Quando tiver tempo (aí umas três semanas), farei um compêndio dos atentados à língua materna cometidos pelos alunos do 12º ano nos muitos comentários ofendidos e kalimerianos que deixaram aqui na barraca. É que é cada tiro, cada melro. Talvez o envie para o Ministério da Educação, com a nota “primeiro tratem da questão do há/à ou das palavras hifenizadas - é melhor usarem o termo “tracinho” -, depois logo pensem em avançar para coisas mais complicadas”.
Para já, estou para aqui a ver o Benfica, que acaba de empatar. E o sacana do Javito que continua um gostosão de primeira?
47 comentários:
Ai ai o Javito gosto tanto!! É gostoso que até doi!
lol.. cá espero o compêndio que deve ser de cair para o lado a rir!
já quanto ao Benfica fica mais difícil saber quem são os jogadores, e principalmente associar nome a caras visto não ligar puto a esse clube!
http://paginaaolado.blogspot.com
Pipoca, já viste o exame? Se não viste, vai ver ao site do gave. Não percebo como é que não se consegue tirar um 10 (já nem digo boa nota) naquilo.
os alunos do 12º ano? só?! conheço dezenos de professores que dão esses mesmos erros. quando querem escrever: há muito tempo, escrevem com a maior das latas e com aquela mania de importância: "à" muito tempo, como se o mundo todo estivesse errado e eles sim, estão certos. lol. quando tiver o tal tempo... investigue, investigue primeiro a classe docente
Pipoca, concordo com tudo o que dizes e admiro-te imenso, só não gosto que sejas benfiquista ;P
Mas o Javi , ai ai :)
Mete aqui também os erros cometidos pelos licenciados.
Tens pano para mangas!
Quand eu estava no 11* ano, a minha prof de português baixou-me a nota porque eu escrevi "aquando". Disse que era "a quando". Só não me escangalhei a rir na cara dela porque.... sei lá.
Fui ao site do GAVE e li um dos exames de português. Já acabei a escolinha há 13 anos mas... por amor de Deus, é mesmo necessário fazer um glossário para explicar o que é um cabouco????
Sim..quero muito ver isso.. :)
apesar de não gostar do Benfica, o Javi é gostoso , sim :)
De facto, é de notar que os "ofendidos" acabam por colocar a sua cabeça na bandeja quando conjugam mal o passado e colocam hífens (ex. passas-te ou passaste), ou mesmo quando confundem (maneira subtil de dizer "não sabem quando usar") o uso de há/à.
Não fiz o exame de português assim há tanto tempo, e devo dizer que, após ter visto a prova deste ano, não se justifica a "desgraça". Obtive uma boa nota porque fiz aquilo que era suposto: Estudar!
p.s bom post!
Ainda há uns meses vi um teste de Geografia do 7º ano de um primo mais novo e a professora tinha corrigido um suposto erro ortográfico: o meu primo tinha escrito "através" e a professora riscou o acento e o "s" e adicionou um "z". Que grande gargalhada...
A questão do à/há é de suprema importância! Sem qualquer ponta de ironia. Não há paciência para erros constantes, por esta blogosfera fora e, distinguir um artigo de um verbo é básico...
Comentei com a minha mãe (prof. de português, daquelas mesmo boas!) esta questão do sujeito que saiu no exame. Diz ela que era matéria de 6º ano, pelo menos nas aulas dela. Enquanto falávamos, o meu filho, que passou agora para o 9º ano e que ouvia a conversa referiu imediatamente o "sujeito oculto"...
Eu acabei o 12º há 21 anos e não me foi nada difícil chegar à mesma conclusão...
Os alunos que comentaram não deixam de ter alguma razão. Há, infelizmente, professores muito fraquinhos, muitos não sabem sequer como funciona a língua que leccionam. São, também eles, fruto daquilo que hoje semeiam.
Os alunos, esses habituaram-se ao facilitismo, à falta de exigência! Limitam-se a ir às aulas (os que vão), a fazer TPC (os que fazem), a ler os resumos das obras porque tem mesmo de ser... Quantos são os que pegam num livro (um bom livro, claro!) por puro prazer?
Claro que há ainda bons alunos, há ainda bons professores! Há ainda gente com mérito e brio! E as generalizações acabam por ser injustas para quem se esforça e trabalha...
loool publica, que quero ver esse compêndio!
Sim o Javito, cuidado :p
Mas tu por acazo fises-te o exame???
Era mesmo muinto difissil eu tambem nao o fis mas pelo menos nao ando ai a diser mal pressebes?
tu tens a mania que escreves alguma coisa de geito mas nao escreves tsaa?!
Concordo com o primeiro anónimo. Acho que primeiro convém analisar a forma de escrever dos professores ou simplesmente das pessoas mais velhas. E nem é preciso ir muito longe...
Pipoca, podes começar pela aluna que se achava o máximo e que teve boa nota porque teve um clic "à cerca" do que ia sair. A sério? À cerca? O haviam quando é havia, o há e o à ( mas será assim tão difícil?) e, qual cherry on the top, "obrigam-nos a decorar". Não quero generalizar nem ser fundamentalista, mas os pais têm muita culpa, também eles não sabem o que fazer com as vírgulas (essas malandras matreiras) e acham que "os miúdos são injustiçados, uma nota tão má depois de estudar tanto". Coitadinhos. Cavassem, talvez daí se tirasse algum proveito.
Pipoca, podes começar por incluir no teu ilustre glossário algumas das enormes calinadas que o anónimo 2 deu no seu comentário...
A Pipoca até que nem fez o exame, mas se o nosso anónimo 2 tivesse feito não havia de ser coisa bonita de se ver ....
Porque não te preocupas em encontrar os erros dos teus colegas? Acho que te divertias mais. Esses sim, são uma vergonha, desde o Expresso ao Correio da Manhã nenhum escapa!
A ignorância do povo português é algo alarmante, o facto de "paparem" tudo aquilo que é veiculado pela comunicação social é ainda mais escandaloso. Queridos Portugueses e querida Pipoca, o problema do exame, não foi o grau de dificuldade, mas sim os critérios de correcção utilizados. Quem fala sem conhecimento de causa deveria abster-se de qualquer tipo de comentário, mais ainda ADORAVA ver os exames de alguns caros colegas que se deslocam a estes blogs para se pronunciarem sobre tudo e qualquer coisa ;) haja gente entendida em tudo!
ANA
Cátia, não percebeste mesmo que o comentário (e a forma de escrever do mesmo) que o anónimo 2 fez foi propositado? Ai jesuuuuus!
Já fiz o exame de Português há uns 5 anos. Lembro-me que estudei, mas não estudei tanto que me fizesse arrancar cabelos(por uma questão de prioridades de disciplinas). Eu era boa aluna e fui a exame com 17 valores. O exame foi fácil, a expectativa não era tão alta quanto a média, mas, na verdade, acabei por tirar um mero 12. Moral da história? Sempre li, adoro ler e escrever! Sempre fui boa aluna no secundário, no entanto os exames nacionais nem sempre revelam isso. Apesar da rigidez de correcção, quem determina os seus critérios não está a avaliar a "escrita" que tanto aqui é falada. Se fossem avaliar a escrita (não só a ortografia, mas também a coerência), a média descia de 9 para 7, certamente... Neste momento acabei a licenciatura e deparo-me com colegas que tiveram notas altíssimas no exame, sem que soubessem escrever UMA frase coerente e correcta num pequeno texto!
Antes dos alunos serem ->OS<- culpados das más notas actuais, são as gentes mais velhas que deveriam dar o exemplo e incutir nos filhos o espírito trabalhador. Não são só os professores os culpados pelo facilitismo. Os papás que tanto se queixam dos 'taditos' dos filhotes que não têm culpa por não saber escrever, deveriam ser os primeiros a dar o exemplo e transmitir aos filhos o espírito da aprendizagem e do saber, não só no Português, mas em tudo na vida!
T.
Algumas perguntas têm opções de resposta...alíneas a) b) c) e d)....que raio é isto? Trata-se de um exame de Português..
Deviam era apresentar um enunciado de 1997 para os meninos verem o que é realmente um exame difícil!
Bem, nao sou perfeita, sei que dou erros as vezes e neste momento nao ponho acentos porque o meu pc nao deixa :D...mas e vergonhoso escrever-se assim :
"Mas tu por acazo fises-te o exame???
Era mesmo muinto difissil eu tambem nao o fis mas pelo menos nao ando ai a diser mal pressebes?
tu tens a mania que escreves alguma coisa de geito mas nao escreves tsaa?!"
Eu nao fiz o exame, mas por curiosidade fui a pouco ver e achei muito acessivel, nao compreendo onde vai parar este pais, nao mesmo! e mais uma vez desculpem a falta de acentos :p
É uma pena os blogs não terem um 'botão' de 'gosto'... qual facebook!!! Este post era já!
LIKE
Se nem os professores sabem escrever , espanto seria que os alunos soubessem. Epá...mas cuidado antes de autorizar meu comentario reflicta bem pode ser que entre aqui mais alguma em devaneio, pq esta última semana valha-me Deus, começo a pensar que 90% dos teus visitantes sejam mulheres desequilibradinhas..
Já agora, pq é que será que optamos a por comentários anónimos? É para não ser espancada, enxovalhada, e linchada em praça pública (como fazem com a Pipoca a menor manifestação de uma opinião).
(Ou seria en'cho'valhada, e lin'x'ada???) Sabe-se lá, os miúdos devem saber bem...
Bem, o anónimo em último tem razão no que se refere ao Expresso...está uma vergonha!
Confesso que com o acordo ortográfico, eu, que até dou uma considerável quantidade de pontapés, na nossa língua mãe, com muita pena minha, sinto-me ainda mais estúpida. E isso perdoem-me quem for a favor do dito..foi uma pena ter sido aprovado..O que vem a seguir? Aprovar o modo de escrever como SMS, e que muitos alunos(mundialmente) usam como práctica comum???
Sónia Luciano
P.S. perdoar a falta de acentos, o não respeitar o acordo ortografico..e blábla...
O Javi, ai ai...
E o Nolito Cara-de-Anjo?!
No nosso Bwenfica é só deles!
Parabens pelo 5º troféu!
Anda Beиfica! Veиce por иós!
Quando há adultos que dizem "vaiam", em vez de "vão", estamos muito mal!
Realmente... também não fiz o exame mas quando fui ver não percebi o porquê de tanta confusão a volta do mesmo!!!
Este Mundo anda perdido...
XoXo
Pelo que li, muitos dos leitores deste blogue encontram-se preocupados com as jovens portuguesas que o leêm. Ora, que eu tenha reparado, o blogue não contém nenhuma "bolinha vermelha" no canto superior direito, pelo que, creio que pode ser lido por qualquer indivíduo que tenha concluído o primeiro ano do primeiro ciclo. Para muitos, os alunos pré-universitários que realizaram o exame nacional no presente ano não deveriam perder tempo a ler blogues uma vez que este deve ter como fim, única e exclusivamente, o estudo. Se perdermos tempo a ler blogues isso irá, com certeza, reflectir-se na nota que possamos vir a obter. Queria só dizer que nós, adolescentes, somos cidadãos normais e, como tal, também temos o nosso tempo de descanso que utilizamos como bem entendemos, para ouvir música, ler, ver televisão, dormir ou ler blogues. De qualquer forma, não julgo que esta temática seja importante.
Pronto, cá estamos. Deparámo-nos de novo com a conversa: Os alunos não sabem o que é uma vírgula, um acento grave ou agudo, uma palavra hifenizada, uma oração subordinada (quer seja ela, restritiva, explicativa, etc.) ou coordenada, um complemento directo, indirecto ou oblíquo, uma coesão lexical ou frásica, e por aí fora. De facto, muitos dos alunos (os que não estudam) não sabem o que isso é, mas quantos de vocês também não o sabem? Não tendo conhecimento da matéria também não têm de criticar a geração "en'cho'valhada e lin'x'ada", nem qual o grau de dificuldade da prova. Como já aqui foi referido, o problema não é o seu grau de dificuldade, mas sim os critérios de correcção utilizados pelo Gabinete de Avaliação Educacional.
Tomara que todos vós, leitores, percebam de tudo. Já é meio caminho andado para um país mais culto!! ;)
O problema não foi a dificuldade do exame, foram os critério de correcção. E para além disso toda a gente estava a contar com perguntas de gramática como as do ano passado e o o exame tinha perguntas de resposta completa, coisa que nem os professores estavam à espera. Antes de falarem ou criticarem informem-se um bocadinho...
Aposto que te tornas logo amiga do Nuno Crato. Aproveitas e convences o homem a mudar o corte de cabelo, pensa nisso.
Querida pipoca, adoro o seu blogue e não tenho palavras para o descrever. Porém, o comentário sobre o exame deixou-me um pouquinho desapontada.
Sou uma aluna de 12º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias e, obviamente, fiz o exame de português. Tive 12,5 e ia com 18 de nota interna. Não sou de me gabar, mas passo já a dizer que a minha média interna do secundário é de 18,1 e podia ser melhor, tirando as 3 décimas que já perdi com os exames.
Sei, portanto, distinguir perfeitamente um "arranjas-te" de um "arranjaste" e escrevo "há dois dias". Sei perfeitamente o que é uma oração subordinada e coordenada, um sujeito nulo inexistente e blá blá. Não gosto de Português desde o 5º ano e este foi o único ano que gostei! Até adorei Álvaro de Campos, Saramago, etc.
No entanto, tive má nota! Juro que não lhe sei dizer se o exame era difícil ou não. Mas concordo que a exigência deste país a nível escolar anda pelas ruas da amargura! E é certo que isto tem de mudar, porque em países como a Noruega, os alunos entendem o estudo como um dever e que é isso que os vai levar ao futuro sucesso. É certo que temos bons alunos mas, por enquanto, a grande maioria continua a sonhar com o Euromilhões e com um lugar no Real Madrid.
Sem mais assunto, desejo-lhe uma óptima semana
Óhhh Pipoca, por amor de Deus, de onde q tu arranjas paciência para suportar tanta gente inteligente assim e ditando normas sobre o que tu deves ou nao falar, ou deve ou nao vestir....
Tenho a impressão de eles vêm aqui só p/ criticar......
Aos que reclamam dos comentários anónimos, temos pena...mas enqto houve esta possibilidade é assim que farei, já que se fosse para responder a todos como gostava...
seria um caos generalizado.
Mas sabes de uma coisa Pipoca, o teu blog é útil para que possamos conhecer o que as pessoas têm de pior dentro de si; e aqui extravazam sem dó e mostram bem o que são e o que tem para dar ao próximo: Arrogância, inveja, despeito, futilidade, desrespeito, ignorância, prepotência....Que tristeza, como o ser humano se degradou.
Bjs querida, tu és sempre divinal.
Olá, Pipoca. Vou cumprir a já tradição de dizer que é a primeira vez que escrevo, apesar de te acompanhar há algum tempo. Aproveito para dizer que aprecio imenso a forma como nos vais brindando com os teus interesses (de gaja) e as peripécias do teu dia-a-dia. Não pude deixar de comentar agora, porque estou mesmo preocupada. Nem tanto com os erros em si, mas pelo facto de a forma como se fala e se escreve estar intimamente ligada com a qualidade do raciocínio. Com a forma como as pessoas ordenam as ideias. E, a avaliar pelas bojardas que saem das cabecinhas dos nossos adolescentes, estamos entregues à bicharada.
Olá, Pipoca. Vou cumprir a já tradição de dizer que é a primeira vez que escrevo, apesar de te acompanhar há algum tempo. Aproveito para dizer que aprecio imenso a forma como nos vais brindando com os teus interesses (de gaja) e as peripécias do teu dia-a-dia. Não pude deixar de comentar agora, porque estou mesmo preocupada. Nem tanto com os erros em si, mas pelo facto de a forma como se fala e se escreve estar intimamente ligada com a qualidade do raciocínio. Com a forma como as pessoas ordenam as ideias. E, a avaliar pelas bojardas que saem das cabecinhas dos nossos adolescentes, estamos entregues à bicharada.
Boa tarde, Pipoca.
Fugindo um pouco ao tema, gostava de chamar a atenção para o facto de o Calimero ser uma personagem de origem italiana, cujo nome se escreve com C, pelo que não vejo razão para o K em "kalimerianos".
Cumprimentos
O sujeito era composto, não era oculto ;)
Pois isto é basicamente desta forma:
Quando passamos por elas, temos os mais velhos a falarem que somos geração rasca e ficamos todos ofendidinhos, agora que já somos uma geração mais velha fazemos o mesmo á geração que outrora vivemos.
Isto só me leva a concluir que o ser humano é de facto uma bicho medíocre em todos os sentidos!
Boa tarde. O costume, leio sempre o blogue, mas também é a primeira vez que deixo um comentário. Aliás, gostava de deixar muitos,sobre os mais variados temas: os erros; as teorias; os jovens adultos que já se acham uns doutores porque fizeram o exame há uns anitos (poucos. Mas o que eu gostei mesmo, mas mesmo muito, foi a mãe achar que o seu filho, que até só agora vai para no 9º ano, ter alvitrado de forma (parece) tão displicentemente sábia um "sujeito oculto" para o exemplo em questão. Um génio, portanto. E a mãe que facilmente chegou à mesma brilhante conclusão!!!! Não disse que era filha de uma professora de Português??? E das boas???? (como dizia o outro: tão boas que até chateiam)
Concordo que o Javi é um gostosao
Fiz exame de português tanto este ano como no ano anterior (12º ano) e pela primeira vez tirei negativa. E não, o exame não era dificil. Era até bastante fácil, relativamente ao do ano anterior. Simplesmente não estudei e nunca percebi rigorasamente nada de poesia. Sempre tirei grandes notas quando estudavamos obras como "Os Maias" e "Memorial do Convento". Mas poesia não é, de todo, comigo. Em relação aos erros ortográficos que os alunos dão, são realmente incriveis. Não é para me gabar, mas raramente dou erros a escrever. Mas conheço muita gente que escreve coisas como 'voçes', 'nada haver', 'não é questume' (esta mata-me), e já para não falar nas trocas entre 'há', 'à' e 'á'. E alguma culpa têm os professores de 1º e 2º ciclo, que muitas vezes passam os alunos por pena, em vez de os fazerem repetir os anos, para que possam de facto aprender alguma coisa. E acaba por ser injusto para quem estuda e para quem tem boas notas pelo esforço. Penso que a tendência é para piorar, em relação a isto. Como dizias em posts anteriores, é preciso mudar o país, e todos podemos fazer nem que seja um bocadinho para que isso aconteça. Não é esperar que alguém se lembre de começar a fazer as coisas da maneira certa, ou esperar que as melhorias caiam do céu. Infelizmente não posso seguir os estudos, pelo menos por agora, por questões económicas, mas gostava de um dia poder contribuir minimamente para levar este país a algum lado.
É, de um determinado ponto de vista, relativamente fácil explicar os maus resultados. O exame de Português conta, como prova de ingresso, para uma minoria de alunos. Esforçam-se o mínimo para manter a nota de frequência ou simplesmente completar a disciplina. Há alunos que querem ter boas notas independentemente de o exame lhe servir ou não. Fui com 18 a exame e tive sempre em mente que menos de 16,5 não iria tirar, para poder manter. Consegui 17,5. Tanto melhor. Serve-me apenas para manter a nota. Portanto, mesmo que tirasse menos era igual. Há quem não se importe minimamente com português porque sabe, à partida, que pouca diferença faz numa visão geral. Prefere estudar muito para uma outra disciplina que conte como prova de ingresso, ou por e simplesmente há quem prefira não estudar para nenhuma...
Mas há necessidade disso? de fazer "um compêndio dos atentados à língua materna cometidos pelos alunos do 12º ano".
Aproveite o Verão e deixe-se de coisas :)
Pergunto-me se vai conseguir distinguir os comentários dos alunos dos meros curiosos. Cuidado com os telhados de vidro, cara pipoca... Ser jornalista não a torna paladina da moral filológica.
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares