Pub SAPO pushdown

15 perguntas sobre pele atópica

segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Pouco tempo depois de o Mateus nascer percebi que a pele dele era seca e facilmente reactiva. Besuntava-o com os cremes que tinha lá por casa, mas quando foi ao pediatra veio o diagnóstico: pele atópica. Nada de grave, felizmente nunca evoluiu para eczema, no máximo havia umas alturas em que se coçava mais, mas sempre tudo muito controlado.Passei a usar produtos específicos da gana Atoderm, tinha cuidado para que a roupa que ficava mais junto da pele fosse de algodão, e basicamente era isto. Com o crescimento a coisa foi acalmando. Agora com a Benedita acontece o mesmo: pele seca, irritável e muito creme naquele corpinho. Nada de estranho. Há cada vez mais casos de dermatite atópica, estima-se que atinja entre 20 a 30% da população, com maior expressão na infância. Paralelamente, há muito pouco informação disponível sobre o assunto. Muitas pessoas acabam por passar na farmácia para que lhes indiquem algum produto, mas é importante que haja acompanhamento médico, para que uma situação simples não evolua para algo mais grave.

Na semana passada estive na Jornada Multidisciplinar Atopia 360º organizado pela BIODERMA, na Fundação Champalimaud, onde o tema foi debatido detalhadamente. Entre outros, estiveram presentes as dermatologistas Cristina Tapadinhas e Maria Sanches, a pediatra e imunoalergologista Isis Monteiro, membros da Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP) e pais de crianças que sofrem de dermatite ou eczema atópico. E sofrer é mesmo a palavra, porque os casos moderados a graves são problemáticos para muitas famílias. Há muitas noites que
não se dormem (nem os filhos, com comichão, nem os pais, a tentar auxiliar), há um maior índice de absentismo ao trabalho (que nem sempre é fácil de explicar às entidades patronais), há problemas financeiros (porque os produtos são caros), pode haver ansiedade, depressão, jovens que não lidam bem com as marcas no corpo… enfim. É um problema que deve ser levado a sério.




No Instagram perguntei se alguém gostaria de fazer alguma pergunta à equipa multidisciplinar que esteve presente na Jornada da Atopia e houve MUITAS. Muitas mesmo. O que só confirma o que já disse, que há pouca informação sobre dermatite atópica. Algumas das perguntas foram respondidas durante o evento, outras posteriormente, mas penso ser importante partilhá-las aqui, porque acredito que podem ajudar muita gente. Compilei as que me pareceram mais interessantes, espero que seja útil:

A dermatite atópica piora no Inverno? Porquê?
Durante o Inverno a nossa pele fica mais seca devido a fatores externos e, por isso, mais desprotegida. Por exemplo, com o frio os banhos tendem a ser mais  quentes e prolongados, o que torna a pele mais frágil, e o uso de roupa de lã pode irritar a pele, originando desconforto e comichão. Por outro lado, a exposição ao Sol é benéfica para a maioria dos doentes, pela acção anti-inflamatória na maioria das dermatoses.

Como saber se a nossa pele é atópica?
É preciso estar atento aos sinais: pele muito seca, áspera, inflamada e com comichão. Em caso dúvida, o mais acertado é sempre consultarem um dermatologista.

Quais as zonas em que a dermatite atópica se evidencia mais?
A localização das lesões varia com a idade, sendo as zonas mais frequentes: rosto, dobras (braços, cotovelos e atrás dos joelhos), orelhas e pescoço.

 A partir de que idade é comum o problema desaparecer?
A dermatite atópica é uma doença crónica com manifestações mais frequentes durante os primeiros anos de vida. É normal as crises espaçarem com o passar dos anos e uma grande percentagem dos doentes entra em remissão espontânea por volta dos 6-8 anos. 

Como acalmar a pele irritada e a comichão?
Existem várias produtos no mercado que podem ser indicados para ao alívio da comichão. Além disso, existem cuidados fundamentais a ter no dia-a-dia.

Que cuidados são esses?
Recomendamos que o banho diário seja de curta duração e com água morna. O produto de higiene deverá ser hidratante,  com uma base lavante suave e sem sabão. Aconselhamos que seque a pele sem esfregar. A hidratação deverá ser assegurada por um produto nutritivo e que limite a adesão bacteriana. Em ambos deverão ser evitados: corantes, fragrâncias e conservantes. Em fase de crise (eczema), será necessário um tratamento específico. Recomendamos consultar um especialista para dignóstico e aconselhamento adequados. Sugerimos que use roupa de algodão macia, em substituição da lã, do nylon e outros têxteis ásperos. Deve excluir também o calçado de plástico e borracha. Retire as etiquetas em contacto com a pele e não agasalhe demasiado as crianças para evitar a transpiração. Aconselhamos a  não aquecer demasiado o quarto e a aspirá-lo frequentemente, incluindo colchões, cortinados e estofos. Tambémé importante lavar os peluches e não utilizar alcatifas e tapetes.

Por que raio os médicos despacham os doentes com corticóides e esteróides?
A utilização de cremes com cortisona é muitas vezes necessária para o controlo dos sintomas nas situações de crise de eczema. A aplicação destes produtos deverá respeitar as indicações do seu médico especialista, cumprindo a frequência e duração do tratamento.

Cremes com cheiro fazem pior à pele?
Sim, o perfume pode ser um fator sensibilizante. 

Que desmaquilhante é recomendado para peles atópicas?
Um água micelar para peles sensíveis, sem tensioactivos agressivos e com uma acção calmante.

A pele atópica pode estar apenas concentrada nas pálpebras e contorno dos olhos?
Sim, pode. Nestes casos recomendamos consultar um especialista para dignóstico especializado.

Os produtos lácteos agravam os sintomas?
As recomendações nutricionais relacionadas com a dermatite atópica não incidem necessariamente sobre restrições. O objectivo é incluir na dieta alimentos ricos nutricionalmente. É importante acrescentar que pode haver uma predisposição dos doentes atópicos para desenvolver alergias alimentares ou intolerâncias, entre as quais, a intolerância à lactose. Assim, se existir simultaneamente dermatite atópica e intolerância à lactose, poderá haver um agravamento dos sintomas, com o consumo de produtos lácteos. O aconselhamento médico e este nível é muito importante. Dietas altamente restritivas podem levar a compromisso nutricional e metabólico, com impacto significativo na qualidade de vida.

A pele atópica pode resultar na escamação do couro cabeludo?
A dermatite atópica poderá manifestar-se ao nível do couro cabeludo, no entanto a escamação não é um sintoma exclusivo da dermatite atópica. Pode tratar-se de dermatite seborreica. Deverá ser consultado um especialista para correcto diagnóstico.

Quem tem pele atópica pode fazer depilação a laser?
Sim, não existe qualquer contra-indicação estudada.

Existe alguma ligação entre a pele atópica e o sistema nervoso?
O stress é um fcator que pode influenciar as manifestações de dermatite atópica.

Sofro de pele atópica com eczema e escamaçã, com tendência a desenvolver acne. Há alguma solução?
Os produtos hidratantes desenvolvidos para doentes com dermatite atópica são normalmente muito nutritivos. A sua utilização num rosto com acne poderá desencadear o aparecimentos de imperfeições. Assim, aconselhamos que evite a aplicação destes produtos neste local. No entanto, em fase de crise (eczema), poderá ser necessário um tratamento específico. Recomendamos que consulte um especialista para dignóstico e aconselhamento adequados.




Para responder a estas e outras questões que diariamente surgem entre as famílias com casos de pele atópica, a BIODERMA reuniu uma equipa multidisciplinar composta por dermatologistas, alergologistas,   nutricionistas e psicólogos com o objetivo de proporcionar mais informação, conselhos e dicas a todos os que vivem com o desconforto da pele atópica. Saibam mais em https://www.bioderma.pt/saving-skin-and-more                

Post em parceria com a Bioderma

15 comentários:

  1. Sofro tanto com isto. Fui diagnosticada com dois meses e ainda tenho (com 25 anos). Só uso produtos recomendados pelo dermatologista (o problema é o preço), mas a roupa é mais chato. É muito difícil usar só roupa (pelo menos a que contacta com a pele) que seja 100% algodão (roupa interior e camisolas/t-shirts arranja-se mas calças, por exemplo, é complicado). As marcas mais conhecidas usam imenso poliéster e, nas calças, mesmo que sejam de algodão são normalmente tingidas com tintas que me fazem imensa alergia.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente sei bem o que isso é. Fui diagnosticada aos 30 anos, nunca tinha tido problemas até então, e de um momento para o outro o meu sistema imunitário decidiu virar-se contra mim.

    É muito complicado, a pele seca a escamar e com eczemas (cotovelos e couro cabeludo principalmente), mas já tive crises em locais completamenre random ou as inflamações noutras zonas do corpo.

    Os produtos da Bioderma, que até usava alguns antes deste problema, são muito bons, gel de banho e água micelar principalmente. Mas desde há uns bons meses a única coisa que me salva as zonas mais secas é o hidratante da CeraVe, não é muito conhecido cá em Portugal, mas já começa a aparecer, têm uma linha bastante completa e é um dos cremes mais recomendados no estrangeiro.

    No couro cabeludo a única coisa que me consegue manter a comixão controlada é alternar entre o Node A da Bioderma e o Tea Tree Special do Paul Mitchell.

    Em crises piores lá vem a pomada especial receitada pela imunoalergologista, que é uma alternativa às pomadas com cortisona e por isso pode ser usada durante um período mais prolongado de tempo em qualquer zona do corpo. Embora seja MUITO cara.

    Um dia de cada vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pele atópica costuma ser mais problemático nas pregas cutâneas, não nas zonas que você referiu.
      Eu iria à procura de uma segunda opinião pq pelo que descreve, isso parece-me Psoríase.
      Que eu esteja enganada!
      Tudo de bom, e as melhoras.

      Eliminar
    2. Daí ter mencionado outras zonas do corpo e não ter especificado quais.
      Andei mais de 1 ano para o problema ser diagnosticado e após 2 anos disseram-me "com os sintomas que tem e com os anticorpos que tem aqui positivos nas análises já não tenho dúvidas que é dermatite atópica propícia a eczema"...

      Quero acreditar que o diagnóstico está correto. Até porque a psoríase, dermatite de contacto e doença celíaca foram excluidas após os primeiros exames...

      Eliminar
    3. Olá, infelizmente a dermatite atópica pode afetar todo o corpo, consoante a gravidade que pode variar de moderada a grave. As crises podem variar também, podendo no limite ser necessário internamento hospitalar. Por isso o conselho que dou é nunca substimarem os sintomas que têm, consultar os médicos especialistas na área e contatarem a ADERMAP para obter mais informação sobre a doença, sobre os meios de prevenção e tratamentos atualmente disponíveis.

      Eliminar
    4. Que pomada usa nas crises, em alternativa à cortisona?

      Eliminar
  3. A minha filha tem eczema atópico e já foi a todos os tipos de consultas, e já experimentámos um sem fim de cremes e hidratantes caros, todos receitados. Mesmo com aplicações diárias de cremes a afins, não conseguimos evitar as crises... E quase todos os cremes que testamos fazem-lhe arder a pele, etc. No sábado, por acaso li um artigo sobre os melhores cremes para esse tipo de pele e vi que os que contêm aveia podem ser muito bons. Sem esperança, comprei no mesmo dia um de uma marca famosa - barato - que também tem óleo de amêndoas (recomendado para adultos e crianças) e, para a minha surpresa, ela não reclamou ainda, disse que não arde (e o creme tem um pouco de perfume, o que não sabia) e a pele fica bem hidratada. Vamos ver em longo prazo, não espero que cure nada (não há cura, só controle), mas só de aliviar um pouco a secura já ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode indicar o nome do creme por favor?

      Eliminar
    2. O meu filho tem! Quando era bebé colocava-lhe flocos de aveia no banho. Deu-se sempre melhor com bálsamos e óleos do que com cremes. No banho uso o O Atoderm da Bioderma e no corpo o bálsamo emoliente Exomega da A-derma. já há muito tempo que não usa pomadas com cortisona. O sol ajuda bastante, mas se não for aplicado protetor fator 50, começam a notar-se umas manchinhas na pele, quase despigmentada, porque a pele é mais seca nuns locais do que noutros...Tenho muito cuidado, porque acho que não se dá o devido relevo às doenças da pele, talvez porque não são fatais, mas acredito que deixem muitas marcas nos pacientes, muitas inseguranças. Tento não dar muito relevo à situação, mas não descuro o uso dos produtos diariamente, mesmo quando ele já não suporta ficar pegajoso. Costumo colocar a colónia por fora da roupa e longe da face e mãos.

      Eliminar
    3. Anónimo das 17:15 - É o Ultra Suave - Leite Hidratante Apaziguante da Garnier! (sem parabenos, com extratos de origem natural). Comprei no Continente, fui atrás do da Aveeno, mas não havia, como esse era barato, comprei para experimentar.

      Anónimo das 20:22 - O Exomega foi, entre os mais caros, o de que mais gostei, e recomendado pela alergologista. O problema é que a minha filha diz que arde...

      Eliminar
  4. Experimente a mistura de nivea com vaselina: vai notar a diferença de um dia para outro!!

    ResponderEliminar
  5. Não são teorias. É por experiência própria

    ResponderEliminar
  6. Que interessante, muito bom obter esse conhecimento!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
  7. Escrevi um comentário sobre alergias e não foi publicado... Que estranho... Volto a repetir de forma mais resumida. Tenho pele atópica e o meu filho mais novo também. Sei bem do que falo porque lido com isto desde que me conheço como gente. Dito isto, é bom ter em conta que quem tem pele atópica tem mais tendência para as alergias. A pele atópica do meu filho sempre andou muito controlada mas volta e meia aparece mais comichão sem sabermos de quê. Uma das vezes coincidiu com o diagnóstico de alergia aos frutos secos. E lebrei-me que o sabonete novo que ele estava a usar tinha óleo de amêndoas doces, o que explicou a comichão. Nem sempre basta mudar de creme ou usar cortisona, é preciso tentarmos perceber o porquê dos sintomas porque às vezes há de facto um porquê

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho todos os sintomas típicos de uma pele atópica e sei que ela o é pois me foi diagnosticado ainda quando era criança e ao qual não tive manifestação da mesma durante toda a minha adolescência e princípio da idade adulta agira voltou em força. Sofro também de renite alérgica desde que me conheço e sofria de asma quando pequena por isso até aí tudo típico,a única coisa que a mim e diferente ao descrito . é que a minha pele nunca foi seca sempre foi normal com tendência a oleosa e a mim a zona de maior foco da doença é no couro cabeludo,no rosto e nas costas

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis