Pub SAPO pushdown

Pipoca no Parlamento Europeu

terça-feira, dezembro 05, 2017


Quando recebi um mail do presidente do Parlamento Europeu a convidar-me para ir até lá falar sobre a minha experiência no incrível mundo das plataformas digitais, a minha primeira reacção foi "hmmmm, isto é treta". Reencaminhei o mail para a Diana, que trabalha comigo, e pedi-lhe que investigasse um bocadinho mais, mas achei mesmo que era um qualquer mail fraudulento ou uma cena de spam. Pois. Não era. Era mesmo a sério. O presidente Antonio Tajani resolveu juntar em Bruxelas uma data de influenciadores digitais dos vários países membros e eu era um deles. 

Ora bem, este blog já me proporcionou tanta coisa boa que eu acho que, às vezes, tendo a não o valorizar devidamente. Nem a ele, nem ao meu trabalho, nem às oportunidades que me surgem. Talvez porque continue a ver isto como
um hobbie, uma coisa que me diverte muito fazer, muito mais do que um trabalho. Mas, verdade seja dita, esta "brincadeira" já leva quase 14 anos e, goste-se ou não, já consegui atingir algumas coisinhas. É o meu projecto, é algo do qual me orgulho bastante, mas continuo a olhar para isto tudo com um misto de leveza e incredulidade. Não é displicência, menos ainda desprimor, mas juro que me custa a acreditar que isto já tenha tanto tempo e que seja bem sucedido. É mais ou menos do género "a sério? O meu blog? Mas isto é só uma coisinha que eu criei para me entreter nas horas vagas?". Às vezes têm de ser os outros a relembrar-me que tenho aqui uma coisa mesmo, mesmo boa e que merece cada minuto de investimento. E foi um bocadinho isso que senti quando surgiu este convite. Uma espécie de "espera lá que eu tenho aqui um projecto interessante entre mãos e há quem queira saber como aqui cheguei... tipo, o presidente do Parlamento Europeu".

E então lá me pus a caminho de Bruxelas, com a Sónia, que também foi convidada e que tornou toda a experiência ainda melhor. O objectivo era que falássemos da nossa experiência e do nosso trabalho nas diversas plataformas digitais em que nos movemos (blog, Instagram, YouTube, Facebook) e que, com isso, pudéssemos também ajudar o Parlamento Europeu a perceber como é que pode ajudar as pessoas a tornarem-se mais próximas. A verdade é que a maioria de nós vive alheado de tudo o que envolva política. Por descrença, por desinteresse, por incompreensão, por se usar uma linguagem pouco acessível, por acharmos que não vale a pena ou que "os políticos são todos iguais". E é preciso contrariar essa tendência e envolver as pessoas -sobretudo as gerações mais novas - em temas que dizem respeito a todos.

O programa de festas era apertado. Começou com o aperto de mão ao presidente Antonio Tajani (um italiano apaixonado por Lisboa) e seguimos para a sala de conferências, uma coisa assim muito à séria, com tradutores e tudo. O presidente anunciou que todos iriam poder falar durante dois minutos e eu acho que, nesse momento, comecei a tremer de uma vista, tamanho o nervoso, porque achava que seria uma coisa muito mais informal, uma conversa entre todos em que, com muita, muita, muita sorte, não teria de abrir a boca. Pois, não tive sorte nenhuma, porque ainda eu mal me tinha instalado na cadeira e já o presidente estava a dizer "a primeira pessoa a falar é Ana Garcia Martins". Ia tendo um enfarte, juro pela minha saúde. Graças a todos os santos, na noite anterior pensei "bom, deixa-me cá levar qualquer coisa preparada em inglês, não vá dar-se o caso de ter mesmo de falar", e assim foi. Foi o que me safou. Tinha a apresentação no telemóvel e lá usei os meus dois minutos da melhor forma que conseguiu. Não deve ter sido muito mau, porque no final o presidente anunciou "pode vir trabalhar para o Parlamento". 

O facto de ter sido a primeira permitiu que depois pudesse relaxar e usufruir do resto das apresentações e da conversa, que foi bastante interessante. Acho que se reuniram ali muitas ideias úteis, não só para o Parlamento mas para todos os participantes. E ao fim de o presidente repetir não sei quantas vezes que é preciso aproximar as pessoas da política, que os políticos têm de ter um ar mais humano, que têm de mostrar que têm uma vida igual à de toda a gente, com família, amigos, passeios de bicicleta ou idas ao futebol, eu não consegui ficar calada e perguntei "então porque é que não faz isso? Além de só mostrar fotos de trabalho no seu Instagram, está neste cargo há dez meses e ainda só publicou 28 fotos". Uma média fraquinha para quem quer estar muito mais activo nas redes sociais. Respondeu-me que a culpa de só ter fotos de trabalho era da mulher, que não o deixava publicar coisas pessoais, e que a culpa de ter tão poucas fotos no Instagram era da fotógrafa oficial que o acompanha, mas que ia tentar mudar isso. E, verdade seja dita, tem andado mais activo no Instagram. =)

Depois da conferência seguiu-se um almoço com o presidente e com todos os participantes (mais de 30, num total de 16 países representados), uma reunião com a equipa que gere as várias redes sociais do Parlamento, uma visita aos sítios mais emblemáticos (incluindo o hemiciclo, que é incrível) e uma visita à Casa da História Europeia. Foi um dia cheio, mas uma experiência inesquecível. E acho absolutamente louvável que uma instituição tão importante como o Parlamento Europeu sinta que tem algo a aprender connosco, que queira ouvir as nossas opiniões, que considere que aquilo que fazemos é importante, que é o presente, que as formas de comunicar mudaram e que não é possível seguir apenas o caminho tradicional. Ficou a promessa de que todos estaríamos atentos a estes assuntos, que se criariam novas sinergias entre o Parlamento e os convidados, e que isto era o início de uma bonita amizade. Da minha parte, só posso agradecer a honra de ter sido uma das pessoas presentes. É sempre bom ter algum reconhecimento daquilo que fazemos. Mesmo que, ao fim de 14 anos, continuemos a achar que é só uma coisa que fazemos para nos divertir.

Deixo-vos algumas fotos e lá em cima podem ver o vídeo que fiz:







46 comentários:

  1. Pipoca li tudo com atenção e deixa me "desabafar"... Este projeto Europeu atualmente está em queda. Culpa de todos? Talvez. Culta dos corruptos políticos? Seguramente! Dizes no texto "políticos têm de ter um ar mais humano". Minha menina, os políticos não tem de ter ar... têm mesmo de ser Humanos! E fazer coisas! São pagos a peso de ouro para aparecerem no Instagram?? Não obrigada! Eu percebo a ideia deles mas não me convence. Revolta me! Obrigada e bjos Catarina

    ResponderEliminar
  2. Ai Ana que ingénua...o Parlamento sabe perfeitamente que se não cativar estas gerações mais novas a si não consegue obter os votos que lhes permitirão continuar a roubar! Política honesta duvido muito. Antes de te deslumbrares tanto pensa que as intenções se calhar não são tão "humanas" assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palmas para este comentário! Se calhar nunca leram uma linha da Pipoca, mas sabem que tem audiência e isso pode ser bom... Não julgo a Ana que me parece do Bem, sempre achei, MAS esta corja não me convence!! Em que medida a Ana beneficia das medidas da Europa?? E eu? E todos nós?? SE a Ana não trabalhar e não der no duro vai ver o "humanismo" deles!

      Eliminar
    2. hahaha a Ana é tão bambi :)

      Eliminar
    3. Anónimo das 15h58, recomendo que leia um pouco mais sobre o assunto antes de dizer que nem você nem a Ana beneficiam das medidas da UE.

      Eliminar
    4. Se não beneficiássemos das medidas da UE, as pontes, estradas e muitas das restantes obras públicas que temos em PT eram apenas uma miragem... basta lerem os avisos de obra... vá, sabemos que isto é muitas vezes mais politiquice do que política a sério, mas daí a não beneficiarmos do facto de estarmos na UE...

      Eliminar
    5. O que é ser bambi!?

      Eliminar
  3. Pipoca duvido que publique este comentário mas...fuck tem all! Porque se ganha cá ordenados minimos de 400€?? porquê que não temos dentistas no SNS?? Porque temos incêndios que matam inocentes?? Porque é que a própria pipoca paga, se calhar, um colégio privado ao filho, por não ter escolas públicas com condições?? Porquê que temos de pagar 300 mil vezes as autostradas que já estão construídas há anos?? E porquê temos tanta corrupção na política?? Pergunte lhes por favor!! Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se os problemas que menciona terão muito (ou apenas) a ver com o parlamento europeu. Verdade que todos os estados membros seguem certas "linhas orientadoras", chamemos-lhes assim, mas cada país é responsável por si mesmo.
      Em relação à questão escolas públicas/colégio privado tenho a dizer que todo o meu percurso escolar foi feito em escolas públicas. E posso afirmar que, comparando a minha escolaridade com a do meu marido (que fez até o 12° ano em colégio privado) a minha escola pública deixou-me bem mais preparada do que a privada o deixou a ele!

      Eliminar
    2. Isso é por causa dos políticos corruptos em Portugal... Em outros países isso nao se passa.

      Eliminar
    3. Quem põe os filhos em colégios não é propriamente por não haver escolas públicas em condições. É porque têm um ideário de que a educação se compra e que se os filhos andarem numa instituição "supé bem", com inglês desde os 4 meses, mil actividades extra, estudo acompanhado, programas 3 anos avançados e um ambiente controlado junto de outros meninos bem, vão ser melhores pessoas no futuro e abrirem-se mais portas a nível profissional.

      Eliminar
    4. Ou então querem apenas o melhor para os sues filhos. O privado alem de outras coisas, nao tem greves, o que por si so já é uma grande mais valia. É SÓ um pequeno exemplo do que é melhor no privado.

      Eliminar
    5. A sério? Escolas públicas antes dos 5 anos? Isso é para uma minoria. Sobre a opção pública/privada há vantagens e desvantagens em ambos os casos. Quando há possibilidade de optar, cabe a cada família optar pelo que considera melhor. E se puder optar sem se ter de se sujeitar a julgamentos alheios melhor ainda. Julgar os outros é tão feio! E isso devia ser ensinado antes dos 3 anos em casa, nas escolas públicas e nas privadas.

      Eliminar
    6. Wow tanto ódio por colégios privados

      Eliminar
    7. Ora eu moro e trabalho na grande potência alemã e da minha experiência posso dizer que há corrupção mas há dinheiro que chegue para essa corrupção não fazer moça. Agora há muito empreendedorismo e economia privada de peso. Em Portugal isso não acontece. Mas também se pagam muitos impostos. O dentista depende do seguro que se tiver. Na cidade onde moro as casas são caríssimas e os infantários também.
      O grande problema em portugal é O respeito que não existe pelos trabalhadores quer no setor publico ou privado. Não são pagas horas extras,de qualidade,pausas para comer.É uma questão de mentalidade.

      Joana

      Eliminar
    8. Não é odio, é mesmo dor de cotovelo. Tenhamos pena destas alminhas.

      Eliminar
    9. Por acaso a educação infelizmente também se compra, quer seja no público quer seja no privado, visto que no público é apenas tendencialmente gratuita. A diferença é que há quem tenha mais poder de escolha, e quem o tem no fundo não é julgado por ter filhos no privado, é julgado por ter o poder de escolher. Mas não julguem que quem opta pelo privado, opta por ser achar parte de uma elite secreta qualquer superior. Há muitos motivos e todos eles diferentes de família para família. Em primeiro lugar, nem todos os colégios privados custam o mesmo. Há a questão proximidade, o horário, a alimentação com regimes adaptados (há quem não queira que os filhos comem rissóis por fritar), há quem prefira a existência de um uniforme pondo fim ao drama das roupas diariamente e da desigualdade entre aquele veste x e eu não, há quem tenha ascendência por exemplo alemã, francesa, inglesa ou espanhola e dê preferência a um ensino totalmente nessa língua, há quem seja de certa religião e queira uma educação nesse sentido, há quem queira vaga na escola pública e não consegue e não quer os filhos em cascos de rolha, etc. Só não cabe é a terceiros decidir o que é melhor para cada família, nem opinar com desdém.

      Eliminar
    10. Escolas públicas antes dos 5 anos é uma realidade em qualquer sítio que não seja Lisboa. E nem é nessa idade que me estou a referir aos colégios, é depois. Dor de cotovelo? De ser/fazer os meus filhos serem cavalos de corrida desde pequenos? Andar a monitorizar se tiveram 97% no teste de matemática e a marcar-lhes consultas no psicólogo desde os 6 anos porque vomitam e não dormem nas vésperas dos testes? Sim, porque esta é a realidade das minhas colegas que têm os filhos em colégios privados, para andarem sempre em stress e com miudos saturados e já todos perturbados da cabeça quando são CRIANÇAS que deviam preocupar-se era em brincar, colégios onde pagam 600€ de mensalidade e que fecham não sei quantas vezes ao longo do ano e aí têm de pagar mais 200€/semana para actividades extracurriculares e andam sempre a queixar-se das suas vidas (ter de os ir pôr, no meio do trânsito, na outra ponta da cidade só porque é o colégio xpto, não terem depois dinheiro para mais nada, os miudos andarem sempre em stress e bullied pelos outros porque os Bernardos e os Salvadores desta vida acham bem humilhar e bater nos outros desde pequenos, etc). Ah e como referi, estas pessoas são minhas colegas, logo, auferem vencimentos semelhantes ao meu, por isso, se eu quisesse, também entrava no mesmo filme e punha a minha filha num colégio privado, mas prefiro tê-la numa escola pública ao pé de casa (onde andam Beneditas e Carlotas, mas também andam os tão temidos negros e ciganos, vejam lá!) e deixá-la ser uma criança normal :)

      Eliminar
    11. Pq é que estão a discutir sobre o público vs privado??? A discussão aqui não tem nada a ver com isso!!

      Eliminar
    12. Primeiro, não moro em Lisboa (nem no Porto) e escolas públicas antes dos 5 não são mesmo uma realidade para todos... nesta zona há mais crianças que vagas.
      Depois, também conheço muitos meninos que stressam e vomitam e andam na escola pública, porque muitas vezes esse stress é imposto pelos pais.
      Posso dizer que na minha experiência, pus a minha filha num privado porque sim, queria mesmo um ensino exigente, mas que também a deixasse ser criança e ter tempo para isso e para brincar (sai às 16h00, em vez das 17h30 como no público, o que é uma grande diferença e já com todas as atividades extracurriculares, incluindo catequese, que para mim era importante). Posso garantir que ela, uma criança que foi sempre feliz, anda ainda mais feliz e muito motivada.
      E insinuar que Bullies só existem no provado... enfim, rest my case...

      Eliminar
    13. Há um imenso recalcamento patente no comentário das 8:57h.

      Eliminar
    14. Anon 12:00h eu também não acho que esta discussão faça sentido, mas se ler os comentários supra, perceberá que alguém disse "provavelmente a pipoca paga uma escola privada" e a partir daqui alguém ficou muito ofendido pela existência de escolas privadas e pela possibilidade de algumas pessoas poderem optar por uma. Em suma, a conversa só se desenrolou pq alguém devia tratar da dor de cotovelo, aliás como já é habitual neste blogue.

      Eliminar
    15. Credo anónimo das 8.57, não sei se tanto preconceito e recalcamento vem de edição pública ou privada, mas é igualmente mau. Tanta ideia descabida num comentário só. De que buraco é que você saiu? Assinado: anonima com filhos no público.

      Eliminar
    16. Acha mesmo que a maioria dos que põe os filhos no ensino privado o faz por ser elitista e pedante? Está muito enganada... mesmo nas escolhas caras pode estar muito mais envolvido do que dinheiro e Status. Há muitos factores que as famílias (as que podem optar) devem ponderar. Eu conheço as duas realidades na primeira pessoa e encontrei muitos pais arrogantes, elitistas e exageradamente exigentes no público e muitos humildes, simples e normais no privado. E neste momento tenho os meus filhos no ensino público, mas isso não faz com que passe a achar que o público é que é bom e tenha de rebaixar as outras opções. E nem toda a gente tem vaga ao pé de casa na escola pública, os meus filhos nunca tiveram... E antes dos 5 anos nem longe nem perto.

      Eliminar
    17. Recalcamento sobre o quê, anónimo das 15h13? Acha que, no fundo, queria ter andado / ter a minha filha inscrita num privado? Esse feito inatingível e que jamais estará ao meu alcance e por isso é que critico? Com essa capacidade lógica cheira-me que é um dos que viveu numa bolha colegial demasiado tempo 😉

      Anónimo das 16h, sai às 16h e entra a que horas? É que conheço quem tenha filhos no privado que saem as 17h, mas entram às 8h. Isto todos os dias. Miúdos de 10 anos. Claro que também dizem que aí já está incluído o estudo acompanhado e a catequese, mas isso para mim não é o mesmo que brincar ou potenciar os momentos de lazer e socialização dos miúdos. Acho que estar 9h por dia nesse ambiente e nessa exigência é demasiado.

      Eliminar
    18. Entra às 9h (como no público), sai às 16h00, já com essas atividades todas, que concordo, não contam para tempo livre, de brincadeira e/ou interação...

      Eliminar
  4. Portanto, há mesmo políticos sérios e competentes e acidez e o cinismo, até a desconfiança perante a anunciada pureza e bonomia destas iniciativas, não têm razão de ser. Há esperança? Podemos sentir-nos genuinamente felizes com a tua aventura e acreditar no futuro sem que nenhuma das minhas perguntas supra seja apodada de inocente e/ou cínica? Podemos acreditar que pelo menos uma dessas figuras é um político impoluto?

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que isto é um assunto sério, e parabéns às nossas representantes, mas posso só dizer que a menina ao lado do Sr. Tajani está vestida como se tivesse vindo da borga? Que figura triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que veio da borga? A mim não me parece nada. Só não gosto dos brincos de cortinado. De resto até está bastante sóbria. Ou tinha que ter ido de burka?

      Eliminar
    2. isto é um assunto sério?!

      Eliminar
    3. Anónima das 16:02, acho que a 1ª anónima não se estava a referir à Pipoca, mas sim a uma que está com a barriga de fora.

      Eliminar
    4. pois... acho que o primeiro anónimo estava a brincar. Acho eu...

      Eliminar
    5. Então num blog que versa tanto sobre moda não se pode comentar a forma como vão vestidas para o Parlamento Europeu?
      É sempre um sítio que obriga cuidado no vestir, em que algumas representantes não tiveram noção nenhuma

      Eliminar
    6. Fui a 1.ª pessoa a comentar. Eu não me estava a referir à Pipoca, mas sim à menina que na foto de grupo está ao lado do Sr. Tajani. Não acho de todo que seja vestimenta apropriada (mas é só a minha opinião). A Pipoca ia muito bem!

      Eliminar
    7. Sim, ir de barriga à mostra para o Parlamento Europeu, é só uma tremenda falta de elegância, já para não falar de outras coisas...Lá está, há coisas que o dinheiro não compra!

      Eliminar
  6. Parabéns! Pela experiência (que é qualquer coisa!) e por todo o seu trabalho..!

    As palavras/interações/comunicação têm muito poder, e um potencial positivo imenso se bem aproveitados.

    E o seu blog, realmente são 14 anos de grande mestria na escrita. Daí o sucesso que tem.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Mil parabéns, Pipoca. Senti orgulho genuíno ao ver-te nas fotos. Isso quer dizer "qualquer" coisa! :)))
    Tamborim

    ResponderEliminar
  8. O Parlamento a meu ver atualmente tem um grande problema: É como um Condomínio onde alguns pagam e outros querem bailar... e nós senhores portugueses, latinos e tugas, queremos BAILAR, o que fizémos dos fundos Europeus há uns anos atrás?? hum?? desenvolvemos pescas e agricultura?? NAAAAA, comprámos Jipes e Empresas fictícias no Alentejo! Não produzimos!!

    Trabalhemos malta, ou então iremos ficar pior que a América Latina. E depois choramos e dizemos que a culpa é "deles"... claro, eles até podem "roubar" mas nós para além de roubarmos também, não queremos trabalhar, queremos bailar!!!

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha a ideia de que o dinheiro foi parar aos bolsos de uns quantos que acharam por bem parar ou diminuir a produção nacional de leite e batatas e couves e tudo e mais alguma coisa para que agricultores na Alemanha e França, por exemplo, pudessem produzir mais e mais. Tinha a ideia que os nossos representantes, na então chamada CEE, fizeram um péssimo trabalho a representar-nos. Quiseram foi enriquecer e ignoraram o que seria melhor para o país.
      Isto não significa de todo que não trabalhamos.
      Gostava de saber em que se baseia a Carla para dizer isso. Eu achava que éramos pouco produtivos e um bocado a tender para a malandrice. Mas depois emigrei. E posso dizer que não somos malandros. Somos até umas formiguinhas em comparação com os colegas de trabalho que tenho aqui na Alemanha.

      Eliminar
  9. "a culpa de só ter fotos de trabalho era da mulher, (...) e que a culpa de ter tão poucas fotos no Instagram era da fotógrafa oficial que o acompanha, "
    Pessoas lá acima indignadas com o Parlamento, etc....esqueçam...Nada do que dizem é culpa dos políticos..é sempre culpa de outras pessoas hahahahah.... Politicos???? BAH!!!

    ResponderEliminar
  10. Meu deus esses brincos!!!

    ResponderEliminar
  11. Antes de conhecer o trabalho daquele que foi considerado o pai da politica moderna, Nicolau Maquiavel, julgava que os políticos eram todos maus seres humanos, mentirosos, oportunistas e de natureza corrupta. Agora sei que alimentava uma ideia errada, não se trata de natureza trata-se apenas de um sistema implementado. A natureza deles é igual à natureza de qualquer outro ser humano que se preze, honestos quando devem sê-lo, desonestos quando podem sê-lo. Aquilo que os diferencia dos outros, porém, é que os sistemas políticos com os quais estão comprometidos ensina-os a serem falsos, mentirosos e desonestos em prol de um objectivo, interesse ou causa maior, e depois a ganância e o poder é que acaba por fazer deles corruptos. Parabéns Pipoca por mais esta conquista, mas, porém, nunca se iluda com o valor dessa gente e espero sinceramente que nunca queira seguir o caminho da politica.

    ResponderEliminar
  12. Quem diz que as suas vidas não são influenciadas pelo Parlamento Europeu ou outras instituições da UE só demonstra que não se encontra devidamente informado. Há sempre partes menos boas acerca do trabalho de cada instituição, mas cada peso tem a sua medida. Há tanto de positivo trazido pela UE no nosso país... Nada é perfeito, mas nem tudo tem de ser recebido com cepticismo. Cabe também aos cidadãos trazer mudança, não é só culpa dos políticos. Muitos deles estão onde estão, porque alguém os pôs lá. Não sejam cegados pelo ódio de estimação à política, só fica mal a quem o exibe.

    ResponderEliminar
  13. Pipoca, vi o vídeo e eu que pouco ligo à vertente "moda" deste blogue, não deixei de pensar "Está tão bonita". :) Não digo as roupas (até porque aqui temos gostos diferentes), refiro-me mesmo à postura, à cara, ao cabelo....:)

    ResponderEliminar
  14. "então porque é que não faz isso? Além de só mostrar fotos de trabalho no seu Instagram, está neste cargo há dez meses e ainda só publicou 28 fotos". lembrei-me tanto do livro o Circulo

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis