Pub SAPO pushdown

Cinemando

segunda-feira, janeiro 30, 2017
A saga "filmes para os Óscares" continua e já aviei mais três: "Silêncio", "La La Land" e "Arrival".

Diz-se que é o filme da vida do Scorsese,  que o fez investigar durante décadas, uma coisa que estava na calha há muito, muito tempo, mas, aparentemente, só é mesmo o filme da vida para o Scorsese, porque a crítica não achou particular graça. E a Academia também não, porque  nomeações para os Óscares só mesmo uma e numa categoria mais técnica (Fotografia). São mais de três horas de "Silêncio", um filme passado no Japão profundo do século XVII em que dois padres portugueses vão em busca de um terceiro que, supostamente, terá renegado Deus (não, não se ouve falar português). Pelo meio, acabam metidos num complexo processo de evangelização, com muitas dúvidas pelo meio sobre a sua própria fé. Não é um daqueles filmezinhos porreiros para ver enquanto se despacha um balde de pipocas num domingo à tarde. É denso, confronta-nos com algumas questões, pede alguma contemplação e paciência. Pessoalmente, achei que era um filme muito bonito, com uma fotografia efectivamente incrível, que tinha tudo para acabar ao melhor estilo Braveheart e que, felizmente, não acaba.


Vi o "La La Land" no sábado e ainda estou muito de coração cheio à conta disso. Ia com as expectativas para lá de rasteiras. Por um lado, por toda a gente dizer que era um filme incrível (e pelas consequentes 14 nomeações para os Óscares, o que achei logo um exagero). Por outro, porque musical, para mim, só existe o "Moulin Rouge" e quando há uma coisa assim tão perfeita por mim fechava-se a categoria e mais ninguém estava autorizado a tentar. Mas este "La La Land" é assim qualquer coisa de muito especial, o que me irritou, porque ia decididamente numa de embirrar e não consegui. Há filmes que se podem dar ao luxo de ser só bonitos e eu acho que é isso que se passa com o "La La Land". Deu-se ao luxo de ser bonito, de ter uma história simples e, milagre dos milagres, de nos fazer sorrir e sonhar. Numa altura em que anda tudo tão descrente, tão cansado, com a cabeça tão cheia de mais e mais notícias horríveis, entrar numa sala de cinema e sorrir durante duas horas é um privilégio imenso. TODA a gente devia ser obrigada a ver este filme, tenho para mim que os índices de stress, violência e raiva diminuiriam drasticamente. Mas depois, e ao mesmo tempo, não é um filme assim tão "la la la". Apesar da aparente leveza, há questões mais profundas que saem dali e acho que é, sobretudo, por causa disso, que ainda não consegui parar de pensar no filme, porque há aqui uma certa angústia que se instalou. Mas é isso que mais gosto, que um filme não me deixe indiferente, que venha comigo para casa, que dê por mim a pensar nele vezes sem conta.  Como é óbvio, espero que arrecada todo os Óscares e mais alguns. Se calhar a nomeação do Ryan Gosling é um bocadinho exagerada, vamos acreditar que o factor "giro comó raio" teve o seu peso. Já a Emma Stone provou ser uma actriz para lá de completa: ela canta (e bem), ela dança (e bem), ela representa (e muito bem), ela é linda de morte, ela dá vontade de trazer para casa e encher de beijinhos infinitos. O Ryan também é isso tudo (até aprendeu a tocar piano) mas, em comparação directa com ela, acho que sai a perder. Depois, há a banda sonora maravilhosa e que ainda não consegui parar de ouvir, está em repeat em casa e no carro. Não sou a maior fã de musicais (e, lá está, depois do "Moulin Rouge" não há mais nada para mim), mas achei que aqui a música estava muito bem doseada, não nos enchem de cantiguinhas despropositadas a cada três minutos, e esse equilíbrio é meio caminho andado para o sucesso. Olhem, não sei que mais vos diga. Gostei tanto, tanto, tanto que esta semana vou outra vez ao cinema para mais duas horas a "lalalandar".


Se não fosse um dos nomeados para o Óscar de melhor filme dificilmente me apanhariam a ver este "Arrival". Ah, e tal, a Terra é invadida por extra-terrestres, e agora vamos ter de tentar perceber o que é que eles cá vieram fazer,  e só vimos isto ainda umas  350 vezes na história do cinema. Aliens não é bem a minha cena, mas claro que isto não é um filme só de aliens, há sempre mais qualquer coisinha envolvida. Infelizmente, não o suficiente para que o filme me tenha ficado na cabeça, cheira-me que daqui a um ano já nem me vou lembrar que o vi. Palminhas para a Amy Adams, que parece apostadíssima em provar-me que é uma actriz do caraças, logo a mim que tinha decidido embirrar com a mulher e está cada vez mais difícil. O "Arrival" conquistou oito nomeações mas tenho para mim que não vai ganhar grande coisa.

33 comentários:

  1. Ótimos relatos Ana☺, obrigada por proceder à triagem...dos nomeados que merecem a pena serem vistos👀

    ResponderEliminar
  2. Pipoca não tem nada a ver com este posta mas é mesmo isto....

    http://antiblogue.blogs.sapo.pt/pipoca-mais-doce-111115, em destaque no sapo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem escrito.. Concordo com tudo o que foi dito!! Parabéns

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que a Ana disse sobre o La La Land. Injecta-nos o coração de sonho, magia e alegria. E depois tem a ousadia de no-lo partir mostrando que a vida não é assim tão cor-de-rosa nem encantada. É lindo de morrer o filme! Pessoas românticas e capazes de sonhar, vejam-no!

    ResponderEliminar
  4. A crítica (essa entidade mítica!) até aprovou o Silêncio. A Academia é que já se sabe, todos os anos fica algum filme de fora, não cabem lá todos. Ainda mais este ano, depois de todo o barulho dos Óscares serem demasiado brancos e tudo e tudo...
    O Arrival não vi, mas pode ser uma surpresa como o Mad Max que limpou uma série de Óscares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo a academia maioritariamente judia, muito explica... Atençao, não tenho qualquer problema com judeus e nem sequer sou daquelas pessoas totalmente contra Israel e israelitas - que, convenhamos, também não são santos, mas ser judeu não é ser israelita - mas há um grande lobby contra o catolicismo, ao ponto de até a paixão de Cristo ter sido considerada anti-semita. Confundem-se conceitos. Se o mel Gibson é anti-semita eu não sei, até pode ser, mas ser católico não é equivalente a ser anti-semita. Mas o que a Bíblia relata é que Jesus foi morto por judeus, e fazer um filme sobre esse relato foi muito mal aceite.

      Eliminar
    2. Ora aí está...Hacksaw Ridge tem várias nomeações, mas depois de tudo o que se tem passado em torno de Mel Gibson, excelente ator mas ainda melhor realizador, não creio que vá ganhar grande coisa. Vi La La Land e Hacksaw Ridge e se ganhar La La Land o prémio de melhor filme não será por mérito mas por simpatia...

      Eliminar
  5. Não me consigo sentir minimamente motivada a ver o Arrival... já vi trailer, analisei nomeações, estou igualmente em registo "todos os nomeados até aos Oscares" e no entanto estou permanentemente a deixar esse para segundo plano por não me cativar, de todo...

    Vou acabar por ver, mas tenho para mim que no final vou simplesmente dizer "eh está visto!"

    ResponderEliminar
  6. Concordo praticamente com tudo na crítica ao La La Land, vi na estreia e acho que o teria revisto todos os dias, se fosse possível. Só não concordo que a nomeação de Ryan Gosling seja exagerada. Para além de ele ser assim tudo o que há de maravilhoso no mundo, o esforço e a dedicação a este filme são sobre-humanos. O facto de ter aprendido a tocar piano mostra uma entrega imensa. Acho que o papel da Emma Stone também a deixa sair privilegiada, com mais oportunidades dramáticas e fortes. Mas, ainda assim, acho que ele mereceu imenso a nomeação, tem uma performance incrível, mostra o actor brilhante que é e faz deste Sebastian um artista torturado e, ainda assim, romântico e persistente que qualquer outro actor não teria tido a "estaleca" de fazer.

    http://blogdainessilva.blogspot.pt/2017/01/movie-review-2-la-la-land.html

    ResponderEliminar
  7. Vi os 3. Curiosamente o que gostei menos foi la la land. Na minha opinião o arrival e o melhor! Acho uma injustiça que a Amy Adams não tenha sido nomeada visto que ela carrega o filme.

    ResponderEliminar
  8. Ando um bocadinho afastada do cinema, por isso limito-me a dizer que concordo a 1000% com o facto de, depois de "Moulin Rouge", nada! :D

    ResponderEliminar
  9. Destes ainda só vi o "La la Land" e adorei, é mesmo daqueles filmes de nos deixar de alma cheia. A Emma é qualquer coisa de extraordinário em tudo e a nomeação para melhor atriz é mais que merecida.
    O Ryan é o gajo que me fazia perder a cabeça e tudo o resto, mas ainda lhe falta qualquer coisa para ser um grande ator.


    ResponderEliminar
  10. Uma pequena correccao: O Ryan nao aprendeu a tocar piano para este filme, ele tem uma banda (Dead Man's Land) ha anos, para alem de compor, cantar tambem toca piano :) (e continua lindo de morrer!) https://youtu.be/IRFeUc2KnBY

    ResponderEliminar
  11. Fui ver o La la land no sábado e no domingo fui ver o Silêncio.
    Posso dizer que o Silêncio é maravilhoso um filme intenso, dramático,actores excelente...podia ter mais 3 horas de filme que seria uma encantamento ver,Adorei!!!
    O La la land, parece um musical do La Féria, sinceramente tantas nomeações???Parece aqueles trabalhos na escola, em que existe uma criança filha não sei de quem, que faz um trabalho horrível mas como é filha não sei de quem leva o prémio de melhor trabalho.

    ResponderEliminar
  12. Ainda não vi o lalaland (admito que não sou grande fã de musicais) mas como amei o Moulin Rouge (um dos filmes da minha vida talvez) acho que vou gostar muito. Talvez nos encontremos no cinema esta semana ;)

    ResponderEliminar
  13. Preciso mesmo de ir ver o La La Land para ontem!
    Vi o Arrival, porque ao contrário de ti, tudo o que tem extra terrestres vou sempre ver, mas não achei assim nada de fantástico, excepto a Amy Adams que é sempre espectacular!

    ResponderEliminar
  14. La La Land é mágico e os haters que falem à vontade
    Vi também Elle, mas o que mais me desanimou foi "Nocturnal Animals" acho que tem um bom argumento, mas não achei as interpretações nada demais, já vi a Adams e o Gyllenhaal bem melhores e a revelação do Aaron Taylor-Johnson, não me convenceu, fiquei com pena pois falavam tão bem dele, mas a mim não me aqueceu o coração!
    Hoje vai "Fences" aposto as fichas todas para a rainha Viola Davis e Denzel "motherfucker" Washington

    ResponderEliminar
  15. Tenho exactamente o mesmo sentimento quanto a musicais - não sou fã e o único que vi, repeti e continuo a gostar é apenas "Moulin Rouge"! "La la land" não estava, de todo, na minha lista mas vou ter de a repensar :)

    ResponderEliminar
  16. Dos três, só não vi o La, La Land ainda.
    Sobre 'O Silêncio', tenho pena que não arrecade estatuetas mas já se sabe que isso pode não ser sinónimo de qualidade/ génio, já que há muitos interesses por trás. Eu adorei o filme que, sendo aparentemente uma adaptação do livro homónimo, tem mais que isso (uns por interpretação do realizador, outros porque são formatos/ canais obviamente diferentes): os sons, os planos, as imagens, as pausas, os monólogos... Lindo e mais profundo do que parece...

    O 'Arrival' é espectacular para ser acerca de mais uma invasão de ET - e eu não aprecio especialmente filmes do género. A ética, as decisões difíceis, a capacidade de nos ultrapassarmos e de ultrapassarmos a barreira da comunicação, etc.

    ResponderEliminar
  17. subscrevo o que disseste sobre 'arrival'... noooossaaa.

    ResponderEliminar
  18. O Moulin Rouge é um grande filme, belissimo. Mas tê-lo apenas e só como musical de uma vida? E a era de ouro dos musicais? É extremamente redutor, leva a pensar que esta pipoca só gosta mesmo de cinema popcorn.

    ResponderEliminar
  19. Pipoquinha faz um post com sapatilhas di género das Josefinas mas mais baratas. Please

    ResponderEliminar
  20. Pipoca, os SAG Awards exigem relatório, please..... :-)

    ResponderEliminar
  21. eu adoro musicais antigos e o La La Land parece que foi mesmo feito para mim, adorei, espero que ganhe tudo!

    ResponderEliminar
  22. Hidden figures!! Muito bom filme!! Musicais nao aguento. Silence, gostei, embora demasiado longo!

    ResponderEliminar
  23. cara pipoca

    SFF desculpe chatear, mas cadê report aos looks dos SAGS? aquilo exige o seu olhar acutilante ;)


    keep up the good work!

    ResponderEliminar
  24. Os últimos 10 minutos do La La Land são de dar um aperto no peito daqueles bem fortes. Que angustia, e que filme!

    ResponderEliminar
  25. La la land, conto vê-lo brevemente

    ResponderEliminar
  26. Fui ver o La la land este fim de semana e ia com as expectativas muito baixas. Não tinha achado o trailer nada de especial e também não sou grande fã de musicais. Mas acabei por adorar. Nem consigo explicar bem porquê, acho que é mesmo por ser um filme tão alegre, tão fofinho, tão esperançoso. E depois chega ao fim e levamos com a realidade, confesso que até me veio uma lagrimita ao olho :(

    ResponderEliminar
  27. Acabei de ler os teus últimos post Adoro...adoro...adoro a tua escrita!!!PARABENS

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis