Pub SAPO pushdown

Maquilhagem de Verão: toda a verdade-ade-ade-ade

quinta-feira, julho 12, 2018

Uma das melhores coisinhas do Verão é, para mim, a necessidade de não ter de me maquilhar todos os dias. À partida, e se tudo correr pelo melhor, a pessoa atinge aquele tom aceitável em que um blushzito e uma máscara de pestanas são praticamente tudo o que precisamos para ser felizes e ter o mínimo de bom ar. Não há nada como aquele bronze saudável, até parece que rejuvenescemos. Infelizmente, este ano cheira-me que não vou pôr o rabo na praia, por isso vou ter de me aguentar assim. Esquálida, a atirar para o amarelado. Ou isso ou maquilho-me. Mas como tenho estado sempre por casa, também não tenho sentido essa necessidade. Ou melhor, a necessidade existe, e gosto incomparavelmente mais de me ver com do que sem maquilhagem, mas depois penso "a sério que me vou pintarolar só para ficar por casa?",  e então a preguiça instala-se e deixo-me estar de cara lavada. 

Mas há quem goste de se maquilhar o ano inteiro, Verão incluído. E quem não se importe de o fazer pontualmente, para uma festarola ou assim. Se é este o vosso caso, acho que vale a pena saberem o que é que está a dar no maravilhoso mundo da maquilhagem ou quais as melhores dicas para estarem impecáveis quando o calor ataca. Ouçam a voz de quem sabe, a makeup artist Soraia Atalayão:

Quais as cores de maquilhagem deste Verão?
Para os olhos a tendência é “pôr-do-sol”: amarelos, pêssego, laranja-avermelhado e rose gold. Também se destacam muito os tons “mar”,  como o verde água, o verde esmeralda ou o azul. Estas cores, em sombras neon mates, eyeliners ou sombras holográficas, funcionam lindamente, e uma cor apenas em toda a pálpebra está super em alta este Verão. Para os lábios estão em destaque os tons pêssego, rosa natural, framboesa e cereja, com um toque de brilho: glosses e batons líquidos metalizados.

Quais as melhores dicas para uma maquilhagem de Verão simples?
O look “no makeup, makeup”, com um rosto iluminad,o chama o Verão! Ou seja, eleger um único tom para toda a makeup é fácil e resulta!  Optem por um blush em creme, como item principal da maquilhagem: aplica-se nas bochechas, pálpebras e lábios, com os dedos. Aplicamos, depois, máscara de pestanas, bronzer com brilho, iluminador em creme e gloss para os lábios. É fácil e utilizámos apenas cinco produtos em todo o rosto.

E truques para uma boa maquilhagem para as noites de Verão?
O truque é usar sombras em creme e aplicar com os dedos. A maquilhagem  fica bonita e dura a noite toda. Aposte também nos tons dourados para uma pele iluminada e um look sofisticado. Os olhos podem ser esfumados com sombra preta, em creme,  e depois aplicar um toque de glitter nas pálpebras. Para os lábios, um tom framboesa ou beringela, aplicando também com os dedos, concentrando o pigmento no centro da boca e deixando desaparecer em direcção ao limite dos lábios.
Finalizar sempre a makeup com um fixador em spray em todo o rosto.

O que ter na carteira nos dias mais quentes para retocar a maquilhagem?
Máscara de pestanas à prova-de-água, um bronzer (que também se pode aplicar nas pálpebras), spray fixador (refresca o rosto e fixa a makeup) e um batom hidratante.

E truques de maquilhagem para quando tiramos fotografias ao sol?
Uma maquilhagem em fotografia pede sempre uma pele perfeita: iniciem a maquilhagem com um creme hidratante e esperem alguns minutos para deixar a pele absorver. De seguida, utilizem um primer com tons dourados, para um acabamento iluminado. Apliquem corrector de olheiras para cobrir imperfeições na pele, e depois optem por uma base líquida, para uma pele fresca e natural.
Finalizem com bronzer para marcar o rosto. Gosto sempre de misturar o bronzer com blush para as bochechas, e, por fim, aplicar um iluminador em creme nos pontos de luz do rosto (evitaem a linha abaixo das sobrancelhas). 

25 comentários:

  1. Percebo tt de make-up que tive q ver o que era um iluminador :(

    ResponderEliminar
  2. Eu não percebo absolutamente nada de make up, mas tenho rosácea e a coisa tá bem agressiva!! Então tenho que pôr uma base da Avene que se aplica com uma esponja, os entendidos devem saber. É difícil atinar com aquilo e aplicar a dose certa para não parecer um fantasma... o mal é que com o calor a pele piora muito, então no verão ainda tenho que me esmerar mais naquela tarefinha chata!! E nem que fique por casa eu ponho sempre, porque a minha filha quando me vê sem base diz sempre "tas zangada mamã?? Tas vermelha como no monstro das cores!!" (Quem conhece o livro sabe do que eu estou a falar lol)
    Que saudades de andar de cara lavada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheci uma pessoa com rosácea que fez tratamento e ficou como nova. Aconselho uma ida ao dermatologista, deve haver medicação ou tratamentos estéticos de forma a eliminar ou minimizar o problema.

      Eliminar
    2. Eu não sou maquiadora, mas do que já li os tons vermelhos são amenizados com o uso de um corrector verde. Eu tenho algumas manchas vermelhas no rosto e quando quero fazer uma maquiagem mais txanan uso um correcto verde (comprei na kiko). Por regra eu coloco o hidratante, aplico o primer e coloco esse corretor nas manchas. Enquanto maquio os olhos deixo atuar e só depois coloco base em todo o rosto. Aplicando a base com uma esponja (blender) e com leves batidas, noto muita diferença.
      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
    3. A dermatologista diz que só melhorará muito quando tomar um determinado antibiótico, que não posso tomar por estar a amamentar a mais nova. Mas ela diz-me sempre que não tem cura 😒

      Eliminar
    4. Olá! Também tenho rosácea e estava a ser seguida por um dermatalogista onde em quase um ano não vi um único resultado. Decidi procurar outro e em três dias notei imensa diferença. Quase nenhuma vermelhidão e a sensação de ardor desapareceu.
      Daniela

      Eliminar
    5. A Bioderma tem uma linha adequada a peles com rosácea, a qual é bastante eficiente. Já agora, um conselho: a não ser que sejam profissionais e precisem de usar maquilhagem com acabamento perfeito, a base não serve para nada. Uma pele reactiva apenas piorará com aplicação de base.

      Eliminar
    6. É verdade. Convém sempre pedir uma segunda opinião. Tb andei num dermatologista q era um neca, mudei e agora estou bem!

      Eliminar
    7. Que tipo de tratamento fizeram para ficar melhor/bem?
      Mas não usar base, ou no mínimo pó translúcido após protector solar com cor, não é opção. Sem nada que disfarce é impossível, porque a pele fica mesmo com muito mau aspecto!

      Eliminar
    8. Também tenho rosácea mas como o meu tom de pele é moreno, disfarça um pouco. Parece que ando com blush nas bochechas e não fica mal de todo.
      A minha pele é muito reactiva, não posso usar maquilhagem e até experimentei a água micelar da linha da Bioderma mas, mesmo assim, ardia e piorava.
      Agradeço se puderem dizer quem é o/a dermatologista.

      Eliminar
    9. Bem, eu estava para aqui a escrever e desapareceu tudo lol à anónima inicial: olhe, tenho dois casos na família, ambos melhoraram com muito antibiótico. Deve existir aí algo de hormonal, porque a minha Irmã ficou com a pele horrível no início da gravidez e a meio e no fim estava fantástica! E nos primeiros meses do meu sobrinho ela continuava com uma pele bem melhor! Mas lembro que quando ele tinha um ano a pele dela já estava novamente horrível, na altura foi o baptismo dele e eu é que a maquilhei, bem, a pele reagia a tudo!!! A história é bem parecida. Ela não tomava nada porque dava mama, mas quando ele tinha 2 ou 3 anos deixou de mamar e sabe como ela melhorou? Antibiótico!! Não tenho mesmo conselhos para partilhar. Só dizer que compreendo, sei que é muito difícil. Espero que melhore logo logo. E até lá aplique muito protector solar, que ainda hoje esteja chuva esteja sol a minha irmã está sempre besuntada de protector 50+ na cara.
      Beijinhos,
      Joana

      Eliminar
    10. Malta com rosacea, e malta no geral, se usam água micelar, lavem a cara a seguir!!! Água micelar é basicamente água com detergente. Ótima para desmaquilhar mas depois tem de ser tirada. Conselho de farmacêutica apaixonada por maquilhagem.

      Eliminar
    11. A água micelar não é das melhores coisas à face da Terra. É só prática. As peles reactivas precisam de produtos específicos.

      As linhas cosméticas adequadas à rosácea têm também loção para lavar e tónico.

      Eliminar
    12. Sou a anónima das 12:49 a precisar de um bom dermatologista.
      Então pergunto à anónima das 14:15 - para quê uma água micelar, que supostamente também serve para limpar impurezas da pele de uma linha que se diz ser adequada ao problema mas depois é preciso limpar outra vez?
      É preocupante se o produto para um certo fim, não funciona.
      Passo algodão com água mas não é suficiente para limpar.
      Sugestões?
      Não quero antibióticos para um problema que tem origem em inflamação e circulação!
      Um antibiótico é usado para patologias de outro tipo, como infeções.

      Eliminar
    13. Pesquise um blogue chamado the skin game.A blogger se não me engano sofre de rosacea e percebe tantooooo de cuidados de pele.Vai ficar viciada.

      Eliminar
    14. Pesquise um blogue chamado the skin game.A blogger se não me engano sofre de rosacea e percebe tantooooo de cuidados de pele.Vai ficar viciada.

      Eliminar
    15. O que o dermatologista me recomendou foi lavar a face de manhã e à noite com água micelar da Uriage, usar durante uma semana um creme com cortisona (não me recordo do nome) e depois dessa semana a gama roséliane da Uriage. Para quando quiser dar uma cor à pele existe também um cc cream da uriage da gama roséliane que pode usar.
      Daniela

      Eliminar
    16. Mesmo problema. Usei Base/pó da shiseido linha pureness oil free em vez da Avene

      Eliminar
  3. Olá Pipoca. São produtos que a pipoca já usou e recomenda?

    ResponderEliminar
  4. O bronze de Verão, que está difícil este ano, faz de facto milagres:)
    Obrigada pelas dicas,ditas por uma especialista, simplicam e ajudam o processo:)

    ResponderEliminar
  5. Ahaha, o que mais gostei foi do título... Memórias de infância que o cérebro imediatamente vai buscar sempre que ouve a expressão 😊 E quando leio vejo na minha cabeça aquelas letras a piscar em preto e branco. 😂

    ResponderEliminar
  6. Verão por favor volta

    ResponderEliminar
  7. Ola Ana, a Sol de janeiro antes tinha uma linha na sephora de um creme para protecção solar do cabelo e um after sun para o cabelo tambem com um cheiro absolutamente divinal e que lembro-me que tinha sugerido aqui no blog ha uns anos. Acho que nao voltaram a ter essa linha, agora são só bronzeadores corporais...

    ResponderEliminar
  8. Deusmalibre das 'recomendações'!
    Sombra preta em creme aplicada com os dedos?!?!? É necessário um imenso controlo e a pigmentação ou não vai ser suficiente ou a espessura vai ser tal que impossibilita abrir o olho!
    Num smokey eye nem se deve começar pela aplicação da sombra preta, o ideal é ter um ou dois tons de castanho para ir construindo a opacidade.
    Só me resta desejar boa sorte a quem seguir estes 'conselhos'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na makeup não existem regras, a aplicação começa onde der mais jeito a cada um, o que interessa é o resultado. Se usasses produtos de qualidade, conseguias uma espessura de jeito. Esta é a primeira e última vez que respondo a alguém anónimo. Beijinhos e boas maquilhagens*

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis