Pub SAPO pushdown

I want to ride my bicycle

domingo, julho 17, 2011
Desde o início do ano que tenho bicicleta mas, e tirando umas voltinhas ao bairro, nunca me aventurei em grandes passeios. Morar num 3º andar sem elevador e ter de alombar com a bicicleta ao longo de 74 penosos degraus não ajuda à festa, mas a questão até nem é essa. É mesmo medinho. Muito eu gostava de me deslocar diariamente para o trabalho, alegremente, na minha pequena bicicleta com cestinho, mas começo a pensar no trajecto casa-trabalho-casa (entre o Campo Pequeno e os Restauradores) e chego à conclusão que de metro/autocarro me safo melhor. O Google Maps diz que são 3,8km, mas cheira-me que me está a endrominar. É que, assim à vista desarmada, eu ia jurar que são uns 17,5km. Mas pronto, acreditando que são mesmo "só" 3,8km, eu duvido muito que tenha estofo para tanto. Para lá ainda vá, que grande parte do caminho é a descer, mas e depois para voltar? Quem é que me empurra pela avenida da Liberdade? Sou pessoa de constituição fraca, não me aguento. E também não queria passar metade do caminho a levar a bicicleta pela mão. Acredito que isto vai lá com o hábito, só é preciso é começar. Mas depois... e os carros? As ciclovias ainda são poucas, e só de pensar em fazer a rotunda do Marquês de bicicleta desisto logo da ideia. Acho que Lisboa é uma cidade pouco "bicycle-friendly" e que a malta é pouco civilizada e tolerante. Tenho para mim que era atropelada ao fim de 100 metros. Conheço pessoas que se deslocam diariamente de bicicleta e que dizem que as coisas estão melhores, que é preciso é ter cuidado, mas eu vejo aí muito maluquinho ao volante. Acho que vou experimentar o trajecto um destes domingos, quando a cidade está calminha, só para ver se tenho fôlego. Até lá, o passe continua a ser o meu melhor amigo. Se houver para aí ciclistas que tenham dicas das boas, eu, um Lance Armstrong em potência, fico muito agradecida.


35 comentários:

Mariana Costa Veludo disse...

Coragem ! Upa !

Carlinha disse...

Querida Pipoca,

acho que este projeto te/vos pode interessar: http://rodasdemudanca.mubi.pt/.

Tenho saudades de viver em Lisboa, mas foi sempre de facto uma cidade pouco convidativa ao uso da bicicleta (primeiro pela questão geográfica, depois pela das infra-estruturas). Aqui onde vivo na Alemanha é bem mais fácil (mas nem por isso a vontade de mexer este rabo aumenta :)).

Beijinhos e boa semana!

Vitoria disse...

Olá Pipoca,

Desde há bocado, estavas muito gira na praia hoje de biquíni amarelo a ver passar a maratona:) gostei de te ver e acho sinceramente que tu e o arrumadinho fazem um casal muito giro e o teu enteadinho até da vontade de apertar de tão querido que é, adorei o pormenor de levares a lv a praia

Vitoria

Thaisa Santos disse...

Armstrong já reformou agora é Contador. Leva a biclas e depois se cansares a Carris não se importa que entres com a bicla e ela nem precisa de passe ;)

* Posso ser picuinhas e fútil e chatear? Armstrong leva um R só :P

Clara disse...

oi, passei por aqui e gostei muto, vou voltar. conheço algumas pesoas que andam de bike em lisboa e tá muito melhor. Mas olha que olhando para o percurso o me mais me assustaria era subir do Marques para o Saldanha, parece-me ser mais inclinada

Anónimo disse...

Se chegares ao Saldanha já sem fôlego, toma o 21 da Carris, que permite transportar bicicletas sem pagar mais por isso, e sais na Praça de Touros. Sempre já dá uma ajudinha.
Depois pedalas mais uns metros até casa.

Anónimo disse...

Queres um conselho? Não te metas nisso. Remember: os automobilistas já têm pouco civismo para os outros condutores, quanto mais para os que andam de bicicleta. A sério ao menos tem cuidado. Bjinho

Anónimo disse...

Aqui por Braga circula-se de bicicleta é uma maravilha :P já estou na média dos 20 km :) força pipoca :)

Sara disse...

Podes sempre comprar daquelas bicicletas dos ginásios (as que não se movem e cujo nome não lembro!) e começas por treinar em casa. Quando tiveres pronta e com a devida resistência podes passar a andar na tua bicicleta pela rua.

V. disse...

De facto, uma cidade que tem como petit 'a das sete colinas' nunca poderá ser muito bycicle friendly... Such a shame!

Miminhos.com disse...

Infelizmente, a maioria das cidades portuguesas não têm condições para nos deslocarmos de bibicleta. E seria uma opção tão boa...

http://miminhoscom.blogspot.com/

Marta disse...

Então para que uma bicicleta? Se não é para dar uso, é só para dizer que se tem?

La Boheme disse...

Não faças isso Pipoca! Custa mas concordo contigo, até me arrepia pensar em alguém a fazer a rotunda do marquês de bicicleta, 5 minutos depois e acbavas debaixo de um carro. Medo, muito medo. Vai antes passear ao fim de semana com a bike à beira-rio, passeio marítimo etc. Lx é que não. Temo por ti:( continua com o passe ou vai a pé que tb é bom exercício e não polui...

Tolan disse...

eu usei bicicleta em Lisboa diaramente para ir trabalhar, alvalade-alcantara foi o meu último percuso diário. Para resolver esse problema, comprei uma Birdy, de uma marca chamada Riese&Muller, mas basicamente, é uma bicicleta dobrável. Para baixo e plano vou montado nela, para cima, ia de metro.

O problema desse percurso que referes é que não existe uma ciclovia a ligar a do campo grande (que acaba em entrecampos) ao rio. Se houver (espero que haja um dia) então seria fácil. É que ir a subir, muitas vezes de noite, no meio do transito intenso, é uma experiência que eu não gosto especialmente.

Milene disse...

Eu vou todos os dias de Benfica para Stª Apolónia, a Avª da Liberdade de facto não é fácil mas habituas-te num instante.Este mês e o próximo são os melhores para andar de bicla em Lx,experimenta vais gostar.

Meia Lua disse...

Acho melhor mesmo pegares na tua bicicleta ao fim-de-semana! :)

conselho de destino: Serra de Sintra! Loucura total ihih

a.i. disse...

Olá Pipoca, se queres fazer esse trajecto campo-pequeno restauradores de bicicleta digo-te já que é perfeitamente possível. Em vez de ires pela Avenida da Liberdade, tens é de fazer um pequeno desvio, vais até ao martim moniz (podes ir pela praça da fiqeira) e depois sobes a almirante reis, cuja subida é muitíssimo menos íngreme e depois quando chegares ao areeiro, é só ires pela joão xxi. Que tal?
Este percurso não é da minha autoria, que também moro em lisboa e ainda não me convenci a comprar uma bicleta, mas é da minha irmã: ela mora em paço de arcos e vai de comboio até ao cais do sodré e depois daí até telheiras (!!!) de bicleta!! E foi ela quem me disse que subir a almirante reis é fácil.

Cristina disse...

Conselho: leva capacete. Estraga o cabelo e tal não é nada bonito mas é muito muito mais seguro, vais-te sentir mais confiante a pedalar ao lado dos carros. Moro em Estocolmo que é uma cidade muito boa para andar de bicicleta mas nunca é demais prevenir. E já agora, tem mudancas a tua bicicleta? Eu também no regresso a casa vou a subir mas se não fossem as mudancas acho que não me safava...ou entao trabalhas as pernas o que é uma excelente gratificacão ao fim de tanto suor perdido. E sim, fazer o precurso a um domingo é uma boa ideia...

Anónimo disse...

Pipoquinha eu tenho um cabelo castanho bastante longo e muito liso e ando quase sempre com ele normal, será que podias fazer um post com umas dicas para pequenos póneis como eu que precisam desesperadamente dos teus sábios conselhos? :P

MG disse...

Pipoca tens uma óptima ciclovia em cascais, não é assim ao virar da esquina, mas sempre podes treinar lá, e tendo em conta que vai até à praia do guincho sempre desfrutas da paisagem. Beijinhos

Isabel Lopes disse...

Pipoca, tenho bicicleta há muito tempo mas admito que nunca a levei para o trabalho até porque o percurso é pequeno e vou a pé. No entanto, todos os Domingos esforço-me por percorrer uma ciclovia diferente. Tens de experimentar o trajecto Parque das Nações - Sta Apolónia - Terreiro do Paço - Cais do Sodré - Belém - Passeio Marítimo de Algés ( não tudo de uma vez porque são 23,5 Kms para lá e outros para cá, num total de 47 Kms ). Sonho com o dia em que Lisboa esteja completamente ciclável para que possamos estar ao nível de Amesterdão e de outras cidades europeias. Em Paris, cheguei a ver mulheres de vestido, salto alto e mala LV a pedalarem descontraídamente para os seus locais de trabalho. Aqui, ainda há muito a fazer mas já se nota que as mentalidades estão a mudar. Em parte devido à crise, pois os combustíveis estão cada vez mais caros, em parte devido a questões ambientais. Pipoca, se puderes, organiza uma concentração de bicicletas sob o lema: pedalar com estilo.

gralha disse...

Todas essas ruas são demasiado perigosas, Pipoca, não te metas nisso. Só de atravessar a Av. da República a pé já estamos a correr sério risco de ser atropelados.

Menina Má disse...

Ola pipoca!
Encontrei o teu blog por acaso e desde que o li não tenho mais vontade de parar, está de facto bem escrito, com graça, mas sem presunção ;)
Inspiraste-me de tal maneira que decidi eu própria começar o meu próprio blog, algo que axava sempre não ser capaz (é que as tecnologias as vezes ainda me atrapalham, e nova que sou, ai tão nova lol).
Vá pipoca, não te aborreço mais. Deixo-te um beijinhu e continua a postar coisas sempre giras e interessantes :)

Anónimo disse...

E andar? Pelo menos a descer... Eu ando 3km para cada lado e passados dois meses penso que gostava que o caminho fosse mais longo. Apesar de ser bem mais plano que Lisboa, pelo menos a descer tinhas a coisa facilitada, para casa vinhas de transportes, ou a ver montras que tambem se faz bem. Aqui em Londres as empresas pagam uma parte substancial das bicicletas porque ha um projecto que e qualquer coisa como ride your bicycle to work... mas eu mesmo assim nao me aventuro porque me parece muito perigoso e ja vi muitos quase-acidentes. Nao me parece nada seguro andar de bicicleta pela cidade apesar daqui se ver imenso...

O Peru Ressabiado disse...

Rotunda do Marquês de bicicleta.. M-e-d-o!

I. M. disse...

Olá!
A propósito de biclas, também tenho uma, género pasteleira com cestinho. Moro num 2º andar sem elevador e também tenho de alombar com ela escada a cima, escada abaixo. Quando estou com "mood" saco a biclas e vou para o trabalho a pedalar, em vez de ir de metro. O meu percurso é almirante reis (desde o banco de portugal) até à baixa onde trabalho. Sinceramente custa um pouco, é muito stress para gerir: carris, carros, muitos carros, autocarros e eléctricos. Quando não me quero chatear cometo uma infracção e vou pelo passeio... é chato, mas com cuidado e sempre respeitando o peão. Também já fiz muitas vezes a Av. da liberdade, a subir, e só posso dizer que é um óptimo exercício de resistência e não custa assim tanto. Quanto ao Marquês, desaconselho vivamente,rotundas só mesmo a pé. ah e tudo isto com modelitos trendys à mistura, saltos altos, saias e vestidos incluídos... calção de lycra jamais!!! Já agora, e porque não organizar um passeio fashion de bicicleta por lisboa? é uma excelente forma de motivar as pessoas. Afinal, é só dar o mote e vencer os "papões" que andam na estrada e tornar esta cidade mais bike friendly!
E falando por experiência própria, não há nada como começar um dia de trabalho, com uma viajenzinha de bicla no bucho!

I.

Joana Gameiro disse...

Acho realmente uma excelente ideia e eu própria também já o fiz Benfica-Av da Liberdade, no entanto o meu problema sempre foi o banho a seguir por isso só o fiz enquanto estava inscrita no ginásio aqui junto ao trabaho. De facto, o que dava mesmo mesmo jeito era que as empresas também estivessem preparadas para esta situação com balneários.
não acham?

Ladylike disse...

Pipoca está-me a parecer que necessitas é disto, para perderes o medo:
http://bikebuddy.mubi.pt/
Depois é sempre a andar, ou melhor a pedalar ;)

Anónimo disse...

Eu faço esse caminho de bicicleta todos os dias (Lumiar - Baixa) e posso dar-lhe "boleia" umas quantas vezes até ganhar à vontade. A Mubi.pt também tem um "serviço" de voluntariado - Bike Buddy - onde acompanham quem se quer iniciar nestas lides. é experimentar.

Abraço,

JC

Anónimo disse...

PS: A rotunda do marquês faz-se à mão, pela lateral.

JC

ana brandy disse...

pipoca
faz todo esse percurso em cima do passeio.
eu ando sempre nos passeios. eu sei que é proibido mas não me interessa.
força e andar de "bina" é maravilhoso!!!

Belicious disse...

Também já pensei imensas vezes em ter uma em Lisboa, mas tenho a certeza que nunca ia ter coragem de pegar nela. São tantas colinas!

Sofia Araújo disse...

Já sei como é que a Pipoca mantém a forma! É a subir e a descer os 74 degraus com os sacos de compras ora do shopping ora da mercearia ;)

§andra §obral Moura disse...

Olá. Como praticante de BTT só te posso dar incentivo para te "virares" para a bike ;) Vais ver que ao fim de 2/3 dias já estarás habituada ao percurso.. Os automobilistas metem medo, mas se cumprirmos com as regras todas, não há problema ;)

Fico à espera de um "post" seu com o 1º dia de aventura de Casa-Trabalho-Casa em bicicleta :)

Força Pipoca!!

Jorge disse...

Tive de comprar uma bicicleta igualzinha à deste post para oferecer à minha mulher... Ainda referi que não tinha mudanças e tal... A resposta foi: mas é tão linda! Enfim... Gajas.

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis