Pub SAPO pushdown

A Pipoca responde... ou tenta, vá #52: Revenge of the 90's

sexta-feira, abril 06, 2018
Se há coisa nesta vida para a qual já me falta muita pachorrinha é para saídas à noite. Não dá, pessoas, a avó já não tem estofo. A culpa não é só da minha falta de vontade, é também do facto de a noite começar tardíssimo (antes da uma ou duas da manhã está tudo às moscas) e de não haver um sítio em Lisboa onde eu me divirta MESMO. Quando saio para dançar quero ouvir música comercial, pirosona, que eu saiba cantar, hits da minha adolescência, aquelas músicas de uma vida toda. E não há nenhum sítio assim. Ou é tudo muito tum-tss-tum, ou tudo muito virado para a miudagem, com aqueles cantores de hip-hop que parecem todos exactamente iguais uns aos outros. Já não estou para isso. Se é para apanhar seca fico em casa, que sempre há um sofá, livros e séries para uma pessoa se entreter. 

Em Março do ano passado começaram a circular no Facebook uns zunzuns sobre uma festa mais ou menos secreta de seu nome "Revenge of the 90s". Ninguém sabia muito bem do que é que se tratava, o sítio era secreto, tinha de se comprar a entrada e no dia da festa recebia-se uma mensagem com todos os detalhes. Decidi ir com uma amiga porque, assim de repente, os anos 90 foram os meus anos, por isso só podia ser bom. Lá fomos e foi uma das noites mais divertidas de todo o sempre. Havia músicas que eu já tinha apagado da minha memória, mas bastavam os primeiros acordes para ter a letra na ponta da língua. Todos os hits passaram por lá. De Spice Girls a Nirvana, passando por Aerosmith, Backstreet Boys, 4 Non Blondes, Oasis, No Doubt, Ace of Base, Cher, Vengaboys, Lenny Kravitz, Spin Doctors, Blur, NSYNC, Offspring, Shania Twain, tuuuuuudo e mais alguma coisa. Também passaram músicas de filmes, de séries, de novelas, de programas de televisão, coisas com as quais muitos de nós cresceram. Lá pelo meio ainda apareceram os próprios dos Anjos a cantar o "Perdoa", o que é uma pessoa podia pedir mais? Claro que há ali muita parolada, coisas que eram más nos anos 90 e que não deixaram de o ser em 2018, mas naquele contexto tudo faz sentido. E se dá para cantar e para dançar, então está óptimo. 

As "Revenge of the 90s" foram passando de boca em boca até se tornarem num fenómeno. Há pouco tempo estive na festa do primeiro aniversário, um evento com mais de oito mil pessoas, uma verdadeira loucura. Juro que houve ali vários momentos em que me emocionei, porque as músicas acabam por nos remeter para uma data de momentos das nossas vidas. De repente estava de volta ao liceu, às primeiras paixões, aos dramas, aos amigos daquela época, e é engraçado saber que toda a gente à nossa volta passou mais ou menos pelo mesmo, mais ou menos na mesma altura. Decididamente, a malta da minha geração sente falta de sítios onde se possa mesmo divertir. E eu prefiro ir a uma festa destas de dois em dois meses do que sair todas as sextas e estar a contar os minutos para voltar para casa.

As festas mantêm tal lado secreto, que eu acho que aguça a curiosidade, e ou se compra logo a entrada ou aquilo esgota em três tempos. A próxima vai acontecer em Lisboa, dia 24 de Abril e vai ser mais um sucesso. E é giro porque a maior parte da malta leva aquilo a sério e vai vestida a rigor, com looks repescados dos anos 90. Tenho tido muita gente a perguntar-me o que é que deve vestir para uma Revenge, e eu acho que depende do quanto se quer entrar no espírito. Ou se assume o look total anos 90 (com tudo o que essa época teve de mau a nível estilístico) ou então leva-se só um apontamento, não há grandes regras. Na última festa levei uma t-shirt dos Guns e um lenço de cornucópias na cabeça, mas não falta quem leve aqueles fatos-de-treino muita pirosões ou outras coisas igualmente inenarráveis. Parte boa: ninguém quer saber. A malta está ali para se divertir.

Deixo-vos algumas peças que podem servir de inspiração para a próxima Revenge:






21 comentários:

  1. Ó Pipoca, falta aí uma gargantilha, o objeto que todas as miúdas, ou as melhores, vá, usavam nos 90´s.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde , pois devo dizer que bem perto do Almada forum existe um espaço que se chama space garden , que de x em x tempo faz festa anos 80 e 90 , só passa musica dessa altura , é um espaço agradável, vão fazer uma festa amanha dia 7 , pena estar de chuva, amanha festa do chapéu .. pesquisa na net , nos dias sem chuva é muito agradável cheio de gente gira.

    ResponderEliminar
  3. O Revenge é muito bom, é estar a ouvir todas aquelas músicas, vir à memória tantas coisas, tantas pessoas e pensar "fo**-** fui feliz para caraças".

    ResponderEliminar
  4. Pipoca, nunca comento mas hoje teve que ser porque me revi em cada linha deste post! Normalmente apanho a seca da vida se for a uma discoteca mas diverti-me taaanto na Revenge of the 90's!! Fui a da última Passagem de Ano e fiquei lá até as 5 da manha, e ainda teria alegremente ficado mais se pudesse :) Infelizmente ainda só consegui ir a uma festa porque vivo fora de Portugal mas tenho que voltar a ir!
    Luisa

    ResponderEliminar
  5. Trazer a iniciativa ao Porto é que era... Adoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já houve uma edição no Porto, nao estava atenta

      Eliminar
    2. A malta do Porto também pode tomar essa iniciativa...

      Eliminar
    3. E já houve :)

      Eliminar
    4. Já houve várias no porto! A última foi dia 9 de março :)

      Eliminar
    5. No Porto ja houveram 4 festas. A ultima foi no inicio de Março se nao estou enganada.

      Eliminar
  6. Gostava de ir a uma sem dúvida! Também foram os meus anos!!!
    Acho que a moda é cíclica porque quando uma geração passa a ser adulta, tem nostalgia dos seus tempos de adolescência e traz-se um pouco de lá para cá.
    Ainda há pouco se usava muitas referências dos anos 80 na moda e estávamos cheios de festas da geração spectrum e agora começam a ver-se muitas dos anos 90 (não será porque estamos nos 30 iss e a caminho dos 40?).

    ResponderEliminar
  7. Festa ótima pena o preço dos bilhetes ter vindo sempre aumentar. Fui na segunda e paguei 10€, agora só dos 30€ para cima?!! Acho um exagero tremendo.

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipoca, como me revejo nas tuas palavras… as noites a começar tardíssimo, com muito barulho e luzes que mais parecem de eletroencefalograma ou um teste à epilepsia.
    Se é para sair, que seja com qualidade, poder ouvir música que eu saiba cantar ou da minha adolescência, músicas de uma vida porque de contrário só mesmo um sofá, livros, filmes e séries no aconchego. Nesse aspeto também ando avó.
    Gostava de haver também as "Revenge of the 80s". Ouvir hits de billboard dos Queen, U2, Police, Duran Duran, David Bowie, Blondie, Depeche Mode, New Order, Alphaville, A-ha, Tina Turner, Cindy Lauper, Bangles, Wham, Eurythmics, Culture Club, OMD, Kate Bush, Tom Petty, Survivor e, entre tantos mas tantos outros, os incontornáveis Michael Jackson e Madonna.
    Foi uma década muito produtiva com a “explosão” da pop music e a revolução da música eletrónica. Os sons ficavam facilmente no ouvido e as letras eram arquivadas mentalmente em catadupa. Fico-me pelas músicas de vez em quando em casa ou no carro, mas podia haver algumas festas (menos) secretas com estas músicas para animar muita malta que por aí.
    (Faltam-me as soquetes de renda fluorescente e as dezenas de pulseiras de plástico preto que deitei fora há algumas décadas atrás).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nessa dimensao, mas pelo menos no norte houve muitas festas geração spectrum (música anos 80, alguma dos anos 90, bombocas e pastilhas gorila -daquelas bomba - anúncios do restaurador olex e afins ;))

      Eliminar
  9. Subscrevo tuuudo. Mas mais para os 80s pq já tenho 44. Sou entradota😁

    ResponderEliminar
  10. Como não há?!? Plateau!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plateau? Daqueles que começam às 2h da manhã, quando o pessoal mais cota já está a "marcar golos de cabeça"?

      Eliminar
  11. Olá, e onde se compra a entrada? Obrigada

    ResponderEliminar
  12. tb me podes convidar que ando a precisar de uma coisa assim.... tou como tu pipoca :)
    e infelizmente não tenho amigas assim para poder sair à noite... por isso é tomar conta dos meus piolhitos e sofá e cama... :)

    ResponderEliminar
  13. Em Setúbal(revive Seagul)inícios de junho,e em Sesimbra (revive la Belle Époque )em julho, realizam-se anualmente festas de arromba com músicas dos 80' e 90' que passavam naquelas emblemáticas discotecas, com frequência de 95% de pessoal "entradote" de 40's , 50's e pasme-se de 60's, bem enxutos e danados para a bailação, só arredamos pé quando as portas fecham ... 😀
    Não falho uma, como são festas anuais, vamos contando os dias que faltam.. .e pensando nos outfits!

    ResponderEliminar
  14. A margem Sul é pró nessas festas...com todos os habitantes do Samouco em delirio ;) ;) ;) mas dispensáveis para mim. Cada um na sua margem :)
    É claro que em LX há locais maravilhosos para se sair à noite. Apodrecer no sofá é contranatura :)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis