Pub SAPO pushdown

Luzes. E mais luzes. E mais luzes.

terça-feira, julho 11, 2017

Quando chegamos ao quarto de um hotel pela primeira vez os interesses dividem-se. Há quem corra logo a inspeccionar a casa-de-banho (tem uma banheira grande? Toalhas fofinhas? Produtos fixes para gamar?), há quem abra as cortinas na esperança de ver uma nesga de mar (e tenha de se contentar com uma vista para um pátio interior onde há gatos a miar a noite toda), há quem se atire para cima da cama para testar a firmeza do colchão, há quem abra o mini-bar em busca de uma latinha de Pringles (das vermelhas, óbvio), há quem se dedique a procurar vestígios de cabelos nas almofadas, há de tudo. 

Eu não sou dada a grandes exigências. Claro que prefiro um bom hotel a um cochicho de beira de estrada, mas desde que seja limpo e sossegado, está tudo na paz do Senhor, sobretudo naquelas estadias non-stop onde a malta passa mais tempo a bater perna na rua do que propriamente a aproveitar o hotel. Mas há uma coisa, uma coisinha singela, que me esfrangalha os nervos e que eu preciso de partilhar. Tenho isto guardado aqui dentro há demasiado tempo, a moer-me o juízo, está na hora de deixar sair, tornar um problema meu num problema nosso (achavam que isto era só passatempos, não?).


Então cá vai: que raio é que se passa com as luzes dos quartos de hotéis? Eu sei que a pergunta lançada assim é um bocado vaga, mas eu explico melhor. Então, está tudo muito bem, tudo muito bonito, e eis que chega a hora de dormir. E eu não vou jurar, mas eu diria que em tempos passados, não tão longínquos quanto isso, a pessoa carregava num interruptor e pronto, luzes apagadas, sonhos lindos, adeus e até amanhã. Mas agora não. Nos tempos modernos é preciso praticamente um doutoramento para conseguir desligar as cerca de 65 luzes que há em cada quarto. 

Eu já tinha pensado neste assunto variadíssimas vezes, mas foi só ontem, quando me levantei TRÊS VEZES da cama do hotel onde estou hospedada em Amesterdão para conseguir apagar TODAS as luzes de um quarto para aí com dez  metros quadrados, que dei por mim quase a gritar “caralho, o que é isto?????”. São três luzes no tecto, mais as luzes de leitura, mais as luzes na cabeceira da cama (?????), mais as luzes de três candeeiros na parede (???), mais o a luz do candeeiro de pé, mais a luz da entrada do quarto, mais a luz do tecto da casa-de-banho, mais a luz do espelho da casa de banho, mais a luz de uma mesinha de apoio… senhores, o que é isto? A Expo Iluminação??? Para que é isto tudo? E conseguir desligar tudo ao mesmo tempo? Era agradável, não era? Tipo, havia assim um interruptor onde dizia “desligar TODAS, mas mesmo TODAS as luzes do quarto”, e era só isso, a pessoa carregava e ficava escuro como breu. Mas não. Há uns dez interruptores à disposição e é preciso fazer todo um jogo de tentativa-erro até conseguir acertar. 

A pessoa vai carregando nos vários interruptores, tudo vai correndo pelo melhor, mas entretanto chega a um que acende todas novamente e é preciso recomeçar. E depois há um maior, que a pessoa pensa “cá está, é este que me vai safar”, mas afinal só regula a intensidade das luzes, conforme queiramos que o quarto pareça a Desigual ou uma casa de strip.  E depois carrega num que apaga as luzes do tecto mas acende as luzes da mesa de cabeceira. E há outro que apaga só as do lado esquerdo, e então é preciso rebolar em cima da cama para apagar as do lado direito. E entretanto já se levantou três vezes da cama (como eu), porque há sempre uma merda de uma luz acesa num canto qualquer que só se desliga se lá formos pessoalmente, quase a pedir por favor (e é quando se consegue encontrar o interruptor e não temos de desligar mesmo a tomada para acabar com o problema) E pessoa já quase ali a chorar lágrimas de sangue, porque tudo o que queria era dormir, mas não, tem de andar a jogar aos Jogos Sem Fronteiras dos Interruptores às duas da manhã. E, pior, quando finalmente conseguimos desligar tudo, sem saber desligámos também o interruptor que desactiva as tomadas e lá se foi o telemóvel, o computador e a bateria da máquina fotográfica que estavam a carregar. Que merda de ideia é esta, pessoas????

Resolvam isto. A sério. Arquitectos ou lá quem é que projecta os quartos, deixem-se desta mariquice de luzes e mais luzinhas, sejam práticos e funcionais, não me façam sentir que preciso de enfiar três calmantes no bucho de cada vez que quero ir dormir e tenho de apagar as luzes. Se calhar é um pedido exagerado, mas eu gostava de ir para a cama e não passar três quartos de hora a fazer combinações de interruptores, do género “tenho de carregar no primeiro, no terceiro, dar um mortal encarpado e depois carregar no quinto enquanto salto ao pé coxinho”. Mais alguém  comigo nesta luta?

46 comentários:

  1. Yaaaaap. Sinto-me sempre uma atrasada mental que não sabe desligar luzes! XD

    ResponderEliminar
  2. TÃO BOM! Rebolei a rir! Estou contigo nessa luta 🙋🏽

    ResponderEliminar
  3. No hotel onde trabalho, Zermatt, Suíça, paraíso dos chocolates, há um interruptor que apaga tudo :) mas os clientes não percebem bem como funciona e andam também como a pipoca a apagar tudo :) boa estadia em Amesterdão

    ResponderEliminar
  4. Siiim, aconteceu este fim de semana. O que vale é que o quarto tinha o cartão chave.. LOOOL ahaha
    Suse

    ResponderEliminar
  5. Estou contigo! Será que alguém adora esse desafio? Eu só quero dormir!!!

    ResponderEliminar
  6. Chorei de tanto rir, muito obrigada Pipoca! Estava mesmo a precisar disto... puro remédio!
    Já tinha saudades destes textos, que há já bastantes anos que não me ria tanto com com um texto teu.

    Vou só ler outra vez a ver se me rio mais um bocado!

    ResponderEliminar
  7. E as tomadas dos quartos? Tenho muito azar ou só vou para hoteis com tomadas nos lugares mais estranhos? Apenas tive sorte num, onde as ditas estavam atrás das mesas de cabeceira, de resto.... é andar a procurar atrás das cómodas e aparadores de TV!!

    ResponderEliminar
  8. trabalho a limpar quartos num hotel desses. geralmente ao tirar o cartão da fechadura vem tudo abaixo (a cena é que as tomadas também ficam desligadas) mas sei que há hotéis em que tira o cartão e as tomadas seguem a funcionar caso necessário (por causa do minibar e assim) ... modernices

    ResponderEliminar
  9. Nao costumo comentar, mas confesso que chorei de tanto me rir... Estou contigo nesta luta!!

    ResponderEliminar
  10. Os hotéis "Chic" tanto procuram impressionar os clientes...que muitas vezes acabam por conseguir. Mas pela negativa infelizmente. Quando penso em todas estas "mordomias", que foram pagas a peso de ouro a quem arquitectou a ideia e vão ser cobradas à peso de platina aos clientes, só me ocorre um pensamento. "Muita engenharia e pouca funcionalidade"...

    ResponderEliminar
  11. Epa estou tão contigo. Achava que eu é que deveria ter uma falha qualquer por não atinar com aquilo, mas pelos vistos não. Já apanhei um hotel com luz por baixo da mesa de cabeceira, sim senhor muito útil se precisarmos de ir ao WC a meio da noite e não acordar mais ninguém, mas uma pessoa no meio de 5 botões ao lado da cama sabe lá qual vai ser o botão certo?
    Uma vez num hotel o sinal de saída de emergência era tão grande e com tanta luz branca que ficava de dia no quarto, não dormi nada à pala daquela porcaria...

    ResponderEliminar
  12. Uma amiga minha estava num hotel em Madrid quando precisou acender a luz a meio da noite (seriam umas 4h) por algum motivo. Estando às escuras vá de ir com os dedos tentativamente até acertar no interruptor. Acendeu a luz, despachou o que tinha a fazer e apagou a luz à primeira. Quarto escuro, pronta a dormir, dá conta q está a tocar musica. Volume muito baixinho, mas suficiente para chatear e não deixar dormir. Passou as 2 horas seguintes (até tocar o despertador) a amaldiçoar os vizinhos que não têm respeito pelas pessoas. Depois, quando finalmente se levantou, deu-se conta que na luta para acender a luz carregou no interruptor que ligava a música ambiente.
    Choro a rir de cada vez que ela conta esta história!

    ResponderEliminar
  13. Tens razão. Luzes, luzes e mais luzes. Isso e a falta de vedação devida da luz do exterior. Não me parece que seja assim tão difícil manter um quarto escuro apenas com cortinas e pormenores de construção das janelas e varandas dos quartos, mas ninguém parece atento a isso. --'

    ResponderEliminar
  14. As luzes e as torneiras, Pipoca! Tantas vezes que já tomei banho à gato porque não descobri como ligar o chuveiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com as luzes nunca tive problemas (tira-se a chave-cartão e está feito!) mas as torneiras... Ai as torneiras! Onde é que se tira o curso para aprender a trabalhar com aquilo, senhores?!

      Eliminar
    2. nada contra, mas pode-se ligar para a receção a perguntar

      Eliminar
    3. Anónimo 00:00, o teu comentário incentivou-me a partilhar o que nunca contei a ninguém (MESMO!, segredo guardado há 3 anos, até agora) aqui vai: numa viagem de trabalho, em que ia com mais colegas, durante os 4 dias tomei banho à gato, não consegui ligar o chuveiro, até palmas bati, não fosse uma modernice qualquer ativada pelo som. E sim, tive vergonha de ligar para a receção e de perguntar aos meus colegas! :D Puffff já disse!

      Eliminar
    4. O que já me ri ahahahahah

      Eliminar
  15. Tanta vez que acabo por tirar o cartão para não me chatear com isso.

    ResponderEliminar
  16. Isso e televisões em quartos de hotel.
    Já apanhei um valente cagaço ao entrar no quarto porque a televisão se ligou sozinha para me dar as boas-vindas (???). E noutro hotel, andava à procura de onde vinha o som, até que me fui chegando a um espelho com uma moldura estilo barroco em talha dourada e voilá! Era a TV atrás de uma moldura com um espelho.
    O parvo disto é que no meio de tanta modernice, quando uma pessoa quer usar o comando para desligar as filhas da mãe, raramente têm pilhas.

    ResponderEliminar
  17. Sim sim viagem de trabalho sozinha. . . Duche à gato e jogo de luzes para ir dormir. What a hell!

    ResponderEliminar
  18. Solidariedade total. Já conheci muuuuuito quarto de hotel, dos mais rascas a uns bem jeitosinhos :) e 90% das vezes insulto dez pessoas antes de conseguir apagar a luz - e no fim espeto com um dedo na perna da cama ao tentar voltar a deitar-me às escuras! Inferno, como é que nunca ninguém pensou num interruptor geral na mesinha de cabeceira, como senhores?

    https://misspipetaseviagens.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. O que me ri com o texto!
    Mas é tão assim!
    Por aqui o ritual é entrar, pousar malas e encontrar o interruptor que desliga as luzes todas. Encontrando esse e o da casa de banho, esqueço os outros. Só depois vou ver a casa de banho.

    ResponderEliminar
  20. HAHAHAHAH tão bom! O meu problema é mesmo a falta de jeito com as torneiras e chuveiros! Abano as mãos à procura de sensor, toco, mexo, rebolo, bato o pé, e nunca acerto! E chuveiros nem se fala.. NUNCA acerto à primeira como aquilo funciona!

    E sim, hotéis deste mundo, coloquem cortinas que tapem a luz!

    ResponderEliminar
  21. Sim, também ainda não percebi porque nem todos os hotéis colocam um botão que apaga as luzes todas tipo na cabeceira da cama... será assim tão difícil?

    ResponderEliminar
  22. ahahahaha... e os ares condicionados?!?!?! Que têm vida própria?!?!? Nós desligamos, passado um bocado, liga-se sozinho, porque algures por trás de um simples AC, existe um sensor qualquer que sempre que a temperatura do quarto atinja x graus... TCHARAM.... ele liga-se!!! nós desligamos novamente.... passado um tempo, ele liga-se... nós desligamos... ele liga-se.... Nervos! Muitos nervos! E depois lá temos que ir ler as instruções para desativar o tal sensor XPTO!!!

    ResponderEliminar
  23. O que eu me fartei de ri com isto!! Dá graça a ler, de facto, porque quando estamos lá são camadonas de nervos! Seja com as luzes, os chuveiros, a televisão, o elevador em que tens de passar o cartão-chave para ir para o teu piso, mas depois pára em TODOS os pisos (TODOS OS PISOS) para chegares ao teu, tipo... vigésimo! Já para não falar quando só têm pringles de cebola...
    Basicamente uma pessoa vai de férias (ou em trabalho) para se enervar!!

    Joana

    ResponderEliminar
  24. Como a compreendo! A mim tanto me faz, durmo de qualquer maneira, com luzes ou sem luzes, mas a minha filha passa tempo nessa maratona de interruptores, com crescente nível de stress e decrescente possibilidade de adormecer descansada. Quanto às torneiras, já não entro no duche sem previamente testar as várias possibilidades de funcionamento - não vá ser surpreendida por jatos e temperatura inusitados.

    ResponderEliminar
  25. Muito bom!Fartei-me de rir:)))é um verdadeiro drama.Isso e a luz a entrar nas janelas.Porque raio não vedam aquilo de maneira que não entra luz rigorosamente nenhuma?!é que eu não consigo dormir.Assim que nasce o sol, abro a pestana. Outra ainda é o raio dos cartões que abrem a porta??!ora mete, verde vamos abrir passa para o vermelho e tranca.Mais uma tentativa e ups empurrámos demais...onde estão as velhas chaves que tanto jeito davam senhores?!!!:=)))

    ResponderEliminar
  26. Ahahahahah! Este texto está tão bom e é tão verdade :D Abaixo os Jogos sem Fronteiras dos Interruptores!

    ResponderEliminar
  27. Nunca me aconteceu, mas "Jogos Sem Fronteiras dos Interruptores"... muito bom! :D

    A Marta

    ResponderEliminar
  28. Luzes e chuveiros... Passo me...

    ResponderEliminar
  29. Não vou comentar o tema do post, mas concordo contigo em tudo.
    Só quero dizer o seguinte:escreves bem como o caraças, pá! A sintaxe, a morfologia, a ortografia, tudo impecável. E o humor...
    Para mim, a forma como escreves é o que mais me atrai no teu blogue. Continua!

    ResponderEliminar
  30. Catarina Silva12 julho, 2017 22:26

    AhAhAhAh.... O melhor é da próxima vez ir acampar...de certeza que não vai ter esse problema com as luzes! Pode ter outros, mas esse não!

    ResponderEliminar
  31. Eh eh! compreendo e subscrevo petição para criar um simplex de iluminações de hotel. No meio da saga ligo 10 vezes a ventilação do WC e isto se o quarto não tiver estores eléctricos...Mas nós temos outro ritual...verificação de almofadas, posso dormir na cama mais dura, mas bastam uns milímetros a mais na almofada que me estraga a noite...é pior do que me resignar a dormir com a luz ligada

    www.osmeustrilhos.pt

    ResponderEliminar
  32. Bem verdade ahahahah, acontece-me tanta vez ter que me levantar não sei quantas vezes... E como já aqui referiam ainda há o suplicio das torneiras, dos cortinados e do ar condicionado com vida prória :)

    ResponderEliminar
  33. Ahahahahaha Jesus. Sensacionallllll!
    Para já escreves maravilhosamente bem. Amo!!!
    Qto aos hotéis, fartei-me de rir com o post e com os comentários.
    Identifiquei-me como todos.
    E por acaso estou de férias e estou a passar por isso.
    Luzes, duche, vedação da janela, e zumbido de algum aparelho eletronico no quarto que nao sei se da tv a cabo, ou que raio é....
    Agora a pior de todas...o raio da luz verde, ou vermelha ou sei la que cor de emergência, para saber onde é a porta....de saída do quarto. Jesus como se apaga aquilo, esta noite estava eu em pé numa cadeira a tentar por uma toalha em cima daquilo para conseguir dormir. Ahahaha
    E para terminar, claro hospedes que chegam de madrugada e batem a porta do quarto e falam alto....e as senhoras da limpeza as 7 da manha a passar aspirador bem na frente da porta de entrada do meu quarto. Misericordia, se alguem viaja com o intuito de descansar e relaxar, esqueça, em hotéis é que nunca consegui isso.

    ResponderEliminar
  34. Pipoca vou a Amesterdão em novembro por 3 dias, por favor faça um post com dicas de viagem completo e com pinta como é usual de sua parte! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lata!...

      Eliminar
    2. Jennifer, há blogs especializados em viagens, com roteiros e dicas brutais.

      Eliminar
    3. Google it! Bolas, custa assim tanto!?

      Eliminar
  35. eu sei que vive (também) do blogue mas devo dizer que se ainda venho aqui é por causa de textos como este...a Pipoca "quevende" não me seduz. Mas os eu estilo de humor quando fala de episódios como este é brilhante! :) Obrigada pelas gargalhadas...pena que sejam cada vez mais raras...

    ResponderEliminar
  36. eh pá o que eu me ri à conta disto porque me aconteceu também há um mês nos Açores!!!! muito, mas muito boom e especialmente pertinente :)

    ResponderEliminar
  37. Muito Bom!!!
    De ir ás lágrimas!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis