Pub SAPO pushdown

É preciso falar disto #18: as t-shirts da Zara

quarta-feira, maio 09, 2018

Há  uns dias fui à Zara dedicar-me a um dos meus passatempos preferidos dos últimos tempos, brincar ao "ora deixa cá ver tudo aquilo que eu não vou comprar porque não me serve". É giro e poupa-se imenso dinheiro, recomendo muito. Foi então que estes meus olhinhos de coruja bateram em duas t-shirts básicas, ambas com a inscrição "Zara Woman". Tirei uma foto, publiquei nas Stories do Instagram e perguntei "a menos que a pessoa esteja a pensar enveredar por uma carreira na Zara, para que raio haveria de querer uma t-shirt a dizer... Zara?". Para começo de conversa, não comecem já com acusaçõezinhas do estilo
"mas qual é o problema de trabalhar na Zara? Hmmm? Estás a ser preconceituosa". Não, pessoas, não estou, não há aqui nenhum julgamento de valor, não se enervem. Poupem-me a pouca paciência de grávida que ainda me sobra. É só mesmo porque a menos que a pessoa vá trabalhar para a Zara e seja obrigada a usar uma t-shirt com o nome da loja - e nem as funcionárias da Zara usam tal coisa - não estou mesmo a ver ideia.

Recebi vários comentários a dizer "é exactamente a mesma coisa que usar uma t-shirt a dizer Chanel ou Saint Laurent". Eeeeeer, quer dizer, mais ou menos. Pessoalmente não sou grande apreciadora de logos demasiado visíveis, sobretudo em roupa Mas há excepções. Acho piada a algumas coisas vintage (tipo os primeiros logos da Nike, da Adidas ou da Levi's), e há algumas peças que se tornam um bocadinho statement (assim de repente, lembro-me das t-shirts da Balmain ou, mais recentemente, as da Gucci). Não acho fixe usar a marca só por usar, naquela da ostentação, mas há marcas que são muito mais do que isso, ultrapassam o conceito de marca e tornam-se uma cena cool e aspiracional. Mas... uma t-shirt a dizer Zara? É assim o máximo que a pessoa pode almejar na vida? Nada contra, cada um com os seus sonhos, mas não estou a ver ninguém a dizer "eh pá, vou-me esforçar muito e poupar 13 euros para poder ter uma t-shirt a dizer Zara". Sobretudo havendo tantas t-shirts 300 mil vezes mais giras e, eventualmente, mais baratas. 

Atenção, nada contra a Zara, tudo a favor da Zara. Para aí 87% do meu roupeiro é de lá. Daí a querer manifestar o meu amor pela marca através de uma t-shirt é que já vai toooooooda uma distância. Do mesmo modo que não quero uma da Bershka, ou da Mango, ou da Stradivarius, ou da H&M, ou da Uterqüe, ou da Massimo Dutti ou de outras 500 marcas (sim, mesmo aquelas mais over the top em que teria praticamente de vender um rim para as poder comprar). Uma seguidora dizia que talvez fosse pelo facto de a Zara ser uma marca mais cara em países como o Brasil ou Estados Unidos, e que talvez aí fosse o pináculo da ostentação, mas mesmo assim duvido muito. 

Mas pronto, vai que isto se torna um sucesso de vendas, em calhando é coisa para a pessoa comprar já uma e deixá-la guardadinha até que se dê o boom. A moda tem razões que a própria razão desconhece.




104 comentários:

  1. Mas onde é que está a novidade disto? Há ANOS que, por exemplo, a Mango (que me parece ali, mais coisa menos coisa, ao nível da Zara) tem tshirts dessas, apenas com o nome da marca. Também nunca achei piada, mas, de facto, não é nada de inédito. Aliás, a Zara só chegou foi tarde a esta ideia. Daí nem perceber o porquê da suposta necessidade de questionar a "parolice" de tal ideia. Quanto a mim, farei com estas o mesmo que faço com as da Mango, UCB e afins: passo à frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A própria Zara já teve, pelos anos 2006/7/8, mas por alguma razão abandonou a ideia

      Eliminar
    2. O mesmo com a Benetton. Só se paga mais uns €, porque de resto, estas da Zara conseguem ser ainda mais bonitas.

      Eliminar
  2. Exactamente o que pensei quando as vi. ;)))

    ResponderEliminar
  3. Ver roupa com nome da marca em destaque descarado é a coisa que mais me irrita quando vou a lojas.
    Afinal de contas, quem paga a quem? Eu sou a consumidora, estou a pagar por um produto. Se a marca me quer usar como folheto publicitário ambulante então que me pague!

    Lembro-me de quando a Desigual chegou a Portugal. Entrei na loja e 90% das peças que eu via tinham o nome da marca estampado umas 999 vezes. Odiei tanto que nunca mais entrei na loja. (entretanto já podem ter mudado, não sei)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre detestei a roupa da desigual, ódio extensivo aos acessórios, sobretudo malas, sempre me pareceu roupa a retalhos... Bem sei que era e é o conceito mas 😫
      Também detesto ostentar marcas, há que fazê-lo de forma súbtil, depois ninguém nos paga para as publicitarmos, era o que mais faltava !😉

      Eliminar
    2. As pessoas que detestam DESIGUAL é pq não podem comprar. Simples.

      Eliminar
    3. Que raio de teoria é essa? Eu sempre detestei Desigual. Tanto quando não podia quanto agora que posso.

      Eliminar
    4. A sério? A sério que comprar Desigual é toda uma experiência de luxo? Foi de rir e estou com a anonima, só me lembra roupa de retalhos de tão confusa e feia que é! A mim ainda me teriam de pagar para comprar alguma por***** naquela loja!

      Eliminar
    5. 😂😂 E se formos pessoas que detestam a desigual mas compram coisas em lojas mais caras? Essa teoria não colhe, a loja é mesmo horrível. Tudo tão mau, a roçar o azeite. Mas se compra na desigual por ser cara, é a prova de que o dinheiro também não compra bom gosto.

      Eliminar
    6. Também não sou propriamente fã da Desigual e o facto de ter a marca escrita de forma muito visível também me desagrada. Contudo, confesso que tenho umas peças menos ostensivas e com menos mistura de cor que até são giras. E as miúdas (a minha filha de 9anos e amigas, primas, bláblá) acham piada.
      Quanto à t-shirt da zara...bem, estou a precisar de umas peças para fazer a limpeza em casa (sim que uma pessoa tem de andar arranjada,não vá a campainha tocar). É branca, é básica, se levar lixívia não deve haver muito problema e pronto, é a função que assim de repente me ocorre para a dita.

      Eliminar
    7. 08:18h: Totalmente de acordo quando diz que o dinheiro não compra bom gosto. E temos muitos exemplos por aí de pessoas com muito dinheiro e bom gosto zero. Como por exemplo as irmãs Aveiro, e há mais.

      Eliminar
    8. Também nunca entendi como era possível gostar da Desigual,mas é como tudo cada qual...

      Eliminar
    9. Eu adoro as malas da desigual, especialmente as que são lisas e têm só ali um detalhe que faz a diferença.Quanto à roupa gosto das menos exageradas, nunca fui muito dada a roupa mais "lisa"...Tem a ver com a minha personalidade extrovertida talvez por usar roupa mais formal no trabalho em vez de roupa mais "divertida". Quanto a t shirt da Zara, não me aquece nem me arrefece, uma t shirt lisa com dizeres e é isso. Não sou fã de grandes logotipos, tenho um top de uma marca conceituada, com a marca escrita de uma maneira engraçada e decorativa...agora t shirt lisa com o nome, nah.

      Eliminar
    10. A desigual é assim a parente pobre da Custo Barcelona. Artigos "parecidos" mas muito muito inferiores. Claro que o preço também é proporcional. Mas ok a Desigual é mesmo uma parolada pegada. A Zara tem coisinhas giras, outras de fugir (opinião certo?).

      Eliminar
    11. Eu odeio a Desigual desde sempre e não é por não poder comprar! Acho tudo horrível, medonho... Mas não só posso comprar Desigual, como até posso comprar mais caro, se quiser.

      Eliminar
    12. Nunca entendi o sucesso da Desigual. Acho as roupas mesmo feias...

      Eliminar
    13. É verdade, sim. Não posso comprar DESIGUAL, porque simplesmente detesto tudo.

      Eliminar
    14. Eh pá...o ou a tuga nada em dinheiro!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    15. É só a mim que a Desigual me faz lembrar roupa de palhaço? Comprar na Desigual só se me pagassem para isso.

      Eliminar
    16. Eu tive duas peças da Desigual: uma que usei muito e outra em que mal toquei. O que mais gostei nessas peças é que não pareciam ser da Desigual ahahah!

      Eliminar
    17. Gosto muito de si, Framboesa!

      Eliminar
    18. Eu tenho muita roupa e malas da desigual, mas há anos que não compro nada. Apesar de gostar muito, a qualidade é muito fraca.

      Eliminar
    19. Este post foi muito ilucidativo da quantidade de pessoas que até tem dinheiro e não compra desigual. P-A-R-A-B-E-N-S

      Eliminar
    20. Anón. 22.39h, Conselho: C-R-E-S-Ç-A, deixe de ser básica
      e de ter "palas"😉😁

      Eliminar
    21. Também não percebo a Desigual, é tudo esquisito. Mas em Barcelona é ver uma Desigual em cada esquina, eles devem adorar aquilo, "queredo"! 😫

      Eliminar
    22. Compreendo que a Desigual não agrade a toda a gente...a verdade é que é preciso ter-se ESTILO para a poder usar (caso contrário fica só FOLEIRO).

      Eliminar
    23. EstiloEstilo ..."pó piroso", só pode! 😫

      Eliminar
    24. As "pirosas" dificilmente a podem comprar e mesmo que a comprem vão ficar sempre com um ar "chinês"...é preciso ter-se personalidade para usar aquilo...não é a mesma coisa que vestir Zara :P

      Eliminar
    25. A Roupa da Desigual é de SUSTO

      Eliminar
    26. Pipoca - Tens noção que o gerente da DESIGUAL te vai caír em cima não tens.?? Tu uma opinion maker...ahah eu TB ODEIO.

      Eliminar
  4. Eu já tinha visto e pensei apenas: haja confiança, Zara! E houve. E a esta hora está alguém a comprar a t-shirt e a ostentar com orgulho o nome. E está o Amancito a esfregar as mãos.

    ResponderEliminar
  5. Visitando, vendo, lendo e elogiando as suas publicações. gostei muito da t-shirt
    .
    * Ouvindo o silêncio dos Areais. *
    .
    Abraço Poético.

    ResponderEliminar
  6. Independentemente da marca, nao gosto de ver os logos nestes tamanhos gigantes escarrapachados na roupa. E' que se e' para fazer publicidade a marca, ao menos que me paguem.

    ResponderEliminar
  7. concordo. alguns basicos da mango tb têm a marca na frente e eu n compro por isso mesmo. n acho piada...quer dizer, porque raio quero eu andar com 1 tshirt a dizer mango? ou zara? não, não é a cena mais cool dos ultimos anos, não.

    ResponderEliminar
  8. Isto tem tudo a ver com valores, 13€? esqueçam não é ostentação suficiente, comam mais uns danoninos e venham ostentar quando tiverem daquelas malas de 1000 e tais € com aquele padrão all over feio e iniciais gravadas. Aí sim é ostentação como deve ser, pirosa até aos ossos, mas é assim que ditam as regras esquizofrénicas da sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. True dat, sista!

      Eliminar
    2. ahaha! na mouche!

      Eliminar
    3. Fui ontem à Zara e vi a T-shirt da polémica. A qualidade é de fugir. Nem dada, quanto mais comprada

      Eliminar
    4. É por aí. Não compraria mas acho que não é por ser mais barata que faz pior figura que a Gucci. Aliás, já não sei bem quais são as originais e as da feira... Para mim tudo igual.

      Eliminar
  9. O problema é que a Zara, na ãnsia de copiar o que fazem as grandes marcas, acha que uma t-shirt com "ZARA" a meio do peito é o mesmo, ou equivalente, a uma t-shirt com "YSL" ou "Chanel". Não é, nem o seria, porque a Zara não é uma marca aspiracional. Copiam uns modelitos, umas cores, uns designs, tudo bem, dá jeito a toda a gente e o mercado tem lugar para tudo. Mas daí até poderem capitalizar na mística de uma marca, vai um mundo. Para andar no bolso, compram-se montblancs. As bic ninguém vai exibir; escreve-se, assina-se, perde-se nas carteiras, fica-se sem a tampa, mas ninguém guarda para os netos. E se isto parece um comentário amargurado, é verdade: fui "abençoada" com uma copa grande e letras em cima das maminhas é a morte do artista. Esta t-shirt em mim ia ficar com letras gigantérrimas. Mau para o ego? Muito. Bom para testes de oftalmologia? Também.

    ResponderEliminar
  10. tenho ali uma tshirt beanca que queria alterar e já sei o que fazer. vou-lhe fazer umas letras e costura-las que digam "FEIRA" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá boa, tá.

      Eliminar
    2. Eu usava só pela piada :D ahhaha!

      Eliminar
    3. Belíssima ideia! Não podia ser mais tendência! Mais vale gritar FEIRA, 100% nacional, 100% algodão, do que Chanel 100% fake...

      Eliminar
    4. anonimo das 16.27 eu reformei uma cópia da louis vuitton e escrevi com caneta prateada em letras grandes a dizer #FAKE, se calhar estou a perder uma oportunidade de negócio

      Eliminar
    5. AHHAH grande ideia

      Eliminar
  11. Não entendi, porque comprarias a t-shirt para guardar caso se tornasse moda?

    Obrigada,
    Leopoldina

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Estes comentários são algo snobs e desadequados! Aspiracional ?!

      Eliminar
    2. Helena, quem falou em aspiracional foi a Pipoca, não os comentadores. E no contexto em que o falou, adequa-se perfeitamente.
      Quem não percebe o seu comentário sou eu!

      Eliminar
    3. A menos que "aspiracional" tenha de repente passado a significar "parte de um aspirador", não percebo em que medida seja uma expressão desadequada ao contexto em que foi usada.

      Eliminar

    4. adjetivo de 2 géneros
      1. que reflete aspiração, ambição
      2. designativo de algo a que se aspira
      3. (marketing) diz-se de produto, publicidade, etc., que representa ou está associado a um estilo de vida sofisticado e atrativo que os consumidores desejam

      Eliminar
    5. Isso é uma coisinha tão vã...uma T'shirt representar um estilo de vida?! Bem, com umas palmeiras e uns côcos que é o que eu desejo agora...férias, lá está!

      Eliminar
  13. E um post sobre a met gala. Quero rir uma bocado

    ResponderEliminar
  14. Marta pCarvalho10 maio, 2018 00:21

    Não sou de gostar de andar com os logotipos à mostra, mas se fosse esse o objectivo, entao que fossem marcas de fasquia alta.
    Gosto muito da Zara , foram eles que abriram o caminha da roupa para gira para toda a gente, mas nãos vamos comparar com os designers e as marcas que criaram a moda (não é comparável). Uns iniciaram o design, outros como a Zara, seguem (e bem) os outros.
    Essas t Shirts não têm ponta de graça. Parecem um resto de amostra que .ficou esquecido e decidiram reciclar para vender, uns restos que foram para aloja por engano:)

    ResponderEliminar
  15. Então e as t-shirts da benetton que todo o mundo usava?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam na moda. Se agora toda a gente comprar estas tshirts da Zara também ficam na moda e mesmo os que as criticam as vestirão. É simples.

      Eliminar
  16. What? Realmente. Este raciocínio da desigual!!!! Eu Tb sempre detestei a desigual. Bastava olhar de fora para a loja que já ficava satisfeita!! Se bem que agora quando passo do lado de fora parece-me que eles estão um pouco mais soft nos padrões!! De qq maneira é loja que não me atrai nem um bocadinho!!

    ResponderEliminar
  17. Vou com frequência visitar o site da ASOS, e se quem roupa gira espreitem que vale a pena. Hoje pesquisei em " Clashing Prints" e tem ideias lindas e joviais para todos os gostos.

    ResponderEliminar
  18. Respostas
    1. Parabéns! Foi a Milionésima Primeira a fazer esse comentário!

      Eliminar
    2. Será a anónima defensora e "rica" que adora e PODE comprar os trapos desiguais.. ? !?😂😂😂😂

      Eliminar
  19. mas as sweatshirts da Pull&Bear cuja maior caraterística é terem o nome da marca espantado também têm (na minha análise empírica de, vá, olhar para as pessoas) um sucesso bastante razoável.

    Pessoalmente nunca achei piada a estas roupas com os nomes das marcas, contudo. E se dissesse "Channel" o princípio era o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se dissesse "Channel" era uma t-shirt contrafeita :)

      Eliminar
    2. Muahahahah

      Eliminar
    3. O que é uma marca espantada? Será porventura com um rosto de espanto no logótipo da marca?

      Eliminar
  20. Tanta marca cara com o nome estampado nas swetes , e tshirts... mas zara é brega.. porque é barata e não tem qualidade..enfim...

    ResponderEliminar
  21. Se dissesse “Channel” era comprada na feira, de certeza...

    ResponderEliminar
  22. "é exactamente a mesma coisa que usar uma t-shirt a dizer Chanel ou Saint Laurent"

    A frase acima, do Instagram, é minha e continuo com a mesma opinião. Tudo tem a ver com o tipo de público. Há pessoas para quem Gucci na tshirt é um must porque podem pagar Gucci e há outros que pouco podem pagar e, por isso, para eles, usar Zara é um must.

    ResponderEliminar
  23. Até 2011 a Zara tinha em coleção permanente t-shirts pretas, brancas com o respectivo logotipo. Diziam Zara Woman em pedrinhas brilhantes ou em estampado. Além das brancas e pretas iam apresentando outras cores. Mas durante ANOS eles tiveram essas t-shirts pois eram sucesso de vendas. E como é que eu sei isto? Pq essas t-shirts eram feitas cá em Portugal. Estas com bordados até são bastante discretas comparadas com as irmãs mais velhas!!!
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não suporto é ver homens de gravata com as camisas a exibir o bichinho lá no mamilo. Se for de jeans, até não fica mal, mas quando é clássico não gosto cá de logotipos nem neles, nem nelas.

      Eliminar
  24. tive uma colega chamada Zara, prontos

    ResponderEliminar
  25. Cá eu adoro a DESIGUAL! :D Adoro as cores, a desconstrução, o "desalinhado"! É roupa que cheira a passeios, a férias, a praia, a sunsets, a felicidade! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb adoro!!

      Eliminar
    2. Cheira a No Doubt meets 4 Non Blondes: piroso e datado 🤔

      Eliminar
    3. Ahahah! Lindo!

      Eliminar
  26. E as da Benetton?? Eu adoro! Principalmente se for branca com as letras verdes.

    ResponderEliminar
  27. Mas porquê agora isto com a Zara? No meu tempo era Benetton, Tamosaga, Amarras, Quicksilver, Poivre Blanc, Hang Loose and so on.

    ResponderEliminar
  28. Ainda sou do tempo que era fixe ostentar a marca...
    As pessoas hoje em dia criticam tudo, classificam tudo, analisam tudo, credo!
    Chenco, Levi´s, Tifosi (na altura era top...), Pepe jeans, Mustang (até suspiro, adorava calças da mustang), Lee...
    Ainda tenho as minhas 501 todas guardadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas até as t-shirts da Levi's usam-se novamente! E outras a dizer Pepsi, Coca-Cola...

      Eliminar
  29. Tb acho incrível a "lata" de porem o pessoal a fazer publicidade gratuita. Mas e a Eurovisão? As Metgalas? Come on Pop!! Fica inspiracional!! :)

    ResponderEliminar
  30. Mas porque é que é cool usar uma camisola a dizer Gucci ou Balmain e não uma da Zara ou outra marca mais barata(o que para alguns até nem é assim tão barata). Eu só digo uma coisa: "Do you girl"

    ResponderEliminar
  31. Pipoca, se assim é, porque tens uma mala da Pinko a dizer Coca-Cola?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Acho piada a algumas coisas vintage (tipo os primeiros logos da Nike, da Adidas ou da Levi's), e há algumas peças que se tornam um bocadinho statement (assim de repente, lembro-me das t-shirts da Balmain ou, mais recentemente, as da Gucci)“

      O logo da Coca Cola encaixa nas excepções que eu referi. Há marcas que ultrapassam o conceito de mera marca, têm outra dimensão.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta.

      Eliminar
  32. Porque andar com uma camisola com o logo da Gucci e uma aspiração de vida e um orgulho mas com uma da Zara a pessoa e e ridicularizada.....quando estas são feitas no mesmo sítio e provável tem o mesmo preço de manufatura...post desnecessário e ridículo...gostos não se discutem cada um sabe do dinheiro que tem é para muitos Zara pode ser caro

    ResponderEliminar
  33. A sério que sou a única que se lembra que a Zara já teve disto pelo meio dos anos 2000?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, eu recordo-me perfeitamente de ver t-shirt's com o logo, pretas com brilhantes...,nunca comprei nenhuma,não gosto de publicitar marcas, acho muito azeiteiro! acontece que muitas das comentadoras à época, provavelmente ainda andavam de fraldas, por isso pensam tratar-se de uma Novidade!

      Eliminar
  34. Então e a GAP? Querem ver que tenho de tirar fora as sweats que ali andam.. quanto à Zara já foi mais barata, acho que está cada vez mais cara para a qualidade que tem, mas só a minha opinião!

    ResponderEliminar
  35. calma! calma!! tb n sao assim tao feias! ja vi coisas bem piores :S

    ResponderEliminar
  36. Pipoca, comenta os vestidos das apresentadoras da eurovisão pffff!!

    ResponderEliminar
  37. Eh pah. Agora lembrei-me que tenho 4 sweat shirts da GAP, com o logo gigante pespegado(Mas tão fofinhas por dentro caramba!Parece que estou a ser abraçada por um urso, salvo seja).Mea Culpa, eu uso sweat shirts com letras garrafais!

    ResponderEliminar
  38. Mas quase todas as marcas fazem isso, querem que a gente compre/pague para fazermos publicidade grátis a eles próprios, pois eu tb não gasto um cêntimo nesta forma gratuita que eles arranjaram de publicitar no nosso corpinho.

    ResponderEliminar
  39. A mim não me choca nada... Até acho que (na minha modesta opinião) é um não assunto...
    Toooda gente sabe que a Zara se inspira nas grandes marcas, e estando as grandes marcas apostar nos logos, é perfeitamente normal que a Zara também o faça!

    ResponderEliminar
  40. É PAROLO usar roupa com a marca escarrapachada independentemente de ser Zara ou Chanel...c'mon, sou eu que uso a marca, não a marca que me usa a mim (e também sou eu que faço a marca e não o contrário)!

    ResponderEliminar
  41. Ou isso, ou pode também ser uma mensagem statment de empowerment feminino, se considerarmos que o nome "zara" pode ter outros significados que não somente o nome da marca. Não estou dentro da cabeça do criadores de moda da marca, mas podem ter sido criadas numa lógica dessas. Why not?

    ResponderEliminar
  42. Vai dar ao mesmo de usar os tênis ou a camisola da gucci ;) ridículo tanto um como outro. Então andar a procura da falsificação para ostentar aquela falsa riqueza só me dá pra rir! 😂

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis