Pub SAPO pushdown

Os miúdos e o dinheiro

segunda-feira, março 08, 2021

 Sempre me considerei uma pessoa poupada, e isso devo-o aos valores que os meus pais me foram passando desde que era miúda. Nunca vivi acima das possibilidades, nunca andei com a corda ao pescoço e, tirando um ou outro gasto supérfluo, — porque a pessoa também tem de viver e não leva o dinheiro com ela para uma outra vida —, sempre fui muito contida nos meus gastos. 


O facto de os meus pais sempre me terem passado estes valores, e me terem mostrado que o dinheiro era uma coisa que, apesar de não ser tudo nesta vida, era bastante importante, fez com que também tivesse, desde sempre, tentado passar essa ideia aos meus filhos ou, neste caso, ao Mateus. Sei que ele ainda é pequeno e tem muito que aprender sobre isto de gerir o seu próprio dinheiro, e vai ter toda uma vida para o fazer, mas se é importante que ele saiba que o dinheiro não cai do céu, também importa perceber que, para conseguir ter as coisas de que tanto gosta, há que saber como o poupar. 


Sempre lhe fui tentando mostrar que não era por fazer uma birra de todo o tamanho que lhe ia dar uma coisa de que ele gostava muito. Havia de a ter, quando fosse o momento certo. Felizmente, nunca lhe faltou nada na vida, e esperemos que continue a ser sempre assim. É por isso que é tão importante que ele saiba dar valor a tudo o que tem. 


Nisto de gerir dinheiro há muitas coisas que ele ainda vai ter de aprender, e à medida que for crescendo espero conseguir passar-lhe sempre os valores certos, aos poucos, e isso começa com pequenos votos de confiança, como dando-lhe permissão para fazer a gestão de algum do dinheiro que ele tem. Foi por isso que lhe criei uma conta na app da Revolut Júnior. 


Esta nova aplicação da Revolut foi pensada para crianças entre os 7 e os 17 anos, e tem como principal objetivo dar a oportunidade aos miúdos de começarem a ter algumas noções dos seus próprios gastos, enquanto lhes mostra como é importante fazerem uma boa gestão do seu dinheiro no dia a dia. Além disso, também permite que os pais tenham algum controlo sobre os gastos dos filhos e que, ao mesmo tempo, ensinem alguns dos valores associados à gestão financeira. 


O processo é muito simples. Basta abrirem o site da Revolut Júnior e inserirem o vosso número de telefone. Se já forem clientes Revolut, é ainda mais simples, caso contrário só precisam de ter um documento de identificação vosso enquanto estão a fazer a abertura da conta. Depois, seguem os passos que forem sendo indicados pela aplicação. A conta está aberta em poucos minutos. Depois disso, só têm de esperar que o cartão Revolut Júnior chegue a vossa casa para ativarem a conta e os miúdos poderem começar a usar no seu dia a dia. 


Quando já tiverem o cartão, o funcionamento da aplicação é igualmente simples. Basta terem a Revolut instalada no vosso telefone e abrirem o separador da conta Júnior para irem consultando a conta dos miúdos. Nessa área, conseguem ir vendo que gastos é que eles estão a fazer e onde, ao mesmo tempo que também podem colocar-lhes alguns limites tanto para compras online como para levantamentos de multibanco, para que eles não gastem mais do que é suposto, e onde não devem.


Por outro lado, os miúdos vão ter a sensação de que são quase adultos, porque, tal como os pais, vão ter um cartão, uma aplicação para gerirem o dinheiro e vão até poder comprar algumas coisas tanto para eles, como para oferecerem à família ou aos amigos. 


Outra coisa que também podem fazer é criar objetivos, caso tenham os planos Premium ou Metal da Revolut (podem conhecer os planos todos através do site). Tenho feito alguns desses com o Mateus para que ele perceba que, quando cumpre uma tarefa, é recompensado por isso. Por exemplo, se ele fizer os trabalhos de casa a tempo ou se arrumar o quarto, atribuo um valor a essa tarefa e ele recebe-o na conta automaticamente depois de as concluir. Para eles, é ótimo porque se sentem recompensados, para nós também porque é uma maneira de eles irem fazendo aquelas coisas que, geralmente, levantam sempre todo um rol de discussões e argumentos infinitos na tentativa de se esquivarem. 


A aplicação Revolut está disponível para telemóveis com sistema operativo iOS e Android, gratuitamente. Para saber mais informações e criar uma conta Revolut Júnior, cliquem no link.



Post em parceria com Revolut

Sem comentários:

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis