Pub SAPO pushdown

Mas porquê essa aversão ao rosa?

quinta-feira, abril 05, 2018

A pergunta do título é uma das que mais têm feito por aqui, quando mostro algumas das peças que já comprei para a criança e digo sempre que tenho evitado os rosas. Ora bem, eu não tenho aversão nenhuma à cor. Zero. Não vou iniciar uma campanha contra a cor, não vou lançar um abaixo-assinado para que seja extinta e, imagine-se, nem sequer vou proibir que vistam as vossas crianças de rosa-integral, qual cupcake. O que eu acho - e é só mesmo a minha opinião, não é uma verdade universal - é que há uma certa tendência para o "ai é menina? Então vai levar com uma overdose tal de rosa que nunca mais se há-de recompor". E então lá vem o vestidinho rosa, o baby grow rosa, o laço rosa, o biberon rosa, a chucha rosa, o lençol rosa, a sandália rosa, a parede rosa, o cortinado rosa, o peluche rosa, tudo aquilo de que se conseguirem lembrar. Em rosa. Há toda uma infinidade de cores, mas parece que o rosa é o pantone obrigatório. Ora se eu visto uma imensidão de cores, porque raio a criancinha há-de estar sujeita a uma só? Fez mal a alguém? A miúda
há-de vestir rosa como vestirá amarelo, azul, verde, cinza, branco, preto (também não percebo como há gente que se recusa a vestir preto a crianças). Assim de repente, acho que as únicas cores que ficarão de fora serão o castanho e o roxo, mas apenas porque não gosto mesmo.

Já me ofereceram várias peças rosa e eu não fui a correr trocar nenhuma, acho-as até bastante fofinhas. Mas como sei que, tendencialmente, é o que as pessoas mais costumam dar, quando sou eu a escolher tento optar por outras cores. Com o Mateus acho que tentei seguir a mesma política, mas há menos cores "tradicionalmente aceites" para rapaz. Por isso andou ali pelos brancos, cinzas, uns amarelos ocasionais e, claro, bastante azul. Uma das coisas de que me arrependi foi de ter escolhido um papel de parede azul para o quarto dele, acaba sempre por condicionar tudo o resto. Se fosse hoje teria sido uma cor mais neutra. Para o quarto dela já está decidido que não haverá cá papel de parede nem tintas rosa. Encomendei uns autocolantes de várias cores e, à partida, vai ser isso que vou aplicar numa das paredes.

Feita a explicação, espero que esses corações estejam mais sossegados. Eu não odeio rosa e nem sequer sabia que isso agora é uma tendência, não gostar de rosa (wtf???). Apenas acho meio pirosinho ver as miúdas num enjoo pegado de rosa, havendo variadíssimas outras cores à escolha do freguês. Mas a minha também vai usar rosa, não se enervem. Nem me venham cá depois de dedinho esticado, qual Santa Inquisição, quando eu publicar uma foto da miúda, dizer "então? A usar um vestido rosa? Mas não disseste que a criança estava proibida de usar rosa?". Não, nunca disse. Enquanto eu mandar, vai vestir o que eu quiser. Já bem me basta quando ela começar a ter opinião própria e a fazer birras de meia-noite para vestir a t-shirt da Frozen com as calças da Patrulha Pata e os sapatos da Cinderela. Deus me dê força nessa hora.

59 comentários:

  1. Concordo em pleno. Tenho um casal e as roupas foram sempre variadas. E que jeito me deu...o rapaz foi primeiro e quando soube que estava novamente gravida mas de uma menina aproveitei tudo, sim até os azuis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casal homo ou hetero? :-D

      Eliminar
    2. Que piada tão má. Tão... sem piada.

      A pessoa explicitou que era um rapaz e uma rapariga. Por isso mesmo que tivesse algum interesse em saber se eram ambos do mesmo sexo ou de sexos diferentes, já tinha obtido a sua resposta.

      Eliminar
  2. A minha filha desde que nasceu usou preto (porque gosto da cor e pq gostei de a ver de preto)... é complicado encontrar roupa preta para bebés... mas lá conseguia uma camisola, uma saia,...
    Sou apologista da diversidade de cores no vestuário... a miúda veste todas as cores... agora meia calça branca isso nunca! Não consigo... aliás acho horrível ver uma criança de meia calça branca... mas é apenas e só a minha opinião!
    Uma gravidez serena com muita cor à mistura para essa Pipoquinha nascer saudável e cheia de força para testar os gostos da mãe ��������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma bebé de preto é horrível, mas é só a minha opinião.

      Eliminar
    2. Cavalheiro do Aeroporto06 abril, 2018 16:36

      Sinto muito.

      Eliminar
    3. Depende do preto. Nao aprecio umas leggings pretas com uma camisola padrão animal, como já vi crianças a usar. Mas pessoalmente acho alguns apontamentos pretos, principalmente quando misturado com cinzas e brancos amoroso. Mas eu adoro preto, é uma cor que me transmite serenidade.

      Eliminar
  3. Já sabes pipoca, todas as pessoas que pensam de forma diferente são apedrejadas em público. De facto, existem tantas cores lindas para meninas sem ser rosa. E se usar verde o que é que tem?! É exclusivo de menino?! Hahaha Coragem pipoca, coragem. Os ofendidinhos qualquer dia andam aí.

    ResponderEliminar
  4. Deus te dê força é quando ela quiser começar a usar os teus trapitos e acessórios :P

    ResponderEliminar
  5. "Enquanto eu mandar, vai vestir o que eu quiser." - esta frase é tão 'mãe' que nem tem explicação! :D
    (E isto dito de forma inocente, sim?, sem querer ser sarcástica ou parva, só reconhecendo o humor à situação, sim?. Porque eu sinto sempre uma espécie de nostalgia misturada com vontade de rir quando ouço. Lembra-me de ser criança e da minha mãe, que é uma mãe ENORME e que passava a vida a dizer isto adaptado às mais variadas situações da vida. Isto e "tu não és toda a gente" - Pipoca, falta esta! Para lhe darem o cartão de sócio do Clube das Mães à Maneira, falta esta!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também uso, quando me diz ai e tal mas o não sei quê (amiguinho) faz/tem/usa o : “e ele é meu filho?? Não pois não? Então faz o que mando!”

      Eliminar
  6. "ai é menina? Então vai levar com uma overdose tal de rosa que nunca mais se há-de recompor" ahahaha gargalhei

    ResponderEliminar
  7. Não... Deus te dê paciência, porque se te der força... ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah melhor comentário
      E tambem tenho medo da hora em que a minha lhe dê esses devaneios (aos 2 anos ainda tem sido pacifico)

      Eliminar
  8. Lol eu também padeci do mesmo.. nunca gostei de rosa integral, então mal soube que ia ter uma Maria avisei logo para oferecerem todas as cores excepto rosa... Mas o feitiço virou se contra o feiticeiro e eis senão que a cor preferida da minha filha hoje é rosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é. Tal como 90% de todas as meninas. E não é biologia, não é genética, não é por serem meninas que gostam automaticamente mais de rosa... é porque tudo o que é feito para elas é feito nessa cor.

      E eu, que odeio rosa (por acaso) e preconceitos de género (por convicção), suspiro quando passo pelo corredor dos "brinquedos de menina" no supermercado.

      Eliminar
    2. Já eu, depois de dois rapazes, entupi a minha filha de rosa (e não só... laços, filhinhos, rodas, ganchinhos)! Resultado, não podia ser mais maria rapaz... com dez anos só quer calças de ganga, tshirts e sweats e nunca rosa! Mas eu diverti-me enquanto pude!

      Eliminar
    3. “...diverti-me enquanto pude...” ah ah ah muito bom!

      Eliminar
  9. ahahaha eu fui das que perguntei porque fiquei com a ideia que estavas contra o rosa e não percebia porquê. As minhas apologias! Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, note que apologia e apology são os chamados false friends.
      Apologia não significa o que parece estar a pensar: https://www.priberam.pt/dlpo/apologia

      Eliminar
  10. Eu sou igual em relação ao rosa mas, a certa altura, olhei para armário e gavetas da miúda e fiquei com pena de roupinhas rosa serem quase uma miragem!

    ResponderEliminar
  11. Pergunta às mães de 1ª 2ª e demais viagens: os pais ( os homens aí de casa ) não opinam? Também não podem escolher as roupinhas? Eu não tenho filhos daí a minha pergunta. E os pais? Catia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já combina-las é o que é imagine escolhê-las!!!

      Eliminar
    2. O meu escolhe e combina bem, sim. Temos gostos semelhantes. Normalmente eu escolho as peças mais betas e ele as mais cool. Está sempre giraça.

      Eliminar
    3. Ahahahaha 😂😂 @anónimo 19h32

      Eliminar
    4. A mãe escolhe a roupa. O pai fica com o calar berros no período compreendido entre a meia-noite e as 7 da manhã. E com a esterilização dos biberões, se quiser também se arranja essa :)

      Eliminar
  12. Quando estava grávida da minha filha, tooooooda a gente me ofereceu roupa rosa. Até ao dia em que me lembrei de lavar tudo e o estendal parecia uma explosão de algodão doce. Avisei todas as pessoas mais próximas que não aceitaria nem mais uma peça rosa. Comprei cores variadas e também comprei preto. É uma cor como qualquer outra mas lá levei com “oh meu Deus, vai vestir a menina de preto?!? Isso é pecado”. Pecado, como diz a minha mãe nortenha, é dizer merdas. Agora estou grávida de um menino e claro, já sei que vou levar com o azuis. Mas sempre que puder variar, vário.

    ResponderEliminar
  13. Tenho um post em rascunhos a refletir sobre isso, mas eu ainda vou mais a fundo, e vão-me matar quando publicar aquilo ahahahah. Quando falam nestas coisas, fico sempre a pensar " mas desde quando é que ficou estabelecido que só as miúdas é que podem usar rosa?". Porquê esta exclusividade? É uma cor como verde, azul ou outra qualquer.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  14. Já se sabe que, bem ou mal, é a cor "da praxe" para as meninas, cheia de simbolismos - e pensar que já foi a cor de excelência para os meninos!
    Eu se fosse a Pipoca também vestia a menina de várias cores, é aproveitar enquanto a criançada é pequena para lhes despejar o arco-íris em cima antes que eles aprendam a contrariar-nos muáhahah! ;D
    Também não teria problema nenhum com o preto,a pequenada não lhe associa as conotações pesadas que os adultos têm (digo eu). Eu cá adoro, aposto que um vestido de inverno preto numa menina arranjadinha deve ficar bem giro!

    * Gurus de Beleza que (verdadeiramente) Refrescam o Youtube: https://preview.tinyurl.com/ydd8wm38

    ResponderEliminar
  15. Um pouco de história - https://observador.pt/especiais/azul-para-os-meninos-e-cor-de-rosa-para-as-meninas-nem-sempre-foi-assim/

    ResponderEliminar
  16. Tem toda a razão, Pipoca.Qualquer cor é bonita para menino ou menina, vistamos-lhes as que ficarem melhor ao seu tom de pele, por exemplo. O simbolismo da cor é uma coisa cultural, as meninas não ficam mais bonitas por estarem de cor-de-rosa nem os meninos por estarem de azul.Faz-me impressão ver jovens mulheres tão agarradas a verdades únicas de cor. Mãe há mais de 30 anos, quando revejo as fotografias de bebé cá de casa vejo babygrows brancos, rosa, amarelo claro, azul escuro - porquê esta atual determinação de cor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou totalmente de acordo. Porque não alguma diversidade nas cores?
      Também vejo fotos antigas e tenho a mesma sensação de ser um “arco iris” nas fotografias.
      Penso que está associado à banalização (sem sentido perjorativo) das ecografias hoje em dia. Com o facil acesso à previsão do sexo do bebé mais facil é comprar algo de ante-mão que seja “personalizada”.
      É pena é ser algo que tenha chegado a todas as lojas, marcas, e até à maneira de pensar de muita gente...
      É muito mais divertido ter outras opçoes, independentemente de ser menino ou menina!

      Eliminar
  17. Pipoca, sugiro dar uma hipótese ao castanho. Se for um castanho bonito, ou um bege, não desilude e pode combinar bem com outras cores. Eu gosto de ver castanho e azul, e castanho e... rosa :)
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  18. As cores base que uso para menina e menino são o cinza e azul escuro. Adoro combinar estas cores com branco, rosa ou azul. Este inverno até abusei com a minha filha, tem quase tudo cinza claro.

    ResponderEliminar
  19. Por falar em aversão ao rosa...acho que a foto da capa do teu livro "Estilo disse ela" testemunha perfeitamente que não a tens...

    ResponderEliminar
  20. Marta pCarvalho05 abril, 2018 23:33

    Ainda bem quem não vai iniciar uma campanha contra o cor de rosa, com os seguidores que tem ia ser uma dor cabeça para a cor (que é muito gira:)…O cor de rosa mantem-se então.
    Eu volto e meia gosto de vestir o meu filho de cor de rosa integral, para me lembrar do tempo das bonecas, tal e qual um cupcake, ainda bem que posso continuar:)
    Nem sabia que o preto não é bem aceite, é uma cor igual às outras:)
    Tudo depende dos tons e dos modelos , mas com tanta cor, é um pouco limitador vestirmos apenas os meninos de azul e as meninas de rosa.
    O meu filho também tinha roupa de varias cores, só aquelas mais de bebe é que eram mais em azul ( e branco ).
    Se entramos pelo caminho das paredes rosa , a seguir vem a caminha princesa em rosa, a comoda maravilha em rosa, os lençóis em rosa e por ai a fora. Depois vem a menina a dar ainda mais continuidade ao seu mundo rosa.
    Os autocolantes devem ficar muito giros, e há varadíssimas opções…
    Quando se tem rapazes ficamos num registo mais simples, sem as pirosices do cor de rosa que as raparigas passam, e é mais difícil “abstrairmo-nos” de todas aquelas cores e brilhos ofuscantes:).É que o rosa nunca vem só, vem também com brilhantes e fitas…:)
    Concordo que uns vestidos e umas peças é uma coisa agora tudo rosa fica mais difícil:)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vestir um menino em rosa integral?! Com um polo piquet fica giro, os meus filhos usaram em pequenos polos rosa da Neck Neck, mas jamais os vestiria em rosa integral . ..

      Eliminar
  21. Mas cinza e Rosa fica tão bem :) ;)

    ResponderEliminar
  22. Pipoca, guerra ao roxo e castanho também cá em casa!
    Agora uma descoberta já meio tardia, mas bem catita - https://www.cathkidston.com/baby/view-all/list

    ResponderEliminar
  23. Deus te dê paciência é para responder à questão: "é menina ou menino?"
    Também não comprei muita coisa rosa para os três primeiros meses, o carro de passeio era verde portanto estavam sempre a questionar se era menino ou menina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E...? Qual é o problema de perguntarem se é menino ou menina? E qual é a dificuldade em responder?

      Eliminar
    2. A dificuldade é mesmo ter que aturar 1) pessoas que fazem perguntas 2) pessoas ignorantes. Adora perder o seu tempo a responder a perguntas de fazer revirar os olhos? Olhe, eu cá não. Principalmente quando nos fazem a mesma pergunta dezenas de vezes.

      Eliminar
    3. Quando estamos grávidas acho normal que perguntem, quando estão cá fora acho que se não for óbvio (há bebés que nascem já com feições mesmo de menino ou de menina e aí não há dúvida) é indelicado. Se não for uma pessoa próxima o suficiente para saber se a criança é menina ou menino, que lhe interessa saber então?

      Eliminar
    4. Não percebo o seu raciocínio, Rita. Acho que é mais invasivo perguntar o sexo da criança quando esta ainda nem nasceu do que quando já cá está fora...

      Quanto ao "que lhe interessa saber então", aplica-se tanto a um caso como ao outro: coscuvilhice. Sempre foi assim e assim vai ser sempre. Resta ter paciência. :)

      Eliminar
  24. Até aos 18 meses é difícil encontrar outras cores ,;além de rosa e branco infelizmente. O que eu detesto mesmo é as Tee-shirt e calças com patrulhas patas, super heróis etc. E meias às riscas,bolinhas e bonecos .😀😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. T-shirt, o T em inglês lê-se "Ti". Não leve a mal mas eu também gosto que me corrijam.

      Eliminar
  25. Tenho uma Margarida com 10 meses e visto-a (por enquanto) com aquilo que eu gosto. Veste todas as cores. E os cinzas, azuis, vermelhos ficam-lhe tão bem! Já estou habituada a andar a passear com ela e as pessoas dizerem "que menino tão lindo" ou "é um menino, não é?" só porque não está de rosa ou cheia de laços...

    ResponderEliminar
  26. Filha minha há-de usar rosa até à exaustão, mas precisamente porque EU gosto (mas como já terá um irmão, herdará muita coisa neutra, nada temam)!

    Contudo, em nome da democracia, assinarei a petição para que o Parlamento se possa pronunciar em relação a algo verdadeiramente relevante como este tema. Descobrir que o rosa é inconstitucional seria um sonho para qualquer democracia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro esta gente toda ofendida porque alguém não gosta de rosa!... xD

      Calma, senhora. Como bem disse, cada pessoa veste os filhos como gosta. E, apesar de existirem umas quantas almas profanas que não se ajoelham em adoração ao cor de rosa, vai continuar a ser a cor mais popular para tudo o que é de menina por muitos e bons anos, nada tema!

      Eliminar
  27. Fico mais descansada... Pipoquinha. Estava a pensar deitar fora todos os artigos rosa da minha filha para não andar démodé... Assim já vou dormir mais descansada esta noite!

    ResponderEliminar
  28. Como a compreendo Ana, já no séc passado eu tinha a mesmíssima opinião relativamente ao "rosinha", já nos 90', era altamente "aparolado" vestir as meninas em modo integral ou em termos substânciais...nessa cor, por mim só mesmo em padrão, misturado/combinado com outras cores(flores, riscas, qudradinhos...)!
    Também detesto saias de tule, à laia de princess, laçarotes sem fim à esq ou dta das cabecitas ...(tão déjà vu desde os 80')😴
    Enfim, mas cada um sabe de si e de como vestir os seus Petizes !
    Quanto ao castanho, depende da tonalidade, olhe que um castanhito mel conjugado com cinza claro, denim bem claro ou bege, fica muito bem ó menino e à menina"😉!

    ResponderEliminar
  29. Lá está Ana é o que a sociedade impôe. As lojas já tem muita diversificação de cor, claro que sim, mas ainda continua a ser o rosa para a menina e o azul pro menino. Então está tudo esteriotipado. Mas ainda bem que contrariamos a tendência. Beijinhos e que tudo lhe corra bem >;)

    ResponderEliminar
  30. Presumo que a Ana, tal como não morre de amores pelo rosa, também não gostará de ouvir tratar as meninas por "princesa"?! Princesa para cá ,princesa para lá , que fartote e bimbalhada !😂

    ResponderEliminar
  31. Há 3 anos pouca roupa cor-de-rosa comprei à minha filha (verde, cinza, laranja, amarelo, azul..), mas tudo o que lhe ofereceram era rosa. Também não comprei vestidos, porque nasceu a meio do Outono, mas recebeu muitos vestidos/saias que nunca usou. Isso e acessórios de cabelo que só usou quando, efectivamente, teve cabelo que justificasse para usar... Cada um com a sua mania!!

    ResponderEliminar
  32. Os meus rapazes fartaram-se de usar fofos e roupa colorida, compradas muitas vezes na secção de menina, porque para eles é tudo tão mais "aborrecido"! Por acaso até tinham uns polos roxos da CH bem giros! Como têm olhos claros adoro vê-los com todos os tons de verde e azul. Não sou fundamentalista, mas sou pirosa, e adoro ver as miúdas com acessórios prateados, dourados, brilhantes e lantejoulas...É todo um mundo de pura fantasia, que logo à partida, os meninos desconhecem! Ainda assim, muitas vezes eles vinham ver-me maquilhar e mexer nos pós e cremes por pura curiosidade!
    Fui muito feliz em criança com as minhas primas, a usar as sandálias de salto da minha mãe e os colares e robes de cetim! Adoravamos brincar frente ao espelho!Não me parece que venha mal ao mundo por se gostar de rosa na infância ou de roxo ou de azul celeste, deixem as crianças fantasiar e brincar e sonhar, porque a vida é tão breve e rapidamente se tornará tão chata e tão cheia de gente castradora e regras absurdas!!fica o mote da minha geração: "We don't need no thought control, No dark sarcasm in the classroom, Teachers leave them kids alone"

    ResponderEliminar
  33. Aqui Pipoca aconteceu o mesmo. Quando fiquei à espera da Maria Leonor, o primeiro comentário do pai era que não a entupiria de rosa e rosinhas... Não compramos nem uma peça rosa, mas como se podia imaginar, tudo o que ofereceram foi rosa.

    ResponderEliminar
  34. Azul, não comprei nada azul para os meus dois filhos. Verde alface, laranjas, amarelo, cinzento, vermelho etc.As oferta da famila/amigas foram todas repito TODAS em azul (de vez em quando lá aparecia azul com qualquer outra corzita, não fossem os rapazes perder a sua macheza :) ) O gosto de cada pessoa é que vale!! Mesmo assim, às vezes todos vestidinhos de azul perguntavam-me "è menina" :D :D (é só para saberem que os meus filhos são lindos :D :D )

    ResponderEliminar
  35. Já eu tenho um rapaz e quando ele era pequenino aproveitei várias coisas das primas que tinha de cada lado da família. Alcofa rosa com bonequinhos, babetes e várias roupas em rosa. O que me diverti com a situação, principalmente quando aos 5 anos e querendo imitar a prima mais próxima, me pediu uma Barbie. E teve uma Barbie, que chegou a levar à rua, gerando olhares furiosos. É incrível como no século em que estamos, ainda se liga tanto a estereótipos, como rosa para menina, azul para rapaz, bonecas para meninas, carrinhos para meninos, etc. O meu filho sempre usou todas as cores mas quando as quis escolher, obviamente que o deixei e hoje aos 16 anos só quase usa cores escuras, para grande pena minha :-P

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis