Pub SAPO pushdown

Fomos para fora cá dentro #5: Guimarães e Porto

terça-feira, setembro 06, 2016
Sexta-feira acordámos no Monverde, tomámos o pequeno-almoço nas calmas e passámos a manhã na piscina, que estava um calorzinho bem bom. Depois, pusemo-nos a andar para o próximo destino: Guimarães, mas não sem antes ter ido em busca de uns bolinhos maravilhosos (cavacas) que tínhamos experimentado no pequeno-almoço do Monverde. Descobrimos quem era o fornecedor e lá fomos procurar o cafezinho que os vendia, numa aldeia ali perto. Encontrámos, trouxe uma caixa gigantesca e...já não há nada. Nem um para amostra, por isso mudemos de assunto.

 Guimarães: tinha estado lá há uns dez anos, com umas amigas, mas não me lembrava de grande coisa, por isso almoçámos pelo centro e aproveitámos para dar umas voltas por ali. Depois fomos conhecer o hotel onde ficámos essa noite, o Santa Luzia Art Hotel, que é lindooooooooo. É um dos mais recentes de Guimarães e dá vontade de ir morar para lá. Infelizmente, não tivemos tempo para o aproveitar devidamente. Queria muito ter dado um mergulho na piscina panorâmica, ou ter ido ao spa, ou ter só ficado a ler naquela esplanada maravilhosa, mas desta vez não deu. Lá teremos de voltar. =)

O jantar foi no Kanpai. Depois de uma semana de comida tradicional portuguesa já estávamos a ressacar de sushi, por isso seguimos as recomendações de algumas pessoas e e lá fomos. Prova superada. E assim acabou o dia em Guimarães. Depois foi só mesmo voltar para o nosso quarto gigantesco no Santa Luzia e dormir. Sábado era dia de regressar a casa, mas era impossível acabar a viagem sem dar um salto ao Porto-do-nosso-coração. Passeámos um bocadinho pelo centro, almoçámos com uns amigos no Parque da Cidade e regressámos a casa. Foi uma semana muito, muito boa, o Mateus portou-se excepcionalmente bem (pensei que ia enlouquecer com tantas horas no carro), ficámos a conhecer uma data de sítios novos e confirmámos aquilo de que já desconfiávamos: temos um país incrível. Ficou combinado que iremos fazer mais férias destas, que ainda há muito Portugal para descobrir.

























55 comentários:

  1. Boa tarde Ana. De onde sao os seus calcoes?

    ResponderEliminar
  2. Fotos maravilhosas! Esse fato de banho é qualquer coisa :)
    Beijinho

    The Black Blush

    ResponderEliminar
  3. Esse fato de banho não, por favor. Mostras outros bem mais bonitos.

    ResponderEliminar
  4. Preciso meeeesmo de saber de onde são esses calções lindoes!

    ResponderEliminar
  5. Estava a trabalhar (em Braga) e o meu namorado que estava de folga estava na Oliveira. Liga-me de repente ..
    "nem sabes quem está aqui ao meu lado.. uma pessoa que é tua amiga mas não sabe (eu digo sempre isto quando me perguntam quem é a Pipoca) - A Pipoca, o Arrumadinho e o Mateus!" Opah!! Adorava ter-vos conhecido! Espero que tenham adorado a minha cidade! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. AAAAIIIIIIIIIIII esse fato de banho <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  7. As fotos refletem uns dias fantásticos, de facto. E o Mateus cada vez mais fofo, a cada dia que passa.
    lefashionaire.com

    ResponderEliminar
  8. Também eu tive o prazer de conhecer este ano Guimarães. Cidade linda e acolhedora de gentes simpáticas. Sem dúvida que Afonso Henriques só podia vir de lá, porque se comeeee bemmmm. Restaurante "ETC" de comer e chorar por mais!!!

    ResponderEliminar
  9. Guimarães:a minha maravilhosa terra :-) Cidade berço :-)

    ResponderEliminar
  10. Ola Pipoca, apesar desta questão não ter totalmente a ver com este post, gostaria que me respondesses se possivel claro!
    Estou gravida de 14 semanas e adoro sushi! A minha OB, nao me aconselhou a comer sushi (com muita pena minha!!!!!!!!), a nao ser que seja um sitio de total confiança, onde tenha a certeza que o peixe é de qualidade e fresco!
    Como tu comestes sushi na tua gravidez, gostaria que me pudesses indicar os restaurantes de sushi que frequentaste enquanto estiveste gravida, pois tenho a certeza que também foste rigorosa nessa questão do peixe fresco! :) :)
    Tenho tanta vontade de comer sushi, mas o medo, é uma coisa que me assiste muito! :( Basta a regiao de Lisboa (o que com certeza ja deve dar pano para mangas), e basta aqueles mesmo que aconselhes de olhos fechados! :)
    Conto contigo para satisfazer este meu desejo! eh eh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal se controlar?

      Se a Pipoca a mandar comer sushi na tasca da esquina, você vai? E se depois lhe cai mal? Vai culpar a Pipoca? É que só se ela for louca é que lhe responde a este comentário!

      Eliminar
    2. Ja ca faltavam comentários ressabiados! Alguém lhe pediu opinião? so uma mente como a sua é que pode achar que alguem vai culpar a pipoca por causa de uma indicação de um restaurante! Experimente responder só ao que lhe perguntam a si... vai ver que o mundo fica mais simples!

      Eliminar
    3. Sushi e gravidez não combinam. Se já a médica não aconselhou, qual é a dúvida? Isto é que é simples!

      Eliminar
    4. O sushi é dasaconselhado seja em que sítio for, não há sitios de confiança. Isto porque se o peixe ou a carne não foram totalmente cozinhados, existe sempre o risco de conterem alguma bactéria e contraír toxoplasmose. Há apenas uma exceção: se for imune. Provavelmente será esse o caso da Ana.

      Eliminar
    5. A toxoplasmose dificilmente se contrae comendo peixe cru. O peixe não faz parte do ciclo reprodutivo do parasita. Mas existem outros riscos de infecção. Desde que o peixe seja congelado previamente ou cozinhedo (sushi fusão), não há qqr problema!!!

      Eliminar
    6. Adoro quando só lêem metade das coisas... a medica desaconselhou comer sushi em qualquer sitio! Se o peixe for fresco não há mal nenhum!!

      Eliminar
  11. As fotos estão espetaculares! E viva o Norte ;)

    http://flylikeaballerina.blogspot.pt/2016/09/my-outfits-18.html

    ResponderEliminar
  12. Ó Pipoca, e então Braga, cidad maravilhosa, ali pertinha, ah? Ai, ai. Promete que da próxima vens cá! :)

    ResponderEliminar
  13. Só agora reparei: O Afonso Henriques parece fazer um " manguito "?!

    ResponderEliminar
  14. Monverde fica na freguesia de Telões, cidade de Amarante... aquela "aldeiazinha" onde foi buscar as cavacas, Moinho - centro histórico, certo?!

    ResponderEliminar
  15. Que fotografias tão amorosas!
    Portugal é lindo mesmo, tenho pena que tão pouca gente dê valor ao interior, mas enfim!
    Adorei o post :)

    Beijinhos, Beatriz ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Pipoca tem um fato de banho tão giro, posso saber onde comprou p.f.? Obrigada. Susana

    ResponderEliminar
  17. Então aqui tão pertinho e não vieste a Braga? Falhaste, Ana!

    ResponderEliminar
  18. Ana, posso não perceber nada de fotografia, basicamente a minha opinião vai do gosto ao não gosto, e devo dizer que gosto muito destas!

    Mas, caramba, esses óculos da Dior é que não me saem da cabeça. Se algum dia alguém se fartar deles é favor avisar que vou a correeeeer!!

    ResponderEliminar
  19. Pipoca, tens de vir a Viana do Castelo!!! De Guimarães era mais um saltinho.
    A cidade é liiinda e tem comida muito boa também! Tens mesmo de experimentar as melhores bolas de berlim do nosso país! São as do Manuel Natário, Manuel e não Zé! O Zé é o irmão mas as boas, boas, boas são no Manuel Natário! Fica numa rua estreitinha que dá acesso à Praça da República e que no Verão tem filas de espera de 1h por isso não venhas no Verão! E quando vieres ficas já avisada que só sai em 2 alturas do dia, em horas especificas, uma de manhã e outra de tarde. Já com água na boca? Estão aqui as dicas todas, anda!!

    ResponderEliminar
  20. Ótimas férias! Adorei as fotografias, estão top! Esse fato de banho está qualquer coisa:-)
    Beijinhos

    O Planeta da Inês

    ResponderEliminar
  21. Eu tenho a perceção contrária. Quando mais conheço deste país mais feio o acho. Fora Lisboa, Porto e algumas localidades algarvias, acho o resto um horror.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor !!!! Nao tem noçao do disparate que esta a dizer pois nao ? Sera quw conhece mesmo ????

      Eliminar
    2. Você é louca!!

      Eliminar
    3. Conheço e não gosto, salvo algumas exceções. Não acho o meu país bonito. Permite-me tal ousadia? Ou seria melhor dizer que acho lindo, só para parecer bem?

      Eliminar
    4. Então não sabe gostar de nada.

      Eliminar
    5. O Douro, o Gerês, a Serra da Arrábida, as planícies do Alentejo, a ilha da Madeira, os Açores... Tem a certeza que mora no mesmo país que eu? Tenho mesmo pena que pense assim. Já agora, qual é a zona do mundo que lhe enche as medidas, aquela que acha mesmo bonita?

      Eliminar
    6. Tenho a certeza que este anónimo não viajou muito, para achar Portugal feio!
      Quanto mais viajo mais tenho a certeza que Portugal é um dos melhores países para se viver. Porque é seguro, come-se bem e é LINDO!

      Paula

      Vida de Mulher aos 40

      Eliminar
    7. Chocam-me estas respostas. Tal como não gostamos todos das mesmas roupas, das mesmas comidas e dos mesmos estilos musicais também não gostamos todos dos mesmos sítios. Eu gosto de cidade e acho Pt um país muito provinciano. Não aprecio as cidades pequenas nem as paisagens do interior. AMO Lisboa e algum litoral. Mas quando ando pelo país (e sim, conheço bastante) não consigo achar, no geral, um território bonito. Desconhecia a obrigatoriedade de achar bonito um país só porque me calhou nascer nele, nem sabia que isso me qualificava como pessoa pouco viajada e alguém que não sabe gostar de nada. É a minha perceção, apenas isso.

      Eliminar
    8. Anónimo das 19:20, provinciano porquê? Estamos a falar de coisas diferentes. Que ache as pessoas mais ou menos simpáticas, mais ou menos provincianas, mais ou menos saloias (ou o que lhes quiser chamar) é lá consigo. Mas daí a não conseguir admitir que as paisagens que temos são bonitas vai uma grande diferença.

      Eliminar
    9. Anónimo das 21.52, eu não acho as nossas paisagens bonitas. Não é não querer admitir, é não achar. Para que havia eu de admitir uma beleza que não considero estar lá? Não é uma ofensa, não é uma coisa terrível, é a minha perceção.

      Eliminar
  22. Orgulho em pessoas que passam uma semana de férias a descobrir o nosso país. Penso que não está tudo perdido, quando há portugueses assim!

    ResponderEliminar
  23. E eu a contar que viesses a Braga :) beijinho

    Inês M.

    ResponderEliminar
  24. Muito fixes as vossas férias :) Portugal é, de facto, um mundo de encantos e às vezes nem nos lembramos. Quanto ao Mateus, está amoroso, e é normal que se tenha portado bem, estava de férias com os pais e tudo o que os miúdos querem é isso - tempo com os pais só para eles :)

    ResponderEliminar
  25. Pipoca, ajuda aqui uma mãe! Como fazes com as refeições do Mateus? Come às horas que vocês comem, e come qualquer coisa? Só para ver se tens ideias que me possam ajudar nas viagens. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pergunta mais estaparfudia. E aconselhar-se com quem realmente percebe? Como conseguem respirar sem a Pipoca?

      Eliminar
    2. Eu pergunto à Pipoca como pergunto às minhas amigas, etc. É só troca de ideias. E quem é que realmente percebe, se todos os miudos são diferentes? Era só curiosidade em saber diferentes métodos de organização/ gestão com crianças. Peço desculpa se a minha pergunta ofendeu.

      Eliminar
    3. Inês, eu tenho um filho da idade do Mateus e outro com 3 meses. O mais velho come as mesmas horas que nós, nos mesmos locais. A diferença é que levo snacks saudáveis para lhe dar entre refeições (Pures de fruta caseiros, panquecas caseiras saudáveis, queques ou scones saudáveis).
      Não sou a Pipoca mas espero ter ajudado. E não acho o seu comentário desapropriado uma vez que esta publicação é sobre viagens e o Mateus também foi.

      Eliminar
    4. Rita, obrigada pela partilha! A minha filha tem quase 4 anos e até come bem mas, por exemplo, se vamos a um restaurante não come um bitoque porque o bife é duro para ela. Peixe não liga muito e fora de casa muito menos. De resto são comidas muito condimentadas. Não sei, se calhar sou só eu que tenho esta dificuldade. Em relação aos snacks, também faço (muita fruta, pão, panquecas, etc). Bjs

      Eliminar
    5. Nós por norma pedimos sempre frango grelhado para ele, ele gosta e é macio :) bj

      Eliminar
    6. Inês, as suas dúvidas são mais que legitimas. Tenho 1 filha de 4 anos e nas primeiras viagens tb foi muito complicado. Com esta idade ela come a mesma hora que nós, mas coisas simples que ela goste: bolonhesa, bife de frango com arroz, algum filete de peixe com legumes ou massa.. caso não haja nada disso, uma sopa resolve. E se pedir aos funcionários algo bom para crianças, eles geralmente facilitam. Levo sempre marmita com iogurtes (iogolino porque não precisam de frio), bolachas maria em saquetas, pãezinhos de leite, fruta e pacotinhos de leite. Quando saio de manha, levo os lanches previstos para o dia e ela vai comendo entre as refeições. O truque é simplificar, se ela não tiver a dieta mais adequada numa semana, na seguinte compensa. Boas férias! :)

      Eliminar
    7. Ninguém questiona as dúvidas da Inês. Mas para isso existem as amigas, a família... não é aqui.

      Eliminar
    8. Porque não aqui?! Os tempos mudaram, actualize-se. Nestes locais podemos perfeitamente trocar ideias, tirar dúvidas, interagir. Quanta maldade e mesquinhice!

      Inês, tenho uma filha de 3 anos e come o que nós comermos no restaurante - peixe grelhado, bife, carne assada, marisco, massa.. Só não lhe dou pratos com peixe ou carne crua. Arranjo-lhe o prato com um bocado da nossa comida partida aos bocadinhos, come sempre sopa e pronto. Uma vez não são vezes.

      Eliminar
    9. Agradeço a partilha. Estas dicas nunca são demais!

      Eliminar
  26. Ola Pipoca, por acso eu vi-a em Guimarães e estava curiosa para saber o que ia dizer sobre a minha cidade. Ainda bem que gostou. E sim, concordo consigo quando diz que temos um país lindo.

    ResponderEliminar
  27. Guimaraes sempre, pipoquinha linda!

    ResponderEliminar
  28. Olá Ana!

    Embora não tenha o mesmo glamour, fazer tudo isso numa autocaravana dá uma sensação de liberdade e de descanso como não há igual. Se gostaram tanto de "partir sem destino" deviam, MESMO, experimentar uma semana de férias sobre rodas onde não há horas para nada nem destino marcado.
    Fica a sugestão ;) Experimentem e depois mostre tudo no blog! :)Bjinhooos

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis