Pub SAPO pushdown

O taxista é o melhor amigo da UBER

terça-feira, outubro 11, 2016


Ontem foi dia de manifestação dos taxistas e eu estava preparada para o apocalipse. Quando ouvi falar de seis mil táxis em marcha lenta pela cidade achei que estava o caos montado, que ia ser impossível chegar onde quer que fosse. Enganei-me, estava espectacular, melhor do que em Agosto. Lisboa quase sem trânsito, zero filas, zero confusões, metro tranquilo, uma maravilha. O facto de os taxistas terem empancado no aeroporto e de muita gente ter decidido não trazer o carro para o centro fez com que se circulasse lindamente. O que me fez concluir que o problema de Lisboa estar um caos - para além da multiplicidade de obras por todo o lado - é precisamente o excesso de táxis e de carros particulares. Se calhar começávamos a limitá-los, digo eu. 

De resto, a manifestação foi exactamente aquilo que se previa:
uma óptima forma de promoção para a UBER e para as outras plataformas de transporte. A sério, há muito tempo que não se via uma acção de marketing de guerrilha tão eficaz, palmas para a ANTRAL e para os muitos e muitos taxistas que se prestaram a figuras absolutamente lamentáveis. Muitos deles já iam prontos para a porrada e para o que desse e viesse, estavam mortinhos para poderem aviar uns sopapos em alguém. Na polícia, nos motoristas da UBER, noutros taxistas, em quem lhes aparecesse à frente. E, claro, o facto de serem incitados a isso pelos seus dirigentes, que acham perfeitamente normal que se recorra a violência gratuita, também não ajudou à festa. Foi uma tristeza ver taxistas a vandalizar um UBER, a fazer frente à polícia (para depois se armarem em mártires em frente às câmaras quando a polícia decide carregar), ou a dizerem coisas tão bonitas como "as leis são como as meninas virgens, existem para serem violadas". Classe, muita classe.

Mas esta gente ainda não percebeu que a cada manifestação a UBER conquista mais adeptos? É que nem precisam de fazer nada, só precisam que os taxistas saiam à rua e façam aquilo que, aparentemente, sabem fazer tão bem: serem agressivos, irracionais, desrespeitosos. E a UBER sentadinha, de perna cruzada, a assistir a isto tudo e a ver a sua aplicação a encabeçar o top das mais descarregadas, como aconteceu ontem. Há bons taxistas? Não tenho dúvida nenhuma. Há gente séria, profissional, responsável, educada, já tive a sorte de ser conduzida por alguns assim. Infelizmente, o tempo de antena é dado a trogloditas que me fazem perder a pouca vontade que ainda pudesse ter de me enfiar num táxi (e que era próxima de zero). Porque pensar que posso entrar no carro de um homem que acha normal dizer que as virgens devem ser violadas, ou de outro que acha prática aceitável atirar uma pedra ao vidro de um motorista da UBER - alguém que TAMBÉM está a trabalhar  - é logo meio caminho andando para nunca mais na vida querer pôr o rabo num táxi.

A cada manifestação o que fica é isto: a ideia de que os taxistas são um bando de gente pouco abonada a nível de cérebro, gente pouco estruturada, violenta. boçal. Paga o justo pelo pecador e todos os taxistas acabam enfiados no mesmo saco, incluindo os bons profissionais. O direito à manifestação, que ninguém lhes pode tirar, e os motivos que os levam fazê-la acabam diluídos. Chega-se ao fim do dia e ninguém percebe o que é que reivindicam e se o que estão a pedir é justo, porque a razão já foi perdida há muito e porque a opinião pública já lhes virou as costas, rotulando-os de forma muito pouco abonatória. 

Pela parte que me toca, continuo a dizer o mesmo: acho que taxistas e plataformas devem ter os mesmos direitos e deveres, certíssimo, mas os taxistas devem preocupar-se em melhorar o seu serviço. Mantenham os carros limpos e em condições, não fumem dentro das viaturas, respeitem os clientes, não façam uma tromba gigantesca quando lhes é pedido um trajecto curto ou quando não se tem dinheiro trocado, não passem o trajecto a mandar outros motoristas para a con# da mãe. Mudem essas mentalidades que, na maioria, ficaram paradas em 1980.  E perguntem-se porque é que as pessoas preferem o UBER ou a Cabify, façam esse pequeno exercício. É que mesmo que eles venham a ter mais encargos e que, consequentemente, os preços aumentem, tenho a certeza de que os clientes continuarão a preferir qualquer um deles aos táxis. Porque, simplesmente, o serviço é 100 vezes melhor. Porque os motoristas são simpáticos, cordiais, preocupados com o cliente. Porque os carros estão limpos e cheiram bem. Porque alguns nos oferecem garrafas de água. Porque nos perguntam se a música e o ar condicionado estão do nosso agrado. Porque há quem nos abra a porta. Porque não precisamos de nos preocupar em ir levantar dinheiro ou em ter notas pequenas. Porque nos apanham mesmo à porta, não é preciso ir para a rua esperar que passem. Porque se se enganarem no trajecto e derem uma volta maior podemos reclamar e devolvem o dinheiro em menos de nada. Porque já aconteceu o meu homem deixar o iPhone num carro e virem a nossa casa devolvê-lo. E porque - sim, também por isso - é mais barato (para já). Fui ver o meu historial de UBER (sim, senhores taxistas, dá para fazer isso) e já viajei mais de 100 vezes com eles (cá e no estrangeiro). Até ver, nenhuma razão de queixa, nada digno de registo. O que, como compreendem, é óptimo sinal.

Posto isto, reclamem tudo o que têm a reclamar, é um direito que vos assiste, mas repensem a forma como o fazem. É que de cada vez que um taxista abre a boca em frente a uma câmara, a UBER ganha dez novos clientes. E preocupem-se em olhar mais para dentro, nivelem por cima. Não queiram que sejam todos medíocres. Queiram vocês ser melhores. 

185 comentários:

  1. Nem mais!!!Está tudo dito

    ResponderEliminar
  2. Não mudaria uma única palavra. 100% de acordo.

    ResponderEliminar
  3. Pipoca, parabéns pelo seu texto elucidativo!
    Acho que é a opinião de quase toda a gente, neste momento!
    Tenho mesmo pena é dos taxistas que são bons profissionais (que os há!) e acabam todos no mesmo saco!
    Cláudia F.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo Pipoca. Excepto numa coisa: quanto a tirar os carros do centro de Lisboa. Isto porquê? Enquanto for mais rápido vir de carro para o centro da cidade do que de transportes públicos, não vamos ter este problema resolvido. Moro no Parque das Nações, uma zona muito bonita e afins, mas que ao nível de transportes públicos vale Zero! O Metro está situado na zona menos populosa do bairro (que é enorme, diga-se). Posto isto, enquanto me for mais rápido chegar ao centro da cidade de carro do que de autocarro e metro, infelizmente é o que continuarei a fazer. Quanto ao dia de ontem, apenas uma coisa a acrescentar: na minha opinião, foi deplorável a actuação da polícia. Poderá até dizer-se que a polícia tentou dar uma de pacífica e evitar grandes confrontos, mas, a partir do momento em que temos praí uma dezena de cidadãos a vandalizar um automóvel com um condutor lá dentro, outros a insultarem polícias aplidando-os de vários nomes pouco simpáticos, e outros ainda a tentar forçar o cordão policial, pergunto-me: como é que só houve 3 detenções? É bom que o Ministério Público abra inquéritos contra esta gente, porque estes actos não deveriam passar impunes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para as pessoas verem ao ponto que isto chegou! A própria polícia deve pensar 100 vezes antes de agir, já que é recorrente serem sancionados e até mortos por muito pouco. As leis que temos irão levar-nos ao ponto de a GNR/PSP deixar de comparecer quando for reportado um assalto, manifestação, etc. Não podem agir, não podem bater, não podem disparar porque se matam alguém que vai a fugir ou o fazem em legítima defesa são uns monstros e quem se fica a rir são os infractores!

      Ana

      Eliminar
    2. Concordo completamente com o seu 2º ponto. Parece que os taxistas ganharam um estatuto de poderem fazer tudo o que quiserem e saírem impunes.

      Eliminar
    3. Se levar o carro particular para o centro da cidade é de facto mais rápido lá chegar, mas se milhares fazem o mesmo deixa de ser mais rápido, aumenta o trânsito e é muito mais caótico.

      Eliminar
    4. Também moro no Parque das Nações, mas não concordo que vir de carro para o centro seja mais rápido. O motivo é simples, o BUS tem faixa própria e tem prioridade ao sair das paragens. Quando venho de carro demoro muito mais tempo a chegar, principalmente na zona da praça do comércio.

      Eliminar
    5. Caras anónimas das 15:47 e 16:26. Compreendo o que referem. Acreditem que sempre andei de transportes públicos e continuaria a fazê-lo se, efectivamente, fosse mais rápido chegar ao trabalho de manhã e voltar para casa à noite. Tenho um colega que vive na mesma zona do que eu e vem trabalhar de transportes. Ao fim do dia chega a estar 20 e 30 minutos à espera de autocarro na Gare do Oriente para chegar até casa, num percurso que, de autocarro, demora cerca de uns 7/8 minutos (dependendo da hora até pode demorar menos). Esses 30 minutos são o quanto me basta para chegar a casa. E quando ele apanha o autocarro, já teve de fazer duas linhas de metro, ou seja, demora o dobro do tempo que eu demoro. Acreditem que, para mim, andar de carro não é por capricho. Aliás, tempos houve em que o meu carro ficava parado a semana inteira pois só utilizava o autocarro para ir trabalhar. Até me aperceber que demorava mais tempo à espera do transporte do que no percurso até chegar a casa. Por mais boa vontade que se tenha, chega a um ponto em que a pessoa esgotou a paciência. Quanto ao comentário das 14:56, concordo em absoluto consigo. Acho que os papéis se inverteram, e isso é muito mau para a nossa sociedade. Bem hajam.

      Eliminar
  5. Mais nada a acrescentar... exactamente o que eu penso e escreveria sobre o assunto. falso, ainda acrescento: vigaristas estes senhores dos táxis, já que comigo uma certa vez, me ficaram com € 20 (velho truque de ir ao carro buscar o troco e pisgar-se sem dar tempo de sequer de anotar matricula). Cambada de vigaristas e mentecaptos.

    ResponderEliminar
  6. Nem mais, mas para muitos daqueles que estavam na rotunda do relógio toda a lógica do seu post seria completamente difícil de entender, não faria sentido.
    Se realmente acreditam que aquele tipo de manifestação pode lhes ser favorável já demonstram uma falta de racionalidade que só nascendo de novo... nessa vida já não chegam lá!

    ResponderEliminar
  7. Lisboa quase sem trânsito? Zero filas? Zero confusão? Oi? Devo ter ido para uma Lisboa diferente :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que mais de metade da cidade está esburacada com as obras, a Pipoca tem razão, ontem Lisboa estava vazia.

      Eliminar
  8. Concordo com tudo! Em relação a direitos e deveres...tenho algumas reticências. Os taxistas queixam-se que têm de pagar mais impostos e licenças, mas esquecem-se que com isso usufruem de vias exclusivas para eles e praças de táxis que os condutores da UBER não têm acesso. Por isso, se eles querem que os outros paguem os mesmos impostos, também têm de abrir mão de tais direitos!

    ResponderEliminar
  9. E é isso. Eu não diria melhor!

    ResponderEliminar
  10. É mesmo isto Pipoca! E até podem argumentar que a "Uber não paga impostos em Portugal ou whatever", mas a verdade é que eles passam factura enquanto que a última vez que eu pedi uma factura a um taxista fui ameaçada. E depois ainda vêm com o argumento de que os taxistas têm formação. O que se viu na televisão ontem foi atitudes de quem não tem educação absolutamente nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da última vez que tentei pedir fatura a um taxista, há 2 meses atrás, ele expulsou-me do carro (sem fatura e sem troco). Estava sozinha, tive medo, saí. Jurei ali mesmo que nunca mais voltava a andar de taxi.

      Eliminar
    2. Não se pode generalizar. Há de tudo, desde os que ainda antes de se pedir a fatura são eles que pedem os daos para a passar (sim, sim, já me aconteceu) até âqueles de quem se deve fazer queixa registada nas associações profissionais ou na polícia.

      Eliminar
    3. A questão é: vou pagar mais para descobrir se vou ser bem ou mal tratada? Na uber sei que me passam fatura sem birras, o serviço é melhor, sei de antemão o que vai custar a viagem (sem vigarices de parquímetro) e ainda por cima é mais barato! Porque raio continuaria a andar de taxi, na incerteza de apanhar um bom ou mau profissional?

      Eliminar
    4. A questão é: vou pagar mais para descobrir se vou ser bem ou mal tratada? Na uber sei que me passam fatura sem birras, o serviço é melhor, sei de antemão o que vai custar a viagem (sem vigarices de parquímetro) e ainda por cima é mais barato! Porque raio continuaria a andar de taxi, na incerteza de apanhar um bom ou mau profissional?

      Eliminar
  11. Estava a escrever um comentário mas o telemóvel teve um piripaque a meio e como não sei se foi submetido, aqui vai outra vez... "perfeito! Pipoca a presidente!!! Já andei muito de táxi e cada vez mais descontente. A última gota de água, foi eu, grávida de 8 meses, gigante, a sair de uma consulta de hospital e na praca de táxis a ir apanhar um, oiço" fiu, fiu, até eu te fazia o parto " seguido de um grunho, uma cuspidela no chão e um olhar do mais nojento que há. Claro que voltei para dentro do hospital e descarreguei a aplicação da uber! Táxis, nunca mais, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ter feito queixa - o que houve foi assédio e isso é crime. Nojentos há em todas as profissões.

      Eliminar
    2. assédio? como? importa-se de repetir? oh senhora, deixe-se disso e veja menos televisão!

      Eliminar
    3. É melhor conhecer as leis do seu país. E não desculpar as agressões verbais e as piadas foleiras. Não se sente incomodada pelo facto de um homem achar que tem o direito de dizer o que lhe apetecer a uma mulher?

      Eliminar
  12. Nao poderia concordar mais com o texto.
    Sou uma das que utiliza muito pouco o serviço dos táxis, mas também já descarreguei a aplicação.
    Na próxima vez que necessitar, vou experimentar a Uber.

    ResponderEliminar
  13. As tuas últimas duas frases resumem tudo o que acho sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  14. Eles esquecem-se que perdem toda a razão....

    ResponderEliminar
  15. Sobre a falta de educação de alguns taxistas, a minha filha ao entrar num taxi em Lisboa, pediu ao motorista se era possível levá-la ao Zoo, e ele gozou com ela por ela ter dito se é possível, e ela que não tem papas na língua perguntou-lhe como é que ele queria que ela pedisse, e ele com um ar bruto disse: " Não é assim que se pede, diz-se "Leve-me a tal sítio" e pronto. Ela ainda lhe disse se ele estava mal disposto que iria noutro táxi, mas ele disse que o colega não ficaria satisfeito com isso.

    ResponderEliminar
  16. O meu pai é taxista e nunca gostou da ideia da filha andar de táxi especialmente à noite!agora passado estes anos todos finalmente compreendo a preocupação do meu pai! Basta ver as imagens de ontem já para não falar nas entrevistas. ...
    O meu pai é taxista e está pela uber! Vamos ver se não passa mesmo para a uber! Beijinhos grandes adorei o texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo pai sensato que tem!

      Eliminar
    2. Uma vez andei com um taxista muito simpático que contou que se as pessoas soubessem quem conduz 90% dos taxis portugueses, nunca mais metia os pés dentro de um táxi. Desde taxistas completamente drogados, a ex-presidiários com armas dentro do carro, coisas assustadoras. Na altura eu estava sozinha e ele alertou me para não andar sozinha de táxi à noite.

      Eliminar
    3. E parabéns por também ser sensata! A maioria dos comentários que tenho lido (de familiares de taxistas) são de lavar os olhos com lixivia. :p

      Eliminar
    4. O meu pai também é taxista e ontem nem foi trabalhar "para não andar no meio dos animais". Sim, ele chamou mesmo animais. Eu acho que nem isso devem ser, de tão... nojentos (?) que são. É uma ofensa para os animais.
      O que eu sei é que levaram todos por tabela. Sejam eles profissionais ou não. Aqueles que ontem estavam na rotunda pertencem mesmo àquele povo português rasca, rude... daquele que tem uma pala nos olhos e só vê o que tem no umbigo.
      Mas Lisboa sossegada é mesmo devido à falta de carros... :p se tivessemos uma rede de transportes melhor, não precisavamos nem de taxistas, nem de Uber, nem de Cabify... apenas metro e autocarros! Ora bem...! Melhorem essa parte dos transportes, eu para ir do Campo Grande a Carnide tenho de ir a meio de Lisboa (via metro)!!!!!

      Eliminar
    5. "Desde taxistas completamente drogados, a ex-presidiários com armas dentro do carro, coisas assustadoras."

      E assim se cria mais um mito urbano...mas será que as pessoas já não conseguem pensar com recurso apenas à sua linda cabecinha?

      Eliminar
  17. Concordo em tudo. Hoje comentei com um taxista a barbaridade que foi dita sobre as meninas virgens e leis e a reacção dele foi rir feito parvo. É inadmissível. Adorei o texto Pipoca 👏💚 bjs Rute

    ResponderEliminar
  18. Os taxista também levam bebidas, talvez para oferecer a clientes, como eu vi um há uma semana, parado, àporta do Pingo Doce de Telheiras a beber uma mini, acabada de tirar da caixa no porta bagagens! Quem disse que não têm bebidas para os clientes?!

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pelo texto. Cem por cento de acordo! Já me desloquei muito de táxi em Lisboa e raramente apanhei um taxista profissional e simpático ( excepção feita a alguns motoristas brasileiros, sempre muito educados e simpáticos), o resto, só me apetecia dar-lhe com a mala dos livros em cima! Já viajei na Uber, fiz a minha estreia no Cairo este ano, e só tenho a dizer bem. Serviço cinco estrelas! Ao regressar a Portugal, tivemos logo uma boa recepção no aeroporto. Um taxista que assim que percebeu que o trajecto era curto, começou a vociferar e aplicou a taxa de aeroporto, mais a bagagem, mais não sei o quê! Sabem o que levou? O que marcava o taxímetro!

    ResponderEliminar
  20. Ola pipoca.
    Antes demais,as atitudes tristes que ontem ocorreram foram apenas de 20 ou 30 manifestantes e nao de uma classe de taxista. E mto importante ver que em todas as manifestacoes existe gente mal formada e isto acaba por aconter,ou se ja esqueceu o que se passou com a ultima manifestacao da policia. Em 2 lugar o sr que proferiu tais palavras horrendas "as leis ....virgens" alem de taxista ele era BENFIQUISTA e secalhar lisboeta. Para mim o homem nao deixa de ser uma pessoa sem discernimento,seja ele o que for,mas aqui mais uma x chamou se uma classe toda. Importa salientar que o que o taxi quer e uma co correncia leal para que possa competir no mercado. Ora,quando nao ha uma concorrencia leal como e isso possivel??! Cabe ao governo legislar JA sobre essa materia para depois o cliente poder escolher. Nao me parece a mim correcto os taxistas terem de pagar mais que 1 formacao e um uber nao,nao me parece correcto que um taxi tenha que ter um horario de trabalho e so ppder trabalhar 40 horas semanais e um uber nao ter horario,um taxi tem que pagar seguranca social trabalhe ele 3 horas por dia ou oh e um uber nao tem essa obrigatoriedade,um taxi paga a volta de 800euros de seguro automovel mais 1 seguro de acidentes de trabalho a volta de 200 euros e um uber nao,um taxi paga pec o uber nao,o taxi paga afericao de taximetros..... e por ai adiante. Igualdade e o que e pedido,mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso as atitudes foram pelo menos para aí de uns 80 a 100 (basta ver videos). Eles estavam a manifestar-se pelos seus direitos, mas resolveram atacar outros. Faz sentido? Não.
      Depois o nojento que falou das virgens, não estava ali a representar Lisboa ou o benfica, estava a representar a sua profissão. Eu não tenho medo de encontrar aquela besta na rua ou no estádio, no entanto tenho medo de entrar num carro com aquela coisa.
      O táxi não quer uma concorrência leal, basta ver o que foi dito em vídeos e o que foi dito ontem no programa prós e contras pelo presidente da ANTRAL. Como é considerado um serviço público (apesar de ser privado), os táxis não querem concorrência ponto, porque não acham que é possível haver concorrência.
      E essa de trabalharem 40 horas semanais é engraçado, quase sempre que entro num táxi dizem-se que estão a fazer um turno há 13 horas - parece-me super seguro um gajo conduzir 13 horas seguidas.
      Relativamente à igualdade de deveres, não tenho nada a dizer pois concordo. Mas se for ver o que foi dito pela classe taxista, não é por isso que eles lutam. Eles lutam para a extinção da uber / cabify em Portugal.
      Já agora, senhor presidente da ANTRAL, é normal o mercado reger-se pelo que o cidadão quer. Não é o mesmo que os cidadãos queiram deixar de pagar impostos - acho que este foi o meu argumento favorito. Só inteligência, só classe do presidente de um serviço que não percebe que as necessidades do consumidor são as mais importantes.

      Eliminar
    2. Também no Prós e Contras se falou desta tal igualdade que os taxistas revindicam, e, muito bem, se falou então de igualdade...
      Igualdade na isenção de pagamento de IA quando se adquire a viatura.
      Igualdade na utilização das faixas BUS.
      Ah espera... Desta igualdade os taxistas não se lembraram!
      A melhor comparação que encontrei para o sentido desta manisfestação foi uma reunião de Sras. Bibliotecárias contra o Google.

      Eliminar
    3. A melhor de todas foi manif de profissionais do sexo contra o Tinder

      Eliminar
    4. não sei se leu bem o texto mas a pipoca farta-se de referir que infelizmente paga o justo pelo pecador. "a ideia de que os taxistas são um bando de gente pouco abonada a nível de cérebro, gente pouco estruturada, violenta. boçal. Paga o justo pelo pecador e todos os taxistas acabam enfiados no mesmo saco, incluindo os bons profissionais." Por mais que alguns deles sejam bons, a ideia que fica na generalidade não é em nada positiva.

      Eliminar
  21. O que eu sei é que ontem depois de ver as notícias descarreguei a app da Uber, quando precisar vou experimentar. Publicidade gratuita.

    ResponderEliminar
  22. Ana, ontem tive a (in)feliz ideia de colocar no facebook um post a dizer que a melhor publicidade da Uber/Cabify são os próprios taxistas, acabando em forma de graça com hastag "aceitem que doí menos". Pois que me caiu o Carmo e a trindade em cima, que os senhores estão cheios de razão e que não têm que aceitar nada. Não sou utilizadora frequente desse tipo de transporte, até diria que conto pelos dedos as vezes que andei de taxi, mas depois destas bacuradas e falta de civismo se tiver necessidade de um serviço destes nem pensarei duas vezes por qual serviço optar, uber ou cabify certamente. A mim quer-me parecer que a maioria dos taxistas nem quer que a concorrência tenha os mesmos direitos, apenas quer que desapareça, estão a ver que estão a perder terreno para um serviço que, sem conhecimento de causa, me parece mais confortável, mais civilizado e mais sério. Os passos legais devem ser iguais para todos sim, mas estes senhores que mexam o rabino e que acompanhem a evolução que é o que eles não querem fazer. Isto seria o mesmo que as tascas não quererem que abram restaurantes gourmet, as padarias não querem salões de chá por perto, etc, etc. Senhores taxistas aceitem que doí menos sim, aceitem que têm que melhorar a vossa forma de atuar, aceitem que lá se vai o tempo que não havia alternativas ao vosso serviço, aceitem que os clientes escolhem o serviço que querem é assim a lei do mercado se eu pago por um serviço eu é que escolho de que serviço vou usufruir de acordo com aquilo que pretendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aguardo ansiosamente que nos esclareça o que são "bacuradas"...

      Eliminar
  23. Independente de quem defenda a uber ou o taxi parece me mto mto triste chamar a classe do taxi pessoas nojetas,arruaceiros,porcos,sujos,piores que animais,entre outras coisas. Essas coisas nao se dizem. Ha gente boa e gente honesta que quer trabalhar. Ha mta gente idosa a trabalhar no taxi para ajudar nas despesas do medico ou ajudar os filhos que perderam o emprego com a crise economica. O que vai acabar por acontecer e que os taxistas mais novos saem do taxi e vao para a uber uma vez que qualquer pessoa pode yrabalhar na uber,basta ter um carro preto e cinza e nal ter qualquer formacao enquanto motorista. O pior sao os mais antigos do sector,esses nem um smartphone sabem o que e.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, há muito boa gente que quer trabalhar como uma senhora que conduzia um carro uber no Porto, e que foi encharcada por merda (literalmente) atirada por um taxista. E agora? Como reagir a isto?
      Se os mais antigos não sabem o que um smartphone é, aprendam. Ou acha normal que hoje em dia no mercado de trabalho, os trabalhadores não saberem usar minimamente tecnologia? Por favor, isto dá dó. Fala de formação e depois dá estas desculpas?

      Eliminar
    2. Oh minha senhora,Deus lhe de mta saude para nao ter que voltar a trabalhar aos 70 anos para pagar a medicacao.nao seja parva. O que aqui se quis dizer. Os mais antigos do sector do taxi vao ficar sem emprego. Mas o bom disto e que os arruaceiros vao para a uber

      Eliminar
    3. Os mais antigos do sector do táxi (pessoal para mais de 70 anos) deve-se reformar - se descontaram não vejo qual é o problema. Quem AINDA não tem idade para se reformar, deve modernizar-se e aprender ou não? Pagam os consumidores?

      Eliminar
    4. Pessoas com mais de 70 anos dificilmente terão condições para serem motoristas. Deveriam reformar-se que estão no seu direito. Se não podem e precisam de ajudar a família e essas coisas todas, é outra luta, outras questões que precisam de ser resolvidas na sociedade...

      Eliminar
    5. Pessoas com mais de 70 anos dificilmente tem condicoes para ser motorista????loollo mas voce vive no mesmo mundo que eu???pessoas com 70 anos ainda trabalham e muito para comer. Pessoas com 70 anos estao reformadas mas tem que teabalhar na mesma para comer,ou para medicamentos,ou para ajudar os filhos. A senhora sabe quem recebe 600 vencimento quanto vai ter de reforma????oh senhora informe se

      Eliminar
    6. Pois é, deve ser isso. Isso e nunca terem descontado um tostão, dado que nunca passam fatura e quase comem com os olhos que a pede. Conte lá mais histórias para chorar, estou aqui com uma pena que nem lhe digo.

      Eliminar
  24. Só demonstraram o quão ordinários são! E a falta de civismo não fica por aqui... na estrada não conhecem o Código, é tudo deles, já por várias vezes estive à beira de ter um acidente por causa da condução desleixada destas criaturas! Devia de haver um referendo sobre esta matéria, eu votaria pela extinção desta classe, que não faz falta nenhuma, muito pelo contrário, só andam cá a estorvar e a enganar os cidadãos.

    ResponderEliminar
  25. 1000% de acordo contigo!!

    ResponderEliminar
  26. Pipoca podias ter sido um bocadinho mais criativa no título: https://www.publico.pt/opiniao/noticia/os-taxistas-sao-os-melhores-amigos-da-uber-1746888

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia, mas não fazia ideia de que o Público já tinha feito esse título.

      Eliminar
  27. Das poucas vezes que apanhei um taxi, lembro-me do sujeito me estar a falar das pausas que fazia no café a beber cerveja, enquanto não havia clientes. E eu, parvinha inocente, perguntei se ele podia beber durante o serviço e se a polícia não fazia nada. E confirmou que sim, que a polícia não quer saber.
    Incrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou-lhe no comentário mencionar os estivadores...polícias, taxistas e estivadores...e os homens das obras claro! Toca a generalizar mais um bocadinho!

      Eliminar
  28. Excelente texto, pipoca! Na minha opinião, eles estão é a inventar tretas porque não querem concorrência! Quando a uber e a cabify estiverem legalizadas, eles vão inventar outra desculpa qualquer. Porquê? Porque não lhes apetece limpar o carro, deixar de fumar dentro dele, ir com melhor aspeto para o trabalho ou pura e simplesmente ter o minimo de educação para com os clientes. A maioria da classe não evoluiu, continua parada no séc XX. E o que se viu ontem foi a prova disso! Nunca vi ninguém a se enterrar tão facilmente, a perder a pouca consideração que tinhamos por eles em menos de nada.

    ResponderEliminar
  29. Oh Ana, só Uber só Uber.. Nem uma palavrinha para a Cabify? Só uma mísera menção a "outras plataformas"?... Ah pois.. A Cabify não pagou.. Só a Uber.. Fair enough

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha boa alma, não falei da Cabify porque conheço pouco ou nada o serviço. Só usei uma vez e foi o meu homem que os chamou, nem sequer tenho a aplicação instalada. Quanto a ser paga pela UBER... adorava, mas tive de ceder o meu cartão de crédito, como toda a gente. Mas repito, se alguma delas me quiser patrocinar, bring it on.

      Eliminar
  30. Já para não dizer que com essa história da manifestação com certeza houve quem nunca tivesse apanhado uma Uber na vida e ontem como não havia táxis disponíveis lá tiveram que o fazer e decerto ficaram fãs... Ou seja, estão em tudo a ajudar a Uber

    ResponderEliminar
  31. Dei-me ao trabalho de ouvir o fórum TSF e há uma coisa que eles não percebem mesmo: insistem que oferecem o mesmo serviço. Acreditam piamente nisso. E não percebem a diferença.
    Eu estou farta de andar de Uber e de táxi, sendo que já apanhei vários Ubers medianos, 1 excepcional e 2 péssimos (os motoristas; um que só protestava contra a segurança social que tem de pagar; outro que queria falar sobre todas as ex-mulheres) e taxistas de todos os géneros: os calados, os zangados, um acelera que fez o eixo norte-sul a 140; um louco que estava a preparar uma dose de heroína à porta do meu trabalho; e três mal-dispostos que me mandaram sair do táxi (porque eu protestei com o caminho). Para o aeroporto e do aeroporto só apanho Uber. Não se paga para levar a mala na bagageira (?) e não se apanham nervos à chegada. Tenho sempre factura. Nunca há problemas com trocos. Não sou fundamentalista e apanho táxi quando preciso (há pouco tempo fui muito bem conduzida no Porto), mas optarei sempre mais facilmente pelas melhores condições.

    ResponderEliminar
  32. Portanto la por 100 taxistas arruaceirosterem atacado 1 uber agora todos os taxistas sao uns arruaceiros????? Mto bem! Entao todos os mulcumanos sao terroristas e isso????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se voltar a ler o texto, e o que toda a gente diz nos meios sociais, não. Ninguém diz que todos os taxistas são arruaceiros. No entanto, as pessoas, por verem as más acções de alguns, não querem associar-se aos outros. Infelizmente, como os muçulmanos (não sei se já reparou, mas não são propriamente recebidos de braços aber tos).
      Já agora, os muçulmanos não cobram dinheiro pela sua companhia. Já os taxistas têm, hmmm como se diz, ah sim, um negócio. :)

      Eliminar
    2. Ainda ha pouco tempo tivemos uma manifestacao da policia que acabou de forma mto feia. Ja se esqueceu???? Nao.podemos comprar todos os taxistas

      Eliminar
    3. Bem e ela a dar-lhe, não disse que eram todos iguais. Simplesmente o serviço deles não é bom ponto. E não vou arriscar entrar num táxi e poder calhar-me um gajo que acha que as virgens devem ser violadas ou um dos 80 animais que deram cabo de um carro ontem no aeroporto. Azar pá.

      Eliminar
  33. "Porque nos apanham mesmo à porta, não é preciso ir para a rua esperar que passem".
    Não sei se sabes mas há uma coisa que se chama central de taxis, e... milagre dos milagres: atendem telefones e enviam taxis à porta!!!! E até dizem qual o número do taxi que vai aparecer!!! Ele há coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo. E não só paga a chamada como paga uma taxa suplementar pelo serviço (80 cêntimos, creio). Ele há coisas...

      Eliminar
    2. pagar a chamada e 80 cêntimos é uma despesa para lá de extraordinária.

      Eliminar
    3. Mas porque é que hei-de querer pagar mais por um serviço que é pior?

      Eliminar
    4. Há,pois!Mas pago a taxa desse serviço e levo à mesma com as trombas do taxista por fazer um percurso curto. E quando levo só com as trombas, já vou com sorte.

      Eliminar
    5. Isto quando se dignam a atender os telefones e as telefonistas são educadas... Estou com a Ana, não faz sentido nenhum pagar mais por um serviço que é pior.

      Eliminar
    6. E recusarem o serviço por o percurso ser curto e não compensar.... esta já me aconteceu a mim!! o taxi e respetivo condutor cheirarem mal.... já me aconteceu! o taxista andar em excesso de velocidade e não respeitar sinais.... já me aconteceu!!!! o taxista ir todo o caminho a buzinar e chamar nomes aos outros condutores.... já me aconteceu!!
      De todas as vezes estes taxistas eram pessoas diferentes.

      Parva seria eu se não passasse a usar UBER, onde nunca me aconteceu nenhuma destas situações!

      Eliminar
    7. Quando vou de viagem chamo um táxi pelo telefone, aparece a horas e são sempre educados. Não se pode julgar a parte pelo todo.

      Eliminar
    8. Deixe lá, não vale a pena...em Portugal julgar é dos hobbies mais interessantes...eu prefiro correr!!!! E prefiro táxi a Uber!

      Eliminar
  34. Um belo dia um taxista desata a gritar-me "vá a pé!!" porque o percurso era pequeno :/ foi a última vez que andei de táxi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe mas acho que devia ter apresentado queixa desse taxista.

      Eliminar
    2. A quem, à Antral? Dá-me cá uma piada!

      Eliminar
    3. Sou a anónima inicial. Confesso que na altura aquilo mexeu-me tanto com os nervos que não quis mais pensar no assunto. Mas sim, devia ter reclamado. De certa forma tive medo, estava longe de casa e estava sozinha...
      Mas lembro-me de em tempos de estudante fazer a viagem da estação de Coimbra b a Celas e quase sempre apanhava taxistas impecáveis. Infelizmente bastou uma péssima experiência para não querer mais arriscar. Entretanto uber nunca experimentei.

      Eliminar
  35. Tenho quase a certeza que um dia vamos saber que isto foi tudo uma gigantesca e super inteligente ação de marketing da Uber. Unirem-se aos taxistas (já ouvi dizer que muitos taxistas são também da Uber) para fazer esta publicidade espectacular aos Uber...

    ResponderEliminar
  36. É um post sobre o fenómeno nacional? (Maria leal)

    ResponderEliminar
  37. Para além da baixeza presente em cada manifestação que fazem, é como dizes Pipoca - publicidade gratuita e dão cada vez mais vontade às pessoas de pedir um UBER em vez de um taxi.. Enfim. Bom senso e dois dedos de testa é coisa que escasseia a olhos vistos na maior parte da classe taxista!

    Vamos esperar pelas cenas dos próximos episódios.

    Cump's
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. Utilizei a Uber, pela primeira vez, na Suíça quando voltei de férias em Agosto. Aqui, como em Portugal, os taxistas também já se queixaram contra a Uber, mas civilizadamente. Não sei como é que funciona em Portugal no aeroporto, mas aqui os Uber não podem ir para o terminal das chegadas visto que é somente para táxis. Ora eu aqui, entre pagar 70 euros (30 km) de Uber e pagar 150 euros de táxi, era muito burra se optasse pelo táxi em vez da Uber. Só tenho a dizer bem, o rapaz era simpático, muito boa onda, deixou ir a minha cadela ao meu colo em vez de ir fechada na transportadora (após estar lá fechada 2.30h, foi óptimo para ela, e para mim), super atencioso e... barato, comparado com os táxis! Em Dezembro, se tudo correr bem, irei utilizar novamente. Fiquei fã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá...deixou um animal ir na viatura!? Isso não é correto.

      Eliminar
  39. Sou da Madeira...lembro-me que com 14 anos fui a Lisboa com o meu irmão. Já chegamos muito tarde pois houve atraso no voo.
    No aeroporto apanhámos um táxi...pois...o taxista apercebeu-se que éramos madeirenses e pensou:olha que bom! A estes posso enganar facilmente! E assim fez! Deixou- nos completamente longe pedindo um balúrdio pela viagem!
    Tivemos de andar a pé para chegar à estação de comboio e tive medo! Muito medo, pois já era uma da manhã...
    Bom...isto para dizer que de certeza há taxistas muito bem intencionados. ..apenas tive azar com o que nos calhou! Mas na minha mente só prevalece uma coisa: táxi. ..no more!
    Era bom que os taxistas se revoltassem com os seus próprios colegas, aqueles que mancham a imagem de uma classe.

    ResponderEliminar
  40. "Defender" a profissao estourando com aquele nivel minimo de credibilidade que permite que uma pessoa entre num taxi. Com o incentivo e o apoio dos dirigentes dessa mesma classe profissional. Num momento em que finalmente surgiram alternativas para o mesmo serviço...

    Nao consigo perceber como nao houve ali ninguem capaz de antecipar que isto poderia ser um gigantesco tiro nos pes...

    ResponderEliminar
  41. Já fiz queixa escrita de um taxista que gritou e foi insultuoso porque achou o percurso pequeno e já fui transportada por taxistas que me abriram a porta, me tiraram a mala da bagageira e ma levaram até à porta do prédio em que resido. Por isso, não generalizo. Também não posso generalizar a respeito da Uber, de que tantos dizem bem. Mas "Então, a minha pergunta é esta: mas quer mesmo que o táxi seja substituído por uma empresa multinacional que cobra 25% aos fornecedores mas que não assume responsabilidade por eles? Ou, quer mesmo que o transporte público seja substituído por carros que não têm seguro adequado e com condutores sem a certificação que a lei definiu como condição para levar o passageiro ao seu destino?

    A regressão seria termos um transporte público baseado em trabalhadores arregimentados com comissões esconsas, sem horas nem contratos" (F. Louçã, Público)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo residente no estrangeiro confesso que não estou totalmente a par das notícias. Talvez por isso o seu comentário deixou-me confusa. Pensei que a Uber seria para os taxistas uma espécie de Vodafone para a extinta Tmn. Um concorrente. Mais oferta no mercado. Estarei enganada? A Uber quer mesmo é acabar com todos os taxistas? Com todos os meios de transporte público? Ou quer acrescentar-se à lista de possibilidades que o consumidor tem?

      Eliminar
    2. Não me parece, Alexandra, que a Uber queira acabar com taxis ou autocarros. A questão não é essa no comentário. A questão para que Louçã chama a atenção é a das condições de trabalho dos motoristas Uber (precariedade, etc)e para a segurança dos passageiros (questão dos seguros, em caso de acidente). De um modo geral, a modernidade do conceito não pode fazer esquecer que nem tudo é cor-de-rosa e que a chamada "uberização" da economia tem mais que se lhe diga do que parece. Noutro tom, e com outras opiniões, também o artigo de Luís Aguiar-Conraria no Observador é interessante para a discussão destas questões. Parece-me ainda, e por isso escrevi, que não se podem fazer generalizações apressadas - nem os taxistas são todos uns mal-educados ou uns "male pig chauvinists"(e, quando o são, é queixarmo-nos, tomar nota das matrículas e apresentar queixa) nem a Uber é a quinta-essência do transporte que nos virá salvar a todos nem os motoristas integrados na plataforma são todos eles irrepreensíveis.

      Eliminar
    3. Eu acho que há pessoas que não sabem bem do que falam.
      Como pode dizer a Uber não tem seguros nem condições para levar os passageiros, caro anónimo das 03:18h?
      Não trabalho na Uber mas conheço quem me seja próximo e que trabalhe, eles tem todas as condições, os taxitas são os únicos que não querem ver. Costuma-se dizer que o pior cego é o que não quer ver e neste caso os taxistas não querem ver a verdade.
      A culpa destes tumultos todos é dos taxistas. Não fazem nada para melhorar, não crescem, não se tornam mais simpáticos, não melhoram os serviços, os carros estão sempre porcos e a cheirar a tabaco (como é obvio há sempre exceções)e cobram muito mais que a Uber quando esta oferece serviços muito melhores.
      Para isto mudar não vai lá com manifes e com pancadaria ao pessoal da Uber, a Uber não vai sair de Portugal, o governo não os vai tirar daqui, disso tenho quase a certeza. Agora para isto mudar para o lado dos taxistas acho que devem tomar medidas e inspirarem-se na Uber, aí voltariam a ter os clientes de volta (ou não).

      Não adianta falarmos do que não sabemos. Isso que os taxistas vêm dizer que a Uber não tem licenças é mentira e eles sabem disso, eles querem é uma forma mais leve de tentar dizer "tirem a Uber daqui porque estamos a perder os clientes para eles".


      Eliminar
    4. Não me parece que Francisco Louçã não saiba do que fala quando se refere aos seguros dos Uber. Não é o seguro que todos temos para os nossos carros, é o seguro de passageiros num automóvel para transporte público. E não é só Francisco Louçã que o diz.

      Eliminar
    5. Sem nenhuma má-vontade contra os motoristas Uber (antes pelo contrário), a posição da AMT, regulador dos transportes, sobre os seguros e a segurança dos passageiros em caso de acidente, num parecer para a Assembleia da República: http://rr.sapo.pt/noticia/63273/servico_da_uber_pode_ser_um_risco_em_caso_de_acidente_diz_regulador_dos_transportes

      Eliminar
    6. Pois eu trabalhei para a Uber e em caso de acidente esqueçam ter algum tipo de apoio...eles estão livres de qualquer responsabilidade.

      Eliminar
    7. o que é uma, e passo a citar, "extinta TMN"?

      Eliminar
  42. Concordo plenamente e não é só de agora. Já vivi na pele a má formação e má educação de um taxista. Malcriado e ofensivo. Tudo porque o trajecto era curto e a gorjeta também.Viva a Uber.

    ResponderEliminar
  43. Pois eu continuo a preferir o táxi. Qualquer coisa está devidamente identificado e posso fazer queixa. Quanto a Uber e Cabify, não sei não...ainda tenho receio. Há notícias assustadoras de presumíveis motoristas destas plataformas, que não o são e que sim, esses violam as meninas...para quando em Portugal? Também é pena a opinião pública se ter centrado na temática os taxistas são todos uns brutos e se ter esquecido da verdadeira razão do protesto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a uber (nunca usei a cabify), também está tudo identificado, sabemos que carro nos vens buscar (marca e modelo) e a matrícula do mesmo, bem como o nome do condutor. por isso se acontecer alguma coisa, também temos todos os dados necessários para reclamar( apresentar queixa

      Eliminar
    2. Compreendo o seu ponto de vista e também já pensei nesses cenários, contudo o facto de nos termos centrado na temática que os taxistas são uns brutos e nos termos esquecido da verdadeira razão do protesto, deve-se aos taxistas que acho que também se esqueceram (se alguma vez souberam) e andam a mostrar o pior que a classe tem!

      Eliminar
    3. Tem um problema com o taxista tenta queixar-se e quase que apanha do taxista. Com a uber manda um mail a reclamar, devolvem-lhe o dinheiro e às vezes ainda ganha viagens à borla. Qualquer das formas, por mais que tentem negar, com uber e afins se tiver algum problema mais sérios pode sempre demandar essa pessoa numa acção judicial. Se por acaso tiver problemas com um particularar qualquer no meio da rua, sei lá, imagine que a pessoa desatava a dar-lhe pontapés, tinha todo o dto de apresentar uma queixa crime de ofensas à integridade física. Não é por não estarem identificados com uber na testa que deixam de ser sujeitos processuais, podem sempre ser demandados, tal como qualquer pessoa individual ou coletiva.

      Eliminar
    4. Também prefiro o táxi. Não me sinto confortável num veículo descaracterizado e não concordo em ter de fornecer um número de cartão de crédito a uma empresa como a uber. Até hoje fui sempre bem tratada em táxis em Lisboa e no Porto, talvez tenho tido sorte, sempre que precisei de ligar à central de táxis fui prontamente atendida. A chamada que se paga para a central é possivelmente equivalente à utilização de dados para usar a plataforma uber. Não concordo com os moldes da manifestação dos taxistas, mas faz-me pensar se a uber será mesmo uma boa empresa para contribuintes, utilizadores e trabalhadores, pois noutros países o debate é semelhante.

      Eliminar
    5. Quero acrescentar que utilizei alguns táxis em deficiente estado de conservação, mas nunca fui maltratada, inclusive solicitei percursos pequenos (terreiro do paço - santa apolónia) e fui tratada com empatia. Reconheço que alguns taxistas necessitam de melhorar as condições do táxi e por exemplo usar fato ou farda para um aspeto mais profissional.

      Eliminar
  44. Concordo em absoluto! Haverá bons taxistas por aí mas o serviço continua fraquinho face ao que oiço dos "concorrentes" (não viajo em nenhum)!

    ResponderEliminar
  45. Não moro em Lisboa, nem sequer numa grande cidade. Nunca usei a Uber e que me lembre usei um taxi há uns 10 anos.
    Trabalho ao lado da praça de taxis aqui da vila. Conheço-os todos.
    Mas o que sinto quando passo é aquela sensação de ser observada como quando passo numa obra. Se calhar o problema não é a profissão, mas estarem em "bando". Muitos homens juntos, uma mulhger a passar, pronto... nunca lhe disseram nada, também não teriam coragem, trabalho mesmo ao lado!
    Os carros são limpos, os senhores têm boa apresentação. Não me parecem daqueles capazes de fazer e dizer aquelas barbaridades.
    De qualquer forma, vejo-os, enquanto esperarm por clientes, a beber no café ao lado e já tenho pensado nisso... se a espera for demasiado longa, será que se controlam?? Claro que também não sei o que fazem os da Uber.
    Mas se eles têm uma "fiscalização" mais apertada, pelas avaliações que lhes são feitas, acredito que são mais cuidadosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já andei num taxi em que o taxista cheirava a álcool.. Quando me apercebo... medo, muito medo! Pedi-lhe para encostar quando pudesse e me deixasse sair, ele reagiu muito mal, insultou-me. Ameacei ligar para a polícia caso ele não me deixasse sair, perguntei-lhe se estava disposto a soprar no balão. Ele lá encostou, sempre a insultar-me, muito agressivo. Paguei, saí. Um pesadelo. Aquele taxista era um perigo na estrada, para ele e para terceiros.

      Eliminar
  46. "dizerem coisas tão bonitas como "as leis são como as meninas virgens, existem para serem violadas". Classe, muita classe."
    Estranho não aludir ao facto de ter sido proferido por um proeminente benfiquista... digo eu, assim en passant...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é exactamente a relevância dessa informação? O homem falou enquanto taxista e não como sócio/adepto de um clube.

      Eliminar
    2. HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!! Fica registado...

      Eliminar
    3. Já agora, este senhor também seria representante do catolicismo.. Faz algum sentido?

      Eliminar
    4. Sou portista e acho que o cu não tem nada a ver com as calças. Não interessa o clube do senhor.

      Eliminar
    5. Como diria o outro, "...conversa de balneário..."

      Eliminar
    6. Essas tristes palavras poderiam ter sido ditas no estádio da luz por outro adepto qualquer e seriam sempre deploráveis. Se ele for socialista, o Costa tem de se demitir porque fulano x que é socialista disse o que não devia? Menos pessoas.

      Eliminar
    7. É uma frase de trampa! Que só me faz convencer, ainda mais, que uma andorinha não faz a primavera, mas que neste caso dos taxistas, apareceram muitas andorinhas que só fizeram o que as andorinhas habitualmente fazem. Se querem credibilizar a atividade/pessoas escolheram o caminho errado!

      Eliminar
    8. Tambem acho que nao interessa nem o clube nem a profissao do senhor. Mas se dao tanto relevo ao facto de ele ser taxista tb se pode dar o mesmo relevo pk e do benfica

      Eliminar
  47. Concordo com tudo, meia dúzia de arruaceiros não são todos os taxistas, concordo que as leis têm que ser iguais para todos e não nos podemos esquecer que muitos motoristas da UBER são TAXISTAS no outro turno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, não diga isso querida...alguma vez um troglodita poderia ser de uma empresa fina como a Uber!?

      Eliminar
    2. 99% dos condutores da uber são pessoas que tiraram a carta de condução e trabalham à comissão para uma empresa de aluguer de automóveis que, nem eles, sabem o nome. Se alguma vez andares, pergunta ao condutor qual é o nome da empresa que está a representar (sem ser a uber). No final, ao pagares, pede a fatura com NIF pela aplicação (pode demorar 6 meses a ser enviada para o teu mail... muitas vezes, nem aparece.). Não te admire que ele te disse que era funcionário da "pescadas sem rabo" e a fatura que recebes é da "Alecrim azedo". É algo muito habitual de acontecer.

      Eliminar
  48. Cara Pipoca,
    Concordo com tudo o que dizes, à excepção de...
    ... quão espectacular estava o trânsito em Lisboa!
    Morasses tu na zona do Parque das Nações / Olivais e verias o quão NÃO espectacular o trânsito estava! Andavas à vontade pelo centro de lisboa porque o caos estava todo concentrado naquela zona, onde me senti verdadeiramente barricada, tal era a quantidade de carros parados e o número de estradas e acessos cortados pelos senhores polícias! Vi-me grega para conseguir encontrar um buraquinho por onde me escapar e chegar a horas ao trabalho! E diz que 2ª Feira há mais:(
    Mas, de resto, nada a acrescentar!
    Felicidades!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  49. Tive uma experiência horrivel com um taxista. Tinha sido operada a um problema de saude grave, estava sozinha na cidade, passado uma semana tive de me dirigir ao hospital para me tirarem os pontos. Simplesmente não conseguia andar, ainda tentei ir a pé para casa (moro perto do hospital 15 minutos a pé), mas começei mesmo a sentir-me mal. Decidi apanhar um táxi, expliquei que tinha sido operada á uma semana e que tinha ido tirar os pontos, pedi desculpa por o caminho ser curto. O sujeito mostrou logo umas trombas do pior...dirigiu a alta velocidade, andei literalmente aos saltos dentro do taxi, cheia de dores, passava por lombas a alta velocidade...um autêntico pesadelo que vivi naqueles minutos, até que pedi para parar o carro...nunca ninguém me tratou com tanta falta de respeito e consideração.Nunca vi tanta falta de sensibilidade e solidariedade. Acabei por ir a pé para casa, cheia de dores!
    Foi mesmo um filho da puta do pior, acredito piamente que um dia aquilo que ele me fez lhe vai aparecer pelo caminho mas a dobrar. Até hoje nunca mais apanhei um táxi (já lá vão 4 anos).

    ResponderEliminar
  50. Pois. Eu moro em Matosinhos e meus sogros são ingleses e vinham nos visitar com uma certa frequência. Como o meu sogro tem problemas de mobilidade e não temos carro, era táxi para todo lado. Obviamente, as tarifas eram altas, gorjetas altas nunca contestadas, caminhos alongados, etc. Houve mesmo uma situação em que o taxista começou a berrar palavrões ao telemóvel para o filho, dizendo que ia matá-lo, etc, etc. Ele desligava, voltava a telefonar, etc. Isto com uma criança de 3 anos e dois idosos no carro. Até que conheci um taxista meio bronco, mas ultra honesto, que aturava as birras memoráveis da minha filha no carro, não cobrava extra se tinha de nos esperar um pouco em corridas em que passávamos por dois sítios, fazia sempre o trajeto mais curto, etc. Era um táxi a preços e atendimento de Uber. Mas, infelizmente, reformou-se devido a problemas de saúde e, desde então, tem sido Uber e Cabify. Não vou dizer táxi nunca mais, mas só quando não há mesmo opção.

    ResponderEliminar
  51. Bonito, bonito vai ser quando a Uber, Cabify e outras que irão ainda aparecer começarem a pagar como os outros. O serviço das duas uma, ou piora ou os preços irão ser exorbitantes. Os taxistas, essa classe de trogloditas analfabetos vão trabalhar nessas empresas e aí também teremos de generalizar. Preocupante a meu ver é a nossa rede de transportes públicos ser como é, deplorável. Bons e maus há em todas as profissões. Na Uber também há com cada história...é só pesquisarem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem o exemplo do Brasil. Onde a Uber se legalizou, os preços cobrados chegaram ao nível dos táxi. Entretanto, apresentaram a Uber Black, que está registada no Delaware, USA. Onde os preços são 30% do que são os da uber. Durou 1 ano e a uber brasil foi extinta. A uber black continua a operar com a mesma equipa da uber brasil.

      Eliminar
  52. Há taxistas educados, limpos, que não põem o rádio aos berros, que não abrem as janelas mesmo quando o passageiro está a fungar do nariz e/ou se queixa que não está confortável, que só falam quando é preciso ou há ambiente, que não são malcriados nos modos que não perguntam onde é o Rossio ou o aeroporto. Há. O problema é que a probabilidade de me calhar um em sorte é muito pequena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que num país onde os salários são tão baixos, a escolaridade também, onde o abandono escolar esse sim é de um nível alto, saem tantas meninas finas e tantos meninos queques!? Afinal muito se anda tanto de táxi como de Uber!!! Afinal Portugal é só gente fina!!!! Menos a casse dos taxistas claro...esses é só xungaria...

      Eliminar
    2. Presumo que é taxista... Pois, é verdade. O anónimo das 12.58 tem toda a razão. É mesmo encontrar uma agulha num palheiro. Não tem nada a ver com os salários. Acha que quando um salário é baixo, dá direito à má educação? Olhe que eu conheço muitos motoristas da Carris com uma educação impecável! Aliás com os motoristas da Carris é ao contrário. É muito raro encontrar um malcriado. Os autocarros são é poucos e quando há pressa...
      Para quê que servem as tais horas de formação de que os taxistas se gabam? Podiam ensinar-lhes a ser educados. Os da Uber não têm essas horas todas, mas têm muito mais educação.

      Eliminar
    3. Os uber nao tem horas de formacao

      Eliminar
    4. Então vale muito mais a Uber sem formação do que a formação dos taxistas. Ou na formação dos taxistas ensinam-lhes que as leis e as virgens existem para ser violadas?

      Eliminar
    5. Não precisam de formação, são todos doutores e engenheiros!!!!

      Eliminar
    6. Claro! Ou não sabe que para se ser taxista temos de ser uns brutos! É mais fácil sair o Euro Milhões do que encontrar um taxista decente...realmente que mentalidade...

      Eliminar
    7. A sério!? Os motoristas da Carris são bem educados!? Olhe que quando vêm para cima dos nossos carros com os autocarros é uma educação... Não associei os salários à falta ou fartura de educação, só me espanta haver tanta gente a andar de táxi e Uber, se não sabe ler, vá aprender...olhe, eu ganho bem e ando de transportes públicos, o ambiente agradece! Também levo com motoristas mal dispostos, greves sem razão alguma e autocarros a cheirar mal!

      Eliminar
    8. Concordo com o anónimo das 13:24. Em todos os transportes públicos há de tudo.
      Sou do Norte e os únicos motoristas que nunca tive quaisquer problemas são os do metro, até porque vão sossegadinhos na sua cabine. Já a STCP e principalmente a resende...bem nunca mais saía daqui (embora não tenha mal que dizer de uma boa parte dos motoristas, uma ou outra ovelha negra estraga-lhes a imagem e no caso da Resende, o estado lastimável das viaturas). Posso dizer apenas que um senhor da STCP não parou numa paragem na última viagem da noite, forçando-me a vir para casa a pé por caminhos mal iluminados e ligeiramente sinistros (incluindo, entre outras coisas, ruas perto de bares de alterne). Aliás deu-se ao descaramento de levantar as duas mãos no ar num gesto que dizia claramente "olha, lixa-te!" (e sim tinha feito paragem com antecedência para o senhor parar).

      Eliminar
  53. http://www.jn.pt/mundo/interior/motorista-da-uber-condenado-a-prisao-perpetua-por-violacao-de-cliente-4867734.html
    Em Portugal também irá acontecer infelizmente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Previu, portanto, na sua bola de cristal?

      Eliminar
    2. A ver vamos...deixe ver...depois falamos... É que essa notícia é somente uma no meio de muitas, mas pronto, ataque lá os taxistas mais um bocadinho que isso passa-lhe.

      Eliminar
    3. Mas quem lhe disse que eu ataco taxistas? Ahh, já percebi! Foi outra das coisas que viu na sua bola de cristal.

      Eliminar
  54. Li no Jornal de Negócios
    Embaixador da Irlanda pede a António Costa para educar os taxistas lisboetas
    Bruno Simões
    Declan O’Donovan disse ao presidente da Câmara de Lisboa que já andou de táxi em todo o mundo e que não encontrou taxistas como os portugueses. António Costa recebeu um pedido inesperado do embaixador da República da Irlanda em Portugal, Declan O’Donovan. Durante uma ronda de perguntas, no final do almoço-conferência de hoje, do American Club of Lisbon, em que o autarca lisboeta foi orador, o embaixador irlandês começou por dizer que Lisboa “é uma cidade magnífica”, com um “óptimo turismo”. O embaixador sublinhou que viaja, na capital, de “metro, de comboio, de autocarro”. Depois desta introdução, O’Donovan fez um pedido inesperado a Costa: “pode fazer alguma coisa para educar os taxistas?”. O embaixador sustentou que conheceu alguns em “Nova Iorque, Nova Deli, Goa, Bombaim, Londres, Dublin, Tóquio, Varsóvia”, e em nenhum desses locais viu taxistas como os portugueses. Declan O’Donovan sugeriu que esse programa educativo pudesse resolver alguns problemas “terríveis”. Costa, que se riu com a pergunta, foi telegráfico a responder. “É uma excelente sugestão. Ainda esta semana a AR aprovou um novo diploma que regula o acesso à actividade de taxista, e acho que isso vai criar boas oportunidades para podermos melhorar o serviço de táxis na cidade de Lisboa”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim...em Nova Deli um condutor Uber foi detido por violação!!!! Pena esse embaixador não o ter apanhado!!!!

      Eliminar
    2. Nova Déli que bela Trampa, índia onde violar é quase algo cultural.

      Eliminar
    3. Sim, mas tal não se passou só em Nova Deli. Pesquise um pouco, as notícias são fáceis de encontrar e são verdadeiras.

      Eliminar
  55. Então apanho um taxi. Viagem praticamente em silêncio, chegada ao destino, pago e retiro-me do veículo. Enquanto caminho sinto o taxi a acompanhar-me em marcha lenta, olho para o lado e a criatura sai-se com esta " olha, tens namorado? És mesmo gira, dá-me o teu número!" educadamente respondo que tenho namorado e que não via qual o motivo para lhe dar o meu número. Continuei a caminhar...e ele continuou a perseguição. "Vais para casa? Eu dou-te boleia, não tens de pagar nada prometo!". Agora penso que ele achava que eu era virgem e queria consumar a coisa...bem se lixava o sacana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá...isto é só gajas boas!!!! Nunca vi tanta gaja boa junta! Até não pagam as corridas de táxi! Que gajas tão boas!!!!

      Eliminar
    2. E para que lhe respondeste sequer?...

      Eliminar
    3. Este comentário é de homem, mas com um "h" tão minúsculo como o pénis que deve ter. Qualquer mulher, feia ou bonita, já foi assediada contra a sua vontade na rua. Então se tiver um rabo decente, até pode ser o maior camafeu. Desejo-lhe uma filha bonita, para nunca mais dormir descansado!

      Eliminar
    4. Anónimo das 18:12. Sabe que quando um homem é "porco de língua" está-se pouco marimbando se a "gaja" é boa ou não.

      Aliás, se formos para além do mero assédio verbal e focar-nos em violações, existem bestas que violam bebés, idosas e até animais (caniches, aquelas gajas boas)!! Mentalidades como a sua enervam-me.

      Eliminar
    5. E mentalidades como a da gaja boa também. Só porque o senhor lhe achou piada achou logo que ia ser violada...comentário feito com base no que foi dito por um troglodita na tv...mentalidade muito à frente!

      Eliminar
    6. Não sou a mesma dos comentários anteriores, anónimo das 13:17. Mas um predador sexual, seja homem ou mulher, muitas vezes não liga assim tanto ao aspeto físico de uma pessoa, mas sim à vulnerabilidade.
      Nunca tive problemas com taxistas a esse nível (o único problema que tive foi ligar para uma central e depois não me enviarem o táxi), mas achei incorreto pensar que as senhoras que se estão a queixar de assédio são "gajas boas". Pelos vistos acha a abordagem que o senhor teve normal e não assédio, logo não vou discutir a opinião, mas afirmo que mesmo que o homem não tivesse más intenções que é um bocado mau profissionalismo a sua atitude para com a cliente.

      Eliminar
  56. Senhoras nao tenham medo dos taxistas. Se isto da uber for para a frente,logo logo teremos carros sem motoristas. Na pensilvania ja existe 1 uber sem condutor que esta a ser testado. Vamos incentivar o desemprego :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é incentivar o emprego, é evolução. Quando houve a revolução industrial, muita gente achou o mesmo. Ainda existem humanos, ainda há trabalho para fazer. Simplesmente, quando a tecnologia evolui há trabalhos que deixam de fazer sentido ponto.

      Eliminar
    2. Eu não tenho medo...tenho mais medo das notícias relacionadas com a Uber no mundo...

      Eliminar
  57. Os taxistas ainda não perceberam que já estamos no seculo XXI ! Têm de se adaptar às novas realidades, começando por coisas tão básicas como vestir de forma mais profissional, aprender umas palavritas de inglês pelo menos que dê para desenrascar e não fazerem má cara quando se pede fatura. Passem-na e pronto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não era mau se a roupa estivesse limpa e não tivesse aspecto daqueles antigos patrões do Cais do Sodré. T-shirts com mau aspecto e palavrões à mistura.

      Eliminar
    2. Quando a Uber pagar impostos nalgum sítio, podemos falar em evolução. Mesmo pagando 400 milhões de dólares de impostos num mundo inteiro para 123000 milhões de receitas, deram quase 8000 milhões de prejuízos... pelo menos nas contas Uber America. Pois a UBER das ilhas virgens britânicas, a que é superior à uber Portugal, ninguém sabe o que tem, só que é proprietária de 11 aviões de luxo matriculados no Sri Lanka e tem 3 edifícios em Las Vegas.

      Eliminar
    3. O que é vestir de forma profissional? Eu trabalho num escritório onde é falta de profissionalismo vestir mini saia...eu visto na mesma e sou super profissional...há quem ache o contrário e curiosamente é quem não tem pernas de mini saia...temos pena!

      Eliminar
    4. Ao dizer "quem não tem pernas de mini saia", já diz tudo de si e do seu profissionalismo!

      Eliminar
    5. Desculpe mas senhoras de 90 e tal kilos não ficam bem de mini saia...sim e essas é que apelidam as que usam porque podem de ordinárias...sim, eu ouço esses comentários...mas pronto, já percebi que tem pernas de calça larga...

      Eliminar
    6. Oh pernas boas! Fiquei muito curioso sobre as competências da superprofissional das pernas boas...

      Eliminar
    7. Credo, o que aqui vai! Body shaming neste blogue? E que linguagem é esta de "pernas de calça larga"? Ó Pipoca, por favor, diga alguma coisa!

      Eliminar
    8. Sim Pipoca diga alguma coisa. Diga por favor que determinadas peças só ficam bem a quem tem corpo e estilo para as usar. Concordo que as mulheres são invejosas relativamente ao aspeto físico umas das outras e que essa inveja se traduz muitas vezes em coisas que não têm nada a ver...como é disso exemplo a roupinha que se pode ou não usar no trabalho sem comprometer a "imagem" profissional.

      Eliminar
    9. A super profissional das pernas boas treina todos os dias e não se encharca em doces por isso pode usar mini saia no trabalho! Quanto às invejosas...chorem que hidrata!

      Eliminar
    10. Por acaso, não. Tem de estudar química (além de outras coisas).

      Eliminar
    11. Eu, anónima das 16:40, que questionei o seu profissionalismo, digo-lhe que as minhas pernas estão boas e recomendam-se. Não costumo usar mini saia, por opção, mas mesmo que tivesse 90 quilos, usar ou não consinuaria a ser isso mesmo, uma opção.
      Da mesma forma que se está a marimbar para as regras do seu local de trabalho, ao usar mini saia, quando não acham próprio, devia pensar que as pessoas que considera "não terem pernas de mini saia" também se estão a marimbar para o que pensa... e ainda bem!
      Maldita cultura do corpo!

      Eliminar
    12. Cada um e cada uma deve usar o que quer e ninguém tem de ser recriminado por ir trabalhar de mini saia...eu já trabalhei com 2 colegas que não tomavam banho e que não mudavam de roupa...as nódoas nas calças eram sempre as mesmas...isso sim devia ser recriminado e proibido...agora que as mal feitonas têm inveja das mulheres jeitosas de mini saia, isso é verdadinha certa!

      Eliminar
    13. Ó anónima das 15:20, frequente um ginásio e logo vai perceber as piadas...era uma piada... Estou a ver que é uma mal feitona!

      Eliminar
    14. E eu que você é uma bully. Para ter piada, faça um curso de humor. Ou, já agora, leia boa literatura - aprenderá o que é ironia, sarcasmo, etc. E aprecie. (Se calhar, falhou as aulas de Português sobre figuras de estilo).

      Eliminar
  58. Aos taxistas e familiares que leiam estes comentários: Tirem daqui lições para serem mais simpáticos e educados, pois as reclamações nesse sentido são muitas. Modifiquem a vossa postura e verão que vão ter mais clientela satisfeita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os familiares não têm que tirar qualquer tipo de conclusão. Não são taxistas mas conhecem a sua realidade. Não misture alhos com bugalhos. Por causa de pessoas assim é que as razões dos protestos passaram para segundo plano e toda a gente se centra no estereótipo criado ao redor da profissão de taxista. O taxista de hoje em dia já não é o senhor, pois agora até há senhoras, praticamente analfabeto que mecanicamente mexe em pedais e no volante, o taxista de hoje é o licenciado em direito que não consegue exercer. o engenheiro civil que regressou de Angola, o professor que não teve colocação e o pai de família que perdeu o seu emprego. Antes dos taxistas mudarem de postura, os portugueses deveriam também evoluir e olhar para uma forma diferente certas e determinadas profissões e mais importante não julgar a pessoa a partir da ideia que tem acerca da sua profissão. Se calhar também iriam analisar de forma diferente os protestos.

      Eliminar
    2. Quando referenciei os familiares foi para ao lerem os comentários lhes transmitirem a eles (taxistas) os relatos de pessoas que se queixam de situações menos agradáveis, e não para os culpar. Ou acha que as pessoas que aqui comentaram o fizeram porquê? Para mentir? Não vejo qual o interesse.

      Eliminar
  59. Pipoquinha, acho que era serviço público se mandasses o teu post e já agora a caixa de comentários ao Marcelo, ao Costa e a mais alguns para saberem o que nós que somos obrigados a usar os táxis pensamos. Pensa nisso.

    ResponderEliminar
  60. Pela minha experiência, vivendo fora de Portugal, sei como funciona, e muito bem, o serviço da Uber. Muitas vezes são os próprios taxis a prestar o serviço. Ganham os dois. Como exemplo, uma vez requisitei um Uber e através da aplicação estava definido o destino final. Como afinal decidi fazer um percurso para além do que estava registado, o serviço a partir do ponto final foi feito por "taxi".
    Porque é que em Portugal é preciso ser sempre tão intransigente? Porque não aceitar a evolução? Se os taxistas pensassem nisto ganhariam mais, em vez de perderem tantos clientes para os outros transportes públicos, visto que andar de taxi em Portugal não é nenhum luxo mas paga-se quase como tal. Enfim, foi uma bela publicidade para a Uber e uma péssima imagem para os Taxis. Parabéns!

    ResponderEliminar
  61. Só ando de táxi quando vou a Lisboa, pois moro fora da capital e nunca tenho necessidade de o utilizar. Nunca fui mal atendida, vou sempre ou com o meu marido ou com uma amiga, tenho encontrado taxistas simpáticos, outros mais sisudos, mas nada de grave. Detesto andar de metro e prefiro o táxi, mas confesso que a partir de agora e pelos relatos que li aqui e de pessoas que o fazem habitualmente, fiquei com receio e da próxima vez que procurar um táxi vou apavorada porque não sei o que me pode esperar. Gostaria que estes comentários e tudo o que se tem dito nestes últimos dias, fizessem os taxistas menos educados refletir e mudar a sua postura, pois isso só lhes traria vantagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se deixe influenciar pelos comentários. Eu não mudo de opinião por causa de uns quantos comentários. As vezes que andei de táxi nunca fui mal atendida, nunca me trataram mal ou me disseram piropos. Há situações assustadoras com motoristas da Uber pelo mundo fora, violações, assaltos, etc. Há pessoas boas e más em toda o lado e em todas as profissões! Eu, a única vez que fui maltratada num serviço público foi por um médico e não é por isso que acho que todos os médicos são broncos. Os taxistas têm razões para protestar. Estão a saber fazê-lo? Alguns não, outros sim, mas por uns não devem pagar todos. Ouvi há dias taxistas a falar na TSF com um discurso coerente e correto. Alguns que foram para a rua exageraram nas palavras e nos atos, mas muitos fizeram uma manifestação pacífica...não se esqueça que o taxista da manhã é o motorista da Uber à tarde...

      Eliminar
    2. Teve sorte, teve. A quantidade de pessoas que se queixam dos taxistas em Lisboa deve querer dizer alguma coisa, não acha? Ou pensa que resolvemos todos embirar com eles e amar os da Uber?

      Eliminar
    3. A quantidade de pessoas que se queixam dos taxistas é fruto de ideias pré concebidas, estereótipos e mentalidades do século passado. Não me diga que ser taxista é ser sinónimo de ser bruto?

      Eliminar
    4. Pois, estou de acordo. Os táxis porcos e mal cheirosos é que são a novidade do séc. XXI.

      Eliminar
  62. Epá há malta estranha em todo o lado. O povo português é que é troglodita e se um diz "A" todo o mundo acredita. Existiam pessoas na manifestação que nem eram taxistas, quem sabe se não existiam condutores da Uber/Cabify pelo meio? É publicidade fácil!! Aquele que se atirou da ponte não era taxista...
    Os 40 anos de ditadura fizeram-nos mal... retardaram-nos a todos! Pensem com a cabeça, não com os media.

    ResponderEliminar
  63. Eu como filha de um taxista que é uma pessoa honesta, calma e pacífica, a única coisa que tenho a dizer ao meu pai é que continue a trabalhar honestamente. As queixas são conhecidas, a generalização é que está errada.

    ResponderEliminar
  64. Olha...agora as mal feitonas ficaram ofendidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo! De mal a pior (ou então abandalha de propósito - não vale a pena).

      Eliminar
  65. Pena que não tenho dinheiro pra processar o taxista da frase das virgens. Esse homem devia ser considerado um perigo.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis