja o teu amor por ele, o dele por ti será sempre mais. Ele será de certeza o teu mais fiel seguidor.

Relativamente à raça não sei especificar...do que precisas: de uma caminha, brinquedos para ele, principalmente enquanto é pequenino, se entreter com eles (e não com a mobília e as carteiras), uma escova (adaptada ao pelo dele), uma gamela para água e outra para a comida (sobretudo a da água tem em atenção para não ser de plástico), uma coleira e uma trela par o trazeres à rua, soro fisiológico e algodão para lhe limpares eventuais remelinhas.....e a lista poderia continuar mas acho que isto é o essencial...

O mais importante, o Manolo será um cão feliz se criares rotinas com ele, o levares a passear todos os dias (preferencialmente mais do que uma vez por dia) (quanto mais energia ele gastar nos passeios menos gastará nas tuas malas), levar sempre os saquinhos para os presentinhos dele!

quanto à ração...não me vou pronunciar quanto às marcas, mas dá-lhe preferencialmente comidinha seca é melhor para o aparelho digestivo e para a saúde dos dentinhos.

Impostantíssimo (ia-me esquecendo) desparazitante interno trimestral e externo mensalmente.

Quanto ao bater....não o faças, há melhores formas de o ensinares...tens que mostrar que mandas..dizes não com um tom acertivo e a mão como se tivesses a apontar ou ralhar. se ele se tiver a portar msm mal, podes sempre, enquanto é pequenino, dar-lhe um ligeiro toque com dois dedos no pescoço (tal como a mãe faz para o repreender.

Ah...e quando o levares a passear, certifica-te que és tu que o levas a passear e não ele a ti...o nosso amiguinho deve ir sempre ao teu lado e não à tua frente (trela curta)!

Bom..não me lembro de mais nada, mas vai-nos atualizando quanto aos progressos do Manolo, vamos adorar saber notícias xD

Tenho a certeza que o Manolo vai ser muito muito feliz xD

(desculpa o tamanho mas entusiasmo-me com estes meninos xD)

Pi disse...

Olá! Só para dizer que estou a morrer de inveja. Quero um há séculos, mas sem sorte. Estou a contar com muitas fotos!!! ***

Filipa Lemos disse...

Olá pipoca!

Nós cá em casa é tudo fêmeas excepto o dono da casa ;)

Neste momento temos 3 cadelas e sempre tivemos cadelas pelo simples facto que os machos têm a tendência de alçar a perna para tudo quanto é sitio!!

Agora era arranjarem um gatinho para brincar com o manolo, é muito giro ver dois amigos gato e cão :)

A Meu Gosto disse...

Tenho há cerca de 2 meses um cachorrinho também! É um cão de água português do mais fofo que há (como o do Obama :p). Aquilo que vou dizer é dito no geral, nada em específico para os Jack Russel.
Pelo que tenho "aprendido" de alguns criadores, veterinário e de pessoas que têm cães é essencialmente que o cão respeite os donos acima de tudo, ou seja, desde pequenino que ele tem de saber o que pode e não pode fazer. Deve igualmente ter algumas regras (não subir para os sofás por exemplo, não morder as flores, etc etc). Aprender desde cedo a fazer as necessidades na rua, sendo que para isso é necessário vários passeios por dia.
Enfim, falo por experiência própria, talvez não tenha acrescentado muito ao que já foi dito.
Vão concerteza adorar vê-lo crescer, ver que está feliz! E todos planos que fizerem, vão sempre pensar "e o manolo? será que pode ir, não pode, fica com quem, deixamo-lo sozinho?"

Muito boa sorte, vão contando as coisas :D
beijinho

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo novo membro da família =)

Em relação às dicas que já lhe foram dadas subscrevo algo que já foi dito por outro comentador: esqueça tudo o que leu. Não digo isto por mal, mas há algumas ideias menos corretas que lhe foram transmitidas.
A melhor dica que lhe posso dar é levá-lo o quanto antes a uma primeira consulta, para que vejam se está tudo bem com ele e esclareçam as suas dúvidas.
E muito importante: enquanto ele não tiver a vacina da parvovirose e o respectivo reforço, deverá ter alguma cautela e não o deixar contactar com o chão de espaços públicos, nem com outros animais, sobretudo na sala do consultório ou hospital onde for com ele. Deverá transportá-lo ao colo.
Aproveito também para referir que os passeios na rua só são recomendáveis após a toma da última vacina, a da raiva, geralmente por volta das 18 semanas (4 meses).
Tenha também atenção à parte burocrática, como a colocação de chip e o registo e licença na sua junta de freguesia.

Desejo-vos as maiores felicidades =)

Anónimo disse...

Tive um cão, um cocker, enquanto vivia ainda em casa dos meus pais (um apartamento com varandas) durante cerca de 10 anos. Ninguem lá em casa sabia muito sobre manter um cão num apartamento mas com esforço e com as dicas de gente mais experiente conseguimos criá-lo e acho que foi um cão muito feliz. Então, o maior contra é, e como já alguem disse, o pêlo em todo o lado. Quanto a estragos (roer tudo o que aparece) a fase pior serão os primeiros 2 anos, é preciso evitar deixar coisas que não queremos que ele estrague ao alcance do cão, especialmente quando ele ficar sozinho. Quando estiverem em casa andem atentos ao que ele anda a fazer. O passatempo favorito do meu nessa fase era esconder-se debaixo da cama da minha mãe a roer os tapetes ...livros em prateleiras baixas também serão destruídos, chinelos, sapatos...a melhor coisa é arranjar logo brinquedos para ele poder roer à vontade.
Nos primeiros meses eu e a minha irmã tinhamos muita disponibilidade e iamos imensas vezes com ele à rua, por isso treiná-lo nos xixis fora não foi muito difícil. O meu cão uma vez comeu dois carapaus crus inteiros que rapinou de um prato que estava na bancada da cozinha...passamos a ter de ter mais cuidado e não deixar nada na ponta da bancada (não sei se o teu terá tamanho suficiente para saltar à altura da bancada como o meu tinha...). Além disso, tivemos de trancar o armário onde tinhamos o caixote porque o cão aprendeu a abri-lo. Apanhei-o várias vezes a lamber o sabonete na casa-de-banho (!) e aprendeu a abrir a torneira do bidé e beber água (apesar de ter a sua taça com água na cozinha).
Ele adaptou-se facilmente à dinâmica famiiar: eu e a minha irmã eramos míudas e adorávamos o cão, mimávamo-lo imenso, mas ele sempre teve imenso "respeito" ao meu pai e à minha mãe. Bastava a minha mãe chegar à porta da sala que ele descia logo do sofá (para onde só ia caso eu ou a minha irmã estivessemos na sala, sabia que connosco estava "à vontade"!).
Quando iamos de férias ele ficava com a minha avó, após a primeira separação ele ficou um bocado arisco mas depois habituou-se e nunca tivemos problemas em deixá-lo em casa dela. Quando por vezes o cão tinha de ficar sozinho durante o dia deixavamos o rádio ligado e a porta da cozinha (onde ele ficava) fechada. Foi uma dica que nos deram, supostamente reduziria o stress do cão o facto de não estar em silêncio total - o rádio daria a sensação de companhia. Na verdade não sei muito bem se funcionava, várias vezes chegámos a casa e tudo o que havia para roer ao alcance estava roido!
Aproveitem bem :) uma das melhores coisas da vida é ter um cão :) (agora ao escrever tudo isto fiquei cheia de saudades do meu!)

Fi disse...

Se for um cãozito hiperativo (e estes têm tendência a sê-lo), pode vir a ter problemas de coração quando for velhote. Mas boa sorte, é lindo!

Anónimo disse...

Criar uma rotina com horários, para ele se habituar.
Já tive um jack russel, que apesar de roer tudo o que lhe davam, em comparação com os outros era muito mais calmo. Nós sempre o educámos com muita calma, festinhas, sem o excitar nem estimular muito essa faceta hiperactiva. Ele adorava estar na ronha no nosso colo, ao pé do quentinho da lareira ou dos aquecedores, enroscava-se aí e ficava calmissimo durante horas. O melhor conselho que te posso dar é esse, dar lhe um ambiente calmo e aconchegante em casa!

Unknown disse...

Eu só queria dizer aos senhores anónimos defensores da adopção, que escolher uma raça de cão e das melhores formas de combater o abandono. Quando conhecemos uma raça sabemos ao que vamos, já com um cão que nao conhecemos já nao poderemos dizer o mesmo. Já que estão a falar com um tom tão moralista ( como e,infelizmente, habito da grande maioria dos defensores dos animais ) deveriam ao menos ser mais inteligentes!

Unknown disse...

Eu só queria dizer aos senhores anónimos defensores da adopção, que escolher uma raça de cão e das melhores formas de combater o abandono. Quando conhecemos uma raça sabemos ao que vamos, já com um cão que nao conhecemos já nao poderemos dizer o mesmo. Já que estão a falar com um tom tão moralista ( como e,infelizmente, habito da grande maioria dos defensores dos animais ) deveriam ao menos ser mais inteligentes!

Anónimo disse...

Olá:
Eu tenho duas cadelas de médio e grande porte. uma labradora e uma cane corso... Queriamos que as duas fossem educadas como deve ser porq isto de ir passear uma com 25kg e outra com 40kg tem muito que se diga... existem várias soluções para os educar mas nós decidimos ter um professor no domicilio e foi o melhor que fizemos... como somo muito rigorosos com a alimentação e esta não é barata encomendamos na zooplus.es que é mais barata e vem direitinha até casa...

Beijocas

Anónimo disse...

Ola Pipoca e Manolo, desejo toda a felicidade juntos, nao ha melhor coisa do que um animal de estimaçao,de-lhe muito amor, so nao se esqueça de uma coisa, um cao nao é uma pessoa, portanto o que nos gostamos e nos "faz bem", nao faz ao cao, falo especialmente do chocolate, ja vi muita gente dar chocolate aos caes, e isso faz mto mal ao cao. Quanto aos que estao a criticar a Pipoca porque ela comprou e nao adotou, lembro que se todo mundo deixar de comprar , acabam-se as raças e com as caracteristicas que conhecemos da raça, é preciso pessoas para adotarem os caes, como também pessoas para comprarem aos criadores( nao nos petshops) o que nao é preciso é pessoas a abandonarem. e quem esta a falar de adotar deve lembrar-se de algo mto importante, e isso eu digo também para a pipoca, esterilize o cao, se nao quer ser criadora de caes, esterilize, porque um dia que ele esteja solto na rua, pode encontrar uma cadela abandonada, pimba pimba, e la estao bebes indesejados a fazerem competiçao com os caes dos canis. Portanto digo a todos, se nao querem ser criadores de caes, esterilizem os vossos caes, seja femea ou macho, nao pensem que porque é macho nao vos tras crias para casa( e é verdade), mas pode engravidar alguma cadela na rua, esta ter os bebes, e la esta mais caezinhos para adotar, que involuntariamente é por nossa culpa. E os que estao a dizer cadelas a parirem sem parar ,lembro que ha bons criadores e maus criadores, so nao comprem é em petshops, porque é ai normalmente que vendem os caes de criadores que fazem as suas cadelas parirem sem parar.Um bom criador nao o faz, é alguem que conhece a raça, e que existem, existem. Nao sou contra a adoçao e sou super a favor, e ate digo a pipoca se quiser outro cao, poderia pensar na adoçao. Mas puxas, o PRIMEIRO cao da Pipoca deixem ser o que ela quer, é um sonho dela, e eu acho que ela fez mto bem realizar, e outra coisa, o cao nasceu e também precisa de um dono.

Rita disse...

Muito mimo e o resto vais aprendendo conforme ele reagir. Resta-me acrescentar:
1 - Nao, nao vais deixar de ter fins de semana fora, ferias grandes. Eles podem sempre ficar com familiares e sim, ate mesmo num bom hotel canino ( temos veterinarios na familia que apoiam isso e muito sinceramente, vamos deixar de estimular o turismo/economia?Not really).Continuaras a poder fazer a tua vida com alguns ajustes

2- Tudo e um ataque? Se adopta porque adopta, se nao adopta porque nao adopta. Por amor de Deus, defendam o que a vossa consciencia dita e nao ataquem a opiniao dos outros so porque sim. Por a Pipoca ser um exemplo, dizem voces, nao pode seguir a sua vontade? Chamaria a isso hipocrisia

Rita disse...

Achei que o Manolo é um excelente motivo para comentar pela primeira vez o blog.
Acho que tem de haver sempre o policia bom e o mau, é o equilibrio ;)
Ele pode roer, dar cabo de coisas, pode ser dificl de o ensinar a ir à rua, as primeiras noites podem ser complicadas, é preciso ter muita paciência ... mas uma coisa é certa tens um companheiro e fiel amigo para o resto da vida. E com eles aprendemos muito mesmo.
As maiores felicidades para o Manolo! Ele é uma fofura!!

Rita disse...

Um conselho façam uma pesquisa sobre a alimentação dos cães. Os cereais não são muito amigos deles e a maior parte das raçãoes está carregada disso.
Há quem defenda uma alimentação crua (carne e legumes), há quem defenda que só devem comer carne (crua ou cozida)e há quem ache que a história dos cereais é uma palhaçada. Leiam, informem-se, falem com o veterinário e com o criador.
Infelizmente só fiz essa pesquisa quando a minha golden ficou doente.
Alterei-lhe a alimentação e anda bastante melhor. Claro que dá bastante mais trabalho mas acredita que vale o esforço!!


Annabelle disse...

Oh my god!!! Que Manolo tão fofinho!
Vais ser muito feliz com ele. Ter um cão é uma das melhores coisas da vida. Não te posso dar conselhos sobre essa raça, pois eu só tive/tenho golden retriever e welsh corgy (sempre cadelas), e sempre foram muito bem educadinhas :)
Desde que tenhas tempo, dedicação, carinho e paciência, tens um amigo para a vida. E aproveita ao máximo todos os momentos que passas com ele, porque infelizmente eles não são eternos. E peço-te do fundo do coração, promete que nunca, mas nunca o vais bater, nem com a ponta do jornal no focinho. Segue o teu instinto, cria cumplicidade e tudo acontece naturalmente. E não te esqueças de ir dar grandes passeios à praia para ele gastar energias.
Desejo-te muitas felicidades com o teu novo amigo :)

Leonor disse...

Olá Pipoca,
Tendo adoptado uma cadela já adulta, e tendo-me deparado com alguns problemas comportamentais, para além de todos os outros que já foram aqui mencionados, tenho a referir alguns aspectos importantes:
- Coerência acima de tudo. Um 'não' tem de ser 'não' em qualquer situação. Se não é para subir para a cama ou para o sofá, ou ter qualquer outro comportamento, então NUNCA o poderás permitir.
- Não permitas que ele 'comande' na rua, porque isso levará a que ele comece a puxar pela trela e os passeios se tornem penosos.
- Prepara-te para ter de o passear ainda que chova a cântaros ou esteja um frio tremendo e só apeteça ficar em casa.
Boa sorte! Os cães são uma óptima companhia e são sempre capazes de nos fazer sorrir.

Unknown disse...

Bem vinda ao mundo canino! Tal como tu eu fartei-me de pedir ao maridão para termos um cãozinho. Sempre que via um animal que me parecesse abandonado, lá começa eu a lamuriar e pedir que ele o deixasse entrar em casa. Mas a resposta variava entre: "É velho, e depois não podemos educá-lo./É fêmea, e eu quero um macho porque dá menos trabalho./Dá muita despesa./Blá, blá, blá". Um dia, depois de uma aula de natação, lá estava o Zequinha ao frio e à chuva. Ainda lhe liguei a perguntar se o podia levar para casa, como não atendeu, a minha mãe agarrou nele e disse: "Tu queres tanto um cão! Leva-o, se não o puderes ter em casa, arranjamos um dono." A primeira semana foi a de procurar os verdadeiros donos e tentar encontrar um substituto. Mas, além de não termos encontrado o verdadeiro dono, ele também já tinha os substitutos! É um caniche, bem fofinho e simpático. É macho, e ficou connosco ainda pequenino! Por isso, conseguimos realizar o desejo da menina e as exigências do menino! Claro que tem dado alguma despesa, até porque tenho a mania de que sou uma "mãe galinha". Ele tem tudo o que podemos dar. Ele é dodot's para limpar as patinhas quando vem da rua!, dispensador de sacos para apanhar o cócó!, cinto de segurança no carro!, Muitos brinquedos espelhados pela casa! E muito, mas muito, amor. Para nós, ele é o nosso bebé de quatro patas!
Em um ano, sinto que sou mais feliz (isto para não dizer menos depressiva!), e até concluímos que a nossa relação como casal melhorou bastante!
Por isso, deixo felicidades para os novos papás! :)

Alexandra disse...

Ana Guerra, ganhe juízo!

Escolher uma raça é a melhor forma de combater o abandono? Está a gozar?

O que não falta nos canis e associações são animais de raça abandonados, fora os donos que tentam primeiro vendê-los.

Claramente, está muito longe da realidade.

A melhor forma de combater o abandono seria a educação cívica e alterar a legislação de forma a responsabilizar esses actos de outra forma.

Se quer pegar pelas escolhas inteligentes, fique sabendo que, por exemplo, os animais de raça são muito mais propícios a terem problemas e doenças do que os rafeiros. Ou por serem o resultado da manipulação de raças para chegar a características estéticas (que descambam em problemas físicos) ou pela questão da consanguinidade. Geralmente, os rafeiros são mais espertos e atentos. Os Bulldog Francês, por basicamente serem uma criação da mão humana, têm imensos problemas respiratórios.

Pipoca, confesso que fiquei um pouco desiludida com essa compra mas desejo-te toda a felicidade para ti e para a família agora estendida.

A questão das oito semanas é muito importante. A minha cadela é adoptada e veio para casa com pouco mais de cinco semanas (A dona queria despachá-los à força, receei pelo pior.) Efectivamente, é uma teimosa do pior e houve coisas que foram difíceis de impor e educar. Também é bastante insegura e medrosa. Ainda assim, foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempos.
Muita paciência e amor, sobretudo!

Sara Vicente disse...

lindo lindo lindo. de há 1 ano para cá tb tenho andado a pesquisar sobre os jack russell pois reunem as características que gostaria num cão. sei q quando me predispuser a ir fazer um périplo pelos canis provavelmente vou-me apaixonar por alguma outra raça ou simplesmente um rafeiro. o problema de alguns canis é que infelizmente as pessoas abandonam cães já bastante crescidos o q impossibilita quem quer adoptar um cão de bebé e vê-lo crescer e acompanhar a sua vida desde o início. p além disso, o que pretendo é um cão de pequeno porte e nem sempre é fácil encontrar cães pequenos nos canis. felizmente ainda há mta gente a querer adoptar cães de pequeno porte e esses assim que chegam ao canil aqui da minha zona são adoptados passado pouco tempo. tenho essa informação de um senhor amigo dos meus pais que lá trabalha. infelizmente só mais para final do ano penso que conseguirei adoptar um por questões pessoais e financeiras nessa altura já o conseguirei fazer. A Pipoca Mais Doce, nem sabe o contente que fiquei em ter um manolo da raça que mais gosto e que mais tenho andado a procurar, gostaria de lhe perguntar se recomenda os criadores que encontrou ou se foi dado por alguém que possa recomendar para que eu possa entrar em contacto. é para ter um plano B caso n consiga encontrar nenhum de pequeno porte bebé nos canis (tarefa quase impossível). Aguardo a sua resposta :)

Fashionista disse...

que fofo! adorei o nome!

Euzinha disse...

Pipoca, é fofinho, fofinho, fofinho… Fiquei apaixonada pelo Manolo!  O Manolinho é vosso, deduzo que estejam cheios de vontade que ele “encha a casa” (eu também estaria) e apenas estou a dar a minha sincera opinião e peço que não levem a mal, mas acho que retira-lo da mãe e da restante ninhada apenas 5 semanas após o nascimento, é pouco… acho que no mínimo os pequeninos precisam de 8 semanas junto da mãe e dos manos(as)… Beijinhos para os papás, beijinho para o Manolo seguidos de muitas festinhas e votos de muitas muitas felicidades*

P.S: Pipoca, quando vens ao Porto lançar o teu “mais novo”?  Trazes por favor a Popota contigo? 

Cláudia Barbosa disse...

Mais um conselho: Se ainda não tens, pensa em comprar um Roomba... estou a tentar comprar um o mais rapidamente possível... vão ser pelinhos e mais pelinhos por toda a casa...

Em relação à adopção, sou completamente a favor. Dos meus três cães comprei dois e um já nasceu lá por casa. Se me arrependo? Não, adoro-os mais do que tudo. Se comprava se fosse hoje? Talvez não, talvez adoptasse... Mas, penso o mesmo em relação a crianças, não tenho filhos porque para já não quero e, se um dia quiser a minha opção vai ser adoptar... também há muitas crianças a precisarem de familia e parece que com isso já pouca gente concorda... comprar um cão é um ultrage, mas trazer mais uma criança ao mundo com tantas que há a precisar de uma familia, de um futuro... aí quem não concorda sou eu ;)

Beijos

Anónimo disse...

Nas primeiras noites vai ser difícil. O meu marido ofereceu-me um beagle com um mês e meio e foi complicado. Nunca o habitues a dormir contigo,se não nunca mais o consegues habituar a dormir sozinho. Por indicação da veterinária quando o colocávamos na casotinha púnhamos também um botija de água quente (bem protegida, i. é, bem vedada e envolvida numa manta) e assim ele sentia o calor até de manhã.
O que eles mais sentem falta é do aconchego e calor que existe quando a ninhada está toda junta.
Espero ter ajudado...

Bjs

IFM

Isabel disse...

Pipoca, já dei os parabéns ao Arrumadinho mas preparem-se que ter um cachorrinho é um grande desafio. Sugiro que comece a ver o Encantador de Cães, na Sic Mulher por voltas das 20h30 e veja os sites Arca de Noé e Eukanuba (deve haver muitos mais mas estes são bastante fiáveis). E por favor não se esqueça que um cão é um grande amigo, mas é um cão não é uma pessoa. Não estrague com excesso de mimos porque eles estudam-nos e sabem muito bem o fazem. Disciplina é a palavra de ordem e contribuirá para um bom ambiente familiar. Boa sorte.

Sofia disse...

Olá! Sou uma rapariga que adora animais, toda a minha vida a partilhei com eles e actualmente tenho o meu dálmata de coração. Em relação ao Jack Russel, conheço bem a raça porque tenho duas amigas com vários e frequentei uma escola canina com o meu Joka! é uma raça muitissimo inteligente, aprendem super rápido mas precisam de pulso firme, pois são "torcidinhos" quanto baste. O meu conselho é procurar uma escola de treino canino e por volta dos 4 meses fazer o treino de obediência, será optimo para ele aprender regras e ser disciplinado e para vocês perceberem como devem agir e inter-agir com ele. Boa sorte, os bebés dão um bocadinho de trabalho mas vale MUITO a pena. Ahhh uma dica, meter um peluche XXL na caminha dele nos inicios ajuda a não terem saudades da mãe e a sentirem-se mais confortaveis. Boa sorte com o "piqueno" e muita paciência :D

Sandra disse...

Antes de mais parabéns! Um cão é muito mais que um animal de companhia...é um amigo (ok não pode ir connosco às compras, mas so pq as lojas não permitem !!!), eu tenho um labrador castanho chocolate com 12 anos que é ... uma doçura, arrisco dizer que é o nosso filhote de 4 patas! Mas esta parte é a mais intuitiva e fácil de entender, agora a parte q eu não gosto mas reconheço que é fundamental é o rigor, nos horários e nos hábitos. Qd conheci o meu labrador ele ja tinha 5 anos (era do meu namorado/marido) e portanto foi ele o responsável pela fase da educação dele, a mim coube me apenas manter o q ele ja tinha ensinado. A saber: o nosso fez treino mesmo! alias o meu marido diz q foi ele que foi apreender , que o bicho já sabe tudo! Mas se não tiveres disponibilidade para ires com ele para uma empreitada dessas, não vem mal ao mundo! Vês os programas do "encantador de cães! na SiCGaja e percebes rapidamente que tudo se resume a : cansa-los primeiro, educa-los depois, não caias na tentação de dar ao Manolo da nossa comida ou um docinho isso é veneno para os animais, há mimos próprios pra eles! Outra coisa importante ; eu nunca deixei de viajar por causa do nosso bichinho claro que conto com a ajuda de familiares que me ficam com ele (mas tb há bons hoteis para eles ficarem), mas tens q garantir que as regras q tu tenhas para o Manolo eles também lhas façam cumprir.Horários certos para as idas a rua; caminhadas (para o cansares e ele n te destruir a casa)e paciência muita paciência. No fundo como diz o meu marido...não é muito diferente de educar uma criança!

Beijinhos e muita sorte para o pequeno Manolo e seus donos

P.S e sim cá em casa eu faço o papel da que o estraga com mimos!e com muito prazer:)

Anónimo disse...

pipoca, arranjaste o melhor companheiro do MUNDO!! é uma raça super inteligente e tudo o que ele fizer, em pequeno, acaba por ser perdoado em crescido : )
eu tenho 3 cães e a minha "mainova" devia ser uma terrosrista nata e no entanto, é um amor de menina e ainda ñ estragou nada em casa, no entanto, resolvemos comprar-lhe carradas de brinquedos e ela adora-os todos, pode ser uma boa táctica, desde peluches a brinquedos de borracha que lhe dêem a devida luta!!

manolo, vais ser mt feliz, pq amor, ñ te vai faltar!! : )

gozem bem esse pequenote : )

bia

Ana disse...

Não li todos os comentários, apenas li alguns na diagonal... Mas já percebi que já existe a bela da máxima do "quem quer um cão não compra, adopta!". Eu adoptei todos os cães que tive, inclusivé o que tenho agora que é de raça, mas não censuro quem queira e possa comprar. Felizmente cada um é livre de pensar o que quer e, ainda, de fazer o que quer!

Quanto a conselhos, o meu cão não é um cão! É uma pessoa da família! Há quem defenda que é preciso pô-los no lugar e etc e tal, mas pessoalmente eu gosto que ele se considere uma pessoa da família, que tenha um sofá só dele, que, mesmo sendo um "monstro", se meta debaixo da mesa quando estamos a almoçar ou jantar, que salte para cima de mim como se não me visse há dias quando fui só deitar o lixo fora à rua... Essas coisas todas! Carinho e amor, muito mimo é o que eles querem e o que nós lhe devemos dar! Apesar de ser um bebé grande é mais educado que muitas pessoas que conheço.

Quanto a hábitos de casa de banho, como lhe costumamos chamar, passar muito tempo com ele na rua é indispensável nos primeiros meses. E, claro, ganhar um mimo (que é como quem diz biscoito) quando faz tudo bem na rua é uma maneira de eles se habituarem. O meu Simão não faz nada em casa e, como o habituámos a estar entre vivenda e apartamento, desde que tenha o cantinho dele é um amor!

PS - Alguns podem ser "jardineiros" tal como o meu, não há flor que resista, mas o carinho que nos devolve compensa todas as traquinices dele! E se nunca lhe deres carne, ele nem vai saber o que é! O meu só come ração, nunca comeu um osso na vida e, com 7 anos, tem uns dentes lindos, todos inteiros, sem ponta de tártaro e é um cão saudável!

Feliz disse...

Parabéns Pipoca!
Ter um animal de estimação é fantástico!
O nosso Lab tem três aninhos e meio! Adoramo-lo!
No início foi terrível - tinhamos ido ver o Marley e achámos exagero, mas não - roía tudo! Tinha de acordar mais cedo para tapar os buracos que ele fazia durante a noite no jardim! (ainda tivemos algumas discussões por causa dele...)
Mas com o tempo ele amadureceu e agora é um regalo levá-lo a qualquer lado, porque se porta impecavelmente bem!
Bem, regras, regras, regras! Comidinha a horas certas, passeios e brincadeira e muita saúde para o Manolo! :D

Já de agora e para quem quer ter umas luzes sobre caxorrinhos:

http://nossofielcompanheiro.blogspot.pt/

O blog não é meu, mas tem informação que muito útil!
Beijinho

Anónimo disse...

Como dona de um cão de grande porte posso deixar três recomendações:

- Treinar a obediência a partir dos três meses, de um forma coerente e com um profissional. Mimo é importante, mas não chega e os Jack Russel apesar de pequenos são uma raça "difícil" ( com muita "personalidade")

- Fazer passeios diários (longos)

- E muita, mas mesmo muita paciência.

Há uma vida antes e depois cão, mas vale muito, muito a pena : )

Unknown disse...

É sim Pipoca! Lindo, lindo, lindo! Que sejam muito felizes! :) Beijinhos

Anónimo disse...

Tenho pena que não tenhas adotado de um abrigo. Como é o primeiro cão pensa em inscrever-te numa escola de cães logo aos 3 meses, vai-te poupar muitas dores de cabeça mais tarde! O Centro de Instrução Canino de Benfica é excelente.

Fernanda disse...

Podes aprender muito no "Arca de Noé"... Tem tópicos sobre tudo e mais alguma coisa... Se quiseres visita também o meu blog,e embora seja mais virado para outra raça :)

Fernanda disse...

Podes aprender muito no "Arca de Noé"... Tem tópicos sobre tudo e mais alguma coisa... Se quiseres visita também o meu blog,e embora seja mais virado para outra raça :)

Anónimo disse...

Pipoca, conheço muito bem essa raça. É verdade que enquanto são pequeninos são o terror das avenidas, o meu sofá ficou feito em nada. São muito mexidos, muito hiperativos, mas têm um lado bom que compensa tudo o resto: São muito meigos, muito apegados aos donos, e com o tempo aprendem a ser muito obedientes, principalmente nos passeios à rua. Por serem hiperativos, não deixam de ser cães responsáveis, aprendem rápido o caminho para casa e aprendem certas rotinas muito rápido, por exemplo, o meu já sabia que cada vez que ia à rua e eu assobiava, estava na hora de ele subir para cima de um muro que aqui há, para lhe colocar a trela, dar um miminho e voltar a casa. Poderia estar a descrever todos os pontos positivos que estes cães têm, mas prefiro resumir e dar-te a certezinha absoluta que não te vais arrepender!

Laetitia disse...

Compra o livro do César Milan (Vê o Encantador de Cães na SIC Mulher) e tens as respostas para tudo.
Rotina e muito passeio é importante!

Trela e Companhia disse...

Pipoca!

Sou pet sitter e um dos problemas mais frequentes que encontro nos cães é a falta de sociabilização dos cachorros, por isso deixo-te algumas dicas que a meu ver são valiosas pois nestes primeiros meses, que são o período mais importante na vida do teu cão, para que ele seja o melhor cão do mundo ;)

Podes fazer a diferença na vida do Manolo que vai ser sem dúvida o teu melhor amigo :)

A melhor bibliografia que te posso recomendar são os livros do Dr. Ian Dunbar, veterinário especialista em comportamento animal, que foi o primeiro a desenvolver aulas para cachorros nos Estados Unidos. Ele escreveu dois livros que deviam ser de leitura obrigatória para qualquer dono.

Deixo-te aqui os links para os PDFs em Inglês, mas podes encomendar a versão Portuguesa recentemente traduzida.

Before you get your puppy (que ainda vais bem a tempo de ler)
http://www.dogstardaily.com/files/downloads/BEFORE_You_Get_Your_Puppy.pdf

Podes encomendar a tradução portuguesa aqui:
http://www.knsediciones.com/es/libros_ficha.asp?id=115

e ver as primeiras páginas aqui:
http://issuu.com/knsediciones/docs/primeraspaginasweb-antesde

depois tens o segundo livro:
After you get your puppy
http://www.dogstardaily.com/files/downloads/AFTER_You_Get_Your_Puppy.pdf

Para encomendar em Português
http://www.knsediciones.com/es/libros_ficha.asp?id=114

as primeiras páginas:
http://issuu.com/knsediciones/docs/agoraquejatemoseucachorro-ppag

Nestes livro vais saber a forma mais eficaz de:
- ensinar o teu cão a fazer os xixis e cocós no sitio certo,
- a saber estar sozinho e não chorar durante a noite e prejudicar o teu sono de beleza
- e a gostar de roer brinquedos de roer para não tocar nos teus sapatos :) os melhores são os KONG que encontras em algumas pet-shops.

O Dr. Ian Dunbar refere ainda que o teu cão terá de conhecer 100 pessoas e 100 cães diferentes nos primeiros meses para que fique um cão bem sociabilizado. (e recomenda as "Dog Trainning Partys" que são maravilhosas eheh)

Aconselho-te que procures aulas de sociabilização de cachorros e treino positivo. Em Lisboa também recomendo o Fernando Silva da Educacão que tem imensa experiência: http://educa-cao.blogspot.pt/

Espero contribuir positivamente para esta nova etapa! Ter um cão completa a nossa vida e faz-nos mais felizes e saudáveis!

Beijinhos e boa sorte!

Míriam Bettencourt
trelaecompanhia.blogspot.pt

Alexandra disse...

Não compre, adote! http://www.uniaozoofila.org/

Sara disse...

Olá Pipoca!! O seu Manolo é uma doçura, parabéns :)

Parece-me que é mto novinho para sair de perto da mãe, aos 2 meses é o mínimo, como já foi aqui dito nos comentários, pois a mãe ensina-lhes muitas coisas valiosas ao nível comportamental, sobretudo a socialização - não quer que o seu pequenino tenha terror dos outros cães, ou pior, seja um cão agressivo, pois não? Por isso, parece-me que deveria esperar, pelo menos, até aos dois meses...e ainda terá um adorável cão bebé!

Eu sempre tive cães em casa, como a Pipoca terá, o que é diferente de ter um animal de exterior. Actualmente tenho não um Jack Russel, mas um com um feitio muito parecido - um West Highland White Terrier (Westie). Têm a mesma energia, o mesmo feitio Terrier, a mesma personalidade teimosa e super inteligente, a mesma curiosidade e a mesma doçura. Terá de ter doses industriais de paciência com a questão da roupa, dos sapatos e de objectos que ele possa roer, pois se os deixar ao alcance dele, vai mesmo roê-los na sua ausência! (fortunas gastas no sapateiro, Pipoca, fortunas!!) Não o fará por "ser mau" nem por vingança por estar sozinho (os cães não fazem isso), mas simplesmente por estar aborrecido, sem nada de interessante para fazer - eles são muito curiosos! Dica - dê diariamente um passeio grande, de pelo menos 45 minutos com ele. Até poupa no ginásio, e ficam os dois contentes! :) Assim, quando estiver sozinho não fará tantas asneiras, pois estará mais equilibrado e satisfeito com a vida.

Quanto aos xixis, os dois ingredientes fundamentais são paciência e timing! Assim que ele acordar, depois de comer e depois de brincar, ponha-o no sítio em que quer que ele faça (depois de ter as vacinas, na rua) e aguarde...quando ele fizer, dê-lhe uma goluseima e imensos miminhos, uma festa como se não houvesse amanhã...e depressa terá um cãozinho educado :) Terá sempre "acidentes" - porque às vezes eles não aguentam mesmo - e quando isso acontecer, diga-lhe "não" em voz firme mas calma, apontando para o local, ou use outra frase de "castigo" que aplique só nessas situações (a nossa é "o que é isto?" e ele vem logo a pedir desculpa e dar beijinhos lol é difícil manter cara séria...). Evite a todo o custo bater-lhe, e nunca o faça no focinho, nem que seja com um jornal. Se ficar desesperada, uma palmadinha no rabiosque (com força mínima) já os deixa bem aborrecidos e a perceber que aquilo é mesmo, mesmo errado! Evite também gritar - só o vai aterrorizar!

Sara disse...


(cont. do anterior) Relativamente aos essenciais para um novo cachorrinho, precisa de um comedouro duplo, para comida e água (sempre fresca e limpa), ração (seca!! disciplina é importante aqui, pois vai notar a diferença na idade adulta relativamente à saúde...o que não impede que de x em qdo lhe dê um miminho, um bocadinho de fiambre ou frango ou peixe (o nosso adora salmão!) - mas como excepção, ok?), caminha confortável, brinquedos vários, trela e coleira (o veterinário desaconselhou-nos o uso de peitoral com os pequenos terriers, pois eles, teimosões lindos, têm tendência a puxar e com a coleira tem maior controlo), champô adequado (pergunte ao vet...), escova de pêlo, escova e pasta de dentes canina, biscoitinhos (o nosso adora os tipo "dentastix", passe a publicidade), transportadora ou cinto de segurança para as viagens de carro...e pronto,isto é o essencial, depois vai-se apercebendo das coisas que lhe fazem falta e compra facilmente :)

Nas férias e fins-de-semana que queira fazer fora, vai ver que se orienta! Nós muitas vezes levamo-lo connosco (procuramos sítios que aceitem animais, verá que há muitos e bem giros), e quando não dá mesmo deixamo-lo com família que ele conheça e de quem goste (nomeadamente os nossos pais). Tem sempre os hotéis caninos que agora estão muito na moda e os bichinhos são bem tratados e tudo, mas sinceramente parece-me sempre que ele se sentiria "abandonado" junto de uma data de pessoas estranhas e outros cães...preferimos a família, já chegamos a fazer 300 quilómetros para o deixar (vivemos longe dos pais), mas ficamos descansados, sabendo que ele fica mais feliz...afinal, por muito que os nossos filhotes gostem da escola, não os deixávamos um fim-de-semana no ATL, pois não? É por aí...

De resto, Pipoca, muito muito Amor e dedicação levá-la-ão longe, pois eles são tão dedicados, tão doces, sentem por nós um Amor tão imenso e incondicional!!o meu patudo é família, tão importante lá em casa como uma pessoa e merecedor do memso carinho e Amor!! Parabéns pelo seu cachorrinho e muitas felicidades**

PS - Peço desculpa aos anteriores comentadores que defenderam as "técnicas de educação" do Cesar Millan, mas aquilo para mim é uma grande palhaçada e é tratar os cães como uma coisa que eles já não são há muitos anos - selvagens! Não vivemos em matilha, não precisamos de ser líderes dos nossos cães nem de os beliscar como se os estivessemos a morder (como faz o dito especialista) para lhes reprimir os maus comportamentos...acredite que irá muito mais longe com o reforço do comportamento positivo e recompensa, e um calmo raspanete para o dissuadir da asneirada. Compre em vez disso a revista Cães e Companhia (passe novamente a publicidade e garanto que não faço parte da edição lolol), compro todos os meses e tem artigos realmente interessantes e educativos!

Tudo de bom!

S

Anónimo disse...

Pipoca,

como Médica Veterinária tenho que te informar que os cachorros só devem ser retirados à mãe aos 2 meses de vida. Isto é o que qualquer criador responsável faz. Infelizmente em Portugal existe o hábito de os retirar com 6 ou 5 semanas - cuidado, dá origem a problemas de comportamento, já para não falar do risco de sair de casa sem vacinas ( a primeira dose só pode ser administrada às 6 semanas, seguido de reforço às 9 e às 12 semanas).
Se tudo for bem feito poderás ter um cachorro mentalmente equilibrado que será uma excelente companhia. Fico feliz por ambos.

Anónimo disse...

Oh Pipoquinha,

PARABÉNS! Finalmente o caozinho que tanto querias.
Eu tenho tido gatos (actualmente só uma gata)mas adoro todos os animais.
Portanto só te posso dizer o seguinte: O amor que já lhe tens vai resolver todas as situações.
Desejo o melhor para o novo membro da familia (que sorte ele tem ao ser escolhido por vós).
Manuela W

Anónimo disse...

Vais amar ser mamã de um filhote pet, eu tenho um chow-chow e quando me foi oferecido parecia um ursinho, lindo! Fiquei maravilhada :)
O que neste momento te posso dizer é que ter um filhote pet é uma felicidade enorme, por exemplo, quando se chega a casa e ele vem à porta com o rabo a abanar de felicidade porque chegámos e depois temos de ir logo com ele à rua porque já passaram 5 horas desde a hora do almoço em que o pai vai de propósito a casa almoçar para o ir passear... e fins de tarde depois do trabalho...se não o levar, tenho mesmo é de ir para casa ter com ele...enfim, é preciso principalmente(e na mh opinião) ter disponibilidade. Envio-te email com algumas dicas.

P.S. e levá-lo para hoteis a passara fds...não dá! por isso é que eu procuro casas (como a da Sra Manuela) para o poder levar.

Mas o que importa é que estás feliz! Boa!

magda martinho

Simplesmente Ana disse...

Que lindo! Segue o teu instinto ;) Ou então vê o programa do Cesar Millan.

O que acho mesmo importante é pôr regras desde bebé (ex: não subir para a cama) e socializá-lo com várias pessoas e outros cães (depois das vacinas e tal).

Filipa disse...

Que fofo! Tens aqui alguns artigos básicos, mas com boas dicas: http://anossavida.pt/animais-estimacao

Sra. Química disse...

Ola pipoca, e olá manolo! É uma pena mas consigo ver todas as fotos e vídeos do blog, menos a foto do pequeno manolo em tufo =/ Cara Pipoca, desde já lhe digo que não li os outros comentários, logo n sei se vou repetir algo, a coisa mais importante quando o cão chega a casa é fazer-lhe a apresentação da casa, isto é, mostrar-lhe a casa toda, deixa-lo correr e ver tudo, excepto, claro, os sítios onde não queremos que ele vá. 2º. se tiver varanda com gradeamento, ou com muro baixo (o russell é muito energético 1.20m para ele pode não ser uma barreira tão grande) deve comprar rede numa loja de bricolage e aplicar para evitar que ele se atire assim que vir uma mosca, um passaro.. etc. Deixar desde o início as regras bem definidas para o cão desde o início,por exemplo se querem que ele vá para a vossa cama ou não, se querem que ele se pendure na mesa a pedir comida ou não, se querem que ele ladre por tudo e por nada... se definir as coisas desde o início, como é toda uma situação nova o cão não vai ser menos feliz nem ficar deprimido.. muito pelo contrario e quanto aos "castigos" o cão também não vai gostar menos da dona se esta lhe der uma palmadinha no rabiosque quando este faz asneiras, palmadinhas, pequenos toques etc não fazem mal, até a mamã deles o fazem, mordem-lhe as orelhas (levemente) para perceberem quando abusam. Nas primeiras noites do cão aí em casa convém ter na cama dele uma botija de agua quente e por baixo um relógio (a cama tem a almofada, num dos cantos da cama poem-se o relógio, por cima a botija e depois um cobertor, isto vai simular o calor e o coração da mãe e vai fazer com que ele fique mais confortável). É importante que os comedouro seja proporcional à quantidade de comida que ele come para que ele não veja a vasilha vazia pois fica com a sensação de fome. Penso que já disse o essencial, aconselho o livro CÃO, manual completo, cuidados saúde e relacionamento, DK editora civilização escrito pelo Dr. Bruce Fogle. Tenho uma cadelinha à 6 anos e de todos os livros que li este é o melhor, fala de tudo de uma maneira simples e rápido, além de ser o ideal para consultas rápidas; tem uma secção a falar só de raças onde fala do seu lindo russel e tudo sobre alimentação, saúde, pequenos truques com coisas simples e muito mais.
Qualquer dúvida que tenha pode contar comigo!

Manu World disse...

K fofo!!
:-)

Andreia disse...

Os Jack Russel são uns cães eléctricos, precisam de gastar energias sempre! e atenção à altura em que eles roem tudo, quando estão a crescer :P

e resto, foi como disseram, rotina e espaço para eles correrem muito para chegarem cansadinhos a casa :P

Anónimo disse...

DEIXEM A MIÚDA SER FELIZ COM O CÃO QUE ELA QUER, PORRA!

TAMBÉM HÁ MUITOS BEBES E CRIANÇAS A PRECISAREM DE SER ADOTADOS E VOÇÊS QUEREM É TER OS VOSSOS, OU NÃO?

magda m.

Carochinha disse...

É lindo sim senhora! :)

Uma vez trabalhei no concurso de saltos no Porto e imagina o cenário: a exponor cheia de gente, cavalos por todo o lado e pessoas sempre a andar pelo espaço enorme da exposição. Pelo meio, viam-se uns piolhos rápidos a fugir pelo meio das patas dos cavalos, das pernas das pessoas, sempre com ar independente e muito despachado. Nunca os ouvi ladrar ou com vontade de morder fosse o que fosse. Nunca se perdiam. Andavam por ali na vida deles a fugir elegantemente de tudo os que pudesse pisar.
Fiquei a adorar essa raça desde esse dia! Vai tudo correr bem!

Beijoca

Maria disse...

Também tenho um, agora com 2 anos! A melhor dica que posso dar é NÃO O TRAGA CEDO DEMAIS PARA CASA: os cachorros não devem sair da companhia da mãe e dos irmãos até as 8 semanas. Nessa altura já não mamam, mas aprendem a socializar na companhia dos irmãos. É aí que aprendem a ''mordida inibida'', como estabelecer o seu lugar na hierarquia, como se aproximar de outros cães, etc. A minha chegou cedo demais a casa, de modo que mordia tudo sem medir a força e ainda tinha um sistema imunitário muito frágil. Posso dizer que gastei 3x mais em Vet no primeiro ano, do que gastei para a comprar! Cuidado com isso ;) e felicidades!

Remodelista disse...

Ahh e outra coisa, tira as carpetes e tudo o que for fofinho porque é logo o primeiro sítio onde eles adoram fazer xixi.. experiência própria. Eu só tirei as carpetes quando aconteceu a 1ª vez e fiquei com manchas..

beijo

xx

Joana

Olá ! Desde já parabéns pelo novo membro da família ! Eu tenho uma cadelinha ' esmurrada do focinho', uma bulldog francês chamada Viki de 4 meses. Como tu também eu estava completamente aterrorizada, só pensava que a desgraçadinha ia chorar de noite, ia ter os vizinhos e a PSP à porta todas as noites, que ia roer e fazer xixi em tudo... Na verdade nada disto se passou. A Viki só chorou nas duas primeiras noites e desde então nem um piu à noite.

Algumas dicas : Os repelentes de xixi ou os sprays para ele fazer xixi em determinado sítio não funcionaram com ela. Funcionou sim as recompensas, biscoitinhos para lhe dar quando ele faz xixi e cócó no sitio onde queres. Aquilo de molhar o focinho no xixi e bater é tudo treta, só faz com que o cão tenha medo de ti e não faça as necessidades quando estás perto. Dão realmente muito trabalho e é preciso muita paciência ( mesmo, a Viki por 2 vezes fez xixi em cima da nossa cama e só me apetecia mandá-la da janela.. )

Tem cuidado com as idas à rua, ele só deve poder ir a partir dos 5 meses embora seja super importante eles socializarem cedo para não ficarem agressivos com outros cães e não terem medos. Tenta fazer a tua vida normal com musica em casa, aspiradores, convém que ele tenha rotinas desde cedo. Ah, e não deixes comida sempre à disposição. Numa fase inicial dá-lhe comida 3 x ao dia e se ele não for logo comer não deixes a comida à disposição porque eles não comem.. ( experiência própria ). Estabelece logo regras, por ex, se não queres que ele ande em cima dos sofás habitua-o a ter um espaço próprio para ele se deitar ao pé de vocês. Eu à minha habituei-a a dormir na cozinha e quando saio nunca me despeço dela para não ficar ansiosa.

Se precisares de um treinador, o meu cunhado treina cães, podes ver o facebook dele : https://www.facebook.com/marco.p.matos.7?ref=ts

Se quiseres ver fotos da minha Viki este é o facebook dela :)

https://www.facebook.com/VikiVonDog

Alguma dúvida que tenhas é só dizeres !

Muita sorte e acredita que é maravilhoso chegar a casa e ter esse serzinho a abanar o rabinho quando te vê !

xx

Joana

https://www.facebook.com/RemodelistaLx?ref=hl

http://remodelista-lx.blogspot.pt/

JR disse...

Olá...
Eu sempre tive cães, a raça que escolhest vai te dar mt trabalho, pois é mt eletrico, enfim, tu vais aturar....

Cria horários certos de ida à rua, senão desgraca e ele vai fazer o q quer...

Outra coisa importante, ele vai estragar coisas enquanto é bebe, se não queres que algo seja devorado, tira do caminho.

E nunca lhe batas por isso, ou por um xixi no tapete, eles e as crianças não aprendem assim!

Vais te habituar :)

Felicidades!
Joana Richard

(há muito tempo enviei te um email, gostava muito que me respondesses)
Obrigada

Joana Dias disse...

Amorosooo :) Eu não tenho muitas dicas de cães, porque infelizmente nunca tive animais porque a minha mãe não queria... dizia que era uma prisão... alguns anos mais tarde apareceu na nossa casa de férias o Tobias (nome do cão dos meus pais lol um amigo meu deu o nome) e a opinião da minha mãe mudou logo. O Tobias é completamente apaixonado pela minha mãe mas como já é adulto e os meus pais têm tentado ensina-lo algumas coisas mas já é difícil. Vão conseguindo... Do meu lado, é mesmo um gato o Jamal que eu e o meu marido adoptamos (ainda nós namorávamos) e dele não nos separamos. Por vezes até nos rimos das nossas atitudes porque o quer que ele faça ficamos como papas babados com o que ele faz ahahah neste momento estamos em Maputo a viver e trabalhar e o Jamal veio connosco... ele sofreu com a viagem e com esta mudança mas agora já está super feliz porque ja estamos na nossa casinha e esta connosco, isso para ele é super importante :)
A dada altura percebemos que é da familia e que é como se fosse um filho para nós! O Manolo tambem será assim para vocês concerteza e vão perceber que será uma boa preparação para se ter um filho...
Parabens pelo o blog gosto muito e tenho acompanhado :) obrigada!
Beijinhos,
Joana

Sónia Chaby Martins disse...

Olá Manolo, bem vindo! És amorosooooo. Muitas felicidades.

J. disse...

Nunca comentei o teu blog e passo por aqui de vez em quando, mas hoje o assunto tocou-me bem fundo.
Somos, cá em casa, donos orgulhosos de uma pastor alemã completamente estragada de mimos e posso dizer-te que ter um cão muda, para melhor, uma pessoa.

Dicas essenciais:

- um bom veterinário (na tua zona recomendo a clínica na joão XXI). Contacta o vet já, para teres tudo pronto para ele - o vet pode dar-te indicações específicas para a raça
- não deixares que o Manolo venha antes dos dois meses, mesmo que o criador insista;
- se vem de criador e já que vais pagar por ele, certifica-te de que o cão vem com toda a documentação que atesta do seu LOP passada pelo CPC - clube português de canicultura
- fazer a mistura das rações - substituindo gradualmente a ração do criador por aquela pela qual vão optar
- se possível (e no caso dos Jack Russell não é nada dispendioso, pois são de porte pequeno) opta por uma boa ração, com grande percentagem de carne (evita as que têm alta percentagem de cereais como arroz e milho, pois provocam alergias) - recomendo a Origen - http://orijen.ca/ -, mas a Hills,já aqui mencionada, é excelente e mais em conta.
Não recomendo, de forma alguma, a Royal, pois pagas muito por qualidade inferior.
- se um dia tiverem tempo, passem à tardinha pelo jardim Fernando Pessa, por detrás do cinema Roma, reúnem-se aí vários donos de cães da zona e há, inclusive, um casal dono de um Jack Russell.
Pode ser que vejamos o Manolo por lá - nós vamos ser os que têm a pastora negra.

Bem-vindos ao clube!

Pipa disse...

Ora então, tive uma cadelinha(era enorme) que não era Jack Russel mas era eléctrica até dizer chega.Conselhos que te queria dar :

-Não posso deixar de concordar com o facto de o trazeres com 1 mês para casa. É demasiado cedo, eles vêm com poucas defesas, essas que estão presentes no leitinho da mãe. Já para não falar que vem muito imaturo :)

-Arranja um chinelo velho para ele roer. Eu não arranjei chinelo, comprei brinquedos de borracha e tudo mas percebi logo que ele queria era chinelos...é importante o chinelo com sola de borracha pois os dentes estão tapados pela gengiva e a aflição deles é libertar o dente e puxar a gengiva para baixo, daí a borracha:)

-Eu vivo numa vivenda, é capaz de ser mais fácil. Mas nos primeiros 4 meses tens de ter muita paciência. xixi e cocó na carpete é todos os dias...podes dar palmadas no focinho, podes dar chineladas, podes esfregar o focinho no xixi...esquece...só aos 4 ou 5 meses eles vão perceber o que está certo e o que está errado...(a minha só lá para os 6 meses é que me obedecia, para fazer xixi batia com a patinha na porta. Depois era só abrir a porta que ela ia e vinha).

-Isso de deixar ir para a cama depende dos gostos..eu adorava tê-la lá. Adorava :)

-Banhoca só aos 2 meses para não se constiparem;

-Cuidado porque eles comem muito rápido e querem logo brincadeira. Depois vomitam e querem logo comer o vomitado

-No início ele cheira muito a cão. É intenso, mas como te disse, banhoca só aos dois meses e sempre com champô de cão para ele não estranhar o cheiro dele.

-Quando vires que ele começa a obedecer compra-lhe uns biscoitos para lhe dares quando ele faz alguma coisa bem ou quando estiveres a ensiná-lo a andar de trela (tem muita paciência, ele só quer correr)

-Muito amor :) eles dão amor sem querer nada em troca. Num dia em que te sintas um farrapo, ele consegue sempre sacar-te um sorriso.

beijoca

Lena disse...

Temperamento
O Jack Russel Terrier é um vivo, alerta e activo. Os esforços do clube inglês da raça têm-no mantido sobretudo como um cão de caça. O seu instinto é bastante aguçado e não é o cão ideal para conviver com outros animais. Pode partilhar a casa com outros cães, desde que seja socializado com eles desde pequeno.

Apesar de permanecerem muito vocacionados para a caça, dão bons cães de companhia. Afectuosos e amigáveis, gostam da atenção dos donos. Podem conviver com crianças mais crescidas, mas tendem a responder com agressividade quando provocados.

Esta raça é atlética, corajosa e destemida. Na rua, não teme os cães de maior porte e costuma provocá-los. Daí que a socialização seja muito importante. Bastante vocal, não deve ser encorajado a ladrar. Devido a esta característica, é um bom cão de alerta.

Inteligente, mas muito teimoso, o Jack Russel Terrier é difícil de treinar. O treino deve ser consistente e imaginativo.

Apesar do pequeno tamanho, estes cães não são indicados para apartamento. O seu alto nível de energia exige um espaço exterior. Activos dentro de casa, não devem deixar de ser exercitados.

Saúde e Higiene
Os principais problemas de saúde encontrados no Jack Russel Terrier são a surdez, problemas oculares e problemas nas articulações da anca.

A pelagem do Jack Russel Terrier não deve ser alterada. Tanto o pêlo macio como cerdoso devem ser mantidos com escovagens regulares.

Curiosidades
O Jack Russel Terrier é um cão bastante famosos na Sétima Arte. Uma das personagens mais famosas protagonizadas por um Jack Russel Terrier é Milo, do filme A Máscara. Também na série de televisão Frasier encontramos Eddie, um simpático, mas irresponsável cão desta raça. No filme Querida, encolhi os miúdos, e sequelas, é-nos dado a conhecer Quark, o encantador cão da família Szalinski.

Exercício
Os Jack Russel são uns cães que necessitam de muito exercício. Deve fazer vários passeios ao dia que leh permitam correr e gastar energia.

São uns óptimos cães de guarda e de caça a ratos.

Aproveita bem enquanto fores tu a mandar, lol

Marta João disse...

Não percas um episódio do César Millan! Absolutamente genial.

Marisa disse...

Tambem tenho um Jack Russel, foi busca-lo a semana passada. São uns amores, muito hiperactivos, mas muito companheiros/amigos dos donos.
Nos primeiros dias é complicado, porque ele ganiu muito (até ficou rouco), mas é apenas um periodo de adaptação longe da mãe.
Não compres rações que se vendem nos hipermercados. É preferivel gastar um pouco mais, mas dar-lhe comida de qualidade, até porque se a comida for boa eles comem menos quantidade e ficam mais bem alimentados. Eu dou a ração Proplan da Purina Pupply smal, e o meu Simba gosta muito.

Anónimo disse...

Manolo? lol Nome pronto...
Cão giro =)

http://from-pot-to-the-heart.blogspot.pt/

Unknown disse...

Tenho um Jack Russel que me foi dado como prenda de natal com pouco mais de 1 mês... é extremamente inteligente, aprendeu logo a fazer xixi numa caixa de areia como os gatos (dica: nas primeiras noites deixá-lo fechado onde se quer que faça xixi e cócó, eu por exemplo coloquei a caixa de areia no wc e as primeiras noites ele dormia ai para reconhecer o sitio), com 4 meses já sentava quando era dada a ordem... Nas primeiras noites nunca o vão buscar quando ele ganir, ele tem de perceber desde o dia que chega que á noite não se brinca, dorme-se, e a facilidade com que aprende isso é tremenda...
Um conselho tenta, de quando em vez, passear com ele num sitio onde possa correr á vontade sem trelas, o meu adora água, fazemos muitas vezes passeatas perto de barragens pelo campo, praia, etc, nas minhas corridas diárias também o levo á trela (sempre ajuda a puxar nas subidas )eu faço exercicio e ele também.
Uma dica com o pelo, compra daqueles rolos de papel autocolante que se usa para tirar os pelos da roupa e passa no Manolo, pois o pêlo deles como é curto é dificil de apanhar com uma escova e assim fica todo colado ao papel e é só deitar fora (nem sei quantas dezenas/centenas de rolos desses já gastei, mas não é caro e sempre se minimiza o problema dos pelos pela casa)
Aproveita muito, o meu Paco é a minha melhor companhia.... Bjs

Pedro disse...

Pipoca, escrivo isto no Arrumadinho:

"Arrumadinho, o cão deve ficar no mínimo, dois meses com a mãe. Não o tragam tão cedo.

Qt ao resto, não sei q porte o bicho terá mas isso é irrelevante desde q tenha carinho e atenção. Dizer q um cão grande não pode estar num apartamento é um mito de quem nada percebe dos bichos. O que importa é a qualidade de vida q ele tem e a qualidade de vida q tem com os donos. Se passearem e brincarem com ele o tempo correcto não há problema nenhum em ter um cão grande em apartamento.

Um cão grande acarreta mais despesas médias, ração e logística de transporte.

Um cão é uma enorme responsabilidade. Acabaram-se as saídas para a noite depois do trabalho sem passar por casa. É preciso levar o bicho ao xixi. Tenham isso bem presente. Ir á rua quando chove. Quando estão com sono. Tenham isso bem presente.

Muito cuidado com o que o deixam fazer enquanto é pequeno. Ele vai crescer. Ponham limites logo desde o primeiro dia.

Se precisarem de algumas dicas estou ao vosso dispôr dentro do meus conhecimentos.

A regra dos 5 minutos é fabulosa! Aconselho.

Abraços e felicidades. E deixa o bicho ficar dois meses com a mãe! ☺☺"

Reforço a ideia de ele ter que ficar mais tempo com a mãe.

Já percebi que é um Jack Russel pelo que não terão os problemas logísticos que um cão de porte grande tem.

Luísa disse...

Coisa mais fofaaaa! Pois quando batemos os olhos num deles depois só queremos aquele, geralmente quando se escolhe um cachorro numa ninhada apaixonamo-nos por um deles nem sabemos bem porquê e pimba está escolhido:) Agora é receber o novo menino e dar-lhe educação e mimo qb, não se esqueçam da vacinação que é muito importante! Beijos

Luísa disse...

Ah, e sobre o tempo para ficar com a mãe, eu tenho três cães, e fui buscá-los com 2 meses, altura da primeira vacina, ir buscá-lo logo ao 1º mês tb acho muito cedo, penso que deve estar com a mãe até aos 2 meses pelo menos!! Beijinhos

Unknown disse...

Olá, Ana Garcia,

Ter um cão é um verdadeiro desafio e traz imensos momentos felizes às nossas vidas. Não querendo repetir todas as teorias já plasmadas aqui, existem determinados aspectos a ter em consideração. Nomeadamente,...

- Crie uma marca na agenda que inclua 30-45 minutos de caminhada por dia pela manhã. Isso é crítico para a saúde física e mental do cão. Lembre-se que cão feliz, cão cansado!

- Reserve um tempinho todos os dias para exercitar mentalmente seu cão, mantendo as regras e limites definidos. Quando essa linguagem está clara, o carinho que você oferece para o seu cão vai ser canalizada como uma recompensa!

- Comprometa toda a família antes de trazer um novo cão para casa. Discuta as responsabilidades de cada um.

- Não permita que seu cão puxe a trela nos passeios.

- Peça que seu cão faça alguma coisa (Senta! Dá a pata! etc.) ao invés de oferecer-lhe gratuitamente seu brinquedo ou sua comida. Desta maneira o cão aprende que ele tem que fazer por merecer o objecto do seu deleite!

- Faça uma reserva financeira para despesas inesperadas, como gastos médicos ou aulas de treinamento. Lembre-se que um cão saudável e educado é um companheiro maravilhoso.

- Lembre-se que cães não sonham com caminhas ou roupinhas luxuosas. Eles precisam de proprietários estáveis, firmes, constantes no processo educativo, que demonstre seu amor da maneira que eles entendam.

Os livros mencionados pela Miriam Bettencourt são mais que aconselhados, acrescento apenas mais um "O Encantador de Cães: compreenda o melhor amigo do homem " do especialista em comportamento canino Cesar Millan.

Lembre-se que ao abrir a sua casa para o pequeno, estará a abrir o seu coração para o pequeno Manolo. Aproveite cada instante que ele lhe oferecer.

Assim que o pequeno Manolo estiver apto a conviver com a sociedade (leia-se: possa sair à rua e ter contacto com outros) aproveite para frequentar convívios (ex: Puppy Party)com ele muitas vezes organizados pelos hospitais veterinários e escolas caninas.

Desejo uma excelente e acertada escolha para a Ana e para o Ricardo.

Joana Silva
O Mundo do Lucas
http://o-mundo-do-lucas.blogspot.pt

Filipa disse...

JURO que, por mais que me esforce - e esforço! -, me transcende absolutamente o facto de alguém escolher um animal pela raça. É como escolher um amigo pelo aspecto físico ou dizer que só se quer ter um filho se tiver as características X ou Y. Naturalmente, há traços de personalidade que podem interessar, como o facto de ser mais ou menos sossegado, ou mais ou menos dócil, entre outros. Mas para escolher em função disso não é preciso ir dar dinheiro a um criador (ou loja) que ganha a vida a torturar "cadelas parideiras". Vai-se, sim, a uma qulquer associação de animais ou canil, onde há (enjaulados) MILHARES de cães (e gatos), os quais, obviamente, têm milhares de traços de personalidade diferentes e, quem diria!, milhares de aparências físicas diferentes (informação relevante para as tais pessoas que escolhem amigos em função da estética). E, pasme-se!, nas associações e nos canis também há muitos cães de raça.
Agora, além de permitir que o cãozinho seja retirado à mãe antes das 8 semanas, só falta dizer que não vai esterilizá-lo...

Filipa Andrade Valente

R. disse...

São cães muito activos, como deves saber, por isso cansanço físico e muita estimulação mental (brinquedos próprios tipo Kong ou similares/ossos/etc) vão passar a ser os teus melhores amigos. Aconselho a leres os livros "Antes de ter o seu cachorro" e "Agora que já tem o seu cachorro" do Dr Ian Dunbar que estão traduzidos em português ou encontras grátes no site oficial, em inglês, aqui:
http://www.dogstardaily.com/free-downloads

Obviamente que o melhor de tudo seria teres ajuda de um bom treinador em positivo (como o Fernando Silva da Educacão que ainda faz do Manolo a próxima estrela televisiva) mas aos leres esses dois já tens um bom começo e muito boa informação em como educar logo do primeiro dia o cão perfeito e sem lhe bater - exactamente o que queres :)

Boa sorte

Ritinha disse...

Olá Manolo!!! Tao fofo!

Querida Pipoca,
Como a orgulhosa dona de dois Yorkshire Terriers, digo-te que os caes sao dos melhores amigos que alguma vez podemos ter. Tive a sorte de poder ter vários caes, peixes e canários, enquanto cresci e durante a maior parte da minha Vida e como tal, acho que os animais trazem uma alegria diferente e muitos momentos inesqueciveis. Acho que vais perceber o que é o amor incondicional, mesmo antes de seres Mae.
Recomendo tudo o que já aqui foi dito e também:
-NUNCA dar chocolate (é como veneno para os caes!)
-Alimentar sempre que possível SÓ com raçao!
-Muitas festinhas e menos quando fazem disparates (prepara-te!)
-Muito exercicio e se possível, todos os dias um passeio pelo teu bairro
-Rituais de passeios, refeiçoes, dormir, etc.
-Devem ter a sua caminha num local especifico sempre. Assim poderás viajar com essa mesma caminha e o Manolo saberá sempre onde dormir (existem algumas vezes em que tentará subir para a vossa cama!)

Aproveita o Manolo pois, pela minha experiência "canina", acho que só lhes falta falar! :)

Ritinha

Tamborim Zim disse...

Oh, é uma pura delícia! Parabéns!

Anónimo disse...

A nossa última aquisição canina para integrar a família também era o mais pequeno da ninhada. Quando o fui buscar era o maior. Hoje é extremamente brincalhão, obediente, bem-educado e sociável. Com regras e carinho, tudo correrá bem :D

Anónimo disse...

Olá!
Recentemente comecei a acompanhar o blog. Há uns tempos atrás também me apaixonei pela raça Basset Hound, e chateei tanto o meu namorado que fomos buscar uma cadelinha ao qual dei o nome de Julieta. Ela é uma amorosa, mas uma terrível. Eu também não consegui impor-lhe regras porque estava sempre a mimá-la, tinha que ser ele a brigar com ela quando ela se punha à porta do nosso quarto a chorar durante a noite que queria dormir connosco... Quando ele abria a porta para ralhar com ela, ela fugia e escondia-se atrás de um puff que tínhamos num canto da sala para não apanhar uns tau taus.
Fui buscá-la com cerca de um mês de idade, que é muito nova para sair do pé da sua mãe... Tal como vai ser com o Manolo só com 5 semanas... Quando a trouxe para casa ela não comia nada, e fui no dia seguinte a chorar para o veterinário porque já tinha comprado 3 marcas de ração diferentes e latas de comida e ela não comia nada... até lhe cozinhei arroz, porque os cães gostam muito, e nada... E no veterinário comprei leite em pó e um biberão para lhe dar... Ela adorava e durante os 2 meses seguintes dei-lhe sempre o leite e fui introduzindo a ração lentamente. Fazia-lhe o leite com água morna para ser o mais parecido com o que ela tinha da mãe, e depois quando comecei com a ração, punha em água de um dia para o outro para ficar molinha, e esmigava com um garfo para ela comer. E a partir daí ela começou a comer bem. Também convém ir desparasitá-lo... E quando são novos convém ser feito com frequência. Enquanto ele não tiver as vacinas não deve ir à rua... Deve fazer pipis e pupus em casa... Eu sei que é chato, mas como não queria que nada acontecesse à minha lidei com isso. Usava uns resguardos que colocava no chão e ela fazia ali em cima e depois punha aquilo no lixo e lavava o chão. Mais um conselho, é que apanhei um susto bem grande com a minha. Quando lavar o chão tire o Manolo da divisão. A minha Julieta punha-se a lamber o chão e depois ficou doentinha e a vomitar e com uma infecção urinária porque andava a lamber sonasol. Quando lhe quiser cortar as unhas tenha atenção aos sabucos. Eles não gostam nada que se lhes corte as unhas e quando se toca nos sabucos doí-lhes tanto(cometi um erro desses uma vez). Dizem que não se deve lavar os cães ao princípio, mas todos os veterinários que consultei disseram que não havia problema. Mas quando mais se lava o cão pior ele cheira... Para não lavar a minha muitas vezes e porque também não queria que ela ficasse constipada usava pó talco. Passava uns dodots e depois punha pó talco e sacudia para cheirar bem... Sendo um cão de casa, lavar uma vez de 2 em 2 semanas é o suficiente... Usava toalhitas sem alcool e sem perfumes para não fazer alergias na pele... Comprei-lhe uma caminha muito amorosa e uns brinquedos, e ela queria dormir sempre com eles todos na cama... Sempre foi muito maternal... Nos primeiros tempos eles só dormem e comem... A minha dormia tanto que uma vez caiu do sofá abaixo ao rebolar no sono... Ela fazia muitas coisas doidas e roia tudo, mas recordo-me sempre mais das boas acções dela... :D A não ser, uma vez que vale a pena recordar... ela foi perspicaz demais, não sei como, abriu a carteira do meu namorado e logo por sorte apanhou o papel do euromilhões, e comeu-o praticamente todo... só deixou um pedaço minúsculo do qual nos conseguimos aperceber que era o euromilhões... e até hoje ainda não sabemos se tínhamos prémio... Ela já tem 2 anos e é extremamente bem tratada e morre de amores por mim.:D Além disso ela não pode ficar sozinha em casa, faz muito barulho e chora muito quando está sozinha... E eu ficava com tanto dó de a deixar em casa que faltava às aulas inicialmente... Quando estou só ela é a minha melhor companhia... Estamos à espera de saber se ela em breve será mamã :D

Felicidades para si e para o Manolo!
Espero ter contribuído de alguma forma, para que esteja mais bem preparada para a chegada dele.

Renata*

Rita disse...

Pipoca deixa-me que te diga que estás literalmente feita ao bife ahahahah

Eu não tenho um jack Russel mas tenho um labrador que tem neste momento 5 meses e vou-te dizer uma coisa.... qd sao bebés têm imensa piada por um lado mas... há um mas MUITO grande... fazem-nos a cabeça em água porque são autenticos terroristas de 4 patas... o meu tb era o mais pequeno da ninhada... ya ya... ia ser mto fofinho e bla bla bla... balelas... LOL pronto ok... apesar de me fazer a cabeça em água e as vezes me apetecer desatar ao pontapé, é obvio que não o faço porque depois olha para nós com aqueles olhos e pronto, desfaço-me toda... :))) Mas sim pipoca de certeza que já sabes mas nunca é demais referir... o cocó cheira mal como o caraças, de dar nauseas mesmo... a tua casa nunca mais vai cheirar igual a não ser que queimes velas e incenso a toda a hora e gastes litros de spray anti cheiro. Em 5 meses, já me roeu um sofá do IKEA (ja foi para o lixo) e rebentou para aí umas 20 bolas de futebol dos miudos (sem exagero), já deu cabo dos rodapés do quarto onde ele fica (sim, tem um quarto anexo à casa só para ele), já tirei os rodapés obviamente e já arrancou uma calha técnica da parede... já roeu os fios de um frigorifico que esta no "quarto" dele (já mudei o frigo de sitio, claro) e já deu cabo de 2 camas (sim, porque aqui a parva queria que ele ficasse todo bem instalado - uma das camas custou-me mais de 100 euros e não durou nem 1 mês). Mas pronto, se estás disposta a ter a casa transformada em sanitário publico e não tens muito amor aos moveis do sitio onde ele vai ficar, vão de certeza ser muito felizes com o Manolo ahahahahah... Pronto fui mazinha... mas é só para não te queixares dps. O meu marido tb estava todo deliciado antes de o ter e ao fim de uma semana queria devolve-lo. ahahahah agora já passou, já se está a portar melhor mas ainda LONGE de sermos uma familia mto feliz!!! BOA SORTE!!!!!!!

Rita

Rita disse...

Ahhh e como parece que ninguem te deu este link aqui vai para que conheças melhor a raça... http://arcadenoe.sapo.pt/raca/jack_russell_terrier/279

Aconselho-te a frequentar alguns foruns se tiveres algumas duvidas (embora por vezes o teu blog seja melhor que os furuns LOL)

Uma coisa muito importante que uma das tuas leitoras referiu foi: 1º Não o devias ir buscar antes de pelo menos fazer 8 semanas... é o minimo dos minimos e 2º leva uma manta tua para esfregares na mae e nos irmãos e levares para casa com o cheiro para ele não sentir a falta nos primeiros dias e se possivel, leva mesmo um brinquedo qq que ele ja tenha. Não o leves para casa enquanto ele não estiver totalmente desmamado. Aqui há uns meses saiu uma revista Cães e Companhia que era inteiramente sobre as primeiras semanas de um cão na sua nova casa. Aconselho-te vivamente a tentares arranjar essa revista. Mais uma vez, boa sorte!

Catarina disse...

Que lindoooooo o Manolo! :)

Unknown disse...

Taoooo lindoo ^^
Parabéns!


http://avidacorchihuahua.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Para ser sucinta, as regras de ouro a ter em conta são:

1. No dicionário deles não existe distinção entre chão/tapetes e sanita e, nos primeiros tempos, pode ser um terror. Há que habituar desde logo a esperar pelo "jardim".

2. Podem transformar-se em pequenos roedores: agarram o que está à mão para roer, principalmente sapatos.

Skyler disse...

Pipoca acho que precisas de umas aulas do Dog Whisper da Sic Mulher! Até eu no início torci o nariz quando cá em casa estavam a ver isso e disse: "Ver um programa de um homem que se intitula de Dog Whisper? N-A-O!". Ora pois, estava enganada e agora sou fã :)

Anónimo disse...

É a melhor raça do mundo. Tenho um e não podia pedir cão melhor.
Tem quase três anos e nunca me roeu nada de nada...
Um fundamental é criar horários e ensinar o mais rápido possivel a fazer o xixi na rua.

Neuza C disse...

Muito fofinho o teu cão Pipoca...
Está quase a fazer um ano que a Maggie faz parte das nossas vidas. Veio cá para casa tinha 3 meses e antes disso também eu e o meu marido tivemos um longo debate sobre o tema cão mas lá acabamos por decidir ficar com a Maggie mal lhe pusemos os olhos em cima. Também eu nunca tinha tido um cão. O meu marido já e referia todo o trabalho que dava educá-los.Quando comecei a dizer às pessoas amigas que ia ter uma cocker toda a gente me dizia que era uma raça terrível que destruiam tudo, etc, etc. No entanto, só tenho a referir que a experiência tem sido maravilhosa... adoro a Maggie e ela está perfeitamente adaptada a nós e bem ensinada. Nunca estragou nada em casa... Xixis e cócós praticamente só na rua. Claro que por vezes é um pouco teimosa mas é mesmo personalidade. De resto é um amor =)

Rita disse...

Olá Ana e Manolo!
È a melhor companhia do mundo mas é preciso ter muiiiita paciência para estes primeiros meses.
Tenho um labrador com 4 anos, para nós que sempre adorámos cães foi uma aventura, e eu só quero ajudar e não assustar!
Ora então:

A raça. É bom ler sobre a raça; ela diz tudo sobre o ADN deles. O jack russel é um cão de caça, vai atrás dos coelhos e das raposas. Logo precisa sempre de exercício e de actividade. Jogos e de perseguição a tudo! São o máximo, mas bem activos!



Vão ao site "Arca de Noé" que tem montes de info sobre cães e raças e tem um Fórum óptimo que ajuda com perguntas tipo: não faz cocó na rua só quando chega a casa, como faço? é claro que lá também há os "tontinhos" e puristas dos animais que mandam logo para o vet, mas há coisas que têm solução logo em casa, e muito mais simples do que ir ao vet.


Eu mandei vir da Amazon um livro fantástico que me ajudou muito nos primeiros meses, com o drama dos xixis e dos cocós, do roer e do destruir: "Before and After getting your puppy". Nunca tinha tido um cão a viver comigo em casa (eu trabalho em casa) por isso precisava de pistas. O do Cesar Milan também é bom. As grávidas também se preparam para um bebé, um cão bebé não é muito diferente!! (dizem-me as minhas amigas com filhos em barda)


Mimo é bom, mas melhor é disciplina e eles precisam disso como água quando são pequenos. Quem manda em casa são vocês, ele escolhe um de vós como "alfa" e tem de perceber quem manda. Um exemplo fácil: ele só deve comer depois de vocês jantarem. Porque vocês os 3 são agora a "matilha" dele, e é assim que ele vos vê. É importante perceber isso senão é um inferno.


Estamos em Portugal, logo os cães não entram em lado nenhum. Praia, centro comercial, hóteis, lojas, cafés, tudo.. eu habituei o Flash (Flash Gordon) a vir comigo para todo o lado, mas ele fica à porta, ou em algumas lojas daqui do Bairro já o deixam entrar.
Há parques em Lisboa onde informalmente há encontro de cães e donos, ao final da tarde, em que os soltamos e os deixamos à vontade. Costumo ir ao parque Eduardo VII e ao Jardim do Arco do Cego em frente ao Pingo Doce(a partir das 18h30/ 19). É a melhor forma de o "socializar", conhecer outros cães e pessoas e não se transformar num bicho-do-mato que dpeois morde nos outros e rosna, etc.

O primeiro ano é o pior. Depois disso tudo volta ao lugar.
Tenho montes de dicas se precisarem de dog sitter e vet.
Boa sorte e não desesperem!

Unknown disse...

Ora bem... uma foto catita neste blog ;)


http://inchadesincha.blogspot.pt/

Anónimo disse...

O cão é muito fofinho!
O mais importante é começar desde o início a criar rotinas e a discipliná-lo...

Anónimo disse...

Com tantos comentários, confesso que só li os primeiros, até me cruzar com a dona deste comentário:

"O mais importante é que se mentalizem que os fins-de-semana fora, férias longas e assim nunca mais vão acontecer... isto porque o cão deve ser criado por nós e não por quem nos rodeia, muito menos por hoteis de cães."

O maior disparate sobre cães, que já ouvi em todos os tempos!

Bem-vindo, Manolo!

Margarida disse...

Pipoca, não o traga para casa antes das 10 semanas. Para os futuros donos são mais umas semanas de tortura pela espera, mas para o cão fará uma grande diferença para o resto da vida dele. Ele precisa dessas semanas com a mãe e os irmãos para aprender coisas básicas sobre comportamento e educação.
Deixo-lhe aqui uma página de facebook criada por uma médica veterinária especialista em comportamento animal com quem podemos aprender bastante, e até mesmo colocar as nossas dúvidas.
Ah, e parabéns pelo Manolo! Acredite, se eu consigo ter um boxer num apartamento e mantê-lo completamente saudável e equilibrado, tudo é possível!

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 234   Mais recente› Mais recente»

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis