Pub SAPO pushdown

Seis mulheres inspiradoras e incríveis

sexta-feira, outubro 07, 2016

Ao longo dos últimos meses eu e as meninas do The Woffice andámos à procura de mulheres inspiradoras. Juntámos as nossas ideias às muitas que nos foram sugeridas e chegámos a seis nomes. Seis mulheres incríveis, capazes de motivar quem está à sua volta, e que são apenas uma amostra das muitas mulheres fantásticas que temos a sorte de ter no país. Para chegarmos a estes seis nomes, tivemos de abdicar de vários outros igualmente inspiradores, mas tenho a certeza de que os nossos caminhos se voltarão a cruzar. É assim, com muito orgulho, que vos apresento
a Filipa Elvas, a Raquel Brinca, a Mónica Alves Pereira, a Filipa Neto, a Lara Vidreiro e a Sandra Vicente.

O desafio de as encontrar partiu da Activia, que nos propôs que descobríssemos mulheres inspiradoras mas, ao mesmo tempo, mulheres normais, mulheres como todas nós, que têm vidas activas, que se desdobram em tarefas, que são muitas coisas ao mesmo tempo. Todas elas têm histórias muito diferentes, mas quase todas têm em comum o facto de ter havido uma mudança, de vida ou de atitude. E eu, que já as ouvi contar o seu percurso variadíssimas vezes, fico sempre maravilhada quando as ouço relatar como deram a volta, como se reinventaram, como se realizam, como fazem com que tanta gente se sinta igualmente motivada a mudar.

Nas últimas semanas acompanhámos muito, de perto estas seis meninas. Entrevistámo-las, a Inês fotografou-as, fizemos vídeos, tudo para as podermos apresentar e para vos podermos mostrar um bocadinho das suas vidas. Eu tive o privilégio de passar mais tempo com a Filipa Elvas,  que eu não conhecia e que  é absolutamente incrível. A Filipa tem 40 anos, é hospedeira de TAP e passa grande parte do seu tempo a voar. Mas, quando está em terra, a Filipa está quase sempre a correr. Começou assim, do nada. Num dia estava a fazer uma corrida de oito quilómetros, um mês depois estava a fazer a sua primeira maratona. Depois dessa seguiram-se mais 14, incluindo algumas das mais difíceis do mundo. Como a Maratona do Círculo Polar Ártico (onde correu com temperaturas negativas), ou a Maratona da Muralha da China, onde foi a primeira mulher a cortar a meta, depois de 7h50 e de vinte mil degraus.

O desprendimento com que a Filipa fala dos seus feitos é impressionante. Parece que foi só ali tomar um café. É de uma simplicidade que dá vontade de a adoptar e de a levar para casa.  Diz-se que isto das corridas é muito mais cabeça do que pernas, e a  Filipa faz-me acreditar que é verdade. Porque é super focada, determinada, com uma energia muito especial. Tem uma aura qualquer a envolvê-la que a torna muito única. Lembro-me que no dia em que a filmámos toda a equipa (e éramos quase 20) ficou completamente embalada a ouvi-la, porque a Filipa tem, de facto, esse dom. E eu - sem qualquer desprimor para as outras cinco meninas envolvidas neste projecto - fiquei muito fã da Filipa e da sua maneira de ser. É genuinamente querida, preocupada, afectuosa. Enfim, faltam-me (bons) adjectivos para a caracterizar, por isso deixo o vídeo da Filipa para que possam perceber melhor do que falo:



Uma verdadeira inspiração, certo? As nossas mulheres foram dadas a conhecer segunda-feira, no Darwin, num evento apresentado pela Júlia Pinheiro e que serviu também para revelar a nova campanha da Activia, que tem por base o mote  "viver #insync". Porque é isso que todas estas mulheres fazem, vivem em sintonia consigo mesmas.


Este foi um dos projectos mais giros em que tive a oportunidade de estar envolvida. Obrigada à Activia por se ter lembrado das quatro mulheres do The Woffice para desencantar estas seis mulheres tão incríveis. Passem nos blogs da Sónia e da Bárbara para conhecerem melhor cada uma delas.

Fotos: Pau Storch

7 comentários:

  1. a pipoca esta na rtp3 "janela indiscreta"

    ResponderEliminar
  2. Pipoca, por favor por favor por favor, faça uma publicação sobre vestidos para o Baile de Gala!

    Acha que é possível ir a um Baile de Gala com um vestido curto e barato?

    Obrigadaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá, vá, que vai ver o que lhe acontece 😊

      Eliminar
  3. É mais disto que o mundo precisa: inspiração! Parabéns a todas as mulheres envolvidas num projeto tão bom! :)

    ResponderEliminar
  4. Já agora Pipoca, um dia devia fazer uma publicação de dicas para pessoas que querem começar a correr. Dicas de bom material (ténis, roupa, etc), dicas sobre o que comer antes duma maratona, etc

    ResponderEliminar
  5. resposta ao anónimo das 15:36

    A informação dada é muito curta para uma resposta mais ou menos precisa, é necessário saber, idade, se pratica ou praticou desposto, etc, provavelmente deve estar na faixa dos 25/40 anos, ou seja na minha faixa etária que comecei a correr, para começar uns ténis com boa aderência ao pé, leves, o máximo conforto, roupa leve , tem várias marcas desportivas que a podem ajudar sem ser necessário gastar muito dinheiro. Com o equipamento no pêlo e para começar, ter um bom trajeto, se possivel plano, bom piso, sem carros, etc (caso seja possivel , claro) e delimitar um plano de treino que está ao alcançe de todos: 1ª semana 20 minutos corrida leve e 20 minutos a andar simplesmente, 2ª semana 25 minutos corrida leve e 25 minutos a marchar, 3ª. semana 30 minutos coorida, 30 minutos a andar, 4ª. semana 35 minutos a correr e 35 minutos a andar, claro quem começa sugiro 3 vezes por semana e à disponibilidade de cada um , claro as seguintes semanas, o processo é o mesmo, mas com mais andamento, quando estiverem na última fase dos 35 minutos bem rasgadinhos, aumentar para 45 minutos em fase de corrida moderada e pôr de lado a marcha, não esquecer por favor, amtes de começar a correr, fazer um pré-aquecimento, com alongamentos o mesmo deverá sempre acontecer no fim para evitar lesões, começei aos 30 anos e já conclui mais de 30 maratonas (42,195 metros) e mais de 200 meias maratonas, só faz bem e recomendo, abraços, carlos pinheiro

    ResponderEliminar
  6. Fiquei muito curiosa e li/vi este post sobre a Filipa. Mas não percebi, de resto, quem é quem. As Woffice? As seis? Algumas legendas nas fotografias podiam contornar isso... E cadê os links para as demais cinco mulheres?...obrigada. bela iniciativa!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis