Pub SAPO pushdown

Não brinquem com a anemia, tenham uma saúde de ferro

quinta-feira, novembro 23, 2017


Sendo uma das embaixadoras "Mudar a Anemia", já vos alertei variadíssimas vezes para esse problema (podem ler mais aqui e aqui), mas acredito que continua a fazer todo o sentido falar neste assunto. A deficiência em ferro é um problema de saúde pública generalizado, estima-se que afecte um terço da população mundial e um em cada três portugueses, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Números assustadores, certo? Isto deve-se, em grande parte, ao facto de descurarmos as análises que permitem verificar se temos um défice de ferro e também ao desconhecimento dos sintomas provados por esse mesmo défice, o que acaba por atrasar e dificultar o diagnóstico de anemia. Que sintomas são esses? Sintomas que tendem a ser desvalorizados ou confundidos com outras doenças: fadiga generalizada, unhas frágeis, perda de cabelo, falta de ar, dores de cabeça, aftas, síndrome das pernas inquietas, etc, etc, etc. Na maioria dos casos as pessoas não se queixam, não consultam um médico, não fazem análises, acabam por se adaptar a viver com a anemia até que esta atinja níveis de gravidade elevados e muito mais difíceis de controlar. 

Meus amigos, não brinquem com a vossa saúde, por mais que achem que ela é de ferro (perceberam o trocadilho?). Segundo o estudo EMPIRE (um trabalho pioneiro realizado em todo o território continental), cerca de 52,7% de todos os casos de anemia são resultado de uma deficiência de ferro. Ou seja, o ferro é insuficiente para dar resposta às necessidades do organismo, e acreditem que são muitas. O ferro é um elemento essencial para o funcionamento saudável de todo o corpo, incluindo o coração, músculos e glóbulos vermelhos, com impacto também ao nível da saúde mental. Segundo a OMS, há uma redução de 30% no rendimento do trabalho e do desempenho físico em homens e mulheres com deficiência de ferro.

No próximo dia 26 assinala-se o Dia da Anemia e parece-me uma boa oportunidade para que todos despertem para esta causa, já que será lançada a aplicação para telemóvel Sintomas da Deficiência de Ferro (gratuita e disponível para Android e iOS) que ajuda a compreender o problema e a identificar os sintomas.  Marquem também uma consulta no vosso médico de família e peçam análises específicas. 

Para mais informações sobre este tema consultem:
www.awgp.pt  e também a página de Facebook do Anemia Working Group

2 comentários:

  1. Excelente temática!

    Pipoca no fim do texto quis mesmo dizer "médico de saúde"? Não soa bem... ahah Médico de família, médico de clínica geral.. ? :p

    ResponderEliminar
  2. Antes de médicos, sugeria mais informações sobre a alimentação.
    Devia começar por aí e não ao contrário.
    Prevenção em vez de correção!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis