Pub SAPO pushdown

Je suis Tony

quinta-feira, setembro 14, 2017

O tema já não é propriamente novo, é um daqueles que, volta e meia, voltam à carga, mas parece que agora a coisa pia mais fino: o nosso Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar onze músicas, entre as quais grandes êxitos como "Sonhos de Menino" ou "Depois de ti mais nada". Ahhhhh, patifes, sacanas, invejosos! A incomodarem o Tony, um homem que corre 460 aldeias só em Agosto, um homem que leva a língua portuguesa aos quatro cantos do mundo, o homem que há anos instaurou a dúvida "será cabelo real ou capachinho?". De facto, Portugal não sabe tratar os seus. Inconformada com tamanha injustiça, dediquei uma boa parte da manhã a analisar a obra discográfica do Tony e os temas que, dizem as más línguas, foram plagiados. E, meus amigos, deixem-me que vos diga, é preciso ser-se muito pequenino para dizer que o Tony é plagiador. Pior, é preciso ter ouvidos de tísico para encontrar ali semelhanças. De repente somos todos melómanos, querem ver? De repente toda a gente percebe imenso do assunto e consegue encontrar pontos de comparação entre as músicas, é isso? É que eu ouvi algumas e, no limite, mas assim muito no limite, há ali uma leve inspiração, num acorde ou noutro. Mas é preciso estar mesmo muito, muito atento, é preciso ter a maldade metida nos ossos para desencantar parecenças. Aliás, só para aí à quarta vez é que consegui encontrar ali qualquer coisa.  Mas coisas mínimas, absolutamente irrelevantes, sem ponta por onde se lhes pegue. É como procurar uma agulha num palheiro.  É que podia dizer-se "pronto, de facto há ali umas palavras que são parecidas, há uns acordes que fazem lembrar, malandro do Tony", mas não, nada, é só mesmo para maçar o homem.

Não há volta a dar, a inveja é o cancro deste país. As pessoas só estão bem quando vêem as outras na lama. Como é óbvio, isto não vai dar em nada. Nem é só por a acusação de plágio ser ridícula, é mesmo porque quando o juíz tiver de lidar com milhares de Carreiretes em fúria, todas a quererem partir-lhe os dentes, a absolvição sai na hora.  Como não quero que me acusem de poder estar a ser tendenciosa, deixo duas músicas à vossa apreciação, para verem o que acham. Digam-me se isto faz algum sentido, digam-me. Que me caia aqui um raio se o Tony plagiou alguém!

140 comentários:

  1. Pipoca por acaso não das a informação correta . De fato Tony Carreira canta covers de músicas estrangeiras, ele próprio o diz que o faz e já pagou esses mesmos direitos de autor. O resto tens toda a razão se os pagou não há crime, há sim inveja e muita! Mas tu tb o deves sentir aqui na barraca... Bjos Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a parte engraçada é que a minha mãe tem as k7 da altura com os temas em questão e em nenhuma diz que é cover...está la bem chapadinho letra e música como pertencente ao Tony...Essa conversa dos covers veio depois quando começou o falatório do plágio...

      Eliminar
    2. pagou provavelmente depois de se falar nos plágios aqui há uns bons anos. penso que eu ainda estava solteira e lembro-me de ouvir precisamente o despues de ti. mas claro, ainda as redes sociais não tinham a dimensão que têm hoje e a coisa amainou.

      Eliminar
    3. Cover é simplesmente interpretar a música (melodia e letra) de outro artista e SER EXPLÍCITO quanto a isso! O Tony altera as letras e depois chama as músicas de suas... Isto é crime e os plagiados, se ainda forem vivos e com saúde, deviam unir-se num processo colectivo para que este "grande cantor romântico" pagasse tudo o que lhes é devido (e são muitos milhões)!

      Eliminar
    4. Será por esta situação que ele se divorciou da mulher, já a contar que iria ter este processo :-).

      Eliminar
    5. Se tivesse pago os respectivos direitos de autor a esta hora não estaria a ser acusado pelo ministério público de plagiar canções.

      Eliminar
  2. Espero que tenhas um para-raios bem perto de ti para te proteger :P :D

    ResponderEliminar
  3. Realmente, as músicas não têm nada a ver com as do Tony. Que estranha, esta acusação... :D

    ResponderEliminar
  4. nao ha fumo sem fogo. Inveja nao deve ser desculpa para tudo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Pipoca está a ser irónica...

      Eliminar
    2. Estava a ler os comentários e a pensar como é que ainda ninguém tinha percebido... finalmente!

      Eliminar
  5. Mulher, tu não te metas com as fãs do Tony!!! Ou então começa a andar de guarda-costas! Se há bicho que me mete medo é uma Carreirete em fúria, defendendo o seu ídolo...

    ResponderEliminar
  6. Protege-te Pipoca porque o raio vai atacar-te ahahaahahah


    é que realmente não há mesmo ponta por onde lhe pegar...não há :P

    ResponderEliminar
  7. Já comentei no face com a ironia que o texto merece...mas aqui eu vou dizer, faz-nos de parvos uma vez e depois nas suas explicações idiotas na Tv quer-nos fazer de parvos de novo!!!! Não há pachorra Tony!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Mesmo que sejam parecidas (nos arranjos, letra), nos dias de hoje nada é 100% original e tudo tem influencias. É injusto para o Tony. #jesuistony

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só são iguais em tudo. Creio que ele simplesmente traduziu, mais nada.

      Eliminar
    2. Deve ouvir pouca música. Só pode...

      Eliminar
  9. Pela primeira vez na vida fiquei ligeiramente na dúvida se este texto é irónico ou não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah ah ah! Vou ter de pôr um disclaimer no fim do texto. =)

      Eliminar
    2. Eu também fiquei em dúvida, mais para o fim achei que era a sério. Só que depoia ouvi 10 segundos de cada música:D

      Eliminar
    3. Desculpa, não foi mesmo por mal :) Foste tão convincente que às tantas fiquei com uma ligeira dúvida. Mas era pequenina, que eu já te sigo há anos e anos :D <3

      Eliminar
  10. Tens um para-raios bem forte? ��
    Adoro principalmente quem não percebe a ironia do assunto ��

    ResponderEliminar
  11. Acho que tens mesmo que ir ao otorrino. Se as músicas não são iguais, então relembra lá o sinónimo de igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo quem não conhece o blog da Pipoca não entendeu a ironia. Pipoca, trouxeste à baila a questão do capachinho de novo e já estou aqui às voltas... acho que me vai tirar o sono!

      Cátia Vaz

      Eliminar
    2. É que são mesmo cansativas!!!!

      Eliminar
    3. Pipoca, põe por favor o disclaimer: texto altamente irónico e sarcástico!
      Esta gente não percebe à primeira :)

      Eliminar
    4. lol.
      (mais nada)

      Eliminar
    5. As pessoas não são cansativas. São burras, mesmo.

      Eliminar
  12. Sou só eu que me sinto enganada? Toda a vida a admirar o menino cheio de sonhos que leva a aldeia no coração para Paris da França, e agora não foi ele que escreveu as músicas? Toda aquela obra não saiu de sua cabeça e coração, não me conformo.. Como é possivel fazerem isto a nós, que seguimos o tóninho por todos os caminhos deste Portugal e arredores? Que facada no coração. Vou ali chorar um pocadinho e pedir uma indemnização por danos morais. Sim, porque já que o ministério público tem estes casos tão importantes em mãos, pode ser que eu também me safe e ganhe uns trocos. Mas olha tóninho... depois de ti, mais nada! Lá foi a minha fé na musica pimba (ups, popular) portuguesa....

    ResponderEliminar
  13. é isso e dizerem que o meu filho é birrento, BLASFÉMIA
    gentinha sem coração

    ResponderEliminar
  14. Não a estava nada a ver nesta posição. Tal como o argumento da inveja não lhe serve a si para alguém que diz que não gosta de alguma roupa, também não devia servir para justificar o que se está a passar com o Tony Carreira. Devemos todos refletir no facto de o Ministério Público não abrir processos levianamente e sem ter conhecimento de factos. Lá que não estejamos na posse dessas provas, isso já é outra conversa e não justifica que o Ministério Público não tenha razão.
    Acho é que, realmente, quando se quer defender uma causa, arranjamos os argumentos todos a favor dela, e esta seleção musical que a Ana fez é só o princípio, porque, bem sabe, existem outras que são cópias, sem tirar nem pôr, na música e na letra.
    Quanto à aquisição dos direitos de autor, penso que não é o que está em causa. Em causa está ele estar inscrito na Sociedade Portuguesa de Autores, desde sempre, como autor dessas músicas. Apenas em 2012, já por causa de uma polémica que se levantou, alterou então o registo para "adaptador" ou coisa do género. Até lá, e estamos só a falar de há 5 anos a esta parte, dizia-se autor, juntamente com Ricardo Landum.
    Mas pior que esta questão legal, que passa completamente ao lado do público, penso que a sua responsabilidade moral é que está em causa. Ele referiu diversas vezes, por essas televisões e rádios fora, que as músicas se inspiravam muitas vezes na sua vida, nas sua origens, na sua "aldeia perdida nas Beiras". Isto não é verdade, pelo que sabemos agora. Isto foi mentir. Pode gostar-se, ou não, do Tony Carreira, mas a verdade é que ele mentiu ao público sobre este assunto. Se estava tão confortável quanto ao facto de cantar apenas versões de outras canções, então não percebo a falta de transparência nesta matéria.
    Versões, Covers, o que lhe quiserem chamar, sempre existiram, o problema não é esse. O problema é a apropriação indevida dos mesmos, como parece ser o caso e, repito, insistir em "meias-verdades" quando tantas vezes teve oportunidade de dizer a verdade completa, até mesmo já depois até de ter a sua carreira estabelecida e um público fidelizado. Assim, soube-se da pior maneira e sem ser por si, na sua versão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I R O N I A!!!!!!

      Eliminar
    2. Mas qd se ataca uma mala da Ana, não é IRONIA mas sim INvEJA. Nao percebo pah

      Eliminar
    3. Eu não porque é que acham que é ironia.
      Eu acho que todas vocês desejam muito que o seja.
      Eu acho é que a Ana escreveu a coisa a dar para os dois lados.
      Se todos concordassem que o Tony está a ser perseguido, ficava bem na fotografia. se todos achassem que ele é culpado, ficava bem na fotografia na mesma porque, afinal, isto é tudo em tom irónico.
      Não lhe vejo ironia nenhuma. Que me lembre, até já falou bem dele aqui e assumiu gostar das músicas. E agora já está a dar uma facadinha? Acordem, a sério. Não há mal nenhum em mudar de opinião mas não façam é das pessoas tontinhas.

      Eliminar
    4. Ah ah ah ah ah! As teorias da conspiração são absolutamente deliciosas. Achei que era óbvio que o texto era irónico e que estou só a gozar com a situação. Prova disso são as duas músicas que pus no final do post e que não podiam ser cópias mais descaradas. Fui a um concerto do Tony Carreira na vida e foi muito divertido, porque obviamente conheço várias músicas, como toda a gente conhece. Daí a ser fã do senhor ou da música dele vai toooooooda uma volta. Não mudei de opinião em relação a nada, não tenho é culpa que as pessoas tenham dificuldade em perceber sarcasmo. Eu não quero fazer ninguém de "tontinho", mas lá que há gente que se põe muito a jeito para parecer burrinha....

      Eliminar
    5. Sou a autora do comentário. Não sei porque é que partiram da ideia de eu não ter percebido que o post está escrito com ironia. Nem me interessa nem quero saber. Só digo que dizer que é inveja não é argumento. É só parvo. Meter o Ministério Público ao barulho por causa de invejas, é só a ideia mais estúpida e medíocre de sempre.
      E não critico o que a Ana escreveu, só estranhei, mas já não sei se me é permitido.
      Tudo o resto, para quem entender bom português, consegue compreender que se trata de um comentário genérico (podia tê-lo escrito aqui ou na página da Junta de Freguesia da "aldeia perdida na Beira"), e educado, sobre o que se passa, e o que penso, do caso do Tony, sem ironias, que eu não sou assim tão boa nessa arte. Nada mais.

      Eliminar
    6. Senhora, não percebeu que a Pipoca usou ironia para gozar com a situação e continua a não perceber. Vamos lá ver se lhe consigo explicar: quando ela diz que é tudo inveja, na verdade, está a ser irónica, está a gozar com os defensores e o próprio Tony, percebe? Ela não acha que é inveja, ela tem a certeza que é plágio, está só a brincar com a situação.

      Eliminar
    7. Anónima das 15:40, ser condescendente é das maiores faltas de educação que se pode exercer. Não preciso desse "Vamos lá ver se lhe consigo explicar" porque não sou nenhuma ignorante para ser necessário explicar-me alguma coisa.
      Vocês precisam é todas, mais do que ler, de aprender a interpretar. Percebe?

      Eliminar
    8. Se não és fã nem gostas das musicas, q foste fazer ao concerto?

      Eliminar
    9. Tanto andaram que a pipoca teve que explicar o post.... Muito bem... Clap clap... Vocês grandes chatas e rezingonas no governo eram rainhas.... Várias dicas.. ir ao ginásio e muito bom para aliviar o stress... Ter um relacionamento bom também... Ter amigos e uma vida também... Ter uma família unida... Destilar mau humor e inveja e tão mauzinho... Be happy...

      Eliminar
    10. Não tarda nada temos o Tony a trocar a mala LV por uma de cartão :-D

      Eliminar
    11. Se não precisa que lhe explique nada, eu não vou insistir. Mas gostava que me explicasse o que é que nós todos interpretamos mal, deve ter sido o seu comentário, certamente. Esteja à vontade, use a condescendência que quiser para me explicar, mas explique-me que eu quero ver se percebo.

      Comece por me explicar a sua primeira frase, parece-me ser a chave do nosso desentendimento: em que posição é que não esperava ver a Pipoca?

      Eliminar
    12. Anónimo 14:42, foi pior a emenda do que o soneto. Porque não assume logo que não percebeu nada? Acho mesmo que pode fazer má figura assinando como anónimo. Mania de mulher contrariar tudo e todos.

      Eliminar
  15. Pipoca desculpé que lhe diga mas de música a a Pipoca não percebe de nada!! ⚡️🌩

    ResponderEliminar
  16. Até admira ainda não haver virgens ofendidas por aqui. :D

    ResponderEliminar
  17. Acho que falta qualquer coisa no final do post, como por exemplo:

    "Post em parceria com Tony Carreira".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou um mero disclaimer: este post contém da mais fina ironia e sarcasmo.

      Eliminar
  18. "E hoje a cantar
    Aquela canção
    Que eu copiei
    De outro cabrão
    Criança que fui
    Otário que sou
    E nada mudou . . . " lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos melhores comentários!

      Eliminar
    2. Ai mudou, mudou...à conta do copianço, foi amealhando!!

      Eliminar
    3. O melhor e mais espirituoso comentário que li aqui!

      Eliminar
    4. Muita booooom :) :) :)

      Eliminar
  19. Pipoca desculpa que te diga mas és uma Hipócrita! Que me lembre foste uma vez ao Concerto do Tony Carreira! ( ok, pode ter sido em trabalho mas lembro me que na altura disseste muito bem dele )

    Será que algo correu mal? Não te deu atenção foi?? - ( opinião sem ironia )-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou bem a perceber a relação, mas de certeza que o problema é meu.

      Eliminar
    2. ups...eu já fui a um concerto do Tony...já lhe pedi um autógrafo e até me deu um beijinho...e? Isso não torna as pessoas cegas ao facto que ele plagiou algo...ou devia tornar?
      Enfim....

      Eliminar
    3. É com cada parvoíce.... dassssssssss....
      Então se a Pipoca foi ao concerto do Tony das cópias, então quer dizer que é mui mui mui amiguinha e já não pode constatar que houve plágio????
      E pode ter dito bem dele, o que não invalida que ele efetivamente tenha copiado letra e música...

      Eliminar
    4. Elas andem aí (as Carreirettes)

      Eliminar
  20. Ahahahah maravilhoso!!!
    Cambada de invejosos é o que é!! Nem um acorde nem nada... tudo diferente!
    Grande Tony!!

    ResponderEliminar
  21. Oh Pipoca, que canseira mesmo esta gente!...

    ResponderEliminar
  22. VIVAAAAA À PIPOCAAAA!
    Vivaaaaaaaaaa!!!!!!

    Tony forever 🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderEliminar
  23. Ahhhh não acredito que algumas alminhas não perceberam que a pipoca está a ser irónica!!! É assim , gosto do Tony , mas não sou "tonysete" já assisti a bastantes concertos, muitos Pav Atlânticos etc. sinceramente mais vezes antes deste mediatismo dos ultimos anos, agora já não tenho muito paciência para histerismos. Agora p'lo amor de Deus TODA a gente vê que isto é plágio descarado. A questão é ninguém gosta mais ou menos do Tony se for ele ou o Zé da esquina a compor as suas cantiguinhas. Por mim falo, gosto, ponto. E penso que assim será com quem gosta do Tony e é muita, muita gente. A questão aqui é que lhe teria ficado mesmo muito bem dizer que não era o autor porque ninguem ia deixar de ir a concertos por causa disso. Mas nesses tempos o youtube e a net eram uma migarem e tudo era mais dificil de se descobrir, hoje em dia, basta um click

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carreirette. É Carreirette que se diz.

      Eliminar
  24. Ahahahhhh! Como é possível as pessoas não terem percebido a ironia da Pipoca? 👏👏👏

    ResponderEliminar
  25. Não.... estive a ouvir as que tens do post e não me lembra nada do Tony .......ahahahahha

    ResponderEliminar
  26. Penso que já toda a gente sabe que há músicas que se vendem e compram (não sei como funciona, mas há, há séculos que isso se faz) e deixo aqui dois episódios:
    O grande êxito do melão- coração de melão- era cantado pela minha tia namibiana em versão sul americana - Corazón de melon.

    Um certo dia, num bar (não me lembro qual nem em que país) ouvi os grandes clássicos dos dzrt cantados em chinês ou japonês

    Mi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haver até há, mas... lá está, uma coisa é comprar, pagar os devidos direitos e creditar os autores, outra é roubar e fingir que é coisa sua. Está a ver a diferença?

      Eliminar
  27. Deviam era também começar a investigar a origem e os autores das músicas do Mikael e do David! Devem todos comer da mesma travessa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já ouvi rumores de que pelo menos o Mickael faz o mesmo...mas nunca me dei ao trabalho de investigar :P

      Eliminar
    2. O Mickael tem pelo menos uma música com uma sonoridade muito semelhante a uma do Timberlake. Pode ter usado um sample com autorização da editora, não sei.

      Eliminar
    3. Casa de pais, escola de filhos...

      Eliminar
    4. O caso do filhos é ainda mais flagrante do que o do nosso Tony Caminetes: além de plágio de outros, fizeram toda a carreira alcandorados no pai. O pai, ao menos, fartou-se de lutar para desbravar caminho, mesmo que pelo plágio. Não estou a defendê-lo, atenção, não gosto dele, nunca gostei, pareço uma alien no meu grupo de amigas, mas reconheço-lhe o mérito de lutador, de ter batalhado para sair da miséria. De uma forma triste e até criminosa, é certo, mas lá batalhador, é. Porque nós já só nos lembramos do Tony famoso, mas ele bateu a muitas portas e levou com muitos nãos antes de chegar aí e nunca desistiu. Agora os filhos, nem isso.

      Eliminar
  28. A atitude de Ricardo Landum quando acontece o inverso:
    http://www.tvi24.iol.pt/musica/ricardo-landum/compositor-portugues-pede-milhoes-por-plagio-de-cantor-brasileiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o chamado: faz o que eu digo, não faças o que eu faço :)

      Eliminar
    2. Faz o que eu te digo e não olhes para o que eu faço...

      Eliminar
    3. Claro, sabendo o que fazia, sabia que mais dia menos dia alguém havia de lhe pedir milhões a ele. Claro que teve que se precaver, fazer um dinheirinho extra para pagar as indemnizações que sabia que haviam de lhe pedir a ele.

      Eliminar
  29. curioso...este textinho da pipoca também me parece ter algumas semelhanças com o mata-bicho (joão quadros e bruno nogueira na antena 3) mas deve ser só uma coincidência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tutorial sobre o que é um cover:

      *A Mariza cantar Amália
      *O Zambujo cantar Buarque

      Pronto, agora ide e espalhai a palavra.

      Eliminar
    2. Dei-me ao trabalho de ir ouvir o Mata-Bicho (que, juro pela saudinha do meu rico filho, ainda não tinha ouvido). Não achei que tivesse parecenças assim tão óbvias com o meu texto. Mas pronto, o Tony também não acha que haja parecenças entre as músicas deles e as dos outros senhores.

      Fica o Mata-Bicho: https://www.rtp.pt/play/p2818/mata-bicho

      Eliminar
    3. a abordagem é a mesma...mas pronto pipoca, se tu juras pela saudinha do teu rico filho, a malta acredita

      Eliminar
    4. Ouvi de manhã, tema é o mesmo, a abordagem é diferente. É só mesmo querer ser maldoso.

      Eliminar
    5. não queria entrar aqui numa discussão estúpida até porque tenho roupa para estender mas a abordagem é a mesma, caro anónimo das 15:36

      Eliminar
    6. Achei exactamente o mesmo que o anónimo das 15:17. É a continuidade do tema do plágio...

      Eliminar
  30. Adorei a ironia!! AH AH AH AH AH AH

    ResponderEliminar
  31. PMD por favor abrigue-se em qualquer lado porque o raio caiu de certeza. Que vergonha que fraude de homem.

    ResponderEliminar
  32. Que pu*** de pachorra que tu tens para aturas esta gente! Adorei o post, percebi logo o tom irónico e o sarcasmo! Ontem quando vi a música.."Después de ti no hay nada..." só me conseguia rir à gargalhada! Plágio?? naaaaa...
    Besitos para usted!
    Patrícia Pires

    ResponderEliminar
  33. Cavalheiro do Aeroporto14 setembro, 2017 15:43

    Imagino como deve estar o Tony. Sei bem o que é acusarem-nos de plágio. Lembro-me logo dos sacanas que dizem que plagiei o Tom Hanks no The Terminal. Pessoas maldosas, pá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah ah ah ah ah. Adoro o Cavalheiro do Aeroporto. Eu que tenho o Terminal do Aeroporto por um dos filmes da minha vida e agora vai-se a ver e...

      Eliminar
  34. Depois de ler os comentários do: é ironia. Não é ironia. Não, é, é ironia. Espera afinal não é ironia...só me apetece dizer: UÁTAFOQUE?????
    Pipoca, que tipo de leitoras tens tu agora, filha? Cruz credooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daquele tipo que quer ser engraçada e "fora da caixa" (Joana Latino, és tu?) e nem sabe aportuguesar a palavra a partir da sua grafia: UÁTAFOQUE, filha? É parolo mas se for UATAFAQUE é menos mau. Beijinho para si.

      Eliminar
    2. "joana latino, és tu?" ahahahahahahaha

      Eliminar
    3. Queria escrever fonia e escrevi grafia. Isto pega-se! Ahahahah

      Eliminar
  35. Juiz e não juíz.

    ResponderEliminar
  36. "UÁTAFOQUE, filha? É parolo mas se for UATAFAQUE é menos mau"

    A sério? hahahahahahahahhahahah....Obrigada por me fazer rir... Afinal não sou a única que quer ser engraçada....Enfim....

    E já agora quem é a joana latino?
    Anda tudo doido neste blog.....FUI

    ResponderEliminar
  37. Deus te dê muita paciência!! Depois queixam-se que este blog já não é o que era, que perdeu a essência, bla bla bla... NORMAL!! Sempre que escreves aquilo que o pessoal realmente gosta e pede, aparecem uma data de atrasados mentais a por em causa tudo o que é escrito! Espero pelo menos que sejam seguidoras recentes... é a única explicação para tantos problemas de interpretação e para este tipo de comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ler os comentários e a pensar o mesmo. "Olha, estas vieram cá todas parar por mor do Tony, andavam na net a defendê-lo e caíram aqui"

      Eliminar
  38. ironia
    substantivo feminino
    1.
    ret figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empr., para definir ou denominar algo [A ironia ressalta do contexto.]:)

    ResponderEliminar
  39. ADOREI PIPOCA
    De fato é mesmo difícil encontrar ali parecenças, mas vá lá ele regista a obra não como autor mas como adaptador e já não há problema ...
    E para quem defende que ele apenas faz covers de outras musicas --- haja pacieencia para tanta ignorancia transccrevo aqui a brilhante informação de comentadora e aprendam pff
    «Cover é simplesmente interpretar a música (melodia e letra) de outro artista e SER EXPLÍCITO quanto a isso! O Tony altera as letras e depois chama as músicas de suas... Isto é crime e os plagiados, se ainda forem vivos e com saúde, deviam unir-se num processo colectivo para que este "grande cantor romântico" pagasse tudo o que lhes é devido (e são muitos milhões)! »

    ResponderEliminar
  40. Ai o mulherio agora a cair-lhe em cima.

    ResponderEliminar
  41. HAHAHAHAHHA
    Enfureceste algumas Carreiretes!

    ResponderEliminar
  42. Ai Ana G. M... onde se meteu mulher?! As "Tonyetes" vão dar-lhe conta do coiro 😂😂😂
    Qual plágio qual carapuça!a inspiração veio diretamente dos céus para o Sr Carreira, tal como o poder dos monarcas absolutos ...Sarcasmos à parte, eu me confesso, gosto muito das canconetes do nosso Tony, cantadas por ele são outra COISA 😀
    Maria do Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisa medonha é o que é! Incrivel que as canções já eram fraquitas e ele ainda as conseguiu tornar piores. É o toque de midas, só que ao contrário!

      Eliminar
  43. Ai que por momentos achei que a Pipoca era uma Carreirete!!!
    Do melhor, fartei-me de rir :D

    ResponderEliminar
  44. Pior que o plágio é o T conseguir assassinar TODAS as músicas.

    ResponderEliminar
  45. Para mim a questão fraturante é a seguinte: Aquilo é capachinho ou o quê????!!!!

    ResponderEliminar
  46. PÁRA TUDO! A Katia Aveiro já veio defender o Tony das garras dos invejosos! Tem graça porque ela própria tem uma música intitulada "Latina de Cuerpo y Alma" que nem por sombras se assemelha ao "Lisboa Menina e Moça"...

    Confiram: https://www.youtube.com/watch?v=CdbAOebGOHw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Esta música também é um caso flagrante de plágio...
      Tudo "farinha do mesmo saco". Enfim, tristeza, gigante, é o que sinto enquanto músico que sou, embora seja um assunto antigo...

      Eliminar
  47. Entrei aqui para ver o que é que podia suscitar um número tão grande de comentários (normalmente, muitos comentários são sinónimo de polémica...) e fiquei abismada! Desde os que atacam sem perceber o texto, aos que defendem com ar paternalista, mais aqueles que "andam aos papéis" e discutem coisas tipo "não é uotafoque mas uatafaque" parece que entrei numa twilight zone , cheia de gente estranha e que fala um idioma esquisito. Se me garantirem que há aqui gente com anteninhas verdes na cabeça, eu acredito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo gente do best, como diz o puto do meu vizinho ahahah...humanos pah! :-D

      Eliminar
    2. E, a este tão grande número de comentários, tu resolveste acrescentar mais um... Só a insultar os outros comentadores! *facepalm*

      Eliminar
  48. Tambem nao encontro semelhanças ����������

    ResponderEliminar
  49. Pipoca, costumo gostar muito da maior parte das coisas que costuma escrever por aqui mas desta vez acho que está completamente errada. Eu tive a sorte de ser da geração do Tony Carreira e, tal como ele, cresci na França na mesma altura que ele. Isso quer dizer que conheço quase todas as músicas cantadas por ele mas na versão original cantada na língua francesa. As músicas dele não passam de sucessos da música francesa que me fartei de ouvir ao longo da minha infância e adolescência. Se não consegue ver as parecenças entre o "L´idiot" do Hervé Vilard e o "Sonho de menino", ou ainda o "Eras tu" e o "Comme toi" do Jean Jacques Goldman, ou ainda o "Já que te vais" e o "Puisque tu pars" do Jean Jacques Goldman...então de duas uma. Ou só tem queda para a escrita e não tem grande sentido musical ou então gosta tanto do Tony que a sua subjectividade impede-a de o ver como um plagiador. Não se trata de inveja, só apenas incapaz de dar mérito a um tipo que faz fortuna na base do engano e da batota. Se apanhar cadeia, é bem feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, também está a ser irónico como a Pipoca certo?!

      Eliminar
    2. Quero pedir desculpas à Pipoca. O meu computador sofreu algumas actualizações e não tive o acesso imediato aos vídeos que ela publicou. Só via uns quadradinhos pequenos com uma cruz no sitio deles. Consegui agora vê-los após activar alguns suplementos e após dar-me conta do teor dos mesmos acabei por perceber também eu a ironia do Post. Bem que estava a estranhar a Pipoca não ver algo tão óbvio. Cometi um erro mas fiquei satisfeito de ter sido eu a cometê-lo. :)

      Eliminar
    3. Mas para alguém que se assume um "Pensador", era preciso ver os vídeos para "pensar" (e, já agora, interpretar) o texto da Pipoca?

      Eliminar
    4. Anónimo (17:16),

      Para alguém que se assume um "Pensador"? Mas quem, quando e onde é que viu isso acontecer? Nunca disse nem nunca assumi em nenhum momento da minha vida uma brincadeira dessas. Você é que me assumiu como tal, não eu. Nunca pensou para si que "Pensador" pode ser fruto de uma ironia, um sarcasmo ou uma provocação? Nunca queira julgar uma pessoa sem conhecer minimamente a sua história.

      O texto, esse, dava para os dois lados. Não era assim tão evidente. E a Pipoca, ainda que não o mostre muitas vezes, é sujeita à subjectividade como qualquer outro ser humano que se preze.

      Eliminar
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  51. Oh pipoca, costumo concordar consigo quando há este género de 'ataque ao homem que fez/disse/postou aquilo' mas neste caso não... Os exemplos que colocou são claros de que a música foi plagiada. É que plágio não é ser exatamente igual, é ir buscar ideias musicais (ou 'leitmotif', puxando a música do século XIX) a outras músicas, sem ter em vista os direitos de autor e dando as obras como sendo da sua autoria. Segundo o que já li nos comentários, dizem que ele pagou os direitos de autor, mas só no fim se verá. De qualquer forma, o plágio não voltou à baila por mero acaso, alguém quis atazanar o homem novamente... (Agora não me chacinem em praça pública pf xD )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas um reparo,posso?Não é "atazanar" é "atenazar" vem de tenaz(utensílio para apertar)e significa "atormentar",penso que foi isso que quis escrever.

      Maria

      Eliminar
    2. Atazanar está igualmente correcto.

      Eliminar
    3. Atenazar, atanazar ou atazanar...são aquele tipo de diferenças que, de tão irrelevantes que são, só servem mesmo para atormentar a nossa paciência...

      Eliminar
  52. Aaaah santa inocência a minha xD

    ResponderEliminar
  53. Oh Pipoca, eu no seu lugar já teria acrescentado um disclaimer há umas horitas!
    (Mas confesso que ler os comentários é tão bom ou ainda melhor que o próprio post ahahah.)

    ResponderEliminar
  54. Ana, se o post está soberbo, a caixa de comentários, então, é uma pérola!

    Vejamos, a verdade mesmo é que a Ana estava interessado no Tony, e por isso, fez este texto a defendê-lo, a ver se a coisa pega. Aliás, foi por isso, que assistiu a um concerto dele, em 198, ou sabe Deus quando... Porque nunca ninguém assistiu a nenhum concerto na vida de alguém que nem gostasse, ou só gostasse mais ou menos, nunca! E mais: aqui está o motivo para haver aquele interregno com o arrumadinho. Mas depois o Tony não quis nada com ela... pobrezinha!

    Enfim, leio-te há 11 anos (talvez mais!) e só tenho uma coisa a dizer: és a maior! Em tudo! :)

    Filhas, saiam daqui... Este blog não está feito para pessoas burras, cruz credo! Até me dão medo!

    ResponderEliminar
  55. Ai como eu gostava de ter este nível de ironia. Quem se fica pelas gordas, fica com a certeza abosoluta que A Pipoca defende o Tony, depois quem lê percebe que afinal não. Aqui está uma forma de se dar com Deus e o Diabo. E já agora, muito bem jogado: é que ter as fãs do Tonyzinho à perna é dose...

    ResponderEliminar
  56. Que gente obtusa, chata e sem noção foda.se!!!

    ResponderEliminar
  57. Ahahahahah!!!!! Excelente post! Eu ouço pessoas a jurarem a pés juntos que as músicas não têm nada a ver...pelo menos numa das músicas até a letra é igual! Para fazer este lixo a que alguns chamam música ainda teve de roubar...credo, o homem é todo falso, cabelo incluído!!!!!

    ResponderEliminar
  58. Já tinha tantas saudades de uma caixa de comentários destas!!!!! Mas tantas!!!

    ResponderEliminar
  59. Não é a primeira vez que leio os teus textos e encontro erros ortográficos... Devias fazer um upgrade à correcção automática, ler mais, ou reler os textos antes de publicar... No último parágrafo por expl, escreve-se: "vêm as outras na lama"...

    Também te vejo sempre a criticar os portugueses e a sociedade portuguesa, mas os teus comentários ou publicações depreciativos tornam-te igual àquilo que criticas! És uma de nós ,D...

    Também é triste a tua sede de fama! Sempre pronta a defender famosos, porque será?! ,D... Espero que o Tony tenho lido a tua publicação e este esforço desesperado te valha um bilhetinho no próximo concerto à beira do clã carreira! ,D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pipoca, podes colocar o querida no fim se quiseres...mas como não foi provado que é uma pessoa, acho que burrinha anónima fica-lhe melhor.

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis