Pub SAPO pushdown

Pôr a leitura em dia #19

quarta-feira, janeiro 03, 2018
2017 acabou com mais leituras o que, espero eu, será um bom prenúncio para 2018. Pelo menos, é isso que espero e é isso que vou tentar fazer. Estes foram os últimos quatro que li e que recomendo:


"Fim", Fernanda Torres
Encomendei este livro na FNAC, depois de me ter sido recomendado por um amigo, e demorei tanto, tanto, tanto tempo a ir buscá-lo que quando bati com os olhos no papel da encomenda já nem me lembrava do que é que se tratava. Felizmente, ainda estava na loja à minha espera. O livro conta a história de cinco amigos do Rio de Janeiro, já idosos, que recordam o que foi a sua vida. Gosto muito da estrutura do livro, em que cada capítulo é dedicado a um personagem, e a Fernanda Torres (filha da actriz brasileira Fernanda Montenegro) é uma escritora do caraças. A linguagem é muito crua, não tenta romancear o que é a velhice e eu gosto muito disso. Foi das melhores coisinhas que li nos últimos tempos.

"O Casamento", Nélson Rodrigues
Decididamente, sou dada à literatura brasileira, deve ser por isso que deixo pequenas fortunas em livrarias de cada vez que vou ao Brasil. Este "O Casamento" é um osso duro de roer, é um livro aparentemente leve e que vai ganhando força a cada página. Até ao final, um pequeno murro no estômago. A história passa-se num período temporal muito curto, basicamente acontece tudo na véspera de um casamento. Acreditem, pode acontecer mesmo muiiiiiiiita coisa. É um livro duro, mas muito bom.


"Apenas miúdos", Patti Smith
É uma auto-biografia da cantora Patti Smith, mas é muito mais do que isso. É a descrição da vida em Nova Iorque, no mítico Chelsea Hotel, anos 60/70, uma época efervescente em termos culturais, com inúmeros artistas a tentarem a sua sorte na cidade de todos os sonhos. Com tudo o que isso implicava, desde passar fome a não ter um tecto para morar. O livro é também muito focado na relação da Patti Smith com o artista Robert Mapplethorpe que, basicamente, foi a sua alma gémea. O livro é muito bonito, está muitíssimo bem escrito e várias vezes dei por mim a esquecer-me de que era uma história real. 

"Talvez para sempre", José Gameiro
Já li todos os livros do psiquiatra José Gameiro e este foi, talvez, o que menos gostei, talvez pela estrutura (ou falta dela) e por me parecer haver pouca ligação entre os textos. São pequenas histórias - algumas ficcionadas, outras inspiradas em casos reais, relatados pelos seus pacientes - que nos ajudam a perceber o intrincado mundo das relações, um tema que me interessa particularmente. É um livro rápido de ler (despachei-o numa tarde) e, apesar de não ter sido dos meus preferidos, continuo a achar que o José Gameiro é dos melhores a abordar estas questões.

22 comentários:

  1. Boa tarde Pipoca Mais Doce!

    Este ano também me enveredei por um desafio literário! Infelizmente, ao contrário de anos anteriores em que conseguia ler 10 livros em 3 meses (sim, eu fazia essas façanhas), chegando a desafios de 60 livros num ano, hoje, se conseguir ler 15 já me dou por contente!
    Este ano coloquei no Goodreads a meta de 19, e passo a explicar porque: o ano passado li o primeiro volume de "Outlander", e apaixonei-me pela história! Ou seja, arranjei os outros todos que faltavam!!! Agora, tenho mais de 4 mil páginas pra ler de entre 4 livros!!! Por isso, se conseguir ler um volume ( de 1000 páginas, parece uma bíblia!) por mês ( ou 2 XD ), pode ser que consiga ler então os 10! Bato o recorde do maior livro que li e ainda junto os outros que tenho em fila de espera a lista!!
    2018 aqui vou eu!!!
    Beijinhos e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada de autores brasileiros, nunca calhou, talvez, mas tenho muita curiosidade. "Fim" parece-me excelente para entrar no mundo da literatura brasileira. E Pipoca, volte com o Clube de Leitura!!

    Beijinhos, https://ensaiosobreodesassossego.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa em relação ao livro " Apenas Miúdos" :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Clube de leitura, sim, acompanharei.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de ler a estruturação da escrita em português do Brasil. Demoro eternidades para conseguir retirar o sentido das frases. Odeio mesmo.

    Prefiro mil vezes ler em inglês ou alemão do que numa língua que supostamente é a nossa mas está tão alterada e com construções tão alteradas que me fazem sentir dislexica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A construção não está alterada, é diferente. Dito desse modo, parece que o português do Brasil é uma deturpação do português europeu - que não é - sendo sim uma variante linguística.

      Eliminar
    2. não sei que autores brasileiros anda a ler... eu por exemplo adoro Jorge Amado. sim, leio "com sotaque" mas acho as histórias tão boas que o "sotaque na leitura" faz parte do colorido. seria impossível ler a Dona Flor e seus dois maridos em português de Portugal ;)

      Eliminar
    3. Você lê em Alemão e queixa-se das construções alteradas do português do Brasil?

      Eliminar
    4. Para mim é precisamente como se estivesse a ler mau português. Deixei de ler livros em português do Brasil quando me deparei com um "aterrizar" num livro supostamente bem escrito.

      Prefiro outras línguas.

      Eliminar
    5. Na realidade, o português do Brasil está muito próximo do que é o português de Portugal escrito de forma erudita. E também se aproxima do português de Portugal de 1800, ou seja, sofreu menos alterações do que o nosso. Em relação às diferenças semânticas e gramaticais, estás não impedem o entendimento...a nao ser que se tenha má vontade.

      Eliminar
    6. O que é que imcomodou quando leu aterrizar? Estava mal colocado ou foi só o facto de não ser uma palavra usada no português europeu? É que a palavra existe, tal como existem muitas outras que nós não usamos e nem por isso deixam de ser português.

      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/aterraraterrissar/15137

      A mim parece-me um bocadinho preconceito, mas está no seu direito de preferir outras línguas.

      Eliminar
  6. Também fiz uma revista ao meu ano de leituras. 17 livros mas os temas não foram lá muito variados. Romances históricos <3 Deixo aqui o link se alguém quiser tirar umas ideias :)
    https://sempreentreviagens.com/2017/12/resumo-de-2017-leituras/

    Inês

    ResponderEliminar
  7. Encomendei o "FIM", vamos lá ver como será.
    Será também a minha estreia em literatura brasileira. Leio montes de livros, mas apenas em português "nosso".
    Clube de leitura, sim, já!

    ResponderEliminar
  8. clube de leitura de volta por favor!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Pipoca, Bom Ano para si e para o Mateus!
    Já deve ter lido, mas recomendo na mesma.
    todos da Liane Moriarty (O segredo do meu marido foi o que gostei mais). O último «Pequenas grandes mentiras» é espectacular. E a série baseada no livro com a Nicole Kidman também. São livros leves, mas não são acéfalos.

    ResponderEliminar
  10. Estou a voltar a ter o hábito de ler.De manhã, a caminho do trabalho tomo um café, estaciono o carro no parque da empresa e leio 15m. Não é muito tempo mas em media em mês e meio leio um.

    ResponderEliminar
  11. Eu consegui ler os 20 a que me tinha proposto no goodreads, tendo em conta que tenho duas pequenas e trabalho, foi um feito! Os que mais gostei, para além do V, VI, VII e VII da guerra dos tronos, foram "O rapaz que prendia o vento", "A Pequena Abelha" e a "Soma dos Dias". Para 2018 desafiei-me a ler 25, vamos ver...

    ResponderEliminar
  12. Admiro muito as pessoas que possuem o gosto pela leitura de livros. Já tentei ler alguns mas quando chego perto da 20ª página acabo sempre por adormecer. Acho que só o Kamasutra ilustrado conseguiu escapar à norma...(Shame on you Pensador!). :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensador que não lê... Seria de repensar o nome, não?

      Eliminar
    2. Anónimo (13:15), então, pela sua lógica, suponho que por não gostar de ler...seja manifestamente incapaz de pensar...

      São ilações como as suas que fazem de mim Pensador e também tive que as ler caso não tenha reparado.

      Eliminar
  13. Comprei o "Fim" quando fui ao Brasil há dois anos mas tinha ficado abandonado na estante. No verão passado precisava de um livro pequeno, fácil de levar para a praia, e fui buscá-lo. Gostei bastante, ri como uma parva com algumas passagens, com outras emocionei-me, e em geral fez-me pensar. A escrita é maravilhosa e não me incomodou ser em português do Brasil, tirando o facto de dar por mim a "ler com sotaque" para dentro XD

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis