Pub SAPO pushdown

As reais cadeiras da Benard

terça-feira, maio 08, 2012
Regra geral não tomo o pequeno-almoço. Enfio um iogurte e umas bolachas dentro da mala e ala que se faz tarde. Mas hoje saí de casa cedo para tratar de umas coisas e, como tinha de fazer tempo, decidi ir comer qualquer coisa. No café onde vou habitualmente, no Chiado, estavam a gravar um anúncio, por isso estava fechado. Sem grandes hipóteses ali na zona, decidi ir à Benard. Ora eu e a Benard já tivemos uma relação de grande amizade. Posso dizer que todo o meu secundário foi feito à base de croissants com chocolate. Se hoje em dia tenho o rabo que tenho, à Benard o devo. Mas depois deixei-me disso. Não é um sítio que frequente habitualmente (é caro e tem mau atendimento), mas hoje, e à falta de mais oferta, lá fui (lembrei-me depois que podia ter ido à Padaria Portuguesa da rua do Ouro). Paguei um sumo de laranja e meia torrada (quase QUATRO EUROS) e fui pedir ao balcão. A senhora perguntou-me se queria primeiro o sumo ou se preferia esperar por tudo e eu disse que podia esperar. Pedi um copo de água e fui sentar-me à espera. Eis senão quando a senhora da caixa me diz "desculpe lá, mas não se pode sentar". Oi? Como? "Para se sentar é mais caro, temos serviço de mesa". Expliquei-lhe que não precisava de serviço de mesa, que estava à espera que o sumo e a torrada ficassem prontos, e quando ficassem prontos me levantava e ia ao balcão buscá-los. "Pois, mas isso é mais caro". Como assim, mais caro? Se sou eu a levantar-me e a ir buscar, como é que é mais caro? "Regras da casa, para sentar é mais caro". Eram nove da manhã. Não estava NINGUÉM para além de mim na Benard e a senhora mandou-me levantar da cadeira. Ainda lhe perguntei se tinha noção de que aquilo era absolutamente ridículo, mas ela limitava-se a dizer "para sentar é mais caro, regras da casa". Tomei o pequeno-almoço em pé num café completamente vazio, tudo para fazer cumprir as "regras da casa". Pela parte que me toca, podem ter a certezinha, mas a certezinha, que jamais voltarei a sentar o meu real rabo nas vossas ainda mais reais cadeiras. Ou a pôr um pezinho que seja nas vossas mui reais instalações. Eu já devia saber que começar o dia na Benard era meio caminho andado para começar MAL o dia, mas resolvi tentar na mesma. Mea culpa, sem dúvida, que já devia saber que há sítios (tipo, a Benard e a vizinha Brasileira) que têm o pior atendimento do mundo. 

110 comentários:

delarocha disse...

Das duas uma, ou virava costas ou escrevia logo.

SB disse...

Ficaste lá? Vinhas embora. oui oui eu vinha logo!

Anónimo disse...

É o ridículo dos ridículos!

Nani disse...

Que palhaçada!

marta. disse...

Porra. :/

Ritxinha Big Mamma disse...

Essa história é inacreditável. Bem se vê que vivem apenas da fama de velhos tempos. A última x que lá fui também jurei para nunca mais. Os famosos croissants de chocolate agora são abertos ao meio e barrados com uma pasta de cacau qualquer como se de manteiga se tratasse!! Foi uma desilusão!!! Os croissants da Benard são hoje uma fraude

Ritita disse...

Não admira que as lojas ou marcas a tratem como uma pessoa importante e vip e todas aquelas tretas... Não querem que alguém que (infelizmente) tem tantos seguidores e (pensa que) tem tanta influência os venha criticar!
Acho de muito mau tom vir dizer estas coisas... Ou pronto, é dona deste espaço, pode usa-lo como quiser e nós somos todos livres de opinar sobre tudo e mais alguma coisa... Só acho que esse não foi o tom mais correto...
Demasiado insultuoso, a meu ver... Se alguém escrevesse algo assim sobre si (como alias ja aconteceu) a senhora não iria achar grande piada certamente....
Quanto a isto em particular, regras são regras, quem gosta aceita, quem não gosta não come!
Felizmente cafés e afins nao faltam nas nossas cidades e há muito mais por onde escolher e são eles que definem as suas regras.

Rosa Purpura - Fashion Glamour disse...

para juntar a essa tua experiência de hoje do "sentar, fica mais caro", informo que em plena Rua Santa Catarina no Porto, existe uma confeitaria que cobra 1€ se pedires um prato (vazio) a mais ao almoço, ou seja se quiseres partilhar a tua comidinha com o teu filho, é melhor mesmo comerem no mesmo prato....se não a bela da surpresa bem no talão ;)

Fashion Faux Pas disse...

Livrinho de reclamações. Sou fã. E uso muito. Mas também deixei de frequentar a Brasileira e a Bénard pela mesma razão, e olha que na época havia pouca escolha de cafés pela zona do Chiado, onde era a minha faculdade, mas preferia esperar séculos na fila do bar do IADE a ser mal tratada nesses sitios...
http://fashionfauxpas-mintjulep.com

ACupcakeWithaBow disse...

Eu teria feito uma reclamação que falta de educação ou entao nem comia deixava a fazer as torradas e o sumindo e depois tinha a lata de dizer " desculpe perdi o apetite" e ia me embora.

amiga da onça disse...

Olha Pipoca se fosse comigo nem que ficasse a manhã sem pequeno almoço.
Eles que o comessem.

Anónimo disse...

Oh Meu Deus, ou eu estou a ter uma espécie de "dejavou" ou já li um texto parecidinho a este. Vou procurar.

apipocamaisdoce disse...

Eu disse à senhora que se desse para levar a torrada e o sumo era o que faria seguramente. Mas pronto, era uma torrada e um sumo de laranja natural, era complicado. E já tinha pago... =(

apipocamaisdoce disse...

Ritita, se com o meu testemunho puder evitar que outras pessoas vão ao engano, então sim, este blog também serve para isto. E nunca ouviu dizer que um cliente satisfeito conta a uma pessoa (ou não conta a ninguém) e um cliente insatisfeito conta a, pelo menos, seis? Eu teria contado esta história há oito anos, quando o blog tinha poucas ou nenhumas visitas. Não é isso que está em causa.

Rute disse...

Finalmente uma ressabiada com a vida que dá o nome...foi uma inovação na caixa de comentários dos posts pipoca mais doce...sim pq me divirto sp imenso a ler os comentários dos anónimos ressabiados!!

Anónimo disse...

http://apipocamaisdoce.clix.pt/2010/04/como-perder-um-cliente-em-47-segundos.html

À primeira todos caem, à segunda só cai quem quer.

Anónimo disse...

Aconteceu-me o mesmo a algum tempo no Nicola, no Rossio. Pedi um café e uma torrada e ia sentar-me, não me deixaram porque era mais caro o pedido se fosse à mesa.
Protestei, mas tive de comer de pé. Natália.

Mariana disse...

Vai à Tartine! É tudo MARAVILHOSO!! Mesmo em frente ao Belcanto

Anónimo disse...

Pipoca, a ultima vez que lá meti os pés jurei para nunca mais. Além de me terem feito esperar quase 20minutos por um sumo, juntei-lhe a falta de educação dos empregados e a falta de asseio do estabelecimento. Limpar uma mesa ali significa atirar os restos para o chão. À frente dos clientes, para ser melhor! Paguei um balurdio e jurei que nunca mais lá vou. Os croissants já deixam muito a desejar..
Relativamente à padaria portuguesa, acho que está a ficar demasiado industrial. Vai por mim, ali na rua Serpa Pinto há uma nova, mesmo ao lado da Marc Jacobs, chamada Tartine, que é um must. Qualidade top, espaço muito giro e simpatia no atendimento!

Glam Temptation disse...

Pipoca, esquece os comentários ofensivos e continua a partilhar estas questões de mau atendimento. Eu neste momento quando sinto que sou mal atendida, vai directo ao livro de reclamações. Vivemos num país com uma taxa de desemprego elevadíssima, e quem tem emprego não lhe dá valor. Não aceito faltas de respeito em estabelecimentos de atendimento ao público, é directo ao livro de reclamações.

apipocamaisdoce disse...

Anónimo das 19:09, acabei de perceber que estou a ficar "alzheimeriana". É que nem me lembrava que alguma vez tinha escrito isso. Mas dê-me lá o desconto, foi há OITO anos. E foi na Brasileira, não foi na Benard! =)

Anónimo disse...

Jeronymo Coffee Shop.
Aconselho.

Anónimo disse...

Se fosse comigo ía buscar o 1º sem abrigo que encontrasse e oferecia-lhe o "meu" peq. alomoço!
Ritita, não seja idiota!
Eu sei, que o seu blog não é moçinho de recado não, mas porra uma pessoa lê cada uma...
Bjs Pipoca
Célia

Anónimo disse...

Reais cadeiras MESMO. Que ridiculo!

Anónimo disse...

Pipoca, o outro post foi em 2010...logo, são DOIS anos :P

Gu disse...

Olá Pipoca! Possivelmente torta como eu sou o mais provavel era ir ter com a senhora pedir para pagar o valor de balcao antes de comer e depois ter o desplante de me sentar com o meu pequeno almoço nas mesas... Queria ver o que faziam depois! não me deixavam sair porque não paguei mais 0.5€ ou 1€???
LOL
Parabéns pelo blog!

http://abanar-do-ser.blogspot.pt/

homem sem blogue disse...

Primeiro o mais importante. Não deves abdicar do pequeno almoço pois é a refeição mais importante do dia.

Em relação ao resto. No teu lugar tinha deixado a comida no balcão e ia embora. É ridículo.

Pior ainda é o atendimento e as frases formatadas dos empregados.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt

Anónimo disse...

Boa Noite, eu deixava lá o pequeno almoço para eles comerem e pedia o livro de reclamaço~es. Teem a mania que a casa está feita e já não precisam de agradar os clientes barda merda... desculpem a expressão, a minha mãe também está na área e tem casa feita á 19 anos e nem por isso deixa de atender bem as pessoas.

Filipa disse...

Já me aconteceu exactamente o mesmo na Benard pipoca... Nunca mais lá fui.

Teresa disse...

4€ e ainda temos de comer de pé!!! Xiça! E ainda dizem que o Algarve é caro... Eu aqui no sul não pago isso por 1 torrada com sumo de laranja, quanto mais por meia torrada (só se for na Quinta do Lago ou Vale do Lobo). Por algum motivo o estabelecimento estava vazio.

Anónimo disse...

Devias mesmo ter ido à Padaria Portuguesa! É maravilhosa! O mais difícil é escolher o que comer;)

FC disse...

Se fosse só aí, o mesmo se passa na rua Augusta!! E o argumento é o mesmo, devem ter todos o mesmo guião.

CARPE DIEM disse...

Como é que é possível??? Depois queixam-se da quebra das vendas... enfim... no comments...

Anónimo disse...

Para mim a questão que se põe nem é o cobrarem mais pelo serviço às mesas. é pelo facto de serem mal educados comó raio. O mau serviço é diário.
E os croissants, juro que não entendo tanto fascínio. Há montes de sítios em Lisboa com croissants mil vezes melhores.
Marta

Rita disse...

Que tristeza. Fico sempre impressionada com estas situações. É ri-di-cu-lo!

Pipita disse...

Esse tipo de regras é muito comum nas pastelarias antigas de Lisboa: Nicola, Bernard, Brasileira, Versailles... porque eles têm interesse é no turista que acha tudo aquilo muito giro e muito vintage e paga o que for preciso. Eu já fui enganada 2 vezes em 2 destes espaços que enumerei, o resultado é que não vou lá mais! Para além de cobrarem a peso de ouro o que se come por lá. Quanto aos croissants da Bénard, já há muito tempo que não os como quentes...que é uma pena. Mas aquilo frio não tem gracinha nenhuma.

Alexa ML disse...

Umas amigas minhas foram festejar os anos de uma delas. Algures na Baixa (não sei onde foram) pediram X fatias de bolo. Custava 1.80€ cada. Quando se iam sentar "Ai que se sentarem já é 2€.". Pronto, decidiram ficar a comer ao balcão. O senhor deve ter achado que comer ao balcão dava mau aspecto e disse "Pronto, sentem-se lá..". Quando veio a conta pagaram os 2€ por cada fatia.

Anónimo disse...

eu vinha embora... ai vinha vinha...

sem comentarios...

Anónimo disse...

É sítio onde já não meto os pés, ainda por cima mudaram o chocolate dos croissants para um tão ranhoso que nem merecia ser castanho.

Denise disse...

Uma verdadeira vergonha! boicote a benard e ainda por cima como ja disse alguem os croissants deixaram de ser bons há muiiiiiiiito tempo .

Anónimo disse...

Já me aconteceu algo parecido. Comi um croissant e uma meia de leite sentada e paguei um balúrdio. Não me tinham dito que sentada era bem mais caro...

saltos altos disse...

Por acaso só conhecia essas regras da Brasileira, à qual fui recentemente porque tinha curiosidade em conhecer e só pelas regras fiquei sem vontade de lá voltar.

Viagem com tudo incluído disse...

Por acaso estive lá não há muito tempo mas não me apercebi dessa regra porque me sentei logo, e só agora vejo que paguei mais pelo simples facto de ter ocupado a cadeirinha :( Infelizmente agora há várias pastelarias/cafés em Lisboa que fazem dessas piadas, o que é profundamente desagradével. E ainda por cima os Croissants da Bernard não são nada de especial comparados com os do "Careca" no Restelo!

D.O.L. disse...

Por acaso fui lá hoje pela primeira e última vez. Fui experimentar os 'tais' croissants. E sim, são óptimos, mas não valem a espera, a falta de educação, a falta de higiene e o preço.
No teu caso, acho que tinha entornado o sumo todo para o chão - pelo menos o chão tinham de lavar!

Anónimo disse...

Anónimo das 19:09 era esse todo a que eu me referia. Afinal não foi um "dejavou", que alívio!hehehe

Vespinha disse...

Livro de reclamações e a senhora acalmava logo...

Diana disse...

o quê? oÔ
Eu há muito que desisti de comer por aquela zona...quanto muito nos armazéns do chiado. Provavelmente no Starbucks pagavas o mesmo ou um pouquinho mais e era mais bem tratada. Qualquer coisa, experimenta um dia destes a Caneças que fica lá em baixo na rua do arsenal. É pequenina, mas o atendimento é excelente e não são careiros.

Anónimo disse...

Quatro euros?????????????Meia torrada? E esse atendimento? Eu pessoalmente ou pedia devoluºao do dinheiro ou pedia o livro de reclamações. Arrogantes do caraças
Tenho um Post especial la no meu canto( estou a celebrar 3 anos de blog) passa por la e vota tambem na sondagem. OUSA!!! Beijos charmosos

Rita V. disse...

Quando li o teu post no facebook logo pela manhãzinha ía mesmo falar na Padaria Portuguesa da Rua do Ouro... mas depois distraí-me e nunca mais me lembrei.
Aconselho vivamente! O atendimento é óptimo, são super simpáticos e bem dispostos logo pela manhã! O pequeno almoço são 2,5€ com suminho de laranja natural + qualquer coisa e é tudo maravilhoso lá!

Ninguém merece pagar caro e ainda ser mal atendido, em tempos também me empaturrei nos croissants da Benard... mas já lá vai o tempo em que era a melhor pastelaria da zona!

Concordo contigo Pipoca!

Vanessa disse...

Aconteceu-me uma parecida há uns tempos.

Fui almoçar a um café onde servem almoços perto do meu local de trabalho (zona Avenida da Liberdade). Como estava um pouco indisposta nesse dia, depois de me sentar pedi só uma sopa na esperança que aquilo me abrisse o apetite para escolher mais qualquer coisa.
Depois da sopa, perguntei se serviam mini pratos, pq estava realmente mal disposta e sabia que não ia conseguir enfardar muito. Ao que a senhora me responde: "Sim, mas tem que se levantar e ir comer ao balcão. Mini pratos só no balcão!"

Oi? Já estava sentada na mesa, já me tinham servido a sopa, e eu tinha que me levantar para ir comer o resto em pé, ao balcão?
A indisposição aumentou logo, peguei nas coisinhas e zarpei dali antes que vomitasse em cima da empregada!

Sarinhas disse...

Então mas qual é o drama? Regras são regras, pouco importa se o espaço estava vazio ou cheio. Certamente também não vai mudar as regras do seu espaço só por causa de um cliente da mesma forma que uma empregada sua não deverá falhar com as regras sem o seu consentimento.

Livro de reclamações? Se são as regras do café não há qualquer tipo de falha com o cliente e nenhum cliente é obrigado a ficar caso ache as regras ridículas certo?

Anónimo disse...

Devias ter deixado uma reclamação no Livro de Reclamações, por falta de educação no atendimento.

A verdade é que nós portugueses temos por hábito resmungar, resmungar mas quase nunca usamos os meios correctos e ao nosso alcance para reclamar de um mau serviço, produto ou o que seja.

E assim, claramente, não contribuimos para eliminar essas situações.

Anónimo disse...

Mais uns passos e encontras a tartine na Serpa Pinto. Excelente qualidade (os melhores palmiers que já comi), e simpatia a acompanhar.

Conto de Fadas disse...

Que disparate.

Irina A. disse...

Essa cena é hedionda, um disparate pegado.

Patricia Jorge disse...

Na marina de Oeiras também não me venderam uma garrafa de agua ao balcão porque a pedi ao balcão e não tem serviço ao balcão! Só de mesas e esplanada! O Cafe estava vazio! Com 2empregados! E perguntei: se me sentar nesta mesa a 2metros do balcão e pedir 1garrafa de agua por favor, já me vendem??? Resposta: sim. Só temos serviço de esplanada! ...e não havia ninguém...enfim! Depois o negocio ta mau! Fui embora sem comprar nada!

Pós de Seda disse...

não é uma questão de regras, é como se informa as mesmas aos clientes, se me falassem assim, reclamava sim, não pela regra mas pela maneira de falar...pensam que estão a falar com quem???? o dinheiro que deixamos lá, paga o ordenado delas/eles, por isso é muito bom que cativem o cliente e que sejam gentis na comunicação, é meio caminho andado para um cliente alem de aceitar as regras, ficar, voltar e recomendar...

Salete Figueiredo disse...

Sim, é um perfeito disparate e principalmente com a concorrência que a zona tem, e realmente o preço também é puxado. Não me apanham lá. Concordo com quem referiu o livro de reclamações.

jorge correia disse...

bem vim parar a este blog porque estava a ler o blog da minha filha, e vim ver este blog porque pensava k era de uma sobrinha minha.
perante o que li, a minha atitude era de virar essa confeitaria de pernas para o ar e depois despejar o sumo em cima da cabeça dessa ignorante, quanto pastel com chocolate, esfregava-lhe na cara para ver se ela ficava mais doce.

Menina Perdida disse...

Compreendo a tua indignação, embora seja regra. Nas grandes cidades europeias essas "regras" são abundantes. Na Itália pagas para te sentares, pagas ainda mais se te sentares na esplanada,etc...

P.S.Toma sempre o pequeno almoço!

a.girls.dream disse...

Oh meus deus! Que abuso! É uma situação ridícula. Um dia destes também se paga só por se entrar nesse café e respirar aquele ar! Enfim :S

http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Mal me dissesse "Regras da casa, para sentar é mais caro." só repondia: "Então fique lá com a meia torrada e o suminho que eu cá vou procurar outro serviço!

Anónimo disse...

Pipoca, este tipo de coisas a mim também me deixa realmente parva. Ainda percebo que se uma pessoa não consumisse nada e pedisse apenas um copo de água para se sentar numa mesa a fazer tempo os senhores do café nos pudessem chamar a atenção, mas agora, quando compramos o pequeno almoço?!...
Aconteceu-me exactamente o mesmo no Galetto, na Av. Républica. Eram 08h30 da manhã, pedi uma sandes de queijo e sentei-me numa mesa para a comer. O café estava completamente vazio. Veio uma senhora ter comigo a dizer que não poderia estar ali sentada porque, se queria ali estar, teria que pagar mais. Perguntei: mas o café está vazio, não há fila de espera, e eu comprei o meu pequeno-almoço e não o posso comer sentada? Ao que a senhora me responde "Não, a senhora tem que se levantar". Agarrei no meu pão com queijo e fui-me embora. Achei aquilo ridículo.
Um beijinho e, ah!, parabéns pelo blog, já há uns tempos que o sigo! ;)

Andreia Alves disse...

Olá bom dia. Acho importante a Pipoca tomar o pequeno almoço. O nao tomar é uma falha muito grande Ai Ai Ai.
Se me acontecesse o mesmo, acho que ficava tão abananada que se calhar fazia o mesmo que a Pipoca. Nunca tinha ouvido falar em tal coisa. Bom, pelo menos aqui no Porto. Mas isso é legal, pelo menos?
Bom ao menos disto, o melhor é só ir lá se tiver vontade de maltratar alguém, eheheheh
Beijinhos
Cheers :)
Andy
Founder of catsmeowandhorsespaw.blogspot.com

RitaC disse...

Odeio a Benard, deixei de lá ir 'a séculos! Mau serviço, produtos de baixa qualidade para o preço cobrado e péssimo atendimento, alias, empregados do pior que já vi, julgam-se importantes e esquecem-se que são...empregados de mesa...e as senhoras da caixa são do pior! Tartine ou starbuks são as melhores da zona.

Rita disse...

Provavelmente por esse motivo é que estava vazia às nove da manhã... Ridículo!

Ana disse...

Pipoca...se algum dia te esqueceres de alguma coisa, de algum facto da tua vida...partilha aqui no teu blog porque certamente haverá muitos anónimos que te vão ajudar a relembrar, com links e tudo!!:)

Juanna disse...

Abomino a Benard, há anos que não lá vou. Desde que vi o nojo que aquilo é, sempre sujo, e me darem uns croissants horrorosos com uma pasta de cacau asquerosa. E a velha que está na caixa é um monstro com cara de gente.

Vou pró Careca, oh se vou.

OnePlusTwo disse...

Não conheço a pastelaria em questão mas realmente há com cada estabelecimento comercial... mais valia darem duas cabeçadas na parede antes de pensarem abrir o que quer que fosse.


oneplustwoblog.blogspot.pt

John Doe disse...

Tipico na Benard (e nos vizinhos) concordo que é o pior atendimento de Lisboa, gentinha fraca de espirito com a mania de serem importantes porque trabalham num sitio referenciado....devia de ter sido feita uma reclamação no livro vermelho, só assim é que eles abriam a pestana...

Anónimo disse...

Há umas semanas na Portugália da foz, no Porto, também me aconteceu uma história curiosa: dia de semana, já perto das 14h, fui lá com uns amigos almoçar. Sentámo-nos numa mesa de 4 pessoas e entretanto, antes de chegar a comida, soubémos que um outro amigo se ia juntar a nós e pedimos ao empregado se este poderia juntar uma mesa à que já estávamos (que tinha vista para o rio) para caber mais uma pessoa. Ele disse logo que não, porque aquele era um "corredor de passagem" e, "podia chegar mais gente entretanto", por isso fez-nos mudar-nos (com os copos, guardanapos, entradas, etc) para uma mesa maior que ficava no centro do restaurante.

Note-se que o restaurante não tinha NINGUÉM para além de nós e, mesmo que tivesse ou que chegassem entretanto, tinha imensas mesas livres entre a porta e a mesa em que estávamos, por isso juntar uma mesinha à nossa (que se deslocaria facilmente e estava mesmo ali ao lado) não iria incomodar NADA. O restaurante continuou vazio enquanto lá estivémos...

Unknown disse...

É mais que ridículo eu sei!! Mas o pior é que não é um caso tão isolado assim, é que a mim também já me aconteceu a mesma coisa numa pastelaria "conhecida" aqui no Porto! Só que a mim não me avisaram e ao ir pagar apresentaram-me uma conta maior, justificando o facto por me ter ido sentar, por isso pagava mais.
Enfim, não percebem que assim só perdem é clientes...

Beijinho*


http://missbutterflyyy.blogspot.pt/

ana disse...

Aqui o livro de reclamações não interessava para nada, só para perder tempo... era uma regra do café e ele têm direito a ter regras e os empregados o dever de as cumprir, por muito idiota que possa parecer. Até podia estar por ali o gerente ou poder chegar a qualquer momento o dono e depois quem pagava era a empregada por ter aberto excepção. A regra é estúpida, acho que nisso todos concordarão, mas é regra que eles podem criar, por isso a reclamação de pouco valia

Tania disse...

Olá Pipoca, esta história está ao nível da minha peripécia na pastelaria Eric Kaiser, nas Amoreiras. Pedi um pão com manteiga para levar para comer no trabalho e entregaram-me, dentro de um saco, um pão aberto ao meio, um pacote de manteiga, um conjunto de talheres e um guardanapo. WTF.

Também lá pus uma cruz à porta.

Beijinhos

badmary disse...

Bem, vamos lá ver... Alguém a tratou mal, no sentido em que foi incorrecto ou mal educado? Se sim, devia efectivamente ter pedido o livro de reclamações.
Se por outro lado os empregados se limitaram a seguir as regras estabelecidas (não por eles mas por quem gere o espaço) então não há lugar a reclamação.
Imagine que a empregada tinha aberto uma excepção para si e o gerente se apercebia. Como acha que ficaria a situação da empregada? Acha que gerentes das Benards e Brasileiras deste mundo iam aceitar uma desculpa como "ah, mas isto estava vazio"? Não me parece... Assim, e sendo uma regra da casa, o melhor que podia fazer era exigir que a tivessem informado antes (quando estivesse a escolher e a pagar). E isso seria o único motivo de reclamação que restaria nesta situação.
Para terminar, se acho a regra estúpida? Acho sim! Se acho que num outro local isso os faria perder clientes num ápice? Obviamente! Mas se ela existe, os empregados têm que a fazer cumprir (sob pena de serem eles a sofrer consequências) e os clientes têm duas opções: ou vão, ou não! As simple as that :-)

Guida disse...

Olá.
Tava aqui muito entretida a ler esta parte do blog, e recordei-me de algo muito caricato; por isso recomendo um café ( do qual não me lembro do nome), que fica na rua do Calhariz, mesmo ao lado do talho de Calhariz. Não sou de Lisboa, e tinha mm ideia que todos os cafés, da capital, tinham um serviço muito caro e, era tudo servido em quantidades pequeninas. Pois a úlitma vez que aí estive, tive o prazer de ser servida nesse tal café. E olhem que vale a pena. Sou de Monção e estou habituada a ver a vitrine deliciosamente recheada, e um serviço 5 estrelas. Pois aí não senti diferença.
Experimentem. Não fica muito longe da Brasileira e Benard.
Beijinhos

Anónimo disse...

Pense assim: são mesmo ordens da casa. Se a desgraçada que lá está resolve ser simpática consigo, apenas porque é a PIPOCA, ainda leva do Chefe e tem de pagar as despesas. Se tivesse reclamado, sobrava tambem para a empregada porque não tinha sensibilidade. Voc~es acham que sabem tudo, apenas porque pintam as unhas de vermelho...

Pedro disse...

Pipoca, à grande!!!

É mesmo assim. Usa e abusa deste teu enorme espaço para desancar esse tipo de estabelecimentos comerciais. PQP a todos. Vivem dos clientes então que os tratem bem. Só espero que este teu post tenha muitas repercussões e que os meninos sejam obrigados a fazer qqr coisa.

Isto sim é serviço público!!!

Lili disse...

Ola pipoca eu costumo ler religiosamente o teu blog e adoro! Não tenho blog qualquer dia crio um,olha ja trabalhei nessa pastelaria quando acabei o meu curso de pastelaria e diago-te a unica coisa que se safou foi o chefe mas tive tanta sorte ou tanto azar que foi de ferias e passado uns dias mandaram-me embora como ele me disse que era possivel fazerem. Em termos de higiene HORRIVEL, so tive vontade de fazer queixa deles mas pensei eles hao-de pagar (pois tive um fogo em casa e avisei que não podia ir no dia seguinte) e toca de mandar embora! Para mim o pior era a higiene de lá nem em pormenores vou entrar mas não aconselho ninguem a ir lá!! E o pormenor era o balneário misto com todos ao mesmo tempo e eu como empregada não podia ir ao wc da pastelaria so ao do balneário (misto, nojento)... Leis de porcaria que têm!Beijinho e parabens :)

Manuela W disse...

Há uma nova que tens de experimentar, os bolos e tudo o resto (incluindo o atendimento) são fantásticos: Tartine, no Chiado a seguir à esquina do Paris em Lisboa.Vale mesmo a pena.
Bj

as artes da xana disse...

Olá antes demais tou com a menina que diz que o pequeno almoço é muito importante, quando eu não o faço é dia de anda r com fome o dia todo... a sério é tiro e queda. quanto ao episódio, bem não comer o que pediu era má negódio pois ja tinhas pago e se calhar quem ficava a ganhar eram as empregadas pois tinham um pequeno almoço á borla. Sinceramente acho mesmo que fizeste o melhor foi o de publicar no blog pois já tens influencia suficiente para isso. gostamos publicamos não gostamos publicamos na mesma mas pela positiva.
é por estas que eu adoro o meu cantinho no algarve e ainda falam mal do algarve... (se bem que á casos que ...) olha já agora há algum jardim perto do dito café, era boa ideia sair sentar comer no jardim e voltar lá a entregar o prato e o copo, ou tambem são regras da casa??? fica a sugestão.
jinhos xana

p* disse...

€4 por um sumo de laranja e uma torrada já "é mais caro"!! Mas isso no Porto, por em Lisboa tudo é sempre muito mais caro! Um roubo ser ainda mais caro por "gastar" ligeiramente uma cadeirinha e uma mesa!
Ah mas adorei a sra não imaginar que tens um blog mega lido e por isso eles perderam muito mais em má publicidade (eu-e-mais-mil-leitores, passeando no chiado, não irei mais lá!) acho hilariante! :D Se vazio estava, mais vazio vai ficar! Viva a informação na net!! Podes enviar-lhes um mailzito informal a pô-los a par do ridículo que são, já agora!

SB disse...

Independentemente de serem as regras da casa, tenho sempre o direito de reclamar se acho que aquele procedimento é incorrecto. São regras da casa..tudo bem, mas o livro existe não é só para reclamar que o empregado foi mal educado. É para reclamar do que achamos que está mal.
Se a regra da casa fosse cobrar 50 cêntimos por cada guardanapo usado ou aceitava ou vinha embora? Não! Por isso é que este país está como está..Enfim..
Pode ser que esses bandalhos donos desses cafés repensem essas regrinhas um dia.

Anónimo disse...

Olá Pipoca, como eu te entendo.
Phonix....em Portugal há coisa absurdas como essa. Sem falar no atendimento que muitas vezes deixa muito a desejar. sou brasileira e vivo há muitos anos em Portugal, amo o país e seu povo; mas....
Outro dia recebi alguns amigos jornalistas brasileiros em minha casa e decidimos sair para 'perambular' por Lisboa. Ao fim do passeio turísticos e de inúmeras entradas em diversos sítios, inclusive na Brasileira, disseram-me eles: - Escuta aqui, o atendimento aqui em Portugal é padronizado?
Eu respondo: - Como assim padronizado? Não percebi!
Eles: - Sim, porque você por morar aqui há muitos anos não deve ter percebido, mas fomos muito mal atendidos em mais de 70% dos lugares que entramos.
Eu: - Pois, não te irrites, há lugares onde somos bem atendidos.
Eles: - Será?

Well, fiquei com a minha cara no chão. Eu que sempre elogiei Portugal, não sabia o que falar.
ainda me disseram que estiveram na Espanha, e que apesr dos espanhóis serem grossos, são muito mais objetivos e não ficam com estas 'frescuras' do não se poder chamar por tu, não se pode falar assim, ou não se pode falar daquele jeito. E ai daquele que 'meter' um "TE" no meio de uma frase dirigida à um estranho....Exemplo:
Deixa eu "te" perguntar uma coisa.

Uiiiiiiiiiiii pode desencadear um incidente diplomático entre ambas as nações. O "TE" é o mesmo que tratar por "TU" e....oiça lá: Quem vos deu intimidade para tratar-me por TU.

Isso ocorreu com um amigo que se dirigiu a uma pessoa e disse: - Bom dia, por favor deixe eu te perguntar uma coisa.
Uiiiiiiii foi um desastre nuclear.

O meu amigo me disse: - Caramba, que foi que eu fiz de mal.
Eu disse: Usas-te o "TE". Ela achou que tinhas intimidade com ela.

Claro ele caiu na gargalhada.
Alongando-me um pouco vou contar outro episódio.
Outro dia telefonei a um consultório médico para solicitar uma informação.

A atendente falou tantas vezes boa tarde, desculpe, com licença, bom fim de semana, que ao fim e ao cabo esqueceu-me de dizer o principal: a hora em que eu deveria ir a consulta.

Claro tive de telefonar de novo.

Mas então? Como é que ficamos? tanta frescura com o "TU", o "TE", o "Com licença" ao desligar o telefone...para passado alguns segundos levarmos um belo e bom coice na cara?
Óhhh Jesuiiiiiiiiisss dai-me paciência.

Fica aqui uma sugestãoo de post, TU, TE, com licença, desculpe, obrigada, e por favor... excessivos num telefonema.

Ahhh..tem mais:
Disse-me à mim.
Comprou-me à mim.

Afinal já não tem o "ME", pra que o "MIM"? kkkkkkkkkkkk

beijos

Anónimo disse...

Óh Pipoca, acabei de deixar um comentario e não tinha lido muitos dos que estavam aqui escrito. Por isso que eu sou sua fã nº 1.
Porque tu dizes o que pensa, doa a quem doer.
Ora quer dizer que ainda tem que se ler aqui que teu post não é de bom tom.
ora poupem-me...uma pessoa gora já nao pode dizer o que pensa só pq tem um blog...
É por estas e outras que Portugal está como está, porque há muita gentinha banana que aceita tudo e ainda defende quem faz M*****
Como diz minha sogra: Uma pessoa ouve (lê) cada uma...

Remodelista disse...

Deixo aqui a pergunta... será que fazem o mesmo aos turistas ? Depois, será que isso é legal ? Duvido ! Quanto a falares sobre este problema, só nos ajuda a todos ! Para já, quem não sabe ser caixeiro fecha a loja, de mau atendimento está Portugal cheio !

xx

Joana


http://remodelista-lx.blogspot.co.uk

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Anónimo disse...

Pipoca,

Faz muito bem em denunciar situações vergonhosas destas. É uma tristeza assistir à mesquinhez da empregada. Provavelmente uma ressabiada com falta de amor.

Telma disse...

Isso aconteceu-me também com um grupo de amigos em que eu tinha insistido para lá irmos beber café e fiquei super envergonhada... fiz uma cruz... lá nunca mais... nme q esteja a desfalecer por um café...

Sarinhas disse...

Estas regras há em todo o lado.

Ainda o ano passado paguei 7 euros por uma garrafa de água, se tivesse ido ao balcão teria pago 4 euros e na verdade o que eu pedi foi um copo de água. Quando pedi o copo de água estava a almoçar no local, não davam copos de água por isso fui "obrigada" a comprar uma garrafa de água. Isto em Espanha.

Como a pipoca pode ver, não é só em Portugal. No Porto há locais onde pedem 2 euros por um café normal

sweetfocus disse...

Pois pois muito mau...para a próxima levas uma cadeira de campismo e abres no meio da pastelaria:)

Pepita M. disse...

Lol... Na Nova América (Av. da Igreja) uma vez (p'rai em 2006), à hora de almoço entrei para tomar café e sentei-me... Quando pedi o senhor disse que até às 15h café só ao balcão. Atente-se a que aquilo é uma pastelaria que TAMBÉM serve refeições e que nem sequer estava cheia. Eu perguntei porquê e ele respondeu que era assim. Pedi o livro de reclamações. Ele respondeu para que queria eu o livro de reclamações (eu não sabia na altura, mas só por isto levam uma multa bem alta), etc e tal.. eu respondi que não estava para discutir e que a opção era trazer-me o café ou o livro de reclamações. Trouxe o café, bebi-o sentada, paguei e fui embora.
Tinha 22 aninhos na altura, acabadinha de sair da faculdade... se fosse hoje bebia o café e a seguir pedia o livro na mesma.
É que há coisas que não se aceitam...

Ainda há umas semanas tive uma situação ridícula na Celeiro. Aí escrevi no livro e não estive com meias medidas. Escrevi também no blog e enviei o link do post para a marca... Responderam imediatamente e não sei o que fizeram, mas nunca mais lá vi a rapariga... É que uma marca destrói-se num instante e se fosse empregadora daquela senhora quereria que se queixasse se algo do género acontecesse!!!

Até hoje foram "só" estas as situações caricatas que tive... :)

Anónimo disse...

Acho que neste espaço se confunde com demasiada frequência opiniões contrárias e o insulto gratuito e fácil.
Vejamos...
Eu não me identifico de todo com o gosto que a Pipoca tem pela moda mas não é por isso que desato a insultar de cada vez que surge um post sobre isso. Leio muitas vezes opiniões que discordo totalmente mas não é por isso que deixo de achar que este blog é um espaço interessante, agradável e que gosto de "espreitar".
De cada vez que vou ver os comentários fico espantada com a quantidade de insultos disfarçados opiniões divergentes.
Afinal o que é um blog? Para que serve? Não é para isto mesmo? Partilha de opiniões, pensamentos, ideias, noticias, etc? Era o que mais faltava um blogger inibir-se de dizer o que quer que seja só porque tem muitos seguidores.
Ficaria muito feliz se as pessoas começassem a usar um bocadinho mais o bom senso.
Quem gosta do blog visita, quem não gosta nem põe cá os pés, certo?

Uma pessoa sem blog.

ana sofia santos disse...

no livro de reclamações não ia acontecer nada. Esse tipo de coisas não é levado a lado nenhum

Maria de Lourdes Valbom disse...

Vale sempre a pena denunciar o que está mal.

Também já tive experiência semelhante quer na Benard quer na Brasileira. O atendimento é absolutamente inadmissível.

meio doce meio amargo disse...

"Isto ele há coisas"

Anónimo disse...

Para a próxima levas uma cadeira contigo e sentaste ao balcão :D . Há cada estupidez nos dias de hoje.

Pipoca, tens de começar a vir tomar o pequeno almoço a norte, começarás os teus dias da melhor maneira ;)))

HOPE disse...

A variação de preços entre balcão, mesas e esplanadas é possivel DESDE que esteja afixado, em local visível o montante ou a percentagem que acresce. Normalmente consta dos menus/cartas/ementas.
Perante uma situação destas há que perguntar "onde é que isso está escrito"! E se nao estiver há que reclamar. Sempre.
Mais, a diferença é pela prestação do serviço de mesa e esplanada, ou seja, pelo facto de o empregado se nos dirigir quando já estamos sentadas para recolher o pedido, de o empregado nos servir à mesa e depois pelo trabalho que tem para levantar a mesa....nao pelo facto de o cliente se sentar!

Pampa Mia disse...

Gostei da cadeira de campismo, lol :)
E gostei do "vocês sabem tudo porque pintam as unhas de vermelho", ainda bem que as minhas estão salmão :D
Onde moro, há um café por baixo, e por ex o café, custa um preço ao balcão, mais caro se estivermos sentados, e ainda mais caro se estivermos sentados na esplanada. Mas por enquanto não cobram por esperarmos sentados algo que vamos consumir ao balcão.
Sinceramente, é uma lufada de ar fresco ler este blog diariamente. Divirto-me muito com o que por aqui se escreve, e é maravilhoso para descontrair ao fim do dia de trabalho. Um bj*

Anónimo disse...

Desculpem a franqeza... mas surpreende-me extraordinariamente que em tempos de contenção económica haja uma afluência tão grande a pastelarias, cafés e afins... para o pequeno almoço. Achava eu que as pessoas estavam cada vez mais a optar por alternativas mais acessíveis do ponto de vista económico e até de saúde. É muito curioso ler estes relatos... vive-se "bem" na nossa capital... Com 4 ou 5 Euros consigo tomar o pequeno almoço em casa (o trivial, nada de sofisticado!), levo a marmita com o almoço para o trabalho (sou professora) e umas bolachinhas ou iogurte para o lanche quando necessário. Cumprimentos
P.S. Pipoca, gosto muito do seu estilo... de escrita! Continue a mimar-nos com crónicas ora divertidas, informativas ou bem acutilantes.

A. disse...

Eu vinha-me embora! A refeição que melhor me sabe é o pequeno almoço, e raramente o tomo fora de casa, mas quando o faço gosto que seja com muita calma e SENTADA! Num sitio com uma funcionária dessas, não obrigada!
Ana C.

Belicious disse...

É incrível... Nessa pastelaria uma vez pedi no balcão algo parecido para almoçar. Quando me atenderam, peguei no prato e no sumo para levar até à esplanada e gritaram comigo "mas onde pensa que vai?" e fui obrigada a comer em pé, ao balcão.

Foi há 2 anos e nunca mais lá fui.

Anónimo disse...

Pipoca, o grande problema em Portugal continua a ser as pessoas não usarem o livro de reclamações.
E se acho bem que contes aqui a tua indignação, isso de pouco adianta ao estabelecimento. Já uma reclamação formal é outra coisa completamente diferente...
Mariana

Anónimo disse...

Por caso também já li o teu outro texto parecido com este. Porque é que pagaste?!!!!!!!!

FM disse...

Permite-me discordar, mas a Brasileira tem um óptimo atendimento.

Anónimo disse...

Só não percebe quem não tem um estabelecimento ou não faz atendimento ao público: uma qualquer empresa tem custos fixos elevadíssimos. Tudo tem que ser regrado. Acho bem que qualquer upgrade no serviço se paga. No caso presente as cadeiras têm o seu desgaste, e o espaço também é alugado ou pago ao m2. Tenho respeito pela pipoca, mas há que fazer a crítica quando merecida. Ter só assunto para conversa ou para indignar, e desta forma, despertar a atenção de leitores também não é o melhor caminho.

Sipas disse...

O que escreveu parece uma pequena amostra de " dor de cotovelo" .. Ou foi impressão??

Margarida disse...

Infelizmente, essa é uma regra comum em muitos cafés portugueses. Uma vez estava numa esplanada, num café dos suburbios (portanto, nem sequer era zona chique), com a minha cadela e fiquei 20minutos à espera de ser atendida. Como não aparecia ninguém, tive de entrar no estabelecimento com a cadela. Não disseram nada, mas olharam de lado. Pedi o café e paguei e dirigi-me com a chavena para a esplanada, ao que o senhor ao balcão me diz que na esplanada era mais caro 0,05€! Pois se eu é que levava as coisas para a mesa!? Bebi o café ali mesmo ao balcão, com a cadela ali ao meu lado!
Quanto à Benard, concordo: os croissants não são a mesma coisa, o serviço é péssimo, são careiros - é mesmo só para turista!

Anónimo disse...

Bom dia para todos,eu quando começei a ler estes comentarios todos fiquei sem saber o que dizer,mas aqui vai...sei que isso é um absurdo,essas regras que impoem sem duvida que sim.mas eu sou da opiniao que a empregada n tem culpa ela esta simplesmente a fazer o trabalho dela,nestes casos há que reclamar,pedir que chame alguem responsavel,o patrao,caso nao obtenha tal feito... PEÇA O LIVRO DE RECLAMAÇOES.existe coisas que nos ultrapassam mas nós temos que agir de maneira correcta,nd dessa coisa baixa de esfregar o pastel na cara da empregada e mandar o sumo para cima dela...isso é coisa de pessoa que nao tem cultura,a empregada apenas faz o que por regra esta estipulado pelo patrao,tem que chamar esse senhor a razao.sao regras do estabelecimento que estao aplicadas,sao horriveis e sem noçao do como se trata um cliente.axo eu, tem calma porque vai te aparecer mtos destes por aí.ja entrei num estabelecimento que para ires a casa de banho te cobram 0,50 cent heheheh se n estiveres a consumir,imagina estares a fazer corrida e de repente tens que ir ao wc? pois ééé´,nos quando andamos a correr nao vamos com carteiras nos bolsos.e podia dizer mais umas quantas coisas bizarras acerca de estabelecimentos,mas ficamos por aqui .ptt bem e tenham sempra a calma..

Anónimo disse...

As barbaridades que se lêem nestes blogs são incríveis!!! As pessoas devem ter muito pouco em que pensar ou fazer na vida, fico deprimido!!!!
Realmente dá para ver que nunca se puseram do lado de lá, quantas pessoas entram e saem por dia de estabelecimentos como esses, milhares! Seria difícil controlar o que quer que seja se cada cliente fizesse o que quisesse ou fossem todos ao WC sem consumir, quem paga os consumíveis, a água e a empregada para limpar? Todos estas pessoas que aqui escreveram nunca devem ter saído de Portugal!!!!
A Pipoca no dia 08/05 disse que se tinha enganado que o episódio passou-se na Brasileira e não na Benard e as pessoas que devem só ler metade do que está escrito nestes blogs continuam a escrever sobre o mesmo assunto até dia 31/08, Incrível!!!!!
Em vez de perderem tempo a escrever estas coisas deviam preocupar-se com coisas mais sérias e importantes na vida!! Deviam todos fazer solidariedade!!!

Anónimo disse...

Desde muito pequenina que vou à Benard e, por isso conheço muitos dos empregados que lá trabalham e posso-vos assegurar que são muitíssimo simpáticos!, sempre me trataram maravilhosamente e, por isso tenho já a dizer que se eles alguma vez pareceram mal educados com certeza que ou estavam a ter um dia mau ou simplesmente estavam a obedecer às "ordens da casa". Quanto à outra questão em causa acho que tem todo o direito de não querer pagar mais para estar sentada, mas a verdade é que são as regras estabelecidas pela gerência e que uma vez que existem são para ser cumpridas porque a pastelaria lá terá as suas razões para as ter...
Não percebo também a constante necessidade que as pessoas têm de usar o livro de reclamações, deviam era pensar duas vezes e lembrarem-se de que podem estar a levar esse estabelecimento à falência.

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Teorias absolutamente espectaculares

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