Pub SAPO pushdown

A Pipoca está loucaaa #221

terça-feira, novembro 21, 2017
Quem já ouviu falar de Licor Beirão ponha o dedo no ar. Pois, toda a gente, certo? Acredito que sim. Mas o que eu duvido é que muitos de vocês conheçam a história por detrás de uma das bebidas mais famosas do país. Não faz mal, que eu não estou aqui para outra coisa. Então, em mil-oitocentos-e-qualquer coisa, um caixeiro-viajante que vendia vinho do Porto, perdeu-se de amores pela filha de um farmacêutico na Lousã. A paixão deu em namoro, o namoro deu em casamento e foram felizes para sempre (pelo menos, não há nada que prove o contrário e eu prefiro sempre acreditar em histórias fofinhas).  Tudo muito bonito, mas como é que o Licor Beirão entra no meio disto tudo? Então, na farmácia, além do rol de medicamentos do costume, também se vendiam licores naturais, feitos segundo fórmulas antigas mantidas em segredo há muito, muito tempo. Até que, de repente, entra em vigor uma lei que proíbe a atribuição de propriedades medicinais às bebidas alcoólicas. Uma chatice, claro, porque havia montes de gente que usava essa desculpa para poder beber, do género "aaahhh, este licorzinho faz-me tão bem à digestão". Ora o jovem caixeiro-viajante viu aqui uma oportunidade e se já não era possível produzir licores na farmácia, decide levar a cabo a autonomização da produção dos néctares, pelos mesmos processos artesanais, numa pequena fábrica. Pouco tempo depois, em 1929, realizou-se em Castelo Branco o Congresso Beirão, e foi assim que o licor ganhou o nome. Algumas décadas depois, com as dificuldades causadas pela 2ª Guerra Mundial, o antigo caixeiro-viajante vende a fábrica a um jovem da Lousã, José Carranca Redondo, considerado o "pai do Licor Beirão", que investiu todas as suas poupanças na compra da fábrica e do segredo, que se tornou um negócio de família. A partir daí, as vendas não pararam de crescer e o Licor Beirão tornou-se um sucesso mundial. Actualmente,  continua a ser produzido em casa, na Lousã, a partir de plantas e sementes aromáticas maioritariamente nacionais, o que permite um maior controlo da qualidade. É um verdadeiro negócio de família, que já vai na terceira geração, e no qual todos se empenham para manter o segredo, a qualidade e a tradição.

Gostaram desta história? Espero que sim, porque eu não a conhecia e gosto sempre de saber o que está por detrás de marcas tão emblemáticas. E se nunca experimentaram Licor Beirão, têm aqui a vossa grande oportunidade. Isto porque tenho cinco packs para vos oferecer e que têm tudo a ver com o espírito da marca: diversão, partilha, boa disposição e bons momentos com a família. Ora atentem:

1.       PARA QUEM SABE O QUE É BOM: Garrafa Licor Beirão & Gift Pack.
2.       PARA QUEM É ESPECIALISTA EM COCKTAILS: Mala de barman completa com medidor, colher de bar, espremedor, pá de gelo, pilão e shaker.
3.       PARA OS JANTARES DE NATAL: 25 miniaturas personalizadas a gosto.
4.       PARA COMEMORAR: 25 barrinhas luminosas, garrafa Licor Beirão, bandeirolas, dois conjuntos de bigodes, 6 chapéus e 6 copos em vidro.
5.       PARA RECEBER OS AMIGOS EM CASA: 6 copos Caipirão&Morangão, livrinho de receitas, garrafa Licor Beirão, baralho de cartas e tapete de jogo.



Para se habilitarem a um destes cinco packs Beirão (que também são uma óptima sugestão de Natal) só precisam de:


- Fazer  "gosto" na página de Facebook de Licor Beirão;
- Fazer "gosto" na página de Instagram de Licor Beirão;
- Preencher o formulário abaixo até ao próximo domingo, dia 26 de Novembro (permitida apenas uma participação por endereço de e-mail, participações repetidas não serão consideradas).

Os vencedores serão escolhidos aleatoriamente, através do Random.org. Boa sorte a todos!

Relativamente ao passatempo Nuxe da semana passada, as vencedoras foram:
Diana Coelho, Horta
Sara Antunes, Vialonga
Patrícia Pio, Almada
Ana Soares, Vila Real
Bárbara Alves Vieira, Almada

Parabéns às vencedoras e obrigada a todos os participantes.

4 comentários:

  1. E também se conta por cá, que para o introduzir no mercado passava nos cafés e pedia um "Licor Beirão", era-lhe respondido que não havia, passado uns dias, por "coincidência", passava um vendedor do Licor Beirão....

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! A participar! Obrigada por este maravilhoso passatempo!! :D

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis