Pub SAPO pushdown

Oito regras para o visionamento de séries com a cara-metade

segunda-feira, maio 14, 2018

Não sei se já haverá algum estudo altamente científico e certificado sobre este assunto, mas se não há devia haver. Falo da temática "visionamento de séries com a cara-metade", provavelmente um dos maiores geradores de discussões entre casais desde o aparecimento da Netflix. Posto isto, e para que a paz no lar seja retomada, deixo-vos aqui alguns mandamentos que deverão seguir à risca. Não foram esculpidos em pedra, mas foram publicados neste blog, que em termos de autenticidade é praticamente a mesma coisa. Então cá vai:

1º  Isto aqui não é a guerra. Não há juras de sangue, não há "no man left behind", não há gestos de amor e compaixão, não há um "oh, coitadinho, vou esperar que ele acabe de ver as 430 temporadas do Lost, que saíram em 1768, para começarmos a ver juntos A Casa de Papel". É cada um por si, sem medos nem remorsos. Se há uma série que queiram ver
, atirem-se a ela, tirem férias se preciso for para a verem de enfiada. E se ele ousar abrir a boca com um "mas eu também queria ver essa série", expliquem-lhe, calmamente, que não há está escrito em lado nenhum que as séries têm de ser vistas em conjunto. Não são gémeos siameses unidos pela cabeça.

2º Caso caiam no erro básico de partilhar uma série, estabeleçam logo algumas regras ao início. Preferencialmente escritas e reconhecidas por um notário. Por exemplo, não há cá esperas. Se ele não aguenta o vosso ritmo de cinco episódios de uma hora por noite, azarucho. Não se compadeçam com desculpas da treta como "mas eu acordo todos os dias às seis da manhã para ir trabalhar". Não há pachorrinha para gente que ainda o genérico não chegou ao fim e já está a cabecear de sono. Pior, gente que adormece profundamente e no dia seguinte anda com o episódio todo para trás, até onde ficou, e nós, que vimos tudo atentamente, temos de estar ali a gramar com aquilo tudo outra vez. Ou que não quer andar para trás mas depois está o tempo todo a fazer perguntas estúpidas, do género "então mas estes agora namoram um com o outro? Ontem eram só amigos!" ou "quem é esta personagem? Ontem não aparecia!". E a gente já ali com uma vista a tremer de irritação. Ahhhhhhhh, canervos! Ou se está comprometido com a série ou não se está. Se não aguenta salta fora e não perturba o ritmo dos profissionais. Não há cá meninos, isto é como na tropa.

3º Mintam. Se for preciso mintam. Mesmo que jurem pela alminha da vossa avó que jamais serão capazes de ver um episódio da série X sem ser na presença do vosso amorzinho mais querido, acham mesmo que vão conseguir aguentar? Não vão. E não há problema nenhum (excepto pela alma da vossa avó), desde que depois saibam mentir descaradamente, com todos os dentes que têm na boca (próteses incluídas). Quando se espojarem no sofá para assistir a um qualquer episódio que vocês já tenham visto à socapa, reajam como se fosse a primeira vez. Simulem surpresa, simulem emoção, digam coisas como "ah, grande patife, por esta é que eu não estava à espera". Não exagerem na dramatização, não estão a candidatar-se a um Óscar, calma. 

4º Nós estamos mais do que autorizadas a ver episódios à má fila, mas se desconfiarem que eles andam a ver episódios sem vocês, estão autorizadas a invadir-lhe a conta de Netflix e espiolhar tudo ao mais ínfimo pormenor. Vão ao histórico, vão aos últimos episódios vistos, façam o que for preciso para apurarem a verdade e para saberem se andam a ser enganadas virtualmente. Há limites! Caso a traição se confirme, saltem directamente para o ponto 8.

5º Não se deixem endrominar por promessas, que foi assim que eu fiquei a arder com o Game of Thrones. Depois de papar a primeira temporada de enfiada, depois de memorizar os 540 nomes dos membros daquelas famílias todas, eis que ele me pede "não comeces já a ver a segunda temporada, deixa-me acabar de ver a primeira e depois continuamos juntos". Eu, que era jovem, inocente, ainda percebia pouco destas coisas, deixei-me levar. Quando dei por mim ele não só já tinha despachado a primeira temporada como a segunda, a terceira e por aí a fora. Acham que esperou por mim? Acham que agradeceu o meu gesto? Judas do caralh#. Mas serviu-me de lição para a vida. Agora é cada um por si.

6º Se começarem a ouvir falar bem de uma nova série não partilhem com ele. Deixem-se estar caladas que nem ratazanas manhosas, porque o mais certo é que ele comece logo a vê-la só para vos lixar e poder dizer "primeiroooooos" e depois estar sempre a falar disso (deixando até no ar que a descoberta foi dele. Nestas coisas não há princípios morais).

7º Não somos pelo uso de violência excepto, EXCEPTO, quando o assunto são séries. Aí é o vale tudo. Caso a vossa cara-metade ache boa ideia ser spoiler, estão autorizadas por mim, sumidade-máxima-em-Netflix, a enfiar-lhe uma frigideira nas trombas até que se cale. E se ficar ali esticado a esvair-se em sangue, temos pena. Até acabarmos as quatro temporadas do House of Cards não queremos ouvir um pio.

8º Se perceberem que a vossa vida de espectadores de séries não está a resultar, têm livre acesso ao divórcio. Podem odiar-se, podem andar ao estalo todos os dias, podem tudo e mais alguma coisa. Agora, não serem capazes de respeitar as regras das séries é que não. Há coisas que são sagradas. 

38 comentários:

  1. MUUUUUITO BOM!!! :)
    Ai o que me ri, Ana!! Sou completamente a favor de todas essas regras.

    PS: Aconselho "Evil Genious" vivamente!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Ahah adorei... Sou altamente expert na regra nº3 .. Quem aguenta esperar para ver o próximo episódio com ele ali mesmo a mão de semear??!! ... "ahh espera e vemos juntos para a semana " enquanto isto ta a morfar aquelas séries dele que ninguém tem paciência para elas .. Neste tema sim é cada um por si.. Acting skills activated

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Alguém sugere uma série super leve para ver? Do género de Gossip Girl, Dynasty...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também agradecia umas sugestões...as que vejo estão a terminar esta temporada e só regressam em setembro😱😱

      Eliminar
    2. Riverdale e Chesapeake Shores.

      Leopoldina

      Eliminar
    3. Girlboss, Glow, Friends from College, Everything Sucks, The Good Place, Las Chicas del Cable, The Unbreakable Kimmy Schmidt, Girlmore Girls : A Year in the Life, Skins...

      Eliminar
    4. Love, The End Of The F***ing World, Jane The Virgin, Maternidade e Desapontamento

      Eliminar
    5. Riverdale, Pretty little Liars, Famous in Love

      Eliminar
    6. Acrescento Life in pieces

      Eliminar
    7. Obrigada pelas sugestões. :)

      Eliminar
    8. a sério q skins e the end of the motherf***ing world são séries leves...
      já agora, brooklyn nine-nine e the bold type

      Eliminar
  4. Hahahahaa adorei este post :D
    Cá em casa, felizmente não tenho problemas desses porque a companhia de séries é quadrúpede e só chateia (mia) quando lhe falta o comer ;)

    ResponderEliminar
  5. Cavalheiro do Aeroporto14 maio, 2018 15:44

    Infelizmente, sou mesmo Cavalheiro. Espero sempre para ver em conjunto porque não há nada melhor do que partilhar uma série em ambiente de casal.

    Mas, claro, dou umas facadinhas por fora. Ou seja, há séries óptimas que vejo e que nem falo nelas para não te de abrandar o ritmo.

    Nota para mim próprio: Apagar o último paragrafo antes de enviar comentário para publicação.

    ResponderEliminar
  6. O meu ex marido uma das razões que mais invocava no momento da ruptura era nós nem partilhávamos o mesmo gosto de séries e filmes, eu tinha de aturar muitas das coisas que querias ver e era um frete.... aí está, toda esta demanda televisiva até pode resultar num desgaste no parceiro.... só que não! A quantidade de vezes que deixei de ver o que estava a ver para não haver chatices. Sou a favor do cada um vê o que quer quando quer, sem remorsos ou culpas porque no final das contas não vale muito a pena o sacrifício!

    ResponderEliminar
  7. LOOOOOOOOOOOOOL muito bom!
    Cá em casa a coisa é mais ou menos assim: temos séries que vemos sozinhos, primeiro porque às vezes as temáticas não interessam aos dois e depois porque lá está, não somos siameses. Mas depois temos aquelas como a Casa de Papel que alinhamos os dois e regra geral corre bem... Também há que passar serões em conjunto...
    Mas claro que eu papo muito mais séries que ele, ele também tem que repartir o tempo com jogos da PS4. Homens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente a mesma dinâmica cá em casa :) Inclusivamente o affair dele com a PS4... Peço desculpa, a "PS4 Pro" :D

      Eliminar
    2. Olha, devo ter nascido enganada, se só os homens é que gostam de PS

      Eliminar
    3. Nada disso, conheço muitas mulheres que gostam, eu até dou uma mãozinha às vezes, mas gente viciada, só conheço homens, daí a generalização. Mas certíssima se gosta e é viciada na Ps ;-)

      Eliminar
  8. Sugiro "Evil Genius" e "Safe". Estrearam as duas recentemente e são ambas muito boas. Principalmente a "Safe", com o nosso querido Dexter, que "comi" 6 episódios de uma assentada durante a tarde de ontem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescento ainda: "The Rain", "Le Chalet" e "Lost In Space". Gostei imenso destas também :)
      (Anónima 16:41)

      Eliminar
  9. hahahahahaha! Eu comecei a ver "La Casa de Papel" com o marido mas, entretanto, ele viu a 1ª série e eu despachei aquilo tudo em menos de um fósforo! E, vá-se lá perceber porquê, não me deixou contar-lhe certos pormenores que, com toda a certeza, vão escapar quando ele vir a série toda, lá para o ano 2059. Enfim... :-P

    ResponderEliminar
  10. Muito bom Pipoca eu sou trabalhadora independente na área de series!!!
    Por favor sugiram series do género La Casa de Papel, fiquei órfã de serie e não sei para onde me virar (podem ser espanholas :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Las chicas del Cable. MUITO BOA série espanhola

      Eliminar
    2. "Safe" e "Le Chalet". São brutais e daquelas que não consegue parar de ver até ao final :)

      Eliminar
    3. Gostei de ambas!

      Eliminar
    4. Muito obrigada pelas sugestões :-)

      Eliminar
  11. O que eu me ri!
    Judas do caralh@ assenta na perfeição!

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao n.2, ainda ha' as vezes, em que nao so adormece a meio de um episodio, como quando repetimos a dose no dia seguinte, temos o mesmo resultado. Tipo: "Brutal, nao estavas a contar com esta reviravolta, pois nao? Coisinho...??? Tu nao me digas que ja estas a dormir outra vez!!?!!?" E pronto, assim se ve 1 episodio 3vezes.
    Para quem anda 'a procura de series vejam O mecanismo, e' sobre o caso lava jacto, brilhante!

    (desculpem a falta de acentuacao, teclado ingles)
    ***Laura

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa, cada um por si... Mas eu papo mais series do que ele.

    ResponderEliminar
  14. Marta pCarvalho15 maio, 2018 00:41


    As series que tem no post são o maximo.
    A “BigBang theory” não existe” é fenomenal.
    Também adoro series com o Kevin Bacon, acho que é mesmo um excelente actor.
    A ultima temporada que vi foi que foi a Casa de Papel e achei genial.
    Para mim se tiver tempo vejo de enfiada e adoro, mas se por algum motivo naquela altura não der , também não peço para estarem à minha espera ( quem está está, quem não está tivesse:). Eu depois continuo a ver quando der/puder (ou vice versa).
    Estive 17 anos com o meu ex marido, por isso passamos por todas as fases, desde aquelas que se ve horas de enfiada porque se gosta até à fase em que cada um podia ver a sua serie que também estava tudo bem. Vamos mudando também a nossa forma de estar e aquilo que no inicio é prova de amor, ao final de algum tempo também já não é por ai. .No nossos caso as a series não eram motivo de problemas. Se um queria ficar até as tantas a ver ficava Quando se gosta de uma seria sabe mesmo bem “deixarmo-nos ir”.
    Acho uma excelente ideia a sua a das regras para as series. É tudo uma questão de gestão de espectativas e deve ficar tudo esclarecido logo no inicio. Já não temos 20 anos.).
    Também não gosto nada que me contem aquilo que não vi (e também não ando a falar sobe o assunto ). (What happens in Vegas stays in Vegas:). Odeio que me contem finais de filmes/series.
    Concordo consigo, o mais facil é criar as regras para assegurar que corre tudo bem:)

    ResponderEliminar
  15. Perfeito! Cá em casa enfiámos a carapuça;)

    ResponderEliminar
  16. Já vi a casa de papel murther she wrote e também o breaking bad....lalalala

    ResponderEliminar
  17. Ai Pipoca, estou a ver que o meu único remédio é pedir divórcio.. Depois mando-o aqui pedir justificações.

    ResponderEliminar
  18. Olá Pipoca, há séries que gosto de ver com o meu marido outras que nem tanto. Vi o The Handmaid's Tale (sei que não é uma série Netflix) e ele ficou-se pelo 1o episódio.
    'Lá casa de Papel' está mto gira mas com alguns episódios maçudos.
    Vimos uma série Alemã que me surpreendeu bastante pela positiva 'Dark',agora estamos a ver o Breaking Bad. Beijos

    ResponderEliminar
  19. Porta dos fundos : Traição (sobre ver as series em casal) https://www.youtube.com/watch?v=WLgzEBHO0So

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis