Pub SAPO pushdown

Vamos lá cuidar da pele #2: séruns e tónicos

quarta-feira, março 14, 2018
Se na passada falámos sobre desmaquilhantes, hoje vamos para o tema séruns e tónicos, com a ajuda da dermatologista Helena Toda Brito:


Os séruns são mesmo, mesmo importantes?
Os séruns apresentam, geralmente, texturas leves e fluídas, com elevadas concentrações de ingredientes activos. Assim, oferecem a grande vantagem de poderem ser aplicados antes dos produtos mais espessos (cremes hidratantes, protector solar), sem afetcar a sua eficácia e cosmeticidade.
São particularmente úteis os séruns com antioxidantes de manhã (antes do creme hidratante e/ou protector solar), e os séruns com ingredientes anti-envelhecimento à noite (antes do creme de noite).





Porque é tão importante o tónico?
Embora não constitua uma etapa obrigatória na rotina diária, pode ser um ótimo adjuvante nas seguintes situações:
- Pode funcionar como um segundo passo no processo de limpeza da pele, ajudando a remover o excesso de óleos, sujidade e células mortas que permaneçam na face após a higiene habitual (particularmente útil em peles oleosas ou acneicas);
- Pode ser uma boa forma de adicionar ingredientes activos na rotina diária, nomeadamente ingredientes com acção hidratante, calmante, anti-envelhecimento ou esfoliante (ex: ácido hialurónico, alfa e beta-hidroxiácidos, retinoides, antioxidantes);



63 comentários:

  1. À noite o sérum pode ser usado sozinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao, o serum vem antes do creme hidratante ;) MC

      Eliminar
    2. Se for uma pele oleosa, poderá ficar confortável apenas com o sérum ;)

      Eliminar
  2. Eucerin é das piores marcas de farmácia, tem ingredientes de rir - como produtos para peles sensíveis que contêm alcool ou fragrâncias.
    Há imensas marcas de farmácia que não foram referidas, e é pena porque têm a melhor relação qualidade/preço.

    ResponderEliminar
  3. Ana, será que podia perguntar à dermatologista Helena Brito se o uso de 2 séruns (ou mais, vá) faz algum efeito adicional ou faz efeito de todo? Por exemplo, usar um sérum anti-manchas e um sérum anti-flacidez, um a seguir ao outro...
    Obrigada
    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Uso e adoro o advanced night repair da estée lauder, pelo meio experimentei outros, mas este é o meu preferido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estranhei não estar nesta lista; também uso e é "aquele" produto, se tivesse de abdicar de tudo o resto, usava este sérum. É caro, mas muito, muito bom.

      Eliminar
  5. Marta pCarvalho14 março, 2018 12:10

    Tenho de ver com calma… formulas do Peter Pan a todos os preços e formatos
    Se encontrar, entretanto, o segredo da Jane Fonda , partilhe, por favor:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora o segredo da Fonda é o mesmo das outras (que podem e não se importam de ir à faca)!! Chama-se "bisturi"!

      Eliminar
  6. O sérum é só para pôr na cara?

    ResponderEliminar
  7. É possível usar o tónico na testa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tónico é para aplicar no rosto todo.

      Eliminar
  8. E irem a um dermatologista e/ou alguém que perceba do assunto? Acham mesmo que vão responder pergunta por pergunta? Um bocadinho de noção. É a vossa pele, não acham um bocadinho inconsequente o tipo de perguntas que estão aqui a colocar? Isto são sugestões, e cada caso é um caso, o que resulta para uns não resulta para outros.

    ResponderEliminar
  9. O sérum ADVANCED NIGHT REPAIR da Estée Lauder continua a ser o melhor!

    ResponderEliminar
  10. O tónico é de noite? Ou de dia? E o sérum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tonico usa-se habitualemnte dps da limpeza de pele, depende da suas necessidades.

      Há seruns para usar à noite ( pex com retinol, ou outros ativos anti envelhecimento) e há seruns que podem ser usados de manhã ( pex. seruns vtamina C). Não é tudo igual, nem para as mesmas coisas.

      Ha que procurar informação, para cada pessoa/necessidade. ;) MC

      Eliminar
  11. Uma vez ouvi que o tónico arde nos olhos. Cuidadinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é isso e as labaredas.loooool

      Eliminar
    2. Claro que arde! Nenhum destes produtos é adequado à mucosa ocular! Além do mais, SÓ os cremes de contornos de olhos se colocam no contorno de olhos. Tudo o resto, muito cuidado

      Eliminar
  12. O advanced night repair da Estée Lauder é realmente muito bom. Recentemente também descobri um sérum da Caudalie para manchas e tenho gostado imenso, uniformizou muito o meu tom de pele!
    Os tónicos é que ainda não me convenceram, acabo sempre por usar só a agua micelar da Bioderma depois de limpar a pele mais em profundidade!


    The Black Blush

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. engraçado esse serum da caudalie, nao fez nda por mim, nas manchas actuou zero.

      MC

      Eliminar
    2. Usei o serum da caudalie e ajudou com as manhas.
      Comecei a usar só protetor 50 e não tenho uma única mancha.

      Eliminar
  13. Sim, advanced night repair - o melhor mesmo !

    ResponderEliminar
  14. Ai jesus eu tenho 33 anos e só uso creme nívea. Não percebo nada disto. juro que pensava que o sérum era para o cabelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se sinta só. Somos duas😊

      Eliminar
    2. Existem séruns/cremes para o cabelo, que são usados como cuidado hidratante de comprimento e pontas :) Mas também existem para o rosto eheh :)

      Eliminar
  15. Continuo muito intrigada com a questão da testa. Alguém me pode elucidar? Sérum na testa sim ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sérum poderá ser utilizado em todo o rosto excepto nos olhos. O máximo onde devemos aplicar o sérum é no contorno ósseo, pois a pele mesmo abaixo dos olhos é muito fina e permeável e um sérum é um produto bastante concentrado em activos, pelo que não deverá ser colocado acima do contorno ósseo, para evitar intolerâncias e reacções oculares :)

      Eliminar
    2. Essa pergunta é a sério?
      É que da última vez que me olhei ao espelho a testa fazia parte da cara e nem sequer era uma área especialmente sensível que necessitasse de cuidados especiais...

      Eliminar
    3. Sérum na testa, claro. Rosto e pescoço sempre!

      Eliminar
    4. Oi????? Obvio que sim!

      Eliminar
  16. Respostas
    1. kakakakakakakak, eu juro me me rio muito com os comentarios. ;)

      Eliminar
  17. Alguém com pele com tendência oleosa que tenha testado o serum c-vit da sesderma? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já usei o C-vir. Gosto mas não volto a comprar. Não notei grande coisa. Acho mesmo que não vale a pena. Eu adoro cremes e experimento muitas coisas. Mas volto sempre ao mesmo. Estée Lauder advances night repair. Não vale a pena nenhum desta lista. Já experimentei quase todos. O double serum da Clarins tambemé bom mas não chega aos calcanhares do Estée Lauder advanced night repair. I Crème Global anti-aging da Estée Lauder em combinação com o serum faz a pele mais vi irá que alguma vez tive. Nem ophm para mais nada. Poupem algum dinheirinho e comprem os dois. Tendo que escolher, vão para o serum e usem um creme mais modesto. Os Bioderma não são caros e são bons. A Caudalie não vale nada.
      Creme anti-rugas ou que melhore o tom de pele mais em conta, talvez o moisture surge da Clinique, mas mesmo assim não dão bom co o que já referi.
      Eu adoro estas coisas e já experimentei muitos mas mesmo muitos. Também leio muito sobre o tema. Quando estou em fase de pronto, não vale a pena, lá vou eu para a EL.

      Eliminar
    2. Já usei o C-vit. Gosto mas não volto a comprar. Não notei grande coisa. Acho mesmo que não vale a pena. Eu adoro cremes e experimento muitas coisas. Mas volto sempre ao mesmo. Estée Lauder advanced night repair. Não vale a pena nenhum desta lista. Já experimentei quase todos. O double serum da Clarins tambemé bom mas não chega aos calcanhares do Estée Lauder advanced night repair. I Crème Global anti-aging da Estée Lauder em combinação com o serum faz a pele mais bonita que alguma vez tive. Nem ophm para mais nada. Poupem algum dinheirinho e comprem os dois. Tendo que escolher, vão para o serum e usem um creme mais modesto. Os Bioderma não são caros e são bons. A Caudalie não vale nada.
      Creme anti-rugas ou que melhore o tom de pele mais em conta, talvez o moisture surge da Clinique, mas mesmo assim não dão bom co o que já referi.
      Eu adoro estas coisas e já experimentei muitos mas mesmo muitos. Também leio muito sobre o tema. Quando estou em fase de pronto, não vale a pena, lá vou eu para a EL.

      Eliminar
    3. Obrigada pela resposta :)

      Eliminar
    4. Amo Caudalie!

      Eliminar
    5. nunca experiemntei o serum da estee lauder, por isso nao posso opinar, mas o Cvit ja. Sandra, são para o mm proposito? é que 2º entendo o sa EL é para noite e o CVIT é um serum para usar de manhã para dar luminosidade ha pele. Eu até gosto.

      Agora, se ha melhor, também quero.ahahahah ;)
      MC

      Eliminar
    6. Uso por recomendação do meu médico de dermocosmética e adoro, tem ajudo muito na oleosidade também.
      Sesderma foi uma das marcas que ele recomendou e estou a dar-me muito bem, o hidratante DC dermocosmetica é excelente.
      Já usei o da Ester Lauder e não vi grandes diferenças face ao da Sesderma, o da EA acho um pouco oleoso

      Eliminar
    7. O problema dos serums/tonicos/ e que tem uma montanha de coisas que nao serve para nada. Ha substancias com comprovada accao anti-manchas ou anti-envelhecimento que depwndwm da concentracao, com e o caso da vit. C e dos retinoides. Ha muitas substancias anti-manchas, mas serve quwrem resultados, vao a uma Dermatologista. A hidroquinona e a mais eficaz, mas e toxica em dos cumulativa. Com o avancar da idade, faco mais pesquisa e tendo a nao comprar cosmeticos com formulas secretas patenteadas que ninguwm sabe O que contem. Tendem a ser carissimos com resultados zero.
      Quanto a Caudalie, uso os produtos de limpeza, esfoliante e O oleo detox poliphenol, que gosto bastante. Nao uso os cremes/serums, porque nao sei O que tem O Vinergy... fiquei muitas decepcionada com a Eau de Beaute: cheira mas e provoca ardencia. Voltarei a Eau de Raisin, talvez.
      😍

      Eliminar
  18. Falta aí o Advanced Night Repair, Estee Lauder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfumaniacos, site espanhol, preços magnificos. ANR da Estee Lauder por 47 ou 49€..

      Eliminar
    2. Está a 116,97..... nao sei onde viu esses preços....

      Eliminar
    3. Não, não está. Não sei como você vê tão mal.

      Eliminar
  19. Tenho um furúnculo no queixo que não sai nem com os melhores cremes! Vou experimentar estes todos!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sra! Bom senso, sim! Se tem um furúnculo, a solução não passa por pôr os cremes todos, não vai resultar em nada. Vá mas é ao dermatologista e deixe-se de ideias estranhas.

      Eliminar
  20. Tenho uma amiga que barrou manteiga de amendoim na cara e ficou sem acne.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahahahahahahahahahahahahah
      eu vinha aqui aconselhar H2SO4 ou HNO3, mas acho que este comentário já ganhou.

      Eliminar
    2. Será melhor aquela que tem pedaços, que assim aproveita-se e faz-se uma esfoliação. A suave é mais pegajosa e obstrui os poros.

      Eliminar
  21. Então e alguém aconselha um antirugas para contorno de olhos? Ficarei agrdecida

    ResponderEliminar
  22. Ia morrendo quando li "São particularmente úteis os séruns com antioxidantes de manhã (antes do creme hidratante e/ou protector solar)"

    E/OU? Minhas amigas se aplicarem um antioxidante de manhã NÃO SAIAM DE CASA SEM PROTECTOR SOLAR. A menos que queiram ficar com manchas no rosto... Se quiserem manchas o truque é usar antioxidante de manhã e não passar protector solar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que lá está é: Antes do creme hidratante e do protetor solar / Antes do creme hidratante ou do protetor solar. Ambas incluem o protetor solar, excluído está o hidratante na segunda proposição. Professores de Português precisam-se!

      Eliminar
  23. Os do Lidl também são óptimos . Já usei cremes carissimos . Com o artigo que li da Deco e depois outros , posso dizer que muito mas muito bons e super baratos . Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Lidl amigas . Do melhor .

    ResponderEliminar
  25. Alguém conhece seruns um pouquinho mais acessíveis ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The Ordinary (da deciem)

      Eliminar
    2. O serum da caudalie de hidratação é uma maravilha. Não vivo sem! Custa 25 euros mas rende muito tempo....bjinhos*

      Eliminar
  26. Boa noite. Tenho 40 anos, pele com manchas escuras nas maçãs do rosto e à volta dos olhos e sardas resultantes de abusos na praia enquanto jovem, pontos negros principalmente no nariz, alguns poros bem visíveis e já algumas rugas à volta dos olhos, boca e testa. Tenho pele mista mas com alguma exigência na hidratação. Gostaria de experimentar o Redermic C e R, mas não sei se posso usá-los em conjunto com o Glow Tonic da Pixi. Sendo que a minha pele pede hidratação, qual seria o hidratante indicado para colocar após o Redermic R? E um serum, qual me aconselha? Entre o Glow Tonic e o Retinol tonic da Pixi, qual acha melhor no meu caso? Obrigada

    ResponderEliminar
  27. Não conhecia alguns produtos.
    Obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis