Pub SAPO pushdown

Temos de falar sobre o Pokémon Go, não é verdade?

quarta-feira, julho 20, 2016


A Nintendo foi esperta. Esperou que acabasse a febre do Euro para largar a bomba: ah, e tal, criámos um novo jogo de realidade virtual, que vai levar as pessoas para a rua, isto já está a ser um sucesso na Ásia, vai ser uma loucura no mundo inteiro. Vai mesmo. Ou melhor, já está a ser. Assim no espaço de dois dias começaram a saltar notícias sobre o Pokémon Go, de todo o lado. Um verdadeiro bombardeamento. Li algumas delas, percebi mais ou menos do que é que se tratava, instalei o jogo e tenho a dizer-vos que já apanhei 14 bichos. Não sei se é muito se é pouco, mas tendo em conta o tempo que dedico a isto (tipo, três minutos por dia) parece-me espectacular. A verdade
é que o jogo não é assim tão giro como o pintam. Ou então sou eu que ainda estou muito no início, se calhar à medida que se vai avançando a coisa torna-se mais interessante, mas tenho para mim que não chegarei a essa fase. Isto consome bateria comó caraças e, convenhamos, é um bocado estúpido andar de telemóvel em riste a caçar bichos imaginários. O primeiro que apanhei foi uma tartaruga, no corredor cá de casa. Sacana, um bicho de 15 quilos enfiado nos meus domínios. Uma pessoa pensa que está segura no seu próprio lar, mas não, isto é bicho que se infiltra em todo o lado, pior que a humidade. Depois disso, já apanhei alguns dentro do carro (com o carro parado, não se enervem), já apanhei um no cabelo de uma amiga (basicamente salvei-a de um morcego sinistro), já apanhei um no Colombo,... enfim. Quando estou assim mais a atirar para o desocupada ligo a aplicação e vejo se há algum à mão de semear. É o máximo que faço. Não vale a pena aquilo dizer-me que está um bicho do outro lado da estrada ou ao fim da rua, porque eu só apanho os que me aparecem à frente dos olhos. Gosto da papinha toda feita. Depois, também não se pode dizer que seja muito difícil apanhá-los. A pessoa atira uma bola e tau, já cá canta. Lá está, se calhar com a evolução vai ficando tudo mais difícil, mas para já acho que qualquer criança de três anos dá conta do recado (o Mateus ainda não foi introduzido no vício). Esta manhã, enquanto esperava para começar o treino, apanhei um pónei ali à beira Tejo. Bicho bonito, de crina reluzente, com quase 26 quilos. Gostei, eu e os póneis temos aquela cena, vocês sabem, mas queria mesmo era o Pikachu. Acho que quando o apanhar dou por terminada a minha relação com o Pokémon Go, ah, e coiso, foi bonito, sim senhora, mas isto não é para mim.

Mas não nego que estou absolutamente boquiaberta com a rapidez com que este tema dominou o mundo. E a rapidez com que o mundo reagiu. De repente, temos a polícia portuguesa a emitir comunicados sobre a caça ao Pokémon, com conselhos como "não cace sozinho, cace em grupo ou aos pares". De repente, temos táxis disponíveis só para andarem com os clientes a apanhar bichos. De repente, temos um hotel no Porto (o Pestana Vintage) que disponibiliza uma pessoa para andar com os hóspedes a mostrar onde é que os Pokémons se escondem dentro e nas redondezas do hotel. De repente, temos pessoas a pararem os carros em plena auto-estrada para se envolverem em lutas de Pokémons. De repente, temos gente que descobre cadáveres durante as suas caças. E eu acho que está tudo louco. A sério. Não sou extremista, não estou entre as vozes que acham que o jogo é uma anormalidade, que devia ser já banido e blá blá blá, os velhos do Restelo de sempre. Acho que, efectivamente, tem a vantagem de arrancar as pessoas de casa. Ainda no outro dia um puto gordinho dizia na televisão que nunca fazia desporto e que agora chegava a andar 15 quilómetros por dia. Mas, claro, há o outro lado da medalha. O jogo leva as pessoas para a rua, certo, mas será que as envolve mais com os sítios por onde andam? Será que as envolve mais com outras pessoas? É que eu acho que isto só faz com que as pessoas andem no meio da rua ainda mais alheadas, com todos os perigos que isso pode acarretar (quedas, atropelamentos, sei lá eu o quê). Enfim, o jogo continuará no meu telemóvel por mais uns tempos, até me fartar de vez. Até lá, se virem o Pikachu apitem, que eu vou a voar. 



71 comentários:

  1. Eu comecei a jogar porque sempre gostei de pokemon. Na minha altura (quando andava na básica) a gente tinha aqueles gameboys a preto e branco manhosos :D e eu nunca tive um. Via a série que passava na tv e poupa. Estava a espera que saisse uma aplicação para poder jogar no smartphone pois nunca tive uma consola (e nao é coisa que queira comprar sinceramente). O jogo não é bem como os das consolas mas acho graça à mesma. Ainda nao mudei o meu percurso para apanhar pokemons e ja tenho 66 pokemons. Ando sempre de transportes públicos e pronto... aquilo vibra quando aparece um. . Nao preciso de estar sempre a olhar para o tlm.. eu e os meus amigos conversamos sobre o jogo... na pausa entre o estudo vamos ao ginasio que existe na nossa faculdade lutamos e vamos embora. :D mas tmb nao estava a espera que isto fosse este fenómeno tao grande xD sabia que ia ser popular entre o pessoal entre os 15 e os 25/30 mas nao isto xD ahaha mto engraçado.

    ResponderEliminar
  2. Eu instalei o jogo por curiosidade, mas quando percebi que tinha de andar (literalmente) atrás dos bichos, perdi a vontade! Acho meio parvo andar pela rua de telemóvel na mão a procurar as criaturas, e não entendo mesmo o que faz as pessoas nem repararem nas passadeiras. Penso que isto seja moda para durar apenas o Verão, não tou a ver o pessoal a sair de casa no meio de um temporal para ir caçar pokemons! Lolol

    ResponderEliminar
  3. Pipoca, o Pikachu está no parque Eduardo VII perto da rotunda Marquês :-)

    ResponderEliminar
  4. Devo ser das poucas pessoas que nao se pos a experimentar esse jogo! :) E parece que agora já vai haver um PokéDates!

    http://www.theverge.com/platform/amp/2016/7/20/12234636/pokemon-go-dating-service

    ResponderEliminar
  5. Dizem que há pukachus no estádio da luz :)

    ResponderEliminar
  6. Eu só quero apanhar um pikachu! Depois disso desinstalo o jogo ahahaha

    ResponderEliminar
  7. É só pena não ser um jogo da Nintendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eeerrrrr... é Sr. Anónimo...

      "Foi desenvolvido por uma colaboração entre a Niantic, Inc., a Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android." in wikipedia...

      inclusivé a Nintendo valorizou 120% na bolsa de valores com o lançamento do Pokemon Go.

      Eliminar
    2. A nintendo valorizou porque contem 30 e tal % das acções da Pokemon Go, mas não foi a nintendo que criou o jogo. Foi totalmente desenvolvido pela Niantic. O jogo é 30% da Nintendo, porque apesar de parecer Pokemon não é totalmente da nintendo. Mario Bros, por exemplo, foi desenvolvido pela Nintendo. Nem Pokemon Red foi desenvolvido por eles, mas sim pela Game Freak. E em relação às acções da Nintendo, estão em queda a pique pelo facto de deterem poucos direitos de Pokemon. E na Ásia é o sítio onde está menos a bombar Pokemon Go, foi pouco lançado lá.

      Eliminar
  8. Há Pikachus no Marquês de Pombal :) (Agora não vão para lá todos a correr como aqueles do Central Park)

    ResponderEliminar
  9. Por acaso há as pokestops, que são sempre marcos da cidade. Quer sejam edifícios velhos, placas de rua, entre outros. Às vezes coisas que nem reparávamos que existia no nosso bairro. Por isso discordo completamente dessa opinião. O jogo tem muito mais além de apanhar pokemons e realmente já há relatos até de miúdos autistas que querem sair de casa pela primeira vez. Há-de haver coisas más, como em tudo, mas os positivos ganham sem dúvida.

    ResponderEliminar
  10. Há uma app chamada poke radar, dá a localização dos pikachus e dos outros todos. Aqui em Angola há imensos nos mosseques. Devem estar todos badalhocos e dispenso lá ir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahaha pokemons no musseque muita bom!!! O melhor é ir de candongueiro apanhá-los ;)

      Eliminar
    2. Realmente é melhor a Margarida Ribeiro sair de Angola. É que os Angolanos devem dispensar a sua mentalidade suja.

      Eliminar
    3. mUsseques...já não basta ser ignorante ainda tem que ser analfabeta!!!

      Eliminar
    4. Se não quiser ajudar as pessoas que ai vivem, pelo menos respeite-as.

      Eliminar
  11. Ok,Pokémon go...a febre, mais um revivel..ainda ontem aqui na praia da Califórnia, andavam vários jovens e menos jovens...à caça de Tm em riste! "figurinhas algo tristes", mas cada qual sabe de si, mas que se pode converter num perigo, pode, depende do grau de obsessão de cada pessoa!
    Uma coisa é certa, os jogadores divertem-se e divertem-nos !(:
    Boa caçada...para quem se dispuser...

    MDM


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *revival
      se quer usar termos fancy noutra língua ao menos aprenda a escrever

      Eliminar
    2. Se quer comentar ou responder a um comentário, ao menos faça-o de forma educada, sr(a). ANÓNIMO(a) "iluminado(a)"11.32h, expert em terminologia fancy...cool,trendy...
      (será que me enganei a escrever as palavras...Ui, já não durmo esta noite....).
      Que tal, um cházinho para acalmar os nervos, ou talvez a azia..., constata-se, muita, imensa falta de "chá" e de educação...mas estamos sempre a tempo de aprender, basta QUERER!(;

      MDM

      Eliminar
    3. que boa resposta! de há uns tempos para cá este blogue anda infestado de gentinha aziada e de mal com a vida, que além de implicar com a Pipoca ainda implica com quem está simplesmente a fazer um comentário. Acham-se os mais sábios, mais letrados e mais inteligentes que o que têm a mais é falta de educação e assertividade...

      Eliminar
    4. revival???? Pokémon sempre existiu!!! Jogo desde dos 8 anos e nunca parei... Não me parece que seja um revival (só para alguns).

      Eliminar
  12. Mas o objectivo é só apanhar os pokemons? E o que se faz depois?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu instalei o jogo e também ainda não sei, acho que en pouco tempo me farto e desinstalo x)

      Eliminar
    2. Quanto atingir o nível 5, vai escolher uma equipa. Depois disso, está apta a "lutar" em ginásios. Se o ginásio for da cor da sua equipa, pode deixar lá os seus pokemons para ficarem mais fortes. Se o ginásio for de uma equipa contrária, o objetivo é lutar contra esses pokemons e ficar com o ginásio para si.

      Assim, para já, é isto que eu sei.

      Eliminar
  13. Pipoca, ontem houve um meeting em Cascais para procurar pokemons onde se juntaram imensas pessoas e deu para fazer amigos novos :) o jogo tem também essa vantagem! E pelas pokestops, apercebi-me que há muitas estátuas, pelourinhos, recantos etc que no dia-a-dia me passavam ao lado e que agora passei a conhecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E interessará fazer amigos desses? lol

      Eliminar
    2. LOL, e o que entende por amigos desses?

      Eliminar
    3. Existem todo o tipo de pessoas a jogar este jogo. Mas as pessoas chatas e enfadonhas de certeza que não jogam. Portanto, ao menos essas pessoas não as conhecemos nesses encontros. Dass. Que velhos do restelo...

      Eliminar
    4. Anónimo das 17:29
      Nem todos somos obrigados a gostar de andar de telemóvel na mão a caçar "gambuzinos". Pessoalmente acho um pouco estúpido andar na rua, vidrado no telemóvel, como se nada mais existisse.
      Tal como a Ana referiu há uns tempos atrás, "a forma como nos relacionamos com as novas tecnologias está a ter implicações em todos os aspectos da nossa vida".
      Este jogo torna as pessoas ainda mais agarradas ao telemóvel e isso assusta-me um pouco. As pessoas dedicam-se cada vez mais às tecnologias e cada vez menos às outras pessoas.
      Se sou velha do Restelo? Deixe lá, estou em casa...

      Eliminar
    5. o que é que o anonimo entende por "amigos desses"? pelo menos têm um ponto em comum para conversas.. ja é mais que muita gente xD

      Eliminar
    6. Célia Lopes, qual é a diferença entre pessoas andarem sempre de telemóvel na mão (já agora para encontrar pokemons não tem de ter sempre a app aberta, o telemóvel vibra) e pessoas colarem horas e horas por semana num televisor a ver 22 gajos atrás de uma bola? É mais socialmente aceite o futebol por ser mais antigo? Ah é um entertenimento, certo! Também um jogo de telemóvel é. Sabe que ser velho do restelo não é propriamente um elogio...

      Eliminar
    7. Estão a dar demasiada importância por este jogo ter demasiada importância. Dizem que esta febre passa. Como todas as outras.
      E esses "amigos" que fez... deve agora ligar-lhes a combinar cafés e jantares, não é? Para falarem como gente normal, correcto? Hum hum

      Eliminar
    8. Anónimo das 22.05
      Penso que não terá lido em lado algum a informação de que eu gosto e assisto futebol, excepção feita à final europeia, por razões óbvias.
      Então compare coisas comparáveis.
      Acho que as pessoas passam demasiado tempo ao telemóvel, qualquer dia estamos sentados todos à mesa e comunicamos através das redes sociais em lugar de falarmos uns com os outros.
      Este jogo parece-me prender ainda mais as pessoas ao telemóvel.
      No caso deste jogo, sou um pouco velho de Restelo sim. Não gosto, logo não tenho por obrigação concordar com quem gosta, que naturalmente é livre de o fazer.

      Eliminar
    9. Celia Lopes, parece-lhe prender mais as pessoas ao telemóvel? Portanto nem sequer sabe do que fala, assume só que por ser um jogo e por envolver um aparelho eletrónico, faz com que as pessoas sejam mais anti-sociais. Pois é velho do Restelo, que diz que não só porque não gosta de novidades. Não tem de gostar, mas se calhar devia saber do que fala antes de dizer que não gosta.

      Eliminar
    10. Anónimo das 00:41
      Sei do que falo sim. Li sobre o jogo, tenho amigos que o jogam, conversamos sobre o assunto e continuo a não gostar.
      Assumiu que eu embirrei com o jogo antes de saber do que se trata. Se calhar o Anónimo não deveria assumir o que não sabe :)
      Bom fim-de-semana para todos :)

      Eliminar
    11. Célia Lopes, depois desta calo-me. Não jogou o jogo, não sabe do que fala. Posso ler centenas de críticas sobre um filme, falar com os meus amigos sobre o mesmo, ler sinopses. Se não vi o filme, não o posso julgar. Um bom dia.

      Eliminar
    12. Ainda não tenho opinião formada sobre este jogo, ainda não o joguei. Assim, à primeira vista, parece-me apenas um jogo, diferente do habitual mas não deixa de ser o jogo. Admito que já tenho feito algumas piadas com os meus amigos sobre pokémons... porque proporcionou-se.
      Apenas um aparte, já li sobre o jogo mas isso não faz de mim uma conhecedora.

      Eliminar
  14. Hoje antes de almoço o Pikachu estava no Parque das Nações...

    ResponderEliminar
  15. Pois, por cá também estamos incrédulos com a rapidez que esta febre se espalhou pelo mundo inteiro! confesso que já apanhei alguns, mas também não acho o jogo muito interessante, mas é impossível ficar alheio ao que se passa! Já me fartei dos comentários dos velhos do Restelo que afirmam que era muito mais interessante apanhar grilos. Pobres bichos...assim vamos trilhando as nossas aventuras, aproveitando para caçar algum que connosco se cruze.

    ResponderEliminar
  16. Onde é que se apanha um Pikachu no Porto? Alguém sabe? :P

    ResponderEliminar
  17. No Porto já há um hotel que tem um Concierge Pokémon go!!
    wtf?

    ResponderEliminar
  18. Acredito que seja um jogo engraçado mas esta febre generalizada parece-me só um bocado parva... quando era miúda usava-se muito uma expressão que aqui serve que nem uma luva: "vai mas é à caça de gambuzinos!"

    ResponderEliminar
  19. AH, eu so apanhei um pokemon até agora porque nao me apetece gastar dados e porque eu nao sei fazer mais nada do que agarrar o bichinho. O jogo também está muito nas bocas do mundo com a ajuda da comunicaçao social que faz questao de lançar artigos a toda a hora. Por acaso perto de casa vi um grupo de miudinhos à "caça" dos bichinhos e era engraçado porque ao contrario do que alguns velhos do restelo falam, os miudos estavam no convivio, a conversar e a rir, enquanto descobriam como funcionava o jogo.

    ResponderEliminar
  20. cada um faz o que lhe agrada, eu não ligo a esse tipo de jogos e nem fui ver como é, mas não percebo a febre, toda a gente agora gosta das mesmas coisa? é estranho, parece que somos todos ovelhas e que todos desatam a fazer a mesma coisa só porque é "in"

    ResponderEliminar
  21. A minha alma está parva!!!
    Mas que car***** é isto?
    Nao dou muito tempo para começarem os acidentes à pala deste jogo.

    ResponderEliminar
  22. Acho só estupidificante e triste...fazer amigos com isto? E quer-se ter esses amigos!? Conhecer sitios novos!? É uma aplicação que ordena olhar para a nossa cidade com olhos de ver? Tema de conversa? Pois o problema é mesmo esses.as pessoas estão a ficar tão vazias e superficiais que já nem falam sobre música,livros,cinema,concertos, politica,filisofia,religião,exposições...entre amigos já só falam de sitio tal,fulana tal que anda x, que se esteve no sitio y, a dieta da moda,a it bag do momento,os saldos da zara e as saladas no pote.
    É cada vez mais dificil encontrar pessoas profundas,de pensamento organizado,cultas e criativas, mas há-as,sim...mas não jogam pokemon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque as pessoas que jogam videojogos são umas idiotas. Acabou mesmo de descrever corretamente esse nicho, são as mesmas que adoraaaam fofoquices e dietas. Aliás é extremamente raro uma pessoa que gosta de videojogos também gostar de música, cinema e literatura. Oh wait, espera lá... Eu gosto de videojogos. Quando quiser discutir a nouvelle vague ou a sexualidade no cinema alemão durante a república de weimar ou qual o melhor romance americano ou os melhores concertos dos festivais deste ano... me liga vai? Caralho para vocês e os vossos preconceitos.

      Eliminar
    2. Para uma pessoa que se acha tão culta, criativa e de pensamento organzinado, escreve bastante mal. Se calhar não lê o suficiente, lá está é profundo/a demais para isso!!!

      Eliminar
    3. Generalizações são sempre um tiro no escuro. Pertenço a uma associação cultural, a um clube de leitura com reuniões mensais, tenho um trabalho e jogo o pokémon go. Não ando à caça deles, vou no autocarro e apanho o que aparecer. Entre outros temas de conversa, também falo do jogo. Só por isso sou uma pessoa vazia e sem interesse? Vamos lá ter um bocadinho de calma nos rótulos que algumas pessoas gostam de passar.

      Eliminar
    4. "Não jogam pokemon"... e sabem escrever.
      Veja lá isso, a ideia que quer transparecer da si não é muito coerente com a sua forma de escrever caótica.

      Eliminar
    5. Anónimo das 14:43
      É isso mesmo.
      Assim como não se devem chamar os que gostam do jogo de vazios e sem interesse, também não se deverão rotular os que não gostam de chatos e enfadonhos.
      Não gostamos todos do mesmo, é um facto.

      Eliminar
  23. Pipoca desculpe corrigi la mas a nintendo ja tinha anunciado isto o ano passado. E isto ainda não saiu na Asia.

    ResponderEliminar
  24. Que raio de jogo... Como tenho direito à minha opinião vou dá-la... É completamente estúpido andar de telemóvel na mão à procura de bonecos virtuais. Ontem no shopping vi diversas pessoas à procura, literalmente à procura de bonecada. Pareciam maluquinhos a espreitar para tudo o que é canto e quem via na sua santa vidinha é que tem de se desviar dos caça bonecos! O que acho ainda mais triste é ver que há mais pessoas na casa dos 30/40 anos com a febre do jogo que crianças... Triste, na minha ótica é muito triste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desviar é como quem diz. Eu não me desvio de ninguém que venha com os olhos postos no écran. Só o que faltava!

      Eliminar
    2. Eu também concordo como o anónimo das 09:11. Que figurinhas eu também já vi... Dá para pensar que os 30/40 anos devem ser os novos 10/12 aninhos ou até menos!!! Oh sorte...

      Eliminar
    3. Caro Anónimo, parece-me estranho que tenha visto pessoas a olhar "para tudo o que é canto" à procura da bonecada pois não é assim que o jogo funciona. E claro que tem direito à sua opinião, mas daí até qualificar prontamente como "triste" uma coisa que desconhece totalmente é muito presunçoso da sua parte e, diria eu (e agora sim fundamentado), um bocado triste.

      Eliminar
    4. A espreitar para tudo o que é canto, diz este...

      Eliminar
    5. Anónimo das 09:11... triste é o seu comentário ... e os dos outros que por aqui desfilam.
      Se não gosta de jogar, não jogue, mas não critique quem o faz.
      Se as pessoas ficam felizes, qual é o seu problema?
      Veja-se ao espelho, você é que é o triste.

      Eliminar
    6. "Pareciam maluquinhos a espreitar para tudo o que é canto e quem via na sua santa vidinha é que tem de se desviar dos caça bonecos! "

      Uma boa descrição de quem fala e não faz a mínima noção de como funciona o jogo. Santa ignorância.

      Eliminar
  25. EU não jogo, mas o meu filho instalei a app e eu quis ver como é.
    Não achei bom nem mau. É um jogo, como qualquer outro.
    Agora se as pessoas se tornam viciadas não culpem o jogo, culpem-se a elas próprias que não se sabem controlar!!

    ResponderEliminar
  26. Há Pikachus no Dolce Vita Tejo :)

    ResponderEliminar
  27. Não envolve mais com outras pessoas? Ai envolve envolve, e de que maneira. Imaginem o cenário: calçada portuguesa, saltos... por si só uma tragédia (não iam alcatroar esta coisa toda??). Agora juntem a isso um rapazito na busca de pokémons e um bicho mesmo à minha frente (eu não vi nada). Pooooiiiiissss, fui abalroada e por pouco o rapazito não levava com a mala no trombil. Só ouviu o meu sermão histérico.
    Eu também não sou fundamentalista, eu também jogo exaustivamente mahjong ahah mas a verdade é que as pessoas vêem o pokémon, numa realidade virtual, mas não vêem as pessoas que os rodeiam (e eu ainda tenho 1,72m). Tudo o que cai no exagero cai no ridículo, é o caso. ( !Opinião! )

    ResponderEliminar
  28. já não se fazem homens/ mulheres como antigamente... cresçam e aparecem!!!!!!

    ResponderEliminar
  29. Vamos escrever tipo Bart Simpson: O Pokemon Go é Realidade AUMENTADA e não realidade virtual, O Pokemon Go é Realidade AUMENTADA e não realidade virtual, O Pokemon Go é Realidade AUMENTADA e não realidade virtual...

    ResponderEliminar
  30. Tanto se fala mal do jogo mas poucos sabem do que estão a falar. O jogo apenas veio demonstrar a hipocrisia dos pseudo intelectuais que habitam esta terrinha. Tanto se critica as gerações que vão aparecendo, que são uns excluídos, que passam a vida fechados em casa agarrados a TV ou as consolas, bla bla bla. Sai um jogo que "obriga" o pessoal a sair de casa, a conviver, andar, socializar... e lá aparecem os velhos do Restelo a criticar. Haja paciência para tanta ignorância. Tantos casais se vê a passear com os seus filhos graças a este jogo que se não existisse se calhar estavam em casa a ver a casa dos segredos, mas isso sim, deve ser a verdadeira cultura de muitos intelectuais de meia tigela.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis