Pub SAPO pushdown

Abriu a época da pedinchice natalícia. Muita força, pais!

terça-feira, novembro 14, 2017

Está a chegar aquela altura em que nós, pais, nos vemos obrigados a... mentir. Sim, eu sei, é quase Natal, devíamos andar a tentar ganhar pontos e a praticar boas acções para aquecer o coração do Papai Noel mas... não dá. A culpa? A culpa é dos mais ou menos 450 mil anúncios de brinquedos que todos os dias entram pelos olhos dos nossos putos. A criança está muito bem a ver a sua Patrulha Pata, a ver o seu Mickey e os Super Pilotos, a ver a sua Vampirina e de repente, TAU!, aí vem uma catrefada de reclames (como se dizia no meu tempo), a anunciar os brinquedos mais incríveis, mais espectaculares, mais dinâmicos, mais-mais-mais. E, já se sabe, os putos não têm filtro, por isso querem tudo. TUDOOOOOOOOO! E começa o berreiro: 


- "Mãaaaaaae, quero a base secreta dos PJ Masks!"
- "Mãaaaaaae, quero o Patrulheiro Aéreo da Patrulha Pata!"
- "Mãaaaaaae, quero o Nenuco Banho Divertido!"
- "Mãaaaaaae, quero aos Lego Ninja Go!"
- "Mãaaaaaae, quero a pista dos Cars com o carro do Faísca McQueen!"
- "Mãaaaaaae, quero NERF Rival Apollo XD!"
- "Mãaaaaaae, quero a boneca da Lady Bug!"
- "Mãaaaaaae, quero a Coroa Precisosa da Frozen!"

Ahhhh, que pequeno inferno para os nossos ouvidos. E é então que temos de dar início a todo um rol de mentiras, do género "estes bonecos que estás a ver só existem na televisão, não existem na vida real". Ou "o Pai Natal só traz isso aos meninos que se portam mesmo, mesmo, mesmo bem, que comem tudo e que não fazem birras", porque sabemos que é impossível eles portarem-se bem até ao Natal. Ou então atiramo-nos em voo picado para cima do comando, para mudarmos de canal a cada intervalo, na tentativa de lhes omitirmos a realidade. É duro. Mas é isso ou tê-los a pedinchar tralha em cada um dos longuíssimos dias que faltam até à grande noite. Têm estofo para isso? Eu não tenho.

E está uma pessoa empenhadíssima em recorrer a todos os truques e mais alguns para sobreviver a esta época quando, uma certa manhã, chega à escola para despejar a criança e eis que, à porta, está uma miúda a distribuir catálogos de brinquedos de uma grande superfície comercial. Ali, a esfregar os catálogos na cara dos putos. Meus amigos, isto é jogo sujo. Isto é ser muito rasteirinho. Portanto, andamos nós a recorrer a todos os truques e depois chega esta gente e faz-nos isto. Só faltava dizerem "pequeninos, aqui têm o vosso catálogo de brinquedos, só têm de escolher que os vossos paizinhos irão dar-vos tudo o que quiserem, tudoooo! Não tenham medo de pedir, o céu é o limite e os vossos pais não estão cá para outra coisa". 

Moral da história, agora tenho o Mateus sentado de volta do catálogo, horas a fio, a apontar tudo aquilo que gostava de ter. Claro que já lhe expliquei que a coisa não é bem assim, que muitos daqueles brinquedos não existem (e é mesmo verdade, com a quantidade de campanhas que já houve, metade das coisas estão esgotadas), que o Pai Natal só pode trazer um brinquedo a cada criança, porque é velhote e sofre de reumático, mas nem isso lhe atenua a veia da pedinchice. Vai ser um longo mês, meus amigos, um longo mês. Estamos juntos.


31 comentários:

  1. O meu filho mais velho está quase a fazer 4 anos (15 dias antes do Natal). Já lhe disse que pode escolher 2 brinquedos. Um para os pais oferecerem nos anos e outro para o pai Natal trazer no dia de Natal. Ele já percebeu que não se pode ter tudo, já reduziu a escolha a 3 brinquedos e agora anda a pensar no assunto. Até lá tem tempo.
    Eles entendem que não se pode ter tudo e que há que escolher o que se quer, afim de fazer outras coisas como passear e assim. Curiosamente no caso do meu ele não reage a anúncios, fica ali a ver como se nada fosse, não sei se percebe que aquilo é suposto ser para comprar... 😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz anos a dia 10?

      Eliminar
    2. O Dinis faz os 4 dia 12 e esta sempre a pedir coisas novas. Azar o dele que ja lhe comprei para os anos e natal no dia dos 50% do continente e ja lhe disse q comprei as prendas e que escusa de pedir. Ele aceitou bem

      Eliminar
  2. Eu fazia listas gigantes e, claro, nunca recebia tudo (nem metade)... Mas era tão feliz bos momentos que passava entre catálogos, anúncios de televisão e corredores de hipermercado!
    É uma das memórias de infância que guardo com mais carinho :)

    ResponderEliminar
  3. E a minha filha que além do Natal também faz anos dia 23 de Dezembro? É pedinchice a dobrar

    ResponderEliminar
  4. Bom de mais pipoca! A escrita deliciosa do costume...
    Eu não tenho filhos (ainda...) mas adoro ver a publicidade dos canais infantis, precisamente porque me traz à memória eu mesma em pequenina de caneta em punho a apontar o que queria (não vá esquecer-me...). Apesar deste cunho tão comercial, não consigo deixar de gostar do Natal e de toda a fantasia infantil que lhe é tão inerente. Mas se calhar tendo filhos já não vou achar tanta piada. Quem sabe...

    ResponderEliminar
  5. Oh Meu Deus,o que me RI:)))) "catrefada de reclames"!Muito bom!

    ResponderEliminar
  6. Até aparecerem essas publicidades a minha filha dizia que "não preciso de nada" ou "tenho de pensar bem no que quero", agora já deve ter uns 20 brinquedos na carta para o pai natal. Já lhe disse que é melhor ir encolhendo a lista e pedir uns 4/5 de onde receberá apenas 2 ou 3. Ah e ir aos hipermercados agora??? Que trauma...

    ResponderEliminar
  7. Fogo. Eu fazia o mesmo. Pedia tudo. E no fim nem um da lista, mas nc me chateou muito. :D mas o que eu gostava de ver os reclames e ver os catálogos dos brinquedos... Agora faço o mesmo para o catálogo do Lidl. #vidadeadultoétriste

    ResponderEliminar
  8. O meu é mais prático, a cada intervalo chama-me e mesmo que eu não vá de imediato ter com ele, bem alto faz questão de dizer:"mãe quero isto tudo!"
    No dia de Natal tem um do Pai Natal e fica super feliz.

    ResponderEliminar
  9. O meu filho não pede nada. Diz que gosta de tudo o que lhe é oferecido. Graças a Deus temos possibilidades de lhe dar tudo mas sempre o educámos de outra forma. Ele sabe que não se pode ter tudo e que o dinheiro não é para esbanjar. Preferimos dar-lhe umas boas férias do que bens materiais e ele diz que também prefere! Não compreendo as crianças que fazem os ditos berreiros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UAU parabens
      Muitos parabens por ter sido uma educadora de excelencia
      Tem que partilhar a receita

      Eliminar
    2. Um Óscar para si!

      Eliminar
    3. Muito obrigada. A receita é simples, dar amor, fazer companhia, ouvir, brincar, passar tempo de qualidade. A maioria dos pais tenta compensar a falta de tempo com bens materiais. Os filhos já dão mais valor às "coisas" do que aos próprios pais...muitos deles nem são educados pelos pais mas antes pelas escolas e pelos avós...pais nem vê-los...vão de férias a dois...sei do que falo...a minha irmã é educadora num colégio de elite e diz que há crianças sem férias pois ficam no colégio todo o ano e quem os vai buscar são os avós pois os pais estão sempre fora...mas quando chegam...trazem muitas prendas!!!!!!

      Eliminar
    4. Bela desculpa para os pais irem viajar.... E é a criança que escolhe o destino certo?? Já que é a prenda dele... Lol

      Eliminar
  10. Eu escolhia um presente e tinha que ser como eu queria, ou seja, nunca gostei lá muito do factor surpresa! Era uma barbie mas tinha que ser aquela xpto com aquele roupa etc... ainda agora sou assim. Nao me lembro de fazer listas ou pedir muitas coisas mas quando escolhia uma era muito exigente!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pipoca!!🎊🎇🎂🎉e vão dois! Por aqui, continuarei a acompanhar o blog. Força!

    ResponderEliminar
  12. A minha filha é excelente neste aspecto. Adora ir às lojas e ficar intermináveis momentos a olhar (e mexer), mas não se deixa impactar pelos anúncios, acha até um exagero (estou sempre a explicar-lhe que não é possível ter tudo, que há crianças que sequer ganham algo, que não teríamos lugar - e dinheiro - para tanto brinquedo, etc., e ela percebe muito bem), sempre sabe o que quer, mas não exige, graças a Deus. Agora, ir entregar catálogos à porta das escolas é mesmo um disparate, devia ser proibido!

    ResponderEliminar
  13. Eu casa somos 4 (dois pais e 2 filhos), cada um faz a sua lista (enorme, diga-se) de pedidos para o Natal.
    Assim, nunca sabemos o que nos vai calhar, porque no meio de tantos, pode ser qualquer um (ou dois ou três).
    Eu gosto :)

    ResponderEliminar
  14. Ontem vi um anúncio de uma casa de bonecas da Playmobil e disse ao Vasco "quero tanto aquela casa!!". Resposta - "mas aquilo é só para miúdas." E eu sou o quê? Uma miúda! Ando numa de inverter as situações para ver a reacção dele. Um destes jantares estava eu quase hipnotizada a ver o Sheldon, e começo a ouvir, "come, come, come,come,come". Muito bom. Mas eu ouvi, ao contrário de quem fica hipnotizado com a Patrulha Pata :-)

    ResponderEliminar
  15. E os catálogos à porta das lojas..supermercados.... tempos que ser FORTES :)

    ResponderEliminar
  16. Ainda sou do tempo em que a menina dizia que quando tivesse filhos levavam como prenda uma caixa vazia porque gostavam mesmo era de desembrulhar e não ligavam nenhuma as coisas...

    ResponderEliminar
  17. Nunca se sabe, nunca se sabe. Vamos analisar o comportamento dele até ao natal.

    (gosto sempre tanto de malta que tem dificuldade em saber ler ironia... que fofinhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voce nao disclama... a compreensão escrita é tramada...

      Eliminar
  18. Apanhei esta semana a minha sobrinha de 7 anos a recortar do catálogo os brinquedos que quer receber no Natal e agora diz que os quer colar na carta para o Pai Natal. ahaha, diz que quer ter a certeza que ele sabe exactamente o que ela quer!

    ResponderEliminar
  19. O meu filho de dois anos não diz que quer, diz que "precisa para o Natal de" :)

    ResponderEliminar
  20. O meu filho não pede nada, porque não vê televisão. Ganhei? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora sim...inveja é tramada...deixe-me adivinhar...o seu filho de 7 anos já lhe dá grandes malhas certo, tal é a educação? Sim, sim, ganhou!

      Eliminar
    2. Acha mesmo que ia deixar o meu filho chegar aos 7 anos para que isso acontecesse? Ele só tem 3 anos.

      Eliminar
  21. Eu lembro-me do seu post do ano passado sobre o patrulheiro. Pois agora tenho um minorca de 3 anos que pediu o patrulheiro "aérico". ahah, não vai acontecer puto, que 69€ por uma treta de plástico é muito dinheiro deitado ao lixo.
    De maneiras que uso a técnica que aprimorei com a irmã. "Ah, pois, o patrulheiro é giro, vamos ver se o Pai natal o encontra nas lojas. mas já viste aquela pista hotwheels com o dinossauro?!? eish, tão gira, os teus carros iam andar super depressa com aquilo!!!"
    E pronto, quer uma pista hot wheels (e como não conhece a marca e há umas bem giras no jumbo de marca branca e ele ainda parte tudo o que recebe... ;) )

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis