Pub SAPO pushdown

sexta-feira, outubro 10, 2008
"Tomara tu teres um blog de mulher. Tomara!"

Pois é. Afinal o meu blog é um blog de gaja, não de mulher, diz uma estimada leitora. Porque eu sou fútil. Porque falo de sapatos. Porque escolho a dedo a roupa que levo a festas. Porque me depilo e compro lingerie. Porque me queixo dos gajos. Porque andaram mulheres a queimar soutiens para agora vir eu, infame, assumir que gasto dinheiro comigo. Porque se lutou tanto pela igualdade de direitos (ou para que fossem, pelo menos, o mais parecidos possível), e agora venho eu falar de roupa. E de homens. E de idas ao cabeleireiro. E da cor que dou às minhas unhas.

Parece que mulher a sério só lê o The Economist. Mulher que é mulher não revela nunca o mais pequeno laivo de consumismo, sob pena de nunca na vida ser levada a sério. De nunca vir a conseguir um bom emprego. De nenhum homem lhe pegar. Mulher que é mulher não sai à rua de blush na cara, que não viemos ao mundo para ser alvo de desejo sexual. Estamos aqui para ser iguais aos homens, e se eles sobem na vida sem usar saltos altos, então nós também.

E é por isso que este é um blog fútil. Porque eu, pecadora, me confesso. E uso saltos, e pinto-me, e vou a festas quando as há, e compro sapatos a mais para aquilo que ganho. E, pior que tudo, ouso dizê-lo alto e bom som.

Para este blog ser como algumas pessoas gostavam, para provar que sou mesmo mulher, podia dizer que este ano já li 14 livros:

- "O Sonho Mais Doce", Doris Lessing (prémio Nobel, uau!);
- "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde", Robert Lewis Stevenson
- "Extraordinariamente Alto e Incrivelmente Perto", Jonathan Safran Foer
- "Último Volume", Miguel Esteves Cardoso
- "Morder-te o Coração", Patrícia Reis
- "A Loja dos Suicídios", Jean Toulé
- "Closer", Patrick Morber
- "Hoje Não", José Luís Peixoto
- "El Amor en los tiempos de colera", Gabriel García Marquez (sim, até li em espanhol, que MULHER esperta que sou, não estão extasiados? Não estão a explodir em mini-orgasmos?)
- "A Tia Júlia e o Escrevedor", Mario Vargas Llosa
- "Os Homens que Odeiam as Mulheres", Stieg Larsson
- "Siddartha", Herman Hesse
- "O Amor é Fodido", Miguel Esteves Cardoso
- "Três Vidas", João Tordo

Para este blog ser muito interessante, tenho que dizer que já fui ao cinema 18 vezes este ano (é verdade, estive a contá-las).

E que fui a concertos, ao teatro, a espectáculos (e a mais não fui porque 30€ por um concerto é coisa que custa a dar. Antes sapatos, que sempre duram mais) :

- "Evil Machines"- São Luiz
- "Sangre Flamenca"- CCB
- "Trockadero"- Tivoli
- Portishead- Coliseu
- The Gift- Coliseu
- GNR- Pavilhão Atlântico
- Feist- Aula Magna
- Maria Rita- Coliseu
- Madonna
- Soulbizness
- "De Homem para Homem", com a Beatriz Batarda- Cornucópia
- "Coisas Maravilhosas", do Tiago Guedes, na Culturgest
- "No Dice", Teatro da Politécnica
- "Motor de Busca", David Marques, na Eira (é dança contemporânea. Não que os meus leitores não saibam, porque aqui só vem gente altamente erudita na esperança que um dia eu me torne esperta).

Pelo meio, imagine-se, ainda consigo ler semanalmente a Sábado, a Visão e o Expresso, e vejo todos os dias os site do Público, do New York Times e do El Pais. E no meio das idas às compras fiz um nível avançado de espanhol. E meti-me num curso de cinema. E noutro de escrita. Que tive que abandonar a meio porque, entretanto, comecei um mestrado em Marketing Management. Já para não falar que trabalho, e que não dormi com o meu chefe para estar aqui (mas não se sabe o dia de amanhã, e ele até é giro).

Podia ter escrito isto tudo, para pensarem "ahhhh... afinal ela até tem mais que três neurónios, fascinante". Só que se eu escrevesse isto tudo, os comentários seriam "deves ter a mania que és inteligente! Vai mas é comprar sapatos, é isso que as gajas fazem!" (e mais 5 euros por cada comentário que vai cair agora a dizer "pffffff.... convencida.... vem para aqui dizer os livros que leu e os concertos a que foi!").

E se eu escrevesse estas coisas... A QUEM É QUE ESSA MERDA INTERESSAVA?

Por isso, e para que não se iludam, este vai continuar a ser um blog fútil. Seguem-se mais fotos de sapatos e de vestidos. Seguem-se mais festas. Seguem-se mais dramas com o cabeleireiro. É que eu também sou isto. Não sou só isto, mas também sou isto.

P.S.: "Quando tiveres mais cabecinha e deixares de ser uma gaja completamente leviana e futil, talvez encontres o amor da tua vida", sentenciou outra leitora, daquelas que, seguramente, já leram o Guerra e Paz 18 vezes (incluindo a versão original, em russo). Não se preocupe: o amor que pode vir a ser o da minha vida gosta de mim assim. E fala de sapatos comigo enquanto ouvimos, abraçadérrimos, a banda sonora do "In the Mood for Love", do Wong Kar-Wai.

1 comentário:

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis