Pub SAPO pushdown

Cenas para putos #6: fim-de-semana em família

sexta-feira, novembro 10, 2017
Aproxima-se mais um fim-de-semana e a pessoa começa a dar voltas à massa encefálica para saber como entreter os putos sem, ao mesmo tempo, nos matar de tédio a nós. Não é fácil encontrar actividades que agradem à família toda, hã? Mas pronto, deixo-vos aqui algumas sugestões:


Não há como não amar o Oceanário, já perdi a conta à quantidade de vezes que lá fui e é sempre, sempre giro. Fico ali de boca aberta a olhar para aquele aquário enorme, a ver os peixes a desfilarem à minha frente, aquilo deixa-nos assim numa espécie de estado hipnótico, é bom para acalmar os nervos. E os miúdos também adoram. E se já vale a pena ir até lá para ver as coisas de sempre, agora vale ainda mais, para espreitar a exposição temporária. Chama-se "Florestas Submersas by Takashi Amano" e permite uma visita por um espaço onde é recriada a beleza das florestas tropicais, ao som de uma música original do Rodrigo Leão composta especialmente para esta exposição. A ideia é que respiremos fundo e consigamos relaxar ao lado dos miúdos. Sim, com eles acordados, não é incrível? Estou com fé que este "nature aquarium", o maior do mundo (com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água doce) consiga hipnotizar qualquer criança durante uns largos minutos. Ou horas, vá.



Depois do Oceanário é provável que a fome comece a dar sinais, por isso peguem na criançada e vão até ao brunch do Noobai, uma esplanada no miradouro de Santa Catarina (mesmo ao lado do Adamastor), com um vista absolutamente maravilhooooooosa para o rio. O ambiente é super descontraído, a comida é agradável, tudo muito certinho, mas a melhor parte disto tudo é mesmo ter um espaço para os miúdos brincarem. Sim, dá para despachá-los depois de comerem e podermos ter ali um momento para beber um copo de vinho ou um cocktail sem termos de estar sempre a ouvi-los "mãe! mãe! mãe! mãe!". Sossego!

Por muito bom que esteja o brunch do Noobai, tentem não comer até ficarem a rebolar, porque a sugestão que se segue implica que... saltem! Que saltem como se não houvesse um amanhã. Posto isto, vão dar uma voltinha para digerir o brunch e Bounce com vocês. Para quem nunca ouviu falar, o Bounce é um espaço indoor com mais de 100 trampolins e é muiiiiiiito divertido. Estive lá recentemente e fiquei doida. Ao princípio senti-me um bocadinho como nas aulas de Educação Física em que era uma total inapta, mas quando se perde o medo é ver-nos a saltitar por ali alegremente. Há trampolins para vários níveis e alguns específicos para os mais pequeninos. Vão ver que uma hora passa a voar. Ou a saltar, neste caso.


Depois de tanto salto é normal que comecem a surgir as queixas de "tenho foooooome". E o que é que não apetece NADA ao fim-de-semana? Pois, isso, cozinhar. Uma ideia é escolher um restaurante com serviço de entregas ao domicílio e pedir qualquer coisa para a família. O Pigmeu, em Campo de Ourique, é uma boa opção, com sandes, sopas e petiscos.


Pronto, agora que a criançada já está de rastos, é deixá-los brincar um bocadinho sozinhos, que também não lhes faz mal nenhum. O Food Truck é um dos mais recentes brinquedos da Chicco e, basicamente, é um centre de actividades dois em um, bilingue, que pode ser utilizado como  uma cozinha mas também como um veículo de rodas livres, que assim não há cá aquelas chatices de ser um brinquedo para menino ou para menina. É para quem quiser brincar com ele como, no fundo, deviam ser todos os brinquedos, sendo que este pisca o olho a toda a gente. O Food Truck tem mis de 18 actividades mecânicas e electrónicas que estimulam a criatividade dos miúdos, assim como as suas capacidades linguísticas em português e inglês. Ensina o alfabeto, os números, as cores ou os alimentos através de palavras, frases e músicas divertidas, em ambas as línguas. 

4 comentários:

  1. Ohhh fofo!! gostei muitos destas sugestões =)

    ResponderEliminar
  2. A exposição do oceanário "Florestas submersas" é maravilhosa, a musica hipnotizadora, vale muito, muito a pena. Não tenho, infelizmente, meninos mas posso garantir que acalma adultos stressados como eu!

    ResponderEliminar
  3. No meu tempo o fds era para os pais descansarem e colocarem os afazeres da casa (supermercado, limpezas etc) em ordem e a criançada tinha que ajudar. O meu divertimento de fds era ir à catequese e, mais tarde, os jogos de vólley ao Domingo de manhã. Não digo que se deva agora voltar aos idos anos 80 e 90 porque ainda bem que a sociedade evolui, mas pergunto-me se os pais de hoje em dia não estão a dar demasiada "estrutura" às crianças proorcionando-lhes a diversão pré-formatada em vez de os deixar ter os tais momentos de "seca" que a meu ver fomentam a criatividade. Voltando ao meu exemplo (e de muitas outras pessoas que conheço), lembro-me de criar mil histórias enquanto limpava o meu quarto no sábado de manhã e durante as férias procurar actividades de lazer (não era a minha mãe que me inscrevia, era eu a procurar, claro que já tinha 6 ou 7 anos), ou simplesmente brincar...sem regras nem horários nem objectivos...brincar por brincar. E era tão bom! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja para não falar que este dia sugestivo, que me parece otimo pontualmente, so mesmo isso ...porque para uma familia "normal" de 4 pessoas isto seria o orcamento para actividades extra de..3 meses (??) Na melhor das hipoteses!

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis