Pub SAPO pushdown

O Benfica marcou dez. E eu estava lá.

segunda-feira, fevereiro 11, 2019

O Benfica já me deu muitas alegrias. Verdade que também já me deu alguns desgostos, daqueles que moem, que fazem estremecer o nosso amor mas, felizmente, não têm faltado momentos bons e que renovam a fé nesta nossa relação. Ontem foi mais um e eu estava lá. A tarde não estava incrível, estava de chuva e ainda pensei que no sofá também se via bastante bem, com umas torradinhas a acompanhar, mas depois comecei a pensar que era um jogo importante, que podíamos ficar mais perto do líder e que todo o apoio era pouco. Por isso lá fomos. Quando estávamos a subir a escada do estádio disse ao homem "bem, hoje não espero menos do que sete". Não foram sete, foram dez. DEZ. Meus amigos, há 55 anos que o Benfica não ganhava por uma diferença de dez golos e nunca na vida pensei assistir a tal coisa. Talvez num jogo para a Taça, com uma equipa de uma divisão mais baixa, mas nunca num jogo para o campeonato. E eu tinha adorado as vitórias contra o Sporting, óbvio, mas esta fez-me mais feliz. Claro que uma vitória por um ou por dez vale na mesma três pontos, claro que o campeonato não ficou minimamente decidido (e acho até que vai para o Porto), mas porra... dez golos? Eu já tinha ficado muito contente com os sete que tinha pedido, mas assim foi só perfeito. O Emplastro (que estava sentado à nossa frente), aparentemente é um ser iluminado, porque passou o jogo a dizer que iam ser dez. Génio. E a festa que se viveu na Luz foi assim uma coisa do outro mundo. Porque nunca se tratou de humilhar o adversário, mas de celebrar cada um daqueles golos como se fosse o primeiro. Não me vou esquecer daquele livre do Jonas, da assistência do Pizzi para o golo do Rafa, do golo de cabeça do Ferro, dos passes do Florentino. Correu tudo bem e há poucos dias assim. Depois, era o jogo de homenagem ao pequeno genial Chalana, um dos números 10 mais carismáticos que o Benfica teve e que fazia ontem 60 anos. Que melhor forma de o homenagear do que com dez golos, no dia 10 e com o décimo golo marcado pelo Jonas, o número 10? 
Não sei como este campeonato vai terminar, mas gosto que o Benfica tenha renascido das cinzas, que esteja a dar luta, que ainda esteja na corrida pelo título. E, sobretudo, gosto do ambiente que se vive entre a equipa, do companheirismo, da forma como os mais novos são recebidos. Muito bonito. Não peço que continuemos a ganhar por dez, mas se pudermos continuar a ganhar eu agradeço.





54 comentários:

  1. Contra que clube, mesmo? Ups! Esqueceu-se dessa parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAH! O ressabiamento desta gente! Foi com uma equipa da 1ª liga. Com quem todos os outros clubes da 1ª liga já jogaram e não ganharam por 10-0. Aliás veja lá há quantos anos não acontece ganhar com esta expressividade na liga portuguesa para ver o feito que foi/é!

      Eliminar
    2. Não, não me esqueci. Mas não me lembro de nenhum outro dos grandes ter conseguido o mesmo nos quase 40 anos que levo de vida. Assim de repente, na primeira volta o Sporting ganhou 5-2 ao Nacional e o Porto 3-1. Ficaram longe dos dez. Há 55 anos que o Benfica não ganhava por uma diferença de dez golos e, nesse tempo todo, jogou com rivais bastante inferiores ao Nacional. Por isso, e por mais que queiram desvalorizar esta vitória incrível, não deixa de ser isso mesmo. Incrível.

      Eliminar
    3. Tanta coisa por um jogo de bola! A manifestação contra a violência doméstica, estava às moscas! Pois...

      Eliminar
    4. Oh meu Deus. Eu falo chinês? Eu não sei mesmo com que clube jogaram!

      Eliminar
    5. Foi incrível... Mas o Benfica jogou sozinho sem oposição. Miraculosamente o Nacional esqueceu-se de jogar... Fenómenos estranhos que acontecem na Luz...

      Eliminar
    6. 22:52h estes fenómenos serão falados oportunamente. Ainda havemos de saber algumas coisas deste "esquecimento".
      Quanto à festa da goleada,"com papas e golos se enganam os tolos."
      Taditos. Ahahahah

      Eliminar
    7. Contra um Clube que está na Primeira Liga, certo? Não viu o jogo?

      Eliminar
    8. Mas é obrigatório ver os jogos??? Há coisas mais importantes!

      Eliminar
    9. Não é de tooooodo obrigatório e há coisas muito mais importantes. Uma delas é não opinar sobre coisaa das quais, comprovadamente, não se sabe rigorosamente nada 😂😂😂
      Joana

      Eliminar
  2. Goleada do Século?!!! Ahahahahaha!! O século XXI começou há pouco mais de 18 anos e o Benfica não é o único clube do mundo. Quem garante à linha editorial do jornal A Bola que outro clube de entre as centenas em todo o mundo, não marque mais golos ainda nos próximos 82 anos?!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro pessoas "ipsis verbis", que levam tudo à letra. Deve ser muito triste levar a vidinha assim.

      Eliminar
    2. Quando se faz referencia a algo como "do século" o que se pretende é ilustrar algo que nunca tinha acontecido até essa altura nesse século.Não seja ignorante, vá.

      Eliminar
    3. Uma vez disse à minha namorada que quando a visse ia-lhe dar um beijo do tamanho do mundo. Ela acabou comigo porque disse que não cumpro promessas. :( És tu Carla???

      Eliminar
    4. Pedro, melhor comentário. Eu dou-lhe esse beijo!

      Eliminar
  3. Não foi 10-0 contra o Porto ou Sporting... isso é que, de facto, seria caso para alegria! Contra uma equipa fraca... convenhamos que há gente que se deslumbra com muito pouco!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra uma "equipa fraca" a quem o Porto e o Sporting nunca conseguiram ganhar por dez de diferença. Mas sim, deixem-nos deslumbrar com pouco e vão lá comemorar o vosso quarto lugar ou coisa assim.

      Eliminar
    2. "Não foi 10-0 contra o Porto ou Sporting..." bla bla bla
      Gente invejosa: sim! 10-0, repito 10-0. Não perceberam? 10-0. Dez-zero. Deeeeeeez-zeeeero.
      A dor de cotovelo. ahahahahahah adoro! ♥ Fofos.

      Eliminar
    3. Que alegria!! Parece que ganharam o campeonato ou a liga dos campeões eheheh fofos

      Eliminar
    4. No quarto lugar estavam há pouco,já se esqueceram????

      Eliminar
    5. Convenhamos que há gente parva, invejosa e mesquinha. E que se melindra com pouco.

      Eliminar
    6. "Anónimo11 fevereiro, 2019 17:28
      Que alegria!! Parece que ganharam o campeonato ou a liga dos campeões eheheh fofos"
      Eh pá, mas esta gente ficou mesmo aziada! ahahahahahah adoro! Qual é o problema de registar esta vitória?! Deixa cá ver: nenhum. Fofinhos adeptos aziados: creme gordo para esses cotovelos.

      Eliminar
    7. Temos que começar a trabalhar a empatia meus queridos. Se fosse o vosso clube não desvalorizavam. Portanto é deixar os adeptos viver e reviver algo que poucas vezes acontece. E quando for a vossa vez aceitem em gratidão e desfrutem. Para nós não haverá problema algum. Até lá deixem-se de gastar energia a criticar de forma barata e ressabiada. Quando desenvolverem mais inteligência emocional perceberão que o vosso tempo é demais precioso para ser gasto em afrontas. ❤️ Vivam e deixem viver. Não se percam por detalhes tão pequenos.

      Eliminar
  4. Olá... Não vi o jogo, sou Portista e consigo perceber a alegria dos benfiquistas. Gostaria muito que tivesse sido o Porto a espetar 10 ao Benfica, mas nos dias de hoje, há só que dar os parabéns por semelhante inspiração dos jogadores (com inércia dos adversários, é certo).
    E ainda assim, achei piada à foto com o Emplastro, também ele a festejar os 10 do Benfas!
    beijinhos a todas/os, benfiquistas ou não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Inês, pelo bom desportivismo! Sou Benfiquista, Mãe de dois adolescentes: um Portista e uma Benfiquista(imagine a maluquice lá em casa! :) ) e fico feliz com a felicidade do meu filho também! beijinhos <3

      Eliminar
  5. "Mas sim, deixem-nos deslumbrar com pouco e vão lá comemorar o vosso quarto lugar ou coisa assim." Só a Pipoca :) Saudações Benfiquistas, Ana, e siga! De uma Benfiquista de e por Amor! <3

    ResponderEliminar
  6. Só lamento não ter vivido esse momento lá. É arrepiante a energia que se faz sentir na Luz, e ontem tudo foi perfeito <3

    ResponderEliminar
  7. Rumo ao 37!! Até porque 3 + 7 = 10! Não há coincidências!!

    ResponderEliminar
  8. Foi para comemorar os 60 anos do genial Chalana. Angariaram fundos ou o SLB vai ajudá-lo na doença? Pobre Chalana.

    ResponderEliminar
  9. Eu não sou do Benfica, aliás as vossas vitórias complicam bastante a vida ao meu clube, mas acredito que para quem é benfiquista o jogo de ontem deve ter sido um espectáculo. E então muito mais para quem estava no estádio!
    A mim não me choca nada os festejos e exaltação deste jogo, não decidiu nada mas não é todos os dias que se vê e assiste a um resultado assim.

    ResponderEliminar
  10. O seu post de hoje deveria chamar-se de "Hoje deu-me para isto"! Qual é a griffe dos bigodes? Esqueceu-se de indicar!!! Ironia gera ironia... Tem quase 40 anos. Por isso deve lembra-se bem da verdadeira goleada do século (XX): há 25 anos atrás o Sporting ganhou 7-1 ao Benfica. Convenhamos que essa sim foi uma vitória histórica por se tratar de equipas ditas "grandes" e rivais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi há 25 anos, foi há 33. E esteve longe de ser a goleada do século XX. Por exemplo, nesse mesmo século o Porto ganhou ao Sporting por 10-1 e o Benfica ganhou ao Porto por 12-2.

      Eliminar
    2. Pipoca - 10 / Anónimo das 21:57 - 0
      ;)

      Eliminar
    3. Ahahah Anónimo 11 fevereiro, 2019 21:57 para a próxima esteja calado! Muito bom Pipoca!!

      Eliminar
    4. Tenho a acrescentar que no ano em que o SCP ganhou 7-1 ao SLB quem ganhou o campeonato foi o GLORIOSO!!!!!!

      Eliminar
    5. PUUUUMBAS!!!! Ou como dizem os putos "incha aí anónimo que não sabe matemática!"

      Eliminar
  11. E uma palavrinha de apreço ao treinador que tem uma postura incrível? É que só podia ser sadino :) vamoooooos Benfica! #reconquista

    ResponderEliminar
  12. É impressionsnte como se dá "ao trabalho" de responder a tantos comentários sobre um tema banal e inconsequente... Gostava de a ver com esta capacidade de resposta em todos os posts.

    ResponderEliminar
  13. 10-0, foi brutal , grande homenagem ao Chalana:)

    ResponderEliminar
  14. Desde à cerca de dois anos que a Pipoca não falava do seu Benfica, porque seria??? Vá lá que ao menos o seu marido foi falando, não é cego! Já agora, o seu Benfica esta semana, nas competições europeias joga com quem? E em que liga???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogamos na quinta-feira para a Liga Europa, com o Galatasaray. Se calhar ler a Bola uma vez por outra ajudava a que não se espalhasse ao comprido em blogs alheios. Mas não tinha a mesma graça, pois não?

      Eliminar
    2. Pois, é que na Liga dos Campeões os pequenos já vieram embora ...

      Eliminar
    3. Quais ler a Bola?! Ler e aprender a escrever ..." á cerca"...A sério?!

      Eliminar
  15. Dizem que não há coincidências, eu cá (benfiquista) acho que foi mas é coincidência "a mais", terem sido exatamente 10 golos (10 camisola do chalana!!!!!), com a inércia comprovada do adversário... mas isso sou eu que apesar de ter festejado 10 vezes com entusiasmo, não deixo d pensar nas coisas...

    ResponderEliminar
  16. :-( Como blog seguido por várias pessoas de vários gostos deveria de abster-se de fazer comentários de futebol, politica e religião.... poderá haver quem não gosta.. o que é o meu caso.... temos pena que uma "influenser" se esqueça desse pormenor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca deixam de me surpreender este tipo de comentários. É um blog pessoal, que cresceu, precisamente, devido à autora escrever opiniões e afins. Que sentido faria ela abster-se de comentar algo tão banal como futebol, quando é algo que lhe é tão pessoal?

      Há quem não goste? Pois claro que há! E então? Ninguém deixa de viver por causa disso. Avança o post e pronto. No extremo, deixa de a ler e não se perde nada.

      Temos pena é que se confundam blogs com jornais, artigos de opinião com factos e influenCers com algum tipo de modelo de perfeição.

      Eliminar
    2. Santa paciência. Por esta linha de ideias não fala de nada porque haverá sempre alguém que não vai gostar.

      Eliminar
    3. wtf????? Não gosta, não lê. O.o ninguém a obriga a ler. A pipoca não é uma instituição pública onde não se pode fazer esse tipo de avaliações. XD

      Eliminar
    4. Amigos(as) estamos numa democracia....posso ter opinião!!!! FCP fã

      Eliminar
  17. Como benfiquista que sou gostei muito deste post e, apesar de não ter visto o jogo, adorei os 10-0 do Benfica contra o Nacional, com todo o meu respeito pela equipa perdedora e sem intenções de a depreciar, gostei também de celebrar a vitória do meu clube do coração. Estive a ler alguns comentários bastante depreciativos e críticos, e lamento bastante a falta de desportivismo e entendimento pela empatia que uma influenser possa ter pelo seu clube e querer manifestar a sua opinião. Onde está o desportivismo e respeito pela diferença? O texto está escrito de forma bastante sensata, apenas mostrando a enorme alegria que qualquer adepto tem pela vitória do seu clube. E porquê que os invejosos de serviço já andam a tirar ilações sobre a idoneidade do jogo? O ambiente futebolístico já está uma desgraça, não aumentem o fosso, não criem mais conflitos, tenham respeito pelas diferenças! Já imaginaram o tédio que seria se gostássemos todos do mesmo e tivéssemos a mesma opinião?

    ResponderEliminar
  18. Pipoca, tenho 44 anos e sou do Sporting. Nunca tinha ido a um estádio de futebol ver um jogo (mesmo ao estádio de Alvalade). O meu marido e filhos são do Benfica e o mais novo, este ano, joga numa escola do Benfica que é uma das escolas que deu a volta ao estádio antes do jogo. e claro que como mãe lá fui eu ver a minha cria "desfilar" (apesar do tempo que estava e de não ligar patavina para o futebol). devo dizer que adorei o ambiente e o espírito de "família" que tanto falam (e eu não entendia), agora estou tramada, porque dizem que tenho de ir mais vezes ao estádio.
    quanto ao campeonato que ganhe o melhor
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Pipoca, novamente a dos 44 anos que nunca tinha ido a um jogo. quero também comentar a homenagem que fizeram ao Chalana e o que mais me impressionou, e juro que me vieram as lágrimas aos olhos, a homenagem que fizeram às vitimas do incêndio do Flamengo. estavam perto de 55 000 pessoas no estádio e durante 1 minuto não se ouviu um pio...impressionante.

    ResponderEliminar
  20. Sou do Sporting e dou os parabéns pela goleada. E acho sinceramente que este treinador é de manter. Achava o Vitória um bocadinho insuportável..

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis