Pub SAPO pushdown

Não se atira o pau ao gato. Nem ao lobo.

quarta-feira, janeiro 18, 2017

O Mateus está a entrar na fase dos medos. Ele é o medo do escuro, ele é o medo de ficar sozinho à noite, ele é o medo de uma data de coisas. Tento descomplicar, explicar-lhe as coisas de que tem medo, para que perceba que não há nada a temer, mas nem sempre dá. Ontem íamos no carro e ouço-o lá atrás: "mãe, tenho medo dos lobos maus". Muitas histórias infantis continuam a insistir em fazer do desgraçado do lobo o mau da fita, e depois os pais é que se lixam. Mas bom, o Mateus ia com esta conversa do lobo quando eu lhe disse "mas não precisas de ter medo, sabes porquê? Para já, porque os lobos estão muito longe. E mesmo que aparecesse um lá em casa sabes o que é que a mãe lhe fazia, sabes? Dava-lhe um soco no nariz e depois ainda lhe batia com um pau". O miúdo acha muita graça a esta visão de uma mãe que é capaz de aviar um lobo à porrada, mas depois tive de reconhecer que devia ter arranjado uma explicação mais politicamente correcta. E honesta, vá.

Para começo de conversa
, se entrasse um lobo cá em casa eu era a primeira a pôr-me ao fresco, o puto que se desenrascasse. Que me lembre nunca se proporcionou estar frente a frente com um lobo, mas assumo, sem vergonhas, que era menina para soltar uma pinguinha. Depois, não é bonito querer bater no lobo, porque se já não se atira o pau ao gato, também não se vai agora dar um enxerto no desgraçado do lobo. Para quem não tem putos e não está atento à evolução das músicas tradicionais infantis, deixem-me que vos informe que a letra do "Pau ao Gato" passou a:

Não atire o pau ao gato-to-to
Porque isso-sso
Não se faz-az-az
O gatinho-nho
É nosso amigo-go-go
Não devemos maltratar
Os animais
MIAAAAUUUUUU!!!!!!

Boooom, muito haveria a dizer sobre "o gatinho é nosso amigo". Pessoalmente, acho o "gatinho" um bicho um bocado cínico e capaz de nos vazar uma vista se nos distrairmos um segundo, mas tudo bem. Pelo sim, pelo não, quando estiverem perto de um mantenham um pau à mão, não vá ser preciso voltar à versão antiga da música. Mas voltando ao lobo e ao soco que eu estava a pensar aplicar-lhe no nariz. Não é, de facto, uma boa ideia, até porque o lobo é bicho para se lhe dar os nervos e me arrancar uma mão à dentada. Por isso, optei por inventar toda uma história em torno do lobo para ver se o Mateus perde o medo.

Foi ele o primeiro a dizer que "as florestas onde os lobos moram são muito longe", e eu agarrei logo nisso para lhe explicar que sim senhora, que os lobos levam uma vida desgraçada, que têm de apanhar o autocarro de cada vez que querem vir à cidade. Não pegou, ouvi de imediato um "os autocarros são para as pessoas, não são para os lobos". Sacanas dos putos, três anos e já com tão pouca imaginação. Mas não me deixei ficar, e insisti na história: "É verdade, amor, é mesmo verdade. Os lobos vivem muiiiiiito longe, chegam a ser oito apinhados num pequeno T-zero ali na zona da Bobadela, então têm de apanhar dois autocarros. Primeiro apanham o 58 até à Damaia, e depois o 36 para o Rossio. É uma chatice, porque levam para cima de duas horas a chegar e vêm ali metidos no meio de apertos, inclusive com o focinho encaixado no sovaco de algumas pessoas pouco dadas a banhos. Mas são uns santos, não fazem mal a ninguém. Há um que até trabalha ali na repartição de Finanças do Areeiro, é uma jóia, o lobo Antunes, e nem é daqueles que fazem pausas para café a cada dez minutos. Mas pronto, Mateus, isto para dizer que os lobos são honestos e bonzinhos, não fazem mal, por isso não precisas de ter medo".

Não sei se o convenci. Passaram quase 24 horas e não voltei a ouvir falar no lobo, mas cheira-me que brevemente serei chamada à escola para explicar que história é essa de o lobo morar na Bobadela.




93 comentários:

  1. Ahaha! Que boa leitura para animar o dia! Sem dúvida que esta tua voz nos fazia falta!

    ResponderEliminar
  2. Recomendo um livro muito engraçado para crianças: "Memórias de um lobo mau", em que o autor brinca com um lobo que está farto de ser o mau das histórias e resolve ir-se embora.

    ResponderEliminar
  3. Fartei-me de rir!!! És genial :)

    ResponderEliminar
  4. :D A minha filha de 3 anos também já me veio com essa do lobo mas acho que essa história ainda é muito complexa para ela.
    Acho que vou por o gato lá de casa ao barulho e digo que o gato é que vai dar cabo do lobo (sempre fico com as mãos limpas e os animais que se entendam). É isso, vou dizer-lhe que não precisa de ter medo que Acácio, o gato, trata dele. :P

    ResponderEliminar
  5. Tá a ver Ana não se nota nada daquele desespero de ontem na sua escrita!!!! Tá cada vez melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. "Não devemos maltratar os animais jamais" ;)

    ResponderEliminar
  7. Ai Pipoquinha o que já me ri com o teu post! Realmente os contos infantis deviam de ter um "up grade". Os Ursos são muito mais perigosos do que os Lobos , que só atacam se tiverem fome. E no entanto os Ursos cá andam nas nossas almofadas, camas e sofás ( salvo seja )e nos contos infantis são sempre bem vistos.
    Adorei a tua partilha dos medos do Mateus :)

    ResponderEliminar
  8. ahahhahhhah "era menina para soltar uma pinguinha"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto sim, é uma tirada "à la Pipoca"!!! E a falta que nos fazia!

      Nádia Valente

      Eliminar
  9. Mostra-lhe um lobo no youtube fofinho e que pareça um cão :)

    ResponderEliminar
  10. Pergunta de quem nao tem criancas e as vezes consegue ser um bocado lenta no entendimento: a musica do gato mudou mesmo? com tanta coisa a volta da proteccao dos animais nao me admirava :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma versão da galinha pintadinha :)

      Eliminar
    2. Mudou sim, no final. :D https://www.youtube.com/watch?v=0hhz7KSEIAE

      Eliminar
    3. Pois também me perguntei o mesmo, não percebi se foi piadola.. Até porque eu ando sempre a brincar a dizer que o PAN qualquer dia proíbe que se cante essa música. Tendo em conta que hoje em dia já não se pode brincar com nada....LOL

      Eliminar
    4. Não mudou nada, pelo menos no infantário do meu filho que tem 3 anos continua a versão original....já a musica do "Sebastião come tudo...mudou o final com "beijinhos na mulher"....que me parece bem mais importante....

      Eliminar
    5. A minha cria ainda não está em idade escolar mas eu canto a versão antiga, para ela se ir familiarizando. Que valente treta essa de mudar a música!! Como se isso fosse determinar o respeito (ou falta dele) pelos animais...

      Eliminar
    6. Eu ensino o meu filho de 2 anos "atirei comida ao gato mas o gato não comeu etc porque raio haveria de querer atirar um pau ao gato para ele morrer?

      Eliminar
    7. Eu sempre ensinei a original,a que atira mesmo o pau...e garanto que os meu filhos são incapazes de atirar um pau a um animal! Tanta estupidez a encapsular as crianças numa bolha irreal! Pipoca há muito boa literatura infantil que desmistifica os monstros e animais ferizes. Posso sugerir os monstros lá de casa,onde vivem os monstros,o sr.azulão e o grufalão e o tigre que veio beber chá.
      Eu sempre fui dizendo que os monstros,bruxas e lobos maus só existem nos filmes,livros e na imaginação e tem resultado!

      Eliminar
  11. Obrigada pelas gargalhadas. Obrigada por voltar a este registo. :)

    ResponderEliminar
  12. Humor à parte, vi há uns anos um livro infantil muito bom acerca de os lobos serem animais bons!

    ResponderEliminar
  13. que tal pedir ajuda ao mateus para fechara a porta de casa e garantir que está mesmo fechada. Ficará convencido que é impossível alguém entrar em casa, até os lobos bons.

    Teorias, e cada mãe tem a sua. Eu cortei o assunto com "os lobos maus só existem nas histórias"

    ResponderEliminar
  14. muito bom :) o meu António com 3 anos, também já vai tendo os seus medos e lá tenho de inventar histórias deste género! Mas nunca me tinha lembrado de lobos em autocarros ;) Já fico com uma na manga para a próxima hehe

    ResponderEliminar
  15. E que tal ir com o Mateus à Tapada de Mafra ver os lobos? O Mateus pode apadrinhar uns lobos também! O valor não é caro, está a ajudar, dão-lhe um certificado e fotos dos lobos apadrinhados e talvez ele tire da cabeça a ideia de que os lobos são maus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é na Tapada, é perto, mas não tem nada a ver com a Tapada e tem gestão totalmente independente. É o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, fica no Gradil (Malveira, Mafra). Veja o meu comentário um pouco mais abaixo.

      Eliminar
    2. Não é na Tapada de Mafra. É no CRLI, no Gradil.

      Eliminar
    3. Excelente ideia! Ensinar as crianças desde cedo a respeitar e a ser gentil com os animais. Pipoca vai com o Mateus!

      Eliminar
    4. Obrigado pela correcção. Como fica próximo, confundi. Fui lá há muitos anos atrás e os lobos estavam "extrovertidos" nesse dia, pois consegui ver alguns e não fugiram.
      Há uns anos atrás, recebi de prenda um apadrinhamento de uma família de lobos, com fotos da mãe e dos filhotes e achei amoroso. Acho que o Mateus iria adorar ter uma foto semelhante e dizer-se padrinho de um filhote!

      Eliminar
  16. Olá!
    Pois eu não posso deixar de sugerir uma visita ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Assim, o Mateus e a mãe poderão ficar quase cara a cara (ou cara a focinho) com os lobos sem nada temerem.
    Para além de que o Centro ficará eternamente grato com a visita.
    É perto de Lisboa (Gradil, Mafra) e o Mateus poderá, para além do passeio servir para desmistificar o papel do lobo mau, até adotar um lobo. Se ainda funcionar da mesma forma mais tarde receberá por correio toda a documentação e até uma foto do animal escolhido. A adoção do Prado, infelizmente já falecido, e uma visita ao Centro foi prenda de um dos aniversários do meu filho.
    Mesmo que não visite, há muitas formas de ajudar:
    http://lobo.fc.ul.pt/?page=conteudos/homepage
    (No entanto, devo dizer que achei hilariante essa explicação)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Fui no ano passado e acho que apesar de ser uma visita muito interessante e apaixonate, não será o ideal para o Mateus ficar sem medo... Eles estão na floresta, mas dentro de vedações grandes e é preciso alguma sorte para que se cheguem até nós. Eu vi-os, mas ao longe. O Mateus ainda é bastante pequeno para entender que são animais no seu habitat natural, e que basicamente não nos ligam nenhuma (e ainda assim, nenhum tratador entra dentro de vedações sózinho e há todo um ritual de procedimentos para garantir a segurança dos mesmos). Adorei a visita, mas acho que é mais giro pelos 7/8 anos porque já entenderão melhor! Nádia Valente

      Eliminar
    2. Eu também levei a minha miúda quando tinha 3 anos ao Centro, numa fase em que tinha medo dos lobos. Vimos de facto os lobos logo ao chegarmos junto À vedação, mas era preciso estar em silêncio (para os lobos não fugirem) e ela era (e é) muito tagarela. Para não estragar a visita aos demais, viemos embora logo nos primeiros 10 minutos. Mas só o facto de ter visto os lobos, com aquele ar de cães, ela perdeu o medo. Em todo o caso, não sendo vedado levar crianças pequenas à visita, fiquei com a ideia que será melhor esperar que tenham mais idade: não pelas crianças, mas para não prejudicar os outros visitantes.

      Eliminar
  17. Opah, jure que os miúdos agora cantam isso? Muito bom.

    ResponderEliminar
  18. ahahahahah!! Muito bom! Estou a adorar este registo.

    ResponderEliminar
  19. Hahahahaha!!! Adorei!!!

    ResponderEliminar
  20. Miau, Miau, Maria, os gatos são os fofos e não são cínicos, são independentes (gosto mais de os ver assim, sobretudo ao que tenho lá em casa que é um amorrrrr de tão querido e mimado que é). Em relação ao lobo, adorei a história e já vejo todo um livro "O lobo a Antunes perde o 58 e tem de apanhar um UBER" =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi claramente um comentário de quem nunca teve um gato! Não conheço ninguém que tenha tido gatos e que não adore!

      Eliminar
    2. Tive dois gatos. Não quero repetir.

      Eliminar
    3. Concordo na totalidade. Os gatos são fantásticos, queridos e dão muito mimo. Pelo menos, os que tive (a saudade ainda está muito presente). Já estava na hora de se deixar esses lugares-comuns. Nem os cães serão perfeitos nem os gatos são horríveis.
      ;)

      Eliminar
    4. Os animais não são cínicos. O gato é um animal apaixonante que mesmo domesticado demonstra que conserva muito dos seus instintos selvagens. Nem toda a gente tem sensibilidade para saber observar, compreender e apreciar um gato.

      Eliminar
    5. Anónimo das 21:32 ainda bem para os seus hipotéticos futuros gatos! 🙏🏻

      Eliminar
    6. Os gatos são animais super meigos. Sim, são independentes, só querem ou dão mimos quando lhes apetece mas não há nada como ter um gato enroscado no nosso colo e dão muito menos trabalho que um cão

      Eliminar
  21. ahahahahahahahaha!!! Loooooooolllllllll!

    Muito bommmm!!

    Aiiiiiii os meus abdominais de tanto rir.

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Ahahahahahah. À escola não digo, mas daqui a pouco já cá estão os ressabiados dos bairros periféricos de Lisboa a desancar-te.
    Pois que os lobos chegam a ser uns 8, sim senhora, mas não é na Bobadela e não estão apinhados. É no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, é muito giro e interessante de visitar, fica pertíssimo de Lisboa e é um óptimo programa para miúdos e graúdos. A menos de 5 kms de Malveira (Mafra), colado à Tapada de Mafra e recomendo mesmo, mesmo.
    A minha sugestão (mas quem sou eu?) é o Mateus ir com o irmão, é um programa mesmo giro para fazer entre irmãos, mas não deixes de visitar também, Pipoca. É uma espécie em vias de extinção, pelo que é uma boa forma de ajudar a Instituição que luta há anos para manter esta reserva, única em Portugal e (julgo) na Europa. Os lobos vivem ao ar livre em condições semelhantes ao seu habitat natural, mas devidamente resguardados dos visitantes, não te preocupes que não há qualquer risco para quem os for visitar. E é muito, muito interessante a explicação que ouvimos sobre a forma como se organizam em alcateia, aprende-se muito sobre a espécie humana.
    http://www.cm-mafra.pt/pt/turismo/centro-de-recuperacao-do-lobo-iberico
    http://lobo.fc.ul.pt/?page=conteudos/cr_lobo_iberico

    Ah, e podem ser adoptados. Mas não vamos chegar a tanto, não é? :):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que o pessoal da Bobadela (ou de outra terra qualquer) se preocupe muito com o facto de a Ana dizer que os lobos moram lá, mas de facto talvez já não achem tanta piada a serem chamados de "ressabiados dos bairros periféricos de Lisboa" por si.

      Claramente, boa educação precisa-se, no bairro não periférico de Lisboa onde V. Exa. mora...

      Eliminar
    2. Que inicio de comentário tão triste.
      Primeiro que tudo não são bairros, são freguesias. Depois, lamento informa-la mas viver em Lisboa não lhe traz status nem educação, isso são coisas que vêm de outro lado.
      Um beijinho de uma suburbana muito feliz :)

      Eliminar
    3. Que tristeza de comentário!
      Pelos vistos a educação realmente nada tem haver com o plano urbanista.
      Olhe que ouvi dizer que a Bibi abriu uma loja tudo a 1€ na Linha!O mundo ta perdido!
      Pipoquinha je suis fière de ton retour! Soyez bienvenue 😊

      Eliminar
    4. A isso chama-se preconceito, anónimo. Uma pena que se queriam quebrar os preconceito de género, raça, etc., mas que se continuem a alimentar este tipo de ideias. Tenho a certeza que haverá bairros em Lisboa com nomes igualmente estranhos, quer dariam igualmente piadas fáceis.

      Pipoca, desculpe, mas não quis deixar de fazer o reparo. Andei numa escola "bem" e vivi na periferia. Fiquei com a sensação de que alguns colegas pensavam que era quase uma zona de guerra (exageros à parte).

      Eliminar
    5. Bolas, estava a ver que não aparecia nenhum. Demoraram. Isto de ter a Pipoca de volta e os ressabiados bem longe, tudo ao mesmo tempo, já era pedir muito. Ficamo-nos pela Pipoca de volta.

      Eliminar
    6. Aposto um rim em como o anonimo das 10:02 foi o autor do comentario original.. tanta pobreza de espirito.

      Eliminar
  23. Yeahhhhhh! Bem vinda Pipoca!!!! Que saudades tinha eu de textos assim...não se pode agradar a gregos e troianos, mas essencialmente temos o "dever" de ser como gostamos de ser!!!! A isso, chamo ser genuíno! Parabéns por ser assim! Tudo de bom para si e para o Mateus :-)
    Ana Paula Santos

    ResponderEliminar
  24. Morri com a do lobo Antunes! Funcionário das Finanças de dia, escritor à noite :D

    ResponderEliminar
  25. Também tenho um lá em casa de 3 anos (um puto, não um lobo!) e volta e meia vem a conversa dos lobos. Já andei a averiguar essa visita ao centro de proteção aos lobos e deve estar para breve :) atenção que se deve marcar com antecedência pois têm número limitado de visitantes por dia.
    Outra coisa que ajuda a dismistificar o lobo mau são os desenhos animados da Masha e o lobo, que o meu é mega fã! Ai os lobos são uns anjos, sempre a fugir da Masha 😂

    ResponderEliminar
  26. Pena não dar para comentar com fotografias, tenho uma tua com a bff Mia Wallace que prova que há gatos fofinhos!

    ResponderEliminar
  27. Opah se fosse o LObo da novela "Amor Maior" bem sei o que lhe atirava ;) :) fora de brincadeiras, a sugestão da visita ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico é ótima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto bem desse Lobo...

      Eliminar
    2. Esse lobo é bem jeitoso....Acho que vou adotá-lo...

      Eliminar
  28. A idade dos medos :) Para que o medo dos lobos passe sugiro-lhe esta colecção:http://pesquisa.fnac.pt/c66195/O-Lobo O Mateus vai gostar :)

    Para vencer os medos há também este livro muito bom: http://www.presenca.pt/livro/medo-do-que/?search_word=medo

    Bjs,

    Ana

    ResponderEliminar
  29. Demais pipoca!!! O que me ri!! :)
    Beijinhos
    Maria João

    ResponderEliminar
  30. O lobo Antunes! OMG o que eu já me ri senhores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aahahahahaha
      Também eu!!! a melhor de sempre! o lobo Antunes rulezzz :p

      Eliminar
  31. Voltei para dizer que adoro este seu registo! Grande Pipoca.

    ResponderEliminar
  32. Ahahah adorei :) já agora, o fim da música simpática para o gato é "Não devemos maltratar os animais JA-MAAAAAISSSSS" ;) galinha pintadinha em repeat no meu iphone...

    ResponderEliminar
  33. AHAHAHAHAHAH Que texto maravilhoso, Ana! Gosto muiiiito do seu sentido de humor, é genial! Essa dos lobos no autocarro fez-me rir às gargalhadas! XD Espetacular, adoro este registo! ;) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  34. Welcome Back Pipoca!
    Adorei ;)

    ResponderEliminar
  35. oh mulher, welcome back caraças!! Que lufada de ar fresco! Já cá ando desde os primórdios e o que me faz cá vir são posts destes. E viva a liberdade, de expressão e de tudo!
    Joana

    ResponderEliminar
  36. Pipoca está de volta!É isso mesmo!Quem gosta, gostará cada vez mais, quem não gosta passe à frente. Gostamos de ti assim pipoca! :)

    ResponderEliminar
  37. Muito bom pipoca!!! Ahahahah!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Olá Ana!
    Tem que o levar a ver "Lobos e ovelhas".
    O final certamente o acalmará.

    ResponderEliminar
  39. O meu começou com essa mania também. Eram monstros dizia ele. Disse que os tinha de assustar também. Agora diz que ê um tigre e passa a vida a correr em casa a caçar monstros!!!

    ResponderEliminar
  40. Não sei se já alguém disse, que não pude ler todos os comentários... às vezes, o objecto de medo (aquilo de que a criança diz ter medo) não tem nada que ver com o 'real medo'.

    As crianças socorrem-se, muitas vezes, daquilo que conhecem e que tem alguma afinidade com o real medo para exprimi-lo.

    Técnicas confrontativas, como a ida à reserva do Lobo Ibérico, pode muito bem ser inglória, por não ser mesmo de um 'lobo' que o Mateus tem medo. Pode dar-se o caso de ter registado na cabecinha características 'do lobo mau' (ouvidas numa história?) que usa agora para comunicar os medos/inquietações dele (e que nada tem que ver com o lobo, e muito menos com um lobo real).

    Entre os medos 'mais concretos', próprios da tomada de consciência da forma como funciona o mundo, e os mais 'encapotados' estou absolutamente convicta da sua continua capacidade para gerir brilhantemente a situação.

    :)

    P.S. Há aqui uns anos, soube pela boca do próprio pai, que quando contava uma história ao filho de 5 anos, que acontecia na selva e envolvia um leão, resolveu a questão de como se alimentava o leão, dizendo que este apanhou um autocarro - ! - e foi ao talho. :)

    ResponderEliminar
  41. Bem vinda de volta Pipoca!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  42. Hei! O meu gato é meiguinho. Não arranha ninguém. E só morde se o incomodarmos.

    Fora isso, boa imagem a do lobo no 58 para a Damaia. :)

    ResponderEliminar
  43. Não atirei o pau ao gato-to-to
    Porque o gato-to-to
    É meu amigo-go
    Minha mãe, me ensinou
    A amar, a amar
    Os animais
    😁😁😁

    (Os gatos pedem encarecidamente que se divulgue a nova versão 😁😁)

    ResponderEliminar
  44. Obrigada, a sério! A esta hora, ainda a trabalhar e com os olhos em bico, resolvi fazer uma pausa e vir ver se tinha escrito alguma coisa... Que ideia excelente tive! Fez-me rir e relaxar como estava mesmo a precisar :)

    ResponderEliminar
  45. Por acaso essa coisa do lobo mau deve-me ter ajudado a criar empatia antes do previsto pois como sou Lobo de apelido nunca entendi porque os lobos eram os maus da fita quando a minha família era tão boazinha.

    ResponderEliminar
  46. A fase dos medo é normal e temos de ter muito bom senso para lidar com eles. Os meus filhos passaram por isso, óbvio e acho que o melhor que fiz foi ser honesta. Há lobos, pois claro. E são animais selvagens. Mas não têm a cara (imagem) dos que aparecem nos livros e filmes infantis. Esses estão personificamos e fazem maldades. Os reais são mais giros e parecem-se com cães, mas não domesticados.
    Alguém sugeriu que o Mateus fechasse a porta de casa para ter a certeza de que nem lobo, nem ninguém lá entra. Sei lá: o lobo dos 3 porquinhos mandou duas casas abaixo!
    Há realmente livros muito bons sobre medos e que ajudam as crianças e os próprios pais a lidar com situação. O filme lobos e ovelhas pode ser muito giro, mas não será atirar areia para os olhos da criança? Na vida real as coisas não são assim, suponho.
    Quanto ao registo da pipoca- adoro o humor sarcástico dela. Hoje fiquei um pouco inquieta com a menção à bobadela porque cresci muito perto, embora tenha frequentado escolas em LX a partir do 7 ano. Nunca vi lobos por lá...mas foi há muitos anos...o maior lobo que o Mateus deve temer é o ser humano.

    ResponderEliminar
  47. Pipoca adoro essa tua escrita sarcástica...tens muito mais graça.
    Caga nas velhas putas do restelo que só vêm para aqui criticar. Seja como for, serás sempre criticada, nem que seja por respirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos... anónima, tenha tento na língua...boa educação precisa-se😒,por muito que certos comentários possam indignar-nos, penso que nada justifica a utilização de vernáculo reles e ofensivo!

      Eliminar
    2. Percebo a sua ideia, mas acha essencial dizer isso nesses termos?
      Já agora, coçou o peito, cuspiu para o chão e coçou a virilha enquanto escreveu isso não?

      E não goze com as moças que trabalham à noite no Restelo...

      Eliminar
  48. Olá Pipoca,
    Ponha a tocar a música do Valter Lobo - Oeste, por exemplo - e garanto-lhe que ele ficará a adorar os "lobos".
    Um beijinho para os 2.

    Joaninha

    ResponderEliminar
  49. Vou chorar. Ao fim de 32 anos descobri que andei toda uma vida a cantar mal a música do gato. Na minha versão de "atirei o PÃO ao gato" era tudo mais amistoso, embora nunca tivesse percebido porque é que o gato ficava assustado com um bocado de pão. Assim faz sentido, coitadinho do bichinho.

    ResponderEliminar
  50. Tinha mesmo saudades deste registo, força Pipoca!! Go!

    ResponderEliminar
  51. Percebo que sejam liberdades "poéticas", mas perde-se a graça. A Bobadela não é um bairro e para ir à civilização (Rossio) não é preciso dar a volta pela Damaia. Vamos até à Gare do Oriente e apanhámos o Metro.

    ResponderEliminar
  52. Existe um livro muito lindo do Chico Buarque, a Chapeuzinho Amarelo sobre uma menina com muitos medos, mas principalmente com medo do lobo. Vale a pena ler aos mais pequenitos quando andam na fase dos medos. Existe um vídeo no youtube:
    https://www.youtube.com/watch?v=7PUkO082QZA
    Mas vale bem a pena arranjar o livro, existem diferentes edições com ilustrações muito bonitas.

    ResponderEliminar
  53. Experimenta a colecção de Orianne Lallemand, os meus sobrinhos adoram este lobo ;)

    ResponderEliminar
  54. Num livro de Luísa Ducla Soares, Os três porquinhos, o lobo mau é super engraçado e no fim até vai comer ao McDonald lol é super engraçado ;)

    ResponderEliminar
  55. No Disney junior dá "a Caracois Dourados e Ursinho", que conta uma versão nova das histórias em que o lobo mau tenta ser bonzinho. A minha filha de 4 anos até ja sonhou com o lobo mau e disse que foi um sonho muito bonito.

    ResponderEliminar
  56. Tão bom voltar a ler os teus textos!! Li isto: "...seja lá por que conjugação de factores seja, ultimamente sinto que a antiga Pipoca está de volta. Voltou a escrever com a acidez e o sarcasmo de há 10 anos, a soltar a franga daquela parvoíce teenager que dá gosto, voltou a ter piada sem ser sempre politicamente correcta, e voltou a dar-me muito gozo em seguir o blogue.
    Pipoca, sê bem vinda de volta, miúda!" É tudo verdade. Assino em baixo! :)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis