Pub SAPO pushdown

O dia em que demos fogo ao José Castelo Branco

segunda-feira, julho 22, 2019

Nos últimos 15 anos, este blog tem sido uma espécie de diário onde vou registando muitas das coisas que se vão passando na minha vida. Coisas boas, coisas más, coisas assim-assim. Não está cá tudo, longe disso, mas sinto que está aqui um bom resumo do que os últimos anos têm sido. Sinto também que tenho andado mais afastada. Talvez porque ache que as pessoas já não têm muita paciência para ler grandes textos - preferem informação mais rápida, visual e mastigada -, talvez porque sinta que há outras áreas que me vão ocupando mais tempo (como o stand up comedy), talvez porque o meu trabalho já não passe tanto pelo blog mas mais por outras plataformas, como o Instagram.

A verdade é que não conto deixar o blog. A verdade é que estou sempre a pensar que tenho de escrever sobre isto ou sobre aquilo, mas depois a vida atropela-me e não me sobra muito tempo para vir até aqui. E, se for só para despachar, escrever por escrever, então prefiro não vir. Mas, a verdade também, é que há coisas que eu quero que continuem a ficar aqui registadas. Para memória futura. Uma dessas coisas foi o roast ao José Castelo Branco, que aconteceu na sexta-feira, no Campo Pequeno, e que eu apresentei como roast-master. E dizer isto ainda me parece meio impossível.


A minha "carreira" no humor é recente. Bom, no humor mais performativo, porque o humor sempre aqui esteve e sempre foi o registo que marcou este blog (e a minha vida). Desde que me lembro que sempre gostei de (tentar) fazer rir as pessoas e tenho 98,7% de certeza que, se por acaso, pedissem às pessoas que me são próximas que me atribuíssem uma característica (positiva, não inventem!), todos eles referiram o sentido de humor.  O mesmo sentido de humor que vocês também conhecem, que uns gostam, que outros odeiam, mas que é só mesmo isso, humor, e que é uma parte muito importante daquilo que eu sou. Porque não consigo andar por aqui de outra maneira.

Dito isto, nunca pensei que o humor viesse a ganhar esta proporção na minha vida. Nunca achei que me atirasse aos palcos com os meus textos e, muito menos, que um dia pudesse apresentar um espectáculo para milhares de pessoas, numa sala esgotada. Participar no roast ao Toy tinha sido, até aqui, a maior e melhor experiência da minha "vida humorística", mas saltar para o papel de apresentadora é outra coisa. O meu primeiro instinto foi logo dizer que não. Porque não me sentia confortável, porque sou a pessoa que menos acredita nas minhas (eventuais) qualidades, porque sou pessimista e acho sempre que estou aquém. Aliás, sempre que alguém me pergunta como é que foi uma actuação minha, eu nunca respondo "foi incrível, espectacular, correu mesmo bem, as pessoas adoraram". Não, vejo sempre o copo meio vazio. Acho sempre que podia ter trabalhado as piadas de outra maneira, que podia ter feito uma pausa maior aqui, que podia ter acelerado mais ali, que podia ter saltado uma parte que nem tinha assim tanta graça, que podia ter improvisado... enfim, que podia ter feito tudo o que não fiz. E nem sei se é insegurança, acho que é só uma eterna insatisfação.


Não sei a partir de que momento é que alguém se pode intitular humorista. Provavelmente, quando é reconhecida pelos seus pares - coisa que não sinto que seja, para a maioria sou só "a gaja dos blogs que agora tem a mania que também faz piadas" - ou quando passa a viver exclusivamente do humor. Não é o meu caso. Pelo menos para já, não penso largar todas as outras coisas que faço para me dedicar à comédia. E, por isso mesmo, tenho grande renitência em assumir-me como humorista. Se calhar, nem tenho de o fazer. Mas, se calhar, ajudava muito a que algumas pessoas percebessem que o que eu faço são piadas e não passassem a vida a moer-me o juízo.

Adiante. Apresentar o roast foi só incrível. Não, não estou a dizer que eu fui incrível, estou a dizer que foi uma experiência incrível. E que me diverti muito. E que fiquei de coração cheio de cada vez que alguém se riu de alguma coisa. Sim, eu ainda me surpreendo quando as pessoas se riem de alguma coisa dita por mim. Porque não há nada pior do que estar em cima de um palco a tentar fazer piadas e só ouvir o som dos grilos. 


Não vou dizer tudo o que ali se passou, até porque houve muita gente que não conseguiu ir e não quero estar aqui a ser spoiler para aqueles que irão assistir à versão televisiva, mas acreditem que não é fácil ter mão no José Castelo Branco! Não é mesmo. Estava ciente que tudo podia acontecer, mas acho que poucos estavam preparados para aquele final. 

Enfim, resta-me agradecer à Meio Termo pelo convite (e ao Nelson por acreditar sempre que tudo se faz), à restante equipa por ter assegurado um espectáculo incrível a todos os níveis, ao José Castelo Branco, que teve um enorme poder de encaixe, aos restantes convidados (Fanny, Vítor Espadinha, o maravilhoso Gilmário Vemba, Fernando Madureira, Hugo Sousa, Alexandre Santos e Kapinha), à banda, à maquilhagem e cabelos, ao catering, aos técnicos, e ao público. Por ter enchido a sala, por ter mostrado, outra vez, que está mais do que preparado para este formato e por me ter recebido tão, tão bem. Vocês são os maiores. =)



Fotos: Marta Cabral

34 comentários:

  1. Olá Pipoca, para textos como este acho que vais ter sempre publico e quem goste muito de te ler, por mim falo. Não tenho é paciência para textos de publicidade como as dietas e os piolhos e cenas desse género. Percebo que tenhas que os fazer mas eu, confesso, não os leio.
    Cláudia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente consigo Cláudia. Entendo...mas sinto saudades da Pipoca aqui.

      Eliminar
  2. Estou com imensa curiosidade para ver o roast quando der na televisão, uma vez que, infelizmente, não pude ir ver ao vivo.
    Eu adoro como és tão genuína em tudo o que escreves. Numa altura em que as pessoas estão cada vez mais assépticas a escrever, com medo das reações, porque há reações más a tudo o que é escrito na internet. Ainda bem que apesar de tudo isso não perdeste a capacidade de contnuares a ser tu mesma. Cada vez penso mais neste tema de como estamos a perder a capacidade de sentir empatia pelos outros, e de como isso é tão mau, e o que isso faz de nós enquanto sociedade. Beijinhos e continua aí para nós seguidores. Beijinhos e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. "Talvez porque ache que as pessoas já não têm muita paciência para ler grandes textos"

    Será? Ou será porque TODOS os posts da página mais recente deste blog (tirando a série dos vestidos de casamento) são promocionais? Levaste a criatividade e o humor para o IG e aqui só ficou o conteúdo que não interessa a ninguém. É mais que lógico que as pessoas deixem de aqui vir, e não é por terem preguiça de ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Esta a ficar muito pouco interessante... o que é pena pois a PMD escreve bem e tem o tal do sentido de humor apuradíssimo.

      Eliminar
    2. Exatamente!

      Eliminar
    3. Concordo. Aliás eu venho ao blog todos os dias pela razão que me levou a gostar inicialmente deste blog: a escrita. Infelizmente os textos que eu adorava ler com humor e sarcasmo, sobre tópicos actuais, são cada vez mais escassos. Mas não se iluda Pipoca, grande parte dos seus seguidores têm paciência e querem ler as suas crónicas em vez dos posts promocionais.

      Eliminar
    4. Totalmente de acordo

      Eliminar
    5. Mas será que não entendem que não se vive só de ar e vento? Claro que eu também prefiro os textos engraçados e espontâneos da Pipoca, mas ela tem uma família para sustentar e o seu sustento não são os textos fofinhos e engraçados que o fazem, uma vez que nenhuma de nós lhe dá paga determinado valor no final do mês, para que nos divirta. Os youtubers estão lá para quê? Para fazerem favores ao povo? Não. Estão para ganhar dinheiro e muitos ganham a sua vida assim. É a vida da internet que não serve só pra criticar ou destilar veneno , atrás de um monitor de computador e sem que ninguém saiba quem é quem. Pelo menos, a Pipoca faz publicidade com conteúdo e contexto e muitas vezes com textos humorísticos. Deixem-se de lirismo, estamos na era digital, nao em 1990.

      Eliminar
  4. Olha pipoca tudo isso que descreves e bem se resume ao seguinte: FASES. ( Não fezes, calma ). Mas são fases... e a tua passa agora pelo Instagram e outros projetos como o Stand Up. Eu acho que tens imenso jeito para fazer humor ( Amor não sei lol ). Acho que te entregas bem a tudo em que te metes. Claro que tenho saudades de vir aqui ler- te mas pronto, são mudanças e fases da vida. Talvez voltes, assim o espero. Bjinhos Catarina

    ResponderEliminar
  5. Estive lá, com o meu marido, e achámos espetacular!
    Só tivemos pena que o Castelo Branco não tivesse estado à altura. A intervenção dele foi, para nós, dececionante, porque aquele não era nem o local, nem a situação, ou o momento para desatar a contar a "história" da vidinha dele.
    Eu quero lá saber disso...
    Queria é que tivesse respondido aos convidados na mesma moeda. Que tivesse sido corrosivo. Explosivo! Que tivesse chamado todos de pindéricas ou bichas. Que tivesse mantido o "boneco" dele, mas adaptado ao conceito de roast.
    E, sinceramente, achámos que isso não aconteceu.
    De resto (e com exceção do Kapinha, que não foi feito para aquilo e da Fanny que estava tão, mas tão nervosa) foi brilhante!!
    A pipoca esteve impecável no seu papel e todos os demais convidados estiveram o máximo.
    Continue.
    E, por favor, continue a escrever por aqui porque é sempre um gosto ler os seus textos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo esta moda dos roasts....gostava de ver se fizessem um roasts à vossa pessoa, iam achar tanta piada.Lamentavel.

      Eliminar
  6. Tu é que és a maior! Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Em que canal e quando vai dar? :D Quero tanto ver.

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipoca, não deixes de vir aqui ser aquilo que és verdadeiramente. Escreve por favor, escreve muito... é isso que me agarra a este blog todos os dias. os textos promocionais passo-os á frente, o IG não consigo acompanhar, mas este blog e os textos onde dás de ti e daquilo que és, fazem parte da minha vida diária.

    ResponderEliminar
  9. Vai passar na TVI não é? Quandoooooo?

    ResponderEliminar
  10. Corroborando outras opiniões, há pachorra para ler, mas os blogs tornaram-se numa plataforma de publicidade. Os blogs morreram. Viva o Instagram.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente em Portugal qualquer uma serve para apresentadora. Não tens jeito, não és fotogénica e isso vê-se quando fazes vídeos. Não és natural, mas pronto, não te arranjaram uma figura com cérebro, calhou-te o Castelo Branco. Estão ao mesmo nível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por falar em criaturas acéfalas....
      E se fosse destilar ódio para outro lado?
      Não estou aqui no papel de defensora de ninguém. Mas não acha que este tipo de comentário diz tão mais de si do que dos outros?
      Acho que há gente que espera que a Pipoca venha escrever no blog para a poderem vir atacar. E depois dizem que o blog morreu. Não há pachorra para levar com comentários destes todos os dias.

      Irina

      Eliminar
    2. A sua dor de coto vai daqui até à Grécia, jeez. Nem tudo é inveja, é verdade que não, mas este comentário está carregadinho. Muito sal grosso, Pipoca lol

      Eliminar
    3. Apesar disso tudo, ainda veio aqui comentar. Deve ser uma jóia de moça.

      Eliminar
    4. Credo tanto ódio! Se nao gosta para que vê? Para aumentar a audiência da Pipoca? Está no bom caminho.

      Eliminar
    5. A joia de moça é um moço mesmo...mas pronto, gaja que é gaja pensa logo que será outra gaja, só porque o comentário é acerca de uma outra gaja. Gajas! Também comentei acerca do filme sobre o Tony...que até é gajo...é que temo pelo nosso mundo...isto está a ficar descontrolado. Para quando dar valor a quem o tem? Não é inveja, sosseguem a pássara, é pânico mesmo!

      Eliminar
    6. Lá está! Os comentadores de serviço atrás do monitor a destilar ódio. Que é que eu dizia mesmo...? Livra-nos Deus destes seres invejosos e covardes.

      Eliminar
    7. Não é nada inveja, claramente.
      Percebe-se bem que é a opinião da pessoa. Qual o problema de ser dada? É gratuita (como os textos deste blogue que vim ler pela primeira vez), não os lecem tão a sério. Só se pode comentar favoravelmente? Ou até mesmo pela positiva?
      Há pessoas diferentes e opiniões diferentes também. Esta é tão válida como qualquer outra.
      E ela (para algumas pessoas) é realmente aquilo que foi escrito. Tal como ( para algumas pessoas) o(a) dono(a) do comentário é realmente invejoso(a)! Lol
      (Para algumas pessoas (muitas) vão achar que eu tenho a mesma opinião que da pessoa que fez o comentário negativo). Não me importo nem me incomoda minimamente o que possam pensar. Façam o mesmo.

      Eliminar
  12. Adorei! Acho que a Pipoca tem imenso jeito para Roast Master e queremos mais espetáculos!

    Quando no final vi a produção entregar o micro à Pipoca que estava sentadinha lá no meio dos outros convidados, pensei: Pipoca no comando, vai acabar já com isto, vai haver merda! LOL És a maior! É preciso coragem e ter muito à vontade!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Não sei das outras, mas os textos que eu prefiro aqui no blog são os longos , e engraçados e mais pessoais, de preferência sem o encaixe da publicidade demasiado óbvio, como os muitos textos dos piolhos. Não tenho nada contra os textos publicitários, mas nem que tivesse um filho com a cabeça crivada de piolhos me ia dar ao trabalho de abrir mais post sobre esse tema.
    Agora que falas nisso, realmente não tenho vindo aqui ao blog como vinha antigamente, mas acho que é mesmo pela falta do tal conteúdo que tu dizes que as pessoas já não ligam tanto. Enquanto que no Instagram, já te sigo, não custa nada fazer um like quando aparece uma foto gira à minha frente. Porém preferia textos giros no blog.

    ResponderEliminar
  14. Mas isso agora é moda? É fixe? É giro estar em um palco a soltar farpas para todos os lados, chegando a descer mesmo o nível? Não há pachorra tenho q voltar para o século XIX.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo...o divertimento que o "ser humano" de hoje sente em diminuir os outros...triste, muito triste...

      Eliminar
  15. Olha Pi não deixes de escrever pq eu não tenho instangram nem fakeface e como eu ha muita gente e gostamos de vir aqui ler as tuas cenas, confesso q a parte da publicidade dispenso, mas adoro os teus textos!!!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis