Pub SAPO pushdown

Update da gravidez

terça-feira, abril 17, 2018

- Confirma-se, é mesmo miúda. Estava à espera da ecografia morfológica dos cinco meses para tirar todas as dúvidas, fui fazer ontem, e não há volta a dar: miúda. Ainda perguntei à médica se havia alguma hipótese de vir a ser outra coisa (uma pessoa nunca sabe!), mas garantiu-me que não. Só aos 18 anos, se quiser mudar de sexo.


- Isto significa que vou ter mesmo de ganhar coragem para ir inspeccionar todas as roupas do Mateus, armazenadas em caixas e mais caixas. Ainda não tinha tratado disso porque pensei "ah, não me vou pôr agora a separar roupa e a dar coisas, vai que ainda é um menino". Pronto, não é, por isso vou ter mesmo de me atirar a essa tarefa, ver o que dá para aproveitar para a miúda, o que quero guardar para memória futura e o que vou dar a instituições. Socorro.

- Continua sem nome e cheira-me que não terá um tão cedo. Que é coisa que me está a irritar um bocado. Há um que está maaaaais ou menos apalavrado, uma escolha mais do pai do que minha, mas ainda não estou completamente convencida. De cada vez que o digo vai-me soando melhor, mas não sei. Dúvidas, dúvidas...

- Até tenho medo de dizer isto alto, mas parece que os enjoos se foram embora de vez. Pararam há umas três semanas e não voltaram até agora. Espero que seja para manter até ao fim da gravidez.

- Tenho de começar a tratar do quarto. Já desimpedimos a divisão onde ela vai ficar (um quarto de hóspedes que nunca teve grande utilidade), por isso tenho de me dedicar a esse assunto. Primeiro quero pintar tudo e ainda estou para aqui a pensar se pinto ou não a parede do berço de cinzentinho ou se deixo tudo branco e está a andar. Já encomendei umas ilustrações para uma das paredes (depois mostro, ainda não chegaram) e tenho de começar a pensar nos móveis. À partida vão ser brancos, mas ainda não vi assim nada que adorasse.

- Decidi que vou fazer novamente o curso de preparação para o parto. Porque acho que já não me lembro de nada, porque é bom reciclar a matéria, porque há sempre novas tendências (imagino que agora se defenda que a melhor posição para os bebés dormirem é a fazer o pino) e porque foi uma experiência mesmo gira. Vou fazer novamente no Centro do Bebé e novamente com a enfermeira Luísa Sotto-Mayor. Que é mesmo a maior e a mais fixe.

- De resto, tudo tranquilo. Este trimestre é o melhor, porque ainda não estou uma (p)orca, porque ainda me sinto com (alguma) energia, porque ainda durmo (relativamente) bem (quer dizer...) e porque ainda não estou com um humor de cão. Lá chegaremos.


82 comentários:

  1. Agora a mudança de sexo pode ser decidida aos 16!!!!! vá-se lá saber porquê!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cavalheiro do Aeroporto17 abril, 2018 15:26

      Eu reparei nesse pormenor mas fiquei com a ideia, se calhar errada, de que foi propositado o mencionar dos 18 e não dos 16.

      Eliminar
    2. Mudança de sexo no cartão de cidadão somente. E ainda bem, significa que cada pessoa tem cada vez mais liberdade e direitos fundamentais.

      Eliminar
    3. Mudança de género, que se altera no registo civil e se designa como másculino ou feminino, mudança de sexo só se realiza através de cirurgias e após aprovação médica, quer por médicos cirurgiões como por psicólogos, e essa sim só se pode realizar aos 18 anos.

      Eliminar
    4. Não foi a mudança de sexo, foi a mudança de sexo no registo/cartão do cidadão.
      Algo que não lhe faz diferença a si, mas que permitirá a muitos meninos e meninas uma maior capacidade de encaixe e de assumirem legalmente, aquilo que eles já sabem que são e que não corresponde ao corpo que (ainda) não têm!

      Eliminar
    5. O que vai ser permitido fazer aos 16 anos é a mudança de género, não a mudança de sexo. Essa continua a ser aos 18.

      Eliminar
    6. Mudança de sexo na prática só aos 18. Aos 16 só no cartão de cidadão, por uma questão de os miúdos não se sentirem mal por se vestirem e apresentarem de uma forma e ao mostrar o cc o sexo e nome serem outros, e com a autorização dos pais. Não vale a pena grandes dramas por uma alteração que só beneficia quem está no processo de transição de sexo.

      Eliminar
    7. Serei a única a achar isso uma grande parvoíce? E mais parvo é quem o alimenta.

      Eliminar
    8. Não infelizmente não é a única...

      Eliminar
    9. Sempre ouvi dizer que quem passa por elas é que sabe ;) vamos tentar calçar os sapatos dos outros, gente ! Vejam vídeos de transsexuais a explicar aquilo que sentiam quando eram crianças. A sério. Façam isso. Tem todo um YouTube. O cérebro está programado para uma coisa, o corpo diz outra. É um problema.

      Podem também procurar por crianças que nascem sem sexo definido. E que decisões são feitas e como. Houve situações em que colocaram os pais a decidir. É inacreditável (na minha perspectiva).

      Eliminar
    10. Anónimo das 22:07,

      Esperemos sim que seja a única. É sinal que não há assim tanta gente presa no século X. A liberdade, o respeito à diferença e direito de escolha são das melhor conquistas que a evolução tem. Desejo-lhe de coração que atinja essa evolução.

      Eliminar
    11. Como é que uma criança aos 16 não pode conduzir, beber bebidas alcoólicas ou votar mas pode mudar de género? Será que tem maturidade para essa decisão?

      Eliminar
    12. Cavalheiro do Aeroporto18 abril, 2018 12:17

      My bad! É o que dá ler a correr...

      Eliminar
    13. Que tal ouvir as associações que apoiam os jovens transsexuais? Em vez de dar sentenças, poderá ser mais útil.

      E, lamento informar, mas as questões de identidade e de género não esperam pelos 18 anos para se manifestar.

      Eliminar
    14. Não entendo como podem achar parvoíce sem estar nessa posição, este assunto não é convosco nem sobre vocês. Quanto a maturidade, penso que não seja uma decisão que se tome de forma leviana só porque lhe apetece. Não posso fazer ideia de como uma pessoa que deseja mudar de sexo se sente, porém só posso achar bem que haja meios para que se sinta melhor

      Eliminar
    15. não é a única. eu também acho isto tudo uma grande estupidez. está tudo louco.

      Eliminar
  2. Parabéns.

    Para nós as duas :p
    Também estou de 22 semanas e grávida de uma menina. Diferença no meu caso sou mãe de primeira viagem.

    Obrigado por ires partilhando as tuas "cenas" por aqui faz-me sentir que não estou sozinha em algumas maluquices e inseguranças de grávida.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Cavalheiro do Aeroporto17 abril, 2018 14:57

    Boa! Estar à espera do segundo e já pensar no quarto é de coragem...:)

    PS | A propósito do tal comentário no Instagram depois do jogo com o FCPorto: Sou portista ferrenho e senti vergonha alheia quando li. Felizmente que há o bom senso de não generalizar o comportamento de alguém que, claramente, não sabe estar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quarto de dormir...

      Eliminar
    2. 😍 aquela piada.

      Eliminar
    3. Cavalheiro do Aeroporto18 abril, 2018 12:18

      23:11, sério que era o quarto de dormir? Realmente achei estranho saltar o terceiro mas pensei que era apenas por superstição.

      Eliminar
  4. - eheheh tb achava que ia ser um miúdo :-)
    - curso de preparação para o parto acho uma óptima ideia
    - e a mudança de casa, já não vai acontecer?
    ainda tenho o berço do Vasco posso emprestar-lhe :-) a cadeira para comer que se monta numa qq cadeira de adulto, é óptima, carrinho de rua, banheira e mais outras muitas coisas :-)
    - tudo branquinho, pouoe as energias para as caixas :-) ouvi dizer que 2 é mesmo muito trabalho, tem de se poupar.

    E muita calma para não haver cá nascimentos antes do tempo. Ah, para a Lusocord recolher as células estaminais a cachopa vai ter que ir nascer ao norte :-(
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana será que me pode emprestar a mim? Tenho mais necessidades, por certo, que a pipoca. Obrigada.

      Eliminar
  5. Só tu, Pipoca! O que me ri! :D
    Estou ansiosa por saber o nome da tua pimpolha! :)
    Tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
  6. E a mudança de casa? Já não vai acontecer? Conta tudo, please. Beijinho para a Jéssica Vanessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é pipoca, como ficou isso, agora vai precisar ainda de mais quartos ;)
      Satisfaça lá a curiosidade aqui do mulherio :P
      Tudo a correr bem!

      Eliminar
    2. Não percebi isto de precisar de mais quartos cada vez que nasce mais uma criança. Eu partilhei quarto com as minhas irmãs e, pasmem-se, estamos todas vivas. Mais, vejam o exemplo da Cocó na fralda 4 filhos, 2 quartos e, escandaleira total, até tem um menino e uma menina no mesmo quarto.

      Eliminar
    3. Sim porque a pipoca tem cara de quem não teria casa com quartos suficientes para ter rapaz e rapariga cada um no seu quarto...... quando são muito pequenos não faz diferença mas o Mateus qualquer dia já vai para a primária, começa a fazer sentido terem quartos separados e verdade seja dita quem pode tem quartos separados mais não seja separados por géneros, quando não há outra forma que remédio, mas quem pode tem, mesmo que hajam pessoas a dizerem o contrário

      Eliminar
  7. Pipoca, já pensou em dar-lhe o nome da sua mãe? Se gostar, claro está! As avós deliram com essas coisas! Bjs e tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe chama-se Ana. Nhé.

      Eliminar
    2. Chamo-me Ana e estou ofendidissima, digo já 😂

      Eliminar
    3. A minha mãe chama-se Maria Luísa, o que, supostamente, até é um nome muito bem visto nos dias de hoje e, no entanto, não o dava a uma filha. É que para mim há-de ser sempre (desculpem-me) nome de velha :|

      Eliminar
    4. Como a Pipoca também se chama Ana era uma confusão dos diabos

      Eliminar
    5. não sei pk mas a pipoca tem ar que gosta do nome Rita

      Eliminar
    6. Adoro o nome Ana ...vai se lá saber porquê a mim calhou-me Severina o que eu apanhei para aprender escrever. Ninguém merece 😕

      Eliminar
    7. As Ritas são boas pessoas ;)

      Eliminar
    8. Eu cá apostava numa Rita... Ficava muito bem servida 😍 além disso é um nome internacional 👍🏻

      Eliminar
  8. Olá olá primeiro que tudo parabéns pela gravidez. E de facto a enfermeira Luisa Sotto Mayor é mesmo espetacular, foi minha professora e é uma pessoa extraordinária bj

    ResponderEliminar
  9. Ana, quando decidirem o nome e se quiser diga qual é a letra inicial e fazemos aqui uma espécie de um jogo para tentar adivinhar o nome. Felicidades para toda a família

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Ana faz bem em manter-se quieta e só revelar o nome da criança depois de nascer. Porque com tanta gente mesquinha que por aqui anda, é certo que ia receber comentários bota-abaixo se o revelasse antecipadamente.

      Ana, não se deixe ir na conversa do senhor seu esposo, sabe deus se não será o nome de uma ex-namorada ahah. A Ana é quem tem a criança nove meses no útero, por isso tem direito de veto :P

      Eliminar
    2. Depois dos comentários que ouvi na minha gravidez sobre o nome que escolhi para o meu filho (infelizmente não correu bem e não chegou a receber o nome) se houve coisa que aprendi, para a próxima gravidez, é que só vão todos saber do nome quando nascer. Por todas as razões! Mas sobretudo porque não há nome nenhum que agrade a 100% das pessoas e assim sempre me poupo a comentários e a caras franzidas.
      Deixo este conselho à Ana também.

      Eliminar
    3. por a acaso quando foi do meu filho só uma pessoa é que implicou, nomeadamente a minha sogra, que quando dissemos respondeu prontamente um "não gosto". eu engoli um "temos pena, o filho não é seu", ignorei e pronto! :)

      Eliminar
    4. A sério q ha gente q se atreve a opinar sobre o nome que os pais escolhem?! 😱😱😱

      Eliminar
  10. Cá em casa o caçula que nasceu há quase três meses, só ganhou um nome na véspera de nascer! Tínhamos três normas à escolha e ganhou a escolha da mana mais velha! Já estou cheia de saudades dessa fase em que ainda se dorme! ;) beijinhos e boa sorte no que falta!

    ResponderEliminar
  11. esse macacão é muito giro!

    ResponderEliminar
  12. Para nome eu gosto de Vitoria. Ou Berta. Sao antigos, mas diferentes. Apenas uma sugestao.
    Beijo grande e coragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Berta ou fechada? 😀

      Eliminar
    2. Ah ah ah! Haja bom humor... Berta só mesmo para ouvir »Berta ou fechada?»

      Eliminar
    3. Ahahahah! :D
      Ri muito com o "Berta ou Fechada"!

      Eliminar
    4. eu acho Berta horrível....se é para ser nome antigo, pessoalmente gosto de Alice :)

      Eliminar
  13. Tas mesmo bonita! 😊

    ResponderEliminar
  14. Ana, tenciona retomar o blogue Pipoca mais dois (que tem de mudar de nome)? Como estão a reagir os irmãos à vinda da irmã? Até aqui brincavam os dois rapazes, agora têm de se habituar à cachopa.
    Muitas felicidades para todos.

    ResponderEliminar
  15. Aiiii Cacelha velha.... quando voltas verão?

    ResponderEliminar
  16. Marta pCarvalho17 abril, 2018 23:41

    Muito bom!
    Estar tudo óptimo é fantástico.
    No nosso mundo moderno nunca se sabe, ainda há para ai alguma reviravolta e tem de voltar aos azuis.
    Mais uma “tagarela para o grupo das “senhoras”. Temos sempre opinião e sabemos sempre falar sobre tudo:).
    As instituições vao agradecer.Nas suas arrumações,vai, de certeza, encontrar caixas e malas magicas em sítios onde nunca imaginaria.
    Enquanto a menina não tiver nome não o pode bordar no enxoval.
    Se escolher só no final e não tiver tempo, pode usar aquelas aplicações que gosta, para passar a ferro:). Há com nomes e pelo que mostra resultam super bem.
    Já não ter enjoos é que é excelente, porque enjoar é mesmo de ficar com os dias e semanas estragadas. Deve ser um alivio!
    O quarto é sempre uma preocupação. Com o branco tem a vantgem de não condicionar e depois pode jogar com o resto (como se eu soubesse alguma coisa sobre o assunto). As Ilustrações devem demais. Os miúdos adoram desenhos.
    Também fiz um curso de preparação e gostei bastante. Sendo que depois no pânica das situações esquecia –me de metade do que tinha aprendido. Quando estamos de hora em hora a ver se o menino respira e se esta na posição certa, o cérebro já não processa:).
    A fotografia esta Lindissima.Cacela Velha é mesmo o lugar mais bonito do mundo, já o disse também muitas vezes. Quando lá estamos e olhamos à volta é só beleza:verde, ria, , praia, sol)…. para mim é magico:) ( o por do sol é fantástico ). Adoro toda a ria formosa e em especial Cacela. Aos petiscos da igreja nem tento sequer ir por tem sempre muitas pessoas à espera.
    Fui muitas vezes comer sardinhas ao índio em cacela, quando era um “tasco” num sitio mesmo antigo.
    Também gostava muito da Fabrica, mas preferia antes de ser restaurante (era mais característico).
    Os meus avós e a minha mae eram de Faro e passei feria em Montegordo até aos 18 anos, que não tem nada de bonito mas tinha uma praia óptima e há umas décadas era um sitio muito simpático para estar com os amigos.
    Conhecia muito bem o caminho Vila Real/Faro (incluindo as discotecas em Tavira:).
    Mais recentemente passámos ferias em Cabana e também gostamos muito.
    Há excelentes sítios por aí …
    Pelo seus textos o seu humor ainda parece intocável:)
    Vamos aguardando novidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo!!! Tem mesmo de comentar cada palavrinha da Ana ao pormenor???

      Eliminar
    2. Realmente.
      A primeira vez achei estranho. Agora, mal vejo o nome, fujo.

      Eliminar
    3. Sempre que vejo os comentários dela, questiono-me se fará isto em muitos blogs.. É que deve tirar umas horas do dia só para isto. xD

      Eliminar
    4. Alguém que concorda comigo...obrigada anónimo das 11:56!

      Eliminar
    5. Também já tinha reparado...

      Eliminar
    6. Já pensaram que talvez seja uma pessoa mais velha ou com pouca prática em comentários e redes sociais? Talvez alguém lhe tenha mostrado o blog como forma de se divertir e ler umas coisas engraçadas e ela gosta de participar. Que eu tenha reparado são sempre comentários simpáticos e bem intencionados, portanto não percebo a vossa necessidade de comentar com acidez.

      R.

      Eliminar
    7. A senhora foi simpática!
      Porquê tanta crítica?
      A senhora escreveu bastante, mas para criticar, as de cima também terão lido tudo! Muito tempo livre ou muito acidez?

      Eliminar
    8. Deixem a senhora em paz! Até isso vos faz comichão, irra! Anónima das 13.58h,"foge" mas não resiste a ficar mais um pouco e a perder tempo a comentar (!)
      Aposto que estas pessoas são as mesmas que comentaram, revoltadíssimas, o post sobre o veneno nos blogues e redes sociais...
      Não gostam, passem à frente. Simples assim.
      Deixem as pessoas escreverem textos com a extensão e pormenor que entenderem!Chiça.

      Eliminar
    9. Fugir significa aqui já não ler.

      Eliminar
    10. Bordar o nome do enxoval? 😱

      Eliminar
  17. Vou fazer uma pergunta de curiosa, a Ana não ia mudar de casa?
    Era só mesmo curiosidade, porque vai investir nas decorações e pinturas.

    Tudo de bom, beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Vai ser Alice não vai? Tenho feeling. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já pensei em Alice ou Francisca.

      Eliminar
    2. Dá para apostar tipo família Real? E a quem ganhar mandas a tua caixa dos batons Marc Jacobs ahahah

      Eliminar
    3. Também era a minha aposta, até porque penso o mesmo que a Ana: gostava mas está a ficar cada vez mais comum. Era uma possibilidade quando pensei em engravidar, quase 5 anos mais tarde já não gosto tanto...

      Eliminar
  19. Parabéns Pipoca, está uma grávida tão gira, e esse azul fica-lhe muito bem.

    ResponderEliminar
  20. Pipoca, deve viver numa casa com uma série de quartos, o seu, closet, escritório, Mateus e ainda quarto de visitas e isto no centro de Lisboa, convença o senhorio a vender lhe a casa, maior difícil!

    ResponderEliminar
  21. Também tenho o feeling de Alice! Mas Clara seria uma boa escolha também 😊

    ResponderEliminar
  22. Eu tenho a sensação de que todas as miúdas que nasceram no último ano se chamam Alice. Boring...

    ResponderEliminar
  23. Acho que não vai ser Francisca, a julgar pela escolha de Mateus a Pipoca e o Arrumadinho têm um gosto mais moderno do que clássico e tendem para nomes que estão a começar a ser mais utilizados, ainda não havendo imeeeensos. Mateus está numa roda viva agora, mas regra geral são mais pequeninos do que o da Pipoca, escolheram-no quando ainda não havia muitos. Não que o nome da miúda tenha de combinar, mas as pessoas têm tendência a gostar do mesmo tipo de nomes. Eu por exemplo gosto de nomes clássicos, tendencialmente compridos e intemporais. Por isso sou mãe de um...Francisco :) Para a miúda da Pipoca aposto em Alice, Clara, Olívia ou Júlia.

    ResponderEliminar
  24. Espero bem que não coloquem na miuda Madalena Leonor, Margarida, Catarina,
    Matilde, Mafalda, Josefina, Carlota, ou Filomena como o MEU.
    Esses nomes todos, inclusive o meu, lembram-me aquelas tias de 95 anos chatas que só,
    "curuzes". E o meu Filomena ainda foi homenagem à santa. Alguns pais deviam ser
    processados , incluindo os meus, ninguém merece passar a vida sendo chamada de Filó
    ou Filóca, raios parta. :(
    Tb por amor de Deus não coloquem Stephany Victoria, Lorraine Evelyn,
    Lyonne, Lyonce, e etcssssss :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madalena, Leonor, Margarida, Catarina e Carlota são alguns dos meus nomes preferidos curiosamente (isto dos gostos é mesmo subjectivo...) acrescento Inês, Beatriz, Diana, Carolina, Mariana e Sofia.
      Quanto à irmã do Mateus a minha aposta vai para Alice, Constança, Caetana ou Frederica (não sou particularmente fã de nenhum).

      Eliminar
  25. Olá Pipoca, estás tão lindona! Que achas de Helena?! E Luisa?!
    Pronto, era só isto ;D ah e beijinhos!
    CF

    ResponderEliminar
  26. A minha filha foi registada com 10 dias, por falta de consenso quanto ao nome. Já não aguentava ouvir as sugestões que toda a gente considerava ter de dar....

    ResponderEliminar
  27. Inês, Matilde, Leonor, Rita! gosto muito e sou crítica de nomes :P

    ResponderEliminar
  28. Muitos Parabéns Pipoca!!
    Já sigo o blog há já alguns anos, mas ultimamente não tenho tido tempo para poder estar a par das novidades ;(
    Eu também vou ser Mãe, mas pela primeira vez e de um Luís Miguel ❤️
    O importante é que corra tudo bem! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Lília. Lili para o mano 😊

    ResponderEliminar
  30. Correção: manos😊

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis