Pub SAPO pushdown

Cenas para putos #7: livros infantis

sexta-feira, dezembro 08, 2017
Foi para aí aos seis meses de vida do Mateus que eu comecei a ler-lhe histórias antes de dormir e esse hábito mantém-se religiosamente até hoje. Mesmo naquelas noites em que ele já vai para a cama mais para lá do que para cá, pede sempre, sempre uma história. E eu gosto daquele momento em que estou ali a inventar vozes esquisitas e formas de o manter atento. Se há coisa que não lhe faltam são livros, mas acabamos sempre por repetir histórias, não há volta a dar. A escola também fomenta muito a leitura, todas as semanas os miúdos trazem um livro novo para ler em casa, sobre o qual têm de fazer um desenho. Além disso, também desenvolveram a iniciativa de leitura a par, que "obriga" os pais a lerem cinco livros por semana aos filhos. Apesar de ser uma coisa que sempre fizemos, acho óptimo que a escola também se comprometa em criar hábitos de leitura nos mais novos.

Há um mundo de livros infantis, mas deixo-vos sete. Se tiverem para a troca, venham eles:

Este é um livro três-em-um em que tudo é bom: o texto do João Miguel Tavares, as ilustrações do Luís Levy Lima e a música do Samuel Úria. O João Miguel tem quatro filhos, o que é sempre meio caminho andado para ter uma data de episódios que merecem virar livro. Aliás, cada um deles tem um que lhe é dedicado. Este quarto é para a filha mais nova, a Rita, e nasceu num dia em que ela se recusou a comer a sopa (quem nunca?). Apesar da teimosia, a Rita é também uma menina super corajosa, uma espécie de mini-heroína que está sempre disposta a defender tudo e todos.




Se têm miúdos a passar pela fase dos medos, este livro é capaz de ser uma boa opção, já que é sobre uma menina que tem medo do medo. Com o grande plus de ser escrito pelo Chico Buarque e ilustrado por Ziraldo.




A avaliar pelo título podia ter sido um livro escrito especificamente para o Mateus que, de quando em vez, também parece um bocado avariado. Mas não. O Menino Maluquinho é um livro de Ziraldo com que todas as crianças se vão identificar e que no fim vai fazer os pais chorar. Mas são lágrimas boas, não se enervem.




Eu confesso que embirro um bocadinho com Pequeno Príncipe e com toda aquela beleza e positivismo. É tipo o Gustavo Santos dos putos. Mas pronto, é um clássico do Saint Exupéry, já quase todos o lemos, por isso não há volta a dar. E, na verdade, é uma história de aquecer até o coração mais empedernido (excepto o meu). Se têm mesmo de o ler, sugiro esta versão LINDAAAAAA em pop-up.


The Cat in the Hat é um livro escrito e ilustrado por Theodor Geisel com o pseudónimo de Dr. Seuss, e publicado, pela primeira vez, em 1957. É a história de um gato que aparece em casa de dois irmãos quando a mãe dos miúdos está fora. A ideia do gato é entreter os miúdos sem ligar a nenhum dos alertas dadas pelo peixe da família. Depois de virar a casa do avesso, o gato constrói uma máquina para limpar tudo antes que mãe chegue a casa. É lindo ver a cara dos miúdos a imaginar toda aquela confusão =)



Bom, já que falamos de livros para miúdos, era estúpido se eu não aproveitasse para puxar a brasa à minha sardinha e não vos recomendasse os meus dois. O "Quem Deu um Pum?" é um dos livros que mais diverte o Mateus, não só por ser sobre ele mas porque mete a palavra pum, que já se sabe que é coisa que os putos adoram. E o "Já Dormias, Não?" é sobre esse flagelo que é conseguir que os miúdos adormeçam. Sou suspeita, mas acho que são os dois incríveis e uma óptima sugestão de Natal. =)

8 comentários:

  1. Ofereci "O Principezinho" com ilustrações pop up à minha afilhada, há uns bons 10 anos, e ela adorou!
    Mal os outros sobrinhos saibam ler, já têm presente escolhido! :)

    ResponderEliminar
  2. Onde posso encontrar os teus livros à venda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num Alfaiate.

      Eliminar
    2. Otário(a), o tempo que perdeste a responder isso tinhas dado uma resposta útil, pois já procurei e não encontro em nenhuma papelaria/livraria. Gente inútil. O que faz estar atrás de um pc/smartphone...

      Eliminar
    3. Pessoa nervosa, o tempo que perdeu a escrever um comentário insultuoso, tinha feito uma pesquisa no Google e encontrava os livros à venda em várias lojas. Na Fnac, na Bertrand, na Wook e até na Porto Editora, imagine-se! E sim, já os vi nas lojas físicas, não apenas online.

      Credo, pessoas sem sentido de humor!

      Eliminar
  3. Finalmente encontro alguém que, tal como eu, nao gosta d'O Pequeno Príncipe!!!

    ResponderEliminar
  4. E que tal este conto infantil?
    É da minha autoria :)
    https://www.facebook.com/Francisca-E-A-Ilha-Encantada-147983915905863/

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis