Pub SAPO pushdown

Fui a Amesterdão tentar relaxar (não, não foi dessa maneira)

quarta-feira, agosto 02, 2017

Há duas ou três semanas viajei até Amesterdão a convite da Rituals Cosmetics. É uma marca que faz parte da minha vida há muitos anos, sou fã de muitos produtos, gosto do espírito que está na sua base - fazer com que tenhamos tempo de qualidade para nós e aproveitemos a vida ao máximo -, por isso fiquei muito feliz com o convite. O objectivo da viagem, aparentemente simples, atingia altos níveis de dificuldade se tivermos em conta que o encontro juntou mais de 40 bloggers, youtubers e influenciadoras digitais dos quatro cantos do mundo: conseguir que nos desligássemos (um bocadinho) da loucura das redes sociais em que vivemos imersas e que, ao longo de três dias, conseguíssemos relaxar e descansar a mente.


 O programa incluía vários workhshops, aulas de yoga, meditação, culinária, e apesar de não ter conseguido desligar-me completamente (isto é o meu trabalho, senhores!), voltei com uma mão cheia de dicas que me têm sido úteis. Coisas tão simples como:

- Desligar os dados do telemóvel quando chegamos a casa. Estamos numa época em que se tornou aceitável enviar mails de trabalho a qualquer hora e esperar que nos respondam a qualquer hora, o que acaba por ser uma enorme distracção e invasão da nossa vida privada. Para mim, pior ainda é o "deixa-me só aqui dar uma espreitadela no Facebook antes de ir dormir". Sem dar por isso, passo uma ou duas horas a absorver informação irrelevante, a ver vídeos de gatinhos a tomar banho, a pôr-me a par das fofocas nacionais. Tempo que podia ser utilizado a ler um bom livro.

- Não usar o telemóvel como despertador, porque há sempre aquela hipótese terrível de carregar no "snooze" e ir adiando infinitamente a hora de saltar da cama. São só mais dez minutos, e depois mais dez minutos, e depois mais dez minutos, e estamos sempre a acordar e é horrível, nunca é bom! Se ter de acordar uma vez e pensar "oh não, tenho de ir trabalhar!", acordar dez ou doze vezes seguidas na mesma manhã e ter sempre esse pensamento é ainda pior. É que ainda por cima não se descansa nada, com o despertador sempre a tocar, sempre a esfrangalhar-nos os nervos. Eu sou a maior adepta do movimento "snooze", mas é rara a manhã em que não dou por mim a perguntar "PORQUE É QUE EU FAÇO ISTO A MIM MESMAAAAAAA?". É horrível, chega de "snooze", quando o despertador tocar é para sair da cama. É por isso que dá jeito ter um despertador à moda antiga. Ou, no caso de termos mesmo de usar o telemóvel, devemos deixá-lo num sítio que nos obrigue a levantar da cama para o desligar. DESLIGAR, não é fazer snooze! Vamos acabar com o inferno do snooze nas nossas vidas.

- Não devemos ligar a televisão ou ver o telemóvel assim que acordamos, porque é meio caminho andando para começarmos o dia com maus estímulos. O ideal é irmos tomar o nosso pequeno-almoço, tomar banho e só depois começarmos a despertar para a realidade. Dizem que a primeira coisa que vemos ou lemos assim que acordamos vai influenciar o resto do nosso dia (positiva ou negativamente), por isso vamos tentar começar nas calmas.

- Começar nas calmas implica arranjar cinco ou dez minutos para estarmos a sós com os nossos pensamentos. Um dos truques que nos deram num dos workshops foi o de olharmos para uma vela ou para o fumo a sair de uma caneca de chá quente. Ninguém diria, mas é estupidamente relaxante. Claro que na vida louca que todos temos, pensar em parar cinco minutos para olhar para uma vela a arder dá vontade de nos atirarmos para o chão a rir, mas já experimentei e é verdade que acalma muitas das minhas ânsias.


Enfim, isto são algumas das pequenas coisinhas que não dão trabalho nenhum mas que podem ter um impacto positivo na nossa vida. Eu, viciada no telemóvel, me confesso: estou farta dele, farta de redes sociais, farta desta escravatura a que quase todos cedemos. Estou longe de estar curada, mas tenho feito um esforço(zinho).
No meio de tanta coisa zen também houve tempo para conhecer melhor a história e os produtos da Rituals, para visitar os escritórios (lindos, dá vontade de ir para lá morar), para ir experimentar o The Avocado Show (um dos restaurantes sensação de Amesterdão, onde todos os pratos são à base de abacate) e para dar umas voltas.





Aproveito para partilhar com vocês, suas coisas mais boas, o primeiro vídeo pipoquiano (o que está ou início do post). Ou seja, o primeiro vídeo filmado e editado por mim. Ainda sou muitooooo amadora nisto, portanto tenham lá paciência com a pessoa, não sejam muito exigentes, mas sejam críticos, hã? É só uma amostra do que andei a fazer por Amesterdão. Espero que gostem e se tiverem sugestões de vídeos que queiram ver por aqui, é dizer. Estou aberta a propostas  =) 



25 comentários:

  1. Gostei muito do vídeo. Parabéns
    O despertador cá de casa não tem snooze... não se cala mesmo até me ver em pé. O problema é que não o consigo "programar" e acordo todos os dias por volta das 6 com o meu filho a dizer-me "mamã, acorda! Já é dia"

    ResponderEliminar
  2. Para ser um vídeo amador, acho que está muito bem editado! Eu, que pouco ou nada entendo disto, achei que está muito bem :) keep going!

    ResponderEliminar
  3. Pois tenho a certeza que lhe fazia bem ir até uma coffe shop.

    ResponderEliminar
  4. O vídeo está ótimo! Continua com o bom trabalho. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Pois, essa técnica de deixar o telemóvel longe da cama para obrigar a pessoa a levantar-se da cama não resulta comigo...eu simplesmente levanto-me em modo zoombie, pego no telemóvel e volto a enfiar-me na cama. Enfim.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana,

    Gostei imenso do vídeo, mas acho que a transição entre musicas devia ser mais harmoniosa, especialmente da música mais zen para a faixa mais animada. Um pequeno reparo apenas!

    Mas para uma primeira vez, um ótimo trabalho, principalmente na edição.

    Um beijo, Custódia.

    ResponderEliminar
  7. Tudo lindo, mas estou a babar por esse vestido que lhe fica muito bem. Será possível dizer-me onde comprou. Obrigada, Julieta

    ResponderEliminar
  8. Roll Pipoca Roll... isso é que é um verão nonstop sempre a Bombar 😁, grande AGM🙌
    Só estranho o facto de ter de ir à Holanda para "assimilar" técnicas de controlo de dependência das TICs... A nossa vontade é suprema, desde que se queira! 😊

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do vídeo. Penso que é o que as youtubers chamam de Vlog.
    A transição de músicas talvez precise ser mais suave. A introdução está muito engraçada, mas imaginando que a Pipoca fará mais vídeos, talvez seja um pouco longa (mesmo sendo só uns segundos).
    Keep it up!!

    ResponderEliminar
  10. Adorei o vídeo, nunca diria que foi feito por uma total beginner! E já agora, a Pipoca está com um pernão de fazer inveja

    ResponderEliminar
  11. A ideia dos vídeos é fantástica. Excelente post!

    ResponderEliminar
  12. Devia ter sido "dessa" maneira.. ;p

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito do vídeo.
    Adoro a rituals e Amesterdão também.

    Acho que cada vez estás mais gira, pipoquinha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Esse conjunto ficou muito giro! Gostei!

    Roxy*

    ResponderEliminar
  15. O vídeo está óptimo! E que tal agora outro com mais coisas giras de Amesterdão, tipo "Pipoca recomenda..."?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estava à espera deste comentário. Sempre que a pipoca está/esteve num sítio por esse mundo fora, vem logo alguém pedir dicas ou um roteiro. Ainda por cima não é o Butão, ou o Tibete, é Amsterdão, a internet está a transbordar de "coisas giras de Amsterdão", quase toda a gente já lá foi, é só pesquisar.

      Eliminar
  16. Eu adorei o vídeo Ana :-)
    Parabéns ;-)

    ResponderEliminar
  17. Achei o video bom mas, nao sei porquê, um bocadinho rápido demais. Nao zen!
    Mas como sensação, só isso. Se calhar sou eu que estou já stressada visto que acoordei com o tlm e que te estou a ler e a ver ao pequeno almoço. :)
    Go Pipoca go!

    ResponderEliminar
  18. O vídeo ficou muito giro e adoro aquela passagem para a parte zen... Parece que foram e dias muito muito bons e relaxantes, entre rituais deliciosos :)

    Já aplico essas regras de bem-estar, não sabia que ainda se usa muito o "snooze", dado que não só nos faz mal à saúde como é absoluta perda de tempo... Porque não dormir mais e acordar logo no limite? Também durmo sempre com o smartphone em modo de voo, não espreito absolutamente nada quando acordo ou deito, e só ainda não observo a caneca de chá haha mas faço meditação quando posso...

    Beijinhos e que continuem os vídeos, cada um será sempre melhor que o anterior :)

    ResponderEliminar
  19. Precisamos de saber de onde é o vestido! Linda :)

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, Pipoca! Está muito giro. Fico à espera que o bichinho pegue e que comeces a fazer mais ;)

    ResponderEliminar
  21. Pipoca, se precisares de uma assistente eu candidato-me ao lugar :)

    ResponderEliminar
  22. A intro do vídeo está tão a sua cara!! Adoreeeeei! Pode continuar a fazer que não me vou cansar de ver :)

    ResponderEliminar
  23. Penso que podes melhorar o aproximar e afastar do plano mas deve ser uma questão de treino, já está bastante bem para principiante. A transição entre músicas também pode ser melhorada. De resto acho que está muito bem. Nota-se que tens jeito :)

    ResponderEliminar
  24. Ana, de onde sao os botins?Adoro :)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis