Pub SAPO pushdown

Quem quer sentir vergonha da televisão nacional?

segunda-feira, março 11, 2019



Há uns tempos tirou-se do ar um programa que metia uma nanny a tentar educar criancinhas que, aparentemente, falharam o módulo de "introdução aos bons modos e à convivência civilizada". Que era uma afronta expor assim as crianças, que estávamos a estigmatizá-las, que estávamos a criar futuros marginais, etc e coiso e tal. Entendo a parte da exposição dos miúdos. São miúdos, não têm propriamente voto na matéria, nem discernimento, nem capacidade para aferir o que a aparição num programa destes pode (ou não) suscitar. E, por isso, percebo que o programa tenha sido cancelado, apesar de achar que havia ali um lado pedagógico que podia ser útil a outros pais e cuidadores. 

Mas ontem a televisão portuguesa decidiu brindar-nos não com um, mas com dois programas que expõem as mulheres como
se estivessem numa feira de gado, prontas a serem arrematadas por homens que mais não são do que trolls da idade média. Há meia dúzia de dias celebrou-se o Dia da Mulher e voltaram à mesa os temas de sempre. Voltou a bater-se nas mesmas teclas, incluindo a da objectificação da mulher e do quão imperativo é que não nos reduzam às nossas características físicas. Conversa para boi dormir, pelo menos para a SIC e para a TVI, que acharam óptima ideia apostar em dois programas que assentam precisamente nesse pressuposto. Comovente.

Quem me segue há uma vida sabe que eu gosto do meu lixinho televisivo. Bem, na verdade, cada vez menos, porque os formatos mais recentes andam todos muito à volta disto, da procura do "amor" (ah ah ah), mas sempre fui menina para papar um bom reality show do princípio ao fim. Posto isto, não estou aqui agora a tentar juntar-me às elites intelectuais que só consomem RTP2. Mas porra, até para mim há limites. E se eu achava que o meu limite era o Love on Top - que, basicamente, é uma concentração de músculos, mamas e nenhum cérebro - o "Quem quer namorar com o agricultor?" (SIC) e o "Quem quer casar com o meu filho?" (TVI) dão assim aquela vergonha que nos faz sair de fininho e pensar "eu vou fingir que nem vi isto".

Mas eu vi, a verdade é que vi, muitas vezes andando para trás para confirmar se tinha mesmo ouvido bem. Fui saltitando entre os dois, assim numa espécie de competição a ver qual conseguia bater mais no fundo. Parabéns, conquistaram ambos o primeiro lugar. O "Quem quer namorar com o agricultor?" arranja mulheres que estão ali a esgrimir argumentos (vulgo, "mostrar pernas e mamas") para conquistarem o coração de um agricultor. E acho óptimo, que se há homens por quem vale a pena uma pessoa sujeitar-se a este embaraço nacional, são estes. E a eles, claro, a única coisa que os move é o amor. Os comentários redutores e que assentam exclusivamente na aparência das candidatas é um detalhe irrelevante, porque eles estão ali apenas para encontrar uma mulher com as características necessárias para construírem uma relação. Não sei muito bem de onde é que vem o meu espanto, está bom de ver que homens com o cérebro do tamanho de um amendoim não vão propriamente em busca de alguém com quem possam ir apreciar obras ao Museu de Arte Antiga.

Depois temos o "Quem quer casar com o meu filho?", em que mães de marmanjos ajudam os seus meninos a encontrar uma esposa. E este aqui eu acho que ainda é pior. Porque homens feitos decidirem candidatar-te a um programa para conhecerem gajedo, ainda é como o outro. Homens feitos que se apresentam na televisão com as mães a reboque, já é só assim aquele nível básico de auto-humilhação. Para quem não viu, o jovem e a mãezinha sentam-se num sofá e as jovens vão entrando para serem submetidas ao inquérito e à aprovação, quase como se estivessem numa entrevista de emprego. E é mesmo, aparentemente é mesmo um emprego, porque mais do que estarem interessadas nos valores das candidatas, as perguntas que as mães mais fazem é se sabem cozinhar, porque os ricos filhos são pessoas de muito alimento. Aparentemente, são também portadores de uma deficiência que os impede de cozinhar para si mesmos, coitados.

O nome escolhido para o programa foi, claramente, um tiro ao lado, porque a versão mais acertada seria "Quem quer ser a escrava do meu filho?". Aquelas mães não querem uma noiva para o filho, querem uma empregada, alguém que faça o que elas fizeram a vida toda e que, por isso mesmo, os tornou uns inúteis que nem sequer são capazes de se alimentar sozinhos. E elas olham para eles embevecidas, convencidíssimas que foram muito bem sucedidas na educação que lhes deram, quando, na verdade, andaram só a criar um bando de machistas imprestáveis que não só querem uma criada como, já agora, querem uma criada com boas mamas. Aliás, uma das mães diz isso mesmo, que o tipo de mulher que procura para o filho é uma que seja boa moça mas que também tenha uns dentes branquinhos e um rabo e umas maminhas bem feitinhas. Caralho, quando são as próprias mães a fomentar isso, estamos à espera do quê?

Às tantas já só me apetecia entrar pela televisão e aviar chapadas naquela gente toda. Nos filhos totós que estão ali a ver as mães a falar por eles ("o meu André não fuma", "o meu André não bebe", "o meu André não gosta de sair à noite", "o meu André tem 30 anos mas é burro que nem uma porta, não consegue articular duas palavras, por isso tenho de ser eu a falar por ele"), nas mães que permitem isto (deu-me a volta ao estômago uma que está lá para casar o filho de 21 anos e que ela própria já andou a rodar alguns programas para arranjar namorado) e nas mulheres. Porque elas também não são inocentes no meio disto. Elas estão ali de livre vontade (mesmo que, acredito, até sejam pagas), elas vão assim despidas vestidas, porque acreditam que quanto mais carne à mostra maior a probabilidade de continuarem no programa, elas aceitam sentar-se em frente a um homem e a uma mulher que lhes perguntam se sabe cozinhar, se está a pensar ter filhos, se sabe cuidar de uma casa, se fuma, se bebe, se sai à noite, se está a pensar fazer mais tatuagens "porque o meu Carlinhos não gosta muito de tatuagens". Elas aceitam ser reduzidas a mercadoria para entretenimento do país e, por isso, são tão culpadas como todos os outros. É que não há uma- UMA! - que diga àquelas mãezinhas "se o seu filho não sabe cozinhar é porque não o ensinou" ou "se ele é uma anémona a culpa é sua". O máximo que tivemos foi uma concorrente a perguntar "então mas o filho não fala? É sempre a mãe que responde por ele?". Habitua-te filha, isto é do que mais há no mercado.

A única coisa que me alivia um bocadinho no meio disto tudo é saber que - mesmo sendo todos uns acéfalos - não estão ali realmente para procurar o amor e, por isso, não estão verdadeiramente a perpetuar um conjunto de ideias machistas, retrógradas e que vão contra tudo aquilo que se defende. Elas não são realmente umas meninas indefesas e inocentes que acreditam que a televisão lhes vai dar um príncipe. Eles não são realmente uns anormais (bem... quer dizer) que deixam a mãe escolher-lhes a namorada. E as mães não estão realmente à espera que os seus ricos filhos lhes dêem ouvidos. Gostavam, mas sabem que não vai acontecer. Basicamente, o que esta gente toda quer é fama, protagonismo, tempo de antena, não interessa à custa de quê. Não interessa se elas passam a imagem de burras, submissas, oferecidonas, desesperadas. Não interessa se eles passam a imagem de totós, incapazes, limitados, mimados. Não interessa se as mães passam a imagem de terem parado em 1850 e de estarem a criar homens que não servem para nada. E não interessa se, isto tudo somado, faz com que quem esteja a ver possa achar que isto é normal e aceitável. Que não faz mal tratar as mulheres assim, que não faz mal escolher uma namorada pelo tamanho do soutien e pelas habilidades culinárias, que não faz mal uma mãe reconhecer que andou a criar um inapto, porque o seu lugar há-de ser substituído por outra mulher que vai continuar a permitir aquele tipo de comportamento.

Ambos os programas são uma vergonha para as mulheres. Mas, acredito, também para muitos homens que não se revêm minimamente nisto. A minha única perguntinha é: e as televisões, quem é que as responsabiliza? Ou estigmatizar mulheres em horário nobre não tem problema nenhum nesta selvajaria que se tornou a luta pelas audiências? Papamos tudo e calamos? E depois vem o quê? O "Quem quer passar as camisas do meu filho?" ? O "Quem quer satisfazer o meu filho sexualmente?" ? O "Quem quer levar este inútil para casa que tem 45 anos e ainda aqui anda a viver à nossa conta?"?. Aguardemos, em expectativa. 

221 comentários:

  1. A Supernanny envolvia a exposição de menores em situações que lhes eram desfavoráveis.
    Estes, ao menos, são todos adultos e as figuras que fazem é por sua conta e risco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas este formato ajuda a perpetuar o estigma da mulher dona de casa, submissa, sensual, que trata do marido e que até aceita um casamento arranjado.

      Eliminar
    2. De acordo, Simplesmente Ana, mas aqui todos possuem autodeterminação: os que concorrem, os que participam e os que assistem. Os menores não.

      Eliminar
    3. Faço destas as minhas palavras. Concordo plenamente.

      Eliminar
    4. Então, Simplesmente Ana, e as mulheres que escolhem ser donas de casa?
      Não podem ter essa opção, ou são menos mulheres por isso, ou estão sempre a ser obrigadas a ser donas de casa? E, se não conheces exemplo nenhum, consigo já dar-te uns quantos.
      Get a life...

      Eliminar
    5. Mulher11 março, 2019 16:17, A sério que questiona "as mulheres que escolhem ser donas de casa". O problema é muito maior que isso, é mostrar as mulheres como se fossem uma mercadoria... e outras coisas que a Pipoca tão bem referiu

      Eliminar
    6. A minha mãe sempre a conheci como dona de casa, o problema é que a segurança social nunca lhe deu um ordenado... e agora vive às custas dos filhos. Isto para si deve ser normal

      Eliminar
    7. O programa é degradante tanto para os homens(homens que são mandados pelas mães) como para as mulheres. O que este programa faz é dizer: "O rei vai nú". O machismo combate-se pela educação, existem muitos machistas devido à educação que tiveram, as mulheres enquanto mães têm um papel fundamental no combate ao machismo através da educação e dos valores que transmitem aos filhos.

      Eliminar
    8. Quando lutamos pelos Direitos das Mulheres, lutamos pela sua Liberdade. Que sejam livres para serem dominadoras, submissas, carreiristas, domésticas, etc., se assim o desejarem e que possam sê-lo sem constrangimentos.
      Sim, estes programas são carne para canhão mas nenhuma daquelas mulheres foi forçada a participar. Livre arbítrio, já ouviram falar?
      Os que se sentem feridos na sua sensibilidade e nos seus valores têm bom remédio: não concorram nem assistam. Nenhuma daquelas mulheres parece incomodada com a situação, por isso, não têm que ser defendidas de nada... Cada um com as suas escolhas.

      Eliminar
    9. Não era a segurança social que lhe tinha de dar o ordenado...

      Eliminar
    10. A única coisa que lhe tenho a dizer é que para participar num programa televisivo tem uma pessoa que se inscrever e leer um regulamento que explica tudo que se pode fazer,n fazer etc etc etc. Já estou um pouco farto de tanto alvoroto e feminismo. Querem direitos têm toda a razão do mundo,mas com comentários como este testamento ...

      Eliminar
    11. Nunca percebi porque encerraram o programa da nanny, tinha um lado educativo, os miúdos que apareceram já ninguém se lembra da cara deles, ao contrário dos miúdos que aparecem todos os dias nos Instagrams desta vida e toda a gente os reconhece, honestamente acho mais interessante dicas para lidar com pequenos tiranos do que homens numa feira de gado

      Eliminar
    12. Mas porque raio é que a segurança social tinha que lhe dar ordenado ? ela fez descontos para isso ? grande lata !! as pessoas querem tudo.

      Ser dona de casa é uma escolha muito valida que qualquer mulher ou homem tem direito de o fazer. Não trabalhar é uma escolha valida, mas já sabe que se nao ganhar ordenado e nao descontar tem que arranjar os rendimentos de outra forma, seja pelo conjugue, seja herança de familia, etc.
      São opçoes que fizeram e depois acham mal porque querem tudo.

      Eliminar
  2. "há uma vida" com h?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Com "h". Quem diria?

      Eliminar
    2. Com H, sim!
      Vá, agradeça lá à Pipoca por lhe ensinar a ler/escrever em bom português.

      Eliminar
    3. tenho ideia que é sem h. que é uma locução adverbial de tempo. https://www.infoescola.com/portugues/adverbios-tempo/

      Eliminar
    4. minha nossa....ao menos antes de criticar vá ao goolge Sr. Hater!

      Eliminar
    5. "Há uma vida" não é uma locução adverbial como, por exemplo, "à noite" ou "à tarde", Neste caso, "há uma vida" é um indicador de tempo, como se dissesse "há muitos anos". Logo, é com "H".

      Eliminar
    6. ahahahahahahahaha

      Eliminar
    7. É com h. Quando dá para substituir de alguma maneira pelo verbo "existir", é porque se usa o verbo haver e não o "à". "Quem me conhece há uma vida", existe uma vida entre o ponto em que as pessoas conhecem a Pipoca e agora, por isso é verbo "haver". Há uma vida.

      Eliminar
    8. No meio do post todo foi só o que conseguiu retirar?! Haja Paciência Pipoca ��

      Eliminar
    9. Troque o "há" por "existe" e logo vê que faz todo o sentido!
      :)
      Pipoca sempre em bom! ADORO

      Eliminar
    10. ainda que renitente, vou confiar, obrigado.

      Dino André

      Eliminar
    11. Dino André, isto não é uma questão de (des)confiança! É Português, daquele purinho, que aprendemos na Primária... Há anos!

      Eliminar
    12. Também estou renitente em relação a isso de "Dino André" 🙄

      Eliminar
    13. Dino, foca-te no que interessa

      Eliminar
    14. Acho que está mais reticente do que renitente. Mas olhe, para quem fica renitente/reticente quanto ao à/há... não se espera muito mais, não é?

      Eliminar
    15. Dino André, existe uma coisa chamada "Ensino Primário". Aconselho a voltar para lá.

      Pipoca, "partiu tudo" com este texto. Impecável, como sempre! ;)

      Eliminar
    16. Blonde Mary, haja ou aja?!!! (estou a brincar!!! :P)

      Eliminar
    17. Não!!! Pobres professores!!!!Ele que continue ignorante e teimoso, também não deve dar mais, coitado!

      Eliminar
    18. Haverá aqui certamente alguém que se candidatou ao (s) programa(s) e foi rejeitado 😂

      Eliminar
    19. Foi assim tão mau??? Uiii obrigada ela partilha para não ver nem um episódio ficaria com úlcera!!! Até eu que nunca estudei português sei que o tal “há uma vida” é com H

      Eliminar
    20. Paula Amaral, calmex. Escusa de jogar com as armas todas.

      (Não, não sou o "Dino". E sim, sei perfeitamente que é com "h").

      Eliminar
    21. Também não é "revêm" e sim "revêem"...a menos que tenha sido um trocadilho :P

      Eliminar
    22. o Dino André é o agricultor disfarçado... só veio espreitar se gostaram do programa. :)

      Eliminar
    23. Se calhar era bom uma programa "Quem quer ir para a escola primária?"

      Eliminar
    24. https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ou-ha/7411

      Eliminar
    25. Ora aí está o exemplo! Destes HÁ mil...os tais que se sentam a ver o programinha do estado novo...estado de sítio...estado de vergonha. Burfeee...

      Eliminar
    26. Ainda, há gente burrinha e iletrada neste país!
      Graças a Deus ��

      Eliminar
    27. Dino André
      Ainda bem que perguntou e que "pudemos" ajudar. Aposto que não se vai esquecer mais. Não ligue aos comentários mais básicos, há sempre gente muito iluminada e mal formada que bafeja da boca como os bodes,("há gente burrinha e iletrada neste país´;...Ensino Primário". Aconselho a voltar para lá"...), mas são inofensivos!

      Eliminar
  3. "A mulher tem de ir à minha frente cavar na curtinha", "Sou eu quem o governo" ...muito mau, tenho pena do rapaz e da exposição menos boa que a senhora vai ter. Enfim, acho que a televisão tocou no fundo

    ResponderEliminar
  4. Não acrescentava nem mais uma vírgula.
    Que pobreza...esta televisão nacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reflexo do povo, do país ou somos assim tão diferentes? Acha que a tv não adapta os conteúdos para o zé povinho?

      Eliminar
  5. Raquel Freitas11 março, 2019 11:34

    Também fui saltitando entre ambos os programas, e senti vergonha alheia taaaaaantas vezes. Mas se eles são uns bananas que vão escolher mulheres por catálogo, elas não ficam muito atrás. Que tipo de mulher aceita ser escolhida desta forma? Que tipo de mãe destrata assim outras mulheres e descrimina outras mães como elas, as tatuadas ou as desempregadas? Que bola de neve e que tristeza de gente. No fim das contas concordo com o meu namorado.. Estão todos ótimos uns para os outros, enquanto estiverem ali todos concentrados é menos acéfalos que se encontram pelas ruas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, pipoquinhas...bem-vindas ao mundo real. A maior parte das pessoas é assim que faz. 😊 Descrimina mesmo. Vocês não se dão com os do bairro, e não querem saber de casar os vossos filhos com o filhonde alguém que não é dono disto tudo. A reflexão é uma opinião pessoal mas... menos. Vamos fazer menos alarde porque graças aos programas como esses, existe este post. Antes programas assim aos Tinderes. Continuemos a escamutear a realidade. Eu não estou nada ofendido!😌

      Eliminar
  6. Palmas! É isto tudo. A todos resta-nos desligar a tv ou mudar do canal, baixando as audiências a níveis tão miseráveis que os canais se apercebam. Porque só isso lhes interessa, só isso os faz ou não cancelar programas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente assim que vejo as coisas. Não lhes dou audiências nem a pau ;)

      Eliminar
  7. Cláudia Cunha11 março, 2019 11:45

    PMD foste a minha voz ou melhor a minha escrita . De pé aplaudo e faço a minha vénia. É isto tudo homens e mulheres é isto. Sinto sobretudo vergonha ... que pobreza tão grande. Que País este que um dia apregoa de mão no ar dias disto e daquilo na defesa das mulheres e no outro a seguir as considera lixo de montra subservientes e passivas? Tenham vergonha senhores directores de programas não vale tudo não senhor há limites.A decência e dignidade humana são os limites. Obrigada PMD muito obrigada 😊

    ResponderEliminar
  8. Ana, não alimente estes programas com audiências. O lixo televisivo só termina quando nós como sociedade optarmos por desligar a TV. Enquanto continuarmos a optar por ver para "poder dizer mal" vão continuar a produzir este conteúdos que a todos humilham e envergonham. E atenção, eu defendo o direito de cada um ver o que quer e fazer o que quer (querem mostrar o corpo, mostrem, querem ser tratadas como gado, sejam, querem ser apresentados como atrasados mentais em todas as frentes, muito bem! Há gostos para tudo, desde que seja de livre vontade). Mas a verdade é que isto só existe porque tem publico e isso diz muito de todos nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bravo, lá está alguém com bom senso. Quem fez e quem está no programa somos nós. Helllllo! 😂 Vamos falar mal de nós mesmos ou vamos fazer algo para mudar? E todos somos obrigados a gostar de stand up comedy? E todos somos melhores porque gostamos ou fazemos coisas diferentes? E a maioria? Ah, pois é...

      Eliminar
    2. Exatamente. Eu não vi nem vou ver. O nome basta para vermos que não vale nada.

      Eliminar
  9. Quem é a mãe que também entrou num programa para arranjar engate?
    Pareceu-me tudo muito má encenação. A televisão nacional bateu no fundo!

    ResponderEliminar
  10. Muito bem pipoca! Como sempre, a televisão portuguesa está pela hora da morte (hora com h) ;) depois admiram-se que as pessoas vejam mais Netflix e AXN!

    ResponderEliminar
  11. Façam como eu que não vejo canais Portugueses há anos... tem tanta coisa na TV para escolher... nem para curiosidade servem...qualquer dia vendo a TV, e poupo uma data de futuros problemas mentais. Depois ainda reclamam do juiz Neto de Moura, ó povinho ignorante LOLOL P.S. Apetece-me cada vez mais renunciar à cidadania e mudar-me de vez para bem longe deste país que só me envergonha a cada dia que passa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estes programas são importados de outros países e porque têm muito sucesso por lá. Não me parece que o problema seja nosso... ou só nosso. Já chega de dizermos tão mal de nós próprios!

      Eliminar
    2. Estes programas são importados de outros países! Vá pesquisar,e restam poucas alternativas para mudar de país...

      Eliminar
    3. Tudo bem que são importados... mas para quêêê?

      Eliminar
  12. 100% de acordo.. que desespero

    ResponderEliminar
  13. Só retive a parte " apetece enfiar pela televisão dentro e aviar chapadas naquelas pessoas" É MESMO O QUE SINTO!!

    ResponderEliminar
  14. Não vi nenhum dos programas, mas sinto muita vergonha alheia por causa deles, felizmente, já há um tempo que não vejo televisão. Quem diria que há programas piores que o love on top (que também é um autêntico degredo).

    ResponderEliminar
  15. Eu com os meus belos 23 anos a pensar "vou mostrar isto a minha mãe, ela vai logo entender porque é que eu não quero um namorado" filhos já tenho eu 3 (cães) de intelecto bem superior a estas criaturas 🤦🏻‍♀️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas essa mentalidade que os caes e gatos sao filhos substituem humanos , pois na cabeça de algumas pessoas é o papel deles, quer dizer...

      Eliminar
  16. Azeite para cozinhar com estes meninos não ia faltar lá em casa não ahahahahah

    ResponderEliminar
  17. Continuam as mulheres a serem escolhidas em praça publicca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só as mulheres, portanto...

      Eliminar
    2. Não é verdade, se vir outros programas do genero em canais estrangeiros vai variando, as vezes sao elas, as vezes sao eles. As vezes estao todos vestidos , as vezes estao todos nus.

      Eliminar
  18. Como é que 48horas após a celebração do Dia Internacional da Mulher, com jantarinhos da mulherada e flores e "grils power", (..) essa gente se submete a isto?? Como??? -.- Que vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo lá nenhuma mulher contra vontade...

      Eliminar
    2. Não vi lá nenhuma contra a sua vontade...😂 Não é diferente de ir a uma danceteria. Elas babam por um gajo com papel. Não vejo qual o escândalo.

      Eliminar
    3. Não me faça rir. É só um programa ridículo, com mentalidades que andamos anos a tentar mudar e olha, vem a tv e "estraga" tudo. Quando as mulheres são entrevistadas como se fosse para um cargo de ama-seca-do-filho, não há muito mais a dizer.
      (no meu 1º post corrijo "girls". lol)

      Eliminar
    4. O programa é bimbo, mas o feminismo usado para tudo e para alguma coisa tambem o é.
      Elas estao ali porque querem, é a sua escolha, respeite a escolha delas a maior parte nem é para arranjar parceiro, é um meio para atingir um fim.

      Da mesma forma que usar o Tinder, que tem uma permissa nojenta de carne para canhao, é muito usado e nao vejo nehuma femenista de cordel a falar sobre isso. Porque ? porque é um escolha, só vai para o Tinder quem quer. So´vai para programas de televisao quem quer.

      Eliminar
  19. Não é altura de vergonha alheia!
    É altura de exigir, que mesmo sendo privados, que não sejam baixinhos e mesquinhos!
    Porque mesmo sendo privados, não se podem valer do "só vê quem quer", nós precisamos que o povedo veja para termos lucros!
    Não existem leis e responsabilidades sociais sobre quem consegue difundir perante massas?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado... Há uma linha muito ténue entre isso que propõe e censura. Quer mesmo um estado paizinho que lhe diz o que pode ver ou não? Ou prefere optar por educar a população para que esta tenha 2 dedos de testa e mude de canal?

      Eliminar
    2. Tem toda a razão, Anónimo das 10:25.

      Eliminar
    3. Anónimo12 março, 2019 10:25

      Concordo inteiramente, os ditatoriais de serviso sao um perigo, ja com a super nanny foi o que foi, algumas pessoas defeniram o que é proibido em nome das outras. Foi de uma arrogancia (e perigo) tremenda.

      Eliminar
  20. a televisão nacional é realmente uma tristeza!

    ResponderEliminar
  21. Concordo consigo mas acho que o mediatismo todo à volta destes programas é a razão deles existirem. Metade do Instagram hoje fez posts sobre isto, o que me leva a concluir que as audiências foram óptimas e resultou. Eu não vi (nem tenho televisão) e sinceramente não é coisa que me tire o sono. Vão sempre existir programas de merda e programas bons, cabe a cada um escolher o que quer ver. Criar uma discussão altamente intelectual (que não foi o que a pipoca fez, atenção) sobre todos os programas ora porque expõe as crianças ora porque diminui as mulheres.. Acho completamente desnecessário. Daqui a dias estão nos programas da manhã com os pseudo psicólogos a dar opinião sobre um não-assunto, e mais audiências disparam. É tudo um negócio. Por fim só tenho a dizer que conheço muitas pessoas mesmo que passam uma tarde a ver os programas do TLC com formatos destes ou bem piores e depois aparecem em PT e saiem todas em defesa destas coisas sem interesse. Enfim, independentemente disso tudo, concordo com tudo o que a pipoca diz, obviamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem não tem televisão até está muito informada

      Eliminar
  22. TOP.. o texto, porque os programas são puramente entretenimento para otários literalmente...

    ResponderEliminar
  23. As 3 da manhã a nora telefona a sogra: olhe diga me o seguinte: quando o filho chega a casa todo sujo quem é que o deve limpar? A mãe ou o pai? A sra responde prontamente : obviamente a mãe! Ai sim? Então venha cá a casa agora que o seu filho chegou bebado e vomitou se todo!! Lolll

    ResponderEliminar
  24. Culta e adulta. Diz-lhes alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz :)
      Ontem, na RTP Memória, passou "Os amigos de Alex"

      Eliminar
    2. E no canal 1 passava o filme Jaime :-)

      Eliminar
  25. Ou foram muitooooo bem pagas ou não se percebe o consentirem esse tratamento! A poeiras devia estar em pulgas.... loll

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebe-se na medida em que, felizmente, as pessoas não são todas iguais e nem têm que o ser.

      Eliminar
  26. Ainda hoje comentei este tema com algumas colegas de trabalho. Partilhamos da mesma opinião. É Triste.

    ResponderEliminar
  27. Gosto da versão francesa do Agricultor (L'Amour est dans le pré). Os agricultores (e algumas agricultoras) recebem dezenas de cartas e fazem uma selecção pelas cartas. Claro que há sempre uma foto ou outra, mas gosto de ver alguns emocionados a ler aquilo que esperavam.
    O programa tem mais de 10 anos, e houve uns 50 casamentos e uns tantos filhos a mistura. Na volta, mais que mostrar o decote, mostrar o que se pensa, o que se sente, passa melhor. E na volta sou eu a romântica, porque cartas é algo que gosto.
    No entanto, não gostei de todo da versão espanhola (a produção é que escolhe?), e parece-me que a versão portuguesa é essa. Acho pena.

    (E não vejo outro tipo de Reality Shows, Big Brothers e Casa dos Segredos não é de todo a minha praia.)

    ResponderEliminar
  28. Tudo o que a Ana escreveu é verdade. Mas, as mulheres que estão aqui a ser tratadas como objectos, não estão a ser forçadas a fazê-lo... É uma opção das mesmas... Portanto, não as enquadraria nas que estão na "luta" para por fim aos dramas femininos como a objetificação e a redução às características físicas... Elas estão sim no grupo que permite dar continuidade a merdas assim.

    ResponderEliminar
  29. Eu sempre gostei de novelas de época. Se calhar vou ver esse programa.

    ResponderEliminar
  30. Completamente de acordo, Pipoca! Que horror!

    ResponderEliminar
  31. Parece-me bem pq as queridas sogras vao poder ver as bestas q sao :D
    Pode ser q algumas aprendam o quanto sao idiotas e se salvem da estupidez.

    ResponderEliminar
  32. 👏👏👏 Muitas palminhas para este texto. Aqui está tudo dito. Obrigada Ana

    ResponderEliminar
  33. Não vi, nem um, nem outro programa. Só os títulos convenceram-me logo! A não ver... Enquanto aquela geração das mães não morrer, irão existir estas mentalidades, porque é esta a questão. Das mentalidades, das mulheres que foram (mal) educadas para só ter valor se souberem ser boas domésticas. Porque nunca se souberam valorizar fora disso. Mas, infelizmente, fora dos meios urbanos, ainda existe este tipo de pressão sobre as mulheres e quem faz a maior pressão são...as mulheres, umas às outras... O que aconselho? Não vejam este tipo de lixo televisivo.

    ResponderEliminar
  34. A RTP2 está (mesmo) com uma óptima programação. Pena o preconceito de ser só para eruditos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, tem passado séries muito boas que ainda não vi na Netflix ou outro similar em pt.

      Eliminar
    2. Mas a RTP 2 é para as minorias (não as étnicas, ou estaria safa, mas para as minorias em termos de audiências). E isso não é justificável, é um canal que não se paga. Ainda que tenha boas séries, boa programação infantil, um jornal das 10 que vale por todos os telejornais, séries (como a que vai começar hoje à 10h30) excelentes.
      O que interessa é pão e circo. E isto é muito, muito triste

      Eliminar
    3. Séries, documentários, filmes, concertos, é só escolher... só não vê quem não quer.

      Eliminar
    4. A propósito, ontem na RTP2 esteve a dar um documentário, precisamente sobre uma mulher que interessa conhecer (Anne Morgan). Recomendo, já agora. Isto para quem queira desintoxicar do lixo que pelos vistos esteve a dar nos sítios de sempre.

      Eliminar
    5. Pois, ninguém gosta, ninguém viu... mas a verdade é que os "quem quer casar com..." têm audiências de milhões e a RTP2 deve ter de centenas... Na guerra das audiências (as TV privadas como a SIC e a TVI são empresas, precisam de lucro) dá-se o que as pessoas querem ver... Tele lixo...

      Eliminar
    6. Por acaso foi na RTP2 que vi algumas das melhores séries de sempre, muito antes de ter sequer TV Cabo: 24, Sete palmos de terra, L Word...

      Eliminar
    7. À hora que esses programas deram eu estava a ver os episódios finais de uma série fabulosa na 2, Una otra mirada.O tema, o decor, o desempenho...esqueci-me completamente de que existia mundo para além daquela Sevilha ali retratada, inclusivamente da sopa que estava a aquecer. Eu tenho muito pouco tempo para ver televisão, não consigo ver tudo o que gostaria do que passa na 2; e não, não são só programas para intelectual ver, há um programa sobre viagens de comboio que permite, por exemplo a quem não tenha outros meios de o fazer, conhecer o mundo de uma forma leve, divertida, sensibiliza para as diferenças culturais.
      Acrescento que, depois de tudo o que já li sobre estes programas ainda pensei em pegar no comando e ir espreitar, graças à novas tecnologias ainda o posso fazer até domingo, mas a verdade é que não quero, entendo que não me devo sujeitar a semelhante provação! Estou muito à vontade para o dizer, vi uns 10 minutos do primeiro reality show com a Teresa Guilherme, fiquei ali incrédula e morta de vergonha alheia, excepto isso nunca vi nada desse género, nacional ou estrangeiro, não vejo concursos de espécie alguma, nem em zapping porque não o faço. Se ligássemos a televisão como o fazemos com qualquer outro electrodoméstico, conscientemente e para que nos sirvam, estes programas não teriam as audiências que têm. Lamentavelmente, se não existissem uma série de programas que não vejo, a gala de entrega dos óscares incluída, não teria oportunidade de rir até às lágrimas com o textos da AGM. Escreve muito bem, com um sentido de humor impagável, HÁ uma vida que a lei e, na minha opinião, tem evoluído muito; ainda bem que não se limitou a ser mais uma blogger “de roupa, sapatos, dietas, cosméticos e afins”.

      Eliminar
    8. Meu deus! Que saudades de 24, Sete palmos de Terra!!!

      Atualmente a dar A Colecao, Refens! excelente!Adoro as séries espanholas também!Canal publico, pra quê ver esse tipo de reality!!! queimar neurónios pessoinhas...

      Eliminar
  35. Parece que a Ana Garcia Martins voltou. A Pipoca Mais Doce, voltou. Ora ainda bem, bato palmas a isso e não satisfeita, subscrevo na íntegra este texto que deveria ser emoldurado e obrigado a passar antes de cada um destes programas só naquela de avisar pessoas desatentas. Boa!

    (eu bem disse que aquela história do Dia da Mulher e ai que não vamos comemorar - vamos lutar - porque a mulher está bem mais à frente nos dias que correm, era pura hipocrisia, está aí o resultado...)

    ResponderEliminar
  36. É lixo televisivo...cada vez mais o povo gosta é disto!

    ResponderEliminar
  37. Visualizei o um pequeno excerto em que a mãe questionava se a possível noiva sabia cozinhar, fartei-me de rir, porque a resposta que lhe daria seria com outra pergunta - e o seu filho sabe? Nos tempos de hoje tanto mulher como homem devem saber fazer tudo em casa, pois sendo os dois trabalhadores por conta de outrem têm de haver uma inter-ajuda. É assim que estou a educar o meu filho! Porque tem sempre de ser as mulheres a saber fazer tudo quando chegam a casa após um dia de trabalho?

    ResponderEliminar
  38. Concordo plenamente..disse exactamente a mesma coisa ontem, pelas minhas palavras, ao meu companheiro! Uma humilhação, uma seleção tipo "gado"..enfim..sao adultos..

    ResponderEliminar
  39. Muito bom este texto. É uma vergonha este tipo de programas que reduzem as mulheres. Mas a culpa não é só da SIC e TVI, porque se fazem estes programas é porque há mulheres, homens e mães que se prestam a estes papéis. Pagos ou não, encenado ou não, eles aceitam expor-se para divertimento de quem os vê.
    Eu prefiro ver o Play-Off na SIC Notícias e rir-me com o Rodolfo Reis e Manuel Fernandes. a maior parte do tempo parece que estão na feira, mas que têm piada, lá isso têm.

    ResponderEliminar
  40. Pipoca sempre certeira e com imensa piada, óptima análise. É degradante isto acontecer... só podemos educar os nossos filhos e filhas para não serem assim, de resto pouco se pode fazer. É uma questão de liberdade individual.

    ResponderEliminar
  41. Está tudo dito.

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. Acho que pela luta das audiências, estas tv´s descem às profundezas do improvável... mas que raio de mulheres são estas, que vão ali quase despidas para arranjar "um macho"??? Só assim é que se pode designar e nada mais... a super nanny não podia dar, porque expunha as crianças e os pais que as não sabiam educar - em relação à exposição podia-se contornar, agora em relação a educar os pais - isso sim é mesmo necessário para depois não chegarmos a estes programas degradantes... Valha-me Santa Engrácia....Venho o diabo e escolha...

    ResponderEliminar
  43. Todos vós publicaram "lindos" comentários mas, pensem melhor antes de escrever que, nem mulheres, homens ou televisão se importam com esses desabafos. O que eles querem é audiência e, pelo que vejo estão a consegui-la.

    ResponderEliminar
  44. Não vi. Não tenciono ver. E acho que a televisão portuguesa ta a bater no fundo. O que vale é que há toda uma netflix e muitos outros canais para se ver!! :)

    ResponderEliminar
  45. Desengane-se quem acha que a mulher conseguiu livrar-se do estigma de dona de casa, boa mãe, boa amante. Talvez esta geração mais nova, cujas mães terão agora 40 e muitos/50. Não há volta a dar. As mulheres são a continuação das mães dos homens. Podem ser muito autónomos, saber cozinhar, limpar, bláblá...no seu mais íntimo ser, ele ajuda imenso em casa e "por favor, esposa do meu coração, se eu estiver doente, cuida de mim porque estou mesmo mal, aaaaaiiiiiii".
    Aqui em casa vimos grande parte do dos agricultores. Até os meus filhos adolescentes viram, coisa rara. E rimo-nos bastante. Salvo algumas exceções em que é muito mau, até se torna engraçado de tão pobre. Não vamos ver mais para não dar audiências mas a verdade é que eu tinha tanta curiosidade em ver ao ponto que chegava, que pedi para ver. conclusão que tirámos: elas vão pelo dinheiro que acham que eles têm, eles pela dificuldade que sentem em encontrar um par de pernas e mamas lá nos confins das suas quintas. No fim, acaba o programa e a maior parte cai no esquecimento do público, que é precisamente o contrário do que desejam.
    O das mães nem tenho vontade de comentar. Há taaantas e tannnnnntos assim.

    ResponderEliminar
  46. Não vi nem faço tenção, só os nomes achei degradantes à condição feminina e ao que tentamos mudar... Lá porque outros países o façam não quer dizer que tenhamos de seguir os mesmos formatos... Estes programas só servem para termos o prazer de ler coisas tuas como esta. Parabéns!
    Só queria acrescentar que a RTP2 não é só para intelectuais, a programação é muito abrangente, tem o melhor e mais sucinto noticiário às 21.30 (sem palha e sempre com um convidado). As séries são de qualidade e muita coisa para os mais novos... É o canal nacional que mais vejo e também gosto de algum "lixinho" televisivo para entreter!

    ResponderEliminar
  47. Pior nisso tudo, são as fulanas que participam nesse lixo televisivo. Que dois dias antes expunham um #umaportodastodasporuma ou um #naoqueremosfloresqueremosrespeito no Instagram e depois andam ali, Mulher troféu/objecto,absolutamente degradante. Há dias em que sinto vergonha em ser Mulher, muita mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque ? Elas escolheram estao ali a tentar seduzir um homem com as armas que têm, da mesma forma que no dia a dia muitas mulheres escolhem estar nas suas vidas a seduzir homens com as armas que têm.
      Para mim isso é um direito.

      Eliminar
    2. Ai as generalizações!!
      Vi uma rapariga no "agricultor" (com cabelo vermelho), que não me parece nenhuma pobre coitada, nem uma bomba sexy acéfala, mas alguém que de facto vai à procura de mais uma nova "experiência", muito resolvida consigo mesma e estando aparentemente a marimbar-se para o consentimento público. Posso estar enganada, só vi um pouco, mas foi o que aquela pessoa me transmitiu e não vejo onde é que uma mulher sai amesquinhada naquela pequena prestação. Posso não concordar com o conceito do programa, mas os participantes são pessoas reais e comportam-se como tal, na sua diversidade sociocultural.

      Eliminar
  48. Aii que o Yuri gosta de comer, e come muito bem
    Pena que não saiba cozinhar
    É com cada uma
    E também vão para lá com filhos, isso menos ajuda ainda

    ResponderEliminar
  49. Ali no Yuri, engaram se de certezinha
    Eles procuram uma cozinheira, e já agora uma dançarina

    ResponderEliminar
  50. Infelizmente, basta frequentar alguns grupos de maes do Facebook para perceber que ainda ha muita gente (homens e mulheres) que nao concebem uma mulher nao saber "tratar da casa". Desde jovens mulheres que usam a expressao "o meu marido ate ajuda" ate as queixas de que ele nunca se levanta quando o bebe chora a meio da noite, ha de tudo.

    ResponderEliminar
  51. Tudo metido num saco e atirado ao mar: televisões, mães/sogras, gajos e gajas. Não há pachorra! Sempre quero ver as audiências desta estupidez humana.

    ResponderEliminar
  52. Só tenho uma coisa a dizer �������� é exactamente o que penso. Assim nunca vamos acabar com uma sociedade machista e preconceituosa. E por muito que festejemos o dia da mulher nunca vai acabar estas diferenças porque nós próprias mulheres fumentamos isto. E mais deveria de acontecer o mesmo que aconteceu com o programa da ama e acaberem com este tipo de programas. Parabéns pelas tuas palavras. Bjs

    ResponderEliminar
  53. Aplaudo de pé!!!
    És das poucas, que mete o dedo na ferida.

    ResponderEliminar
  54. Não sabia que isso ia dar, mas obrigada por avisares, não tenciono perder nem um minuto com este tipo de programas. Se todos fizessem isso, acabava num instante...bendita Netflix..

    ResponderEliminar
  55. Será que este tipo de programas vão dar sempre no horário nobre?

    ResponderEliminar
  56. Não vi, aliás já desisti de ter televisão. Sempre é dinheiro que se poupa e não tenho paciência nem para a publicidade nem para o telejornal, muito menos para esses programas. Vejo netflix, séries e filmes, e chega muito bem.

    ResponderEliminar
  57. Só posso subscrever quer a opinião da Pipoca quer a maioria dos comentários. Não vi nenhum mas conheço o conceito e não me identifico nada com o mesmo.só não consigo perceber porque raio se lembraram a Sic e a Tvi de virarem casamenteiras e se copiarem constantemente? A Tvi sempre teve uma veia mais brejeira pelo que não me surpreende este lixo mas a sic sempre tinha mais algum nível. Enfim...só prova que a guerra de audiências (para a qual não há mais paciência) espelha a (micro) massa cefálica da população portuguesa. Muita vergonha.

    ResponderEliminar
  58. Infelizmente parecem mercadoria a ser leiloada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos Tinderes é muito diferente, não é? Afff...

      Eliminar
  59. Há anos que digo que a televisão portuguesa é uma vergonha e porcaria falando mais concretamente da SIC e TVI. As RTP são os únicos que ainda têm alguma cultura. No entanto são justamente estes dois canais, SIC e TVI que os portugueses preferem. Sò por isto se vê os gostos e tipo de cultura que o nosso povo tem.

    ResponderEliminar
  60. Adorei o Sr. Agruicultor de 50 anos que é pai solteiro de uma menina de 13 anos. Está à procura de um amor para a vida.. E vai na escolha das candidatas escolhe uma míuda com 24 anos... Fantástico !!!!!

    ResponderEliminar
  61. Giro giro era um “quem quer casar com a minha filhA? Que perguntas fariam aos candidatos? “Gosta de ficar no sofá a ver futebol o dia todo? Tem uma boa barriga para encostar ao balcão de uma taberna? Sabe dar umas boas sovas quando a mulher não faz o que você manda?”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dê ideias...😂
      ...

      Eliminar
    2. E as entrevistas com os pais do Alentejo e do Ribatejo com a caçadeira ao alto...Lol!!

      Eliminar
  62. Ninguém responsabiliza as televisões. Há uns 2 anos, denunciei a Helena Isabel por comentários feitos durante o Late Night Secret. A Helena Isabel, que já dissera outras coisas homofóbicas, resolveu acrescentar a xenofobia, afirmando que o Luan, cidadão brasileiro por acaso casado com um português, não deveria ganhar, que deveria ser um português verdadeiro a ganhar.

    Recebi hoje a deliberação da ERC: ninguém era responsável por coisa nenhuma, pois as opiniões da Helena

    Mas sim, concordo com o que disse a Pipoca. Discordo noutros pontos, contudo.

    Os reality shows, incluindo o Love on Top, dão uma oportunidade de mobilidade social a quem, sejamos sinceros, não a conseguiria de outro modo.

    E as televisões aproveitavam-se disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual Helena Isabel? A mãe do "Agir"? Realmente...

      Eliminar
    2. Não, esta é outra Helena Isabel, ex participante de reality show!

      Eliminar
  63. De acordo, mas um tipo pode não gostar de saír à noite e de beber, e não é tótó (isso é um velho preconceito machista).E a RTP 2 não é só para intelectuais,tem boas séries. Quanto ao resto aplauso o texto.

    ResponderEliminar
  64. Pois...concordo...na verdade não vi. E tamben vejo casa de degredos e casados logo a primeira mas estes dois não me deu para ver...hoje não se falava noutra coisa e não houvi nada de positivo...eu desconfio sempre das intenções de quem procura o amor num programa de tv 🤔

    ResponderEliminar
  65. "Homens feitos que se apresentam na televisão com as mães a reboque","Quem quer levar este inútil para casa que tem 45 anos e ainda aqui anda a viver à nossa conta?", a autora do texto comete o erro de repetir os mesmos estereótipos machistas que critica, com razão, no programa. Estereótipos como o do homem ter de ter talento no engate (a mulher não) e ter de ter independência económica (ela não). Ora isso são ideias machistas típicas. Existe algum equivalente feminino para a expressão 'menino da mamã'? Não! Se fosse ao contrário, mães a levar as filhas ao programa? Chamavam tótós às raparigas? Machismo disfarçado de Feminismo é mau argumento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo ponto de vista! Palmas ������������

      Eliminar
    2. Eu chamaria meninas da mamã, totós, whatever... E já agora porque não há "quem quer casar com a minha filha?" porquê só o filho?

      Eliminar
    3. Seria igual... mulheres feitas que se apresentam na TV com as mães (ou pais) a reboque. Sim... seriam "totós" na mesma, "meninas da mamã"... Não vejo diferença nenhuma...

      Eliminar
    4. A expressão equivalente é "menina do papá".

      Eliminar
    5. E que tal menina do papá? Same shit ... se fossem gajas na vez de gajos, eu pensava o mesmo.

      Eliminar
  66. Triste e vergonhoso!

    ResponderEliminar
  67. Só as figurinhas do bolo da noiva já dizem tudo...que medo!!!

    ResponderEliminar
  68. N há grande diferença entre estes castings de sogras e concursos de misses.. ñ consigo compreender como é que este tipo de concursos são aceites socialmente em que mulheres são avaliadas que nem vacas em feiras!

    ResponderEliminar
  69. Gosto muito destes anônimos qye não se identificam!
    Coitaditos!!!
    Pipoca não dês troco a ignorantes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Lopes ou Maria Alice, ou Ana Maria, Luisa Saraiva, ou Antonio Bento.
      A sua identidade tambem é anonima, ninguem sabe quem é ou qual é o seu nome a diferença é que nao é anonimo 1, anonimo 2, etc.

      Ter uma opiniao contraria aos outros nao é ser ignorante.

      Eliminar
  70. Adorei o post, não mudava uma virgula. Engraçado que fiz um post em que também falei deste tema e da Supernanny. Ela que volte...
    Faz muita falta educar as crianças desde pequenas, para daqui a 15/20 anos não termos o desgosto de ter filhos assim, ou de não nos tornarmos como as mães deles.

    ResponderEliminar
  71. Como é que os programas de TV estão a estigmatizar as mulheres se elas próprias é que vão lá de livre vontade e sorridentes? Entendo o seu ponto de vista mas enquanto num lado você está a defender, noutro lado estão tantas outras, a mascarrar completamente a imagem e a levar textos como esses a caírem no vazio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquelas mulheres estão lá de livre vontade. Mas muitas outras e muitos homens estarão em casa a ver este programa e a apreender que tudo isto é normal, que é normal um homem escolher uma mulher pelo físico e pelas capacidades domésticas, que é normal uma mulher submeter-se a tal entrevista e que é suposto que saiba cozinhar para um homem que não faz ideia como se faz arroz. O problema não são as mulheres que estão no programa, o problema é o que passa cá para fora, numa época em que se tenta lutar contra contra estas ideias.

      Eliminar
    2. Anónimo de 12 de Março,2019 08:54, é exactamente esse o problema, não é quem vai para lá, mas a mensagem que passa cá para fora, como se tudo aquilo fosse normal. Ainda ontem estava a almoçar com colegas de trabalho, e duas delas estavam a falar destes programas alegremente, e eu disse que que aqueles homens não queriam uma esposa, mas uma empregada, as duas olharam para mim escandalizadas, e uma disse "e quem vai cozinhar para ele? A mãe ?", eu respondi " eles têm idade suficiente para saberem cozinhar sozinhos.", as duas ficaram a olhar para mim como se eu tivesse dito um palavrão, mas não disseram mais nada. De frisar que estas senhoras têm filhos (uma tem um filho pré-adolescente, e a outra tem dois filhos adultos e casados e um neto pré-adolescente), é assustador pensar que tipo de educação receberam ou recebem.

      Eliminar
  72. Opinião minha pessoal que estamos a viver um paradoxo de sociabilização civilizacional sem precedentes, sem sabermos bem como lidar com isso.
    Por um lado, estamos cada vez mais "ligados" mas, por outro lado, cada vez mais distantes.
    É como se a aproximação nos leve a mais defesas.
    Esta gratuitidade em criar ligações avulso como é divulgada nestes programas, só prova que cada vez mais sentimos dificuldade em ligações de afectividade e mais nos sentimos sozinhos.
    Só isso explica estes fenómenos de relacionamento que se vão inventando pelo caminho sem pensar bem nas consequências.

    ResponderEliminar
  73. Gostei muito do que escreveu. Fiquei a saber da existência desses programas. Mas o interessante é que,pelo que li, quase todos criticam, mas todos vêem?!

    ResponderEliminar
  74. Não sei se vocês têm noção, de certeza que todas essas pessoas receberam dinheiro para fazerem estes tipos de programas tudo por uma única razão, AUDIÊNCIAS. Eles estão-se pouco cagando, nem levam isso a sério.. Quantas personagens do First Dates apareceram no conjunto dos dois programas?? E mais tarde serão essas mesmas pessoas que participarão no Love On Top ou Casa dos Segredos.. E vocês aí a gastarem o vosso latim.

    ResponderEliminar
  75. Continuo a dizer que a RTP2 é o melhor canal de televisão, pena as pessoas só vêem novelas e afins.

    ResponderEliminar
  76. Vocês falam muito das mentalidades das mães de 40 e muitos/50 mas esquecem-se de um detalhe muito importante, essas mães são de uma geração diferente da nossa! Não estou aqui para defender as mães desses miúdos na tal "entrevista de "casamento"", muito pelo contrário, também achei repugnante e desnecessário o contexto dos dois programas em si.
    Mas voltanto às mães, não se esqueçam que as nossas mães foram educadas noutra geração e foram educadas assim, com estereótipos, nem venham com m*rdas. Foi assim que foram educadas pelos nossos avós, estes, pelos nossos bisavós e assim sucessivamente. Isso já vem de há muito tempo e não será de um momento para o outro que vai mudar.
    Cabe a nós, jovens adultos de hoje, levarmos essa mudança adiante e fazermos um bom trabalho com as nossas futuras gerações.
    O mundo está a mudar, as mentalidades estão a mudar e deviamos nos orgulhar por fazermos parte desta geração da mudança.
    Ah! E parem de criticar as mentalidades das nossas mães, apenas entendam o porquê. No fundo elas foram educadas dessa forma e estão apenas a fazer o papel de mãe que é incutir os valores aos filhos, neste caso às futuras noras.

    Sou homem, sei cozinhar, fazer as lidas da casa e etc... Não acho que a mulher tenha obrigação de saber ou de fazer isso tudo para o seu companheiro, mas há um mínimo aceitável. Uma pessoa que não saiba fritar um ovo ou mesmo desenrascar-se com as lidas da casa é no mínimo ignorante e preguiçosa. Não gostar é diferente de não saber, atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou uma mãe nos quarentas. Sei fazer tudo. Tinha curiosidade e gosto e quis aprender. Curiosamente raparigas educadas no seio da mesma família são bem diferentes de mim. Na minha casa pode comer-se no chão. Mas luto todos os dias contra a ideia de que as raparigas é que têm de saber e fazer e nos rapazes é uma mais valia. Tenho um casal de filhos adolescentes . Ambos educados da mesma forma mas ela tem mais curiosidade pela cozinha e pelas outras tarefas. Acho que há um cromossoma qualquer no género feminino que vem da pre história que determina que as mulheres são mais aptas às tarefas domésticas. Eu nao sou daquelas feministas extremistas. Para mim, salvo algumas exceções a mulher é de facto mais fraca fisicamente comparativamente aos homens e alguns trabalhos são mais adequados para eles (construção civil, por exemplo). Já as mulheres têm outra sensibilidade e acho-nos mais aptas a governar uma casa. Ok. provavelmente a minha forma de pensar está relacionada com a educação que tive. Se me perguntarem se quero para o meu filho uma mulher que saiba fazer as coisas em casa, respondo que seja mulher ou homem que ele escolher, pelo menos deverá esforçar-se por aprender e partilhar tarefas. O mesmo desejo para a minha filha.

      Eliminar
    2. Por outras palavras, concorda comigo. Eu também concordo e assino por baixo o que disse.
      Deve mesmo existir um cromossoma nas mulheres por terem mesmo mais capacidade para tais tarefas. Acho que é algo natural, a mulher, ela própria toma essa iniciativa por natureza. E acho estúpido criticarem algo tão bonito e natural que já vem de há muito tempo. Ok que partilhar tarefas e os homens terem de saber tanto como as mulheres e o c*ralho é tudo muito bonito e eu também apoio. Mas criticarem pessoas que pensem como as "nossas mães" é criticar a própria natureza do ser humano, ou até mesmo dos animais em geral em que as fêmeas cuidam das crias e os machos vão à caça

      Eliminar
    3. Foda-se, tanta imbecilidade. Sim, a genética decide quem quer fazer tarefas domésticas. Deve ser o cromossoma X...mas os homens também têm o cromossoma X. Um...que gene será? Ou, assim de repente, talvez seja o sexismo patente de quem comenta.

      Em relação à parvoíce de as fêmeas cuidarem das crias e dos machos irem à caça, é um disparate imbecil. Tal não se verica nos primatas nem na maioria dos mamíferos: as leoas caçam, o que se também verifica na maioria dos felinos, etc. Há uma variedade de comportamentos, não havendo regras universais.

      Mas falemos dos caçadores-recolectores e do mito que os homens organizavam as caçadas que alimentavam a tribo. Na realidade, essas caçadas tinham uma componente cerimonial. A alimentação vinha de frutas, vegetais e carnes brancas, alimentos colhidos por mulheres.

      Mas é isso, as mulheres é que escolhem trabalhar 12 horas e ainda virem cozinhar e limpar para retardados q acham acham que há algo natural e saudável na anulação de outro ser humano.

      Eliminar
  77. Não sei se leu o último relatório sobre igualdade de género feito pelo Eurostat mas quase metade dos portugueses acham que o papel mais importante da mulher é o de cuidar da casa e da família... Já na Holanda apenas 15% e curioso que, claro que há programas desse género cá mas não nos 4 canais principais...
    Outro facto curioso foi o programa "Quem quer levar este inútil para casa que tem 45 anos e ainda aqui anda a viver à nossa conta?" e recentemente vi um episódio do Dr. Phill em que era isto e ainda "e que nos bate e ameaça" é muito triste!
    Quanto a ninguém culpabiliza os canais televisivos, bem se as pessoas vêm eles têm a aprovação do público, quando as pessoas não virem e não derem audiências a gente parva e programas estúpidos então talvez as coisas melhorem...

    ResponderEliminar
  78. E aquela que diz “O sonho de qualquer mulher é constituir família. Ou devia ser.”? Creio que ela não estava a acreditar nas suas próprias palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmoooo nem todas queremos ter filhos nem constituir família

      Eliminar
    2. Isso tambem concordo, nem todas querem uma relaçao, há quem queira viver sozinho sempre.

      Eliminar
  79. A mentalidade das mães é a mesma das candidatas. Quando são as próprias mulheres a sujeitarem-se a situações destas...a culpa não é da tv é sim das mulheres que ainda acham que uma mulher é só ter um par de boas mamocas. Basta ver os programas de fim de semana nas terreolas...cada cantor pimba leva 3 ou 4 "parteneres" todas descascadas e elas adoram os olhares dos rebarbados...deixem-se de merdas. Ainda há muita gaja que vive para ser galada...também há homens assim, não só mulheres, mas as mulheres ainda são vistas como objetos sexuais porque muitas gostam de ser vistas assim!

    ResponderEliminar
  80. Aaahhh! O rei vai nu, mas agora já conseguem ver-lhe o ... Não percebo a admiração e a indignação. Afinal de contas, vivemos num país em que resultados de futebol abrem noticiários, onde já há alguns anos se gastava mais em roupa do que em alimentação e por aí fora. Dá para ver as prioridades, ainda que caindo na perigosidade das generalizações, da sociedade portuguesa. E não esqueçamos que as "estrelas" destes programas, se tiverem sorte, conseguem capitalizar as suas participações, ainda que aos olhos de muita gente, sejam degradantes. Mas há quem os idolatre porque os "conhece" da televisão e dê para os seus peditórios.
    Portanto, como qualquer cafofo tem tv paga, basta mudar de canal se não se gosta. Embora, para criticar com propriedade, é necessário assistir.😜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente alguém com um comentário que ilustra a realidade e não fala de preconceitos e machismo.
      O resto da malta que se deixe de merdas. Estes programas são mais do mesmo a juntar às tardes do Zé Manel, às manhãs da tia Alzira e às noites da avó Lina. Enfim um lote de programas que não têm ponta por onde se pegue.

      Eliminar
  81. Para mim nem é o problema dos canais passarem programas destes, é haver mulheres que se prestam a este espectáculo deprimente de ir para a tv à procura nem elas sabem do quê!!! Ou melhor, sabem, APARECER E VENDEREM-SE. Nada de novo...
    https://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  82. Perguntinha.... alguém obrigou aquelas mulheres a irem para ali? Foram para ali serem objeto etc etc etc sob ameaça de morte??

    ResponderEliminar
  83. Eu não vi, não tenciono ver, não compreendo a indignação por estas mulheres estarem a ser tratadas como mercadoria! Elas candidataram-se, sabiam ao que iam, sabiam que iam ser tratadas assim, esses formatos são usados há muito tempo noutros países, não são novidade nenhuma! São uma classe de mulheres que quer 5 minutos de fama independentemente de como a conseguem! Não representam de todo as mulheres. Eventualmente algumas são inocentes a ponto de acreditar que vão encontrar o amor da vida delas num programa destes mas serão uma minoria! Deixem-nos ser felizes...

    ResponderEliminar
  84. Não tinha visto o programa da sic, mas por causa do seu comentário fui dar uma espreitadela. Olhe pipoca também eu voltava atrás a imagem para ver se tinha visto e ouvido bem! Fiquei parva da vida... literalmente uma feira de gado! Que figuras de parvos que esta gente dá... mas pipoca prepare-se porque vem aí... começar do zero! Novo programa da sic... tudo nu como vieram ao mundo! Se pensa que já chegamos ao fundo... prepare-se!

    ResponderEliminar
  85. Por outras palavras, concorda comigo. Eu também concordo e assino por baixo o que disse.
    Deve mesmo existir um cromossoma nas mulheres por terem mesmo mais capacidade para tais tarefas. Acho que é algo natural, a mulher, ela própria toma essa iniciativa por natureza. E acho estúpido criticarem algo tão bonito e natural que já vem de há muito tempo. Ok que partilhar tarefas e os homens terem de saber tanto como as mulheres e o c*ralho é tudo muito bonito e eu também apoio. Mas criticarem pessoas que pensem como as "nossas mães" é criticar a própria natureza do ser humano, ou até mesmo dos animais em geral em que as fêmeas cuidam das crias e os machos vão à caça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim
      É por isto que a sociedade não evolui
      Só falta dizer que faz o jantarinho ao marido, e ainda limpa o pó à casa, e ainda lhe passa as camisas para a semana
      Aii deus

      Eliminar
    2. Fico sem saber se esta pessoa fala a sério ou é ironia...
      Essa dos animais é mesmo falta de umas horinhas no discovery channel.

      Eliminar
    3. Que bonito... o homem vai à caça, a mulher trata do seu lar (que deve ser uma caverna)... inspirador... é isto a natureza do ser humano....
      eu diria que a natureza do ser humano é mesmo a ignorância...

      Eliminar
    4. Anónimo13 março, 2019 11:14

      Caramba, mas é verdade, nos nossos genes o macho vai á caça e é colector, e a femea fica a tratar e a defender a casa e os filhos. E´assim que estamos programados e é assim que a nossa anatomia é feita.

      Claro que podemos mudar isso, mas pagamos um preço.

      Eu por exemplo há muitos anos decidi que nunca na vida viveria com um homem, tenho o feito, ja estou na casa dos 40 e nao quero partilhar a vida com ninhuem até morrer, mas pago um preço fisico, social, biologico, por isso. Porque sei que ir contra o "ADN" tem um preço.
      Não venho dizer que ai sou moderna e que os outros sao ignorantes .

      Eliminar
  86. É sugerir à TVI que faça agora um com a mulher e o pai a escolher um tipo ... Fica resolvido o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não resultaria. Porque os pais não gostariam de ver as meninas do papá a babarem-se para cima de uns marmanjos enquanto que as mãozinhas acham muito giro ver os rapazolas de olhos abertos por causa de um par de mamas.

      Eliminar
  87. Li os comentários e houve um que retrata perfeitamente o objectivo de quem concorre. Elas vão pelo dinheiro, pelas boas fazendas que eles têm e eles porque no isolamento da vida rural não conseguem conhecer mulheres todas boa zonas como as que concorrem a este tipo de programas. Mas eles esquecem-se é que este tipo de mulheres não são para aquilo que eles necessitam, eles precisam é de mulheres rurais, que tenham o mesmo perfil que eles, que estejam no mesmo ambiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fez-me lembrar aquele que me falha o nome, d'A Cidade e as Serras, de Eça. Se já leu, lembra-se do amigo do protagonista? O que pegou no retrato da prima deste último e disse "Quem é esta campónia?"

      Eliminar
  88. O melhor reality show que podiam fazer era acompanhar durante um mês um chefe de familia que apenas ganha o ordenado mínimo.

    O verdadeiro pensamento crítico desapareceu da nossa cultura. Estes programas por mais inofensivos que pareçam ajudam a normalizar situações que sao verdadeiras aberrações. Hoje a violência é bastante, a culpa vai quase sempre para o indevido e ninguém questiona a cultura. O livre arbítrio é até questionável quando o cerebro é bombardeado constantemente de supostas normalidades.

    ResponderEliminar
  89. Mas, afinal o que é que se está à (e, este é mesmo sem H ��) espera de ver num reality show deste tipo?
    Não me digam que queriam ver amor?
    Veja-se o caso do "Casados à primeira vista". Ali alguém estava à procura de amor?
    Pelo que se via o dinheirito semanal ajudava a permanecer no programa mesmo quando davam uma nega ao parceiro!
    Agora, neste tipo de programas, o dos agricultores por exemplo. Vê-se mesmo que um agricultor vai conseguir uma mulher para a vida entre aquelas citadinas todas arregaçadas para as festas, que só querem ir para a lavoura enquanto isso lhes permitir um certo encaixe financeiro e sem se terem de cansar muito!
    Pois, quando nem isso as convencer, vai ser o vê se te avias dali para fora...

    No caso das mamãs e dos filhos totós, está-se mesmo a ver que ainda é pior! Terá porventura mais argumentos para a coisa descambar com tamanha intromisssão destas mães na vida pessoal e íntima dos filhos e de tamanha submissão dos mesmos em relação a elas, tal como aquele agricultor totó de Vinhais. Esse agricultor consegue mesmo ser um 2 em 1 dos dois tipos de programas analisados aqui! ��

    ResponderEliminar
  90. Achei que era impossível bater mais no fundo, a seguir a um "Love on Top".
    Enganei-me… é possível, sim!!!!!!

    ResponderEliminar
  91. O que vêm a seguir é ainda mais (nem sei qualificar!!!) "Começar do Zero".....e andam todos nus!!!!!!
    A sensatez já entrou em extinção neste país

    ResponderEliminar
  92. Acho o Tinder mil vezes pior.

    ResponderEliminar
  93. A educação para a igualdade começa em casa, e aquilo que ainda vemos hoje em dia é que, muitas "mães", têm ainda a postura do "coitadinho do menino", que não pode fazer nada, porque é ainda à mulher que cabe cozinhar, cuidar da casa e dos filhos, ficando o homem com tarefas "de homem", como levar o lixo à rua. Mas a verdade é que estamos ainda a algumas gerações de distância de se verificar uma igualdade em pleno. Já as mães destas mães eram assim, e estes factores educacionais não se mudam de um dia para o outro, são precisos anos, porque, 40 ou 50 anos na vida da humanidade não é absolutamente nada. Lá chegaremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixem lá a cozinha em paz!! Mas qual é o problema em saber cozinhar? Não temos todos que comer? Não é um momento de prazer em família, de partilha, de união, do qual toda a mãe se orgulha(?). Eu só aprendi a cozinhar depois de ter filhos, mas sentia uma grande insegurança cada vez que entrava na cozinha, foi passando com o tempo e agora é como andar de bicicleta...não sou gourmet, mas ninguém passa fome...Quanto às nossas avós merecem todas o nosso respeito, porque de repente, muitos maridos tiveram que ir para o Ultramar e elas sem que ninguém lhes desse lições tiveram que fazer papel de pai e mãe, gerir a economia familiar, cuidar da casa, impor disciplina e dar amor, porque se não é com amor, nada se supera...

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis