Loja do Cidadão, 300 mil pessoas à frente. Duas funcionárias a atender. Uma sai para ir à bica, enquanto um colega se senta para a substituir. Colega esse que está há meia hora a tentar arranjar uma impressora. Mete folha, tira folha, e em meia hora ainda não atendeu ninguém. E trocar de computador, por exemplo? Às vezes parece que vivemos num país terceiro mundista. Isto é mesmo de uma pessoa se atirar para o chão em lágrimas de desespero. O que vale é que a outra deve estar a voltar da bica. Ou então não. Aproveitou e ficou já para o almoço. E para o lanche.
81 comentários:
Amiga reclama mas com classe...escreve no livro e vais ver como as coisas mudam
Se todos reclamarmos mais esses serviços melhoram
É Portugal
É um desespero. MESMO! E pensar que somos nós que lhes pagamos o salário?? ANTAS!!! FDP!
E o pessoal passa um dia assim!! Numa fila de espera!
http://paginaaolado.blogspot.com
O problema não é das máquinas, o problema é das pessoas que estão a frente das máquinas, por isso o senhor da fotocopiadora devia era ir aprender como é que ela funciona!
Pergunta o que se passa. Aposto que a resposta é que existe um problema no sistema :)
boa sorte
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
O costume! Se fosse só na loja do cidadão ainda era como o outro!
Olha heimmm dona pipoca!!! Moro num pais terceiro mundista e por aqui as coisas nao sao bem assim!!! sao bem melhores!!! Quanto preconceito!!! Tudo o que o que não é bom ou não funciona direito é coisa de terceiro mundo??? Q decepçao com vc pipoca...
É completamente desesperante ! Eu antes ainda tentava dar aos funcionarios o beneficio da dúvida,a culpa podia ser das burocracias e blablabla. Mas estou cada vez mais convencida de que são mesmo incompetentes..
E é em todo o lado, centros de saúde, correios, segurança social e etc. OK que não ganham bem. OK que aturam muita porcaria. Mas não acho que seja razão para não dar o seu melhor, quer dizer para não dar algum sinal de vida, enquanto trabalham.
ó anónimo anterior, foi uma maneira de falar da Pipoca, com certeza ela não quis ofender ninguém! É que às x há certas situações que deixam com qualquer um com os nervos à flor da pele!!
Cultura latina... Doucement, doucement :)
1- A senhora tem direito à sua pausa;
2- A colega, enquanto tenta pôr a impressoara ou fotocopiadora a funcionar, não está a divertir-se ou a ter o seu tempo de lazer; se faz perder tempo aos contribuintes é só indirectamente e não por opção.
3- Conclusão lógica: tiveste simplesmente azar.
Disclaimer: não sou funcionária pública, nunca trabalhei em funções remotamente parecidas; já reclamei em serviços públicos mas por outras razões e circunstâncias.
É horrível escrever isto, e eu juro que não sou de direita, pelo contrário, mas há pessoal que precisa de precariedade no emprego para ver se atina...
Beijinhos
Tá-se bem... Desde que não se esteja nessa fila, claro está!
Oh Sr. Ken, acho injusto dizer que somos nós que pagamos os salários dos funcionários públicos. E eles não trabalham para o receber?
sobre as pausas, todos temos, e se calhar até fazemos mais do que os funcionários que têm público à frente... É de lei esse direito.
Já no que toca aos que não percebem nada de computadores, deveriam ser substituídos, para um cargo desse, no mínimo, deveria ter alguma formação na óptica do utilizador, ou então sim, trocar de pc.
Esses casos estão sempre a acontecer... é uma pena, pois mancham os verdadeiros trabalhadores desses e outros serviços públicos.
Não, não sou funcionária pública!
Aguenta, coração.... (:
O Problema é do deixa andar do estado a que isto chegou... mas é normal....Tugalândia, what else ??
Acho uma perfeita ingenuidade que se defenda com unhas e dentes as funcionarias quando ninguém as atacou. A pipoca apenas falou e comentou uma situação. Porque é que atacam logo? E posso dizer vos que numa
Loja de cidadão, com marcação para a emissão do cartão de cidadão uma funcionaria publica respondeu a uma cliente: " se é a senhora que me
Paga o ordenado então olhe, quero um aumento porque recebo mal!" isto é normal? Se a funcionaria estava a recusar fazer o seu trabalho, para qual
É paga, independentemente de quem paga... E ainda responde assim.... Desculpem mas
Nao
Consigo nutrir qualquer
Sentimento de respeito
Por essa senhora!!!!!
Bem, era o que mais faltava uma pessoa não poder tirar um momento para fumar um cigarro ou beber um café.
Nunca percebi muito bem porque razão as pessoas se revoltam tanto com os funcionários públicos. Trabalham, muitas vezes em condições miseráveis, e têm de aturar todo o tipo de comentários à sua conduta profissional quando nem sequer têm material em condições para fazer um atendimento decente, como a impressora neste caso.
Como se fosse pouco ainda passam os dias a serem agredidos verbalmente pelos cidadãos porque, segundo a sabedoria sem limites dos mesmos, são os próprios que lhes pagam o ordenado, o que lhes dá direito a serem patrões, isto porque, o funcionário público, como bem se sabe, não paga impostos nem fica à espera da sua vez de cada vez que tem de ir a um serviço público.
Mais me impressiona quando se rouba os subsídios a estes trabalhadores, lhes baixa o ordenado, que os usuários dos serviços cuspam diariamente na cara todo o tipo de frustrações e ainda haja quem lhes exija um sorriso e simpatia.
Foi o que se disse por aí nos comentários, é Portugal!
A loja do cidadão não muda..
acho que tb deviam fazer avaliações a funcionários públicos pk há uns que fazem o seu trabalho muito bem, mas há outros que só nos apetece mandá-los a merda...!! e quando apanhamos aqueles que nem num computador ainda sabem mexer.. pronto é o descalabro... uma situação que se pode resolver em 5 mints estamos ali meia hora... , e já sem falar que muitos quando nos estão atender, também gostam de cuscar ao mesmo tempo com os seus companheiros de trabalho!
ai ai...Loja do cidadão sweet loja do cidadão.
S
1º a Pipoca certamente também fará uma pausa para tomar o seu café
2º a quem é que nunca aconteceu não conseguir imprimir por qualquer motivo inexplicável que só mesmo a máquina sabe!! Nunca lhe ocorreu?
3º tenha calma e espere! It´s life :P
Beijinhos
A realidade é mesmo essa...até aborrece ter de ir à loja do cidadão, e vice versa :/
glammorphine.blogspot.pt
Pipokita, te admiro pq tu tens coragem de reclamar e dizer o que está errado não só em Portugal, mas na mente preconceituosa e hipócrita das pessoas.
Este tipo de comportamento é de praxe em Portugal.
Exemplo:
Entramos num café estão lá as empregadas a conversa. Qdo elas terminarem a conversa aí sim podem atender o cliente.
E aiiiiiiiiii daquele que ousar interromper a reuniãozinha, é capaz de ser colocado para fora do café aos pontapés.
Vale lembrar também os espertos e espertinhos, isso inclui cidadãos de todas as idades.
Uma vez eu estava na bicha no café da Rodov. 7 Rios qdo uma sra meteu-se a minha frente com a maior lata, logo atrás ouvi um burburinho e era a filha e família completa a chama-la de volta e a dizer que ela havia passado na minha frente.
Qdo ela responde: Ora que me importa quero ver quem me tira daqui.
ou citando outro caso:
Uma senhora entra na minha frente em Fátima na Rodoviária e eu digo: Então minha senhora eu já estava aqui faz tempo! Não pede nem licença?
Qdo ela me responde que licença era na câmara (prefeitura).
Ora poupem-me depois qdo uma gaja manda uma senhora para a casa do c..... aí somos as loucas, desequilbiradas, mal educadas, estúpidas, etc...etc....
Tenho mtas situações destas para narrar...mas fico por aqui...
Em se tratando de atendimento público, que mais digo? Comboios em greve em época de Natal, sabendo que há algumas localidades de Portugal que só há o comboio e nada mais para as pessoas se locomoverem, Correios em marcha lenta, Tribunal a abrir tarde e fechar cedo?
Que tal uma situação de um dia que fui ao tribunal solicitar um atestado de antecedentes, qdo a senhora que lá estava dizia que não podia me atender pq havia ido lá só assinar o ponto? E fiquei a espera por 30 minutos que o colega dela que estava mto ocupado no computador (a jogar paciencia no mínimo) me atendesse.
Por esta e mtas outras estou farta do ser humano, e enqto todo mundo calar a boquinha e aceitar, o mundo continuará sendo esta merda....
Uiii censure a merda, pq as puritanas e falsas moralistas de plantão são capazes de me escalpelar pq escrevi merda, vai soar como "puta"...
Afffffffff...gente hipócrita.
Bjos Pipokita linda... sou tua fã nº 1
:) ehehehe
Para além de trabalhar e de, consequentemente, ter direitoao salário, ainda paga impostos, que vão fazer parte do seu salário. Auto-suficiência.
É desejar que a que foi beber a bica fique de caganeira, só por que sim, apre!
(e depois lá terá de ir para um hospital público, com funcionários como elas, que é cá por causa das tosses!)
Aconteceu-me este ano ir à Loja do Cidadão na Luz em Fevereiro e ter umas 500 pessoas à minha frente para o BI. O homem que lá estava a orientar deu-me um papel com uma lista de possiveis alternativas.
Para meu espanto eu sei que nunca ando actualizada, em Cascais (moro no Estoril) tb já fazem BI e Passaporte. Lá fui e foi rapidissssimo.
Antes de mais vou ja dizendo que não sou funcionario publico!! Revolta-me ouvir sempre o mesmo argumento de que 'afinal somos nós que lhe pagamos',(por vezes vindo de pessoas, como eu assiti ainda ontem no Centro de Saude, que vivem do rendimento minimo, que nunca trabalharam e ainda se acham no direito de ofender o funcinario que os está a atender ao dizer-lhe isso mesmo, só porque este não consegue resolver o seu problema o mais rapidamente possivel, para voltarem à sua tranquila vidinha de casa-café-casa) é certo que existem funcionarios publicos que fazem pouco ou nenhum, mas funcionarios assim existem em todo o lado, tambem existem no sector privado, acreditem que sim... e deparo-me com eles todos os dias nos hipermercados e centros comerciais, é igualmente revoltante... no entanto os funcionarios publicos pagam tantos impostos como qualquer um de nós, trabalhadores assalariados do sector privado,e é dos impostos de todos nós, incluindo dos dos funcionarios publicos, que vem o dinheiro que lhes pagar... ou seja eles contribuem tanto como nós para os seu salário!!!
E só não ficas para o jantar porque entretanto fecha
Serviços publicos. Yuck
Querida o problema não são só as pessoas é o próprio sistema,reclamações só no livro amarelo essas sim resolvem os nossos problemas, agora as reclamações de desabafo... não passam disso mesmo.
E se o sistema funciona assim nós também temos uma parte da culpa, porque engulimos hoje, e á manhã, e depois de á manhã e assim vão passando os dias... e cada vez estamos mais afundados no sistema!!!!
Quanto ao material o nosso estado trabalha com material do tempo da outra senhora e quem se lixa somos nós que temos de trabalhar com o que há e ainda por cima somos nós os funcionários que damos a cara pelo sistema que não funciona, dá que pensar não é verade??? Pois é, é preciso parar de olhar só para o nosso humbigo e pensar... que não são só as pessoas.
é um desespero!
Tu não bebes a tua bica? As tuas máquinas nunca encravam? Há gente incompetente em todo o lado, mas falta-me a paciência para quem apenas exige muito dos outros, mas que quando está a trabalhar passa o tempo na net.
Infelizmente certas pessoas dão mau nome aos funcionarios publicos, pq não é verdade q sejamos tds uns incompetentes. Pagam é uns pelos outros e eu q sou funcionária publica e presto um serviço de qualidade, tmb tenho vezes q me passo com certos atendimentos....
Acho tão bonito a defesa do funcionalismo publico e que nunca recebem as formações necessárias para desempenhar o seu trabalho como devem...
1- sao pagos pelo trabalho de todos nos logo quando precisamos deles e bom que façam um bom trabalho. Quando compramos um produto numa loja nao vamos ser minimamente condescendentes sobre o seu funcionamento tem de funcionar e pronto...
2- se as coisas ainda funcionam em portugal e porque ainda há alguns Zés que sabem fazer o trabalho deles, mas como o trabalho de equipa e algo que realmente da muito trabalho, porque e isso mesmo trabalho... Porque será que nao se aprendem com estes exemplos?
3- enquanto o factor de maior ponderação num concurso publico for a Cunha só vamos assistir a estas situações. Os talentos vão para fora os amigalhaços ficam cá e todo o nosso dinheiro gasto na formação desses talentos vai contribuir para o pib de outro sítio qualquer. Já para nao falar nos que andam cá a fazerem trabalhos para os quais a sua qualificação e de sobra ou mesmo no desemprego e assistimos a estes deficits.
O texto já vai longo para telemóvel e desculpem a dificuldade de interpretação causada pelo teclado
É a funçao publica Portuguesa.
Ainda se atiram ás paredes quando lhes tirao um grao
E nas finanças quando questionado sobre a avaliação das casas o funcionário me responde que não sabe, nunca ouviu falar e que isso não é comum??!!
Conhecem as outras realidades?
Estão a falar de cor ou já trabalharam na função pública?
Parem, reflictam, ponham-se na pele do outro, se conseguirem.
A Pipoca observou uma situação, fez um post. Este post deu azo aos mais irreflectidos comentários, teimo em acreditar que a impulsividade das pessoas a julgar tudo e todos se deve ao facto de estarem muito cansaas e precisarem de férias!Eu também não sou funcionária pública (não houve ninguém que admitisse ser)!
Essa conversa de "terceiro mundo" me cheira a recalque. Como diz um humorista muito inteligente daqui do Brasil, depois do surgimento do BRICS, há muitos se referindo aos países endividados da Europa como "aqueles pobres".
é quase, quase como os centro de saúde (alguns, todos, não sei)!
Mesmo que o funcionário troque de computador, geralmente as impressoras estão ligadas em rede…
Bilocas
Acho lindo a expressão "á manhã".
Pena nao existir em Português.
Falta gente eficiente neste tipo de trabalhos...
Ameii o seu blog, parebéns!!
Seguindo aqui! *-----*
Bjos
www.cutecatsloves.blogspot.com
MMEEUUU DDEEUUSS mais de 6 milll seguidores vc é o que, um anjo ??? (um anjo profissa né?)
Sou funcionária pública e não faço atendimento diariamente, pois sou assistente social. Lamento que todos os que não são FP digam mal de nós a torto e a direito. Sempre trabalhei e sempre efetuei descontos. Pagam-me tanto o nosso salário como nós o vosso! Bons profissionais ou maus há em todo o lado.Qd vamos às lojas tb pagamos os produtos e qtas vezes somos mal atendidos. Há quase dois anos que me retiram um dia de trabalho no salário, o ano passado tiram-nos a todos metade do subsídio de Natal. Este ano nem os vamos (FP)ver (férias e natal). Tenho tanta culpa por esta crise como os que trabalham no privado. Por que carga de água é que nos odeiam tanto? Somos nós que fazemos o país andar a nível da burocracia necessária ao funcionamento de um país. Quantas vezes somos agredidos verbalmente e por vezes alguns de nós fisicamente e o nosso patrão não nos defende. Ajudas de custo e horas extraordinárias não nos pagam. Por vezes para ir atender fora do meu local de serviço se não tiver transporte do serviço tenho de pagar do meu bolso transporte público, para o receber 2 a 3 meses depois. Isto é, pago para trabalhar.Muitos de nós temos péssimas condições de trabalho e péssimos materiais. Mas claro como somos funcionários públicos e todos os outros nos pagam o salário temos de andar de cara alegre e ainda dar a outra face se quiserem "desabafar" em nós. Mas se for a um serviço privado já posso esperar que acabem as conversas, que me mostrem má cara, etc. Já não há paciência para este assunto. Arramjem outro, pois somos todos portugueses a pagar o mal que os políticos têm feito, continuando eles a viver à grande, e nós cada vez mais pobres. Centrem-se em quem devem e aí sim todos unidos podemos fazer este país chegar a bom porto.Enquanto nos atacarmos mutuamente e não a quem é culpado não vamos a lado nenhum. Ana Oliveira
Cá está a demagogia do Portuguesinho
Esta gente deve ter toda a mania que noutros países as coisas são melhores. Acho inacreditável o constante descrédito a Portugal e alguém atacar o "terceiro-mundismo" sem saber do que fala..isso sim, é comentário de minimalismos. Vivi fora e lá fora, burocraticamente é tudinho igual e muitas vezes bem pior... Lá porque as pessoas esperam um pouco mais na fila, remédio têm elas em esperar...
cof cof...
* umbigo
É por aqui por este post e pelos comentários que vemos o quão o povo português é tacanho. Aqui toda a gente trabalha sem almoçar e corre sempre tudo bem. Queridas, não é só usar pulseiras e make up, estes posts e comentários fazem de vós pessoas com mentalidades limitadas iguais a de um agricultor analfabeto que pensa as mesmas coisas desde o tempo do Salazar. Evoluam...
Sempre trabalhei no privado e não tenho nada contra os funcionários públicos, tirando o facto de terem tido sempre muito mais regalias que os do privado.
No privado trabalha-se não 8 horas diárias, mas na maior parte das vezes, 10 e 12 horas diárias, sem direito a pagamento de horas extraordinárias. Levamos sempre com aquele discurso do "amor à camisola" e "somos uma equipa" e "somos uma família". Esta última então costuma deixar-me assim um pouco com os cabelos em pé. Não podemos de forma alguma, chegar ali às 16h-17h e embora lá fechar o estaminé como acontece no público. Se por acaso chegamos 1 minuto sequer depois das 16h em algumas instituições, não somos atendidos e ainda como se não bastasse, são em alguns casos de uma má educação impressionante.
Não pretendo de forma alguma generalizar, mas que precisávamos de uma limpeza geral em alguns serviços públicos, lá isso precisávamos. Precisamos de gente mais bem formada, para lidar com o público em geral. Já chega de tanta mediocridade.
Faz-me lembrar uma pessoa que conheci em tempos,funcionária pública, que no trabalho conseguia fazer colchas de renda de dimensões bem generosas e coisas do género. No entanto chegava a casa todos os dias muito, mas muito cansada e sem disposição para fazem mais nada. Deveria ser com certeza, de tanto dar ao dedo com a agulha de croché. A remuneração auferida pela senhora em questão era digamos "pornográfica".
Eu tenho o direito e até o dever de me indignar perante este funcionalismo público. E sim, também eu paguei muitas colchas e muitos naperons por este Portugal fora...
Se na loja do cidadão é sempre assim, porque continuam a lá ir?
Também não gosto nada da expressão preconceituosa "3º mundista"; é bastante ofensivo, desnecessário e, actualmente, não se usa em nenhuma ciência.
Como seguidora do blogue e de origem De um País de 3 mundo (???!!!!!) fico triste em ler que tb tu pensas assim. Qualquer coisa que não funcione ou que não esteja em ordem seja logo remetido para uma comparação ao 3 mundo(???!!!!??). Fica tb claro cm a tua indignação que Portugal só está localizado na Europa e que ainda está a alguns anos luz de ser um País de 1 ou 2 (???) Mundo....!
Muitas vezes, a maior parte das vezes, o mau funcionamento do material informático não é culpa do funcionário mas simplesmente porque está obsoleto e velho e o Estado não tem dinheiro ou não quer gastar em material novo. Eu sei do que falo e mete-me impressão este tipo de preconceito aqui espelhado neste post.
Acho que já basta desse cliché que os funcionários é que são uns mandriões e/ou incompetentes. Querem ver que as mentes brilhantes e trabalhadoras foram todas para o privado? Enfim, o nosso país é MESMO um país de terceiro mundo por ter gente que pensa assim.
Quiosque do Ken, mas são esses "antas" ou "FDP", como lhes chamas, que mais estão a pagar a crise do que tu e do que muitos portugueses.
Cortes nos salários entre 3,5% e 10% e cortes nos subsídios de férias e de Natal. Para não falar de que, mesmo que quisessem, não podem fugir aos impostos, como muitos privados fazem.
Haja um pouco de respeito.
O atendimento nos serviços públicos anda pela rua da amargura. Tanta gentiha do desemprego e de certeza se safava melhor. -.-
sim, pq se mudasse de computador e a impressora fosse a mesma, daria imenso resultado. pipoca on fire.
Este post corresponde a uma triste realidade que não se limita ao sector publico, mas ainda bem que ninguém viveu situações destas no privado... Quando o pais estiver todo privatizado os funcionários serão os mesmos, mas aí ninguém reclamara porque alguém disse k o k e privado e k e bom!
A maioria dos portugueses adoram bater nos funcionários públicos. A mim parece-me mais dor de cotovelo... Por acaso são sempre bem atendidos quando frequentam estabelecimentos comerciais, médicos em consultórios particulares, advogados, serviços de call-center, etc, etc. Não, concerteza que não! E nunca vi um post a reclamar desse mau atendimento. Então, vamos lá ser cidadãos de primeira e reclamar no local e hora certa, sem esquecer das boas maneiras.
vai mazé trabalharrrrrrrr
txiiii eu trabalho para o privado e so tiro pausa quando posso e quando nao ha um intervalinho sem ninguem a minha frente para atender.. se der, se nao der paciencia... vejam lá o direito por lei pffff e depois é de senso comum que o cliente precisa de ser atendido, mas parece que só no privado o cliente tem importancia.. no publico nos temos de fazer venia ao empregado.. onde ja se viu
é tão facil dizer mal dos funcionário publicos.
Acham que foram os funcionários da loja do cidadão que decidiram estarem só lá dois? e que o outro estava a gostar de ter aimpressora "encravada" e todos a olharem para ele e chamarem-lhe filho da puta e tudo o mais que os senhores lhe tem chamado? pensem um pouco mais alem do obvio e vejam de quem é a responsabilidade. nós, os funcionários publicos somos como alguns de vós, trabalhadores (bons e maus como em todo o lado) que durante os ultimos tempos temos sido tratados abaixo de cão.
Lamento que culpem só os funcinários publicos e não olhem "para cima"
Boas férias é o desejo de uma funcinária publica.
Dona pipoca
Pense que talvez alguns destes tão horriveis funcinários publicos compraram o seu livro, a sua agenda
entre outras coisa que fazem com que com isso, e ainda bem para si, possa comprar os sapatinhos, as roupinhas, os eletrodomesticos que tanto gosta.
muito respeitosamente, uma funcinária publica
Caro anónimo das 00:26, eu (e toda a gente que paga impostos) também contribuo para que os funcionários públicos possam ter um salário e comprar o que bem lhes aprouver. Assim sendo, a sua teoria não serve. Isto é tipo pescadinha de rabo na boca.
Eu acho bonita a defensa do funcionalismo público, mas não acho normal que em DUAS HORAS se atendam 14 pessoas. Nem acho normal que as DUAS funcionárias que estavam a atender não tenham coincidido mais do que cinco minutos nos seus postos de trabalho: chegava uma, saía a outra ao fim de poucos minutos. Saíram, cada uma delas, três vezes naquelas duas horas. É normal terem assim taaaaantas pausas? É um trabalho tão extenuante que não permita que estejam no seu posto durante mais do que dez minutos seguidos? E porque é que a funcionária que foi tomar café não esperou que o colega substituto estivesse sentado e a atender pessoas antes de se ausentar? Não, foi-se embora, o desgraçado andou às voltas com a impressora e não atendeu um única pessoa. E porque é que eu fui à net ver que papéis e documentos eram necessários, para facilitar o processo ao máximo, e chego lá e é uma coisa completamente diferente? Pedem-me que leve o Cartão do Cidadão original, chego lá e afinal querem uma CÓPIA do Cartão do Cidadão. E eu que a vá tirar sabe-se lá onde, porque os senhores não podem fazer o jeitinho de tirar uma fotocópia. Um rombo no orçamento do estado! E porque é que me mandam tirar fotografias tipo passe se depois chego lá e me dizem que posso usar a foto que já têm no sistema, que é muito mais rápido? Ora, ide-vos lixar, senhores da Loja do Cidadão.
Olá Pipoca! Aproveito para deixar o meu singelo testemunho, dizendo que uma certa vez, uma funcionária (dita "pública") de um dos serviços de uma das lojas do cidadão em Lisboa, assim que chegou a minha vez e me sentei na cadeira, me disse "aguarde um bocadinho que agora tenho que ir tomar o pequeno-almoço" (eram 11 da manhã e não havia mais ninguém a atender...). Escusado será dizer que tive que implorar (mesmo!) para que a senhora me atendesse naquele momento porque na minha profissão, time is money, já para não falar que me faltou apenas "um bocadinho assim" para pedir o livro de reclamações, o que só não aconteceu porque a dita funcionária lá acedeu ao meu pedido! Bem sabemos que não podemos por todos no mesmo saco,(também pertenço a uma classe frequentemente chacoteada na praça pública), mas algo está mal no funcionalismo público e que tem, urgentemente, que ser mudado! É, pois, mais que legítima a tua queixa Pipoca! E continua a comprar Laboutins e Vuittons e tudo e tudo e tudo e a deliciar-nos com as tuas crónicas!
O facto da Pipoca ter tido um mau dia na loja do cidadão, não é motivo para o ataque cerrado que aqui se assistiu contra a fp.
Ou se a pipoca tivesse relatado uma má experiência numa loja qualquer, vinham para aqui atacar TODOS os funcionários privados? Não vinham, pois não?
Pipoca nem me dei ao trabalho de ler a tua resposta, porque sinceramente... os funcionários publicos pagam a crise com os seus subsidios de férias e de natal, é lhes des, contado uma percentagem todos os meses dos seus ordenados, agora também têm de perder o direito dos 1o minuotos de pausa???
E as horas extraórdinárias quem é que lhes paga tu? não , pois não e a eles também não trabalham por amor á camisola, porque se assim não for têm reprasálias e minha amiga todos têm direito a gozar férias é natural que nesta altura do ano nos gabinetes públicos haja menos gente nos serviços ou só tu é que tens direito a férias?
Por causa de gente como tu é q os politicos fazem o q querem, porque não somos um povo unido!!!!
A malta sabe o que significa 3ºMundo ?
As coisas são para ser chamadas pelos nomes.
O pessoal anda com tanta mania do politicamente correcto que qualquer dia não se pode chamar criminoso ao Vale e Azevedo, porque criminosos são só os assassinos.
sou a anonima das 00:26 e não a quis ofender de modo nenhum e acho precisamente o mesmo, todos contribuimos para todos.
Somos todos trabalhadores a tentar viver o melhor possivel neste tempo cão.
nós, funcionários publicos estamos sempre na defensiva pois se vir os posts 75% (pra ai) é um massacre contra nós, é pena pois não somos nós os culpados de tudo.
espero que continue sempre a dar a sua opinião.
Tudo de bom para si e para todos os que aqui vem
sandra
a melhor que me aconteceu foi uma vez eu ter de explicar a uma funcionária da segurança social como se fazia no computador o documento que eu queria...mas sim, são todos muito competentes, tirando as coisas que não sabem fazer. anda por aí muita gente desempregada que fazia melhor serviço, mas não há tachos pra todos!
Minha nossa senhora do bom parto.
Pipokita, tu sabias que tinhas assim tantos leitores que são funcionários públicos?
Pois concordo plenametne contigo e com todo os demais que aqui expuseram suas opiniões sobre o atendimento público. Falta profissionalismo em Portugal, a lei é do que quero mais é que se lixe; e faço minha as palavras de uma das leitoras que citou que trabalhamos no privado e temos horário e regras a cumprir pq somos uma equipa, uma família, e quem ganha é o patrão. Sr. Cavaquinho Silva (coitadinha da Mariazinha não pode nem comrpar vestidos com o que ganha) entupiu Portugal com funcionários públicos e agora temos que gramar com a cara de merda de 90% deles a nos atender!
Outra coisa, perguntaram aí se reclamamos da loja do cidad~çao, pq lá vamos? ora queriam que fossemos aonde? Ao inferno?
Bem, se bem que ficar plantada lá por 2 horas é pior do que o inferno. Ora que se lixem todos os defensores dos acomodados e sangue sugas de Portugal. Qdo lhes tiram um centavao é a morte, e o resto do país que morra de fome né? ....
Dai-me paciência apra suportar esta gentalha.
Sou funcionária publica, mas não daqueles a quem foi dado tudo, ADSE..., progressão na carreia, dias de férias por anos de serviço.Faço parte dos novos funcionários publicos, daqueles que merecem cada centavo ganho, (700€, administrativa num Hospital Distrital), trabalho na saude e o que funciona mal são as chefias que não valorizam as pessoas que se preocupam com os doentes, que deixam de fazer pausas, que asseguram serviços em tempo de férias, que deixam fazer a sua hora de almoço para não deixar o guichet vazio. Costumo saber os nomes dos doentes, para mim não são numeros de processo. Dou o meu melhor, prejudicando férias e horário de saída, mas gostava de oferecer mais, mas e chefia não tem noção de liderança e motivação.Que as coisas funcionam mal? Claro que sim. Se temos pouca formação e informação para trabalhar? Também é verdade. Se tenho vergonha do trabalho de colegas minhas? Tenho sim.
Bom dia Pipoca, antes de mais quero dizer-lhe que até gosto de alguns "artigos" que escreve no seu blog. Parece-me ser uma pessoa minimamente inteligente. Não é a primeira vez que leio os seus desabafos em relação aos funcionários públicos/função pública. Obviamente que todos têm direito à sua opinião. O que mais me desagrada é ler todos os comentários fantásticos de gentinha que se acha fantástica e superior só porque trabalha no sector privado. Gente que nunca passou por um balcão de atendimento de um qualquer sector público. A essa gentinha faço um convite: que tal trocarem de lugar por 1 semana com a funcionária que foi beber o seu café ou com aquela que estava a tentar colocar a fotocopiadora a funcionar?? Realmente, é muito fácil julgarmos os outros. Que tal, por um instante colocarmo-nos no lugar deles? Ou em vez de injuriar falar mal, oferecer um sorriso? Já pensaram bem? Se dissermos bom dia, um sorriso, a atitude do nosso interlocutor muda automaticamente. Se todos tratássemos os outros como gostaríamos de ser tratados, decerto este seria um mundo bem melhor... Mesmo este suposto país 3º mundista, com a Pipoca referiu (comentário que me entristeceu imenso). Cumprimentos a todos e reflictam também um pouco nas vossas atitudes diárias e nos vossos juízos de valor.
Vou comentar com esperança de ver publicado o meu comentário.
1º Os funcionários públicos ESTÃO a pagar a crise.
2ºPorque os funcionários públicos estão a pagar a crise, os privados estão a ficar desempregados (dispenso-me de explicar, é só fazer as contas).
3º Os funcionários públicos não têm culpa quando o equipamento não funciona (todas os computadores estão ligados em rede, não teria servido de muito mudar de computador).
4º Ninguém se preocupa em formar os funcionários públicos.
5º Muitas vezes, nos serviços públicos(por exemplo nas conservatórias, ou serviços de finanças) o SERVIDOR da internet não funciona (O SERVIDOR).
6º É desesperante para o funcionário público trabalhar nestas condições.
7º Não sou funcionária pública mas por culpa da profissão que exerço passo muitas horas em repartições públicas.
8º Somos todos do mesmo país terceiro mundista.
TODOS.
Conforme se pode ler pelos comentários aqui deixados.
Epaaaaa...licença professor?
Eu quero trocar de lugar com a mocinha que foi tomar café!
Eu quero ter estabilidade no meu emprego mesmo que seja para ganhar 700 euros por mês!
Eu quero ter comida para por na mesa para o meu filho comer!
Parafraseando o amigo aí de cima:
..."Realmente, é muito fácil julgarmos os outros."....
..."Se todos tratássemos os outros como gostaríamos de ser tratados, decerto este seria um mundo bem melhor"...
Então?
Custa atender com educação?
Ou se sentem superiores pq são funcionários públicos?
Onde está a superioridade que ainda não percebi.(mal do povo português?)
Ou já agora, se vcs sabem tão bem defender o funcionalismo público, devem então saber de onde advém o mau humor e a cara de merda de 90% deles, e a brutal má vontade em atender,certo?????
Claro há excessões, eu ainda não vi, mas dizem que há.....
E tenho dito...
Pipokita linda...mil beijinhos para ti minha amda, eu gostava de ter uma filha como tu!
Para todos aqueles que dizem que os funcionários públicos estão a pagar a crise, porque lhes cortaram o subsídio de Férias e de Natal, e salários, e horas extraordinárias, e mais não sei o quê, gostava de deixar alguns pontos de que não devem ter conhecimento, mas que é sempre bom saberem antes de embandeirarem esses argumentos (ah... eu trabalho no sector privado):
1 | O meu salário também foi cortado em 10% este ano
2 | Desde que comecei a trabalhar que trabalho, no mínimo, 10 horas por dia, e nunca recebi uma única hora extraordinária
3 | Faço pausas quando o trabalho o permite, e se for preciso estar as 10h em frente ao computador para acabar um trabalho que tem de ser acabado, estou.
4 | Faço todos os dias 100 km para ir trabalhar. Como não moro nem trabalho em nenhum centro urbano (i. é, Lisboa e Porto), não há transportes públicos, pelo que a deslocação é feita no meu carro particular, tendo de pagar não só o gasóleo mas também as portagens (a alternativa demoraria cerca de 2 h para cada lado).
5 | Quando comecei a trabalhar, alguns colegas foram para a função pública e, em início de carreira, o salário deles era mais de 10% superior ao meu...
Não questionando competências (conheço, no setor privado, gente tão ou mais incompetente que os mais incompetentes do setor público), não me lixem, os funcionários públicos não estão a pagar a crise... estavam só mal habituados...
Sim, este é um país 3º mundista. Porque se fosse ao nível do 1º mundo, simplesmente o funcionário que atende nem sequer se incomodava a tentar repor a máquina a funcionar, pois para isso terá que haver algum técnico que o faça. E as pausas para café são respeitadas. São um direito do trabalhador. Haverá, isso sim material para trabalhar em condições e muitas visitas a estes locais evitadas, com a utilização da internet. Não sou funcionária publica, mas também não sou assim tão ingénua ao ponto de ignorar que será graças ao sistema português que tu te governas tão bem!
ve lá que no "1º mundo" vão todos fazer pausa para o café ao mesmo tempo... tou farta da treta da conversa de tadinho do funcionario publico. Era bom que o sector privado fosse à vida para ver como é que o publico iria sobreviver. O privado sobrevive sem o publico.. já ao contrario.... (até porque só basta privatizar todos os serviços e pronto... aparece o 4º mundo!)
vou sugerir em Lisboa a Loja da RIAC - Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (projecto Açoreano de gema e que faz o mesmo que a Loja do Cidadão mas em melhor, muito melhor)
Fica na Elias Garcia na Casa dos Açores e se forem atendidas pelo Pedro digam que vão da parte da Maria para ele se esmerar ainda mais :)
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares