Pub SAPO pushdown

Emagrecer como a Weza (e odiá-la um bocadinho)

sexta-feira, junho 23, 2017

Se há coisa de que gosto é daquelas histórias absolutamente inspiradoras de pessoas que mudaram de vida, que superaram um qualquer obstáculo, que foram capazes de dar a volta a qualquer coisa que não estava bem, que mostraram toda a sua resiliência e força de vontade. Gosto de relatos na primeira pessoa, gosto de gente que me faça ter vontade de saltar do sofá, de pensar "eu também sou capaz". E isto aplica-se às mais variadas áreas. Desde pessoas altamente empreendedoras, a pessoas que largaram tudo para ir dar a volta ao mundo, passando por gente que foi capaz de lutar por um amor impossível, vencer uma doença, entregar-se a um projeto solidário, o que seja. Mais do que dizerem-nos que é possível, gostamos de casos de pessoas que nos mostraram que, efetivamente, é possível. 

Ora isto tudo para dizer que me chegou às mãos, já há algum tempo, o livro da Weza Silva. Para uns
conhecida pela sua marca de biquínis e roupa desportiva, a Kaikura, para outros conhecida por ser a mulher do jornalista Luís Costa Branco, para mim conhecida por ser dona de umas das melhores barrigas do Facebook, raizapartam. O livro chama-se "Emagrecer como a Weza" e, antes que comecem já a revirar os olhos de impaciência perante a visão de maaaaaais um livro de dietas, deixem-me dizer-vos que este está longe de ser só maaaaaaais um livro de dietas. Não que já tenha lido muitos, mas este é um relato muito divertido e super descomplicado de alguém que lutou contra o excesso de peso.

Olhando hoje para a Weza, com os seus cinquenta e pouco quilos, ninguém diria que - há não tanto tempo quanto isso-, já pesou mais de 90. Culpa das gravidezes (na primeira engordou 23 quilos, na segunda 35), mas sobretudo culpa, assumida, de vários maus hábitos praticados durante anos. Falta de exercício, uma alimentação completamente desregrada, todas aquelas coisas que sabemos. A Weza não tem qualquer pudor em confessar os seus deslizes. Em como, ainda em Angola, ficava esticada no sofá a ver séries em barda, tendo como único exercício ir até à cozinha buscar sandes mistas e refrigerantes de laranja. Ou como, já em Lisboa, descobriu uma empresa de entrega de bolas de berlim ao domicílio. O pedido mínimo era de dez bolas e ela despachava todas numa só tarde.

Foi convivendo com a sua imagem a custo, foi tentando de tudo para perder peso, mas sempre sem grande motivação. Até um dia. O dia em que lhe caiu a ficha e percebeu que tinha de mudar. O dia em que, insatisfeita com o seu próprio guarda-roupa, tentou vestir umas calças do marido e a coisa correu mal. Na cabeça da Weza as calças eram gigantescas, no corpo da Weza as calças não lhe passavam dos joelhos. Foi a gota que fez transbordar o copo. Nesse dia saiu, foi jantar fora, comeu e bebeu todas as porcarias a que sentia ter direito, uma espécie de última ceia. E no dia seguinte começou uma nova vida, totalmente diferente. Contratou um PT e uma nutricionista, começou a correr e a frequentar o ginásio e, em 35 semanas, perdeu 35 quilos. 

Sem dietas loucas e, sobretudo, sem comprometer a saúde, a Weza conquistou um novo corpo e um novo estilo de vida, que segue religiosamente. Ganhou gosto pelo exercício, ganhou orgulho na nova imagem (pudera), reconheceu que estava a fazer o melhor para si. E "ouvi-la" a contar a sua história através das páginas do livro, vê-la a partilhar receitas e exercícios, a mostrar fotos do antes e do depois é, de facto, motivador. Dá vontade de largar a fazer agachamentos e flexões como se não houvesse um amanhã, mesmo que ela não esteja ali a dourar a pílula e assuma que o processo não foi fácil, que precisou de uma força de vontade daqui à lua.

A Weza tem motivos para estar orgulhosa da meta que conseguiu alcançar. Mesmo que isso implique que tenha de passar a vida a ver os abdominais dela a desfilarem no meu Facebook, ali esfregadinhos na minha cara, como quem diz "vai treinar, sua morsa" (é raro o dia em que não penso "é hoje que a bloqueio, sacana"). Estou longe (uiiiii, tão longe) de ter o espírito de sacrifício da Weza, mas um dia que me decida a isso ela será, sem dúvida, uma das minhas fontes de inspiração. Se andam para aí a lutar com uns (ou muitos) quilos a mais, acho que vão gostar de ler este livro. Pela honestidade, pela transparência, pelo sentido de humor e, óbvio, pelo final feliz. =)

24 comentários:

  1. Também é importante dizer que em 100 pessoas que tivessem tido esses comportamentos e aumentos de peso e que fizessem tim tim por tim tim o que ela fez depois, só umas 5 pessoas ficariam assim. As restantes ficariam bem longe de resultados satisfatórios, com peles sem elasticidade, com ptoses de várias ordens, com flacidez permanente, etc. Enquanto as pessoas não se mentalizarem de quão os corpos são diferentes (o que não falta é gente que não faz exercicio nem controla alimentação e tem muito melhor corpo de quem vive para isso), vão continuar a existir pessoas muito frustradas por comparação. Arranjem incentivo, parabenizem os outros, mas cuidados máximos para, em muitos corpos, resultados mínimos.

    ResponderEliminar
  2. Ana, quando disse que a Weza já pesou no passado mais de 90 Kilos, julgava encontrar uma mulher gorda nas fotografias, fazendo a comparação do antes e do depois. Confesso que não fiquei muito convencido. Não vi nada de errado na mulher do "antes" excepto a foto onde, supostamente, ela aparece-nos vestida de azul e que não me parece minimamente tratar-se da mesma pessoa. Sempre tive cuidado para não ser apanhado pelos "embustes" de marketing. Hoje está magra sim, mas acho que até ficou demasiado magra. Nem 8 nem 80.
    Para além disso, torna-se mais fácil contratar um Personal Trainer, um Nutricionista e frequentar ginásios, quando a nossa carteira nos permite tudo isso. Ou por outras palavras, nada custa quando se tem dinheiro. Até escrever livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, a questão é,como pode uma mulher com recursos económicos...ter descurado a forma, mesmo justificando-se com "gravidezes"?!!(a velhíssima desculpa da maioria do mulherio...já tão demodé...)

      Eliminar
    2. Verdade, a Weza publica fotos entre as gravidezes de ambas mostrando um "antes"; eu vejo uma mulher perfeitamente normal, sem barriga, mesmo com um bebé de colo ainda, ou seja, na fase em que se considerava "gorda" estava muito melhor que várias mulheres que nem filhos têm.

      Eliminar
    3. Anónimo (18:22),

      A questão é mesmo essa, acho que ela não estava assim tão mal,logo, não descurou nada que pudesse ser considerado alarmante. Tinha a "barriguinha" da gravidez mas isso não é gordura. Sinceramente já vi mulheres com 90 Kg e a WEZA não tinha minimamente aspecto disso.

      Eliminar
    4. Para se emagrecer não é necessário um PT ou um nutricionista permanentes.
      Basta ter interesse e procurar informação sobre os melhores exercícios a fazer. Basta também uma consulta com um nutricionista que forneça pistas sobre o que se pode ou não comer e como.
      O resto pode e deve ser feito pela própria pessoa, se esta tiver força de vontade suficiente para mudar (salvo em casos em que existam problemas de saúde que necessitem de extra atenção).
      Falo por experiência própria. Felizmente podia contratar PT e ter acompanhamento de nutricionista. Preferi fazer por mim e perceber o que me faz bem e o que não é aconselhado para mim. Porque isto é para a vida e sendo assim, sou eu que tenho que tomar as rédeas desse processo, não um PT ou um nutricionista.
      O ter dinheiro é uma velha desculpa para quem não tem como prioridade a saúde (sim, porque perder peso que se tem a mais e comer de forma saudável, é ganhar saúde).
      Se assim fosse, todos os que são ricos eram magros, não?

      Eliminar
    5. Anónimo (23:15),

      Concordo. Para emagrecer não é preciso nada mais senão a nossa força de vontade, beber muita água e fazer exercícios físicos regulares (Uma boa caminhada depois de comer por exemplo). Se me referi à questão do dinheiro foi apenas no sentido de analisar o caso da WEZA em particular. Para mim a história de um herói não pode ter por base alguém que conseguiu fazer sumo a partir de uma laranja, mas sim aquele que soube fazer crescer um Pomar de laranjeiras com apenas uma semente.
      E sim, o dinheiro pode não ser fundamental, mas não há dúvidas que ajuda a estabelecer muitas metas que não estão acessíveis à maioria. Muitas vezes, o maior pretexto para se cuidar da saúde é a possibilidade de poder se exibir. E isso só é possível nos ginásios...

      Eliminar
  3. Pipoca só o teu relato já me faz ter uma enorme empatia pela Weza. Uma mulher inspiradora e com uns abdominais de meter inveja 😜
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Credo,como é possível ingerir 10 bolas de berlim??? são no mínimo 650 calorias por cada uma,que enjoo...😩 Oxalá a Weza consiga suster a sua obsessão por comida, por mim trata-se de um distúrbio alimentar grave! Como é que se pode aumentar 35 kg numa gravidez sem o mínimo de cuidado??? O obstetra que a acompanhou e vigiou a gestação omitiu a sua obrigação? Há coisas que me deixam desconcertada, como é que alguém em pleno sec. XXI com tanta informação, ainda mais sendo letrada e culta, se deixa engordar dessa forma?
    Enfim, ainda bem, que emagreceu, agora é só manter-se magra e definida por muitos e longos anos!☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro, agora quando uma grávida engorda demais, a culpa é do Obstetra!

      Eliminar
    2. Claro que não!mas têm a obrigação de "dar nas orelhas", e alertar para os malefícios desse aumento, prescrever uma dieta,desmistificar a história dos "desejos de grávida" terem de ser satisfeitos?!!, muitas mulheres, mesmo instruídas, acreditam no pai Natal...😜depois comem por dois ou mesmo 3, assim aumentando, até ficarem, com 20, 22, ou até 35 kgs a mais...tal como a Weza😊

      Eliminar
  5. Não me convence. Sou magra mas sei o quanto o exercício físico me ajuda a tonificar. Há músculos que respondem muito bem ao exercício ( abdominais por exemplo) outros que nem tanto, sobretudo quando já se passou dos 40 e não se vive só para isso. Mas acho que esta foto da capa, para além do óbvio fotoshop levanta uma dúvida: será que não há aí aqueles suplementos da moda que toda a gente viciada em ginásios anda a tomar para secar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que a Weza precise de Photoshop. É como dizer que a Carolina Patrocínio precisa de Photoshop. Quanto à suplementação, convém não enfiar tudo no mesmo saco. Há vários suplementos que ajudam à forma física e que não são minimamente nocivos.

      Eliminar
    2. Clube das artes, se os suplementos fizessem alguma coisa por si só, não havia a quantidade de pessoas obesas que há! Ajudam, mas só isso!

      Eliminar
  6. A foto da capa tem tratamento como é óbvio mas tratamento é diferente de fotoshop e no meu caso não foi preciso. Quanto ao convencê-la a intenção não é essa, ninguém está aqui a tentar convencê-la de nada. E se há ou não suplementos o que até no meu caso não se aplica, isso também não interessa para nada. Era muito fácil se os suplementos só em si fizessem milagres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta a comentários um tanto ou quanto arrogante!
      Sendo óbvio que quase ninguém admite o recurso a suplementos para emagrecer...É claríssimo que basta o nutricionista, alimentação equilibrada, muita 'malhação" et voilà !?":-)
      A prova dos nove manifesta-se no pós perda de peso, isto é, na manutenção😉

      Eliminar
    2. É evidente que a Weza está muito mais saudável agora e desde já dou-lhe os meus parabéns, mas tenho que concordar com o anónimo das 16:58, a resposta pareceu-me demasiado dura.

      Eliminar
    3. Durante muitos anos trabalhei em ambiente de diplomacia.
      A resposta não me parece dura ou arrogante. Mas sim directa, sem rodeios.
      Pode não ser diplomata, mas parece de todo sincera, o que acho ser o mais importante.
      Infelizmente hoje em dia, já estamos tão formatados que a sinceridade tende a ser encarada como arrogância.

      Eliminar
    4. E se, de forma directa e sem quaisquer rodeios, eu proferir um insulto a alguém mas ele for sincero, posso considerar-me um diplomata por excelência?

      Eliminar
  7. Acho bom lembrar que a informação no Google é de graça. É só procurar fontes confiáveis, estudos sérios... além disso ninguém que tenha algum tipo de patologia ou limitação precisa de nutricionista para comer frango e salada. Comida de verdade senhores! Daquele que não dura 2 anos na prateleira. Leiam rótulos, procurem saber o que são aqueles nomes impronunciaveis. E se um tipo de dieta não se adaptou ao seu estilo de vida, é só procurar outro tipo de protocolo. Somos diferentes, o meu tipo de alimentação não tem que ser o mesmo da minha amiga. Tem dieta paleo, vegetariana, low carb, a baseada em produtos "light"..tem quem coma de 3 em 3 horas, tem quem respeite a fome natural... cada um pode analisar o que mais se adapta. Tem muita gente que não vive a realidade de ter acesso a PT, nutricionista e consegue. Claro que nem toda a gente vai virar modelo da Victoria secrets, as minhas estrias não vão sair por mais peso que eu perca e não vou ser pior por isso.

    Só para terminar, temos que parar de achar que comer saudável e nos exercitarmos é so uma questao estética.
    Qurm critica já parou para pensar na importância da musculação para os idosos? Para reforçar a musculatura, conseguir ser autônomo sem precisar de ajuda para levantar da cama, conseguirem fazer as tarefas do dia a dia sem ajuda? Quem não tem uma história de alguém com mais idade que caiu e não conseguiu levantar? que perdeu o equilíbrio e partiu alguma coisa e que depois ficou acamado por meses, sem contato com o mundo exterior, ninguém para conversar?

    Desculpa a extensão do comentário, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro esta moda de agora se falar na "comida de verdade". Leu-se/ouviu-se numa página de FB qualquer da moda e repete-se à exaustão até vir uma nova moda e lá vão elas tipo manada.
      "Tem dieta paleo, vegetariana, low carb, a baseada em produtos "light"..tem quem coma de 3 em 3 horas, tem quem respeite a fome natural... cada um pode analisar o que mais se adapta"
      Pois tem isso tudo. Pois pode analisar o que mais se adapta. E também pode comprar o livro da Weza e adoptar as ideias dela/inspirar-se nela.
      Pode, não pode? Pois pode. E a anónima pode continuar a seguir a dieta Paleo, que ninguém a proíbe. E a comer "comida de verdade". Só lhe faltou dizer que não é uma dieta, é um "estilo de vida".

      Eliminar
  8. Gosto mto da weza e dou lhe os meus parabéns.
    O difícil não é ir ao ginásio nem comer frango a toda a hora. O difícil é levantar me as 6h30 tratar de 3 crianças ir trabalhar, dar banho a 3 crianças, fazer jantar e almoço, apanhar a roupa estender a roupa e toda a logística que uma casa tem e depois ir para o ginásio ou para a rua malhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 👍, tem toda a razão...no entanto, salvo excepções que existem(sempre), uma mulher com toda a "logística" que descreveu, e falo por mim, não sofre de excesso de peso, está diariamente em actividade, pouco ou nada lhe sobra para desfrutar de fartas refeições, ou "alampar-se" no sofá a comer bolas de berlim, snacks... Nestes casos(mútiplas tarefas non stop) o nosso corpo pode não estar definido...musculado...como os trabalhados em ginásio, ou PT, mas pelo menos não acumulamos pneus...
      Com isto, não pretendo entrar em generalizações, porque cada caso é um caso,o metabolismo difere de pessoa para pessoa. Ninguém é igual😃

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis