Pub SAPO pushdown

Farmácias portuguesas: sempre lá para nós

quinta-feira, fevereiro 28, 2019

Como boa hipocondríaca que sou, a primeira coisa que faço quando mudo de casa ou quando vou de férias para uma nova zona é saber onde é que fica a farmácia mais próxima. Uma das coisas que mais sinto falta da minha zona antiga é precisamente da farmácia. Foram cinco anos de relação, uma pessoa afeiçoa-se. Já me conheciam, tinham paciência para me aturar quando eu chegava a dizer que estava cheia de tonturas. Ou dores de garganta. Ou de cabeça. Ou de barriga. Ou ouro achaque qualquer. Sabiam o meu historial, perguntavam pelo Mateus... enfim, faziam-me sentir em casa.  Mas pronto, na minha zona nova também já descobri uma óptima, por isso vai ser o início de mais uma bonita amizade. Dei os meus dados na primeira visita e já me enviam mails com informações, novidades ou promoções que acham que me podem ser úteis. Gosto disso. Ainda por cima tem um horário alargado, maravilha.



É engraçado, porque recuando no tempo sempre adorei a farmácia. Lembro-me de ser mínima e pedir para ir com a minha mãe, porque a senhora da farmácia dava-me umas miniaturas de sabonetes, que eu guardava religiosamente. Era uma relação um bocadinho interesseira, verdade, mas com aquela idade também não se podia exigir muito. Mas eu gostava de lá ir e ver os medicamentos todos arrumadinhos, e os frascos de vidro com produtos, era todo um mundo à parte.


Para muita gente a farmácia é muito mais do que só um sítio onde se compram medicamentos. É o sítio onde se pode dar dois dedos de conversa, pedir aconselhamento, ficar a conhecer outros produtos. Pela parte que me toca, sou super fã de "marcas de farmácia". Assim de repente, consumo uma data delas. Umas descobri porque ouvi falar, outras por aconselhamento dos farmacêuticos - que são uns fofinhos e várias vezes me dão amostras para experimentar. E quantas e quantas vezes a farmácia já não me safou quando, à última hora, preciso de leite ou papa para a Beni? Acho que os meus amigos não vão esquecer tão cedo esta última passagem de ano em que era quase meia-noite e eu os fiz andar a percorrer todas as farmácias de Sintra-Cascais em busca de uma lata de leite específica (e conseguimos!).



Acho que toda a gente tem um episódio assim mais divertido ou marcante com uma farmácia. Eu, por exemplo, lembro-me de onde comprei os testes de gravidez que confirmaram que vinham pequenos texugos a caminho. Por coincidência, ou não, foi na farmácia que fica mesmo em frente à igreja onde me casei. E não há como não me lembrar disso de cada vez que lá entro. Uma vez estive quase a partilhar essa informação com a farmacêutica que me vendeu o teste, mas depois achei que se calhar era informação a mais.



Há pouco tempo, numa conferência onde participei e na qual estavam presentes vários farmacêuticos, alguém sublinhava a importância de as farmácias terem memória e um contacto estreito e cada vez mais personalizado com os seus pacientes. Eu não sei se isto acontece em todas as farmácias, mas sempre senti isto naquelas que frequento mais e onde já me conhecem. Acho que se estabelece uma relação de confiança, o que é importante quando se trata da nossa saúde. Nunca senti que os farmacêuticos quisessem sobrepor-se aos médicos ou contrariar as suas indicações, mas já recebi conselhos muito úteis. Sobretudo naquelas situações em que o que temos não justifica uma ida ao médico/hospital. Acho que entro sempre na farmácia a acreditar que vão arranjar uma qualquer poção mágica para resolver o meu problema. E, muitas vezes, resolvem.



E por aí? Que histórias divertidas ou memoráveis têm para partilhar sobre as vossas idas à farmácia? E que produtos procuram por lá, além de medicamentos? Alguma descoberta assim mesmo, mesmo incrível? Contem-me tudo, não guardem nada para vocês!

Post em parceria com as Farmácias Portuguesas

22 comentários:

  1. Eu acho que os portugueses têm uma relação bonita com as farmácias. São o primeiro socorro para as maleitas melhor, aqueles que acalmam e dizem “isto com esta pomada resolve-se!” ou aconselham “é melhor ir ao médico”. Pelo menos na minha terra, conhecem-nos e ajudam-nos em tantas situações. No Reino Unido não há está relação próxima, de confiança, na minha experiência. As farmácias são só os sítios onde se compram os medicamentos, pouco mais, os farmacêuticos até acham um pouco estranho quando se lhes pede opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vivo em França e da experiência que tenho tido (embora acredite que não seja assim em todo o lado) pedir opinião não me leva a lado nenhum. Ou chego lá com uma receita, ou a saber exactamente o que quero, ou se explico o problema e peço uma opinião (ou mesmo um medicamento quando sei o que tenho mas não conheço o nome dos medicamentos que existem aqui), a resposta é quase sempre “É melhor consultar o médico”. Para qualquer coisa, nem que seja uma assadura num bebé por causa da baba.
      Por outro lado, não me poupam a opiniões sobre assuntos que não pedi: sobre a alimentação, sobre a escola da filha, sobre o sol, enfim, olham para mim e começam a debitar opiniões que não pedi sobre a minha vida...
      Geralmente só vou mesmo à farmácia quando tem de ser e de receita na mão.

      Eliminar
    2. Exactamente o mesmo por aqui! 🤬

      Eliminar
    3. Vivo em França e sinto exactamente o mesmo!

      Eliminar
  2. Pipoca até percebo o teu fascínio com farmácias mas se fosses reformada com 300€ ao mês ias ver esse mesmo fascínio por água a baixo!

    ResponderEliminar
  3. Olha filha também gosto de farmácias por acaso, mas depois lembro me que a minha mãe deixa lá grande parte da reforma....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente a sua mãe recebe aconselhamentos gratuitos dos farmacêuticos que a atendem, e usufrui de comparticipações para os medicamentos, e recebe esclarecimento sobre medicamentos e sobre os preços dos mesmos... e ainda dá dois dedos de conversa com quem a atende! É um post publicitário em parceria com as farmácias portuguesas... mas não deixa se ser verdade que as farmácias em portugal sao muito mais do que simples pontos de venda!

      Eliminar
    2. E esse valor que deixa lá na farmácia provavelmente é em troca de melhor qualidade de vida para a sua mãe e ajudará bastante a que continue a ter um ser tão querido a seu lado: a mim parece-me um excelente motivo para continuar a gostar de farmácias ;)

      Eliminar
  4. Pipoca, partilho dessa tua simpatia pelas farmácias!
    Guardo boas memórias da farmácia da minha infância. E, mais recentemente, numa altura em que estava super preocupada com a possibilidade de ter engravidado, fui a uma farmácia onde nunca tinha ido... E a farmacêutica foi tão querida, colocou-me logo à vontade e descansou-me de tudo. Não me vendeu o teste de gravidez e realmente eram só coisas da minha cabeça (e das minhas maminhas doridas). Sempre que lá passo penso com carinho naquela farmacêutica.

    ResponderEliminar
  5. Também sou da opinião que que devemos ir sempre à mesma farmácia, para conhecerem o nosso histórico e saberem ajudar-nos com facilidade.
    A mim já me evitou muitas idas ao médico, com aconselhamento com aqueles já nos conhecem.
    Ultimamente acho que as farmácias mais pequenas tem pouco stock e muitas vezes não têm medicamento básico.
    Gosto imenso do espaço, com os frascos e produtos todos alinhados e arrumados.

    ResponderEliminar
  6. Por acaso da última vez que fui à farmácia achei o oposto (estive muito tempo à espera e gosto de observar). Os farmacêuticos dão opinião sobre tudo, fazem diagnósticos e, a mim, pareceram-me extremamente invasivos ao perguntar por este ou por aquele familiar. Pareceu-me necessidade de vender, simpatia exagerada como nos hospitais privados onde toda a gente nos atende com um sorriso de orelha a orelha... é forçado.

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um fascínio por farmácias, gosto da relação com os farmacêuticos e, coincidência das coincidências, os meus são precisamente os dessa farmácia onde tiraste as fotografias. Foi um desses farmacêuticos a 1ª pessoa a saber que eu estava grávida, e como tenho a mania de ir comprando as coisas às pinguinhas, todas as vezes que me vêem se riem e perguntam se é desta que eu tenho a criança e me desejam 'boa sorte'!. Também foi ali que aprendi uma data de coisas sobre pele, puericultura, cuidados de grávida. Foi ali que vi um dos jogos do mundial (puseram uma tela na montra e cadeiras!). É ali que me dizem "volte amanhã que vai ter 50% de desconto", que me dizem "agora não temos mas logo já cá pode estar" ou que me ligam a perguntar se não quero faciais gratuitos daquela marca de que eu gosto. Uma pessoa afeiçoa-se, claro que se afeiçoa! :)

    ResponderEliminar
  8. kkkk...moro bem perto de 1.As x nem vou apenas ligo para saber se tem e preços....quando me antendem e digo bom dia alguem do outro lado logo diz.."oi Dona Marta...em que podemos ajudar Hoje??" WHAT?? nota bem hoje......pois é quase todos os dias. Não porque seja hipocondríaca ou algo do género....é porque aqui na farmacia(como se ja n fosse atrativa pelo que normalmente já vendem) ainda decidiram vender doces / gelados / batatas fritas / tem também verizes, pentes e escovas de cabelo, perfumes,pensando bem é um MINI SHOPPING (Quase que os meus olhos saltam) então qq saida para a padaria vira motivo para passar na farmácia! e PIOR peguei o vício a minha filha Maria Rita de 4 anos...Volta e meia ela vem a cozinha e diz...mãe vamos ali na Farmácia acho que quero qualquer coisa.......!!!SOCORRO criem por favor uma acossiação de Farmácio/dependentes anónimos!tipo...estou limpa á 3 dias.....3 dias sem ir á farmácia :)))

    ResponderEliminar
  9. Queres uma história engraçada? Fui me pesar a farmácia e para 1,72 de altura peso 107 kg! seria do peso da mala? Ou dos anéis?? Lol 😂

    ResponderEliminar
  10. Ao pé da minha casa a dona da farmácia é uma arrogante e nada simpática nem o Audi moderno que tem a porta a alegra credo!

    ResponderEliminar
  11. Olha eu já amei muito um homem por causa de uma farmácia, de o ter conhecido lá!

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho a “minha” farmácia e subscrevo tudo o que a Pipoca escreveu. Os meus pais foram à mesma farmácia a vida inteira, agora sou eu que trato dos assuntos do meu pai e quando vou à farmácia, gosto e fico semsibilizada quando me perguntam por ele e como vai e já sabem todo o seu historial medicamentoso. Só posso agradecer a todos os farmacêuticos e ajudantes da farmácia Simões em Viana do Castelo.
    Um bem haja a todos pela sensibilidade e profissionalismo.

    ResponderEliminar
  13. Da última vez que comprei um teste de gravidez, a farmacêutica disse-me toda entusiasmada ao ouvido: depois venha cá dizer o resultado.
    E eu, também tive vontade de retribuir a atenção e assim que soube, liguei para lá e disse: É só para dizer para me guardar uma caixa de Martervita (umas vitaminas de gravida), que o teste deu positivo e vem aí mais um!

    ResponderEliminar
  14. Como farmacêutica, obrigada ❤️

    ResponderEliminar
  15. As farmácias estão a perder terreno porque hoje em dia com as chamadas medicinas alternativas as pessoas vão as parafarmacias e compram produtos naturais. Modas...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis