Pub SAPO pushdown

Cinco dicas para não desistirem do ginásio. Muita força!

quarta-feira, fevereiro 13, 2019



Ahhhhh, o começo de um novo ano, aquela altura tão bonita em que prometemos novos hábitos, novas rotinas, novos cuidados e outras mentiras coisas que tais. Sucede que a pessoa já vai padecendo de um pequeno toque de velhice, não é verdade?, e a vontade de começar assim a fazer mudanças de vida à maluca fica para vocês, pessoas novas, que têm jovialidade, energia e todas essas coisas. A prova disto é que estamos praticamente a meio de Fevereiro e ainda não dei um ar da minha graça no ginásio.

No início de 2018 prometi a mim mesma que ia deixar de ser uma marmota e começar a mexer mais o rabo. Isso implicava, óbvio, voltar ao ginásio e aos treinos, coisa que tinha abandonado, sei lá, em 1932. Acontece que alguém — vulgo dona Beni — resolveu trocar-me as voltas. Engravidei e, apesar de poder realmente voltar a treinar (e de sempre ter dito que o faria numa segunda gravidez) optei por não o fazer. Primeiro por lontrice assumida, depois porque estava a tentar ter todos os cuidados possíveis para que a criança se aguentasse lá por dentro o máximo possível.

Posto isto, chegado o novo ano está na hora, meus amigos e minhas amigas, de me
dedicar realmente aos treinos. Não é fácil, mas a pessoa vai fazendo um esforço. Há tempos já vos contei que experimentei as aulas de Miss Fight, no 1Fight, e adorei. Mas depois meteu-se uma mudança de casa e o frio e mais umas 235 desculpas inúteis, e pronto, parei tudo. Mas agora tem mesmo de ser. 


Como sou muito pessoa para regressar aos treinos e passado uma semana começar a arranjar todo um novo rol de desculpas de toda a espécie para não me levantar da cama, resolvi pedir ajuda a quem sabe. Falei com o Pedro Almeida, personal trainer, criador do Treino em Casa e autor do livro “Correr Para Emagrecer” (e com quem treinei quando ainda era uma atleta de alta... vá, média... pronto, baixa competição) que me deu cinco dicas para não desistir do ginásio. Para não DESISTIRMOS, que eu sei que há mais gente comigo nesta luta.  Depois não venham cá dizer que não vos dou nada, sim? Vamos lá:


1— Deixem-se de desculpas
“Fazer exercício físico com regularidade não depende dos ‘outros’, depende de si. Se não tem tempo, deve pensar que ou investe agora no seu bem-estar ou mais tarde investe esse tempo para ir ao médico. As desculpas poderão ser muitas, basta a pessoa querer. A decisão mais fácil é a de não fazer nada, difícil é perceber que só depende de si. Se utilizar os meios que tem ao seu dispor poderá fazer milagres pela sua saúde e bem-estar. Não encontre desculpas para não fazer exercício físico, encontre desculpas para fazer.”


2 — Encontre um tipo de treino ou modalidade que goste
“Há quem goste de correr, há quem goste de aulas de grupo, quem prefira o treino com pesos livres ou até há quem vibre a dar uns murros num saco. O mais importante é descobrir o tipo de treino ou modalidade com que se sente bem. Isto porque se fizer uma atividade que não gosta, a primeira contrariedade vai fazer com que desista. O exercício físico é como uma relação amorosa, por vezes é amor à primeira vista, noutras tem de ser conquistado, por isso, recomendo que assuma o exercício como uma nova conquista que, quanto mais difícil for, mais saborosa será no fim.”


3 – Assuma o treino como prioridade
“Se o treino a torna uma pessoa melhor, porque razão não deve ser uma prioridade? Deve agir em conformidade com esse estatuto, agendando os treinos semanais como se fossem reuniões de trabalho, chegando a horas a esses treino como se fosse apanhar um avião, cumprindo o programa de treino como se fosse um teste importante. Para isso, crie rotinas (idealmente sempre nos mesmos dias e horas) tal como lavar os dentes.”


4 – Desafie-se
“Muitas vezes vejo as pessoas acomodarem-se e a manterem a intensidade e volume de treino inalterada durante largos períodos de tempo. É importante quebrar esses ciclos constantemente, para quem treina é fundamental sair alguma vezes da zona de conforto, estabelecendo novas metas, alterando o estímulo de treino ou procurando novas atividades. Desafie o seu corpo e a sua mente.”


5 – Estabeleça objetivos
“Sonhos sem objetivos são apenas sonhos que, em última instância, se tornam desilusões. Por isso é importante estabelecer objetivos claros e mensuráveis. Estabeleça um objetivo de perda de peso, de redução de gordura, de distância de corrida, nível de condição física ou qualquer outro que represente, na prática, o seu sonho. Estabeleça um programa de treino para o atingir e avalie com frequência, desta forma mantém o seu foco na meta final.”

E então? Hmmm? Ajudou? Já sentem essa motivação nos píncaros? Vamos lá, colaborem que eu preciso de ajuda!

25 comentários:

  1. Olá! Já percebi que tb deixaste a app da Kayla em stand by :-) mas tenho curiosidade em saber se ainda assim gostaste ou se há por aqui alguém que tenha experimentado e que possa dar feedback. Eu acho super interessante mas gostava de saber mais detalhes. Se alguém quiser partilhar, a menina agradece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, lembrei-me do mesmo. Pois foi graças à Ana que tive conhecimento da app. Instalei, e tenho feito todos os meus treinos em casa. Posso até dizer-lhe os poucos equipamentos que tenho: Bicicleta; Corda; pesos (2, 3, e 4kg); tapete; e um espelho (sim. Não treinaria nunca sem um espelho à minha frente :P).
      Desde do inicio do ano que tenho feito o esforço de treinar pelo menos duas vezes por semana. Se treinar mais do que isso, sinto sempre que me superei. E lógico, fico ainda mais motivada para continuar. De lá para cá, sinto uma maior firmeza corporal.
      O meu mal é mesmo a alimentação. Não consigo largar o pão, os queijos da serra, os doces, etc. etc. etc... (enfim).
      Mas em termos de treino, a app da kayla, comigo tem resultado muito bem.

      Ana, força nisso!
      Um bem haja! :)
      Dora

      Eliminar
    2. Acontece o mesmo por aqui. Instalei a aplicação no início do ano. Só tive conhecimento desta porque a Pipoca falou. São treinos que não demoram muito tempo, que exigem pouco equipamento em casa e bastante versáteis. Tal como a anônima anterior falou, só não consigo largar certas coisas da alimentação. Senão os resultados estariam a ser bastante melhores e mais rápidos.
      Recomendo bastante a instalação da aplicação, pode sempre instalar 7 dias experimentais. Se não gostar desiste.
      Só custa começar:)

      Eliminar
    3. Obrigada Dora! Mas só uma questão: o programa da Kayla não pressupõe 5/6 dias de treino? Tem visto resultados com 2 ao nível de redução de medidas (mesmo que não de peso)? Obrigada novamente!

      Eliminar
    4. Não. E sim.
      Quando instalamos a app, se bem me lembro tive que preencher uns dados, com a minha idade... peso.. tipo de treino (no meu caso, quis começar por iniciante, apesar de já ter alguns nos de ginásio.)...
      A app indica por exemplo três treinos por semana, onde posso escolher o programa "resistência" e a app divide o programa por três dias da semana por "corpo inteiro" "membros inferiores", "membros Superiores e abdómen". Atenção, é apenas um exemplo.
      Quanto ao peso, eu sou francamente uma abusadora no toca a alimentação... mas graças a Deus não sofro de excesso de peso. E tenho a facilidade de quando começo a treinar (no meu caso, basta 2x por semana sem falhas) de o meu metabolismo acelerar com alguma facilidade.
      O segredo da perda de peso está em sabermos estimular o metabolismo... (espero não estar induzir ninguém em erro, mas podem sempre falar com um nutricionista e ele explicará muito melhor... eu sou apenas uma curiosa). Mas resumindo, quanto mais nos mexemos, mais rápido/acelerado fica o nosso metabolismo.
      Respondendo à sua pergunta, sim. Hoje, já noto uma maior firmeza muscular e redução de gordura na cintura.
      Quanto ao peso, não noto muito... o meu peso neste momento anda entre os 51,5Kg e os 52,5Kg.
      Há três anos rondava os 49,5Kg e 50,5Kg. Neste momento tenho 34 anos. Sou um pequeno pigmeu com 1,63cm... aH! também já fui mãe (não sei se influência alguma coisa ou não).
      Não sei se a consegui ajudar... mas espero que sim dando a minha experiência como exemplo.
      Claro, que cada pessoa é uma pessoa. O que serve para mim, muitas vezes não pode servir de exemplo para outros... mas dei o meu exemplo pessoal apenas para ter mais ou menos uma noção.
      Só mais uma coisa a app SWEAT acho que só dá para redes vodafone. Pelo menos quando descarreguei, não o consegui fazer na pela rede meo. Não sei se foi só comigo que aconteceu...
      Um Bem haja
      e experimente!
      Dora

      Eliminar
    5. Obrigada Dora! Era mesmo isso que queria saber! Pq o meu "problema" principal tb não é o peso (até pq isso resolve-se fechando a boca) mas a firmeza e a tonificação muscular. Saber que há resultados visíveis com 2/3 treinos por semana é uma excelente noticia :-)
      beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei as dicas, o meu único problema é que estou esperando o meu tênis chegar!!
    Opinião importante na postagem nova:
    https://meuestiloe.blogspot.com/2019/02/opiniao-sobre-negra-e-obrigada-aderir.html
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. "Encontre um tipo de treino ou modalidade que goste" acho que é aqui que começa o meu problema. Não gosto de nada. Não gosto de desporto, nem de ginásios, nem de corridas. A disciplina de educação física para mim foi dos maiores tormentos da minha vida e tinha professores bem fixolas, mas definitivamente não nasci para a prática de desporto.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sofro desse mal, odeio desporto.

      Eliminar
    2. Caro/a anónimo/a,

      Eu também sempre odiei educação física. Era péssima, fugia das bolas, não conseguia saltar o raio do "cavalo"... nem sei como é que nunca chumbei a EF.

      Por volta dos 17 anos decidi experimentar umas aulas de localizada no ginásio para "abater um rabiosque" e olhe, gostei tanto, mas tanto, que nunca mais o deixei (e já lá vão 16 anos).

      Se o meu eu de 15 anos, que odiava EF mais do que qualquer outra coisa à face da terra, soubesse que hoje em dia não passo sem o meu treininho diário no ginásio... ia ficar estarrecido e incrédulo!

      Recomendo mente aberta, vontade de experimentar e capacidade para aceitar que ao início o jeito não vai ser muito, e sobretudo que vão aparecer dores no dia seguinte. Mas ao fim de 1 mês, quando começar a sentir os resultados, vai ser a pessoa mais feliz do mundo :)

      Eliminar
    3. Somos duas. Detesto desporto. Não que seja sedentária, pois ando muito a pé e dá-me imenso gosto, mas outro tipo de exercício físico não consigo mesmo.

      Eliminar
    4. Eu não gostava de Educação Física e ainda hoje sei que não nasci para o desporto - mas depois aprendi a gostar, e ir ao ginásio não é, de todo, nenhum tormento. Dê outras oportunidades à atividade física :)
      Faz muito bem a tudo na nossa saúde.

      Eliminar
    5. Daqui anónimo "original".

      Apesar do meu ódio de morte pela Educação Física já tentei, em diferentes fases da minha vida dar uma chance ao desporto. Isto inclui ginásios (uns melhores outros piores), aulas, desportos de equipa e até ténis já tentei. Não dá, não é para mim e não gosto mesmo.
      Nunca me trouxe qualquer mais valia ao nível da satisfação pessoal só serviu para deitar dinheiro fora. E pelo amor de todos os santinhos, não me falem em corridas que começa-me já a faltar o ar.

      Admiro muito quem se levanta cedo e vai ao ginásio, ou vai correr, ou jogar futebol com os amigos. E fico feliz por essas pessoas ficarem felizes.
      Prefiro gastar o meu tempo com outras coisas e já atingi uma idade em que já não tenho paciência para dar mais oportunidades à actividade física. Não sofro de qualquer tipo de remorsos por causa disso :)

      Eliminar
  4. Eu gosto muito de fazer exercício físico mas a distância entre a minha casa e o meu trabalho (1h30 de transportes para ir e outra 1h30 para voltar) não ajuda a que consiga ter a energia e a motivação necessária para o fazer como gostaria.

    Assim, para mim, a actividade física é um "appointment" como uma consulta médica. Ou seja, à tarde, só por um motivo de força muito maior é que saio do trabalho mais tarde do que o necessário para conseguir apanhar o comboio para conseguir ir ao ginásio. Chegando ao ginásio, e embora não consiga fazer um treino muito longo (porque entretanto há coisas em casa para tratar), faço o que posso e fico lá pelo menos 45 minutos.

    Além disso, e reconhecendo a importância do exercício e admitindo que o tempo não dá para tudo, decidi mudar de ginásio e fui para uma cadeia que tem um ginásio perto de casa e perto do trabalho. Assim, nos dias em que sei, a priori, que não consigo ir ao final do dia, vou à hora de almoço. Mais uma vez, não vão ser treinos longos, mas vai ser qualquer coisa.

    Ao fim-de-semana também tento (e na maioria das vezes consigo) arranjar um tempinho para fazer exercício físico.

    Eu penso que o "truque", para além de se encontrar algo que se goste, é considerar o desporto como algo integrante da nossa rotina. No entanto, admito que existem vidas diferentes de outras. Se eu tivesse filhos, por exemplo, e a demorar este tempo todo na viagem casa-trabalho, o mais provável seria ter que tentar ir mais vezes à hora de almoço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho filhos, nem responsabilidades maiores, tenho um trabalho em que controlo os meus horários... e não consigo integrar o exercício físico no meu dia-a-dia. O problema é detestar mesmo, e já perdi a conta às vezes que comecei, e mantive durante algumas semanas... mas como é um sacrifício, fica sempre para trás.

      Eliminar
    2. Eu gasto exatamente o mesmo tempo em viagens e, por esse motivo, é impensável ir ao ginásio ao final do dia. Inscrevi-me num ginásio perto do trabalho e à hora de almoço aproveito as aulas de 20 min (são estilo crossfit bastante intensas). Sempre é melhor que nada e vai criando a "necessidade" de se fazer exercício..

      Eliminar
    3. Sofro do mesmo problema. Quando tinha carro inscrevi me no ginasio ao lado do trabalho e acordava 1h mais cedo para ir treinar. No entanto carregar sacos de desporto no metro e bus era demais para mim, entao quando perdi o carro passei a fazer 20min diarios em casa tambem ao acordar. É o que dá!melhor que nada

      Eliminar
  5. Pipoquinha sempre fiz corrida e body pump, sempre pensei que se engravidasse ia continuar com os treines. Estou gravida de 6 meses e desde os 3 que não faço nada. Aqui a popota só que comer e dormir. Sei que estou enorme. Espero que depois da criatura nascer a vontade de acordar às 5 da matina volte.. para treinar..

    ResponderEliminar
  6. Fazer exercício é como fazer dieta: sabemos a teoria toda, custa é pôr em prática :P

    ResponderEliminar
  7. Eu com dois filhos, um trabalho e sozinha, pois o marido está fora do país, nunca pensei conseguir ... Mas desde de Setembro de 2018 que me levanto as 7hoo,vou treinar, (a avó vem vigiar os meninos) venho vesti os preparo o pequeno almoço, saem de casa, visto me, tomo o pequeno almoço e saio Tem de estar tudo organizado e preparado de véspera, mas é possível . Claro que aqui a ajuda da avó é fulcral Mas já vejo resultados, e adoro sentir me melhor força aí

    ResponderEliminar
  8. Eu depois de 3 gravidezes complicadas quase seguidas estava uma lontra. Arranjei um PT que vai a casa e comeei a treinar 2xsemana. Em alguns meses perdi 12kgs, sem dieta, até porque ainda amamento. Se me custa? Imenso, mas não há como fugir, que ele aparece-me à porta. A parte boa é que posso treinar com os miúdos em casa, às vezes até são incorporados nos exercícios. Depois de anos a ser mecenas de ginásios vários, esta foi a melhor solução para mim.

    ResponderEliminar
  9. Revejo-me tanto... Desisti do ginásio. Tenho usado a app NTC que é gratuita e posso fazer em casa ou na rua se estiver bom tempo. Arrastar-me até ao ginásio era complicado... :)

    ResponderEliminar
  10. É tudo muito bonito, ah e tal querendo há sempre tempo.
    Pois, mas não é bem assim.
    Eu gosto de fazer exercicio físico e sempre que posso lá vou eu.
    Já fiz ginásio com e sem aulas de grupo todos os dias e sentia-me otima. Mas mudei de emprego e não consigo... Tive de cancelar o ginásio e só aos domingos de manhã lá consigo fazer uma caminhadas/corridas quando não tenho uma tonelada de roupa para passar a ferro :(

    ResponderEliminar
  11. Pipoca posso perguntar como faz com os miudos? O pai fica com eles? Têm uma agenda e ele está sempre disponível nesses dias / horarios ou como fazes? Eu era super motivada até ter filhos, torna-se muito difícil conciliar tudo porque não temos família perto. As minhas prioridades mudaram e eu fiquei esquecida em último plano. Mas concordo em absoluto que o exercício deve ser visto como prioridade.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis