Pub SAPO pushdown

Esta coisa do "corpo real"

segunda-feira, julho 03, 2017
Nas últimas duas semanas estive com um pé fora do país e, por isso mesmo (e de forma totalmente voluntária), um bocado alheada do que por cá se foi passando. É giro (e não sei se bom ou mau) concluir que se não tivermos Facebook estamos alheados de todas as polémicas de trazer por casa . É um descanso para o cérebro e para a alma. Mas, nas poucas incursões que por lá fiz, deu para perceber que as duas grandes causas de indignação facebookianas foram:
1) a cena do pum do Salvador Sobral;
2) a foto publicada pela Carolina Deslandes no seu Instagram e que levou a um bate-boca com a tia Maya e a todo um conjunto de opiniões diversificadas sobre o tema;

A primeira é, obviamente, um não tema. O rapaz é assim, tem o coração na boca, é genuíno e isso traz também alguma ingenuidade (e consequências) à mistura. Por este andar vai perdê-la rapidamente, vai perceber (estranho ainda não ter percebido) que estamos num país de ofendidinhos e, pior, num país onde se passa de bestial a besta assim em cinco segundos. Ahhhh, adoramos o Salvador, é o  novo messias, é o nosso herói, ergam-se estátuas. Ah, espera lá, afinal não, afinal o gajo acha que somos uns parolos  incultos que aplaudimos tudo, peidos incluídos. Se calhar caiu pior por ter sido naquele sítio, naquele contexto, naquela noite, com um público que não era o dele. É só o público que gosta de uma música dele, a única que conhece e a que nos deu o caneco da Eurovisão. E pronto, assim se entornou o caldo. Eu continuo a achar que o rapaz não teve a mínima intenção de ofender ninguém, que é só assim, descontraído, despudorado e que não percebe (como eu não percebo) esta coisa de se largar aos gritos e aos aplausos à mínima coisa. Estava a ver a actuação dele no concerto solidário e parecia que estava a ver um programa da Oprah, quando ela anuncia que vai oferecer canetas BIC e há gente a desmaiar na plateia, tamanho o êxtase. Menos, minha gente, menos. Assunto encerrado, o rapaz veio pedir desculpa, next.

O outro tema é o da Carolina Deslandes,
que publicou uma foto em roupa interior, no seu Instagram, um mês depois de ter sido mãe. Tudo certo, não fosse a Carolina estar com excesso de peso. O assunto foi debatido num qualquer programa cor-de-rosa da CMTV e a Maya avançou, confiançuda, com a tese de que ninguém está assim um mês depois ter sido mãe, que aquilo não era normal, que não era um bom exemplo e que a Carolina devia procurar ajuda médica.

Ora bem, eu tenho mixed feelings em relação a este tema e vou tentar expressá-los com paninhos quentes, porque já sei que tudo o que mexa com peso (a mais) é coisa para a pessoa ser logo atirada para a fogueira. Se for para falar de magreza, tudo bem, o mundo pode opinar o que quiser, mas se for para falar de gordura, aí a coisa pia mais fino e já temos de nos deslocar em biquinhos dos pés e com muita parcimónia. Posto isto, tenham lá calminha com o atirar de pedras. 

Para começo de conversa, eu acho que a Carolina Deslandes é livre de publicar o que ela bem entender. É uma miúda talentosa, esperta, feliz, o Instagram é dela, a vida é dela, o corpo é dela, expõe o que acha que tem de expor e, claro, sendo figura pública e não podendo contar com o bom senso alheio, sabe que estará exposta a todo um leque de comentários, abonatórios ou não. Se era bom que quem não tem nada de positivo ou construtivo para dizer estivesse calado? Era óptimo, mas isso não existe nas redes sociais. Por experiência própria, sei que as pessoas não têm filtro, que se escudam atrás do seu ecrã e proferem as maiores barbaridades, hasteando a bandeira da "liberdade de expressão" como desculpa para serem só más e desagradáveis. É preciso jogo de cintura para se lidar com isso. Há quem tenha mais, há quem tenha menos, há quem vá aprendendo a ter, há quem tenha dias melhores do que outros. 

Não sigo a Carolina Deslandes diariamente, não leio o blog dela mas, pelo pouco que vou acompanhando, parece-me uma miúda que não tem grandes problemas em expor os seus medos e inquietações, sobretudo no que toca à maternidade. Teve dois bebés no espaço de um ano, o corpo sofreu mudanças, antes disso já tinha tido alguns problemas de peso, e ela fala disso com naturalidade. Acredito que procure empatia e até apoiar pessoas que tenham passado pelo mesmo, mas tenho a certeza que sabe que também não faltará gente a dar palpites ou a tecer comentários menos simpáticos. E é por isso que não percebo bem a publicação daquela foto. Atenção, não estou a dizer que ela não deveria ter publicado a foto, nada disso, acho MESMO que deve fazer o que achar melhor, só não percebo exactamente o objectivo que esperava alcançar ou a mensagem que queria passar. Era mostrar que ainda não recuperou o corpo que tinha? Mas isso não é o normal ao fim de um mês após o parto? Alguém acha estranho que depois de duas gravidezes num tão curto espaço de tempo o corpo ainda não tenha voltado ao que era antes? Se ela continuasse com tanto peso a mais ao fim de dois anos, isso sim, poderia parecer desmazelo, falta de motivação, despreocupação com o corpo e com a saúde, ou revelador de algum tipo de problema. Mas... ao fim de um mês? Quem é que exige a uma mulher que esteja no topo da forma um mês depois de ter uma criança? E que mulher é que dá ouvidos a isso? Verdade que estamos mais frágeis, com as hormonas completamente descontroladas, mas acho que se alguém me dissesse "estás gorda" um mês depois de eu ter parido, a minha resposta mais simpática seria um "vai pró caralho que ninguém te perguntou nada". Ou um "pois estou, e se não me saíres da frente a seguir como-te a ti". É preciso ser cruel para chamar gorda a alguém que acabou de ser mãe e que tem mil outras prioridades na cabeça do que voltar a ser a mais fit do bairro. Agora que estou a pensar nisso, lembro-me que uma ou duas semanas depois de o Mateus ter nascido uma pessoa veio cá a casa visitá-lo e disse-me "bem, estás com uma barriga enorme". Larguei a chorar, às escondidas, quando na verdade devia era ter dito "certo, mas a minha barriga vai ao sítio daqui a uns meses, a tua duvido". Mas não disse nada, estava com a auto-estima esfrangalhada,  fui banana e mariquinhas. Por isso esqueçam tudo o que disse.

O meu "problema" com a foto da Carolina (que não é problema nenhum, não me tira o sono, foi só uma coisa que me fez pensar) está no tema que ela escolheu para esta foto e que era "real is the new black". E é aqui que eu torço o nariz, porque esta coisa do real tem muito que se lhe diga. Não acho que o corpo da Carolina Deslandes seja a representação do "real". É o real para ela, como o real da Carolina Patrocínio é ter um corpo malhado e que não sofre quaisquer consequências com os partos. Mas o corpo de uma é tão real do que o de outra. E do mesmo modo que acho péssimo que a Carolina Patrocínio seja crucificada por ter um corpo impecável cinco minutos depois de ter sido mãe, também me parece bastante exagerado que o corpo da Carolina Deslandes seja elevado a exemplo real. Corpo real é o corpo que cada uma de nós tem. O que cada uma de nós faz por ter.  Realidades diferentes para mulheres diferentes. E depois há o corpo com que nos sentimos bem, o que ambicionamos, aquele com que sonhamos. Devemos assumir que o corpo da Carolina Deslandes é mais real do que os outros porque ela ganhou mais peso? E que o corpo de uma Carolina Patrocínio desta vida é menos real porque não engordou um grama? Há quem engorde mais, quem engorde menos, quem não engorde de todo. E há as questões genéticas, a alimentação, a forma como se vive a gravidez. Fez exercício? Controlou o que comeu? Esteve a lixar-se para isso tudo durante nove meses, como eu estive? 

Da mesma forma que não me senti minimamente pressionada pelos corpos pós-partos de quem volta à forma em cinco minutos, também não sinto que posso ficar muito mais descansada se engordar 30 quilos, porque isso é que é unanimemente aceite como um "corpo real".  No meu caso, não tive cuidados na gravidez. Engordei 14 quilos, que teriam tranquilamente ido aos 20 se o Mateus não tivesse decidido nascer seis semanas antes do tempo. Se estava feliz com o meu novo corpo? Nem por isso, mas também não stressei muito. Percebo que o corpo tem o seu tempo e o meu foco era o bebé, queria lá saber se ainda não cabia nos jeans antigos. Até que, oito meses depois de o Mateus ter nascido, achei que estava na altura de começar a mexer o rabo e aniquilar os seis ou sete quilos que teimavam em não se pôr a andar. Mas com calma, sem loucuras. E sei que numa (eventual) futura gravidez tentarei ter mais cuidado, não só porque depois será mais fácil recuperar a forma mas, e sobretudo, por uma questão de saúde

Acho fantástico, mesmo, que a Carolina Deslandes se sinta bem com o seu corpo, como acho igualmente fantástico que a Carolina Patrocínio sinta orgulho no corpo que se esforçou para ter. Não me tentem é encaixar num suposto conceito de "real", porque há vários, e nenhum necessariamente mais válido do que outro. 

135 comentários:

  1. A Maya precisa de uma plástica ao seu interior. Ou então está demente.
    Sejam as Patrocinios ou Deslandes desta vida, cada uma é como cada qual.
    Sejamos mais unidas!! Já cansa tanta critica umas às outras.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava era de ver a abelha Maya em lingerie. Isso sim deve ser aterrador...
    Só é pena o Salvador Sobral não lhe ter dedicado o "pum" que deu no concerto. Seria merecido e aposto que daria inteira justiça à qualidade dos programas que ela costuma apresentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ela já fez uma sessão aqui há uns anos para a fhm... Não aconselho a ver, mais pela cara do que pelo corpo.

      Eliminar
    2. No fundo ao criticarem a maya estão a fazer o mesmo que ela fez...e nem a desculpa dela depois a dizer que era sobre a saúde não convence. Mas não façam o mesmo!

      Eliminar
    3. Se não pudéssemos fazer algum exercício de critica, teríamos que esperar que o Salvador Sobral se lembrasse de dar outro "Pum" num concerto para a gente poder se rir um bocado...

      Eliminar
    4. Bom mesmo seria as mulheres pararem de vez de criticar a cara e corpo das outras. Sem desculpas.

      Eliminar
  3. Apoiado, Pipoca! Concordo com tudo. Para mim um corpo real é um corpo que, simplesmente, existe! Se existe é porque é real.
    E se há mil formatos de corpo, também as gravidezes são todas diferentes, a mesma mulher pode aumentar muito de peso numa gestação e pouco noutra, independentemente de ser magra ou gorda previamente.
    Acho que só ficou por abordar o comentário da Maya, para mim completamente desajustado, aqui sim, da realidade da maioria das mulheres: como disseste, passou um mês e não dois anos, pelo que é perfeitamente normal que ainda assim esteja. Certamente que a Carolina (de quem nem sou especialmente fã) não tem acesso a uma série de tratamentos e serviços como as famosas "topo de gama", ou se calhar nem a possibilidade de deixar com alguém a criança e enfiar-se logo num ginásio na primeira semana após o parto. Não condenando de forma nenhuma quem o faz (e até de estou a lembrar da polémica aqui há tempos da Ana Rita Clara), infelizmente nem toda a gente tem a mesma disponibilidade horária e/ou financeira para o fazer. E aí sim, acho que a Maya fez um comentário desfasado da possibilidade da maioria da população portuguesa, neste caso das mulheres, só porque teve de conta aqueles que lhe sao mais próximos que, convenhamos, não são uma amostra representativa da amostra portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há sempre o condicionamemto da genética mas todas as grávidas podem ter cuidado com o que comem durante a gravidez. Isso é gratuito e faz uma enorme diferença no resultado final.

      Eliminar
    2. Com certeza. Mas também há aquelas que aumentam bastante mesmo com os cuidados. Aliás, recentemente saiu um estudo (expressão que abomino, porque geralmente são pouco credíveis) de uma investigadora da faculdade de nutrição do Porto, tendo até ganho um prémio e financiamento, em que ficou demonstrado que uma mãe que já tenha excesso de peso antes da gravidez, o que venha a aumentar durante o processo não traz benefício nenhum em feto para o aumento da sua densidade óssea.
      De qualquer das formas, e porque também há magras que engordam muito e gordas que engordam pouco, porque há mais variáveis do que a simples alimentação, o comentário da Maya foi para mim bastante ao lado, visto que até só tinham passado três semanas. E uma coisa é forma física, outra é saúde.

      Eliminar
  4. A fotografia da Carolina não é o tipo de fotografia a que estamos habituados a ver...o que vemos são fotos de recém-mães com corpos praticamente recuperados muito pouco tempo após a gravidez como é o caso da carolina patrocínio, da ana rita clara, adriana lima etc etc etc...acho que a carolina deslandes quando se refere ao corpo real, quer, no fundo, mostrar que a realidade dela (e de muitas outras mulheres) é aquela e não há que esconder isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é a duvida? Exactamente o que o Anonimo escreve. O "real" para a Carolina Deslandes é aquela realidade e para muitaaaaaaaaas mulheres também. A "comparação" com a outra Carolina a Patrocinio era despropositada porque é uma redundância, ou seja, é mais uma realidade a dela com a qual outras tantas mulheres se identificam. O errado aqui foi o comentário da tal de Maya. E estranho é a PMD quase não se referir a isso. O que a PMD escreveu é uma mera opinião de facto mas o que rodeou o tema foi a polémica. Há Corpos super fit após a gravidez e há corpos nada fit após a gravidez. A C. Deslandes apenas quis (I think) mostrar que é uma pessoa real dentro "das não fit após 1 mês de gravidez" e então?

      Eliminar
    2. Até porque, convenhamos, é muito mais fácil e "fixe" publicar uma foto a mostrar o quanto se está fit depois do parto, do que uma em que se está em baixo de forma (com somente 3 semanas decorridas!). Quem é que o faz sentindo que não está no seu melhor? Daí que perceba a publicação da Carolina. Já a Maya se calhar só conhece pessoas pelas revistas, e como as pessoas só se mostram quando estão bem, ela achou tudo muito fora do normal.

      Eliminar
    3. Eu também entendi assim.
      A Carolina mostrou uma foto real sua, para mostrar exactamente que somos todas diferentes, cada uma no seu tempo, ao seu ritmo e de acordo com o que lhe apetece ou pode fazer no momento. Ao mesmo tempo, mostrou que somos todas iguais, com um rabo maior ou mais pequeno. Temos todas dias não, durante a TPM somos as mais feias e infelizes do mundo e ninguém nos percebe, queríamos mamas maiores e cabelos mais lisos ou ondulados ou brilhantes ou compridos. Isso sou eu, a Deslandes e a Patrocínio. E acho que foi isso que a Carolina quis dizer, numa mensagem que pretendeu ser inspiradora para todas as mulheres.

      Eliminar
  5. Acho que existem coisas que devem ficar na intimidade. Qual é a necessidade de exposição? Não estou nada interessada se a senhora está gorda ou magra. O problema é dela. Agora a Maya devia de pedir urgentemente a reforma. Já não há paciência para tanta "sabedoria". Ela está decrépita e as cartas ainda não lhe disseram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está interessada, não veja. Não é obrigada a olhar para o instagram dela ou a ler artigos sobre esta situação..

      Eliminar
  6. Ana, achei a sua abordagem sobre tema "aumento de peso durante a gestação" muito sensata. Mas tinha ficado com a ideia, quando fui acompanhando ocasionalmente a sua gravidez, que tinha tido algum cuidado com o que ingeria...pelas suas palavras de hoje, conclui que estava errada.
    Pessoalmente confesso, que em ambas as gestações dos meus boys, limitei- me a ter os cuidados que sempre tive, nem mais, nem menos, nunca comi por dois, nunca tive desejos "estapafurdios", na primeira gravidez aumentei 12kg, na 2a 9kg, após ambas os partos sai da maternidade com a minha roupa de não grávida, vestindo sem dificuldades o 38, nunca precisei de ginástica pos parto para perder peso adquirido, fi-la para recuperar a tonicidade muscular, enfim, não são só as figuras públicas e mulheres com recursos que podem manter a forma antes, durante e depois da gravidez...está ao alcance de todas, é ter força de vontade e não ter o "pecado da gula"😉
    Bem sei, que nem todas pensam como eu...mas como não sou hipócrita, afirmo, se tivesse ficado em modo lontra, no pós parto, teria tido uma enorme depressão!Sendo óbvio que o amor,cuidado, dedicação extrema aos meus filhos nunca estiveram em causa! Entendo, que não é de modo algum(muito pelo contrario) necessário uma gestante engordar 18, 20, ou 30 kg para que o bébé tenha o aporte conveniente de nutrientes..😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é preciso engordar 30 kg durante a gravidez. Contudo cada pessoa tem o seu metabolismo e forma de responder à gravidez.
      Nem toda a gente vive a gravidez e o pós parto da mesma forma. E a depressão pós parto não tem como causa única a falta de exercício físico.

      Eliminar
    2. Durante a gravidez deve se aumentar uns 11 kg.. até ao 7 mês, 1kg por cada mês. Nos dois últimos meses 2 kg.. mais do que isso é considerada uma grávida obesa e para nao falar que acarreta problemas para a mãe e para o bebé..

      Eliminar
    3. Depende muito do ponto de partida da grávida. Conheço quem tenha aumentado 1/2 kg até ao fim porque já tinha excesso de peso e quem tenha engordado 20 kg mas tinha peso muito baixo. Não é assim tão linear como o anónimo está a dizer.
      Seja como for, é importante que a mãe se sinta bem.

      Eliminar
    4. Anon. 22.51h, esse é o "ideal" teórico, que nos é transmitido pelo nosso obstetra, caso a gravidez seja vigiada(a maioria), contudo creio que 80% das grávidas, não cumpre, umas porque como têm mais fome dão azo ao apetite...; outras porque se sentem debilitadas, enjoadas, com muito sono optando por comer e dormir, mexendo-se o menos possível...cada caso é um caso, como em tudo na vida, mas na generalidade, o que se verifica é que a maioria acresce alguns kgs após o parto, depois, muitas conformam-se com eles e ainda continuam a adicionar mais alguns, desculpando-se com as gravidezes...outras não se revendo no corpo pos parto, mesmo sem grandes recursos💶, optam por perdê-los, até porque, para se fazer uma dieta e exercício físico, não é imprescindível um nutricionista, pt ou ginásio...Há informação mais que diversificada e fidedigna sobre esses assuntos, é só querer, que eu saiba, uma sopinha, vegetais, fruta, cereais, iogurte, carnes brancas, águinha del cano, etc...constituem alimentos básicos e acessíveis à maioria, não é necessário consumir só alimentos bio ou outros xpto, para se perder peso e seguir uma alimentação saudável(a história da alimentação saudável, tem muito que se lhe diga...); as corridas e caminhadas, nadar no mar no verão, exercícios aeróbicos ao ar livre, passeios de bicicleta...etc...constituem hipóteses low cost! No entanto, admito ser necessário algum tempo disponível, organização do tempo é fundamental, sendo certo que nem todas as mulheres sabem organizar-se com um recém nascido em casa, e que muitas não podem contar com qualquer apoio😳
      Concluindo, cada qual é ou fica no pos parto como bem entender...😉

      Eliminar
    5. Claro que não Mónica, nem foi isso que eu afirmei...limitei-me a gracejar sem pretender ofender quem passa por essa terrível situação, dizendo que, se tivesse ficado com excesso de peso após o nascimento dos meus filhos, teria tido uma enorme depressão, porque não lido bem com quilos a mais, mas isso sou eu.☺

      Eliminar
  7. Muito bem Pipoca :)
    E os gémeos do Roanaldo?

    ResponderEliminar
  8. O blog da Carolina é muito pessoal. A Carolina escreve textos que revelam muito da sua vida pessoal. Por que quer, é um facto. Sabendo, muito provavelmente, que está sujeita a todo o tipo de comentários, e sendo livre de responder se assim o entender.
    A questão aqui é que o comentário da Maya dá a entender que esta situação não é normal, quando na realidade é (e daí a legenda da foto). Provavelmente a Maya também deve ter criticado a Carolina Patrocínio pelo corpo que teve durante a gravidez. Se é o trabalho dela? É. Mas no exercíco da sua profissão também é suposto existir ética profissional. O comentário que fez foi tudo menos inocente. Além de que não tem competências nem conhecimento de causa para avaliar se a situação da Carolina é normal.
    Para mim ainda é pior porque a Maya sendo mulher e mãe deveria lembrar-se de quão delicada é a fase do pós parto. Se a Carolina se pos a jeito? Talvez. Mas isso não quer dizer que se possa dizer qualquer barbaridade.
    Acho que o comentário da Maya foi mesmo infeliz. Assim como seria se fosse em relação à Carolina Patrocínio.

    ResponderEliminar
  9. My two cents: interpretei de forma diferente o título do post da Carolina, com o "real is the new black". Não acho que ela estivesse a sugerir que o corpo dela era "mais real" do que o corpo de outra mulher qualquer, ou do que o corpo de uma mulher que não engordou durante a gravidez, ou do que um corpo magro. Acho simplesmente que aquele é o corpo dela neste momento e que ela decidiu mostrá-lo e assumi-lo — em vez de esconder e disfarçar (opção que não critico, atenção) —, publicar uma fotografia de como ela é, na realidade, neste momento. E até acho isso admirável (eu quereria esconder-me) e até talvez inspirador — pode ter sido uma pequena bênção para muitas mulheres que também ainda não voltaram à forma ao fim de um mês de parto e que se sentem julgadas por isso (afinal não estão sozinhas).

    Concluindo, a Ana e eu interpretamos aquele título de forma diferentes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz a mesma leitura do título.;)

      Eliminar
    2. Também o li assim - real para ela, não mais real que os outros. aliás, o próprio final do texto dela dizia isso, algo como "este é o meu corpo, não é igual ao teu nem ao da amiga, mas é real e não é menos válido por isso".

      Eliminar
    3. Também interpretei dessa forma.

      Eliminar
    4. Sílvia...lendo o texto da Carolina e não só o título depressa se percebe que essa é exatamente a intenção dela. Está lá escrito de forma muito clara.
      A Ana não leu o texto e caiu numa interpretação do seu conteúdo apenas pelo título, acabando por criticar uma postura que a Carolina na realidade não teve. Um pequeno lapso...

      Eliminar
  10. Não deixa de ser um corpo real. :) são todos como disseste. Mas a verdade é que há corpos mais expostos que outros e os modelos são os corpos magros. Eu percebo a foto da Carolina. Há imensa pressão para que sejamos magras. É só uma forma das pessoas se identificarem. Apesar de tudo a maior parte dos influenciadores das redes sociais são magros. ;) das miúdas mais novas então... só estou a ver wuant e a namorada como pessoas mais gordas em termos de influenciadores digitais. De qualquer maneira tmb já existem alguns que não tem medo de mostrar que tem celulite, estrias, etc. No entanto as fotos que aparecem os corpos parecem "perfeitos", bem longe do Real. :) ngm tem a pele perfeita! Até as tuas fotos. Estás lindamente mas as fotos são sempre tratadas. De certeza que tmb tens um celulite ou umas estrias. Eu sou sincera não me incomoda minimamente as pessoas não mostrarem essa parte, mas há pessoas um bocado limitadas e devem achar mesmo que existem corpos perfeitos xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas existem mesmo corpos sem estrias ou celulite, e também são reais!

      Eliminar
  11. Olá Pipoca. Tema interessante este... Concordo que todos os corpos são "corpos reais", no sentido de que existem tal como são, sejam eles gordos, magros, baixos, altos, escuros, claros. Quanto à polémica que se instalou, creio que a Maya talvez não se tenha expressado da melhor forma. Talvez tenha até sido um pouco dura, não há necessidade de criticar na praça pública só porque sim. Agora, muito francamente, creio que a Carolina Deslandes apenas arranjou um subterfúgio para se desculpar a ela própria. Ela, mais do que ninguém, sabe que engordou demasiado com as gravidezes. Agora, olhar ao espelho e tentar justificar o seu corpo com as gravidezes, é, para mim, ignorar o óbvio. E o óbvio é que a Carolina Deslandes não se cuidou durante as gestações. Muito provavelmente comeu mais do que devia e mexeu-se bem menos do que devia. Culpar a gravidez é fácil. Difícil é contrariar a tendência de não ter cuidados durante a gravidez. A Carolina não está apenas a mostrar a sua falta de forma, está a tentar desculpá-la com as suas gravidezes. Não quero parecer maldosa e não quero mesmo ofender ninguém, mas é, de facto, a sensação que me transmite. Cada um faz, obviamente, o que quer com o seu corpo. Agora, desculpar excesso de peso com gravidezes, já é outro assunto. Naturalmente que ninguém exige à rapariga que ela esteja como a Kate Middleton no dia a seguir a ter tido os seus filhos, agora, fazer a apologia de que este tipo de corpo é normal numa situação destas já discordo. Acima de tudo, a saúde, e o corpo da Carolina parece tudo menos saudável. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente julgamentos existem de todos os lados. Eu não teria publicado uma foto como aquela, porem se ela o fez é um problema único e exclusivo dela; entretanto era de se contar que obviamente como sempre há sempre que aparecer um ser para julgar, avaliar, e esculhambar. Eu que estou uns kilos acima do meu peso mal tenho coragem de ir a praia por causa dos olhares, olhares de mulheres que supostamente deveriam ser solidárias umas as outras; e que são as primeiras a tentar a por a outra ao lado a baixo, seja com um olhar ou uma cara de cu. É o mundo, é isso que temos para hoje nas mais variadas esferas da sociedade... Engraçado que não vejo inglesas e francesas a fazerem isso, tenho amigas destas nacionalidades e são super descontraídas com essa paranóia de corpo perfeito.
    Qto ao docinho SS, discordo de ti pipoca. Descontraído, despudorado? Desculpa, ele disse mesmo que os tugas aplaudem qq porcaria que lhes aparece pela frente. Na minha opinião, e como dizem, vale o que vale, acho sim que foi uma grande ofensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. An. 03Julho 23:17: Li agora o seu comentário e digo-lhe que tem razão em relação aos julgamentos que as mulheres em Portugal fazem umas das outras. Tenho muita idade e posso afirmar que sempre foi assim, já a minha mãe o comprovava e se fosse viva teria 88 anos, portanto veja bem que este procedimento já vem de muito longe. As mulheres sempre foram as piores inimigas umas das outras. Pois como você conheço a realidade lá fora, em especial as inglesas, são muito unidas e não se criticam umas às outras e até ficam muito surpreendidas quando lhes falamos de como as coisas acontecem aqui em PT.
      Manuela

      Eliminar
    2. Quanto ao SS, não precisa de pedir desculpa, foi mesmo isso que ele disse. Só não concordo com os tugas em específico, acho que ele diria o mesmo de qualquer público que entrasse em êxtase de cada vez que ele levanta um dedo.

      Não percebo onde está a ofensa, eu não me ofendi. Na minha opinião, ele limitou-se a constatar um facto. Mas lá está, a opinião vale o que vale.

      Eliminar
  13. Ora nem mais!! Finalmente alguém com que possa concordar. Essa mania de que as magras não são reais já enjoa.

    ResponderEliminar
  14. Qto ao salvador nem sei se vale a pena perder tempo.Quer se goste ou nao, sim foi inconveniente e pra mim é só um tontinho mimado. Não consigo explicar o ódio (eu escrevi mesmo isto??) que tenho a essa pessoa de seu nome maya..como é possível ter espaço na televisão??? Fiquei pasmada com o q disse sobre a Carolina. Será q a sra é medica e ninguem sabe?será q ela percebe q foram duas cesarianas super próximas?? A miúda é lindissima...o tempo ajudará a sentir se melhor com o seu corpo. As mulheres são tão mas tão más. Nao suporto gente que só debita m****.

    ResponderEliminar
  15. Quando vi a foto da Carolina não me identifiquei com ela, contudo, respeitei! Eu não estava assim um mês depois do parto, mas estava mais longe de uma patrocínio! Cada uma e como é e há que respeitar isso!

    ResponderEliminar
  16. Eu tb acho muito bom a Carolina Deslandes se sentir bem consigo própria de uma forma ou de outra.


    Novo Post-https://mundodaritablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. O problema aqui, para mim, foi o facto da dona Maya ter afirmado não se tratar de uma situação "normal". Porque tal como o "real", o "normal" também é um coisa muito relativa. Sendo que mesmo que houvesse uma definição universal, a cronista social não me parece, de todo, a espécie mais habilitada para definir quem quer que seja. Quanto à Carolina, no meu entender pôs-se a jeito no sentido em que não seria necessária foto nenhuma para que nos apercebêssemos do seu excesso de peso após a gravidez.

    ResponderEliminar
  18. O problema é que as pessoas acham que só chamar gorda ofende, o que não é verdade. Sempre fui magra (não por opção, é do meu metabolismo) e sempre ouvi comentários sobre o meu peso como se fosse a coisa mais normal de se dizer a alguém (mesmo desconhecendo as causas). Já tentei fazer dietas para engordar e nunca resultou. Vou ser sempre a esquelética. Se lido bem com isso? Hoje melhor mas na adolescência não foi fácil. Revi-me muito no que disse a Andreia Rodrigues no alta definição sobre o casamento e afins. Pf parem de achar que dizer que alguém está magra é elogio, pode ser para algumas pessoas mas certamente não para todas!
    Desculpa o desabafo mas estas conversas do corpo perfeito sempre me incomodaram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Mas ao mesmo tempo, não compreendo porque é que hoje em dia não se pode dizer que alguém está acima do peso ou aconselhar a perder a barriga saliente. Ser magro é moda, mas ser gordo também já é! Não podemos criticar as pessoas gordinhas, porquem teem corpos reais e nem toda a gente é top model e mimimi. Really? Nem tudo passa pela questão estética - a saúde é bem mais importante que isso.

      Eliminar
    2. Subscrevo. Chamar a alguém esquelética, tábua e dizer que ninguém pega numa mulher sem curvas é que as magras são menos mulheres que as outras é tão ofensivo como dizer que alguém é gordo ou que parece uma vaca. Pena é que ainda poucas pessoas se tenham apercebido disso. E falo por experiência própria! Sobretudo durante a adolescência é horrível ouvir essas coisas e como alguém ainda jovem ainda não ultrapassei tudo o que ouvi e ouço, apesar de querer sentir-me melhor com o meu corpo que, mesmo magro, é tão real como o de qualquer outra mulher e que, imagine-se e para meu mal, até estrias tem.

      Eliminar
    3. É isto subscrevo as magras são tão ou mais atacadas do que as gordas e parece que ser magro no nosso pais é crime e mais, as gordas gostam de atacar as magras para dizerem que elas é que estão bem e as outras estão muito magras. Eu como tudo o que quero e me apetece e simplesmente não engordo, estiver grávida e até às 33 semanas(tive um prematuro) engordei 9 kg distribuidos pelo corpo todo e pela barriga e quando ia às consultas tinha sempre valores excelentes em tudo desde ferro, açucares (ao contrário das que ganham diabetes gestacionais por culpa própria e excesso de peso antes de engravidarem), etc...e era com um orgulho do caraças que ouvia a enfermeira dizer "lá vem a nossa grávida toda bonita e toda jeitosa, deviam ser todas as grávidas assim"...as fim de 4 dias de sem mãe tinha a mesma barriga que antes de engravidar...o meu filho esteve 3 semanas internado e se não fosse eu quase não conseguir andar ninguém dizia que tinha sido mãe. Somos todas diferentes e temos que ser todas respeitadas sendo magras mas quando se põem problemas que implicam com a saúde das pessoas a conversa deve ser outra porque ser gorda não é só um corpo gordo mas sim um ploblema de saúde com possiveis consequencias. Eu nos dias de hoje simplesmente não consigo compreender como é qie alguém que tem excesso de peso e quer engravidar não se preocupa em procurar profissionais de saúde para perder esse peso e ter uma gravidez saudável e que não implique tantos riscos para o bebé (tipo excesso de peso devido aos disbetes gestacionais em que o bebé é bombardeado com excesso de açúcar)

      Eliminar
    4. Alguem pode fazer tradução, ou colocar legendas . Pois é somos todas diferentes é pena que não exista respeito pela diferença, não conseguir compreender como é que alguém com excesso quer engravidar? Posso confirmar que excesso de peso nao e sinonimo de problemas de saúde . O seu comentário é um elogio a si própria? Palminhas

      Eliminar
    5. Anon, 11:32😘 Até que enfim, uma senhora, que saiu da maternidade, nos mesmos moldes que eu, e ouviu os mesmos comentários que eu ouvi, do meu médico e das enfermeiras que me acompanharam na ginástica pré-parto e pós-parto. Acrescento, que nunca fui nenhum pau de virar tripas, sempre tive curvas, até demasiadas para o meu gosto, pois com 1,62 e 56kg antes e depois de duas gravidezes não se é magra...tem-se o peso normal e dentro do IMC, pelo menos na minha ótica😉
      Agora,preparo-me para o climatério, que não deve tardar e espero manter o meu peso, vou fazer por isso!☺

      Eliminar
    6. Anónima das 13:38, uma magra pode não ser saudável, mas uma pessoa com excesso de peso NUNCA é saudável. Pode não notar na altura, mas mais tarde ou mais cedo vai notar. Não mintam a vicês próprias, uma pessoa com excesso de peso tem as artérias entupidas com gordura, gordura visceral, etc.

      Eliminar
    7. Concordando que ter excesso de peso não é saudável (no meu caso, peso muito mais do que pareço, todos médicos e enfermeiras o dizem), isso não significa que o bebé não vá ser saudável ou que a gravidez vá ser complicada. Engravidei com claro excesso de peso, engordei 5 quilos (bebé, líquido amniotico, etc), alimentei-me ben na gravidez, as análises estiveram sempre óptimas, não me aproximei sequer de ter diabetes, parto rápido e fácil às 40 semanas e 2h depois andava de pé sem qualquer dor e a minha filha de 2 anos ainda come açúcar (pois os maus hábitos da mãe não passam obrigatoriamente para os filhos). Já 2 grávidas de peso normal que conheço tiveram diabetes gestacional, bebés que nasceram mais cedo, mais pequenos, que com 1 ano já sabem pedir chocolate...

      Eliminar
    8. *não come açúcar (claro)

      Eliminar
  19. Grande texto Pipoca! Tudo dito! 😀

    ResponderEliminar
  20. Concordo com abordagem, mas aos comentadores e não à própria Carolina Deslandes. Ou seja, acho que a intenção dela nunca foi a de dizer que real era estar gorda, pareceu-me bastante humilde a abordagem dela, e o real que ela menciona soou-me ao real dela.

    Quanto aos comentário, aí sim, é uma desbunda de comentadores a dizerem que sim o normal era ser obesa depois do parto, que mais valia isso do que ser magra mas não dar atençao aos filhos. Pronto, claro que os comentadores aproveitaram logo para atacar as carolinas patrocinios da vida. O que claro que acho péssimo. As CP's são tão reais como as CD's. Somos todas reais.

    Anyways....tenho de fazer férias de facebook. LOL

    ResponderEliminar
  21. Acho que percebo a Carolina. O texto é muito intimista e é verdade que ela se expôs bastante; eu não sei se teria a coragem. Mas ao mostrar as fragilidades dela, penso que está a tentar ajudar tantas outras mulheres, mães recentes cujas mentes devem estar cheias de dúvidas e medos, com as hormonas ainda não acalmadas e cujos corpos demoram mais tempos a ir ao lugar. A resposta dela à Maya foi madura, coerente e fantástica. A Maya quis mostrar-se inteligente e entendida no assunto, mas apenas mostrou que é superficial, ignorante no pensar, rude a falar e terrivelmente inconsciente do efeito que as sua verborreia pode ter em mulheres mais influenciáveis.
    O incentivo que a Carolina quis dar às mulheres é exactamente o oposto do que a Maya fez.

    Em relação ao Salvador, ele é puro e ingénuo de pensamento. Nada a ver com mimado e caprichoso, como se ouviu alguns afirmarem.
    Sendo novo nestes caminhos públicos, ele ainda não aprendeu a filtrar o que pode ou não dizer. Ainda não aprendeu a ser cínico. E quando, e se aprender, perderá toda a sua graça. Acredito que o mundo precisa de mais Salvadores, precisa de um bocadinho de simplicidade.

    ResponderEliminar
  22. Mas quando a Carolina Deslandes fala em "real" é claro que se está a referir à realidade dela. Quando diz que "real is the new black" penso que se esteja a referir a isso mesmo: todos os corpos são aceitáveis, todas somos reais. Sejamos magras, gordas ou musculadas. E ser real é que devia estar na "moda". Não o que cada uma de nós acha ou deixa de achar normal.

    Eu admiro imenso a coragem que ela teve em publicar aquela foto. Mesmo! Eu acho que não seria tão corajosa... E acho que a Maya é uma anormal de primeira para vir dizer que aquilo não é normal. Não é normal para quem? Para a Maya? Fixe! Mas é normal para a Carolina Deslandes, tal como é normal para muita gente. Para mim, por exemplo, é normal ter o rabo cheio de estrias e celulite. Se é bom? Epa, nem por isso, mas é o meu "real", é o meu "normal".

    ResponderEliminar
  23. então e os gémeos do ronaldo Pipoca???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez?? Qual a obsessão pelos gémeos do moço? Foi a Pipoca a barriga de aluguer e ninguém soube?

      Eliminar
  24. A globalização juntamente com as redes sociais são uma verdadeira mistura explosiva a todos os níveis, os "limites" se é que eles algum dia existiram pura e simplesmente desaparecerem!
    "Podemos destilar veneno sobre o próximo acerca de uma frase (infeliz), uma foto menos conseguida, um desabafo, uma chamada de atenção para que não se esquecerem de nós (quando figuras públicas) etc etc."
    Honestamente acho que actualmente não existe forma de defesa quando existe a exposição nas redes sociais, não há mínima hipótese de não haver "linxamento", se num momento és bestial a seguir passas a besta e pronto, é isto.
    Acho os dois momentos referidos pela pipoca dois grandes exemplos disso, sendo que o primeiro é completamente desenquadrado do objectivo do evento e o segundo dá pano para mangas.
    Aconteceu e vai continuar a acontecer, após a exposição nas luzes das redes sociais, it´s show time!

    ResponderEliminar
  25. Não conheço a Carolina Deslandes, nem a Patrocínio, mas acho que o corpo da primeira é sim mais real. É o te uma pessoa com dois filhos bebés, com trabalho, com marido e várias coisas para gerir. Um mês é muito pouco para lidar com isso tudo, com o encaixar mais um filho, a amamentação (que é super exigente), etc. Agora se a CP tem o corpo como tem após ter filhos, óptimo para ela, é ao que ela se dedica, e é porque pode também. Porque provavelmente tem uma rede de apoio por trás que lho permite. A CD disse que iria por mãos ao trabalho e acredito que daqui a uns meses esteja bem melhor. Isso poderá ser motivação para outras recem mães. O objectivo de ter um corpo fit e em forma não é o objectivo de todas as mulheres, há quem prefira dar atenção a outros campos da sua vida. Irrita-me um bocado está coisa do: tens te ser magra e estar em forma, ser boa mãe e boa profissional, quase que por esta ordem. Vamos deixar que cada mulher, cada mãe seja aquilo que quer, sem pressões de todos os lados.
    E sim, também ouvi, de um homem da família, ao abrir a porta de casa quando nos visitou dias de pois do meu primeiro filho ter nascido: Ai como tu estás... A olhar para a minha barriga (ganhei 16 kg - 38 semanas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo 100% com este comentário. O que ela quis mostrar não é que seja mais real do que as outras mães, mas que essa é a realidade dela e, mesmo que não cumpra com os ideais de beleza da nossa sociedade actual, não tem complexos em mostrar o que ela é.

      Eliminar
    2. Eu com 18 semanas, e 2 kg a mais, as pessoas diziam com os olhos esbugalhados "Estás enorme!!!". Uma semana antes, quando ainda não tinha dito que estava grávida, estava óptima e ninguém reparou :))))
      As pessoas têm uma grande necessidade de ver nos outros a perfeição que elas próprias queriam mas não têm. Sentem-se melhores a rebaixar os outros para não expor as suas próprias fragilidades.
      16 kg em 38 semanas? Dera a muitas!

      Eliminar
    3. Apenas um reparo à Filipa Domingos, a CP levanta-se muito cedo para treinar... Arrisco-me a dizer que para treinar às 6h30 ou 7h da manhã, grande parte de nós conseguia, falta o mais importante, a força de vontade!

      Eliminar
    4. Levanto-me eu às 6h45, para tratar dos miúdos que entram na escola às 8:15... pior que eu muita gente... Definitivamente não da tempo para treinar de manhã...

      Eliminar
    5. Experiemnte deitar-se Às 2/3 da manhã a tratar de tudo em casa, após um dia de trabalho e depois levante-se às 6.30 para ir treinar!!!!

      Eliminar
    6. Grande verdade😉...é bem melhor "alampar" no sofá a consular as redes sociais ou permanecer na caminha, de preferência a ingerir bolas de berlim, snaks e afins ou torradinhas com manteiga...à espera que os quilinhos se esfume😇

      Eliminar
    7. Discordo completamente de quem acha que é preciso ter dinheiro, muita ajuda e muito tempo para perder o peso da gravidez. Tenho vários filhos, trabalho a tempo inteiro e não tenho empregada e consegui perder o peso sozinha! Isso são desculpas de mau pagador, quem quer mesmo, fecha a boca e faz exercício nem que seja no meio da sala com os miúdos à volta. Para além disso, fazer tarefas domésticas é uma forma de exercício físico e queima calorias. Não dá é para alapar o rabo no sofá a comer batatas fritas, torradas, queijo, chocolate, etc, nem para comer aquelas grandes refeições ao Domingo. Requer força de vontade e sacrifício. Isso é o que muita gente não tem.

      Eliminar
    8. Eu levanto-me sempre entre as 6h e as 6:30h. A diferença é que eu eu tenho de entrar no trabalho as 9h e a CP de acordo com uma entrevista que li dela só grava da parte da tarde. Ou seja, tem a manha inteira para ela e provavelmente não te de se preocupar com roupas e limpezas como a maior parte de nós. São vidas completamente diferentes, são opções,não se comparam sequer. É redutor acharem que quem não treina é porque está alapado no sofá a comer. Ninguém tira o mérito à CP mas ela não é a maioria de nós. É como ela gosta de ser é como se sente bem, isso é o mais importante.
      Ah é antes de eu ter filhos treinava de manhã, e espero voltar a ter porque criei condições para isso. É não é por isso que agora vou apontar o dedo a quem não treina de manhã.

      Eliminar
    9. Não, para a maioria de nós não dá para treinar de manhã e acredite que não é por preguiça! Mas que faço uns bons kms antes de sair de casa, é verdade@

      Eliminar
    10. Subscrevo tudinho...e já o repeti várias vezes noutros post, mulheres activas quer fora de casa quer em casa, mas que sobretudo nesta, cumprem as tarefas domésticas em modo "non stop", não sofrem de excesso de peso😉, raramente se sentam(no lar), e praticamente só descansam quando vão para a caminha...experimentem essa "hiperatividade" domestica se tiverem para aí viradas e verão os resultados...mas atenção:não perderão nem 1 grama se,
      forem "dando à cremalheira" enquanto executam as múltiplas tarefas, por isso é proibido⛔:
      Comer bolas de berlim ou outros bolos, bolachas e afins, sandes de presunto, chouriço, torresmos, fatias de pizza; batatas fritas, doritos, fofinhos, bolicaos, bombons, refrigerantes para matar a sede...Mas podem ir enganando a fome e a necessidade de açucar com uma ou duas peças de fruta ou legumes, preferentemente pêras, pêros, maçãs... Cenouras, saciam e não engordam...fica a dica, para quem queira!😁

      Eliminar
    11. Perdi o peso das duas gravidezes facilmente, sozinha e já agora sem empregada! Agora estar fit já é outra conversa... Ai sim é preciso mais disponibilidade de tempo. Mas as realidades de cada um são diferentes, para mim ser fit não é um objectivo de vida. Óbvio que gostava de estar melhor e vou voltar a treinar para me sentir melhor, mas não tenho essa obsessão do corpo perfeito.

      Eliminar
    12. Sou a anónima das 20:08 e o que quis dizer é que é possível perder o peso, mesmo sem empregada, mesmo entrando no trabalho às 8:30h da manhã e saindo às 19h, como é o meu caso. É um processo desagradável e difícil, especialmente no que toca a motivação e força de vontade, mas é possível. Achei que compensou porque à medida que ia perdendo os quilos, ia-me sentindo cada vez com mais energia, mais feliz, mais bonita, mais saudável. É um presente que dão a vocês próprias.

      Eliminar
    13. Sou a anónima das 20:08h e nunca treinei de manhã porque tenho 3 filhos para vestir e deixar na escolinha/ infantário/ avós e entro no trabalho às 8:30h. As minhas manhãs são passadas modo zombie. Tento é fazer 30 ou 45 mins de exercício todas as noites, 1h ao fim de semana, transpiro a fazer tarefas domésticas e na empresa ando sempre de escadas e não elevador. Uma pessoa tem de fazer um esforço para "inventar" como se vai mexer para perder o peso, se realmente o quiser fazer.

      Eliminar
    14. Olhem eu digo é que não sei como é que as pessoas depois de ser mães não emegrecem tudo e mais alguma coisa...entre não dormir, mal ter tempo para comer, tratar da criança 24 sob 24, todas as tarefas de casa, cansaço extremo, alguém me explique como não emagrecer porque ru perdi os kg da gravidez e muito mais

      Eliminar
    15. Eu tenho 3 filhos, trabalho a tempo inteiro, não tenho empregada, e depois de ser mãe alampava-me no sofá a comer chocolates, batatas fritas e tostinhas com manteiga ou paté e peso 50 kg. Sempre pesei! Sempre oscilei por volta desse peso. Até menos! Duas semanas depois de ter os meus filhos já nem se notava que tinha estado grávida. E não tenho uma estria! Não ia ao ginásio mas só parava quando alampava no sofá. Tinha que ser! Para bem da minha saúde mental!
      Sou crucificada porque como e não engordo, porque não tenho cicatrizes de guerra (estrias ou cicatrizes de cesarianas), porque não sou empregada do meu marido e ele faz tanto quanto eu em casa, porque não malho para ser magra e porque tenho o colesterol a 150... Mas nunca tive muita consciência disso. Foi um processo sempre muito natural...
      Quando leio que esta ou aquela figura publica está em excelente forma porque recuperou o peso da gravidez e as suas curvas em um ou dois meses penso qual é a relevância da informação... Isso é assim tão importante? Recuperar com saúde de um parto não é tão mais importante? Ainda se dissessem que X ou Y já recuperou do parto e que a amamentação está a correr muito bem, sem mastites ou complicações... ou que os bebés estão a crescer com o leite artificial que o médico passou... isso sim é importante!!
      O corpo da Carolina Deslandes é real. O da Carolina Patrocínio também! Todos os corpos são reais! As fotos dos corpos é que podem não ser...

      Eliminar
    16. Pode crer a mim também me faz confusão...as pessoas comem demasiado ás refeições e fora delas, é vê-las com lanchinhos no comboio, bolachas no escritório, bolanças nas pastelarias etc...muitas não se dão conta das quantidades de puro veneno que ingerem, a médio prazo vão ver o diagnóstico das asneiras... e depois olham e comentam para as com peso normal, "não sei como consegues manter-te com esse corpo, sem engordar!" como se fosse regra e obrigatório uma mulher com filhos e com mais de quarenta...ser gorda!
      Menos, cada vez menos é, e deverá ser essa e referência!😊

      Eliminar
  26. Mas qual será o interesse de publicar uma foto antes,durante ou depois da gravidez para partilhar com milhares de desconhecidos que irão tecer comentários sobre o assunto?! Palavra que não compreendo, talvez por não ser figura pública, mas essa incessante busca de reconhecimento e aprovação pública generalizada é muito preocupante na geração actual...as pessoas vivem cada vez mais sozinhas agarradas aos seus estranhos contactos virtuais, que as condicionam inconscientemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem piada ser a pipoca a escrever isto.
      Tendo em conta que também publica fotos de 5 em 5 min. O interesse é o mesmo.
      Apesar da outra não estar elegante,a foto está bem gira!
      Já agora quem é a carolina ?

      Eliminar
    2. Puro exibicionismo caro anónimo(11.16)!, o mais ridículo é fazerem-no muitas vezes em público...virou moda...como apanhar pokemons no verão/2015, esta moda absurda já passou, mas esta de se fotografarem e postarem ao minuto, creio que veio para ficar... a falta de NOÇÃO grassa pelo mundo e é proporcional à insegurança e incerteza em que vivemos, são/atuam como ESCAPES, enfim, desde que não seja eu a fazer figurinhas tristes tudo bem!😁

      Eliminar
  27. Ui o tema de corpos..._o do salvador passo_ Há hipocrisia a todos sobre isto. As pessoas que se insurgiram contra a Maya apontando lhe defeitos físicos, nariz grande etc, fizeram o mesmo que ela! E mesmo estando muita gente solidária com a cdeslandes fato é que se calhar essas mesmas pessoas são também as que disseram à pipoca que ainda tinha a barriga grande após o parto. Enfim... todos queremos ser bonzinhos mas a realidade é bem diferente.

    ResponderEliminar
  28. Anda tudo muito sensível e ofendido, sejam quais forem os temas... Tudo serve para se explodir de raiva ou indignação. Concordo com o post por inteiro, em especial na parte do Salvador Sobral. Haja tolerância entre todos e o mundo fica um espaço bem mais bonito :)

    Beijinhos,
    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  29. Concordo! Corpo real é o corpo que qualquer um tem, seja ele qual for. Se existe, então é um corpo real! O movimento do "corpo real" associado a uma aceitação de outros tipos de corpo que não só o magro "tudo-no-sítio" é ótimo, tem um grande valor e, pessoalmente, identifico-me muito com ele (eu e os meus quilinhos a mais). O problema é quando esse movimento, ou pessoas dentro dele, começa a associar "corpo real" apenas a corpos mais cheeinhos e "com curvas", passando muitas vezes a imagem que os corpos magros são impossíveis de atingir para o comum dos mortais e, por isso, "irreais". Que as mulheres que têm corpos naturalmente mais magros ou que se esforçam para os ter, valem menos ou se deixaram vender pelas imagens que vemos todos os dias nas publicidades, filmes, etc. O que verdadeiramente importa é que cada um tenha um corpo saudável e com o qual se sinta bem, seja ele mais magro ou mais gordo, obtido com mais ou menos esforço.

    ResponderEliminar
  30. Ambos os casos são exatamente iguais: as pessoas dizem (ou fotografam ou partilham) coisas que lhes vão na alma e o mundo tem uma opinião (normalmente imbecil) sobre o assunto.

    Não percebo as anónimas aqui em cima dizem que podem "aconselhar a perder a barriga" ou as que acreditam que o seu "estás esquelética!" tem alguma função, além de chatear a receptora da mensagem. Acham mesmo que a vossa opinião é relevante? Acham que a pessoa que incomodam nunca se viu ao espelho? Acima de tudo, o que é que acham que vão mudar? As que se desculpam com preocupações de saúde, vão acompanhar as vossas amigas ou as figuras públicas ao médico? Vão tomar-lhes conta dos filhos para que possam ir à ginástica? Vão oferecer-lhes mensalidades de ginásio? Ou vão só sentir-se melhor com a vossa vida; e superiores às mulheres cuja forma vos desagrada?

    A liberdade de expressão esconde muita rudeza, muita falta de chá e, acima de tudo, mostra o pouco que a maioria das pessoas tem que fazer além de se preocupar com a vida e o corpo dos outros.

    Quem está gordo, está; quem está magro, está; quem está fit, está. Deixem as pessoas sossegadas. A vossa opinião sobre o corpo dos outros é nada, vale nada e, acima de tudo, não muda nada.

    Tenham opinião sobre o vosso corpo, as vossas gravidezes, os vossos puns.
    Deixem os outros sossegados.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, e acha que a sua opinião sobre as demais, acrescenta algo aos assuntos postados? Terá a sua opinião alguma relevância que se sobreponha as que criticou?!?...não parece, no máximo estaremos num empate!Cada opinião vale o que vale, poderá ou não influênciar à mudança, isso dependerá de cada receptor da mensagem...😉

      Eliminar
  31. E é por isto que eu adoro não ter facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😀👍Já somos duas com o mesmo sentimento, nem FB nem Instagram...limito-me a visitar alguns blogues e a opinar...quando me apetece e tenho disposição, interesse e disponibilidade para isso!

      Eliminar
    2. Já somos três e a minha resposta aqui é mesmo "copy/paste" da Anónima das 23:31 !

      Eliminar
    3. Já somos quatro.

      Eliminar
    4. E vao seis.

      Eliminar
  32. - A Maya foi inconveniente, mal educada e sem noção da figura física que tem e do espaço que ocupa no panorama nacional (que deve andar perto do zero);
    - A Carolina não está fantástica, longe disso, mas deve ser a primeira a sabê-lo. Imagino os dilemas e as guerras com aquela autoestima. Penso que é o suficiente. Não é preciso ainda vir alguém como a Maya (?) sacudir as suas fragilidades. É o momento ideal para aplicar o lema "se não tens nada de bom para dizer...";
    - O Salvador foi sim desrespeitoso para o público. Não sou fã, não me tocou particularmente, mas alguém devia dizer ao Salvador que ele ainda não adquiriu estatuto, nem tem assim tantas provas dadas na sua carreira musical, que lhe permitam debitar asneiras. Isso é para as Paulas Rêgo desta vida, se é que me entendem;
    - Para finalizar, estava mesmo crente que viria uma alínea 3), sobre o facto de terem falado da Ana no Passadeira Vermelha. Achei piada à Liliana, do alto do seu QI 50, vir dizer com desdém que a Ana dá opiniões sobre tudo. A sério dear Lili? Porque o Passadeira Vermelha é sobre física quântica, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha amando o seu ultimo ponto

      Eliminar
    2. Concordo com tudo menos com o ponto relativo ao "tema salvador".O salvador não precisa de ter estatuto para dizer o que disse. Para quem não entendeu, aquilo foi uma crítica ao público que, sem ter culpa consciente, não se sabe "comportar" ao assistir à prestação de um artista daquele género. Dar gritinhos constantes e bater palmas só porque sim é absurdo e chega mesmo a perturbar a performance do artista. O salvador é um incoformado com este tipo de fama que alcançou. Aquele não é o público dele, aquele público não o sabe escutar e ele, desbocado como é, teve necessidade de desabafar, pouco importando se era um concerto de solidariedade ou não...nota-se que, para ele, todo e qualquer momento de partilha do seu talento é vivido da mesma forma -com intensidade e genuidade- ele não está para aturar povo histérico. Arrogância? Talvez, um pouco...mas acima de tudo é fiel a si mesmo.

      Eliminar
    3. O público não se sabe comportar??? Ai, desculpe, mas só me apetece rir. Mas os concertos são igrejas? Como é que é suposto um público se comportar? Há um código? Regras (para além de não se ser violento)?
      O público, que lhe paga o sustento, que bate palmas de entusiasmo, que o leva em ombros, é que não se sabe comportar? Deve estar a brincar.
      E se o Salvador não se conforma com a fama, retire-se uns tempos, ou então, deixe de dar corda ao falatório e reserve as suas atitudes insensatas, pronto, assim já ninguém o chateia. Eu acho é que o Salvador tem uma sede de fama e uma necessidade desmesurada de que se fale nele, isso sim.
      Mas isto há-de ser sempre assunto polémico porque no fundo isto trata-se apenas de gostar ou não gostar do salvador.

      Eliminar
    4. Anónimo das 10:31, engraçado, eu penso exactamente o contrário.
      Um à parte: não gosto particularmente do tipo de música que ele canta.
      Não acho que seja o Salvador a ter sede de fama ou necessidade que se fale nele.
      O povo é que se habituou a falar de quem tem mais exposição pública e agora não passa sem isso. Fruto da sociedade e das redes sociais. Todos nos habituámos a que exista uma postura pré-definida de como se está, o que se veste, como se fala, como se sorri.
      O Salvador foi elevado pelo público como se se tratasse de um Deus, quando ele é somente um miúdo.
      É-lhe dada tanta atenção que se nota claramente que ele não fica à vontade.
      É tímido, sem filtros e ainda não aprendeu a ser cínico, a sorrir quando não quer e a falar circunstancialmente.
      É genuíno, de uma franqueza crua e até lógica, e é isso que incomoda muita gente, pois já não é habitual ver disso nos dias de hoje, com excepção das crianças. É pena, devíamos ser todos um pouco mais genuínos.

      Eliminar
    5. Não, os concertos não são igrejas....mas acha que, para um artista, é confortável estar a atuar e o público estar constantemente a bater palmas e a gritar? (Quando digo bater palmas, não é bater palmas ao ritmo da música, por exemplo. É aplaudir fora do contexto só porque sim). Recorda-se de um episódio com o justin bieber em que o miúdo abandonou o palco porque o público não parava de gritar? Na altura, ele foi muito crticado mas eu compreendi - o público não se sabe comportar, é verdade. O Salvador é um artista verdadeiro, quando está em palco sente a música e quer que o público a sinta também. Repare que duarnte a música "amar pelos dois", o público mudou o comportamento - estavam a cantar com ele, atentos ao que ouviam e a sentir a música, não estavam aos gritinhos...e é isso que o irrita, aquele não é o público que lhe interessa, que o admira só porque ganhou o festival da Eurovisão.

      Eliminar
    6. Concordo com a sua primeira frase. Além disso, também acho que, quando a Pipoca diz que não compreende a publicação da foto, não está a fazer nada pelo fim dos preconceitos corporais.
      Se ela não publicasse a foto fora de forma, se publicasse uma quando se sentisse mais confiante com o corpo, que diferença é que isso faria?

      Podem argumentar que esta foto também não faz diferença nenhuma, mas as formas de pensar mudam-se uma foto de cada vez.

      Eliminar
    7. O meu comentário deveria estar ali mais abaixo, não faz sentido aqui. Era uma resposta a(o) Unknown 4/7 15:26.

      Eliminar
    8. Minhas queridas, se o próprio Salvador veio reconhecer que esteve mal, vocês estão a defender o quê?
      Pois.

      Eliminar
  33. Polémicas à parte, a foto que ilustra o texto revela que um corpo real não é magro/esquelético. Os corpos reais têm sempre que ter curvas. E as pessoas que têm um corpo naturalmente magro, não são reias? Ou as que se esforçam por tê-lo?

    ResponderEliminar
  34. Se as pessoas fossem mais preocupadas com a ética em vez da estética, talvez o mundo fosse um lugar melhor...

    ResponderEliminar
  35. A CD publicou a foto e fez o que ela achou que devia fazer, sem complexos e para mostrar a outras mulheres que todas somos diferentes e o Mundo é de TODAS. Magras, gordas, altas, baixas, todas temos o nosso valor. A Maya devia estar calada, mas quem é ela para estar a criticar os outros, isto só faz com que também os outros lhe apontem os seus defeitos. É feia como tudo, não deve ter espelhos em casa, devia olhar primeiro para ela,mas como é muito convencida pensa que é muito bonita e que é o centro do Universo.

    ResponderEliminar
  36. Sinceramente acho que a Ana não quis, ou não lhe interessou, perceber a mensagem da Carolina. Acho que ela contextualiza muito bem a imagem, assim como o texto que escreve. Ela refere que rejeitou todos os convites das revistas, justamente por não corresponder ao "padrão nacional" das recém-mamãs famosas portuguesas... E obviamente que é muito mais fácil ganhar vários quilos a mais, numa "gravidez de risco" ou uma "gravidez condicionada", do que numa gravidez normal. Felizmente tive a sorte de trabalhar até ao dia anterior a ter a minha filha, mas também acompanhei de perto casos de família/amigas que passaram os 9 meses deitadas, engordando que nem lontras... O que me parece perfeitamente normal! Voltando à Carolina, ela apenas quis passar a mensagem de que tinha aceitado o seu corpo, tal como muitas outras mulheres que passam pelo mesmo deviam fazer, o que não quer dizer que não façam nada para inverter essa situação!

    ResponderEliminar
  37. Finalmente alguém escreve algo de geito acerca do tema!
    Concordo plenamente!
    Perfeitamente normal a Carolina estar assim após um mês.
    Perfeitamente normal também haver pessoas que se queiram cuidar e a seu tempo (como a pipoca referiu), começar a fazer exercício para ajudar o corpo a recuperar.
    Ambos os casos são reais em corpos reais.

    ResponderEliminar
  38. Eu entendi a mensagem da Carolina Deslandes. Ou pelo menos é o meu entendimento. Quando ela diz que o "real is the new black" acho que se está a referir à pressão brutal que as mulheres sofrem pelos corpos e rostos perfeitamente esculpidos que vemos em revistas, publicidade, net, whatever que são manipuladas. Eu gostei da foto e da coragem, porque estou farta de nos estarem constantemente a bombardear não com o que é um corpo real, mas sim um corpo ideal. Fit, magro, tonificado e o diabo a quatro...

    www.upsidedown.pt

    ResponderEliminar
  39. Permite-,me discordar. O real que a carolina deslandes quis mostrar, é aquele que ninguem mostra. Aquele corpo somos nós, a maioria das portuguesas pouco tmpo depois de parir. A maioria de nós , a grande maioria de nós nao estamos como a carolina patrocinio. E é por isso que as pessoas se identificam. Falo por mim que quando pari, so me apetecia chorar com as fotos de várias bloguers a dizer uma semana depois com barrigas lisas, no ginásio, todas fit e eu toda estropiada em casa. Ainda bem que nao sentes essa pressao e és bem resolvida com isso. A verdade é que essa pressao existe e nós mulheres somos prodigas a pressionarmo-nos umas às outras. O que a carolina deslandes diz é: eu sou assim, igual a vocês, mas tudo ha-de voltar ao lugar. E isso é raro. Tao raro vindo de uma figura pública.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, a maioria de nós não está como a Carolina Patrocinio mas a maioria de nós também não está nem é como a Carolina Deslandes

      Eliminar
    2. Exato, a maioria de nós não está como a Carolina Patrocínio mas também não esteve como a Carolina Deslandes.

      Eliminar
    3. A Claudia desculpe dizer-lhe mas, deixe-se de generalizações, lá por se rever no corpo disforme da CD, não o torne extensivo a todas as recém mamãs, eu e outras comentadoras acima, demarcamo-nos totalmente dessa realidade, nem antes, nem durante, nem depois do parto...o máximo de peso que adquiri foram 12kg além do meu peso normal, cheguei na 1a gestação aos 64kg, e já me achava pantaluda...contudo era só "barriga" sem qualquer estria, e pasme-se nunca fiz retenção de líquidos!nunca tive pés inchados, trabalhei até às 39 e 38 semanas de gestação, partos ambos normais, sem qualquer dor, no 1°, sem sentir já levava 3 dedos de dilatação, em 3 horas e sem dores o meu primogénito nasceu saudável(graças a Deus), o 2° ainda mais rápido, às 38S dei entrada para rotina/Ctg com o meu obstetra, e já não saí, já tinha 5 dedos de dilatação...após 2 horas, o mais novo estava cá fora, robusto e saudável, os meus dois amores, que foram paridos sem dor e que para além de alguns inevitáveis cortes...suturados na hora não causaram estragos no corpo da mãe!😍

      Paula M

      Eliminar
    4. Eu não tornei extensivo a todas as mães. Disse a maioria, mas vou rectificar. Vou falar da maioria das pessoas que eu conheço, estão como a carolina deslandes ao final de um mês de ser mãe. De qualquer forma, continuo a achar que a ideia da Carolina Deslandes é meritória pelas razões que já expus.

      Eliminar
    5. Corpo disforme... Está bem.

      Eliminar
  40. Depois de ler os 74 comentários deste post a única coisa que consegui perceber é que ganhei vontade de dar-me um tiro na cabeça. Credo que as mulheres são mesmo chatas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah deve ser novo aqui no estaminé! 😘

      Eliminar
    2. Não vale a pena,ir desta para melhor por tão pouco😁

      Eliminar
    3. 😂😂😂👍

      Eliminar
    4. Anónimo, não faça isso porque há-de ser sempre assim, isto nunca vai mudar.

      Eliminar
  41. Acho que a conclusão diz tudo: "Acho fantástico, mesmo, que a Carolina Deslandes se sinta bem com o seu corpo, como acho igualmente fantástico que a Carolina Patrocínio sinta orgulho no corpo que se esforçou para ter."

    Ou seja,

    'Cada um é como cada qual'.

    Resta-nos aprender a aceitar isso.

    A Marta

    ResponderEliminar
  42. Para as maluquinhas da vogue: http://uk.businessinsider.com/british-vogue-editor-in-chief-alexandra-shulman-2017-7?utm_content=bufferf9cb9&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer-bi

    ResponderEliminar
  43. Ana, gostava muito que um dia escrevesse sobre um tema mais ou menos parecido a este. E o bullying feito às pessoas magras? Principalmente às pessoas naturalmente magras? No último Alta Definição da Andreia Rodrigues ela falou deste tema e tocou-me profundamente porque sou uma dessas pessoas. Sempre fui magra, nunca tive grandes curvas, sofro imenso para engordar (e até precisava de mais uns quilinhos mas nem com ginásio consigo) e magoa-me mesmo muito ouvir, quase diariamente, que "assim ninguém tem onde agarrar", que estou "com um ar adoentado", que "mais uma perna e era um garfo", entre mil outras coisas. Porque é que cai o mundo se alguém diz que pessoa X está com um bocadinho de peso a mais e acham normal dizer que alguém está demasiado magro? Muitas das pessoas que criticam quem diz a primeira, fazem constantemente a segunda. E disso não se fala. Mas acreditem que magoa e magoa ao ponto de há anos não por os pés na praia porque estou farta que falem das minhas pernas de alicate ou da minha cintura de vespa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo

      Estou completamente solidária.
      Sou muito alta e muito magra. Pernas tipo canivete, peito muito pequeno, bracinhos canivete...
      Sempre fui muito gozada por toda a gente na escola. O bullying era terrível. Mas como era uma adolescente "torta" até dizer chega, fingia-me de forte e mostrava sempre que era para o lado que dormia melhor. Nunca deixei de ir à praia ou fazer o que quer que fosse, e se os meus colegas eram cruéis (lembro-me que num dos passeios de final de ano à praia, para além de todos os comentários constantes à minha figura, ninguém se sentou ao meu lado e fui "excluída" de tudo - mas não desarmei, aguentei o passeio todo, sempre sozinha mas na boa).
      É terrível o bullying que fazem aos magros. E ninguém tem empatia por esta situação.

      Eliminar
    2. Não vi a entrevista da Andreia Rodrigues mas não percebo bem porque é que ela se sentiu / sente vítima por ser magra. É que ela nem sempre foi assim. Acho que é público que quando concorreu a miss foi até acusada de ter as pernas gordas. Na altura fez bandeira disso e disse (com razão) que se sentia bem assim.
      Só passados uns anos é que ficou como está hoje. Porque quis. Assume que corta com tudo na alimentação e treina muito.
      Se se vitimizou então não é coerente.

      Eliminar
    3. Lembro-me bem da Andreia R, quando surgiu na tv hà alguns aninhos ..., no concurso de misses ?!, Aquele rostinho de "caveira" convencida... era magra de tronco, tipo tábua rasa(com maminhas mínimas), mas pernas grossas, o que habitualmente designamos por "falsa magra", não creio de todo que a Andreia Rodrigues constitua o exemplo de uma mulher geneticamente magra ou "figura pública com peso a menos"!Se a própria se julga muito magra, está com uma imagem distorcida da sua realidade...!

      Eliminar
    4. Compreendo a sua tristeza, mas pessoalmente asseguro-lhe,que estando eu dentro do IMC, se me dessem a escolher, entre ser "Bem magra" saudável, ou acrescer ao meu peso 10kg...embora ficasse longe de ser obesa, não hesitaria em optar pela 1a opção, não só pela parte estética, mas sobretudo pela minha saúde e auto-estima! Não ligue a bocas foleiras, muitas das gordas que a criticam queriam ser como a anónima...para realizarem um único desejo e objetivo... comerem tudo o que quisessem até voltar a ficar como estão!E não estou a ser irónica, foi o que me disseram um dia,"aí quem me dera ser como tu, comer e não engordar...comia o que me apetecia sem parar":-)

      Eliminar
    5. Anónimo das 20:57, assim se vê como são as pessoas e pareceu-me claro o que ela quis dizer. Na altura falavam porque ela tinha as pernas gordas e agora que as tem mais magras continuam a falar.

      Eliminar
    6. Subscrevo, toda a vida ouvi que era magra que estava magra, etc...só que felizmente sempre me achei "gira e boa" e como chamava sempre a atenção à parte masculina onde quer que fosse sempre tive a confiança e auto-estima em alta porque se fosse pela boca das mulheres estava sempre muito magra e doente...

      Eliminar
  44. Eu só continuo sem perceber porque é que as pessoas publicam fotografias em cuecas nas redes sociais e assim... pronto.Não estão a ser pagas para isso nem nada... Só isso. Mas cada um sabe de si e da sua barriga. :D

    Isa*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, haja bom senso!
      Mas se refletirmos um pouco podemos estabelecer um paralelo com a situação das figuras publicas maioritariamente internacionais, que se submetem ao bisturi, para ficarem pior do que são😂😂😂

      Eliminar
    2. Foi o que pensei, mas quem é que se lembra de publicar uma foto semi nua na casa de banho? É claro que não pode estar à espera só de elogios

      Eliminar
    3. E quem é que se lembra de tirar uma foto na casa-de-banho e publicar?? Mesmo estando vestida. Poupem-me!!

      Eliminar
  45. Eu ainda acho que a reação aos comentários da Maya foram muito exagerados. O que ela tentou dizer foi na onda do que está aqui sobre a questão do corpo real. Não podemos dizer que o estado da Carolina Deslandes seja representativo da maioria das mulheres após um mês do parto.

    ResponderEliminar
  46. Pipoca, não sei se viu as 2 fotos(e se leu o post) que a Carolina publicou e acho que o titulo faz toda a diferença se as vir...
    Pelo menos assim eu interpretei..
    Numa primeira foto ela corta o corpo e mostra só a parte de cima e na outra mostra tudo...
    Nos dias de hoje, é muito fácil parecer bem com um filtro ou um corte aqui ou ali, na realidade por vezes nada é o que parece...
    Se ela publicasse apenas a primeira foto ninguém iria ver que ao fim de um mês ela estava assim como se apresenta, mas ela quis mostrar e quis dizer também com isso,(e volto a dizer que é a minha interpretação) que ser verdadeiro, ser real é que é ..."real is the new black"... muito em falta nos dias de hoje...continuo a dizer que foi assim que eu interpretei e apenas se referia a ela e ao verdadeiro corpo dela um mês após o parto, que certamente é diferente de mim de si e de qualquer outra mulher, porque cada uma tem o seu...
    Maria M.

    ResponderEliminar
  47. Falando em "corpo real"... PIPOCA: vou ter de usar calções num espectáculo e gostaria de saber que collants (transparentes) recomendas?
    E já agora se há algum produto que não suje/escorra e que dê para dar uma corzinha às pernas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  48. a pipoca fala sempre de perspectiva de magra, que é extremamente limitada. eu tenho pena, porque é uma pessoa bem inteligente, mas neste assunto não consegue ver para além do próprio nariz. uma pessoa pode escolher não se dar a um trabalho parvo para caber num vestido tamanho 34. a quantidade de trabalho que isso exige, varia de pessoa para pessoa. há quem aspire o conteúdo do frigorífico e ganhe 1 grama, e quem beba água e ganhe 3 kg. as coisas não são assim lineares.
    no entanto: concordo que um corpo magro/elegante/de modelo é um corpo real.
    quando se fala nesse conceito, normalmente é contra os corpos photoshopados que vemos em campanhas de publicidade. sabemos hoje que até modelos de victoria's secret têm dobras e rugas, e às vezes até celulite.
    ninguém deve beleza nem saúde a ninguém. dizer seja a quem for que deve perder peso por questões de saúde (especialmente do tamanho da carolina), é só estúpido. não é por ter 20 kg "a mais" que uma pessoa vai ter um enfarte de miocárdio aos 24. (por ter tensão arterial elevada, talvez, mas não é o peso que dita isso).
    o conceito mulher real da campanha da dove (que basicamente só pessoas sem pensamento crítico respeitam) surgiu porque o tamanho médio da mulher americana é o size 14, e as mulheres representadas em TUDO são magras (como a pipoca). a carolina na ignorância dos seus 20 e poucos, usou uma hashtag q não deve ser usada por uma figura pública, porque já se sabe que as magras q sempre tiveram tudo a favor delas ficam passadas da cabeça e levam tudo o que não seja elogio a peito(a vossa tia a dizer para comer mais bolo é parva e não é 0,1% da opressão sistémica que as gordas sofrem, desculpem). foi um estúpido erro dela. agora, não me lixem com essa de as magras sofrerem horrores nesta sociedade. ganhem 30 kg e digam-me o que é ser simultaneamente vítima de bullying e invisível. e para quem me disser "fecha a boca e corre" eu digo "abre a boca e senta-te". ou afinal queres ser gorda?

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis