O tema "cão" andava a ser debatido há muito tempo cá por casa. Eu queria, queria, queria, o marido (que sempre teve cães) dizia que era melhor pensarmos bem, que dava trabalho, que tínhamos de ter mais tempo, e mimimimi. Andávamos nisto há anos. Comigo sempre a dizer que queria um Jack Russel. E com ele sempre a dizer que o bulldog francês é que era. Pois. Cães com ar de terem sido esmurrados no focinho não me seduzem particularmente, mas já estava por tudo. Na segunda à meia-noite, na comemoração do nosso segundo aniversário de casamento, o homem apareceu-me à frente com uma caixa de guitarra. E eu já a temer o pior. Pensei "pronto, comprou-me uma daquela guitarras para a Playstation" e já estava pronta a armar escandaleira. Mas não. Era só mesmo para enganar. Lá dentro estava uma moldura com a foto do NOSSO cão! Um Jack Russel bebé de duas semanas absolutamente maravilhoso. Fiquei tão contente como em pânico, a fazer 352 mil perguntas ao mesmo tempo: onde é que vai dormir? E o que é que come? E nas férias, fica com quem? E se ele não gostar de nós? E a que horas vai à rua? E vai dar-nos cabo da casa? E não vai ter saudades dos irmãos? E achas que vai gostar mais de ti ou de mim? E se ele não me achar uma boa dona? E será que vai ser feliz connosco? Enfim. Caiu-me uma grande responsabilidade em cima, que isto de ter um cão é muito lindo, mas eu quero que o bicho seja o mais feliz do mundo. Vai ser um membro da família e tem de ter todas as condições e mais algumas. Claro que todas as dúvidas me passaram ontem, quando fomos ver o bicho. Apaixonei-me por aquela bolinha de pêlo assim que os meus olhos bateram nele. É o mais pequenino da ninhada, tenho a certeza que vai ser um terrorista e que me vou arrepender de não ter escolhido qualquer um dos outros irmãos, mas pronto. Foi a nossa primeira escolha e era incapaz de o trocar por outro. Pessoas, digam olá ao Manolo (uma homenagem ao tio Blahnik)!
Só chega daqui a três semanas, mas já estamos a preparar tudo para o receber. Confesso que estou um bocado perdida, porque nunca tive um cão, por isso venham daí essas dicas, que eu agradeço muito. Do que é que ele precisa? Amor temos que chegue, paciência vamos arranjar, mas falta-nos o resto. Isso e conselhos preciosos de outras pessoas que tenham Jack Russel (corri todas as livrarias, mas não encontrei bibliografia específica sobre a raça). Escusam de dizer que é um cão hiperactivo, que me vai roer todos os sapatos e malas, que vai desfazer os sofás e que dá uma trabalheira desgraçada. Essa parte eu já sei, por isso digam-me as coisas boas desta raça. E formas úteis de o educar. Já deu para perceber que isto cá em casa vai ser tipo polícia bom/polícia mau. Eu vou ser o bom, o que lhe faz as vontades todas e o estraga com mimos. E o homem vai ser o que impõe regras e lhe dá chineladas. Já lhe disse que não vou ser capaz de bater no pequeno Manolo. Ou então bato e a seguir estou eu a chorar, com ele ao colo e a pedir muitas desculpas. Estou feita ao bife. Mas é ou não é o cão mais fofinho do mundo? Eu acho.
234 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 201 – 234 de 234Qual o nome? Manolo Pipoca Arrumadinho eheh
Olha muito importante criar rotinas. De manhã á rua e varias vezes ao dia senao tens varias surpresas em casa. Muito importante a disciplina e também nunca mas NUNCA lhe dar comidinha da vossa. Só a comida dele.
Ah e claro dar uma bola ao cão...todos os cães adoram bolas
boa noite pipoca parabens pelo cao.
eu tenho um jack russel ha uns 5 meses que me custou os olhos da cara mas enquanto nao o tive nao descansei lool, ja aborrecia as pessoas de tanto falar em jack russel ninguem ja me aguentava. esperei 2 meses para ter o cao, comprei o na loja de animais dai ser muito mais caro mas nao me arrependi. o meu cao e um tricolor chama se jack portou se muito bem nunca chorou durante a noite pois dormia e dorme dentro de casa, tive alguns problemas com a comida pois fazia sempre birra para comer a raçao mas queria sempre comer comida de humanos tipo maças etc.habituei o a comer royal canin e como ate hoje com algumas birras estes caes sao muito inteligentes chegando a ser manhosos nao lhes podes ceder tens de te impor.sao um pouco sensiveis de estomago nao podem comer muitas vezes a semana raçao humida tipo pateis pois tem diarreira e nao e muito agradavel de limpar.em relaçao as necessidades tive no inicio alguns presentes mas tens de ter paciencia pois sao como as crianças, algo que ele faça errado deves dizer lhe NAO e quando fizer algo que tu queiras que ele faça deves recompensa lo com biscoitos ou festas adoram, foi assim que eduquei o meu e funcionou, deves tambem dar lhe passeios depois das refeiçoes e logo pela manha para que tenha oportunidade de fazer na rua e possas elogia lo :)tens tambem a hipotesse de colocar os diarios para ele fazer em casa.e um cao electrico as vezes o meu esta calmo mas da lhe uns vibes e começa a correr em volta da mesa feito uma pulga. estes caes percisam de exercicio e muita disciplina nunca cedas olhando para os seus olhos ternos eles sabem o nosso ponto franco :) dai serem considerados os caes da setima arte.nao dao muita despesa percisas e de alimenta lo com uma boa raçao, cortar lhe as unhas sim porque as unhas deles crescem muito mas cuidado pede ajuda na primeira vez a um especialista ou medico vetrinario, sao de pelagem curta mas deita alguns pelinhos pela casa, tem atençao as roupas porque podem ser a ser destruidores, mas compras lhe brinquedos proprios e assunto arrumado, de resto e so mimos e biscoitos. o jack russel nao tem noçao do seu tamanho por isso pode xegar a ser agressivo com outros caes principalmente machos, o meu e um babado chora quando os ve quer e brincadeira e da se bem com um gato que temos em casa, mas os jack russel no geral nao se dao bem pois tem o instinto de caça xegando a comer bichichos horrorosos tipo baratas, largatixas etc.depois deeste testamento resta desejar te boa sorte com o teu caozinho
lv e jack
Pipoca!!! Eu tenho uma Laurinha (jack Russel) e digo-lhe já que é das raças mais inteligentes que vá vi! Fez mil asneiras no primeiro ano, para me chamar a atenção, mas rapidamente, aprendeu a ir a rua e nao fazer em casa. Ando com ela para todo o lado e quase, quase, que so vou a sitios onde eles são permitidos! Já dei com a minha pessoa a escolher padarias com esplanada, porque ela adora passear! São super super fieis! A minha Laurinha já tem 5 anos feitos e é uma delicia! Vai adorar a experiencia, mas atençao a sapatos, comandos de playstations e outros derivados! Compre-lhe brinquedos para ele roer no primeiro ano, tipo bolas e ossos duros! Não compre aquelas galinhas ranhosas, porque em segundos eles tiram o guizo de dentro e la se foram 5euros!!! ;)
Boa sorte! E vai amar esta sua nova fase com o Manolo ;)
Existem uns biscoitos da marca royal canin no veterinário que são próprios para educar, para os cães é como se fossem gomas porque são doces (e o melhor, não têm calorias, pode dar quantos quiser por dia), e dão-se quando eles fazem uma coisa bem. Tenho um cão com 2 meses feitos ontem e a veterinária aconselhou esses biscoitos para o ensinar a ir fazer as necessidades ao jardim e ele está a aprender bastante bem. Tão bem que a veterinária ficou admirada com os progressos, tendo em conta a idade dele. E não são caros, um saco custou 1 euro e pouco. Quando o levar ao veterinário procure por esses biscoitos, aconselho vivamente :)
Não te esqueças das desparasitações nos primeiros meses, tanto externas como internas, pede ao criador para 2 dias antes de o levares ele por uma manta ou um peluche junto à mãe à noite para ficar com o cheiro dela e investe numa boa ração para cachorro (purina one is the best!), faz toda a diferença na altura de apanhar, desculpa a expressão, a caca.
Não o habitues a dormir no teu quarto, e ensina-lhe a estar no seu espaço, isso é muito importante a nível comportamental mais tarde. Consulta um bom veterinário, isso também é muito importante, pois faz toda a diferença em situações como a tua, que não tens muito conhecimento canino. Outra coisa os cachorros não devem estar muitas horas sozinhos a fórmula é: os meses que têm mais uma hora, ou seja se tem 3 meses só pode estar 4 horas sozinho de seguida :)
Boa sorte, dão muito trabalho, mas vale a pena :9
Eu realmente não percebo este pessoal.
O animal nasceu, certo??? Se a Ana não ficasse com ele ( comprado ou não) ele ia para outra pessoa OU se todos se recusassem a não adquirir cães de raça ( comprados ou não) ficavam abandonados, certo???
Então deixem-se de merdas, é obvio que o mundo era melhor se todos decidissem adoptar um animal, mas se existem varias realidades há que saber aceitar as escolhas de cada um.
Vais adorar ter um animal de estimação! É certo que dão trabalho mas são uns fofos e fazem tanta companhia!! Já tive uma cadelinha, agora uma gata.... e sim, não o deixes ir para a cama, nem que ele chore a noite toda! depois habitua-se a dormir no vosso meio...lol
Aqui fica o post da minha gatinha:
http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt/2012/08/mia-gata-mouca.html
Beijinhos e parabéns aos novos donos!!! :D
Esqueci-me duma coisa, Pipoca!! Não sei se já alguém te disse mas desmoralizei quando comecei a ler os comentários e percebi que já eram mais de 200.
É o seguinte: idealmente o nome de um cão deve ter apenas 2 sílabas ;) acredita que os meninos aqui, mesmo os que têm nomes com 8 (abuuuuso!!!), olham sempre quando proferimos uma palavra que comece com as 2 primeiras síbalas do seu nome eheheheh =p
Mas como já decidiste... =) é apenas um detalhe picuinhas picuinhas picuinhas eheheh
Tudo de bom!! *
Só ainda umas achegas:
O Flash está neste momento de "castigo", as we speak... o castigo é ir para cama dele e fechar-lhe a porta do quarto.
Ou seja, mais eficaz do que o jornal é o castigo. bater deixa de produzir efeito rapidamente, um castigo eles não esquecem.
O Flash teve aulas com o Fernando em Cascais, foi um excelente treinador! As aulas são uma excelente opção de treino/exercício/ligação com os donos.
O Flash nunca fez xixi num jornal, isso é um mito! Ele fazia xixi em todo o lado. O que acontece é que os cães aprendem o nosso vocabulário rapidamente. eu ensinei ao Flash a palavra "xixi" e "cocó", e muitas outras como cama, passeio (eu passeio o cão solto, sem trela), bola, etc... sempre que ele, desde os 2 meses, fazia um xixi em casa, ou fora, eu dizia: xixi! e assim ele sabe o que é xixi. antes disso foi o "Não" a primeira palavra que aprendeu!
O Ian Dunbar é aquele autor do Livro que já falei, a regra das 100pessoas eu apliquei e resultou até bem demais, ou seja, venha um ladrão cá a casa que o Flash vai buscar a bola para brincarem juntos! :)
Usei os Kongs e foram um sucesso, ele adorava brincar com isso.
Os cães sofrem mais com falta de companhia do que com falta de espaço. Os 35 quilos de labrador que aqui tenho, confirmam.
Mais uma vez boa sorte e aproveitem essa companhia maravilhosa.
(no meu Blog eu tenho uma secção dedicada ao meu cão "Flash: um cão extra-ordinário" estão lá muitas aventuras)
Olá Pipoquinha do meu coração! :) O teu Manolo é girissimo, por isso gostava de saber se me podes dar o contacto do sítio onde o teu maridao o comprou. Pode ser que assim, finalmente, o meu namorado se decida! ;) Bjinhooossss
A minha 'Maria' ficou ofendida com as ofensas que fizeste às suas gentes! (para que não hajam enganos, a Maria é a minha Bulldog francesa)
O 'Manolo' é um máximo, parabéns aos novos donos!
http://twenty-28-eight.blogspot.pt/
Ps: Tenho fotografias no meu blog, da 'Maria' para mudares a opinião sobre os focinhos esmurrados! ah ah
Ps2: Tenho muita experiência com cães, para além da 'Maria', ainda tenho mais 3 e sempre tive cães. Alguma dúvida (que já deves ter mais do que pessoas para te responderem) estou apostos!
Oh Pipoca... o teu Manolo é liiiiiiiindo, coisa mais fofa!!
PS novamente :)
Vê um seguro de saúde para ele.. Eu ainda não fiz para a minha mas vou fazer, julgo que custa uns 8 euros por mÊs. É que qualquer acto médico é bastante caro, tive um amigo que pagou 2000 euros por uma intervenção cirúrgica e não é nada de nada comparticipado...
bjs again !
xx
Joana
http://remodelista-lx.blogspot.pt/
Bom dia! Posso desde já aconselhar-vos um hotel para cães onde sempre deixei os meus canídeos e recomendo a todos os meus amigos.
Custa deixá-los mas vão acabar por precisar. Os meus saltavam para a carrinha do Miguel (um dos donos) e nem me ligavam mais!
Chama-se Quinta do Sol, tem umas instalações óptimas e veterinário sempre que for necessário.
Espero que seja útil!
Espero que seja adoptado!! Há tanto cão cheio de amor para adoptar!
Ora bem, entre presa por ter cão ou presa por não ter, fica a nossa consciência! A parte mais importante, talvez!
Joana
Pipoca, tens de começar a ver o "Encantador de cães" na SIC mulher.
Vá cusca aqui:
http://www.cesarsway.com/
Olá.
Que lindo, é mesmo fofo :-)
Antes de ter o meu Wally que é um beagle pensamos num desta raça.
http://oteucasamentodesonho.blogspot.pt
Se ele passar muito tempo sozinho em casa deixa a TV ligada.
mais nobre era ir buscar um caozimho ao canil, nao importa nada se é bulldog ou jack russel
Olá Pipoca
Parabéns, que presente tão bom...e é lindo!
Tenho a certeza que vai correr tudo bem, e o Manolo é um cachorro cheio de sorte.
Apenas uma dica:
Deixem-no estar com a mãe até mais tarde, pois as pessoas agora têm a mania de tirar os cachorros da ninhada cedo demais. Não é bom para nenhuma das partes.
E têm noção que até ter as vacinas todas, ou seja pelo menos até aos três meses, não vai poder ir á rua? Que vai ter de fazer as necessidades todas, em casa?
Normalmente ninguém pensa nesses pormenores, mas são muito importantes.
De resto é apenas uma questão de educação, de muita paciência e muito amor.
Beijinhos
Olá Pipoca,
Nem sempre a vinda de um cão para nossa casa é um pesadelo mas garanto que a sua vida vai mudar.
Como adestrador canino tenho muitos conselhos de adestramento dentro da temática de "cachorrinhos" no meu blogue que são bastante práticos e que poderão evitar futuros maus comportamentos... faria muito gosto se desse uma vista de olhos. ;)
http://passoscaninos.blogspot.pt/search/label/Cachorrinhos
Estarei sempre disponível para o que seja necessário, se precisar.
Saudações caninas,
André Moreiras
Passos Caninos
O Manolo é um borracho, vais adorar!!
Nós temos um bebezolas de quatro patas à 4 meses em casa (e apesar de muita irritação à mistura) não mudávamos esta vida por nada!
Como as peripécias já são muitas e não as quero esquecer comecei as escrevê-las num blog - http://nosemaiscaes.blogspot.pt.
Estamos a fazer uma lista de sitios dog-friendly, se quiseres passear com o Manolo pela linha podes lá cuscar quem vos receberá bem!
beijinhos e boa sorte com o Manolo, essa raça é linda, super espertos e eléctricos mas amorosos!!
Pipoca, um livro específico para Jack Russels: http://www.amazon.co.uk/Jack-Russell-Terrier-Owners-Guide/dp/0007274300/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1348354146&sr=1-1
Lindooooo o Manolo!
Eu que sempre tive cães e eduquei uns quantos agora tenho uma cadela q é verdadeiramente diabólica! ;)
Qt ao bater ñ deve ser preciso! Umas qtas folhas de jornal enroladas basta para q o Bang os assuste! Truque infalível até com esta nova peste!!!
Olá Ana,
eu tenho um jack russel, neste momento já velhote.
São os cães mais inteligentes, acredite, aprendem tudo se se tirar um tempinho para os ensinar.
Precisam de correr e libertar energias, quando são cachorros então, ninguém os para. São super asseados, mimosos e tudo o mais.
Eu adorooo de paixão o meu. Se tiver tempo contrate um treinador por uns dias e vai ver as coisas que ele aprende :))
beijinho,
Raquel
Impressionante,tanto comentário e ninguém disse que quando o cão for à rua deve apanhar os cócós e não fingir que ai não é nada comigo e não digam que ai isso já sabemos porque não é isso que se vê nas ruas,Infelizmente.
Epá, tanta coisa:
- não o trazer p casa antes das 8 semanas, para ele aprender noções básicas de educação e hierarquia com as rosnadelas da mãe;
- desparasitálo assim que chegar (no início é mais fácil dosear um desparasitante em pasta, pelo peso dele);
- continuar a fazê-lo mensalmente (de preferência um mês completo após a 1ª desparasitação) até atingir os 6 meses, daí para a frente uma vez a cada 3/4 meses;
- se ele apresentar parasitas nas fezes, fazê-lo de 15/15 dias até atingir os 4 meses(isto é muito importante para impedir que os ovos das larvas eclodam, e depois mensalmente, e, claro, não se esquecerem de se desparasitarem vocês também);
- levá-lo ao vet assim que completar os 2 meses para as primeiras vacinas (aconselho o Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da UT em Lisboa... são extremamente competentes, e de uma simpatia a toda a prova sempre a postos a esclarecer dúvidas - pelo menos tem sido assim comigo e o meu Panda, o pitbull mais doce e maricas que pode existir);
- preparar balde, esfregona, lixívia e muita paciência para limpar xixis e cocos em toda a parte e, por favor, não o repreendam com mais do que um 'NÃO!' quando ele o fizer no sítio errado (nem chinelo, nem jornal, nem arrastar focinho nas necessidades -sim, há por aí gente cruel a achar que isso é educação- caso contrário ele pode começar a fazer necessidades e comê-las por receio da repreensão;
- premiá-lo com elogios e carinho sempre que ele fizer as necessidades no sítio certo (reforço positivo)- bem como para tudo o resto, sempre que ele tiver algum comportamento ou atitude que vocês queiram ver repetida há que 'fazer uma festa' para que ele memorize que os donos ficaram muito agradados, e como todos os cães são sociáveis por natureza (os donos é que por vezes fazem o favor de os 'dessociabilizar') adoram agradar e colaborar com os donos se tiverem o reconhecimento do seu comportamento...
- repreensões só para atitudes muito graves, como rosnar e tentar morder para defender a comida (como descendentes de lobos, quase todos fazem isto no início, por isso é muito importante repreendê-lo para evitar esse comportamento agressivo novamente/futuramente - foi a única vez que lhe bati, e foi até ele ganir para que percebesse a gravidade da situação e perceber que o dono que lhe dá a comida habitualmente também tem o direito de lha tirar quando ele apanha o que não deve;
- investir numa boa ração pelo menos até aos 18 meses, para garantir um bom crescimento ósseo e reforçar o sistema imunitário, depois podem começar a misturar com outra de gama mais baixa (esqueçam o que se vende no supermercado, o meu é um lorde a comer Royal Canin, mas a Purina Pro Plan, a Eukanuba, a Hill's e a DogChow também são óptimas... no supermercardo apenas a Purina One se safa, mas só o recomendo quando ele já tiver mais de 18meses)- e, sim, comprar pela net é muito mais barato;
(continuação)
horários para as refeições (simplifica a vossa vida e a vida dele): até aos 4/6 meses 3x dia, até aos 18m 2xdia, daí para a frente ele já se aguenta bem só com uma refeição diária (pode parecer, mas não é cruel, não esquecer que eles são animais, logo não precisam de refeições a intervalos de cada 3h como nós);
- aconselho a não cometer o meu erro de partilhar da minha comida com ele: aquele que fizerem no início ao 'bebézola mais bobiça fofiça da mamãzola' vai ser muito muito muito difícil de desabituar depois (eu ainda não consegui) e ele acaba por sofrer mais por vos ver comer e esperar que lhe calhe alguma coisa do que não ser habituado a isso desde início:
- alimentos proibidos: CHOCOLATE (ou matas o cão com uma paragem cardíaca ou ficas com um demónio hiperactivo e super-excitado), uvas, alho, cebola (tóxicos também, são péssimos para o aparelho renal) e leite(eles não digerem a lactose e ficam com diarreia);
- vacina da raiva , chip e licença na Junta de Freguesia a partir dos 4 meses;
- habituálo a dormir/estar onde querem que ele durma /esteja: como não sou preconceituosa o meu anda por cima de sofás e dorme comigo na cama (arrependi-me sinceramente quando ele mudou o pêlo pela 1ª vez e passei a ter que aspirar a cama diariamente - e o resto da casa também), mas nem toda a gente gosta desse tipo de intimidades com o cão;
- MUITO MUITO IMPORTANTE: SOCIABILIZAÇÂO entre a 8ª e 12ª semana, saiam com ele ao colo e tentem controlar as pessoas/animais com os quais ele interage, mas não o fechem em casa como recomendam os veterinários no período inicial em que as vacinas ainda não são eficazes e lhe pode dar o badagaio se apanhar alguma coisa - é neste período que eles devem ser submetidos ao maior número de estímulos possíveis para serem cães-humanos sem agressividade (que muitas vezes é gerada pelo medo/receio ao serem confrontados mais tarde com um estímulo/situação desconhecida); leiam Ian Dunbar, tomei conhecimento do trabalho deste senhor através do blogue da treinadora Cláudia Estanislau - It's all about dogs - que também escreve na revista Cães e Cia. e através do qual tenho aprendido muito;
- rodeiem-se de pessoas que gostem de cães e que tenham cães - nem fazem ideia do número de novas amizades que um animal de estimação vos vai proporcionar;
- limpar-lhe as orelhas por dentro (evita otites), escovar-lhe os dentes com Orozyme (pasta própria para eles - convém habituá-lo ainda antes dos dentes definitivos começarem a nascer por volta dos 4 meses, mas é óbvio que o mais importante é fazê-lo quando já os tiver para evitar cáries e abcessos) e escovar-lhe o pelo (nada de banhos, a menos que tenha parasitas)e fazer desses momentos um momento de descontracção para ele ( não vale a pena tentar faz~-lo quando está eléctrico);
(continuação2)
- e, além das regras e disciplina, mimo, muito mimo e muito amor e muita brincadeira ( e brinquedos - se ele tiver os próprios brinquedos e momentos de brincadeira é menos provável que te estrague os teus lindos sapatos e malas, mas podes sempre prevenir como eu e pô-los sempre fora do alcance dos dentes dele assim que chego a casa, com isso só uns chinelos de borracha foram à vida, e lembra-te a pior fase é entre os 4 e os 7 meses, compra-lhe ossos prensados que lhes ajudam a estimular dentes e gengivas na fase de troca de dentes)...
- e não o trates como um filho, como eu, ou então não consegues ir de férias sem ele (acabaram-se os hotéis p mim), ir à praia sem ele(arrisco-me a apanhar multas), sair p jantar sem ele (só vou jantar a sítios com esplanada onde ele possa ficar sossegado debaixo da mesa), ir ao cinema sem ele (dói-me o coração aquelas 2h, mas vou sempre à última sesssão para que ele possa ficar a dormir mais desacansado no carro), etc...
- e, principal, PACIÊNCIA de santo porque (tal como com um filho)vão haver dias em que por momentos te vais arrepender (como quando esta semana desapareceu com um telemóvel de 200euros) de teres cão, mas minutos (ou segundos) depois arrependes-te desses pensamentos e basta uma meiguice e uma lambidela dele para ficar tudo bem e te sentires uma das pessoas mais felizes no mundo...
- e, por último, prepara-te porque nem sonhas como um cão é capaz de te fazer feliz (e aqui a única raça que conta é a raça Cão) e nem acredito como passaste 3 décadas da tua vida a querer um, por isso acredito que vais disfrutar muito mais desta experiência.
P.s. Xiii, que testamento, sorry.
Felicidades, Ana Domingues
Não esquecer o veterinário, o saquinho para dejetos, educa-lo para não incomodar os vizinhos. Vai ser duro! Prepare o aviso para pendurar na entrada, não sei quem é o autor: "Para quem visitar a minha casa e reclamar do meu cão, eu explico:
1º Ele mora aqui, você não!
2º Se não quer pelos na roupa, não nos venha visitar!
3º Para si, é um animal...Para nós é um familiar cabeludo, que caminha em quatro patas, comunica claramente e sente como as pessoas sentem"!
Tenham muita paciência, cumpram as regras e sejam felizes.
Dois abraços
Vi agora o teu cão, é o máximo, super fofo. Eu, claro escolhia o Bouledogue Francês, adoro-os. Aconselho-te a que graves e vejas a série "Encantador de Cães" que passa na Sic Mulher. Vais aprender muito.
Atenção a uma coisa, um cão na rua é para andar sempre, sempre de trela.
Muito boa sorte e quando ele te roer os primeiros sapatos, pensa como ele é lindo e fofo ehehhe
Olá Pipoca.
No meio de 234 conselhos, que 'li' até agora, não vi este:
o Guru da psicologia canina, Cesar Millan, ecreveu uma coisa fantástica chamada "How to raise the perfect dog". Fala sobre como ter um cão equilibrado (não necessariamente 'obediente' a comandos verbais, um cão que te entende sem abrires a boca). De todas as coisas que li, e que se debruçavam sobre raça, comportamento tipo e afins, nada foi tão eficaz com a peste lá de casa. A ideia 'primeiro o cão, depois a raça' faz maravilhas :-) O livro está à venda no amazon, em papel e ebook, e dá jeito ler antes de ele chegar. :-)
A sua descrição deu-me vontade de rir...
Também nunca tive cão mas o meu maridão já...
portanto identifico-me com tudo o que disse incluindo a parte do policia bom e do policia mau...
Toda a gente disse que me ia arrepender... mas até agora não... e não troco uma lambidela dele no nariz por outra coisa...
Vale a pena tudo só para vermos o rabinho a abanar :D
Acima de tudo aconselho uma escola para ele poder "queimar" e "gastar" todas as energias que vai acumulando... O resto vem com o tempo.
Um beijinho e já agora as melhoras do Manolo,
Elsa
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares