Pub SAPO pushdown

As mulheres mais influentes de Portugal

sexta-feira, maio 19, 2017

Se alguém me perguntar se me considero uma pessoa influente a minha resposta é um "eu??? Deusmalivre, eu lá sou capaz de influenciar alguém?". Não consigo ver-me nesse papel, não me considero propriamente um "role model", sou só uma pessoa que tem a sorte de fazer aquilo de que gosta, que é escrever para uma data de malta que tem a paciência e a simpatia de me ler diariamente. Foi por isso que estranhei quando a revista Executiva me informou de que tinha sido eleita uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal. Oi? Eu? Ainda por cima no meio de tantas outras mulheres que admiro, com percursos incríveis em áreas tão distintas como as artes, ciência, solidariedade, negócios, política, media ou justiça.

Esta eleição teve por base um estudo do jornalista Filipe S. Fernandes que, partindo de uma lista de 150 mulheres e através de uma metodologia que analisou diversas variantes (carreira, imagem, rede, poder e fortuna), chegou aos nomes das 25 mulheres mais influentes de Portugal. Nomes como Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, Paula Rego, Joana Vasconcelos, Judite de Sousa, Isabel Jonet, Assunção Cristas, Maria João Pires, Rita Blanco, Olga Roriz, Isabel dos Santos, Mariza, Maria Filomena Mónica... e eu.

Na quarta-feira estive presente na cerimónia de atribuição dos prémios, no Palácio Foz, e no meio de todas aquelas mulheres fantásticas e inspiradoras. Não me sinto a melhor em nada mas, como dizia a Rita Blanco, é pena que, para serem distinguidas, as mulheres tenham de ser consideradas "as melhores", quando há tantos homens, tão fraquinhos profissionalmente, a serem distinguidos com frequência. Mas pronto, é o que temos, e enquanto o que temos for isto, faz sentido lançar iniciativas destas.

Nos últimos dias tenho pensado sobre o que é isto de ser influente ou relevante, e continuo a não conseguir chegar a grandes conclusões. Tendo um blog, a minha eventual influência passará por fazer uma chamada de atenção para alguns temas, tentar envolver quem me segue em alguns projectos solidários, usar a exposição que tenho para divulgar causas pertinentes. Comparado com o trabalho desenvolvido por todas as mulheres premiadas, o meu é só uma gotinha no oceano, sei que sou o fim da cadeia alimentar, mas também por isso fiquei muito feliz e agradecida por receber esta distinção. Por saber que o papel dos blogs não está esquecido e por ter sido a primeira blogger a trazer a estatueta para casa. =)

Obrigada à Executiva mas obrigada, sobretudo, a todos vocês que me seguem.




44 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Ana. Muito merecido! E é uma pequena gota como tu que faz toda a diferença neste oceano absolutamente caótico que é a blogosfera e as redes socais.

Cátia Santos disse...

Muitos parabéns Ana 👏😍

Claudia Cunha disse...

Parabéns Ana. Sei que nem sempre estamos de acordo mas não deixo de a admirar e considerar uma pessoa influente, sim. "Tendo um blog, a minha eventual influência passará por fazer uma chamada de atenção para alguns temas, tentar envolver quem me segue em alguns projectos solidários, usar a exposição que tenho para divulgar causas pertinentes." - viu como é fácil perceber? É aqui que a Ana é muito boa mesmo e é aqui que nos influencia a dar o melhor de nós (pelo menos a mim). Já o resto, relativo a publicidade, roupitas, malitas, cremes etc etc, percebo o objectivo mas não gosto. Portanto PARABÉNS MULHER INFLUENTE (da minha parte não tem nada que agradecer é um prazer... quase sempre eheheheh)

Anónimo disse...

Voltamos ao mesmo de sempre, não ganhaste um Nobel, é certo, mas a tua garra, capacidade de motivação do outro, a mensagem que se trabalhando é possivel alcançar os sonhos, a mensagem que se pode sair da zona de conforto e procurar a felicidade, a capacidade de ser solidária...Há quem considere que será tudo futilidade e que não é trabalho, pois...Eu estou do outro lado, que te segue desde o inicio e que considera que as tuas mensagens e a forma como as passas, faz de ti influente.
Para mim só a forma como aturas os haters já faz de ti influente: Como ter uma paciência de santa!!
Sardinha

Anónimo disse...

Parabéns! E agora o look: Adoro mas essas calças um pouco mais curtas iam ficar muito melhor.

Tamborim Zim disse...

Parabéns querida Pipoca.

Vânia Ferreira disse...

Muitos parabéns pipoca... Vi na tv a noticia e fiquei contente quando te vi.
P. S - Adorei o teu look e os brincos são qualquer coisa,,,

Unknown disse...

Já li livros, já fui a peças, já ouvi músicas por influência sua... nunca me arrependi... influente sim... :)

Maria Santana disse...

Muitos Parabéns! Merecido!

Blog da Maria Francisca disse...

Parabéns Pipoca!!!
Mais que merecido.

blogdamariafrancisca.blogspot.pt

Anónimo disse...

Um comentário ponderado e sensato, não estamos sempre de acordo, mas mesmo assim não deixamos de ver o bom que as pessoas têm. Faço das palavras da Cláudia as minhas. Nem sempre me agrada o que escreve, mas nesses momento até prefiro não ler, tem outros que me faz rir (o do dedinho do pé, foi muito bom, entre outros) e depois tem a vertente solidária, a maratona, que volta e meia vou ler, e que me faz ficar de lágrima no olho e ter fé na humanidade. Por isso quem tem de agradecer sou eu, pela ajuda que se dispôs a dar, pelos comentários que tem de ler. Muitos parabéns Ana, é merecido. O Mateus só poderá sentir orgulho em si, quando tiver capacidade para entender a mãezona que tem.

Diana disse...

Antigamente as mulheres que nos influenciavam, resumiam-se ás nossas mães, tia, primas, avós.
O mundo mudou e que bom que é puder ir buscar inspiração a tantas fontes e escolher as melhores, para viver a nossa vida da melhor maneira.
O meu obrigada. Parabéns. E o oceano não é feito de n gotas? Beijos

Anónimo disse...

Parabéns pelo prémio Pipoca! e apreciei MUITO este discurso humilde :)
Ass,
Uma fã.

Joana disse...

Parabéns Pipoca, fico muito contente por ti! Aliás, dessa lista eu só me identifico contigo e adoro de paixão a Rita Blanco. De resto, admito a influência da Cristina, mas estou longe de apreciar o seu trabalho, acho que as pessoas vão atrás dela só porque é a Cristina, e compram ou seguem sem critério, passa a ser bom só porque é dele. Adiante, só lamento o nome da Isabel dos Santos nessa lista, com tanto dinheiro já se sabe que é mais fácil fazer as coisas, e sabe Deus como foi obtido esse dinheiro.

Anónimo disse...

Quando esta pessoa é distinguida como uma das 25 mulheres mais influentes, pergunto-me quem decidiu isto. Mesmo num país de pequena dimensão como Portugal, há inúmeras mulheres mais influentes e seguramente muito mais interessantes.

Sofia Costa Lima disse...

Muitos parabéns pela distinção, Ana! É merecida! :)



A Sofia World

Anónimo disse...

Claro que é influente! E muito! Parabéns!

Marta P. disse...

Joana, não concordo completamente consigo... acredito que haja muita gente "atrás dela só porque é a Cristina", mas como fã da Cristina Ferreira assumida que sou xD não concordo com tudo o que ela faz... E acho que às vezes até exagera um pouco na forma como faz as coisas (quando anunciou a continuidade da revista, usou a mesma roupa, penteado e sapatos do anúncio do lançamento... achei aquilo demasiado 'dramático' e sim, reparei nesses pormenores xD)Acho que se pode gostar do trabalho de alguém sem ficar 'ceguinho' ;) mas no caso dela há muitos fãs que acham que tudo o que ela faz é 'lei', enfim...

Marta P. disse...

Parabéns Ana! Vi a notícia na TV ao jantar e até foi o meu namorado que te reconheceu e me disse xD ahah

Zeca Gatucha disse...

Parabéns...Obviamente que é merecido e infelizmente a Rita Blanco tem razão e o prémio dela também é merecido. Nunca mais acaba a cena de às mulheres se exigir tudo...tudo super, mãe, esposa, profissional, etc..etec, que enfado.

mercearia magina disse...

Haverá sempre alguém melhor e pior do que nós e essa tua reacção "Eu?" apenas revela humildade. Parabéns pela distinção Ana. You rock girl!

Cavalheiro do Aeroporto disse...

Sinto-me um Cavalheiro orgulhoso!

Anónimo disse...

O teu trabalho pode não ser tão vasto quanto o das outras, mas eu acho que chegas muito mais facilmente ao público que elas. Eu adoro arte, mas nem a Paula Rego e nem a Joana Vasconcelos chegam a mim, não é que haja algo de errado com elas, mas provavelmente também não chegam a muitas pessoas, que preferem outro tipo de arte. E tu chegas, tu tens um público muito mais vasto. Aqui vem de tudo, vêm pessoas com uma educação (escolar) imensa, vêm aqueles que têm curso universitário, vêm os que não têm curso universitário e vêm aqueles que sabem ler. Para mim, tu és a mais influente, quantas vezes eu não soube de algo a partir de ti?? E no meu lugar há várias!!! És a maior!!

Anónimo disse...

Gosto da Pipoca solidária. Não gosto quando a Pipoca goza com os outros. Gosto da Pipoca vaidosa. Não gosto quando a Pipoca se esquece de onde veio. Gosto da Pipoca sarcástica. Não gosto da Pipoca ofensiva. Gosto da Pipoca viajante. Não gosto da Pipoca arrogante. Gosto da Pipoca desafiante. Não gosto da Pipoca que dá demasiada importância aos haters. Posso não concordar com tudo o que aqui mostra e escreve, mas também, se assim fosse, o mundo era uma grande maçada! Devo dizer que a sua vertente solidária é de louvar. O que fez com aquela maratona, meus amigos, não é para todos! Parabéns pela distinção. Enquanto leitora, se me é permitido exigir alguma coisa, peço-lhe que continue a fazer mais e melhor. Cá continuarei à sua espera!

Joana disse...

Sim, bem sei que também há fãs sem "palas", e ainda bem!
Infelizmente não se trata da maioria :-)
Eu não sou apreciadora do estilo como já disse, mas se aparecer algo que goste não digo mal só porque é dele (por exemplo, gostei de um ou outro modelo de botas). Mas a maioria acha lindo só porque é da Cristina, e acha que o perfume cheira maravilhosamente só porque é da Cristina...
Eu percebo que ele queira fazer render o peixe, mas por exemplo lançar uma auto-biografia tão nova, acho um exagero!
E por exemplo, a nível de TV não gosto de ver um estilo demasiado produzido para um programa da manhã, pestanas postiças em exagero...se se prepara assim para um programa destes, o que resta para acrescentar num dia especial? Ainda há poucos dias vi uma fotografia de quando ela começou na TVI, com um ar muito mais simples e achei-a bem mais bonita.

Anónimo disse...

HAAHHA como assim quem decidiu? A EXECUTIVA decidiu de acordo com os seus critérios. Como pode ler no texto da Ana, de acordo com um estudo de uma jornalista. Se há outros nomes mais influentes ou mais interessantes, como diz? Pode haver... mas e agora? As que foram eleitas perdem o mérito? Credo, nos dias de hoje ninguém fica contente por ninguém.

Unknown disse...

O facto de se ter dado ao trabalho de vir aqui fazer esse comentário já deve ser suficiente para responder às suas dúvidas ;)

Anónimo disse...

É tão influente que até a si Anónima a influencia, já reparou?
De outro modo a Anónima estaria agora a espalhar o bem por este Portugal fora. E não! Veio aqui dar o seu contributo, bem educado e fofinho!!
Ele há coisas lixadas, não é?

Célia Lopes disse...

Não poderia estar mais de acordo!
Ana, continue a influenciar-nos!

Anónimo disse...

Algo de mt errado se passa qd o teu nome surge no meio de todas essas mulheres.

Anónimo disse...

Vim ver quem é a tal Pipoca. A Maria é sempre assim tão prestável?

joana disse...

A Cristina Ferreira também foi distinguida com este prémio. Acha que ter um blog não dá trabalho?

Anónimo disse...

Parabéns Pipoca! Este reconhecimento é merecido!
Mudando de assunto,estão a chegar os Globos de Ouro!! E eu curiosa por ver os vestidos e claro os teus comentários!!
Mariana M.

Anónimo disse...

Muitos Parabéns! Bem merecido!

Helena disse...

Parabéns Pipoca!

Anónimo disse...

MUITOS PARABÉNS GRANDE PIPOCA! FOI PAPA, FOI BENFICA, FOI O NOSSO SALVADOR E O PREMIO DA PIPOCA! CARREGA NESSAS INVEJOSAS TODASSSSSSS ;)

Anónimo disse...

Comentário de gajo que lê o blog:
A Pipoca tem dentes bonitos, não fica bem nas fotografias com a boca fechada.
Beijo

Anónimo disse...

Muitos parabéns!!!
Cris

www.lima-limao.pt

joana disse...

que tem? e acha bem a presença da Cristina Ferreira? Ter um blog não é fácil, especialmente quando há tantos invejosos do sucesso alheio.

S. disse...

Muitos parabéns Ana! E obrigada por ser um exemplo de talento na blogosfera e por provar todos os dias que é possível ganhar a vida fazendo aquilo que mais gostamos.

Anónimo disse...

já não se aguentam os comentários "azeiteiros" ?!

Anónimo disse...

:D

Anónimo disse...

eu também.........
principalmente a paz no Mundo ...!!

Anónimo disse...

Sim, Joana,
(comentário das 16.59) dá sim, "imenso" , quando se vive dele. que é mesmo o caso.
:D

Enviar um comentário

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis