Pub SAPO pushdown

Na luta por um peso saudável

segunda-feira, abril 24, 2017


Já me tinha queixado algures aqui no blog que, nos últimos tempos, ganhei uns quilitos extra, muito à conta da combinação "falta de exercício" + "alimentação completamente desregrada". Não me preocupei muito com o caso, mas percebi que estava a ser mais difícil aniquilá-los. Não é nada de particularmente dramático, é sobretudo gordura acumulada naquelas zonas chatas, mas por uma questão de saúde, convém começar a controlar. Já sinto que me é mais difícil perder peso do que há uns anos e, sobretudo, fazê-lo de uma forma equilibrada e segura. Ou seja, tendo em conta a minha altura, o meu peso até está abaixo do recomendado, mas sou aquilo que se chama de "falsa magra". A maior parte do meu peso é massa gorda, tenho pouco músculo, por isso preciso de uma dieta que inverta esse processo. Mais do que perder peso, preciso de ganhar força e massa muscular. 

Já sei que muita gente poderá pensar "estás doida, mulher? Tu lá precisas de fazer dieta", mas é preciso desmistificar um bocadinho este conceito de "pessoas magras não precisam de dieta", porque não é verdade. Dieta não implica só perder peso (até há dietas para se ganhar peso). Eu não quero ser mais magra (bem, quer dizer, um quilito ou dois a menos também não faziam mal), quero ser mais saudável, ter melhores hábitos de vida e precaver potenciais situações que podem ser nocivas. Regra geral, tendemos a acumular gordura na zona abdominal e isso representa variadíssimos riscos (colesterol, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, etc, etc).

Posto isto, estou decidida a começar a inverter este processo, porque hoje são mais três ou quatro quilos mas, se a pessoa não se cuida, amanhã, são mais sete, depois mais dez, e por aí adiante, com todos os efeitos nocivos que isso aporta para a saúde. Não sou de dietas loucas, nunca fui (possivelmente porque também nunca precisei), mas acho que com estas coisas não se brinca. Quero perder algum (pouco) peso, mas não a qualquer custo, não de forma irresponsável. E quero, sobretudo, aprender a comer melhor e para a vida.

E então fui ao médico. Expliquei-lhe as minhas preocupações com o meu aumento de peso (que, sublinho, são mais de ordem de saúde do que de ordem estética), fiz análises, medições e confirmou-se o que eu já sabia: a minha percentagem de massa gorda está bastante fora dos parâmetros recomendados e saudáveis para uma mulher da minha idade. Preciso de perder dois ou três quilos mas preciso, sobretudo, de perder gordura e atingir o meu peso saudável. Um peso que se adeque à minha fisionomia, que reforce a minha massa muscular e que seja atingido de forma regrada e acompanhada. E que melhor forma de o fazer do que com a Pronokal, um programa que eu já conheço, cujos resultados são mais do que óbvios e que me dá toda a segurança? Sabem que tenho acompanhado várias pessoas aqui no blog que seguiram o tratamento, têm visto os resultados incríveis, por isso não podia estar mais motivada. Ao longo dos próximos tempos vou ser acompanhada pela equipa multidisciplinar Pronokal (médicos, nutricionistas, personal trainers) e também voltei aos treinos com o meu Pedro, por isso não podia estar em melhores mãos. Aliás, já comecei a ver resultados, por isso é fácil manter o foco e a motivação. Vamos a isto!

84 comentários:

  1. A idade não facilita. Torna-se cada vez mais complicado perder os quilinhos extra que se vão acumulando e basta comer um chocolate (exagero!) que aparece logo um pneuzinho extra. Bah!


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar
  2. Ola Pipoca, e os precos? será que consegue dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cavalheiro do Aeroporto24 abril, 2017 13:12

      Julgo que o preço a pagar é não comer um chocolate por cada grama perdido.

      Os preços? Não comer chocolates, molhos, fast-food...
      É um preço caro a pagar? É, mas só assim conseguimos pipocas formosinhas.

      Eliminar
    2. Que novidade, Cavalheiro!

      Eliminar
    3. Cavalheiro do Aeroporto24 abril, 2017 17:52

      Obrigado, também gosto muito de si.

      Eliminar
    4. Repetitivo, mas ok.
      O preço não é só esse porque apenas comer saudavelmente não é solução.
      O corpo necessita de exercício físico, de horas de sono reguladas, de uma vida pessoal estável!

      WT*

      Eliminar
  3. Suponho que com o teu peso e altura, embora com massa gorda a mais (como dizes), ainda estás na fase da prevenção. Avança que já é antigo o dito: vale mais prevenir do que remediar. Porque às vezes já não há remédio que nos valha!

    ResponderEliminar
  4. Isso é estranho...com tanto exercicio que fazes, deverias ter uma percentagem dita normal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tive uma percentagem muito eleva. Diminuiu um bocado quando estava a fazer mais exercício, mas estive praticamente parada por seis ou sete meses. É mais do que suficiente para recuperar toda a massa gorda. Só há duas ou três semanas voltei a praticar exercício com regularidade. Agora é correr atrás do prejuízo.

      Eliminar
    2. Compreendo porque me acontece exatamente o mesmo. E mesmo com exercício regular, a massa gorda continua a ser o desafio.

      Eliminar
    3. Talvez seja porque a Pipoca só fazia mais corridas? Será por isso Pipoca? Por não se forcar tanto no treino de força? Creio que o treino combinado de força com treino de cardio é que aumenta a possibilidade de perda maior de massa gorda e tonificação dos músculos. Aliás, acho que isso era bem patente, ou seja, a Pipoca parece ser muito magra, mas pouco tonificada (não estou a criticar, só estou a referir o que me parece pelas fotos que vejo aqui no blog). Bons treinos Pipoca, depois vá fazendo o update! :)

      Eliminar
    4. Querida Ana Garcia Martins, começa a fazer treinos com pesos, agachamentos e deixa as corridas. Não há ninguém com um corpo bonito só com corrida e a ' musculação' também faz emagrecer. As pessoas que correm muito tipicamente são magras mas sem rabo, nas mulheres então acho que fica mesmo feio ( opinião minha ). Se precisas de ganhar músculo não há que enganar - proteína e dar no ferro e deixar os exercícios só de cardio para de vez em quando. OS PT's gostam muito de TRX e de andar com mariquices na rua mas o que funciona mesmo é ' come e agacha'. Aulas de Body Pump e malhar no ferro. TRX então é só para ganhar problemas porque a maior parte das pessoas que faz não faz como deve ser. Tenho vários amigos com problemas por uso incorreto de TRX. Com isto não quer dizer que fiques com um corpo gigante, simplesmente vais ver resultados mais rápidos e atingir os objetivos com maior facilidade. Beijinhos e força !

      Eliminar
    5. Sim, a corrida é bom para desanuviar a cabeça - no meu caso - mas realmente não serve para emagrecer.
      Nunca perdi 1 kg a correr.

      Eliminar
    6. Pois eu perdi 50. Correr é um dos melhores cardios, mas claro, para força e tonificação, musculação.

      Eliminar
  5. Querida Pipoca, acho q fazes mesmo muito bem cuidar da saúde, e se é p perder, é p perder. Mas sinceramente nunca te vi tão linda e resplandecente, incluindo corpo, como no Brasil e depois. Portanto, força nisso mas c carinho :D Beijinhos (Eu tenho uns 13 kg p perder.)

    ResponderEliminar
  6. Também estou na mesma luta!
    Vamos a isso! ;)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  7. Pipoca,
    Eu só de entrar no MAC engordo 2k com o cheiro a óleo das batatas fritas. Fazes bem em assumir o 3kg extra...aqui a malta agradece. Por vezes sinto-me um ET por não estar no peso certo e ter uns kilitos a mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não é um ET "por não estar no peso certo".
      Já ao engordar 2kgs só por entrar no MAC...

      Eliminar
    2. Vai ajudar muito não passar sequer perto do Mc Donalds, só se MAC for Maternidade Alfredo da Costa e aí é melhor entrar mesmo :D

      Eliminar
    3. Juro que pensei "entrar na MAC e ganhar 2 kg acontece a muitas" :))))

      Eliminar
  8. Força Pipoca!! Não é fácil começar mas o bem-estar compensa o esforço!! Vamos lá ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá :)
    Tenho ouvido falar imenso da Pronokal, mas gostaria de saber se alguem tem informações concretas sobre preços! Regra geral são coisas caras e nem todas as pessoas podem suportar financeiramente uma dieta dessas :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo24 abril, 2017 15:46 sim, na minha opinião é caro, pode contar com um investimento inicial a volta dos 750
      euros. E depois tem que continuar até chegar ao peso desejado. Infelizmente não é para todo bolso, ao menos para mim não é.

      Eliminar
  10. Mas afinal estás abaixo do peso para a altura ou precisas de perder os ditos dois ou três kilos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisar não preciso. Como disse, preciso de transformar a massa gorda em massa muscular (e isso até implica ganhar peso). Mas sinto-me melhor com menos 2 ou 3 quilos.

      Eliminar
    2. Compreendo, mas é uma abordagem errada. A balança pode ser um método enganador, como a própria pipoca disse é uma falsa magra, o que significa que o peso não quer dizer nada. É muito mais fiável o número da fita métrica ou dos aparelhos que medem a massa gorda. Em último caso, tirar fotos mês a mês para VERMOS literalmente a transformação.
      Aconselho a espreitar no instagram a hashtag #screwthescale e verá como às vezes os quilos extra transformados em músculo são muito melhores do que simplesmente emagrecer ou baixar o número da balança (a maior parte das raparigas faz o plano de treino da kayla itsines, uma guru do fitness australiana e mundial).

      Eliminar
    3. Pessoal, eu só quando comecei a cuidar de fechar a boca, a fazer treinos de força e musculação e muito pouco cardio é que comecei a notar diferenças. A AGM é magra mas os treinos de corrida só servem para perder peso, não tonifica porque não acrescenta nada ao músculo. É bom para perder peso mas com musculação também se perde peso. Não tenham medo de ficar como um homem porque só quem toma ' aditivos ' é que fica assim. Falo por experiencia própria, já fiz várias dietas, vários tipos de desporto e só a musculação é que faz o corpo definido e aumento de massa muscular. O resto é paisagem. No ginásio aulas de Body Pump e Cycle por exemplo mas a proporção deve ser mais musculação do que cardio. beijinhos a todas !

      Eliminar
    4. Olá Joana, concordo 100% contigo ! A balança não serve de nada, o que interessa é mesmo a tonificação do corpo e para decrescer a massa gorda só mesmo com treinos de peso e musculação. Nenhuma pessoa que corre tem um corpo bonito e esplendoroso. Basta verem fotografias no Google de quem faz corrida e quem faz musculação. Como é obvio há exageros mas hoje em dia há a panca de correr, acho muito bem mas um corpo bonito e definido não é feito com corridas. Aliás, quem faz musculação pouco ou nada faz de cardio. Eu suo que nem uma condenada só com treino muscular e consegue-se sim um corpo 'de praia'. Vejam o corpitcho da Karina Elle no instagram e vejam a quantidade de cardio que ela faz. Não tenham medo de ficar assim porque são raras as pessoas que têm aquela disciplina mas se conseguirem algo parecido já não é nada mau.

      Eliminar
    5. Anónima das 12:07, mas as pessoas que correm podem gostar mais desse corpo que daquele que se consegue com musculação. Eu não faço uma coisa nem outra, sou muito magra, tenho uma excelente alimentação e adoro o meu corpo, apenas trato de andar muito para ser saudável. Nunca quereria um corpo à modelo de fitness.

      Eliminar
    6. mas
      Anónimo26 abril, 2017 10:14, acha mesmo que qualquer mortal consegue corpo ' à fitness' ? É preciso dedicação, esforço o que o comum mortal não consegue pois tem outros afazeres.
      Não estamos a falar de si nem do seu corpo, estamos a falar do post da AGM ( não sei se leu ) onde ela diz que precisa de ganhar músculo. Muscúlo não se consegue com corridas. 5% dos mortais consegue o corpo ' à fitness' porque o comum mortal não tem disciplina.

      Eliminar
    7. Ou não quer à fitness porque não acha bonita. Eu acho mto masculino, por exemplo... Não gosto. Há quem goste. Há gostos para tudo. Mas mesmo no exemplo que deu é fácil ver que não é tudo natural, até porque aqueles seios são de silicone e quem treina muito "à fitness" não fica com peito assim...

      Eliminar
  11. Sou só eu a achar que a Pipoca não tem de dar justificações a ninguém, e que isto está-se a tornar muito triste, quando uma pessoa não pode dizer o que lhe vai na alma, com receio de ferir terceiros?
    Força nisso Pipoca, eu também preciso de emagrecer mais uns 3, mas quando digo isto também me vêm com a conversa "mas estás tão magra", não estou magra tenho peso baixo sim, mas como a pipoca também tenho massa gorda em demasia. Força aí, Pipoca!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de nada disso.
      A Ana a partir do momento em que traz esse assunto para o blog e tem a caixa de comentários aberta é natural que as pessoas comentem.
      Caberá à Ana na moderação de comentários publicá-los ou não. Se publica é porque aceita o comentário. Não temos de ser nós a vir criticar quem comentou ou estaremos a fazer exactamente o mesmo.
      Para além disso até acho que vi respostas muito racionais, educadas e até construtivas.
      Não é um daqueles posts em que as mulheres enlouquecem só porque o batom não condiz com o elástico das cuecas e desatam a ofender a Ana e umas às outras.

      Eliminar
    2. Não entendo o comentário das 16:39. Não vi ninguém a "atacar" ninguém, como infelizmente acontece muitas vezes. Até achei um tema interessante e com vários pontos de vista facultados por algumas leitoras

      Eliminar
  12. Não concordo com a leitora que diz ver-se bem que o corpo da Ana está pouco tonificado.
    Este tipo de gordura só é percetível quando os quilos em excesso são demasiados. Não é o caso.
    Para o lado de cá passa a imagem de um corpo bonito e cuidado.
    Ainda assim, eu que passei de falsa magra a gordinha_sempre_em dietas, aplaudo a iniciativa da Ana. Guerrear com 3 quilos é bem diferente do que fazê- lo com 10...ou 20 ou muitos mais.
    Força, Ana!

    ResponderEliminar
  13. Pipoca, e senhoras em geral, um dos factores que nos dificulta a boa relação entre massa gorda e magra, são os contraceptivos hormonais. Portanto dieta e exercício, sem largar a pílula e afins, são pura perda de tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este assunto interessa-me muito. Desde que tomo a pílula o meu corpo nunca mais foi o mesmo. Já leu algum artigo credível sobre este assunto? Será que podia partilhar? É que é uma questão comum mas que gera muita discórdia. Obrigada

      Eliminar
    2. No meu caso resultou. Quando deixei a pílula parece que até desinchei no geral. Não estava muito mais gorda do que agora mas por mais dietas que fizesse aquela barriga ficava sempre ali.

      Eliminar
    3. Questão muito pertinente. Pergunto-me como farão as modelos de fitness...

      Eliminar
    4. Eu acho justamente o contrário. Quando deixei a pílula é que engordei, a pele ficou uma porcaria, fartei-me de perder cabelo...Retomei a pílula e voltou tudo ao normal.

      Eliminar
    5. Eu substituí a pílula pelo SIU e mesmo assim notei uma diferença enorme no corpo. A maior diferença que notei foi a celulite que diminuiu bastante.

      Ana P.

      Eliminar
    6. Eu engordei assim que deixei de tomar a pílula... 5 quilos. Depende da pessoa. Só consegui recuperar do peso ganho com muito exercício.

      Eliminar
    7. O problema também é que diz "a pílula" como se fosse uma coisa única, e há mil variedades. Tanto de dosagens como de tipos de hormonas, há para todos os "gostos" e efeitos, e os organismos - não é preciso dizer - são todos diferentes.

      Eliminar
    8. passei metade da minha vida sem tomar pilula, comecei a tomar há uns dois anos (dores do período foram foi a maravilha)
      mas peso sempre igual. Não entendo porque dizem isso (é como quem deixa de fumar diz que engorda muito)

      Eliminar
    9. Eu quando comecei a pílula engordei uns 2kg, depois desinchei e voltei ao normal. Agora engordei outra vez, mas é por causa da musculação e de comer para isso...Cada caso é um caso. ;)

      Eliminar
    10. Anónimo26 abril, 2017 21:39 - então não é engordei, é enmusculei ! :D

      Eliminar
  14. Vai partilhando, se puderes, estratégias, alimentação e exercícios adequados a essa situação... Preciso exatamente da mesma coisa: ganhar massa muscular e perder (muita) massa gorda. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20% treino de músculo, 80% disciplina na alimentação.
      Reduzir hidratos de carbono ( pão massas arroz) e aumentar proteína. e disciplina, disciplina, disciplina

      Eliminar
  15. Isso não é bem assim....! Existe alguma relação entre os dois factores mas está muito longe de se poder dizer que "dieta e exercício com contraceptivos são perda de tempo"...!!! Muito longe....!

    ResponderEliminar
  16. Assim podes fazer parelha com a tua colega do the woffice! =) é incrível a diferença que já se nota do dois meses, fiquei mesmo muito bem impressionada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que colega? Gostaria de ver as diferenças e mudanças. Só acompanho a Pipoca, apresente-me essa tal colega. Muito grata!

      Eliminar
    2. Bárbara Barroso: Blog "as dicas da Ba"

      Eliminar
    3. Bem, penso que a pipoca não se importa que eu diga, é a Bárbara do blog "as dicas da Bá".

      Eliminar
  17. Percebo que queira perder a massa gorda. Mas objectivamente falando, a Ana é uma mulher bastante magra - sobretudo atendendo à idade e à altura. Também acho que magreza excessiva em mulheres adultas acaba por não as favorecer, já que é também parte dessa "massa gorda" (em quantidades saudáveis) que confere uma aspecto jovial às mulheres.

    ResponderEliminar
  18. Estamos juntas nessa luta contra a massa gorda. Não se pode virar as costas que faz logo das dela.
    Quanto tens agora de massa gorda para não ser saudável para mulher da tua idade? Recordo-me de teres atingido 18% quando estavas a treinar com regularidade.

    ResponderEliminar
  19. Pipoca, compreendo perfeitamente. Tenho o mesmo problema: falsa magra, que toda a gente diz que sou magra mas tenho excesso de massa gorda e parece que se acumula mesmo onde não deve!!! Força nisso que o exercício é nosso amigo!

    ResponderEliminar
  20. Cláudia Duarte25 abril, 2017 14:29

    Eu também sou uma falsa magra. Também tenho pouco músculo e massa gorda a mais para a idade. Só com musculação não conseguia resolver esse problema, comecei a fazer mais cardio e consegui reverter a situação. E chateia-me a conversa das pessoas que perguntam para que tenho cuidado com a alimentação (acham que é mania das dietas) e dizem "mas és magra! Não precisas de ginásio". Não sabem a diferença entre massa gorda e peso corporal.

    ResponderEliminar
  21. musculação, musculação, musculação !!!!! O resto é conversa ! Há apps muito boas grátis para fazer agachamentos com vários desafios. Eu fiz e depois parei mas ainda hoje noto a diferença. Quando estava no expoente máximo dos treinos toda a gente notava que estava com o rabo redondo e empinado. Bumbum na nuca não dá com corridas ! Fora os rabos a escorrerem pelas pernas abaixo please ! A moda das corridas é tão deprê !!!!! Ninguém que só corre tem um corpo bonito !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 15:22 corpo bonito para si pode não ser corpo bonito para mim! Ou para outrém!

      Eliminar
    2. Eu sinto o contrário... deixei de fazer certo tipo de exercícios, como agachamentos, porque notei que estava a ficar com o rabo empinado, e não gosto nada! Realmente a noção de corpo bonito varia de pessoa para pessoa.

      Eliminar
    3. Já eu acho que "deprê" é passar horas a puxar ferros...

      Eliminar
    4. Mais do que as horas puxadas a passar ferros, pergunto-me quem é que tem mais do que uma hora/ou duas para dispender em ginásio todos os dias. Trabalham? Dormem? Têm tempo para estar em família? Tiram algum tempo para ler um livro? É que sei de pessoas que passam por dia mais de 4h no ginásio. Não fazem mais nada além de encher?

      Eliminar
    5. Concordo com a comentadora incial. Acho que o corpo da corrida apenas seca e nada mais. Corpo definido só com treino de força e carga. E não é propriamente preciso ficar-se com os braços da Madonna. Eu gosto de ver um corpo como o da Belinha da TVI ou a Vanessa Martins. Não estão nada excessivas, mas são muito tonificadas e com os músculos bem definidos. Mas claro, cada gosto é um gosto, e acho que o essencial é a pessoa ter saúde e fazer exercício físico, seja ele qual for. Agora, uma coisa é certa, correr apenas não resolve problemas como dores nas costas ou problemas em carregar pesos (como por exemplo, as compras do supermercado), já o treino de força, sim. Bons treinos!

      Eliminar
    6. Ninguém diz que a comentadora inicial não tem razão no sentido em que corpo definido e tonificado é alcançado mais com exercícios de musculação do que com cardio... o que era desnecessário era o tom de sobranceira e de imposição de um tipo de corpo como o corpo ideal... eu nem que me pagassem gostaria de ter o rabo na nuca :P

      Eliminar
    7. Goste-se mais ou menos de rabos "empinados", a comentadora inicial tem razão.
      O exercicio cardio ajuda e muito a emagrecer (se não se abusar na comida, que não há milagres!).
      Mas ou a genética é muito boa e a pessoa é tonificada ou tonifica rapidamente, ou então se se quer tonificar a musculação é o caminho melhor.
      Com isto não quero dizer que temos todos que andar a treinar como a Carolina Patrocínio. Um bom treino de musculação/força e uma boa alimentação, emagrecem tonificam e são essenciais no combate à gordura localizada e celulite.
      Falo por experiência própria!

      Eliminar
    8. Pois, mas quem não concorda comigo ( comentadora inicial) esquece-se que não estamos a falar de vocês ! A AGM disse que precisa ganhar massa muscular e não é com corridinhas ou trx ou zumbas que lá vão amigas. Toda a gente gosta de um rabo empinado e sem celulite ( não estou a falar rabos à Kardashian porque isso leva bastante cirurgia ). como alguém comentou são corpos como a Vanessa e a Isabel sim, ou como a apresentadora Ana Rita ou mesmo a Cristina Ferreira. E tirando a Bélinha nenhuma delas é rata de corridas.A Beatriz Moniz por exemplo já dá ' mais no ferro ' mas treina todos os dias. Ninguém esta a falar ficar ultra musculada, para já é quase impossível a comum mortal ficar assim, normalmente as que parecem um homem tomam bombas para isso acontecer porque geneticamente o corpo da mulher combate isso.
      Não sou contra as corridas mas correr por si só não vai dar massa muscular. Não sou nenhuma expert mas basta verem os corpos das nossas atletas de corridas de alta competição. Corpos magros e muito pouco definidos. Se gostam assim força, se precisam ganhar massa muscular só lá vão mesmo com ' ferro'. Coisas ao ar livre são óptimas, muito bonitas e servem para desanuviar a cabeça. Servem também para andarmos a pagar a um PT que vai atingindo resultados aos poucos e devagarinho. Claro que ajuda à motivação. Já agora um conselho para quem não gosta de rabos empinados e prefere rabo caído e com celulite. Experimentem durante 1 mês fazerem agachamentos graduais sem peso, comecem com 40 por dia e vão subindo. Descansem 1x por semana,mudem a alimentação para aquilo que toda a gente já sabe - poucos hidratos e proteina e no final do mês venham cá dizer como se sentem, como está a pele das pernas e o vosso rabo. Não tenham medo que não vão parecer a Iggy Azalea.

      Também posso partilhar convosco que o único creme de beleza que funciona anti-rugas é protetor solar todos os dias. Mas se gostam de rugas e manchas até parecerem uma girafa não usem! :D

      Eliminar
    9. Há sempre tempo para treinar, acorda-se mais cedo ou ao final do dia. O truque é ' nem que seja só meia hora ' e ir todos os dias. Não me venham com tretas que não se deve treinar todos os dias, eu sempre que deixo de ir um dia fica sem me apetecer ir para o resto da vida. O resto é gradual e com paciência. Ninguém precisa passar 4h no ginásio. Mudanças pequenas levam a grandes resultados.

      Eliminar
    10. Obrigada Célia ! Experiencia própria também aqui ! É exatamente isso ***

      Eliminar
    11. Anónimo26 abril, 2017 15:41 - olha filha, tom de sobranceira e de imposição do corpo perfeito foi a sua interpretação, se ler outra vez a única coisa que lá está é a minha opinião assim como também deu a sua de uma maneira mais... sobranceira e de imposição vá ! Cabecinhas tontas !

      Eliminar
    12. Anónimo26 abril, 2017 10:09 - simples, eu não corro para ficar com um rabo igual ao seu e a menina não puxa ferros para ficar com um igual ao meu ;)

      Eliminar
    13. Anónimo25 abril, 2017 18:02 - por isso eu dei A MINHA OPINIÃO, não disse : 'todo o mundo acha que é assim' certo?

      Vá para dentro que ainda se constipa !

      Eliminar
    14. Anónimo26 abril, 2017 13:49 - exatamente por isso é que eu faço treino de músculo, basta 30 / 45 minutos para se atingir resultados, não precisa andar a correr 2h para perder as calorias equivalentes a uma ervilha. ;) Resultados rápidos e duradouros ! Há colegas no ginásio que vão literalmente 20 minutos por dia e se visse os corpos deles !

      Eliminar
  22. Vamos lá ver, há aqui objectivos contraditórios, das duas uma:
    - se querem perder peso (ver o número de balança baixar), fazer cardio (caminhada, corrida);
    - se querem definir ou tonificar, é fazer trabalho (que não significa andar a pegar em halteres pesadíssimos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi gralha da escrita automática, o que queria dizer era, em vez de "fazer trabalho", era fazer "exercícios de força e resistência".

      Eliminar
    2. Ai q boas notícias q li aqui!
      Detesto correr. Caminhar ainda vá.
      Nao tenho peso a perder mas queria era tonificar e perder a celulite (também nao é exagerada). Ando a fazer prancha e exercícios para glúteos que vi no youtube (aqueles de 3 minutos cada exercício). Ja noto nos abdominais.
      Andava com o fantasma do "tens de correr" mas aparentemente nao é assim tão necessário 😛
      Obrigadaaaaa!!!

      Eliminar
    3. O cardio tem a sua importância num estilo de vida saudável e como complemento de outros exercícios, mas se não se importa de caminhar o ideal seria caminhar 3 vezes por semana entre 35 a 45 minutos, Se os seus objectivos são esses não precisa de correr, de todo.
      Se puder pesquise pelo plano de exercícios da kayla Itsines, o "bikini body guide".

      Eliminar
    4. Eu faço musculação, especialmente body pump mas também faço no ginásio. Ponho sempre pesos ( ~40Kg ) para os agachamentos e posso-vos dizer que suo e que o meu coração bomba como se tivesse a correr. Há estudos que mostram que musculação faz sim emagrecer. Com uma alimentação cuidada e treino o corpo muda de ter gordura para musculo debaixo da gordura ( o que dá a impressão que o corpo está mais inchado ) para músculo e pele ( com alguma gordura claro ).

      Eu sempre detestei cardio e honestamente musculação consegue-se resultados mais rápidos e duradouros do que com corrida. Cada um faz o que quer como é lógico e o cardio também é importante mas experimentem e logo vêm o que se adequa mais a vocês.

      Eliminar
    5. O problema é que a balança baixa não é sinônimo de corpo bonito e tonificado. Eu prefiro ter uns kilos a mais mas quando tiro a roupa ter a pele esticada e definida do que um corpo magro com peles nos joelhos e o rabo a cair-me pelas pernas abaixo.

      Mas isso sou eu, já percebi que há aqui leitoras que adoram o cu assim ahahahaha :D

      Eliminar
    6. Anónima das 12:57, não deve conhecer muitas magras. Tenho menos de 50kg, não corro nem faço musculação e não tenho peles nos joelhos nem rabo a cair pelas pernas. Talvez seja porque sempre fui magra, tenho um rabinho pequenino e tudo no sítio.

      Eliminar
    7. Olá Joana (sou a anonima das 19:33 - sou Isabel),

      Muito obrigada pela sua resposta e pela partilha da sugestão da kayla itsines (nunca ouvi falar mas hije ja vou pesquisar!)

      Muito obrigada!

      Isabel

      Eliminar
  23. tenho o mesmo problema Pipoca, baixo peso, mas falta-me massa muscular ... também estou na luta !

    ResponderEliminar
  24. Pois, também eu acho que para tonificar o corpo só mesmo com ginásio e pesos a sério. Veja-se o caso das manas Patrocínio. E tudo bem que na minha opinião elas levam a ideia ao extremo, mas caramba que tem resultados tem!

    ResponderEliminar
  25. Pipoca, quanto medes? Bj

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis