Pub SAPO pushdown

Nunca fui ao Web Summit

sexta-feira, novembro 10, 2017

Nunca fui ao Web Summit. Não o digo com orgulho, antes com tristeza por ter calhado estar sempre em viagem nas duas edições que aconteceram em Lisboa. Fica difícil falar com propriedade daquilo que não se conhece mas, assim de repente, eu diria que um evento como estes traz muito mais vantagens do que desvantagens. Pelos vistos, sou das poucas que acham isto, porque  a analisar pela quantidade de gente que utilizou as redes sociais para desancar no  Web Summit, parece que isto foi o pior que nos aconteceu. Que somos todos uns parolos, uns deslumbrados, uns provincianos, que isto só serve para os organizadores enriquecerem, que é absolutamente inútil, que nos fascinamos com pouco.

Pouco? Ter o Web Summit em Lisboa pelo segundo ano consecutivo é pouco? Ter a oportunidade de ouvir uma data de gente altamente conceituada nas mais variadas áreas é pouco (este ano, por exemplo, nomes como Al Gore, António Guterres, François Hollande, Jenna Marbles, Caitlyn Jenner, António Costa, Sara Sampaio) ? Pôr Portugal no mapa é pouco? Trazer milhares de estrangeiros é pouco? Facilitar a troca de contactos é pouco? Potencializar novos negócios é pouco? Pronto, se calhar sou eu que estou a ser parola, mas eu acho incrível que o maior evento tecnológico do mundo seja feito cá.

Claro que há sempre gente deslumbrada, claro que há sempre quem só vá para ser visto, claro que se monta sempre todo um circo mediático (ainda somos pequenos em algumas coisas). Mas para quem vê a coisa como uma oportunidade para aprender, quem se desdobra para conseguir assistir a todas as palestras e mais algumas, quem aproveita para ampliar a sua rede de contactos, o Web Summit só pode ser uma coisa boa. O Web Summit é aquilo que cada um faz dele.

Ao que parece, agora que acabou está tudo muito mais aliviado. Eu incluída, que já não aguentava o rol de queixumes e de azedume em torno disto. Parece que a tendência da semana foi ser anti Web Summit.  É que já não havia pachorra: porque o trânsito ficou pior, porque ficou mais difícil estacionar na Expo, porque os bilhetes são caros (comprassem com antecedência!), porque quem vai tem a mania que é geek, porque quem não vai é que é cool e contra-corrente, e mimimimimimi. Fodaaaa-se, que chatos!

Para o ano há mais. Habituem-se.

50 comentários:

  1. Concordo em absoluto com o que disseste. Também considero mais vantajoso o evento cá do que vejo desvantagens. É mais bom do que mau para nós, parem de reclamar!

    ResponderEliminar
  2. Nós somos um povo latino, com as emoções à flor da pele. Estamos sempre prontos para nos descabelar seja a vibrar com pequenas coisas, seja a desancar em grandes coisas. :P
    Eu cá acho divertido ir assistindo a esta bipolaridade social. É o web summit, é a Madonna, é isto, é aquilo. :P

    ResponderEliminar
  3. Confesso que tenho mixed feelings. Acho o evento importante do ponto de vista do conhecimento e de facto coloca Portugal no mapa. Por outro lado tb acho que é um bocadinho espaventoso e a roçar as televendas em algumas situações.
    Quanto aos oradores, assisti (pela TV) a algumas intervenções e acho que nem todas foram boas. António Costa foi sofrível (cartõezinhos na mão para não se perder no discurso não ligam com o tipo de intervenção pretendida) e a Sara Sampaio tb não apreciei. Al Gore, Guterres, excelentes! Os outros não vi, não opino.
    Para mim, a grande questão que se coloca neste e noutros eventos (e no capital que supostamente está ali à mão de semear), é a maneira como a informação é passada: "Se tiver uma boa ideia venha à websummit". Isto é uma mentira pegada! Se tiver uma boa ideia e for à websummit sem se precaver devidamente arrisca-se a que a ideia lhe seja roubada e implementada por outra empresa qq. A websummit pode ser uma excelente oportunidade para uma empresa que já tenha muito trabalho de casa feito (e aqui poderia questionar o que se entende nestes eventos por "startup"), com um produto (não uma ideia), com clientes identificados e com negócio. Tudo o resto é um El Dorado que não existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom comentário.

      Eliminar
    2. Anónimo das 12:40...tu é k vives no el dorado desculpa lá... televendas?? PAaaaaaahhhhh

      Eliminar
    3. Anónim@ das 15:16, estás desculpad@!

      Eliminar
    4. Ai pois estou !!

      Eliminar
    5. e os estagiários de borla? que oportunidade única de fazer... figura de parvo de graça

      Eliminar
  4. Já pensaram no bom que foi para o comércio, hotéis, restaurantes...?
    Já pensaram o quão bom é ter Portugal no mapa e os estrangeiros deixarem de pensar que (ainda) somos uma província espanhola?
    Querem povo mais tacanho, deslumbrado e pouco inteligente que os americanos? A grande maioria nem sabe que existem 50 estados, não conhece mais do que o sítio onde vive, no entanto a maior parte do mundo acha que os americanos são os maiores! Era melhor viver como há 40 anos, dois canais de televisão e pouco mais. Que gentinha tão, mas tão...
    É melhor pôr no facebook toda a vida, quando vão ao cabeleireiro, a mostrarem as unhas, a postarem fotos de tudo e mais alguma coisa. Essas sim são pobres pessoas (de espírito) deslumbradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário!

      Eliminar
    2. 100% de acordo com o seu comentário!

      Eliminar
    3. Já pensei sim, mas como ainda não há contas finais não dá sequer para tirar conclusões.Lembro-me das previsões que se fizeram para o ano passado para receitas extra terem sido demasiado optimistas, só.

      Sim, é bom pôr Portugal no mapa, sim, é óptimo que gente com muito dinheiro venha cá gastá-lo a rodos (não estou a ser irónica), sim é muito bom que sejamos capazes de receber estes eventos.

      Mas confesso que me faz confusão algum deslumbre e a ideia que se tenta passa de que são as Web Summits que fazem de Portugal um país do século XXI.

      Eliminar
  5. Nem me dei conta do zururu que houve. E ainda bem.

    Eu concordo contigo!
    Claro que depois temos que filtrar o que realmente interessa e não ficarmos deslumbrados com tudo aquilo.
    Mas isso é com tudo na nossa vida.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Como disse ? António Costa uma pessoa altamente influente !!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão influente como a Sara Sampaio (houve quem não concordasse com a sua presença, tal como a da Kardashian emprestada)

      Eliminar
  7. palmas. concordo 100%. nunca estão bem... se há é porque há, se não há é porque não há...

    ResponderEliminar
  8. Ai tugas tugas k esta tristeza k trago a voz se deve...

    ResponderEliminar
  9. "Fodaaaa-se, que chatos!" - Melhor frase!
    100% de acordo e bem válido para quase todas as polémica de hoje em dia...não há paciência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias a sentença de um juiz criou polémica por ter ilibado 2 homens que raptaram e espancaram uma mulher com uma moca com pregos devido ao facto de ela ser adultera.
      Obviamente, houve pessoas que não gostaram nada disso. Fodaaaa-se, que chatos!...

      Eliminar
    2. Francisco, como diria o meu sábio pai, estás a misturar merda com pastéis de nata. Mariana Silva

      Eliminar
  10. Cara PMD, ou AGM, este foi o melhor texto que alguma vez postou no seu blog, na minha opinião. Muito bem!

    ResponderEliminar
  11. Não fui mas das duas vezes gostava de ter ido pela quantidade e qualidade das pessoas que convidam. De qualquer forma, os preços são um absurdo. Se conseguisse um bilhete grátis ia, agora assim...

    ResponderEliminar
  12. Eu não sou de todo contra o Web summit, aliás sei que foi um feito extraordinário de umas quantas pessoas do Governo de Passos conseguir trazê-lo para cá.
    Nunca fui e não faço questão de ir, simplesmente porque teria pouco a tirar dali: não sou empreendedora nem almejo sê-lo, não sou altamente tecnológica além de na óptica do utilizador, não tenho nada na minha vida ligada à web e à AI que me instigue a saber (muito) mais. Acho óptimo que, quem tenha algo positivo a tirar de lá (conhecimento, contactos, credenciais), vá!
    Agora... os oradores pouco ou nada têm que ver com o tema. Guterres? Costa? Marcelo? Hollande?!?! A sério, até a Sara Sampaio ou o Jenner têm algo a ensinar sobre tecnologia?! Poupem-me. O Stephen Hawking tudo bem, agora este culto de personalidades é que acho bastante deprimente. Mas enfim, é a minha opinião, que também não chego a ser uma candidata a comprar bilhete, pelo que podem bem ignorá-la :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo. Agora neste país toda a gente escreve livros, sabe falar, são influencers, enfim...tudo espremido não sai uma gota. Vivemos numa era em que basta um palminho de cara, e voilà. Qual é a formação da Sara Sampaio, por exemplo?

      Eliminar
    2. Esses oradores têm tudo a ver com comunicação (os políticos são sobretudo comunicadores, os modelos e atores também, assim como os ativistas sociais no caso da Jenner) e hoje em dia a tecnologia serve sobretudo para comunicar (através das redes sociais).

      Eliminar
    3. A sara Sampaio estava a tirar uma licenciatura em matemática.

      Eliminar
    4. O António Costa e o Dr Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto representantes máximos do nosso governo, têm toda a legitimidade (senão mesmo obrigatoriedade) para marcar presença num evento que goza de uma inegável projecção mundial. O Al Gore e a Jenner são activistas sociais já "habitués" nestas andanças porque ganham o seu sustento a promover estas causas e o Guterres deve ter ido lá para tomar conta deles e metê-los na linha. A Sara Sampaio? Nenhum evento consegue galgar fronteiras e ser falado pelos mídia se não ganhar a fama de conseguir atrair gente nova de cara bonita...

      Eliminar
    5. Anónimo das 18:40 : A Sara Sampaio foi aluna da FCUL de Matemática, terminou o secundário com 20 a esse que é o grande calcanhar de Aquiles dos estudantes portugueses. Não terminou a sua licenciatura porque entretanto mudou-se para o estrangeiro, no entanto, a participação dela não foi assim tão descabida quanto isso. Ela falou de como as redes sociais quando bem usadas podem contribuir para a mudança de mentalidades e em particular, como deu voz a modelos como ela que outrora não tinha qualquer palavra a dizer no seu trabalho. A tecnologia influencia a vida das pessoas, não podemos ver o Web Summit apenas como um evento digital, mas também perceber como o digital nos afecta diariamente.

      Eliminar
  13. Para mim, a única desvantagem do websummit é o metro.

    Utilizadora diária da linha vermelha. Que maravilha levar ainda mais com o sovaquinho dos metros cheios eheh

    portugal é top, e o websummit também.
    Bom texto Pipoca

    ResponderEliminar
  14. Stephen Hawking Pipoca! O mais importante 😉

    ResponderEliminar
  15. Nem mais Pipoca,vão todos passear!!!Cambada de parolos e ressabiados,se fosse noutro País,já era o máximo!

    ResponderEliminar
  16. Fixe fixe era trazerem o World Mobile Congress de Barcelona para Lisboa... agora que aquilo tá no caos com a independência era a nossa oportunidade

    ResponderEliminar
  17. O que é o Web Summit?

    ResponderEliminar
  18. "Ter a oportunidade de ouvir uma data de gente altamente conceituada nas mais variadas áreas"
    Gente essa que só foi anunciada bastante depois de se venderem os bilhetes mais baratos. Não se pode dizer que esses visitantes foram pela pessoa x ou y
    É como a moda Lisboa ou o Portugal fashion, há quem vá por interesse e outros (que se não são mais do que fazem mais alarido das próprias razões para ir)
    Agora, é uma feira da área, nada mais, e não se dá este tipo de destaque a colóquios de tantas outras áreas. Acontece de ser uma área tendencialmente mais falada

    ResponderEliminar
  19. Bom, eu já publiquei a minha opinião duas vezes... É uma honra enorme receber cá o Web Summit, nem dá para acreditar às vezes que certos nomes estão mesmo a falar aqui na minha rua (vivo na Alameda dos Oceanos) e que Lisboa foi a cidade escolhida para um evento desta dimensão mundial.

    No entanto, se assistir às conferências lá dentro é bastante inspirador, há muitas coisas no Web Summit que não batem certo. Sim, a organização é uma delas, o preço é outra e ainda a utilidade prática do evento. Não senti que as coisas funcionassem em termos de tirar partido do evento para quem vai como startup (já lá fui assim), mas sim como visitante. E, como visitante, o preço não faz mesmo sentido. Além de ter um ambiente cada vez mais "wannabe", mas nem vou por aí...

    É só a minha opinião e eu gosto bastante da temática e objetivos do evento :) Espero que o Web Summit se mantenha por cá durante muito mais tempo. Enquanto ele durar, que seja aqui! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, não dá mesmo para acreditar nos "certos nomes" que vieram aqui falar mas, mais importante ainda, não dá para acreditar que eles se tenham pirado daqui para fora finalmente! Ufa, já estava esgotada de tanto ouvi-los falar.

      Eliminar
  20. Não poderia concordar mais com tudo aquilo que aqui disseste Pipoca!
    Eu acho que o problema é mesmo a tendência dos portugueses de reclamar com tudo...nunca nos contentamos com nada e tudo é um problema. Posso-te garantir que se o WEB Summit tivesse sido noutro país, que não o nosso, nestes dois anos, já seria uma maravilha ao olhos dos Portugueses. Porque tudo que se aqui faz, não vale nada...Olha enfim, é o que temos.
    Continuo a achar que este evento é uma mais valia para o nosso país, e só não vê isso quem não quer.

    Beijinhos, Beatriz ♥
    Cat Lover

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a forma como gostam de dizer "Os Portugueses" como se vocês não tivessem nada a ver com eles e fossem...Marcianos?

      Eliminar
  21. Não ouve referência nenhuma ao websummit em jornais como o The Guardian ou o The New York Times o que é estranho uma vez que supostamente é o maior evento tecnológico do mundo. Não desfazendo as vantagens que pode ter, se calhar estamos a dar-lhe mais importância do que aquela que efectivamente tem. Provavelmente, a única coisa que traz assim de tão espectacular é trazer pessoas que vão gastar o seu dinheirinho em Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz uma rápida busca online e encontrei artigos sobre o WebSummit em ambos os jornais. E em vários outros internacionais e igualmente reconhecidos.

      Eliminar
    2. Links por favor que não encontro nenhum deste ano.

      Eliminar
    3. Cavalheiro do Aeroporto13 novembro, 2017 10:07

      Se foi à procura de ouvir notícias nesses jornais é bastante provável que não encontre, é...

      Eliminar
    4. A última notícia que li sobre a Web Summit era trágica. 12 mortos no jantar de encerramento.

      Eliminar
    5. 10:11h, ganhou! Ah ah ah!

      Podem fechar os comentários.

      Eliminar
  22. Pipoca, muito francamente não tenho informação suficiente para saber até que ponto um evento como o "WebSummit" pode ser importante ou não para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Tenho a opinião de que ele possa ser sobretudo uma fachada para anunciar aos possíveis novos investidores quem está no pelotão da frente em determinados ramos de negócio para que possam assim prestar-lhes a devida vassalagem caso queiram também apanhar o comboio correspondente, ou, ainda, para que certas empresas possam cimentar/reforçar o poder económico que já possuam no mercado. Caso contrário como é que se explica que esse evento tenha sido utilizado pelo presidente da empresa "Tilray" para anunciar que a maior plantação de canábis tinha começado a ser cultivada há duas semanas no nosso território? Diga-me, para que jogo de forças acha que pode ter sido direccionada esse tipo de noticia?

    ResponderEliminar
  23. Isto é um não assunto.
    A WebSummit representa nuito do que as pessoas consideram importante nos dias de hoje. Por alguma razao hoje em dias as pessoas como a Pipoca vivem de um blog, outras andam todo o dia com os olhos no telemovel ou no Facebook, entre muitasssssssss outras coisas seja de lazer ou profissional.
    Nao entendo a duvida sobre o evento e a importancias das pessoas que la vao.
    Os geeks que lá vao sao so os que possibilitam que essas coisas existam na vida das pessoas e sao as pessoas mais ricas do mundo, considerando apenas as pessoas que ganham dinheiro produzindo algo util (nao estou a contar com a malta do petroleo, porque nada produzem, ou a malta da droga ou armas.

    ResponderEliminar
  24. So quem é muito idiota nao percebe o quanto isto é otimo para o nosso pais...

    http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/web-summit-aumento-de-56-nas-compras-e-de-11-nos-levantamentos-no-multibanco-234088

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis