Pub SAPO pushdown

De volta à escola

terça-feira, agosto 30, 2016
Isto é uma coisa cíclica: mais ou menos a cada dois anos dá-me a vontade de voltar a estudar. Começo a procurar workshops, pós-graduações, licenciaturas, o que for. Ando numa dessas fases, em que o meu computador se enche com as páginas abertas das faculdades, comigo a esmifrar tudo o que há e a tentar perceber o que é que me apetece mesmo fazer. Não ando à procura de nada para exercer. Não decidi, aos 35 anos, que afinal quero ser psicóloga, nutricionista ou personal trainer. Mas gosto de aprender e interesso-me por muitas áreas diferentes. O que eu queria mesmo, mesmo, mesmo era uma espécie de curso de cultura geral, em que se aprendesse um bocadinho de tudo: história, filosofia, política, religião, artes, etc e tal. Como é que ainda ninguém criou uma coisa destas? Acho que tinha tudo para ter sucesso. O mais próximo que encontrei foi uma licenciatura em Estudos Gerais, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa mas, confesso, não sei se tenho paciência/disponibilidade para voltar para a faculdade mais três ou quatro anos. É que isto da vontade de estudar é muito engraçado, mas depois começam os trabalhos de grupo e os exames, e quando já se tem família, uma profissão e uma data de outras actividades, a coisa fica mais complicada. As 24 horas do dia não chegam mesmo para tudo. Mas pronto, não desisti da missão, já tenho umas quantas pós-graduações debaixo de olho e Setembro/Outubro será mesmo para o regresso às aulas. Enquanto não me decido, inscrevi-me nuns quantos cursos do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, que não só abrangem uma data de áreas, como são dados por pessoas a quem reconheço qualidade e, alegria das alegrias, são grátis. Há uns seis ou sete anos fiz lá o de História do Cinema, com o António-Pedro Vasconcelos, e o de Escrita Criativa, com o José Couto Nogueira, e gostei muito de ambos. Este ano a agenda parece-me ainda mais versátil e completa, e gostava muito de fazer os de História da Música, Viagem pela Literatura Europeia, o de História de Portugal ou o de Ideias Religiosas. Geralmente os cursos são de dez aulas, por isso são óptimos para quem não tem muito tempo. Probleminha: como são bons e grátis, as inscrições esgotam num instante, por isso espreitem a agenda, vejam se há algum que vos interesse e inscrevam-se a correr. Já me inscrevi em dois ou três, agora estou aqui de dedinhos cruzados à espera que me confirmem a vaga. Entretanto, e se também andam com ideias de voltar a estudar, partilhem-nas comigo, pode ser que saibam para aí de um qualquer curso mega-espectacular que me tenha escapado. 


53 comentários:

  1. Já me candidatei também para mais uma pós-graduação na minha área (ensino), sentia vontade e necessidade de voltar aos estudos. Vai ser um ano em pós-laboral...mas estou confiante que vai correr bem.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. "Quando se tem uma profissão" lolll postar publicidade num blogue é profissão pipoca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser blogger já é uma profissão em vários países. Infelizmente em Portugal as pessoas ainda são muito azedas.

      Eliminar
    2. As putas também são remuneradas, é profissão??

      Eliminar
    3. Em alguns países é uma profissão legalizada.

      Eliminar
    4. Ao(s) anónimo(s) das 11:06 e 12h43:
      Ser-se estúpido também é uma profissão, só não é remunerada monetariamente, senão eras/eram milionários.

      Eliminar
    5. Caro anónimo, ser blogger de profissão é para algumas, não para todas.
      A Pipoca é-o, sem dúvida nenhuma.
      Pena que a dor de cotovelo não o deixe perceber isso.

      Eliminar
    6. Para o anónimo das 12h43, em alguns países já está legalizada como profissão. Sugiro a que faça uma pesquisa de quais e tente a emigração.

      Eliminar
  3. E bons sites com cursos online e gratuitos ( a minha situação financeira não me permite pagar cursos infelizmente, alguém sabe de alguma coisa? Já procurei, vi o site da Coursera, OpenupEd... se alguém souber de algo que pudesse ajudar. Obrigada, Melanie Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a fazer um de fotografia do MOMA. É online e gratuito.

      Eliminar
    2. https://www.edx.org/
      https://www.futurelearn.com/
      Para se obter um certificado no edx, tem que se pagar e tem prazo de validade, já no future learn, também tem que se pagar mas, não tem "limite temporal", está lá tudo muito bem explicado.

      Eliminar
    3. E sites portugueses alguém conhece alguma coisa? O meu nível de inglês ainda não é o melhor para realizar um curso. Joana M.

      Eliminar
    4. Joana M, no edx tem cursos para se aprender inglês. Os acessos são sempre gratuitos, só o certificado (caso queira) é que é pago.
      https://www.edx.org/course?search_query=english

      Eliminar
    5. Boa tarde, há o site da Miriada X, que tem oferta de cursos em espanhol e português (PT e BR): https://miriadax.net/cursos.
      Há vários cursos do Coursera com legendas em português (PT e BR).
      Obrigada.

      Eliminar
    6. Pipoca, qual dos cursos está a fazer ? xx

      Eliminar
  4. Pena que seja tudo em Lisboa ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se a Ana é de Lisboa, vive em Lisboa e tem lá a vida dela... Que disparate de comentário.

      Eliminar
    2. Disparate?! Porquê? Só estou a lamentar não haver esse tipo de acções no el corte ingles de vila nova de gaia.. apenas isso

      Eliminar
    3. Para a próxima diga logo isso 😃

      Eliminar
    4. O país não é só Lisboa. A ana vive lá. Agora se tem acesso a internet pesquise na sua zona informe se pergunte a alguém se conhece sítios onde fazer workshops,cursos etc na sua zona.

      Eliminar
    5. Também há cursos do género no Corte Inglês de Gaia (Mas menos)

      Eliminar
  5. Gostava de aprender uma língua clássica (grego ou latim). Utilidade? Zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utilidade pode não ser nenhuma. Mas aprender não ocupa lugar. Tb estive a frequentar um curso de alemão. Nao dou utilidade e já me esqueci de algumas coisas.. mas nunca se sabe se vou precisar!!!!😉

      Eliminar
    2. Também adorava aprender latim. E apesar de não ter utilidade é algo que me desperta o interesse. Mas lá está, estamos sempre a aprender e ficava feliz de já aprender, apenas por curiosidade

      Eliminar
    3. Tem utilidade, sim! E é bem interessante. Descobre a origem das palavras, a sua etimologia, a sua evolução fonética. Percebe, por exemplo, por que temos plurais em 'ãos','ães' e 'ões'. Apesar de ser uma língua morta, se tem curiosidade, invista e aprenda. Vai divertir-se! 😊

      Eliminar
    4. Utilidade: perceber melhor a língua portuguesa. Pôr o cérebro a trabalhar. Muito mais útil do que cursos com uma grande "utilidade prática".

      Eliminar
    5. Sou a primeira anónima. Quando referi que não tinha utilidade, queria dizer utilidade prática. Mas gostava de aprender pelas razões que foram dizendo: de perceber melhor a língua portuguesa por descobrir a origem das palavras.

      Eliminar
  6. E só em Lisboa!?Amuei! "Atão" o resto do país não existe (neste caso o Porto, onde existe também o Corte Inglês). Acho mal, pois acho. Portugal não é só Lisboa. É muito, muito mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como alguém disse acima, a Ana é de Lisboa. Se me pagar, eu faço a lista de cursos de norte a sul.

      Eliminar
    2. Pagar não pagam . Talvez recebas uma caneca das caldas😁😁

      Eliminar
  7. Já pensaste em Antropologia? É uma área bastante vasta (tive cadeiras de Antropologia e Psicanálise, Antropologia e Religião, Antropologia da Educação) e é o curso ideal para alguém que quer alargar horizontes e conhecer outras formas de pensar. É um curso encantador - fui lá parar por acaso e foi a melhor experiência da vida, era uma alegria ir para as aulas todos os dias :)

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Abrange várias áreas desde arte, psicologia, economia, politica, sociologia, ambiente, consumo...

      Eliminar
  8. Eu vou fazer uma pós-graduação este ano, na FDUL! É na área em que trabalho, de Setembro a Março, um dia por semana, 4h pós-laboral.

    ResponderEliminar
  9. Ana podia ceder o link do curso do MoMa?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  10. Olha eu tb gostava de uma coisa assim na área da cultura geral, de facto é uma grande ideia...pena não haver nada que seja menos tempo que esse de Estudos Gerais.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Pipoca,
    Há estes cursos da FCSH:
    http://www.fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/cursos-livres

    Do Corte Inglês, claramente o de literatura policial!!

    Mas bem que me apetecia uma segunda licenciatura... (suspiro profundo)

    ResponderEliminar
  12. Eu também estou mortinha por voltar a estudar mas para mudar (ligeiramente) a minha vida! Não sei bem no que me vou meter mas com 25 anos acho que tenho de arriscar!!

    ResponderEliminar
  13. Eu meti me num mestrado, estou a um mês de entregar a tese e se soubesse o que sei hoje tinha ficado mas era sossegada. Aprendi bastante sim mas houve alturas em q só quis desistir. É bastante trabalhoso e nem sempre fácil de conciliar com a vida pessoal e peofissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a compreendo... antes de defender a dissertação já nem conseguia abrir um livro ou ler uma revista sequer. Estava farta de tudo o que implicasse ler... mas depois passa :-) Não desista, está quase quase! Muita força e desejo-lhe uma excelente apresentação e nota final!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela força. Já desmoralizei muitas vezes mas tenho q levar até ao fim. Foi um investimento grande tanto de tempo como de dinheiro. Está quase!

      Eliminar
  14. Pois olha, a mim nem que me pagassem voltava a estudar. É bastante difícil para quem trabalha ao mesmo tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me vejo a estudar novamente. .. vou fazendo um up grade com a minha filha que vai para o 4 ano.. Há coisas que já esqueci e agora a estudar com ela recordo. . E no meu caso.. sou uma das muitas licenciadas a trabalhar numa categoria de assistente tecnica... ou seja só voltaria a estudar se isso se reflectisse no final do mês. Admiro quem tem força de vontade para estudar..

      Eliminar
  15. Já estive em Estudos Gerais, mas mudei para Psicologia. Não achei o curso tão "livre" como dá a entender. Somos nós a fazer o nosso horário e nem sempre as disciplinas batem umas com as outras, e nem sempre têm vagas.. Mas basta querer :) No meu caso não era o que eu queria mesmo, por isso mudei.

    ResponderEliminar
  16. Eu também gosto muito de aprender coisas novas. Ultimamente tenho-me dedicado mais aos cursos online pois têm a grande vantagem de poderem ser feitos ao meu ritmo. Gosto especialmente dos sites Udemy, EdX e Coursera.

    ResponderEliminar
  17. Relações internacionais. Estava a ler a lista de interesses da PMD e a lembrar-me das cadeiras!
    Aliás, é "tão cultura geral" que a crítica que mais se faz aos alunos de RI é que acabam por saber um bocadinho de tudo mas, a fundo, nada de nada.
    Mas tem uma carga horária difícil para quem quer só "matar o bicho da escola", havendo família e já outro estilo de vida, o formato de workshops será talvez o mais indicado

    ResponderEliminar
  18. Alguém sabe de site portugueses com cursos online?

    ResponderEliminar
  19. Já criou. Chama-se Antropologia. Dás áreas desde filosofia, antropologia cultural, antropologia da sociedade, consumo (muito tirado por analistas de tendências), matemática, psicologia, ambiente, literatura, cinema... Se tem mercado de trabalho? Não! Tal como a maior parte dos cursos de ciências sociais. Se é dos cursos que abrange mais áreas: é, sem dúvida alguma que é.

    ResponderEliminar
  20. Disseste: já tenho umas quantas pós-graduações debaixo de olho e Setembro/Outubro será mesmo para o regresso às aulas.

    Podes partilhar quais são?

    ResponderEliminar
  21. Ana: da mesma forma que pedes para partilharmos, será que também podes partilhar quais as pós-graduaçoes que pensas fazer?

    ResponderEliminar
  22. Bom sharing dos cursos do ECI Pipoca! No meio de tantos interesses como te focas? Só após muita experiência e vivências sabemos aquilo que realmente queremos... e às vezes nem assim. E mesmo quando nos focamos sentimos que fica sempre algo por fazer. Contudo a vida é feita de escolhas e temos que escolher o que é melhor para nós com base naquilo que sabemos e fizemos.

    ResponderEliminar
  23. Pipoca pode-se dizer como se obtém as fichas de inscrição sff? Obrigada 😊

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis