Pub SAPO pushdown

O meu estômago bate palminhas #18: Sul

quinta-feira, junho 29, 2017

Aquando da nossa passagem pelo Pestana Alvor Praia tivemos a oportunidade de experimentar o Sul Southern Flavours, o restaurante gourmet do hotel que está aberto o ano todo a hóspedes e não hóspedes. O nome diz logo ao que vai: é um restaurante que respeita a gastronomia portuguesa e os ingredientes locais, da serra e do mar. Como queríamos provar um bocadinho de tudo, seguimos a recomendação que nos foi dada e optámos pelo menu de degustação, com o sugestivo nome de "Volta ao Mundo em 5 Momentos". A viagem começou com uma entrada de foie-gras corado e flor de sal da Ria Formosa. Como não sou a maior apreciadora de foie-gras (na verdade, detesto), troquei de bom grado para um aveludado de ervilhas que estava simplesmente maravilhoso.

O aveludado de ervilhas. Tentei convencer um simpático funcionário a revelar-me como se fazia aquela espuma branca, mas não foi na cantiga. Damn it.

O foie-gras com figo e laranja. Diz quem provou que estava igualmente bom. Testado e aprovado.


Daqui seguimos caminho com uma garoupa com camarão alhado, xerém de chouriço e grelos salteados. E é em momentos destes que uma pessoa lamenta, profundamente, não ter jeito para os tachos, porque tivesse eu talento e era menina para cozinhar isto todos os dias, só mesmo para mim, não era  preciso uma ocasião especial. O peixe estava óptimo, super fresquinho, e a combinação com o xerém de chouriço, apesar de me ter parecido um bocadinho suspeita, resultava lindamente. 

 E estava eu a achar que a garoupa estava muitíssimo bem posicionada na corrida ao melhor prato da noite quando me aterrou na mesa este lombo de novilho com presunto, ovo de codorniz, batata sauté e  um molho onde só não enfiei os dedos por vergonha. Se me concentrar consigo lembrar-me do sabor disto tudo.

 A Volta ao Sul terminou com a sobremesa, uma bavaroise de citrinos do Algarve com couli de framboesas e suspiros. Uma pequena obra de arte que sabia tão bem quanto o bom aspecto que tinha. Eu até nem sou muito dada a sobremesas, mas esta conquistou-me um lugar no coração e no quentinho do estômago. E como soube que o chef era um sportinguista ferrenho, decidi devolver-lhe o prato com uma mensagem especial. 



Foi uma experiência gastronómica muito, muito boa, apesar de quase ter sido preciso arrancar-me do restaurante com uma grua. Se andarem por aquelas bandas não deixem de experimentar.
 Obrigada ao Pestana Alvor Praia pelo convite.

29 comentários:

  1. É de mim mas sempre que vejo estes pratos assim digamos... mais requintados visualmente, fico cheia de fome?? E pior, acho que isso é tudo uma barrigada de fome??? Dilemas de pobre lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fome?! São 5 pratos que come seguidos! Eu fico é a pensar como é que alguém consegue comer tudo... Aliás, eu própria já tive a oportunidade de experimentar este tipo de jantar e saí sempre de lá "a rebolar" e, com muita pena minha, nunca conseguindo chegar à sobremesa...

      Eliminar
    2. Certas pessoas devem ficar com o estômago inchado só de comer ervilhas mesmo...

      Eliminar
  2. Cuidado com mariscos...

    ResponderEliminar
  3. A espuma branca faz-se na Bimby.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, só podia...aliás, todos os pratos gourmet são confeccionados "by Bimby"!😊

      Eliminar
  4. Tive que interromper a leitura do post várias vezes para ir ao google pesquisar vários termos gastronómicos ahahaah

    ResponderEliminar
  5. Nunca apreciei muito o conceito de comida "Chic" ou "Gourmet". Come-se umas caganitas pronunciadas em Francês, paga-se couro e cabelo e depois deixamos o restaurante cheios de fome...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂😂😂😂😂👍👌, aprecio a sua coragem Pensador, por não temer que o rotulem de "pelintra" por não apreciar tal conceito..., pois para muitos, quem não o "pratica" não é gente!

      Eliminar
    2. Anónimo (10:03),

      Agradeço as suas bonitas palavras. Ninguém consegue fugir da sua essência e é por isso que, embora procure sempre ocupar o meu lugar, nunca perdi a irritável mania de dizer sempre aquilo que penso, sem me preocupar muito com aquilo que os outros pudessem pensar de mim. Como não temo os rótulos nem sinto obrigação de parecer "gente", reconheço que isso facilita bastante.
      Para mim o "Goumet" é a nova coqueluche do universo "erudito", promovida entre nós através de programas como o "Masterchef", e o rendimento que gera é sobejamente apreciado pela restauração portuguesa. Menos matéria prima que vai ser servida pelo dobro (ou triplo) do dinheiro e no fim todos comem mais qualquer coizinha porque ficam cheios de fome mas julgam estar a fazê-lo por aquilo ser demasiado bom... :)

      Eliminar
    3. Já somos dois ou duas...a ter a mesma perspectiva sobre o assunto...e a "estar nas tintas para os julgamentos de terceiros", há muito que deixei de fazer "fretes"...talvez seja essa uma das vantagens da idade "madura".
      Aprecio as suas considerações/comentários/pensamentos...assertivos!😉
      (anon.10.30h)

      Eliminar
    4. Correcção:anón.10:03h...

      Eliminar
  6. Epá oh Ana, e o peido do Salvador Sobral LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que interessa o peido?! Credo...

      Eliminar
    2. Quando se come não se fala em peidos...

      Eliminar
  7. Porque é chama volta ao mundo em 5 momentos se só são servidos 4 pratos???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São cinco com a sobremesa.
      Ana Bela

      Eliminar
    2. Exatamente, não vês que ela repetiu a sobremesa?

      Eliminar
    3. 👍...a anon. 18.55 não sabe contar...lol!

      Eliminar
    4. O anónimo(18:55) não sabe contar ou é o anónimo(09:25) que não sabe pensar?
      O Aveludo de ervilhas foi para substituir o foie-gras e não entra nas contas. O 5º sabor deve ser o vinho frisante ou o champanhe...

      Eliminar
  8. Sugiro a todas as pessoas que acham que este tipo de jantar deixa alguém com fome a experimentarem antes de se saírem com disparates. Não há paciência para estes comentários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão em sugerir que o façam antes de comentarem...pois não devemos opinar sobre qualquer assunto sem o vivenciar ou com algum conhecimento de causa, mas já agora, não se importa de patrocinar a sua ótima sugestão- uma degustação gourmet aos fiéis seguidores pipoquianos? outros comentadores(eu incluída) ficariam muito felizes com a experiência😀!

      Eliminar
    2. Anónimo (21:23),

      Acredito que possa ter provado e que possa ter gostado. Mas daí até julgar que qualquer um que prove tenha que gostar e sentir-se satisfeito, isso é que é um verdadeiro disparate. Já provei e não fiquei inteiramente satisfeito. E dai? não posso? Se seguir a sua linha de raciocínio e a pouca paciência que revela ter por quem não partilha a sua ideia de mundo ideal, isso faz de mim o quê? um pecador, um mentecapto ou um criminoso? Vá-la, não tema, faça algum bem ao seu ego e responda sem hesitar...

      Eliminar
    3. Maior disparate é criticar os comentários das outras pessoas sem se dar ao trabalho de as conhecer devidamente e sem sequer saber se elas já provaram a dita comida antes de comentar. Isso que você fez, para mim é uma clara demonstração de arrogância.

      Eliminar
    4. Anon.13.02,
      Apesar de ter alguma razão, não consigo conceber, como, nesta interação virtual, poderemos " dar-nos ao trabalho" de conhecer devidamente os visitantes e comentadores do blogue...?!?, se já no mundo real é difícil afirmar que conhecemos o outro...
      Olhe que nem tudo o que parece é...! As pessoas são autenticas caixinhas de surpresas, a dissimulação grassa por aí😒

      Eliminar
    5. Anon.00:20,

      Concordo com o que disse mas dessa forma também está a dar-me razão. O anónimo das 21:23 não pode dar-se ao trabalho de conhecer devidamente os visitantes mas pode dar-se ao trabalho de os julgar sem os conhecer? acho isso muito errado como prática.

      Eliminar
  9. Só comi umas duas vezes estes pratos gourmet num casamento dum primo em França, mas adorei. Não me importava de repetir, mas recuso ir a estes restaurantes com medo dos preços. Enfim... vou me regalando aqui por casa com os também adoráveis pratos que o meu marido me confeciona, que embora não sejam gourmet também são deliciosos, excepto a sopa que é mais tipo... entulho.

    ResponderEliminar
  10. Isso é aquilo que chamam de cozinha gourmet? eu vi logo que isso era só fogo de artificio.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis