Pub SAPO pushdown

Sea to see: missão em alto mar

terça-feira, fevereiro 21, 2017

Acabadinha de chegar do Rio de Janeiro rumei imediatamente a outro Rio. Desta vez o RioSul Shopping, no Seixal, e com o Mateus, para o evento "Sea to See - Missão em Alto Mar", que está a decorrer até 19 de Março. Assumo: ia um bocadinho desconfiada. Ou melhor, sem grandes expectativas. Não estava à espera que um evento para miúdos num centro comercial pudesse ser particularmente entusiasmante, mas assim que lá cheguei e bati com os olhos nas réplicas de um submarino e de uma caravela, mudei rapidamente de opinião. 

O "Sea to See" é uma expedição que
leva os miúdos numa viagem pelos mares e oceanos, explicando-lhes uma série de coisas pelo caminho. As espécies animais, o mundo subaquático, a história dos Descobrimentos, sem esquecer o lado preventivo e a importância de manter o mar limpo. A viagem não começa sem estarem todos devidamente equipados com coletes salva-vidas. Não que haja água por ali - a mais próxima, provavelmente,  é a do Tejo - mas sempre ajuda os miúdos a levarem a coisa mais a sério.

O Mateus teve a sorte de ter uma visita guiada por um "comandante" altamente entendido no assunto, que lhe explicou uma data de coisas e ainda lhe emprestou o chapéu. E ele a ouvi-lo, super atento, a aprender sobre peixes de que nunca tinha ouvido falar (nem eu, confesso), ao leme da caravela a aprender a diferença entre bombordo e estibordo, a enfiar a cabeça num escafandro ou a perceber como funciona o fato de um mergulhador. 



O evento está mais dirigido para crianças entre os 5 e os 10 anos, mas o Mateus portou-se lindamente,  sempre atento e, milagre!, (relativamente) sossegado enquanto era conduzido pelas várias áreas expositivas. O "Sea to See" divide-se em sete zonas, que levam cerca de 40 minutos a percorrer: a Caravela, o Submarino, a exposição de Artefactos, a Exposição dos Oceanos, a Exposição dos Mergulhadores, os Sentinelas do Mar e a Photo Opportunity.


Na réplica da Caravela faz-se uma breve introdução à Era dos Descobrimentos (basicamente, aquela altura em que éramos os donos disto tudo), no Submarino viaja-se até ao fundo dos oceanos (com uma data de actividades, simulações e várias interacções), depois regressa-se a terra para a Exposição de Artefactos (onde é possível ver, entre outras coisas, um astrolábio, uma âncora ou uma réplica da bússola do Titanic). Na Exposição dos Oceanos os pequenos marujos ficam a saber mais sobre os cinco oceanos e a história da vida marinha, e na Exposição dos Mergulhadores aprendem sobre a história do mergulho e a evolução dos fatos. Já quase no fim, na zona das Sentinelas do Mar, ficam a saber mais sobre a evolução dos faróis (do de Alexandria até aos dos dias de hoje) e, por fim, o percurso termina num cenário subaquático, onde é possível tirar uma foto e levar uma recordação original.




Acho que o lado lúdico e o lado pedagógico estão perfeitamente equilibrados no "Sea to See". Os miúdos divertem-se, têm total liberdade para explorar os diferentes espaços mas, pelo meio, e quase sem darem por isso, vão aprendendo uma data de coisas. Além de simpática, a equipa que recebe as crianças é super dedicada, levam as personagens mesmo a sério, por isso é mais fácil entrar no espírito. 



O "Sea to See" é de entrada gratuita e vai estar no RioSul Shopping até 19 de Março. São 15 minutinhos de carro a partir de Lisboa, é um instante, por isso vale a pena ir até lá com a criançada. De 23 de Março a 23 de Abril o evento estará no Nova Arcada, em Braga, e de 6 de Maio a 4 de Junho no Madeira Shopping, por isso têm várias oportunidades.


Fotos: After Click

Post em parceria com o RioSul Shopping

6 comentários:

  1. cada vez mais parecido contigo <3

    ResponderEliminar
  2. está muito giro o Mateus!

    ResponderEliminar
  3. Gostei da ideia de vir á Madeira!! Espero conseguir aproveitar.
    E o Mateus está LINDOOOOOO 😍

    ResponderEliminar
  4. O Mateus está lindo, cada dia mais encantador.

    ResponderEliminar
  5. Tão giro... Pena o meu Santiago só ter 9 meses.. Adorava ver essa exposição....

    ResponderEliminar
  6. que criança tão bonita e diferente...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis